Sueli de Souza Cagneti

Sueli de Souza Cagneti (Texto produzido por Pierre Porto Silveira, professor e profissional da Comunicação Social.) O trabalho de Sueli de Souza Cagneti estimula a curiosidade e inspira leitores, educadores e pesquisadores da Leitura e Literatura não só no Brasil, mas também pelo mundo. No seu pós-doutorado, em 2006, aproximou continentes e culturas quando apresentou as relações entre duas personagens marcantes do saber popular, uma boneca de pano, a brasileira Emília, de Monteiro Lobato, e o boneco de madeira, o Pinocchio, de Carlo Collodi. A academia quis saber mais e a professora Sueli e seu grupo de pesquisadores passaram por congressos, conferências em vários países (Itália, Portugal, Índia, Cuba, Irã, China, Colômbia, México) debatendo a estética e a narrativa dessas duas obras e a pedagogia da leitura. O que é mais notável na trajetória dela é o trato com a pesquisa e a forma como leva a informação e o conhecimento aos que são cúmplices do seu trabalho, leitores-educadores, estudantes e o próprio leitor. Sueli investiga com profundidade e apresenta-nos o tema com uma desenvoltura peculiar, - como o fascínio das histórias que saem dos livros e nos levam aos voos mais longínquos que a percepção e a interpretação podem nos proporcionar -. Mais do que isso, seu trabalho de pesquisa ao longo dos anos vem sendo indicador do novo para as escolas brasileiras. Sua pesquisa foi pioneira ao reler os contos de fadas na sua relação com a pós-modernidade, ao aprofundar o debate sobre a ilustração e a construção da narrativa visual, ao garimpar a literatura infantil juvenil, relacionada à cultura indígena, africana e afro-brasileira. A professora Sueli é assim: irrequieta, de trabalho coletivo, garimpeira e eterna pesquisadora de caminhos ainda pouco traçados na literatura. É consultora, pesquisadora e escritora sobre a estética da Literatura Infantil Juvenil e a pedagogia da leitura. Foi titular na Universidade da Região de Joinville por 28 anos, é Mestre em Letras pela UFSC, Doutora em Letras e Literatura Portuguesa pela USP e fez seu pós-doutorado na Itália. Foi professora de Pensamento Contemporâneo no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (Univille). É membro votante da FNLIJ ? Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil e também pesquisadora do CLEPUL - Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa. Foi idealizadora e coordenadora do Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille - PROLIJ, durante 15 anos.?. Tem vários livros publicados, entre eles: ?Livro que te quero livre?, escrito com Werner Zotz e agraciado com o Prêmio APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Informações coletadas do Lattes em 01/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)

1990 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: A viagem da busca: Do objeto transcendente ao objeto imanente. Das novelas de cavalaria à Literatura Juvenil no Brasil e em Portugal.
Orientador: Profª drª Nelly Novaes Coelho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: NOVELAS DE CAVALARIA; LITERATURA INFANTO JUVENIL; SEMELHANÇAS.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Literatura

1984 - 1988

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Inventividade e a transgressão nas obras de Lobato e Lygia: Confronto
Orientador: Profº Ms Walter Costa e Profª drª Leonor Cabral
, Ano de Obtenção: 1988.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: LOBATO; BOJUNGA; CONFRONTO.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

1975 - 1978

Universidade da Região de Joinville

Pós-doutorado

2001 - 2006

Pós-Doutorado. , Università per Stranieri di Perugia, UNIVERSITÀ, Itália. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2011 - 2011

Cultura Diversidade e Direitos Humanos na Educação. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura/Especialidade: Literatura Infantil.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infanto Juvenil.

Organização de eventos

CAGNETI, S. S. ; PEGORETTI, S. R. R. ; SILVA, C. F. ; PAULI, A. ; RODRIGUES, M. L. C (Maria Lúcia Costa Rodrigues) ; LIMA, A. C. R. ; SILVA, S. L. ; PIAI, L. ; SANTOS, V. C. R. L. ; TAVARES, A. P. K. ; CORREA, E. . VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-brasileira. 2012. (Congresso).

CAGNETI, S. S. . Abril Mundo 2010 - Literatura e cultura do índio brasileiro. 2010. (Outro).

CAGNETI, S. S. . Abril Mundo 2009: Contar histórias multiplica a gente !. 2009. (Outro).

CAGNETI, S. S. . Abril Mundo 2008: Literatura em todas as formas. 2008. (Outro).

CAGNETI, S. S. . Abril Mundo 2007: Imagens que contam histórias. 2007. (Outro).

CAGNETI, S. S. ; PAULI, A. ; LIMA, A. C. R. ; SILVA, C. F. ; MEDEIROS, F. H. N. ; Ortiz I. M. ; PIAI, L. ; RODRIGUES, E. R. . Abril Mundo 2006: Da Itália para o Brasil, os caminhos de Pinóquio. 2006. (Outro).

CAGNETI, S. S. ; PAULI, A. ; LIMA, A. C. R. ; SILVA, C. F. ; PIAI, L. ; MEDEIROS, F. H. N. ; Ortiz I. M. . Abril Mundo 2005: 200 anos de Hans Christian Andersen. 2005. (Outro).

CAGNETI, S. S. ; SILVA, C. F. . 50 anos sem Lobato. 1998. (Outro).

Participação em eventos

Encontro: Programa Institucional de Literatura Infanto-Juvenil e Curso de Letras da Univille.Palestra A solidão de nossos dias: diálogos literários. 2020. (Encontro).

Palestra no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE).Palestra Diálogos literários em tempos de solidão. 2020. (Seminário).

35ª Feira do livro de Caxias do Sul. Palestra de abertura do PROLER e oficina Emília e Pinóquio: de bonecos falantes a seres conscientes. 2019. (Feira).

Como ler com as Crianças? na Porto Educação.Como ler com as Crianças?. 2018. (Encontro).

Feira do Livro de Timbó: Livro: Universo a ser descoberto. A literatura entre os jovens. 2018. (Feira).

Seminário Flitin - Feira da literatura infantil. A Produção Literária para a infância no Brasil. 2018. (Feira).

Seminário Flitin - Feira da literatura infantil. A Leitura como Ferramenta de Transformação Social. 2018. (Feira).

VII Seminário Internacional na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade. 2018. (Feira).

Curso de Literatura Infantojuvenil: nas múltiplas linguagens. Ano X.Emília ? mediações leitoras sobre a voz lobateana atemporal. 2017. (Outra).

Curso de Literatura Infantojuvenil: nas múltiplas linguagens. Ano IX.Contrapondo visões culturais a partir de leituras de temática indígena e africana. 2016. (Outra).

Palestra na Uniasselvi."Basta ler para ser leitor?". 2016. (Encontro).

SEMANA DE LETRAS. LINGUA PORTUGUESA- EXPRESSÃO DE IDEMTIDADE, VALORES E CONCEPÇÕES DOS PAÍSES LUSÓFONOS. 2016. (Congresso).

XVI Semana de Pedagogia.A Literatura infanto-juvenil e o novo perfil do leitor. 2016. (Outra).

20º Encontro Regional do PROLER - Ciclo de Palestras.Basta Ler para ser um leitor?. 2015. (Encontro).

I Jornada da Educação/ II Semniário de Alfabetização.Ler: um ato sempre em ascensão. 2014. (Seminário).

I Jornada da Educação e II Seminário de Alfabetizaçãp.Ler: um ato sempre em ascensão. 2014. (Seminário).

Semana Nacional da Biblioteca em Balneário Camboriú. ?Dialogando com a Literatura africana, afro brasileira e indígena?. 2013. (Exposição).

Semana Nacional da Biblioteca em Balneário Camboriú. Lançamento de Livro do livro ?Diálogos Brasil África?. 2013. (Exposição).

17º Seminário de Iniciação Científica da UNIVILLE."Se foi viajar, por que não volta?" - A morte na Literatura Infantil Juvenil. 2012. (Seminário).

5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento Literário e Diversidade.Mesa-redonda -. 2012. (Seminário).

Mediadores de Leitura.Literatura Infantil Juvenil: a formação do leitor literário. 2012. (Outra).

VII Abril Mundo 2012 - A Literatura Africana e Afro-brasileira. Abertura do Evento. 2012. (Congresso).

VII Colóquio sobre Ensino de Arte: Ensino de Arte e Práticas Educativas. A Arte, a História e a Cultura: Desdobramentos a partir da Lei 10.639/2003. 2012. (Congresso).

II Seminário Jardim Poético da Educação.Mediação do II Seminário Jardim Poético da Educação. 2011. (Seminário).

Projeto Salve o Cinena.Palestra e mediação crítica do filme "Filhos do Paraíso". 2011. (Seminário).

Semana de Literatura da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.O livro na formação de leitores. 2011. (Encontro).

VI Encontro Iberoamericano de Educação.Uma receita, uma fotografia, um livro, uma gata e um certo João... Uma leitura da literatura infantil na contemporaneidade. 2011. (Encontro).

X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE. Cultura Indigenista e Africanidades: Elementos Presentes na Literatura Brasileira. 2011. (Congresso).

6ª Feira do Livro de Timbó. Pensamento Contemporâneo e Literatura Infantil: Um espaço para a Não Idade". 2010. (Feira).

A magia dos mitos, lendas e fábulas africanas - o professor como o griô contemporâneo.Literatura - patrimônio cultural da humanidade. 2010. (Oficina).

III Congresso Internacional de Literatura Infantil. Um lobo nem sempre mau: a pós-modernidade e suas inversões. 2010. (Congresso).

Pensamento Contemporâneo e Literatura Infantil: Um Espaço Para a Não Idade.Pensamento Contemporâneo e Literatura Infantil: Um Espaço Para a Não Idade. 2010. (Outra).

