Maria Perla Araújo Morais

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Mia Couto, Literatura e História, Identidade Cultural, Literaturas africanas de Língua Portuguesa, Decolonialidade, Literatura afro-brasileira. É professora de Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade Federal do Mato Grosso.

Informações coletadas do Lattes em 24/12/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Literatura Comparada

2002 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: O escritor latino-americano e o monstro
, Ano de obtenção: 2006. Lívia Maria de Freitas Reis Teixeira. Palavras-chave: Jorge Luís Borges; Guimarães Rosa; Literatura latino-americana; transculturação; monstruosidade; Descobrimentos. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Letras

1998 - 2000

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Quem tem medo do lobisomem? (lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães Rosa e Arlindo Daibert), Ano de Obtenção: 2000
Terezinha Maria Scher Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Descobrimentos; Guimarães Rosa; Identidade cultural; Literatura Brasileira; Literatura e História; Literatura latino-americana. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras

1994 - 1997

Universidade Federal de Juiz de Fora

Formação complementar

2005 - 2005

A formação do Cânone. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1997 - 1997

Questões de identidade. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Africanas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e produção textual.

Organização de eventos

MORAIS, M. P. A. . II Encontro Tocantinenses de Estudantes de Letras. 2018. (Outro).

MORAIS, M. P. A. . V Jornada de Estudos Irlandeses ?Cem anos do Levante de Páscoa: Impactos Sociais, Linguísticos e Literários. 2016. (Outro).

MORAIS, M. P. A. . O diálogo entre Moçambique e Portugal em Mia Couto. 2012. (Outro).

MORAIS, M. P. A. . A imagem do outro na literatura. 2011. (Outro).

Participação em eventos

I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O MAL NA LITERATURA. 2021. (Congresso).

XV Seminário de Iniciação Científica da UFT. 2019. (Seminário).

II Encontro Tocantinense de Estudantes de Letras.Vozes marginalizadas em tempos de crise. 2018. (Encontro).

I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa. 2016. (Outra).

VI Encontro de professores de Literaturas africanas/II Afrolic. 2016. (Encontro).

I Jornada de Pesquisa em Língua e Literatura ? JPELL Novos Olhares e Novas Perspectivas na Pesquisa em Língua e Literatura.Tudo é repetente? Memória e identidade em Mia Couto e Marcelino Freire. 2014. (Encontro).

I Semana Acadêmica Intercursos de Geografia e História.História e Literatura em Mia Couto. 2013. (Outra).

XIII Congresso Internacional da ABRALIC. Traduções e traições: a língua portuguesa como espaço do conflito em Mia Couto. 2013. (Congresso).

XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICAA.A FAMIGERADA VIOLÊNCIA EM BORGES E GUIMARÃES ROSA. 2013. (Simpósio).

Zumbi dos Palmares. 317 anos. Panorama das relações raciais no Tocantins.Africanidades na Literatura Brasileira. 2012. (Oficina).

Seminário de educação 2009.Literatura, História e Ensino. 2009. (Seminário).

X EMEL."De médico e de louco todo mundo tem um pouco": linguagem e loucura em Guimarães Rosa. 2009. (Outra).

II Congresso de Letras do CES/JF. Quando o diferente se assemelha: a loucura em um conto de Guimarães Rosa. 2008. (Congresso).

Curso de Literatura Clássica.Petrarca e Camões. 2006. (Outra).

Curso de Literatura Clássica.Baudelaire- As Flores do Mal. 2006. (Outra).

XXXII Semana de Letras da Universidade Presidente Antônio Carlos.O pacto com a linguagem em Grande Sertão: veredas. 2006. (Outra).

X Encontro Regional da ABRALIC 2005.EScrita assombrada: a transculturação narrativa em Grande Sertão: veredas. 2005. (Encontro).

II Simpósio de Língua e Literatura- Interlocuções Circulares.Alteridade e Mediação Cultural no Manual de Zoologia Fantástica, de Jorge Luís Borges. 2003. (Simpósio).

VIII congresso Intenacional da ABRALIC 2002. Como lidar com um manual: lições de borges e Murilo Mendes. 2002. (Congresso).

V Semana Científica do Centro Universitário de Barra Mansa.Quem tem medo do lobisomem? (lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães Rosa e Arlindo Daibert). 2002. (Outra).

Projeto marília de dirceu- A continuidade dos ideais bucólicos: da Literatura Clássica ao Arcadismo Brasileiro.As Bucólicas, de Virgílio. 2001. (Outra).

4 Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários.Quem tem medo do lobisomem? (lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães Rosa e Arlindo Daibert). 2000. (Simpósio).

X Congresso Assel-Rio. Quem tem medo do lobisomem? (lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães Rosa e Arlindo Daibert). 2000. (Congresso).

3ª Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários. 1999. (Simpósio).

4ª Semana de Letras- 1 Simpósio de Língua e Literatura: Língua e Literatura: Travessia para o ano 2000.Percorrendo os caminhos secretos da História em um conto de Jorge Luís Borges. 1999. (Simpósio).

Congresso Internacional- BRasil 500 anos de Língua Portuguesa. A reinvenção do infinito: mundos imaginados e imaginários em A Idade do Serrote de Murilo Mendes. 1999. (Congresso).

IV Congresso e IV Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidade Federais de Minas Gerais. Os segredos de um milagre em um conto de Jorge Luís Borges. 1999. (Congresso).

Semana do Professor. 1999. (Outra).

II Fórum de Literatura Brasileira- A Literatura Brasileira entre o real e o possível: uma discussão de cânones.Viagens e Descobrimentos. 1998. (Outra).

III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais. 1997. (Congresso).

VIII Semana de Estudos Clássicos. 1995. (Outra).

VII Semana de Estudos Clássicos. 1994. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Lídia Apolinario Pires

MORAIS, M. P. A.; FERREIRA, R. S.; BOLFARINE, M.. A reconstrução de si, a autotextualidade e as relações familiares em Brooklyn e Nora Webster, de Colm Tóibín. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Isnara Peres da Silva

MORAIS, M. P. A.; LUDWIG, C. R.; SOARES, T. B.. Tensões psicológicas e o duplo em William Wilson e A queda da casa de Usher, de Edgar Allan Poe. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Janayara Araújo Lima

SILVA, O. A.; BODNAR, R.;MORAIS, M. P. A.. Memórias de mulheres negras em "Insubmissas lágrimas de mulheres", de Conceição Evaristo. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Paulo André Machado Kulsar

MORAIS, M. P. A.; BUENO, R. P. M.; BUENO, R. P. M.. Simbologia, palimpsestos e intertextualidade no filme Coração Satânico, de Alan Parker. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Nathalia Almeida Marcelo

MORAIS, M. P. A.; OLIVEIRA, M. F.; MATEUS, A. M. L.. Liturgia e política na Nigéria do século XX: uma análise de Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Pedro Henrique Gomes Paiva

MORAIS, M. P. A.. As vozes gravadas no dorso da História: narrativas múltiplas e a denúncia social em Mayombe e a Sul. O sombreiro de Pepetela. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Daniella Lima da Costa-Teodoro

SILVA, O. A.;MORAIS, M. P. A.. Oa amores de Livia Garcia-Roza: reflexões sobre Solo feminino e Milamor. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Hellen Diane Borges da SIlva

MORAIS, M. P. A.; SAMPAIO, J. C. C.; SANTOS, G. I. R.. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER NEGRA E O DISCURSO JORNALISTICO: Reconhecimento e Valorização da Pessoa Negra, sua Cultura e Ancestralidade. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Alexandra Figueiró Serafim

MORAIS, M. P. A.; ANGELINI, P. R. K.; RUCKERT, G. H.. O(s) racismo(s) que ecoam de além-mar:As falas silenciadas e as marcas do PósColonial em ?Deus-dará?, de Alexandra Lucas Coelho,. 2021.