2° Converno Internazionale sull'umorismo in prospettiva interculturale. O humor nas narrativas visuais brasileiras. 2009. (Congresso).

2º Convegno Internazionale sull1umorismo in prospettiva interculturale.O humor nas narrativas visuais brasileiras. 2009. (Outra).

Apresentação do Projeto Pinokio.Literatura e interculturalidade: Experiência do PROLIJ. 2009. (Seminário).

Seminário "Apresentação do Projecto Pinokio".Literatura e interculturalidade: Experiência do PROLIJ. 2009. (Seminário).

11Th Story-Telling Fetsival.The Brazilian Wordless Books In Discussion. 2008. (Outra).

IV Formação Pedagógica do Ensino Fundamental e Pré Escolar da EU's.O texto literário Infanto Juvenil: possibilidades de leitura. 2008. (Outra).

Palestra Relatos de viagem ao Irã.Relatos de viagem ao Irã. 2008. (Outra).

11th Story Telling Festival - KAOON's.The Brazilian Wordeless Books In Discussion. 2007. (Oficina).

II ENCONTRO PARANAENSE DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL.Narrativa visual: um gênero a ser discutido. 2007. (Encontro).

30th IBBY World Congress: Children's Litrerature ans Social Development. Pinocchio and Emília. From speaking dolls to conscious beings: the humanization marked by its different contexts. 2006. (Congresso).

Abril Mundo 2006 - Da Italia para o Brasil: os caminhos de Pinoquio.C'era una volta um pezzo di legno x Era uma vez uma bonequinha de pano. 2006. (Outra).

Abril Mundo Literatura Infantil 2006 - Da Itália para o Brasil: os caminhos de Pinóquio.PROLIJ e Fondazione Carlo Collodi conversam sobre Pinóquio. 2006. (Outra).

1º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.PROLIJ. 2005. (Seminário).

Encontro do Livro e da Literatura.Mesa Redonda - Vivências com projetos ligados à questão da literatura. 2005. (Outra).

I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil.. Era Uma Vez Uma Bonequinha De Pano X C?era Una Volta Un Pezzo Di Legno.. 2004. (Congresso).

Mediação crítica.Mediação crítica do filme Minha vida em Cor-de-rosa. 2004. (Outra).

Seminário de Língua Portuguesa - Curso de Letras.Seminário de Língua Portuguesa - Curso de Letras. 2004. (Seminário).

III Congresso Nacional de Reorientação Curricular- Temporalidades Humanas e currículo.Comunicação-Mesa. 2002. (Outra).

27 Congresso Mundial da IBBY. O pós-moderno e suas imagens no era uma vez.... 2000. (Congresso).

Brasil 500 anos de Descobertas Literárias.Personagens Clássicos e Escola: Novas Possibilidades de Leitura. 2000. (Simpósio).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL - BRASIL 500 ANOS DE DESCOBERTAS LITERÁRIAS.Personagens clássicos e escola: novas possibilidades de leitura. 2000. (Simpósio).

12 Congresso de Leitura do Brasil. Os Clássicos infantis e seus revisitamentos nas produções contemporâneas: possibilidades de leitura. 1999. (Congresso).

LECTURA 99 - PARA LEER EL XXI. O desemboloramento dos personagens clássicos infantis: uma sugestão lobateana. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Eliana Aparecida de Quadra Corrêa

MORAES, T. M. R. (Taiza Mara Rauen Moraes); DEBUS, E.;CAGNETI, S. S.; PILOTTO, S. S. D.. Joinville: idas e vindas, mitos e memórias. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Diogo Marinho de Oliveira

Guedes, Sandra Paschoal Leite de Camargo; MAZO, J. Z.; WESTPHAL, E. R. (Euler Renato Westphal);CAGNETI, S. S.. Representações sociais sobre a capoeira no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: alencar schueroff

DOZOL, M. S.;CAGNETI, S. S.; HARDT, L. S.; VAZ, A. F.. Pedro Nava e o Potencial (Auto)Formativo da Memória. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elisangela Viana

CAGNETI, S. S.; MORAES, T. M. R. (Taiza Mara Rauen Moraes); RAMOS, T. R. O.. Paragens literárias no ciberespaço. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Tânia Graciele Belo

Moraes, Taiza Rauen de; NEITZEL, A. A.;CAGNETI, S. S.. As personagens da obra Sombras & Silhuetas: reflexos da mulher contemporânea. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Claudia Regina Pereira Bellli

Moraes, Taiza Rauen de; RAMOS, T. R. O.;CAGNETI, S. S.. As manifestações poéticas do período de 1980 a 1990, (re)lembradas por meio de poetas joinvilenses que as fecundaram e vivenciaram. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Volmir Fontana

WESTPHAL, E. R. (Euler Renato Westphal); CARELLI, M. N. (Mariluci Neis Carelli); CISOTTO, L. (Laurindo Cisotto);CAGNETI, S. S.. Comunicação interativa Via internet a partir da teoria do agir comunicativo de Habermas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Maria Lucia Rodrigues

CAGNETI, S. S.; CAMARGO, L. H. de (Luis H. de Camargo); PILLOTTO, S. S. D. (Silvia Sell Duarte Pillotto); MORAES, T. M. R. (Taiza Mara Rauen Moraes). A narrativa visual em livros no Brasil: histórico e leituras analíticas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Solange de Fátima Gabre

PILLOTTO, S. S. D. (Silvia Sell Duarte Pillotto); CUNHA, S. R. V.;CAGNETI, S. S.. Mediação Cultural para a pequena Infância: um projeto educativo no Museu Guido Viaro. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Marcia Maria Cavalieri

LAMAS, N. C.; GALLO, S. M. L. (Solange Maria Leda Gallo); CARELLI, M. N. (Mariluci Neis Carelli);CAGNETI, S. S.. Patchwork: retalhos de técnica, memória, arte e artesanato. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Sonia Regina Reis Pegoretti

CAGNETI, S. S.; MORAES, T. M. R. (Taiza Mara Rauen Moraes); DEBUS, E.. A magia das narrativas africanas - o professor como o griô contemporâneo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Andréa de Oliveira

CAGNETI, S. S.; Paolinelli, L. M. A.; Hostins, regina Célia Linhares; Guedes, Sandra Paschoal Leite de Camargo. Cá e lá histórias há: mitos e símbolos nas lendas de São Francisco do Sul e Ilha da Madeira. 2010. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Alcione Pauli

CAGNETI, S. S.; Costa, Daniel Monteiro; Moraes, Taiza Rauen de. Era uma vez... o poder da floresta e a sabedoria das águas num lugar não tão distante. 2010. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Claudia Regina Pereira Bello

Moraes, Taiza Rauen de; BELLO, Pereira R. Claudia;CAGNETI, S. S.. A identidade dos poetas joinvilenses no período de 1980 e 1990: Um resgate da memória poética. 2010. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Carla Baptista de Freitas

MONIZ, A. I. F. S. (Ana Isabel Ferreira da Silva Moniz);CAGNETI, S. S.; Paolinelli, L. M. A.; BAZENGA, A. M. P. F ( Aline Maria Pinguinha França Bazenga); COELHO, L. F. M. (Leonor da Fonseca Martins Coelho). Antropofagia Ritual e Identidade Cultural nas Sociedades Ameríndeas: A Representação do. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Linguísticos e Culturais) - Universidade da Madeira - Funchal - Portugal.

Aluno: Taiana Haelsner

CAGNETI, S. S.; LEITE, Maria Isabel Ferraz; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; HAELSNER, Taiana. Vozes do passado, saberes no presente: heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras: a experiência dos idosos da Casa Sant'Ana - Blumenau/SC. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Caroline Carvalho

Caroline Carvalho;CAGNETI, S. S.. Formação de leitores a: A contação de histórias. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Andréa de Oliveira

CAGNETI, S. S.. Literatura de tradição oral: o conto popular seus mitos e símbolos como identidade de um povo. 2009. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Cleber Fabiano da Silva

CAGNETI, S. S.. Virando a página... Vamos ver então? O encontro da criança com o texto.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Mariléa Degan Bernart

CAGNETI, S. S.. VAMOS BRINCAR DE LER E ESCREVER? VIVÊNCIAS LÚDICAS DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Elisabete Duarte Borges Paixão

CAGNETI, S. S.; SCHMITZ, S.; HARACEMIV, S. M. C.. Os cursos de educação de jovens e adultos: espaço de significação para a mulher joinvillense. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Alfredo Leonardo Penz

CAGNETI, S. S.. Aprendizagem da língua estrangeira através de projetos de teatrização: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Abegail Maria da Graça Miranda

CAGNETI, S. S.. Monteiro Lobato no discurso impresso e no discurso televisivo: relações dialógicas. 2005 - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Mazilda Fiamoncini

CAGNETI, S. S.. A face da bruxa sem lado esquerdo. 2004 - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Elisabete Duarte Borges Paixão

CAGNETI, S. S.. Espaço de Significação para identidade feminina: cursos de educação de jovens e adultos no movimento histórico social na cidade de Joinville e a comunicação.. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Sestrem Isensee

CAGNETI, S. S.. A Leitura literária na formação humana: um olhar discente.. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Eliana Camargo Moreira Utzig

CAGNETI, S. S.. Projeto de Leitura: uma reflexão a partir da triangulação de vozes.. 2003 - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Maria Igorete de Aguida

CAGNETI, S. S.. A Língua Inglesa no Currículo Integrado: novas abordagens , novas competências.. 2003 - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Silvanira Lisboa Scheffer

CAGNETI, S. S.. A Influência da Tecnologia na Aprendizagem de Crianças de Classes Populares.. 2000 - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Salete Maria Lazarin

CAGNETI, S. S.. A Recepção Crítica da Obra de Werner Zotz.. 1999 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria das Graças Luchi Boos

CAGNETI, S. S.. Fiando Fios e Desafios: jornada reflexiva de uma professora.. 1999 - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Patrícia Constâncio Werner

CAGNETI, S. S.. A Leitura e os Leitores na Escola: um olhar sobre a leiturização na formação continuada de seus sujeitos.. 1999 - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Vera Lucia Oliveira

CAGNETI, S. S.. A leitura como princípio educativo na formação do pesquisador. 1998 - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Ângela Maria Levam

CAGNETI, S. S.. Da demanda ao aprendizado e ao ensino da literatura: qual o caminho?. 1998 - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Rubens Pawucki

CAGNETI, S. S.. Girls don´t climb trees. Boys don?t cry: A Critical Discourse Analyses of Gender Roles in Narrative for Children.. 1998 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Santana Dias Debus

CAGNETI, S. S.. Entre vozes e leituras a recepção da literatura infantil e juvenil. 1996 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiza Corrêa Cunha

PILLOTTO, S. S. D.; GARCIA, B. R. Z.; DEBUS, E. S. D.;CAGNETI, S. S.. Vozes infantis: Entre Contação de Histórias e Leituras as Narrativas se (Re)Inventam.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Luciane Piai

CAGNETI, S. S.; MORAES, T. M. R.; PRANDI, J. R.. O Silêncio grita, a mão negra acena e a invisibilidade persiste. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Gilmar Mendes Goulart

CAGNETI, S. S.; HEINIG, O. L. O. M.; SOUZA, O.; KRAEMER, C.. Narrativas tecidas no letramento familiar: histórias de idosos produtores de textos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Luciane Piai

CAGNETI, S. S.. O silêncio grita. A mão negra acena. A invisibilidade persiste. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Gilmara Mendes Goulart

CAGNETI, S. S.. Narrativas tecidas no letramento familiar: história de idosos produtores de textos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Samuel Dagostin Galdino

WESTPHAL, E. R. (Euler Renato Westphal); CARELLI, M. N. (Mariluci Neis Carelli); SINNER, R. V.;CAGNETI, S. S.. Patrimônio Ético: A questão da alteridade na educação inclusiva a partir da filosofia de Emmanuel Lévinas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Adilson José de Avis

CAGNETI, S. S.. O patrimônio cultural do Morro do Amaral no imaginário dos jovens: tensões possíveis. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Silvio Leandro da Silva

CAGNETI, S. S.; MORAES, T. M. R.; COELHO, I.. Literatura mnemônica: o eu memorístico de Bartolomeu Campos de Queirós e as reminiscências do Leitor. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Cleusa Margareti Ribeiro

CARELLI, M. N. (Mariluci Neis Carelli); BANDEIRA, D. R.; KOEHNTOPP, P. I.;CAGNETI, S. S.. O Patrimônio ambiental e cultural: um diálogo com sambaquis em Joinville. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Eliana Aparecida de Quadra Correia

CAGNETI, S. S.. Causos e lendas na voz do idoso. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Sonia Regina Reis Pegoretti

CAGNETI, S. S.. A magia dos mitos, lendas e fábulas africanas - o professor como o griô contemporâneo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Samuel Galdino

CAGNETI, S. S.. O eu e outro na educação especial: uma abordagem da ética a partir da filosofia de Emmanuel Lévinas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: alencar schueroff

CAGNETI, S. S.; RAMOS, T. R. O.; DOZOL, M. S.. O Potencial (Auto)Formativo da Memória em Pedro Nava. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diogo Marinho de Oliveira

CAGNETI, S. S.; Guedes, Sandra Paschoal Leite de Camargo; WESTPHAL, E. R. (Euler Renato Westphal). Representações Sociais sobre a capoeira no Brasil. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: MARIA LÚCIA COSTA RODRIGUES

CAGNETI, S. S.; Moraes, Taiza Rauen de; Sílvia Piloto. A narrativa visual em livros no Brasil: histórico e leituras analíticas. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE.

Aluno: Claudia Regina Belli

Moraes, Taiza Rauen de;CAGNETI, S. S.; Sílvia Piloto. A identidade dos poetas joinvillenses no período de 1980 a 1990: um resgate da memória poética. (qualificação). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Tânia Garciele Belo

Moraes, Taiza Rauen de; JANINE GOMES DA SILVA;CAGNETI, S. S.. As personagens da obra Sombras & Silhuetas da mulher contemporânea. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Solange de Fátima Gabre

CAGNETI, S. S.; Sílvia Piloto; Mariluci. Mediação Cultural para pequena infância - uma inverção educativa na Casa João Turin. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Marcia Maria Cavalieri Ribeiro

LAMAS, N. C.;CAGNETI, S. S.; Mariluci. ARTE X ARTESANATO: a dualidade discutida sob o enfoque do patchwork no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Caroline Carvalho

CAGNETI, S. S.. Formação de leitores: A contação de Histórias. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Hospital Universitário - UNIVALI.

Aluno: Alcione Pauli

CAGNETI, S. S.. Era uma vez... o poder da floresta e a sabedoria das águas num lugar não tão distante.... 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Cleber Fabiano da Silva

CAGNETI, S. S.. Virando a página... Vamos ver então? O encontro da criança com o texto. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Kariny Von Dentz

CAGNETI, S. S.; COMIOTTO, T.; PEREIRA, K.. O livro-jogo como instrumento de incentivo à leitura: contribuições da literatura para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Larissa de Oliveira

CAGNETI, S. S.. Língua é comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Maiara Villanova

CAGNETI, S. S.. Uso de cultura como ferramenta para a aprendizagem de língua estrangeira no ensino básico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Soraya Rachel Pereira

CAGNETI, S. S.. HQS: Uma forma de estimular a oralidade, a leitura e a escrita nas aulas de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Chirlene Ramos

CAGNETI, S. S.. Ens. Fund. e Ed. Inf. - Como tornar a leitura literária mais competente nas instituições de ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia.

Aluno: Daniele Regina Peixe

CAGNETI, S. S.. Ens. Fund. e Ed. Inf. - Como tornar a leitura literária mais competente nas instituições de ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia.

Aluno: Simone Silveira

CAGNETI, S. S.. Ens. Fund. e Ed. Inf. - Como tornar a leitura literária mais competente nas instituições de ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia.

Aluno: Cíntia de Oliveira

CAGNETI, S. S.. Ens. Fund. e Ed. Inf - Contando e encantando a infância.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia.

Aluno: Francelina Sebasttiana da Cruz Ferreira

CAGNETI, S. S.. Ens. Fund. e Ed. Inf - Contando e encantando a infância.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia.

Aluno: Kátia Regina Eger Kluaberg

CAGNETI, S. S.. Ens. Fund. e Ed. Inf - Contando e encantando a infância.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia.

Aluno: Miria Luckfetl

CAGNETI, S. S.. Ens. Fund. e Ed. Inf - Contando e encantando a infância.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia.

Aluno: Daniela Rosa

CAGNETI, S. S.. Produção textual e imagem: uma perspectiva de mundo através da escrita e da imagem.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Eliane Costa

CAGNETI, S. S.. Hostórias de terror, suspense e mistério - cuidado! Você pode ser o próximo... Leitor envolvido!. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Fabiana Budal Arins Resendes

CAGNETI, S. S.. Monteiro Lobato: um convite à produção textual.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Francine Cardozo de Aguiar

CAGNETI, S. S.. A utilização da variação linguística como estratégia no ensino da prática oral e escrita.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Tatiana Deise Agostini

CAGNETI, S. S.. A produção de perspectiva narrativa do conto e da lenda.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Tayane Vieira da Silva

CAGNETI, S. S.. O sofá estampado: uma leitura musical.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Vivian Mary Fonseca

CAGNETI, S. S.. A leitura dos contos como estratégia para produção textual.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Karine Pereira de Souza

CAGNETI, S. S.. O jornal como incentivo à leitura.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Larice Coelho da Silva

CAGNETI, S. S.. Os hits e a mulher: construção do imaginário popular.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Talita Pries

CAGNETI, S. S.. Leitura crítica de canções populares: populares do sujeito crítico.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Thais Scottini

CAGNETI, S. S.. Lisbela e o prisioneiro: duas linguagens, muitas leituras.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Valéria da Costa G

CAGNETI, S. S.. Bonassoli.A narrativa e o cinema: exercícios de leitura e produção escrita.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Joana Sartori

CAGNETI, S. S.. Narrativa: a descoberta da habilidade de escrever.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Cibelle cristina da Silva

CAGNETI, S. S.. Leitura e produção de textos: conhecendo e reproduzindo o mundo literário catarinense. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Claudia Muller

CAGNETI, S. S.. Resgatando o gosto pela leitura nas aulas de Língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Cristhiane Thais Freitas

CAGNETI, S. S.. O desenvolvimento crítico do aluno por meio da leitura de textos do cotidiano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Cristiane Brych

CAGNETI, S. S.. Estratégias de leitura na sala de aula como caminho para a compreensão de textos escritos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Marlene Unterstell Creuz

CAGNETI, S. S.. Eu, o autor!. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Sheila Cristina dos Santos

CAGNETI, S. S.. A esfera da escrita da internet x comunicação formal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Sirlei Pereira

CAGNETI, S. S.. Ler, compreender e criar, basta começar.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Selma de Oliveira

CAGNETI, S. S.. A conscientização do professor no trabalho de despertar e desenvolver o prazer para a leitura.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Rosangela R

CAGNETI, S. S.. de Souza.Análise Linguística do gênero revista destinado ao público jovem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Gilvane A