Aluno: Júlia Cerutti Dal Bosco

MORAIS, M. P. A.; BATISTA-SANTOS, D. O.; MELO, L. C.. A LEITURA DIALÓGICA COMO PRÁTICA LIBERTADORA: VOZES QUE ECOAM RESPONSIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Juliana Pereira de Assis

MORAIS, M. P. A.; BATISTA-SANTOS, D. O.; MELO, L. C.. PROCESSOS INTERACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA ATIVIDADE LEITURA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE LETRAMENTO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Egly Stérfane da Silva Borges

MORAIS, M. P. A.; OLIVEIRA, M. F.; ESTEVES, F. P.. O IMPACTO DO COLONIALISMO NA VIDA DAS MULHERES MOÇAMBICANAS NAS OBRAS: A CONFISSÃO DA LEOA E TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lídia Apolinario Pires

MORAIS, M. P. A.; BOLFARINE, M.; FERREIRA, R. S.. A reconstruçõ de si, a autotextualidade e as relações familiares em Brooklyn e Nora Webster, de Colm Tóibin. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Zukleia Pereira Cabral

MORAIS, M. P. A.; MELO, L. C.; BATISTA-SANTOS, D. O.. O gênero história em quadrinhos como possibilitador da formação do leitor responsivo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Janayara Araújo Lima

MORAIS, M. P. A.; SILVA, O. A.; BODNAR, R.. Memória de mulheres negras em Insubmissas Lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Isnara Peres de Paiva

MORAIS, M. P. A.; LUDWIG, C. R.; SOARES, T. B.. TEnsões psicológicas e o duplo em William Wilson de Edgar Allan Poe e The secret Window-Secret Garden, de Stephen King. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Paula Pereira Dias

MORAIS, M. P. A.; SILVA, O. A.; LUDWIG, C. R.. A representação feminina em Ânsia Eterna, de Júlia Lopes de Almeida. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Albânia Celi Morais de Brito Lira

MORAIS, M. P. A.; SILVA, O. A.; SANTOS, G. I. R.. Insubmissas lágrimas de mulheres: narrativas de resistência e enfrentamento em Conceição Evaristo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Paulo Maria Martins

MORAIS, M. P. A.; LUDWIG, C. R.; SAMPAIO, J. C. C.. O monstro de olhos verdes em Dom Casmurro e Órfãos do Eldorado. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Danilo de Andrade Santana

MORAIS, M. P. A.; SILVA, O. A.; LUDWIG, C. R.. Configurações do espaço da cidade de são Paulo sob a ótica subjetiva de Carolina Maria de Jesus. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Pedro Henrique Gomes Paiva

MORAIS, M. P. A.. As vozes gravadas no dorso da história: narrativas mútliplas e a denúncia social em Mayombe, Predadores e a Sul. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lucília Paula de Azevedo Ferreira

MORAIS, M. P. A.. O negro do Tearo de martins Pena. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Carlos Magno da Mata

MORAIS, M. P. A.. As metamorfoses do corpo em Frida Kahlo e Hilda Hilst. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Myllena de Souza Medrado

MORAIS, M. P. A.; LUDWIG, C. R.. Rerritorializando o ensino de Língua Inglesa através do uso da imaginação em jogos de representação (RPGs). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: DOMINGAS FERREIRA DOS SANTOS

MORAIS, M. P. A.; BATISTA-SANTOS, D. O.. O ensino da Língua Portuguesa na perspectiva do professor: que gramática devemos ensinar?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marcelo Rodrigues de Santana

MORAIS, M. P. A.. Dueto em lá maior: narrativa e música em três contos machadianos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jaslene Tavares do Bomfim Aires

MORAIS, M. P. A.. O sagrado, o profano e o desejo em "A faca no peito". de Adelia Prado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Poliane Pereira dos Santos

MORAIS, M. P. A.. O perfil da mulher em O quinze, de Rachel de Queiroz. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Geniva Barbosa Nunes de Sousa

MORAIS, M. P. A.. Ficção e realidade nos contos de Conceição Evaristo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: JOELMA PEREIRA CRUZ

MORAIS, M. P. A.. A construção de sentidos na atividade de leitura: interfaces com o professor mediador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Elizandra Gomes Lima

MORAIS, M. P. A.. Poesia Lírica: recordação e expressão poética em Safo de Lesbos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Leidiane Ramos de Andrade

MORAIS, M. P. A.. A mulher em crise a e fragmentação da identidade de gênero em O efeito Urano, de Fernanda Young. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Bruna Camêlo Martins

MORAIS, M. P. A.. Duas mulheres em busca de si - Clarice Lispector e suas expressões sobre o patriarcalismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Djalma Araújo dos Santos

MORAIS, M. P. A.. A literatura e a política: um estudo literário do conto Tempo de crise, de Machado de Assis (1873). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Leidiane Muniz Rodrigues

MORAIS, M. P. A.. A marca de gênero e violência em Aramides Florença e Lia Gabriel, de Conceição Evaristo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Daliny Pereira Martins

MORAIS, M. P. A.. A leitura na aula de Língua Portuguesa: representações de uma professora-aprendiz. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lidiane Monteiro dos Santos

MORAIS, M. P. A.. Violência e patriarcalismo em Shirley Paixão, de Conceição Evaristo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Grazielly Batista Ramalho

MORAIS, M. P. A.. A violência doméstica nos contos "Miss Jaqueline" e "Minha flor" de Lívia Garcia-Roza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Leda de Oliveira Torres Duarte

MORAIS, M. P. A.. Representação de opressão e da dominação em à Espera do Bárbaros de John M. Coetzee. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maria do Socorro Batista Gomes

MORAIS, M. P. A.. A violência nos contos "Passeio noturno I e II" e "Entrevista", de Rubem Fonseca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Dalila Vieira de Sousa

MORAIS, M. P. A.. As estruturas do patriarcado nos contos O espartilho e A confissão de Leontina, de Lygia Fagundes Telles. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Pamila José Gomes

MORAIS, M. P. A.. A narrativa fantástica no conto Dolly, de Lygia Fagundes Telles. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Cláudia Araújo Amaral

MORAIS, M. P. A.. O menino maluquinho: um menino entre dois mundos?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Adriana Silva Martins

MORAIS, M. P. A.. Uma abordagem da seca através da Literatura infanto-juvenil de Francisco Marins. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Karla Cristina Barros da Cunha

MORAIS, M. P. A.. Memórias de um povo ribeirinho em Porto Submerso, de Pedro Tierra: relações entre literatura e história. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Paula Daiana de Amorim Pereira

MORAIS, M. P. A.. A representação social da mulher nos contos Preciosidade e a Língua do P. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Raila Priscila da silva Pinheiro

MORAIS, M. P. A.. Questões étnico-raciais na literatura juvenil: uma leitura de O menino marrom, de Ziraldo (1986). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Raildes Cerqueira Ramos

MORAIS, M. P. A.. O erótico em O amante de Lady Chatterley. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: JUCIANA DUARTE ALVES

MORAIS, M. P. A.. Letramento Literário: o papel do professor mediador na formação de leitores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Josemar Barbosa Soares

MORAIS, M. P. A.. O negro como protagonista na sociedade brasileira: uma leitura do livro Manual Prático do ódio, de Ferréz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lucimar Coelho Rodrigues

MORAIS, M. P. A.. A literatura fora da caixa: Monteiro Lobato e o incentivo à leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Raimunda Célia C

MORAIS, M. P. A.. Teixeira.Um estudo da emblemática Madalena em São Bernardo, de Graciliano Ramos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rosimeire Dias Ferreira

MORAIS, M. P. A.. Vozes d'África em Maria Firmina dos Reis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Dinalva da Silva Barbosa

MORAIS, M. P. A.. Ensino de Literatura e a formação de leitores no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Liliosa Rodrigues Lima

MORAIS, M. P. A.. Construindo a leitura e a escrita na sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Isabel Rabelo dos Santos

MORAIS, M. P. A.. Contribuição da Literatura infanto-juvenil na formação dos discentes do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jaciara Borges Guimarães

MORAIS, M. P. A.. A tomada de consciência e o (re)conhecimento de si em dois contos de Clarice Lispector uma leitura de "Gertrudes pede conselho" e a "A bela e a fera: uma ferida grande demais". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Zilene Coelho Neres

MORAIS, M. P. A.. A mulher e a desagregação familiar em "O quinze". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Cristiane Resendes Soares

MORAIS, M. P. A.. As primeiras páginas de Jorge Amado: a Literatura como missão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jaldo Ribeiro dos Santos Júnior

MORAIS, M. P. A.. O anjo impuro de João Gilberto Noll: questões de gênero, sexualidade e (des)construção da identidade em Anjo das ondas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Josiene Carvalho Nunes

MORAIS, M. P. A.. Metaficção, memória e identidade no romance "Um defeito de cor" de Ana Maria Gonçalves. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Alzirene Pereira Costa

MORAIS, M. P. A.. As relações familiares no limiar da maldade em Feliz aniversário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Scheila Coeli Costa Colino

MORAIS, M. P. A.. A patroa e a empregada doméstica - relação de poder e subalternidade no conto A criada, de Clarice Lispector. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Suellen Rodrigues de Souza

MORAIS, M. P. A.. AS personagens femininas em Dom Casmurro: uma leitura de Capitu, de Sancha e Dona Glória. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Claudeni Rodrigues da Silva

MORAIS, M. P. A.. Sistema de avaliação do Tocantins: um estudo sob a perspectiva dos letramentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: SORANNY GOMES MORAIS

MORAIS, M. P. A.. Gêneros textuais na sala de aula: o cordel como instrumento de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Elemaria Batista Pereira

MORAIS, M. P. A.. A influência da oralidade na escrita: reflexões e desafios no ensino de Língua materna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Aliriany Alves da Cruz Ferreira

MORAIS, M. P. A.. Concepções de leitura e de linguagem: implicações na formação e desenvolvimento do leitor proficiente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lídia Apolinario Pires

MORAIS, M. P. A.. O autor bakhtiniano em Recordações da casa dos mortos, de Fiódor Dostoiévski. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Pollyana Cerqueira Sales

MORAIS, M. P. A.. A voz silenciada da mulher negra no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maria Lucia Batista Rios

MORAIS, M. P. A.. Educação inclusiva em foco: um olhar sobre o trabalho dos professores da rede pública de Porto Nacional - TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: DIANA BISPO FIGUEIREDO

MORAIS, M. P. A.. Ponciá Vicêncio: representações da mulher negra e do homem negro na sociedade brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maria da Conceição Carvalho de França

MORAIS, M. P. A.. Dificuldade de Leitura e interpretação de textos: ênfase no 6 ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Cleide Marinho Barros

MORAIS, M. P. A.. Era uma vez...os contos de fadas em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Leusa do Bonfim Lopes Santana Araújo

MORAIS, M. P. A.. (In) disciplina: um desafio para a equipe escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Emivaldo Jorge Moreira

MORAIS, M. P. A.. As especificidades para atuar como professor (a) da educação de jovens e adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Eliane José Xavier

MORAIS, M. P. A.. Revisitando O Quinze, de Rachel de Queiroz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Etelvina Pereira de Carvalho

MORAIS, M. P. A.. A literatura tocantinense de Moura Lima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maria do Socorro Carvalho

MORAIS, M. P. A.. O ensino de literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Deiliane Ribeiro dos Santos

MORAIS, M. P. A.. Lucíola, o perfil maduro da mulher alencariana: heroína ou não?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Francisca Valdirene Oliveira Morais

MORAIS, M. P. A.. O homem sertanejo em Urupês. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: MARIA NECILDA RODRIGUES DE OLIVEIRA

MORAIS, M. P. A.. A literatura em tempos de ditadura: uma análise do romance As meninas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

MORAIS, M. P. A.. Banca de entrevista da Área de concentração em Estudos Literários do Mestrado em Letras de Porto Nacional. 2019. Universidade Federal do Tocantins.

MORAIS, M. P. A.. Banca de Prova de Conhecimento específico da Área de Concentração em Estudos Literários do processo Seletivo para o Mestrado em Letras de Porto Nacional. 2019. Universidade Federal do Tocantins.