CAGNETI, S. S.. C. Clemente.A viagem da leitura nas trevas da imaginação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Zenita Nunes da Silva

CAGNETI, S. S.. A reflexão do contexto de mundo através da contação de história. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Tatiana Zakaluk

CAGNETI, S. S.. A leitura como desencadeadora de manifestações orais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Gislaine Moreira Xavier

CAGNETI, S. S.. Leitura e oralidade a partir do gênero literário conto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Leide Marili Dannehl

CAGNETI, S. S.. O Desenvolvimento da oralidade em língua portuguesa, a partir da linguagem digital. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Selma de Oliveira

CAGNETI, S. S.. A arte de despertar e desenvolver para o prazer da leitura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Scheila Possamai

CAGNETI, S. S.. Leitura e discussão de crônicas literárias. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Silvana Cristina M

CAGNETI, S. S.. Weiss.O interesse da criança pela leitura e escrita através de vários gêneros. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Ana Maria Unlauf

CAGNETI, S. S.. Leia, informe-se e anuncie com o jornal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Brígida Karina Alves

CAGNETI, S. S.. Textos simples, talvez?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Eliane Maria Candido

CAGNETI, S. S.. Propaganda: o discurso nas entrelinhas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Danielly Marcelino

CAGNETI, S. S.. Leitura da palavra no espaço escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Aline de Souza Leal

CAGNETI, S. S.. Leitura como motivação para produção textual. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Claudia Lopes da Silva

CAGNETI, S. S.. A motivação como ferramenta para dar significação aos conteúdos escolares e promover um aprendizado mais efetivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: claudia Monteiro Roque

CAGNETI, S. S.. Pontuação e texto - regra, ritmo, sentido. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Elenise Cristiane de Espíndola

CAGNETI, S. S.. Um convite à leitura: o cotidiano no espaço da escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Mazilda Fiamoncini

CAGNETI, S. S.. A face da bruxa sem lado esquerdo. 2004 - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Sestrem Isensee

CAGNETI, S. S.. A Leitura literária na formação humana: um olhar discente.. 2004 - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Elisabete Duarte Borges Paixão

CAGNETI, S. S.. Espaço de Significação para identidade feminina: cursos de educação de jovens e adultos no movimento histórico social na cidade de Joinville e a comunicação.. 2004 - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Juliana Bastos

CAGNETI, S. S.. A análise e criação do discurso publicitário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Jussara M

CAGNETI, S. S.. Gomes.Paródia, Burlesco na criticidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Márcia R

CAGNETI, S. S.. Pereira.Escrita do texto argumentativo a partir de vários temas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Marco A

CAGNETI, S. S.. do Amaral.A persuasão no discurso publicitário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Cilene Maria Momm

CAGNETI, S. S.. O resumo como instrumento para auxiliar na compreensão e redação de textos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Claudia Decker Zeferino

CAGNETI, S. S.. A leitura através das (re) leituras dos contos de fada. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Claudia Regina Serpa

CAGNETI, S. S.. Escrever para se firmar como uma voz distinta no mundo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Cristiano R

CAGNETI, S. S.. Graper.Escrever ou não escrever: eis a questão.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Priscila Lopes

CAGNETI, S. S.. A metalinguagem e a produção de sentidos no texto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Priscila R

CAGNETI, S. S.. de Miranda Catafesta.A linguagem verbal como instrumento de significação pessoal e social. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Ramone Abreu Amado Silva

CAGNETI, S. S.. A produção textual a partir da exploração de imagens mentais - um processo que considera a leitura como anterior à escritura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Renata Paula do Nascimento

CAGNETI, S. S.. O incentivo a leitura através de contação e produção de histórias. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: TATIANE DE FREITAS

CAGNETI, S. S.. Leitura de Narrativas de Imagens. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Michelle Guerreiro

CAGNETI, S. S.. A literatura e o pós moderno: contos de fada cada vez mais solicitados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Daniela Cordeiro Martins

CAGNETI, S. S.. Leitura e produção textual: a chave mágica para abrir as portas da imaginação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Marisa Fernandes de Siqueira

CAGNETI, S. S.. Contos e imagens: a descoberta da leitura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Maria Igorete de Aguida

CAGNETI, S. S.. A Língua Inglesa no Currículo Integrado: novas abordagens, novas competências.. 2003 - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Eliana Camargo Moreira Utzig

CAGNETI, S. S.. Projeto de Leitura: uma reflexão a partir da triangulação de vozes.. 2003 - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Silvanira Lisboa Scheffer

CAGNETI, S. S.. A Influência da Tecnologia na Aprendizagem de Crianças de Classes Populares. 2000 - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Constâncio Werner

CAGNETI, S. S.. A Leitura e os Leitores na Escola: um olhar sobre a leiturização na formação continuada de seus sujeitos.. 1999 - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Salete Maria Lazarin

CAGNETI, S. S.. A Recepção Crítica da Obra de Werner Zotz. 1999 - Universidade Federal de Santa Catarina.

CAGNETI, S. S.. Provimento de 01 Vaga de Docente. 2000. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

CAGNETI, S. S.. Provimento de 01 Vaga de Docente. 2000. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

CAGNETI, S. S.. Provimento de Vaga Docente. 1997. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

CAGNETI, S. S.. Funcionamento do Curso de Letras. 1997. Universidade do Planalto Catarinense.

CAGNETI, S. S.CAGNETI, S. S.. Júri na Seletiva e Final do 9º Concurso de Declamação de Poemas ?Lindolf Bell?. 2017. Fundação Cultural de Timbó.

CAGNETI, S. S.; CUNHA, S. R. V.. PARECERISTA JUNTO À COMISSÃO TÉCNICA E COMISSÃO TÉCNICA DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL. 2016. FUNDAÇÃO CULTURA DE JARGUÁ DO SUL.

CAGNETI, S. S.. Comissão de análise Técnica dos projetos do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul. 2013.

CAGNETI, S. S.. Comissão de Análise Técnica dos projetos do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul. 2012. Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

CAGNETI, S. S.. Comissão Técnica Externa de análise e seleção de projetos culturais. 2012. Fundação Cultural de Blumenau.

CAGNETI, S. S.. Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano - Crescer 2012. 2012. Revista Crescer - Editora Globo.

CAGNETI, S. S.; ZILBERMAN, R.; RESENDE, V. M.; NOBREGA, Maria José; SANDRONI, L.. Os 30 melhores livros infantis do ano - Revista Crescer. (Júri). 2011. Crescer - Editora Globo.

CAGNETI, S. S.. Júri do 3º Concurso de Declamação de Poesias Lindolf Bell da Fundação Cultural d Timbó. 2011. Fundação Cultural de Timbó.

CORREIA, L. G.; TYTLIK, H.; MORAES, T. M. R. (Taiza Mara Rauen Moraes); PAULI, A.;CAGNETI, S. S.; PRESTINI, L.; CORREIA, C.; BRANDAO, S.; GUEREZZI, R.. Comitê Gestor do Programa Agentes de Leitura do Município de Joinville/SC. 2011. Prefeitura Municipal de Joinville.

CORREIA, L. G.; TYTLIK, H.; MORAES, T. M. R. (Taiza Mara Rauen Moraes); PAULI, A.;CAGNETI, S. S.; BORGES, S. A.; BRANDAO, S.. Comitê de Seleção de Livros do Programa Agentes de Leitura do Município de Joinville/SC. 2011. Prefeitura Municipal de Joinville.

CAGNETI, S. S.. Banca Edital de Apoio À Cultura 2010. 2010. Fundação Cultural de Joinville.

Moraes, Taiza Rauen de;CAGNETI, S. S.. Júri do 7º prêmio Joinville de Expressão Literária ? Cultivando a semente de uma sociedade leitora. Programa Institucional de Incentivo à Leitura ? PROLER ? UNIVILLE.. 2010.

CAGNETI, S. S.. Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano. 2010.

CAGNETI, S. S.. Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do sul. 2009. Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

CAGNETI, S. S.. Os 30 melhores livros infantis do ano. 2008.

CAGNETI, S. S.; BALAU, V.; RESENDE, V. M.; BATTAGLIA, S. M. F.; OBERG, S.; LIMA, R. M. F.; ZILBERMAN, R.; O'SAGAE, P.; COSTA, P. P. da.. Os 30 melhores livros infantis do ano. 2007. Universidade da Região de Joinville.

CAGNETI, S. S.. Prêmio VIVALEITURA. 2007. Organização dos Estados Ibero-americanos.

CAGNETI, S. S.; BRITO, L. P. L.; ZILBERMAN, R.; TOQUINHO,; LACERDA, N.; SILVA, E. T.; SANDRONI, L.; RESENDE, V. M.; TATIT, P.; SERRA, B.. Os 55 melhores livros infantis - Uma lista inedita preparada por especialistas que entendem tudo de criança e cultura. 2006. Universidade da Região de Joinville.

CAGNETI, S. S.. A política de formação de leitores no contexto da Revista Nova escola (RNE); A formação de professores e alunos leitores: contribuições da Revista Nova escola (RNE); Análise dos cartuns publicados na seção "Livors" da revista Nova Escola. 2006. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

CAGNETI, S. S.. O ensino de literatura no Oeste Catarinense; A presença de textos literários contemporâneos nas aulas de Língua Portuguesa/Literatura; O ensino de literatura: uma introdução à crítica. 2006. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

CAGNETI, S. S.. Membro votante Seleção Anual do Prêmio FNLIJ 2004 ? ATUALMENTE. 2004. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Secção Brasileira do IBBY.

CAGNETI, S. S.; RESENDE, V. M.; ZILBERMAN, R.; PIACENTINI, T.; SERRA, B.; SANDRONI, L.; PARREIRAS, N.; AGUIAR, V. T.. Leitora Crítica da FNLIJ. 2003. International Board on Books for Youg People.

CAGNETI, S. S.; RESENDE, V. M.; SANDRONI, L.; ZILBERMAN, R.; PARREIRAS, N.; AGUIAR, V. T.; SERRA, B.; PIACENTINI, T.. Leitora Critica da FNLIJ. 1997. International Board on Books for Youg People.

CAGNETI, S. S.. Membro votante Seleção Anual do Prêmio FNLIJ 1993 - 2000. 1993. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Secção Brasileira do IBBY.

Orientou

Luciane Piai

O Silêncio grita, a mão negra acena e a invisibilidade persiste; 2014; Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville, FAPE-UNIVILLE; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Silvio Leandro da Silva

Literatura mneumônica: o eu memorístico de Bartolomeu Campos de Queirós e as reminiscências do leitor; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE, FAPE-UNIVILLE; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Maria Lucia Rodrigues

A narrativa visual em livros no Brasil: histórico e leituras analíticas; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE, ; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Alcione Pauli

Era uma vez; ; ; o poder da floresta e a sabedoria das águas num lugar não muito distante; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville, FAPE-UNIVILLE; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Andréa de Oliveira

Cá e lá histórias há: mitos e símbolos nas lendas de São Francisco do Sul e Ilha da Madeira; 2010; Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville, FAPE-UNIVILLE; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Sonia Regina Reis Pegoretti

A obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira nas escolas; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville, ; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Taiana Haelsner

Vozes do passado, saberes no presente: heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras: a experiência dos idosos da Casa Sant'Ana - Blumenau/SC; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE, ; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Elisabete Duarte Borges Paixão

Os cursos de educação de jovens e adultos: espaço de significação para a mulher joinvillense; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Alfredo Leonardo Penz

A aprendizagem de uma língua estrangeira através de projetos de teatrização: um estudo de caso; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Kàtia Zimer Dal-Ri

A concepção de leitura dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Joinville: reflexões sobre o seu cotidiano de leitor; 2002; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Maria das Graças Luchi Boos

Fiando fios e desafioos : jornada reflexiva de uma mulher, professora; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Patrícia Costâncio Werner

A leitura e os leitores na escola: um olhar sobre a leioturização na formação continuada de seus sujeitos; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

CLAUDIA PATRÍCIA PIZA VARGAS

A Importância da Literatura Infantil no Processo de Alfabetização; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp; em Currículo e Met; de Ensino) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Vera Regina Elke

Literatura Infantil: uma arte esquecida no ensino da arte; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em O Ensino da Arte Fundamentos Estéticos e Metodológ) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Terezinha da Silva

A Personificação de Animais nas obras de Lygia Bojunga Nunes; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Aurea C

R; Lima; A Recepção do texto literário como forma de apreensão plural da vida; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Iara B

V; Borges; Literatura Infanto Juvenil X Mídia Impressa; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Neusa de Lourdes Cagneti

A importância dos contos de fadas no desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Sonia Regina Victoriano Fachini

A universalidade e a atemporalidade dos textos verdadeiramente literários; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Adriana Magali Hubner

Mas, afinal, por que humor ? Como o real é trabalhado através do humor!; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Celina de Fátima Pimentel

A recepção da literatura infantil pelo aluno adulto não leiturizado; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Dione C

C; Eller; Considerações acerca da linguagem inovadora de Monteiro Lobato e geradora de pequenos leitores com consciência crítica; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Hilda Maria G

Medeiros; O nacionalismo existente na obra de Monteiro Lobato; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Maria Angélica da Silva Baruffi

A leitura com o exercício de assimilação de idéias para crianças com deficiência mental leve; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Susete Morgan

O humor na literatura infanto-juvenil, suavizando o lado menos colorido da vida; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Recepção de Texto) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Ticiane Maciel

Imagem: leitura além do texto; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Grece Rossi Dias

A contação de histórias como incentivo à leitura e produção textual; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Tiago Guszak

O uso do gênero da propaganda publicitária como incentivo à crítica e a produção criativa de textos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Cíntia de Oliveira

Ens; Fund; e Ed; Inf - Contando e encantando a infância; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Francelina Sebasttiana da Cruz Ferreira

Ens; Fund; e Ed; Inf - Contando e encantando a infância; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Miria Luckfetl

Ens; Fund; e Ed; Inf - Contando e encantando a infância; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Kátia Regina Eger Kluaberg

Ens; Fund; e Ed; Inf - Contando e encantando a infância; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Chirlene Ramos

Ens; Fund; e Ed; Inf; - Como tornar a leitura literária mais competente nas instituições de ensino; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Daniele Regina Peixe

Ens; Fund; e Ed; Inf; - Como tornar a leitura literária mais competente nas instituições de ensino; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Simone Silveira

Ens; Fund; e Ed; Inf; - Como tornar a leitura literária mais competente nas instituições de ensino; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Pedagogia; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Emaxsuel Roger Rodrigues

A palavra barro: suas formas, seus contornos, sua arte; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Departamento de Letras; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Fabiana B

Arins Resendes; Monteiro Lobato: um convite à leitura e produção textual; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Departamento de Letras; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Iane Roque Schwarzer

A musicalidade na linguagem poética; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Departamento de Letras; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Naomi Henrique Lima

A produção textual a partir de contos de mistério; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Natália Caroline Schramm

Leitura, um diálogo subjetivo; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Nívea M

O; Schmitz; Leitura: uma aprendizagem de prazer nas aulas de português; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Tayane Vieira da Silva

O sofá estampado: uma leitura musical; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Luciane Piai

As fábulas e seus revisitamentos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Marcilene Machado

Aproximação do aluno com a literatura clássica através do conto; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Fabio H

Nunes; As multifacetas da imagem a caminho do campo imaginário: possíveis leituras dos textos não-verbais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundaçâo Educacional da Regiâo de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Viviane C

Bernardes; As obras de monteiro lobato: em busca de uma leitura competente; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundaçâo Educacional da Regiâo de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Maria R

Borba; Um incentivo à leitura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundaçâo Educacional da Regiâo de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

TATIANE DE FREITAS

Leitura de Narrativas de Imagens; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Ramone Abreu Amado da Silva

A produção textual a partir de imagens mentais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Marisa Fernandes de Siqueira

Contos e imagens: a descoberta da leitura; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Michelle Guerreiro

A literatura e o pós moderno: contos de fada cada vez mais solicitados; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Daniela Cordeiro Martins

Leitura e produção textual: a chave mágica para abrir as portas da imaginação; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Leoni Possamai

Contação de histórias: a magia na sala de aula; ; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Magali Aparecida Koch

Quem conta, reconta e faz de conta; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Roseli Kruger Tromm

Música, um objeto para diversas leituras; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Eloísa dos Santos Cabral

Buscando possibilidades para o resgate do sonho e de um significado maior para a vida através dos contos de fadas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Cleber Fabiano da Silva

Poetando e despertando a emoção estética; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Claudia Regina Pereira

Despertando o encantamento: na questão poética; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Cláudia Lemos Dunzer

A importância e necessidade de adequação de para crianças e jovens; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Nadia Sturmer

Despertando para o prazer da leitura; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Marlise Kuroski

O despertar do gosto pela leitura; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Elizabeth Aparecida Leal

O desenvolvimento da capacidade criadora através da leitura de imagens; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Ellen Denise oliveira dos Santos

Maria vai com as outras?; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Maria JAnete de Aviz

História e Histórias: um indivíduo em questão; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Ivan Carlos de Mello

A imagem como facilitadora da leitura; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Jean Freitas

Cria+ativo+atividade; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Carla Sueli dos Santos

Suprindo a carência afetiva através das histórias; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Taís Marlow Armanini

Seleção de textos para crianças e jovens na sala de aula; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Crislei de Fátima Cani

Histórias que valem ouro; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Marcia Pereira de Araújo

Sensibilização para a leitura; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Maria Angélica da Silva Baruffi

A leitura do real para o imaginário; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Roselete Fagundes de Aviz

Sensibilização para a leitura; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Simone Hasselmann Gamba

Sensibilidade para a leitura: A busca pelo prazer do ato de ler; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Angelo Gamba

Sensibilização para a leitura; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Ana Paula Kinas Tavares

"Se foi viajar, por que não volta?" - A morte na Literatura Infantil Juvenil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Evandro Gruber

A Literatura nos Livros infanto-juvenis que fazem uso da Africanidade como temática; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

RODRIGO DA SILVA

A literatura infantojuvenil sob a ótica pós-moderna; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE, FAPE-UNIVILLE; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

RODRIGO DA SILVA

O mundo desencantado dos jovens e crianças; 2010; Iniciação Científica - FAPE-UNIVILLE, FAPE-UNIVILLE; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Charlotte Eloise Gonçalves Pires

A estética duvidosa da literatura infantil contemporanea; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

RODRIGO DA SILVA

O mundo desencantado dos jovens e crianças: um reflexo da pós-modernidade?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Debora Raquel Wanke

Infancia na familia e na escola: uma comparaçao entre personagens da literatura infantil; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Dilnéia Mendes

Leitura: um ato de concentração; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Debora Raquel Wanke

Personagens da Literatura Infantil: um olhar mais apurado sobre a Emília de Monteiro Lobato; 2007; Iniciação Científica - Universidade da Regiâo de Jonville, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Marcilene Machado

A Literatura Infantil Juvenil e o Programa Institucional de Literatura Infanto Juvenil como meios de integração de diversas áreas do campus; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Emaxsuel Roger Rodrigues