MORAIS, M. P. A.. Organização e aplicação das provas de conhecimento específicos e de língua estrangeira para o Mestrado em Letras de Porto Nacional. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

MORAIS, M. P. A.. Banca de Prova de Conhecimento específico da Área de Concentração em Estudos Literários do processo Seletivo para o Mestrado em Letras de Porto Nacional. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

MORAIS, M. P. A.. Banca de entrevista da Área de concentração em Estudos Literários do Mestrado em Letras de Porto Nacional. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

Comissão julgadora das bancas

José Carlos Barcellos

BARCELLOS, J. C.; REIS, Lívia Freitas dos; HELENA, Lúcia; PIZARRO, Ana; PEREIRA, Terezinha Maria Scher. O escritor latino-americano e o monstro. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Terezinha Maria Scher Pereira

PEREIRA, T. M. S.. O escritor latino-americano e o monstro. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Lucia Helena

UFF, Lucia Helena;HELENA, L.; UFF, Lívia Maria de Fretas Reis Teixeira Orientado; CHILE, Ana Irene Pizarro Romero Univ Santiago Do; UFJF, Treszinha Maria Scher Pereira; UFF, José Carlos Barcellos. O escritor latino-americano e o monstro. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

REIS, L. M. F.; BARCELOS, J. C.; HELENA, L.; Pereira, Terezinha M. Scher; ROMERO, A. I. P.. O escritor latino-americano e o Monstro. 2006. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Albânia Celi Morais de Brito Lira

Insubmissas Lágrimas de mulheres: narrativas de resistência e enfrentamento em Conceição Evaristo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Egly Stérfane da Silva Borges

COLONIALISMO E PÓS-COLONIALISMO NA VIDA DAS MULHERES MOÇAMBICANAS NAS OBRAS: A CONFISSÃO DA LEOA E TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Diana Rodrigues dos Reis

Vidas Secas, de Graciliano Ramos à luz do pós-colonialismo; 2021; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Albânia Celi Morais de Brito Lira

INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES: NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO EM CONCEIÇÃO EVARISTO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Ely da Paixão Casemiro Bareira

A velhice nos romances moçambicanos Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane, e A Varanda do Frangipani, de Mia Couto; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Paulo Maria Martins

O monstro de olhos verdes em Dom Casmurro e Órfãos do Eldorado; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Lucília Paula de Azevedo Ferreira

O negro no teatro de Martins Pena; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Taísse Ferreira Martins

?Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos?, de Conceição Evaristo: um olhar sobre a violência e a desigualdade social; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Diana Rodrigues Carvalho

A MÚSICA TRISTE, LOUCA OU MÁ E AS IMAGENS DE MULHER; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Mariana Carvalho de Souza

LUGAR DE FALA E OS CONTOS ?ZAÍTA ESQUECEU DE GUARDAR OS BRINQUEDOS?, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E ?FELIZ ANO NOVO?, DE RUBEM FONSECA"; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Anacléa Rodrigues Soares

Memória cultural e regional nas obras de Mestre Rosalino; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Eliane Miranda Frazão Reis

As diferentes percepções da criança em A menina de l, de Guimarães Rosa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Hellen Cristina Goncalves Pinto

Patriarcalismo, violência e o sujeito feminino no conto "Os olhos dos mortos", de Mia Couto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Kéllyta Zaine Pereira da Cunha

As resistências das leoas em A confissão da Leoa, de Mia Couto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Gabriela Cunha de Lira

Papeis de gênero no conto "Eu era mudo e só", de Lygia Fagundes Telles; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Amanda Macêdo Nunes

Imagens de mulheres em produções artísticas populares: um estudo das cantigas de amigo medievais e dos funks cariocas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Juliana Xavier da Silva

A literatura infantil lobatiana com porta de entrada para o mundo da leitura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Rosangela França Gomes

A representação feminina na obra Amor de Salvação, de Camilo Castelo Branco; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Egly Stergfane sa Silva Borges

As mulheres em A confissão da Leoa, de Mia Couto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Camila Sousa Camilo

As diferentes formas de amor nas obras Amor de Perdição e Amor de Salvação, de Camilo Castelo Branco; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Leidiane Sousa de Abreu

A sociedade moçambicana em Venenos de Deus, Remédios do diabo, de Mia Couto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Daniela da Silva Jorge

O que os olhos não veem: a cegueira em um romance de Saramago; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Cristina do Rosário Carvalho

A identidade negra: análise do livro didático de Língua Portuguesa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Vanderleia Dias Sabino Santos

As colônias portuguesas na África e no conto o Novo Padre, de Mia Couto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Francisca Gabriella Neres Neta

Um estudo de Caim, de José Saramago; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Maria do Bonfim Rodrigues Pereira Esteban

Aspectos da tradução em um poema de Pablo Neruda; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Aldo Douglas Soares Barbosa

A literatura e a sua leitura social da periferia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Rômulo de Sousa Ribeiro

O processo de humanização dos personagens no livro Manual Prático do ódio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Fabíola Soares Barbosa

A tradição oral na obra "A varando do Frangipani", do escritor moçambicano Mia Couto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Roberto Gomes de Sousa

A denúncia social e a sociedade salazarista em O trigo e o Joio, de Fernando Namora; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Simone Martins Vieira

O trigo e o joio: literatura e denúnica social em Portugal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Leidivania Silva Mascarenhas de Carvalho

Machado lendo Eça de Queirós: críticas sobre O primo Basílio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Sandra Neres Teixeira

Inês Pereira, de Gil Vicente, e o século XVI; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

DAYANNE CASTRO RODRIGUES

A figura feminina em Caim, de José Saramago; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Lucirene Ramos da Silva

Colonialismo e religião em "Entrada do céu", de Mia Couto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Ramilson Pereira dos Santos

Caim aos olhos de Saramago; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Luiza Gomes da Silva

Fernando Pessoa e a consciência da fragmentação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Roseni Caldeira Sena

A morte de Inês de Castro em Fernão Lopes e Herberto Helder; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Leidiane Borges da Silva

Mariana, personagem duplamente revolucionária: o aspecto social e o seu amor irrealizável; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Clertan da Silva Souza

A poesia de Manuel Alegre como arma de luta contra a ditadura portuguesa de Antonio Salazar (1926-1974); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Lucília Paula de Azevedo Ferreira

A representação dos afrodescendentes na Literatura Brasileira contemporânea: uma leitura de Contos Negreiros, de Marcelino Freire; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

MÁRCIA OLIVEIRA DE FRANÇA

Transfiguração literária da guerra na obra Terra Sonâmbula, de Mia Couto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Felipe de Carvalho Costa

IDENTIDADES NÃO-HEGEMÔNICAS EM PRIMEIRAS ESTÓRIAS: A REPRESENTAÇÃO DE SUBALTERNIDADE NOS CONTOS FAMIGERADO E TARANTÃO, MEU PATRÃO, DE GUIMARÃES ROSA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Marília Gabriela Pereira da Silva

O COLONIAL E O PÓS-COLONIAL NA LITERATURA BRASILEIRA: A QUESTÃO DO AFRODESCENDENTE EM ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS, E PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

MÁRCIA OLIVEIRA DE FRANÇA

História e Literatura em Mia Couto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Maristela Guedes

Guimarães Rosa em Barbacena: análise da influência da cidade nas concepções e obras do autor; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Presidente Antônio Carlos, Funadesp; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Luana Aparecida Vargas de Almeida

Guimarães Rosa em Barbacena: análise da influência da cidade nas concepções e obras do escritor; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Presidente Antônio Carlos, Funadesp; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Tatiana Simone da Silva

Guimarães Rosa em Barbacena: análise da influência da cidade nas concepções e obras do escritor; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Presidente Antônio Carlos, Funadesp; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Marília Gabriela Pereira da Silva

Monitoria - Pim; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Neusivânia Bispo Cordeiro

Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Perla Araújo Morais;

Foi orientado por

Terezinha Maria Scher Pereira

Quem tem medo de Lobisomem? (lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães Rosa e Arlindo Daibert; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Terezinha Maria Scher Pereira;

Produções bibliográficas

  • MORAIS, M. P. A. . VIOLÊNCIA, VULNERABILIDADE E PODER EM ?ESSES LOPES?, DE GUIMARÃES ROSA. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , v. 30, p. 153-172, 2021.