A crítica de livros infantis: crianças criticando livros pensados por adultos para crianças; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Adriana Mauri Correa

Pós-moderno e suas imagens no Era uma vez; ; ; : sua recepção nos espaços escolar e alternativo; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Alcione Pauli

A inserção do texto literário infanto-juvenil no meio adulto como convite à leitura; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Célia Regina F

Stoll; O livro infantil: uma forma de entretenimento para criança em espaço médico infantil; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Josiano Godoi

A leitura contrastiva como instrumento de desenvolvimento do aluno de ensino médio enquanto leitor competente; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Alcione Pauli

Iniciação de adultos com prazer a leitura através de textos literários infantis e juvenis; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Cleber Fabiano da Silva

O Despertar do Espírito Crítico e Criador nas Asas de Lobato; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville, Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Daniel Alberti

A Poesia no cotidiano Joinvillense; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Eloísa dos Santos Cabral

A poesia no cotidiano de Joinville; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville, Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Taís Marlow Armanini

Levantamento de Critérios para seleção de textos para crianças e jovens; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade da Regiâo de Jonville, Universidade da Regiâo de Jonville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Marli FátimaVick Vieira

Novas tecnologias: divulgando a cultura literária infantil e juvenil; 2006; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Áurea Cármen Rocha Lira

Em defesa da leitura competente; 2006; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Sueli de Souza Cagneti;

Produções bibliográficas

  • CAGNETI, S. S. ; TAVARES, A. P. K. . ?Se foi viajar, por que não volta??: a morte na literatura infantojuvenil. Caderno de Iniciação à Pesquisa (UNIVILLE) , v. 15, p. 149-153, 2013.

  • SILVA, R. ; CAGNETI, S. S. . A literatura infantojuvenil sob a ótica pós-moderna. Caderno de Iniciação à Pesquisa (UNIVILLE) , v. 13, p. 135-138, 2011.

  • RODRIGUES, M. L. C (Maria Lúcia Costa Rodrigues) ; CAGNETI, S. S. . A narrativa visual em livros no Brasil: uma brincadeira de gente grande. Intersecções (Jundiaí) , v. Ano 4, p. 171-184, 2011.

  • MENDES, D. ; CAGNETI, S. S. . Leitura: Um ato de concentração, um caminho para a construção da consciência crítica. Caderno de Iniciação à Pesquisa (UNIVILLE) , v. 10, p. 113-117, 2008.

  • CAGNETI, S. S. . Falar um língua... Que significa isto?. Revista de Divulgação Cultural , Blumenau, v. 81, p. 8-10, 2003.

  • CAGNETI, S. S. . A literatura infantil e a nova concepção de leitor. Revista de Dilvulgação Cultural, Blumenau - SC, v. 23, n.73-74, p. 17-19, 2001.

  • CAGNETI, S. S. . Ler: um ato ultrapassado?. Revista UNIVILLE , Joinville, v. 4, p. 60-66, 1999.

  • CAGNETI, S. S. . Lobato: o Andersen brasileiro. A Notícia Caderno Anexo, Joinville - SC, p. 1-1, 1998.

  • CAGNETI, S. S. . Perrault e os Contos da Mamãe Gansa - trezentos anos de história e histórias que permanecem. O Nicolau, Curitiba - PR, v. 60, p. 3-3, 1997.

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil: conquistas e perdas. Jornal Ô Catarina, Florianópolis - SC, v. 19, p. 11-11, 1996.

  • CAGNETI, S. S. . Multimídia, Literatura e Formação de Leitores. Jornal da Univille Órgão Informativo da Univesidade da Região de Joinville, Joinville - SC, v. 54, p. 11-11, 1995.

  • CAGNETI, S. S. . Lendo Lygia - lembrando Lobato. Revista Perspectiva, Florianópolis, p. 29-73, 1989.

  • CAGNETI, S. S. . As constantes narrativas em Cinderela e Pele de Asno. Fragmentos, Florianópolis, v. 1, p. 271-286, 1986.

  • CAGNETI, S. S. . Repensando o processo Educacional a partir da Literatura. Caderno do Ced, Florianópolis, v. 6, p. 178-183, 1985.

  • CAGNETI, S. S. ; ZIMATH, E. . Materiais para Leitura. Idéias Em Debate, Curitiba, v. 4, p. 59-65, 1985.

  • CAGNETI, S. S. ; LIRA, A. R. . Basta ler para ser leitor?. 1ª. ed. São Paulo: Paulinas, 2018. v. Único. 79p .

  • CAGNETI, S. S. ; PAULI, A. . Trilhas literárias indígenas para a sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 63p .

  • CAGNETI, S. S. ; PAULI, A. ; SILVA, C. F. . A Literatura Indígena (Coleção Livro dos Livros - Série de Resenhas do PROLIJ - v.3). 1. ed. Joinville: Editora Univille, 2014. v. 1000. 124p .

  • CAGNETI, S. S. . Leituras em Contraponto: novos jeitos de ler. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2013. v. 1000. 96p .

  • CAGNETI, S. S. ; SILVA, C. F. . Literatura infantil juvenil: diálogos Brasil - África. 1. ed. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2013. 62p .

  • CAGNETI, S. S. ; SILVA, C. F. ; PEGORETTI, S. R. R. . Literatura Africana e Afro-Brasileira (Coleção Livro do Livros: Resenhas do Prolij - V.2). 3ª. ed. Joinville: Editora Univille, 2013. v. 1230. 127p .

  • SILVA, C. F. ; PEGORETTI, S. R. R. ; CAGNETI, S. S. . Literatura africana e afro-brasileira (Coleção Livro dos Livros - Série Resenhas do Prolij v.2). 1. ed. Joinville: Univille, 2012. 111p .

  • SILVA, C. F. ; PEGORETTI, S. R. R. ; CAGNETI, S. S. . Literatura africana e afro-brasileira (Coleção Livro dos Livros - Série Resenhas do PROLIJ v. 2). 2. ed. Joinville: Univille, 2012. v. 2. 127p .

  • CAGNETI, S. S. ; SCHUROFF, A. (Org.) . Livro dos livros: resenhas do Prolij. Joinville: Univille, 2010. v. 1000. 167p.p .

  • CAGNETI, S. S. . Literatura infantil e juvenil: Uma história de tantas histórias. 1. ed. Florianópolis: Letras Brasileiras, 2009. v. 1. 48p .

  • CAGNETI, S. S. . Literatura infantil e juvenil: Suas possibilidades de leitura em sala de aula. 1. ed. Florianópolis: Letras Brasileiras, 2009. v. 1. 48p .

  • ZOTZ, W. ; CAGNETI, S. S. . Livro que te quero livre. 3. ed. Florianópolis: Letras Brasileiras, 2005. v. 1. 120p .

  • CAGNETI, S. S. ; LIMA, A. C. R. (Org.) ; BARUFFI, M. A. S. (Org.) ; LAMAS, N. C. (Org.) ; WERNER, P. C. (Org.) ; PAULI, A. (Org.) ; GARCIA, B. Z. (Org.) ; VIEIRA, G. (Org.) ; PIAI, L. (Org.) ; ROCHA, M. A. (Org.) . Sugestões de Leitura para Crianças e Jovens. 3. ed. Joinville: Editora UNIVILLE, 2003. v. 1. 23p .

  • CAGNETI, S. S. ; ZOTZ, W. . Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Nórdica, 1986. v. 13000. 108p .

  • CAGNETI, S. S. ; BENEVIDES, R. . Prefácio - O mundo de Tonico: a fotografia além das câmeras. In: Rafael Benevides. (Org.). O mundo de Tonico: a fotografia além das câmeras. 1ed.Balneário Camboriú: Editora Photos, 2017, v. 1, p. 9-11.

  • CAGNETI, S. S. ; SILVA, R. . Um lobo, nem sempre mau: A pós-modernidade e suas inversões. In: Armindo Mesquita. (Org.). A Magia do Mundo Lendário na Literatura Infantil. 1ed.Lisboa: Âncora Editora, 2012, v. , p. 27-33.

  • CAGNETI, S. S. . A civilização contemporânea na contramão de nossos ancestrais indígenas. Itinerário da Leitura 4ª Edição Cultura Indígena, Garanhuns, p. 20 - 22, 18 out. 2018.

  • CAGNETI, S. S. . Africanidade sem equívocos. ANotícia, Joinville, 15 abr. 2012.

  • CAGNETI, S. S. . O Brasil e seus brasileiros. Machina Mundi, Lisboa - Portugal, p. 51 - 57, 03 abr. 2012.

  • CAGNETI, S. S. . Lobato: o Andersen Brasileiro. A Notícia, Joinville, p. c1 - c1, 18 abr. 1998.

  • CAGNETI, S. S. . Inventor da Infância. A Notícia, Joinville, p. c1 - c1, 02 abr. 1998.

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil: conquistas e perdas. Ô Catarina, Florianópolis, , v. 19, p. 11 - 11, 09 out. 1996.

  • CAGNETI, S. S. . Monólogo convida o leitor ao prazer da leitura e da escrita. A Notícia, Joinville, p. c1 - c1, 10 abr. 1994.

  • CAGNETI, S. S. . A obra de Monteiro Lobato na história do leitor brasileiro. A Notícia, Joinville, p. c1 - c1, 12 abr. 1992.

  • CAGNETI, S. S. . Contar histórias- um história com final feliz?. Integral, Curitiba, p. 02 - 02, 01 jul. 1991.

  • CAGNETI, S. S. . O homem humano, humano em cada linha. O Estado, Florianópolis, 26 jun. 1984.

  • CAGNETI, S. S. . Perrault e os Contos da Mamãe Gansa. O Nicolau, Curitiba, , v. 60, p. 03 - 03.