  • MORAIS, M. P. A. ; GOMES, R. F. . A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM AMOR DE SALVAÇÃO, DE CAMILO CASTELO BRANCO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8, p. 301-309, 2021.

  • COSTA, F. C. ; MORAIS, M. P. A. . AS RELAÇÕES DE PODER EM FAMIGERADO, DE GUIMARÃES ROSA. PORTO DAS LETRAS , v. 7, p. 356-374, 2021.

  • MORAIS, M. P. A. ; OLIVEIRA, M. F. . A LITERATURA BRASILEIRA E O PENSAMENTO ABISSAL. SCRIPTA UNIANDRADE , v. 18, p. 258-280, 2020.

  • MORAIS, M. P. A. ; NUNES, A. M. . IMAGENS DE MULHERES EM PRODUÇÕES ARTÍSTICAS POPULARES: UM ESTUDO DAS CANTIGAS DE AMIGO MEDIEVAL E DOS FUNKS CARIOCAS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7, p. 43-58, 2020.

  • MORAIS, M. P. A. . O EXTERMÍNIO COMO CORREÇÃO: A NECROPOLÍTICA E O ROMANCE ASSIM NA TERRA COMO EMBAIXO DA TERRA, DE ANA PAULA MAIA. RAÍDO (ONLINE) , v. 14, p. 186-204, 2020.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, M. G. P. . PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA NO BRASIL. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7, p. 96-106, 2020.

  • MORAIS, M. P. A. ; SELNER, R. . WALDO E OS PALHAÇOS: POLÍTICA, ENTRETENIMENTO E VIOLÊNCIA EM MIA COUTO E BLACK MIRROR. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 123-136, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; BORGES, E. S. S. . O ATAQUE DOS LEÕES E A RESISTÊNCIA DAS LEOAS: UMA LEITURA DE A CONFISSÃO DA LEOA, DE MIA COUTO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 116-130, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. ; DIAS, A. P. P. . ?PERFIL DE PRETA?, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E ?SHIRLEY PAIXÃO?, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SUJEITOS FEMININOS PROTAGONIZADOS PELOS CONTOS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 20-30, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. ; ALVES, R. M. . A BUSCA DA IDENTIDADE NA FICÇÃO DE LIVIA GARCIA-ROZA E TATIANA SALEM LEVY. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 51-58, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. ; LIRA, A. C. M. B. . A APROPRIAÇÃO DO CORPO FEMININO EM INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES: NARRATIVAS DE INSUBMISSÃO EM CONCEIÇÃO EVARISTO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 103-115, 2019.

  • FARENCENA, I. R. ; MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. . MARIA E DUZU-QUERENÇA: O LUGAR DE FALA NOS CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 138-144, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. ; LIMA, J. A. . A DESINTEGRAÇÃO FAMILIAR E A DOR EM INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES, DE CONCEIÇÃO EVARISTO (2011). HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 169-177, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, M. G. P. . ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS, E SEU CONTRAPONTO AOS RETRATOS DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 224-237, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. ; PAIVA, I. P. . O HORROR E O DUPLO NO CLÁSSICO E NO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CONTOS WILLIAM WILSON DE EDGAR ALLAN POE E JANELA SECRETA, JARDIM SECRETO DE STEPHEN KING. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 164-176, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. ; LUDWIG, C. R. . Apresentação do dossiê Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais? 2. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 7-7, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. ; LUDWIG, C. R. . Apresentação do dossiê Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais? 1. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 7-7, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, O. A. ; LUDWIG, C. R. . Apresentação do dossiê Literatura e Cultura. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 7-7, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; OLIVEIRA, M. F. ; MATEUS, A. M. L. . South African censorship: the production & liberation of Waiting for the barbarians, by J. M Coetzee. Acta Scientiarum (UEM) , v. 41, p. 2-11, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; OLIVEIRA, M. F. . Eça de Queirós, Portugal e as relações culturais. REVISTA DO SELL , v. 8, p. 164-184, 2019.

  • MORAIS, M. P. A. ; GUIMARAES, J. B. . SUBALTERNIDADE DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA NO CONTO EU E JIMMY DE CLARICE LISPECTOR. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 5, p. 18-26, 2018.

  • MORAIS, M. P. A. ; LIRA, A. C. M. B. . MULA-MARMELA E ROSALINDA: UM DIÁLOGO ENTRE VIOLÊNCIAS INVISÍVEIS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 5, p. 227-239, 2018.

  • MORAIS, M. P. A. ; LOPES, F. J. A. . O COMUM E O EXTRAORDINÁRIO EM ?A MENINA DE LÁ?, DE GUIMARÃES ROSA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 5, p. 178-188, 2018.

  • MORAIS, M. P. A. ; LOPES, F. J. A. . MULHERES DE ABRIL HOJE. SCRIPTA UNIANDRADE , v. 16, p. 300-313, 2018.

  • MORAIS, M. P. A. . ?Sabem lá? O que foi que tiveram de ganho?? : a justiça em ?A hora e a vez de Augusto Matraga?. NAU LITERÁRIA , v. 14, p. 45-60, 2018.

  • MORAIS, M. P. A. ; LOPES, F. J. A. . O SOLAR, O CÉU E A NAÇÃO: CONTINUIDADES E RUPTURAS NAS LITERATURAS DE PAÍSES DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESA. ABRIL (NITERÓI) , v. 10, p. 15-34, 2018.

  • MORAIS, M. P. A. ; LOPES, F. J. A. . O colonial e o pós-colonial na literatura brasileira. REVISTA LITERATURA EM DEBATE , v. 12, p. 26-40, 2018.

  • MORAIS, M. P. A. ; LOPES, F. J. A. . Um dia é da caça; outro, do narrador: as outras histórias de 'Tapiiraiauara', de Guimarães Rosa. NONADA , v. 2, p. 259-280, 2017.

  • MORAIS, M. P. A. . 'Sofremos a guerra, haveremos de sofrer a paz': pedagogia da nação moçambicana em Mia Couto e Paulina Chiziane. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Impresso) , v. 8, p. 13-31, 2016.

  • MORAIS, M. P. A. . Literatura, qual poder?. EntreLetras (Online) , v. 6, p. 93-100, 2016.

  • MORAIS, M. P. A. . O tempo no teatro de Gil Vicente. Revista Trama (UNIOESTE. Online) , v. 12, p. 252-270, 2016.

  • MORAIS, M. P. A. . Os muitos cravos de Abril: ecos da revolução portuguesa em além-mar. Estudos Linguísticos e Literários , v. 1, p. 68-84, 2016.

  • MORAIS, M. P. A. ; FERREIRA, L. P. A. . A sociedade escravocrata no teatro de Martins Pena. Revista Porto das Letras , v. 2, p. 214-227, 2016.

  • MORAIS, M. P. A. . As autoridades tradicionais e a guerra civil moçambicana em Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane. Mulemba , v. 14, p. 111-126, 2016.

  • MORAIS, M. P. A. . Um golpe de Estado contra o antigamente: a velhice em A varanda do frangipani, de Mia Couto. Revista Língua & Literatura (Online) , v. 18, p. 40-63, 2016.

  • MORAIS, M. P. A. ; LOPES, F. J. A. . O escritor que calculava: Literatura e Matemática em Mia Couto. Nonada : letras em revista , v. 1, p. 36-43, 2015.

  • MORAIS, M. P. A. ; FERREIRA, L. P. A. . A representação dos Afrodescendentes em Contos Negreiros, de Marcelino Freire. Revista Porto das Letras , v. 1, p. 51-62, 2015.

  • MORAIS, M. P. A. . O homem que escreveu a Bíblia: escrita e literatura em Moacyr Scliar. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 5, p. 89-99, 2013.

  • MORAIS, M. P. A. . O homem que escreveu a Bíblia: escrita e literatura em Moacyr Scliar. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Impresso) , v. 5, p. 81-89, 2013.

  • MORAIS, M. P. A. . A violência famigerada: o público e o privado, a lei e a regra em Guimarães Rosa. Raído (Online) , v. 7, p. 119-132, 2013.

  • MORAIS, M. P. A. . O local e o universal: literatura, identidade e memória em Mia Couto. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 04, p. 81-95, 2012.

  • MORAIS, M. P. A. ; LOPES, F. J. A. . O desconcerto da máquina do mundo: Drummond relendo a tradição camoniana. Revista Língua & Literatura (Online) , v. 14, p. 234-250, 2012.

  • MORAIS, M. P. A. . O local e o universal: literatura, identidade e memória em Mia Couto. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Impresso) , v. 4, p. 65-75, 2012.

  • MORAIS, M. P. A. . Linguagem e Loucura em Guimarães Rosa. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 01, p. 170-180, 2010.

  • MORAIS, M. P. A. . A invenção da verdade: identidade, história e linguagem em Terra Sonâmbula, de Mia Couto. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 8, p. 192-203, 2010.

  • MORAIS, M. P. A. . De médico e de louco todo mundo tem um pouco: linguagme e loucura em Guimarães Rosa. Glauks (UFV) , v. 9, p. 93-105, 2010.

  • MORAIS, M. P. A. . Linguagem e Loucura em Guimarães Rosa. Todas as musas , v. 1, p. 170-180, 2010.

  • MORAIS, M. P. A. . Tradição e tradução em uma zoologia imaginária. Literatura em debate (URI) , v. 3, p. 62-74, 2009.

  • MORAIS, M. P. A. . Africa à deriva: memórias coloniais em Mia Couto. Literatura em debate (URI) , v. 3, p. 18-31, 2009.

  • MORAIS, M. P. A. ; LOPES, P. R. ; GARCEZ, C. M. . A imagem da letra em metamorfose (análise da imagem na obra poética de Murilo Mendes). Revista Gatilho (PPGL/ UFJF. Online) , v. 2, p. 96-106, 1999.

  • MORAIS, M. P. A. . Os caminhos secretos de um conto de Borges. Ipotesi (UFJF) , v. 3, p. 2, 1999.

  • MORAIS, M. P. A. ; CASTRO, P. M. E. (Org.) ; PUGA, R. M. (Org.) . Revista Porto das letras, Dossiê Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política. 3. ed. Porto Nacional: Mestrado em Letras/ Porto Nacional, 2021. v. 7. 442p .

  • BATISTA-SANTOS, D. O. (Org.) ; MORAIS, M. P. A. (Org.) . ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONFRONTANDO E RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS SILENCIADORAS. 1. ed. Palmas: EDUFT, 2020. v. 1. 120p .

  • LUDWIG, C. R. (Org.) ; SILVA, O. A. (Org.) ; MORAIS, M. P. A. (Org.) . Revista Humanidades e Inovação, Dossiê Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais I e II. 4. ed. Palmas: Unitins, 2019. v. 6. 217p .

  • MORAIS, M. P. A. ; LUDWIG, C. R. (Org.) ; SILVA, O. A. (Org.) . Revista Humanidades e Inovação, Dossiê Literatura e Cultura. 3. ed. Palmas: Unitins, 2019. v. 6. 187p .

  • MORAIS, M. P. A. ; LUDWIG, C. R. (Org.) . Revista Porto das Letras. 1. ed. Porto Nacional: , 2015. v. 1. 102p .

  • LOPES, F. J. A. ; MORAIS, M. P. A. . PROPOSTAS PARA A LEITURA DAS LITERATURAS NÃOHEGEMÔNICAS FRENTE AO VAZIO DO MUNDO. In: Maria Perla Araújo Morais; Dalve Oliveira Batista-Santos. (Org.). ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONFRONTANDO E RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS SILENCIADORAS. 1ed.Palmas: EDUFT, 2020, v. 1, p. 49-61.

  • MORAIS, M. P. A. . Eça de Queirós e a Europa: passado e futuro de Portugal. In: Carlos Roberto Ludwig; Adriana Capuchinho Carvalho;Olívia Aparecida Silva. (Org.). Literatura, Cultura e Imaginário. 1ed.North Charleston: Amazon Digital Services Inc. /KDP, 2014, v. , p. 9-26.

  • MORAIS, M. P. A. ; FERREIRA, L. P. A. . ESCRAVIDÃO VERSUS LIBERALISMO: A CONTRADITÓRIA SOCIEDADE BRASILEIRA NO TEATRO DE MARTINS PENA. In: XV ABRALIC, 2016, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC. Rio de janeiro: Dialogarts, 2016. v. 1. p. 4336-4342.

  • MORAIS, M. P. A. . Traduções e traições: a Língua Portuguesa como espaço do conflito em Mia Couto. In: XIII ENCONTRO DA ABRALIC, 2013, Campina Grande. ANAIS ABRALIC INTERNACIONAL (2013). Campina Grande: Editora Realize, 2013. v. 1.

  • MORAIS, M. P. A. . A FAMIGERADA VIOLÊNCIA EM BORGES E GUIMARÃES ROSA. In: XIV Simpósio nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. ANAIS DO SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3.

  • MORAIS, M. P. A. . Religião e Colonização em Mia Couto. In: I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino do Tocantins, 2013, Araguaína. Anais do I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino do Tocantins, 2013. v. 1. p. 416-424.