  • CAGNETI, S. S. . Multimídias, Literatura e Formação de Leitores. Jornal da Univille, Joinville, , v. 54, p. 11 - 11.

  • CAGNETI, S. S. ; CAGNETI, G. S. . Ibridità e humour nei libri per bambini e ragazzi. In: II Convegno Internacionale de Lucca ? Collodi, 2015, Lucca. L?Umorismo in prospettiva interculturale ? Immagini, Aspetti e Linguagi, 2009. p. 228-235.

  • SILVA, S. L. ; CAGNETI, S. S. . Do lamento ao pertencimento: concepções culturais e informativas sobre livros afrodescendentes. In: VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira, 2012, Joinville. Anais do VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira. Joinville, 2012. v. 1. p. 23-29.

  • TAVARES, A. P. K. ; CAGNETI, S. S. . A morte para a criança: análise comparativa de obras literárias. In: VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira, 2012, Joinville. Anais do VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira. Joinville, 2012. v. 1. p. 53-61.

  • FERNANDES, R. P. ; CAGNETI, S. S. . O bem mais precioso terra: Reconto Da Etiópia. In: VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira, 2012, Joinville. Anais do VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira. Joinville, 2012. v. 1. p. 78-85.

  • PIAI, L. ; CAGNETI, S. S. . Nastácia na obra lobateana: preconceito e/ou deferência?. In: VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira, 2012, Joinville. Anais do VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira. Joinville, 2012. v. 1. p. 86-95.

  • SILVA, Amanda C. da ; CAGNETI, S. S. . Análise de obras de Literatura Infantil Juvenil com a temática afro. In: VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira, 2012, Joinville. Anais do VII Abril Mundo 2012: A Literatura Africana e Afro-Brasileira. Joinville, 2012. v. 1. p. 38-42.

  • PEGORETTI, S. R. R. ; PAULI, A. ; SCHUROFF, A. ; CAGNETI, S. S. . Cultura Indigenista e Africanidades: Elementos Presentes na Literatura Brasileira. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011.

  • SILVA, S. L. ; RODRIGUES, M. L. C (Maria Lúcia Costa Rodrigues) ; CAGNETI, S. S. . Construções Literárias acerca da Narrativa Memorística: Um cruzamento entre a escrita verbal e visual na obra Apenas Um Curumim. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011.

  • CAGNETI, S. S. . Pinnochio and Emilia: The meting. In: International Conference on Storyteling, 2008, New Delhi. Writer and Illustrator - Quarterly journal of the association of writers and illustrators for children. New Delhi: Association of writers and Illustrators for children, 2008. v. 27. p. 174-175.

  • CAGNETI, S. S. . Emilia e Pinóquio: de bonecos falantes a seres conscientes. In: Seminário estadual Arte na Educação, 2007, Blumenau. Múltiplas Proposições para a Educação em Arte, 2007. p. 62-66.

  • CAGNETI, S. S. ; SILVA, C. F. . Era uma vez uma bonequinha de pano X C'era una volta un pezzo di legno. In: Crianças e livros: a leitura na escola, 2006, Presidente Prudente. Crianças e livros: a leitura na escola. Presidente Prudente: CELLIJ, 2006. p. 286-291.

  • CAGNETI, S. S. ; LIMA, A. C. R. . Em defesa da leitura competente. In: Crianças e livros: a leitura na escola, 2006, Presidente Prudente. Crianças e livros: a leitura na escola. Presidente Prudente: CELLIJ, 2006. p. 269-272.

  • CAGNETI, S. S. ; PIAI, L. . As fábulas e seus revisitamentos. In: Crianças e livros: a leitura na escola, 2006, Presidente Prudente. Crianças e livros: a leitura na escola. Presidente Prudente: CELLIJ, 2006. p. 189-194.

  • CAGNETI, S. S. . Personagens Clássicos E Escola: Novas Possibilidades De Leitura. In: Simpósio Brasil 500 anos de Descobertas Literárias, 2004, Brasília. Mini conferência, 2004.

  • CAGNETI, S. S. . Lendo e Criando Imagens. In: II Congresso Nacional de Reorientação Curricular, 2000, Blumenau. Anais do II Congresso Nacional de Reorientação Curricular. Blumenau: Prefeitura Municipal de Blumenau e FURB, 2000. v. 1. p. 64-66.

  • CAGNETI, S. S. . Os Clássicos Infantis e seus Revisitamentos nas Produções Contemporâneas: Possibilidades de Leitura. In: I Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil -, 1998, Campinas. I Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil -, 1998.

  • TAVARES, A. P. K. ; CAGNETI, S. S. . 'Se foi viajar, por que não volta?' - A morte na Literatura Infantil Juvenil. In: 16º Encontro do PROLER, 3º Seminário de Práticas Leitoras, 3º Seminário de Pesquisa em Linguagens, Leitura e Cultura, 2012, Joinville. Anais de resumo do 16º Encontro do PROLER; 3º Seminário de Práticas Leitoras [...]; 3º Seminário de Pesquisas em Linguagens, Leituras e Cultura, 2012. p. 6-7.

  • FERNANDES, R. P. ; CAGNETI, S. S. . A Literatura Infantil Juvenil e a Estética da Recepção. In: 16º Encontro do PROLER, 3º Seminário de Práticas Leitoras, 3º Seminário de Pesquisa em Linguagens, Leitura e Cultura, 2012, Joinville. Anais de resumo do 16º Encontro do PROLER; 3º Seminário de Práticas Leitoras [...]; 3º Seminário de Pesquisas em Linguagens, Leituras e Cultura, 2012. v. 1. p. 10-11.

  • SPITZNER, A. O. ; CAGNETI, S. S. . Aplicação didática de histórias em quadrinhos no ensino médio. In: 13º PROLER de Joinville, 2009, Joinville. Anais de resumo. Joinville: Editora da UNIVILLE, 2009. p. 11-11.

  • Oliveira, Andrea de ; CAGNETI, S. S. ; Paolinelli, L. M. A. . LITERATURA DE TRADIÇÃO ORAL: O CONTO POPULAR, SEUS MITOS E SÍMBOLOS. In: 13o PROLER, 2009, Joinville. Anais de Resumo. Joinville: editora da UNIVILLE, 2009. p. 12-12.

  • CAGNETI, S. S. . Vítor versus Dalva: uma questão de escolha ou de oportunidade?. In: III Congresso Nacional de Reorientação Curricular, 2002, Blumenau. Temporalidades Humanas e Currículo. Blumenau: Edifurb, 2002. v. único. p. 206-209.

  • CAGNETI, S. S. ; LAMAS, N. C. . Lo posmoderno y sus imágenes en el había una vez.. In: 27º Congreso iBbY- International Board on Books for Young People, 2000, Cartagena de Indias. Memorias El Nuevo Mundo para un mundo nuevo. Bogotá: Fundalectura, 2000. v. 01. p. 257-257.

  • Sueli ; CAGNETI, S. S. . A Literatura Infantojuvenil e o perfil do novo leitor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . BASTA LER PARA SER LEITOR?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura e Direitos Humanos: Interfaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAGNETI, S. S. . Das ilustrações repetidoras de texto às narrativas visuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Formação de Mediadores de Leitura para Jovens e Adultos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, M. Z. da ; KAERCHER, G. ; CAGNETI, S. S. . Mesa-redonda "A temática étnico-racial na Literatura infantil e juvenil: Pesquisa". 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, S. L. ; RODRIGUES, M. L. C (Maria Lúcia Costa Rodrigues) ; CAGNETI, S. S. . A Narrativa Visual em Livros: Reflexões de Leitura a Partir da Obra O vento de Rui de Oliveira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. ; SCHUROFF, A. ; PAULI, A. ; PEGORETTI, S. R. R. . Uma receita, uma fotografia, um livro, uma gata e um certo João... Uma leitura da literatura infantil na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORETTI, S. R. R. ; PAULI, A. ; CAGNETI, S. S. ; SCHUROFF, A. . Cultura Indigenista e Africanidades: Elementos Presentes na Literatura Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. . Construções Literárias acerca da Narrativa Memorística: Um cruzamento entre a escrita verbal e visual na obra Apenas Um Curumim. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAULI, A. ; SCHUROFF, A. ; SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . The journey of the ugly ducking in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. ; SILVA, C. F. ; SCHUROFF, A. . Literatura Infanto-Juvenil no Brasil e no Irã. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. . The Brazilian Worldless books in discussion. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Pinocchio and Emilia: the meeting. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura infantil: a formação do leitor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Formação do Professor Leitor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil e a formação do leitor competente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . A importância da leitura no processo de alfabetização. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Personagens Clássicos e Escolas: novas possibilidades de leitura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. ; LAMAS, N. C. . O Pós-moderno e suas imagens no era uma vez. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. . A Literatura Infantil e a Nova Concepção de Leitor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . O Processo de Produção do Conhecimento no Ato Linguístico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Personagens clássicos e escola: novas possibilidades de leitura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAGNETI, S. S. ; LAMAS, N. C. . Pós-Moderno e suas imagens no era uma vez.... 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. ; LAMAS, N. C. . Pós-Moderno e suas Imagens no era uma vez.... 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. . Leitura e desenho na infância e adolescência. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil: proposta para um novo leitor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Os Clássicos Infantis e seus Revisitamentos nas Produções Contemporâneas: possibilidades de leitura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. . O Desenboloramento dos Personagens Clássicos Infantis: uma sugestão lobateana. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil e o Ensino. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Leitura de Mundo: uma visão interdisciplinar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . A Leitura, Literatura e Cotidiano. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Por que contar/ ler histórias. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Sensibilização para a leitura. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Leitura e Cotidiano. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAGNETI, S. S. . Leitura, Literatura Infantil e Cotidiano. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAGNETI, S. S. . O livro do pé. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . A máquina do poeta. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Aqualtune e as histórias da África. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . A sala de aula e outros contos. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Os orixás e a natureza. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Ave viola: cordel da viola caipira. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O sonho de Vitório. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O reino adormecido: peça em três atos. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . De onde nascem as histórias: uma lenda do povo zulu. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . A pedra na praça e outras histórias de Liev Tolstoi. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Luz do sol, luz da lua 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Da África para o Brasil 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Uólace e João Victor: Paralelismos Invisíveis 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Aconselhamentos selecionados afro-brasileiramente 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Reconhecendo a própria realeza: um passo para o encontro com nossas raízes 2012 (Resenha).