  • MORAIS, M. P. A. ; FERREIRA, L. P. A. . Literatura e engajamento nas poesias portuguesas. In: XIV Simpósio nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. ANAIS DO SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3.

  • MORAIS, M. P. A. . Quando o diferente se assemelha: a loucura em um conto de Guimarães Rosa. In: II Congresso de Letras do CES/JF, 2008, Juiz de Fora. II Congresso de Letras do CES/JF, 2008.

  • MORAIS, M. P. A. . Os segredos de um milagre em um conto de Jorge Luís Borges. In: Anais do IV Congresso e IV Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais, 1999, Viçosa. Anais do IV Congresso e IV Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais. Viçosa, 1999.

  • MORAIS, M. P. A. ; NUNES, A. M. . EVA E MARIA: PERFIS FEMININOS DIFERENTES NAS CANTIGAS MEDIEVAIS. In: II SLPTU, IV JPELL e XIV Semana Acadêmica de Letras ? XIV SAL, 2017, Porto Nacional. II SLPTU, IV JPELL e XIV Semana Acadêmica de Letras ? XIV SAL, 2017. v. 1. p. 27-27.

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, M. G. P. . A FIGURA DE EVA NAS CANTIGAS DE AMIGO: REFLEXÕES ACERCA DO EULÍRICO FEMININO. In: II SLPTU, IV JPELL, XIV SAL, 2017, Porto Nacional. II SLPTU, IV JPELL, XIV SAL, 2017. v. 1. p. 63-63.

  • MORAIS, M. P. A. . A bolsa, o capelo e a cruz: religião e sociedade no teatro de Gil Vicente. In: V Jornada de Estudos Irlandeses Cem anos do Levante de Páscoa: Impactos Sociais, Linguísticos e Literários, 2016, Porto Nacional. Caderno de Resumo, 2016. p. 23-24.

  • MORAIS, M. P. A. . A HISTÓRIA OU O JULGAMENTO DE FLAUSINA?: UMA LEITURA DE ?ESSES LOPES?, DE GUIMARÃES ROSA.. In: I SLPTU e III Jornada de Pesquisa em Língua e Literatura ? III JPELL, 2016, Porto Nacional. I SLPTU e III Jornada de Pesquisa em Língua e Literatura ? III JPELL, 2016. v. 1. p. 18-18.

  • MORAIS, M. P. A. . Tudo é repetente? Memória e identidade em Mia Couto e Marcelino Freire. In: I Jornada de Pesquisa em Língua e Literatura ? JPELL Novos Olhares e Novas Perspectivas na Pesquisa em Língua e Literatura, 2014, Porto Nacional. Caderno de resumos da I Jornada de Pesquisa em Língua e Literatura ? JPELL Novos Olhares e Novas Perspectivas na Pesquisa em Língua e Literatura. North Charleston: KDP, 2014. v. 1. p. 7-8.

  • MORAIS, M. P. A. . Escrita assombrada: a transculturação narrativa em Grande sertão: veredas. In: X Encontro Regional da ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Sentidos dos Lugares- X Encontro REgional da ABRALIC. Rio de Janeiro: Editora da ABRALLIC, 2006. p. 37-38.

  • MORAIS, M. P. A. . Como lidar com um manual: lições de Borges e Murilo Mendes. In: VIII Congresso Internacional ABRALIC 2002, 2002, Belo HOrizonte. Mediações, Territórios, Redes- VIII Congresso Internacional ABRALIC 2002. Belo Horizonte: Rona Editora, 2002. p. 54.

  • MORAIS, M. P. A. . A reinvenção do infinito: mundo imaginados e imaginários em A Idade do Serrote, de Murilo Mendes. In: Brasil 500 anos de Língua Portuguesa, 2000, Rio de Janeiro. Brasil 500 anos de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Ágora da Ilha, 2000.

  • MORAIS, M. P. A. . Quem tem medo do lobisomem? - Lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães Rosa e Arlindo Daibert. In: X Encontro da ASSEEL - RIO, 2000, Rio de Janeiro. X Encontro da ASSEEL - RIO. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2000.

  • MORAIS, M. P. A. . O MAL E SUA REPRESENTAÇÃO NA VISÃO DE ELIZABETH COSTELLO, DE J. M. COETZEE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . O céu de ontem; o condomínio hoje: a quem pertence a nação?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Mulheres de Abril em tempos de revolução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Jogos de Poder em Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Literatura e Escola: perspectivas do texto literário e da prática docente na sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . A bolsa, o capelo e a cruz: religião e sociedade no teatro de Gil Vicente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . A justiça em 'A hora e a vez de Augusto Matraga'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Mulheres e Literatura: a leitura do feminino nos textos literários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, M. P. A. . Abrigo ou prisão da memória? uma leitura de A varanda do Frangipani, de Mia Couto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Representações sociais e feminina na literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, M. P. A. ; FERREIRA, L. P. A. . O passado e o presente em um conto de Marcelino Freire. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. ; SILVA, L. B.da . Camilo Castelo Branco e mulheres no romance português do sec.XIX: relações amorosas em Amor de Perdição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Ventos do apocalipse e a guerra civil moçambicana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Tudo é repetente? Memória e identidade em Mia Couto e Marcelino Freire. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Traduções e traições: a Língua Portuguesa como espaço do conflito em Mia Couto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. ; Márcia Oliveira de França . História e Literatura em Mia Couto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Mesa redonda Literatura Portuguesa I. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Africanidades na Literatura Brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, M. P. A. . Escrever sobre as águas: literatura, idetnidadde e história em Mia Couto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . "Dé médico e de louco todo mundo tem um pouco": linguagem e loucura em Guimarães Rosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Literatura, História e Ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Verso e reverso da história: a loucura em um conto de Guimarães Rosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Dom Casmurro e sua escrita assombrada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Quando o diferente se assemelha. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Literatura e outras linguagens. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Debate sobre o filme 'Janelas da Alma'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, M. P. A. . Guimarães Rosa e seu Grande Sertão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . O pacto com a linguagem em Grande Sertão: veredas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Petrarca e Camões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Baudelaire- As Flores do Mal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Escrita assombrada: a transculturação narrativa em Grande Sertão: veredas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Alteridade e mediação cultural no Manual de Zoologia Fantástica, de Jorge Luís Borges. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Como lidar com um manual: lições de Borges e Murilo Mendes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Quem tem medo do lobisomem? (lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães Rosa e Arlindo Daibert). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . As bucólicas, de Virgílio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Quem tem medo do lobisomem? (lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães Rosa e Arlindo Daibert). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Quem tem medo do lobisomem? (lembranças e esquecimentos em algumas coleções, arquivos e imagens de Borges, Guimarães rosa e Arlindo Daibert). 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, M. P. A. . Os segredos de um milagre em um ocnto de Jorge Luís Borges. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . A reinvenção do infinito: mundo imaginados e imaginários em A idade do serrote, de Murilo. Mendes. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Percorrendo os caminhos secretos da História em um cont de Jorge Luís Borges. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Viagens e descobrimentos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Os caminhos secretos de um conto de Jorge Luís Borges. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, M. P. A. . Jogos de Poder em Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane 2017 (Resumo).

  • MORAIS, M. P. A. . A justiça em ?A hora e a vez de Augusto Matraga? 2016 (Resumo).

  • MORAIS, M. P. A. . A história ou o julgamento de Flausina? uma leitura de 'Esses Lopes', de Guimarães Rosa 2016 (Resumo).

  • MORAIS, M. P. A. . Os caminhos secretos de um conto de Borges. Juiz de Fora: EDUFJF, 1999 (Resumo).

Outras produções

MORAIS, M. P. A. . Revisão e organização do caderno de Resumos da V Jornada de Estudos Irlandeses Cem anos do Levante de Páscoa: Impactos Sociais, Linguísticos e Literários. 2016.

MORAIS, M. P. A. . Membro do Comitê Científico da V Jornada de Estudos Irlandeses Cem anos do Levante de Páscoa: Impactos Sociais, Linguísticos e Literários. 2016.

MORAIS, M. P. A. . Membro do Conselho Editorial do livro Ensaios de Literatura Inglesa, Irlandesa e Americana: Narrativa, Cultura e História. 2015.

MORAIS, M. P. A. . Parecer da revista Literatura, História e Memória na edição no. 26, volume 15, 2019. 2019.

MORAIS, M. P. A. . Parecer n. 21752-79620-3-RV. 2019.

MORAIS, M. P. A. . Parecer do texto no. 22331. 2019.

MORAIS, M. P. A. . Parecer da Revista Scripta Alumni no. 21, 2019. 2019.

MORAIS, M. P. A. . Parecer do artigo n. 17692-64427-1-SM, da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498). 2017.

MORAIS, M. P. A. . Parecer do artigo n 16802 da Revista Trama, ISSN 1981-4674. 2017.

MORAIS, M. P. A. . Parecer da Revista Trama do texto n 16711,. 2017.

MORAIS, M. P. A. . V Jornada de Estudos Irlandeses Cem anos do Levante de Páscoa: Impactos Sociais, Linguísticos e Literários. 2016.

MORAIS, M. P. A. . Educação e democracia: impasses atuais para um ensino plural e cidadão. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MORAIS, M. P. A. . Literatura, Semiótica e Ensino. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MORAIS, M. P. A. . Cidades do louco e da memória. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORAIS, M. P. A. . V Jornada de Estudos Irlandeses Cem anos do Levante de Páscoa: Impactos Sociais, Linguísticos e Literários. 2016; Tema: Cem anos do Levante de Páscoa: Impactos Sociais, Linguísticos e Literários. (Site).

MORAIS, M. P. A. ; OLIVEIRA, M. F. . Literatura na Clausura. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, F. J. A. ; MORAIS, M. P. A. . 20 Episódios da História da Matemática: Dos primeiros artefatos à invenção do Cálculo. 2020. (Revisão textual e normalização).

MORAIS, M. P. A. . Matemática com Pov-Ray: uma introdução prática. 2018. (Revisão textual e normalização).

LOPES, F. J. A. ; MORAIS, M. P. A. . Latim em 20 lições. 2018. (Revisão textual e normalização).

MORAIS, M. P. A. . O diálogo entre Moçambique e Portugal em Mia Couto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, M. P. A. . A Imagem do outro na Literatura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, M. P. A. . A Linguagem da loucura em Guimarães Rosa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAIS, M. P. A. . A imagem do outro na literatura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, M. P. A. . Curso de Literatura. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O colonialismo e o pós-colonialismo na Literatura Brasileira e na Literatura Moçambicana, Descrição: O projeto tem como objetivo traçar discussões a partir da Literatura Brasileira e Literatura Moçambicana sobre as singularidades dos colonialismos que os dois países passaram para entender os impasses e permanências de certas estruturas e organizações sociais,tornando complexa a crítica pós-colonial no Brasil e em Moçambique.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Perla Araújo Morais - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    AS MARGENS DE ROSA: IDENTIDADES E PENSAMENTOS ABISSAIS NA OBRA DE GUIMARÃES ROSA, Descrição: Neste projeto, pretendemos pesquisar, na obra de Guimarães Rosa, como o escritor mineiro promove uma discussão sobre grupos subalternizados dentro da nação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Perla Araújo Morais - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    História e Literatura nas literaturas africanas de Língua Portuguesa, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Perla Araújo Morais - Coordenador / Lucirene da Silva Ramos - Integrante.

  • 2010 - 2017

    Africa e Portugal: o diálogo entre culturas em Mia Couto, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Perla Araújo Morais - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    Guimarães Rosa em Barbacena: análise da influência da cidade nas concepções e obras do escritor, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria Perla Araújo Morais - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

Prêmios

2009

Prêmio Funadesp de Iniciação Científica de 2009, FUNADESP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Porto Nacional. , Rua 03 Quadra 17, Jardim dos Ipês, 77500-000 - Porto Nacional, TO - Brasil, Telefone: (63) 33630506, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - 2000

Escola Martins Carnot

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2000 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

2015 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Mestrado em Letras

2010 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2015

    Ensino, Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e História, Literatura Comparada

  • 05/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Universitário de Porto Nacional.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Ensino, Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Portugueses Medievais e Clássicos, Literatura Portuguesa: Árcades, Românticos, Realistas e Simbolistas, Literatura Portuguesa I: da poesia trovadoresca ao teatro popular de Gil Vicente, Literatura Portuguesa III: Românticos e Realistas, Literatura Portuguesa IV: do Simbolismo à ruptura de Orpheu, Literatura Portuguesa: Orfismo, Presencismo e contemporaneidade, Narrativa Brasileira contemporânea

2009 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Letras - Português e Literaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e produção de textos, Prática de leitura e produção de textos, Língua Portuguesa

2002 - 2004

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2002 - 06/2004

    Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, `Português I, Português para Ensino Fundamental, Literatura Portuguesa II, Redação em Língua Portuguesa II, Redação em Língua Portuguesa III, Literatura Portuguesa III, Português XI

2009 - 2010

Centro Universitário Cândido Rondon

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

  • 05/2009 - 02/2010

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, metodologia científica

2001 - 2002

Centro Universitário de Barra Mansa

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora titular

Atividades

  • 04/2001 - 08/2002

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina, Metodologia científica, Literatura Brasileira, Língua Portuguesa

2000 - 2008

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2008 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, FUNADESP.,Linhas de pesquisa

  • 09/2000 - 12/2008

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de linguagem, Literatura Brasileira I, II, III, Literatura Portuguesa I, II, Leitura e Produção de textos, Teoria da Literatura, Português, Laboratório de leitura e produção de textos

  • 01/2001 - 12/2003

    Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Redação, Gramática e Ensino

  • 01/2001 - 12/2003

    Ensino, Literatura Brasileira, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Poesia Brasilleira, Conto Brasileiro, Teoria Literária