  • RODRIGUES, M. L. C (Maria Lúcia Costa Rodrigues) ; CAGNETI, S. S. . Beber da fonte antiga para matar a sede de agora 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Um espaço na Literatura Infantil Juvenil para as questões afro: um caminho que promete 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Antes da chuva. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Branquinho, o dognauta. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Castelos, princesas e babás. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . A dona da festa. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . O menino que perguntava. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Papai é meu!. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Sapo Ivan e Ananias. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Sapo Ivan e o sol. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Sapo Ivan e Olavo. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . O sapo que queria beber leite!. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . A menina Inezita Barroso. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Do alto do meu chapéu. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Uma pátria que eu tenho. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Moçambique. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012 (Resenha do FNLIJ's selection [for the] 49th Bologna Children's Book Fair, 2012).

  • CAGNETI, S. S. . Do terreiro do candomblé à igreja católica: um compadrio baiano 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, G. S. ; CAGNETI, S. S. . Relendo 1926 2012 (Resenha).

  • RODRIGUES, M. L. C (Maria Lúcia Costa Rodrigues) ; CAGNETI, S. S. . Dizem que os mais fortes constroem a História 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Do aconchego da mãe aos caminhos da fantasia 2012 (Resenha).

  • TAVARES, A. P. K. ; CAGNETI, S. S. . Apenas um caminho 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O Universo? O que é? A quem pertence? 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . ÇUNARÝA ? saudades da infância 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . Kuarup para Orlando Villas Bôas 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . Shabono: a circularidade da vida 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . Caminhos, trilhas e fendas de nossa História 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . Kawã: de curumim à miraxawa 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O faz de conta: um jogo de esconde e acha 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Antes do depois. São Paulo: Associação de Leitura do Brasil; Moderna e FNLIJ, 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . Mistérios, magias e paradoxos do amor 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Nem tudo passa sobre a Terra 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Amor e morte: o mito do beija-flor 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O olho cor de saudade 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . Os rituais do Sol e da Lua, senhores do céu e do tempo 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Quando 'Solta o sabiá' é muito mais do que soltar o sabiá 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . Olímpo Amazônico: deuses, visagens e pajelança 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Corpo cores amor 2012 (Resenha).

  • SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . História de ficar panema 2012 (Resenha).

  • LIMA, A. C. R. ; CAGNETI, S. S. . Descortinando o aqui 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Os segredos e os feitos de Awyató-pót, o escolhido 2012 (Resenha).

  • LIMA, A. C. R. ; CAGNETI, S. S. . Saber enxergar 2012 (Resenha).

  • LIMA, A. C. R. ; CAGNETI, S. S. . Pesadelo à vista! 2012 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O indígena brasileiro: um contador de histórias por natureza. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAGNETI, S. S. . Prefácio. Joinville, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAGNETI, S. S. . Prefácio dos Anais do VII Abril Mundo 2012, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAGNETI, S. S. . Sortes mudam destino 2011 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Chãonhe-ser-me 2011 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Fuga, criação e gingado, transformados em folguedo 2011 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Fuzarca é farra! Fuzarca é alegria! Fuzarga é poesia! (p. 9) 2011 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O bem mais precioso 2011 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Amansando medos, adormecendo gigantes 2011 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. ; SILVA, Amanda C. da . Oxumarê, o Arco-Íris 2011 (Resenha).

  • SILVA, Amanda C. da ; CAGNETI, S. S. . Magueira que floresce ideia que acontece 2011 (Resenha).

  • SILVA, Amanda C. da ; CAGNETI, S. S. . Chuva de flores - e de histórias 2011 (Resenha).

  • SILVA, Amanda C. da ; CAGNETI, S. S. . Ifá, o Adivinho 2011 (Resenha).

  • PAULI, A. ; SILVA, C. F. ; CAGNETI, S. S. . Pinóquio e Emilia: A "evolução gental" de dois bonecos. Funchal: O Liberal, 2009 (Atas de congresso).

  • HEINZ, D.P. ; CAGNETI, S. S. . A carta em "A bolsa amarela": a interação da criança com a literatura. Joinville: UNIVILLE, 2009 (Artigo científico).

  • FARIA, L. M. C. ; CAGNETI, S. S. . Reflexão sobre a obra de Monteiro Lobato: um fator de influência para o prazer da leitura. Joinville: UNIVILLE, 2009 (Artigo Científico).

  • Jura Arruda ; CAGNETI, S. S. . Fritz um sapo na terra do príncipe. Joinville, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAGNETI, S. S. . Longe como o meu querer 2000 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infanto-Juvenil Fala de Gente Grande. Joinville: Informativo da Univille, 1999 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . De como Emília, marquesa de Rabicó, e o Visconde de Sabugosa escrevem as memórias de José Bento Monteiro Lobato.. Campinas: Leitura: Teoria e Prática- Revista Semestral da Associação de Leitura do Brasil., 1998 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil: Pra que serve?. Joinville: Informativo da Univille, 1998 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Visitando autores portugueses. Joinville: Capitu Traiu - Revista Literária do Curso De Letras da Univille, 1997 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Leitura e Produção de Texto. Florianópolis: Secretaria da Educação, Cultura e Desporto do Estado de Santa Catarina, 1993 (Documento Metodológico).

  • CAGNETI, S. S. . Zotz volta a escrever. Joinville: Jornal A Notícia, 1993 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Televisão seus mitos e desdobramentos. Joinville: Jornal A Notícia, 1993 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . A Libertação pelo imaginário. Joiville: Jornal A Notícia, 1992 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O que é Literatura Infantil?. Florianópolis: Cadernos do Ced, 1987 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . A Criança e o Livro. Florianópolis: Perspectiva ; Revista do Centro de Ciência da Educação/ UFSC, 1986 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . O novo movimento dos personagens nos textos infanto juvenis - uma característica da evolução do gênero.. Florianópolis: Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, 1986 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . A Arte de fazer artes- como escrever histórias para crianças e adolescentes. Florianópolis: Perspectiva- Revista do Centro de Educação/ UFSC, 1986 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Monteiro Lobato- a modernidade do contra. Florianóplolis: Jornal de Santa Catarina, 1986 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil levada a sério. Florianópolis: Jornal de Santa Catarina, 1986 (Resenha).

  • CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil brasileira: história e histórias. Florianópolis: Cadernos do CED/ UFSC, 1985 (Resenha).

Outras produções

CAGNETI, S. S. . Projeto estimular - leitura e literatura. 2020.

CAGNETI, S. S. . Curso de Literatura Infantojuvenil - Literatura infantil e juvenil e o novo perfil do leitor. 2015.

CAGNETI, S. S. . Avaliação do artigo 'O HUMOR na LITERATURA INFANTIL: um estudo sobre leitura e apropriação dos recursos humorísticos por crianças dos anos iniciais'. 2012.

CAGNETI, S. S. . Consultoria à Perspectiva (Revista do Centro e Ciências da Educação da UFSC). 2012.

CAGNETI, S. S. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UNESC 2012. 2012.

CAGNETI, S. S. . Projeto de pesquisa da UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville. 2004.

CAGNETI, S. S. . Língua Nacional com Enfoque na Literatura. 1997.

CAGNETI, S. S. . Proposta Curricular de Santa Catarina / Literatura. 1997.

CAGNETI, S. S. . Leitura e Literatura Infantil -. 1996.

CAGNETI, S. S. . Leitura e Literatura Infantil. 1996.

CAGNETI, S. S. . Língua Nacional com Enfoque em Literatura. 1996.

CAGNETI, S. S. . Participação em Conselho - Votante por Santa Catarina do prêmio concedido pela FNLIJ. 2008.

CAGNETI, S. S. . Os 30 melhores livros infantis do ano. 2007.

CAGNETI, S. S. . Participação em Conselho - Votante por Santa Catarina do prêmio concedido pela FNLIJ. 2006.

CAGNETI, S. S. . Participação em Conselho - Membro da Comissão de Análise de projetos - CAP. 2006.

CAGNETI, S. S. ; VEGINI, V. . Verificação do Funcionamento do Curso de Letras. 1997.

CAGNETI, S. S. ; GEHLEN, J. ; MALSCHITZKY, D. . Jornal Ligação Joinville. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAGNETI, S. S. . Entre Emília, Pinochio e contos de fadas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PORTO, P. ; CAGNETI, S. S. . Entrevista para o Programa Bala, baleiro!. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAGNETI, S. S. ; KAERCHER, G. ; CUNHA, M. Z. . A temática étnico-racial na Literatura infantil e juvenil: Pesquisa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAGNETI, S. S. . VII Colóquio sobre ensino de Arte: Ensino da arte e práticas educativas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAGNETI, S. S. . VIII Colóquio Sobre Ensino de Arte: Ensino da arte e práticas educativas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAGNETI, S. S. . 5º Seminário de Literatura infantil e juvenil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAGNETI, S. S. . Dia Nacional do Livro Infantil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAGNETI, S. S. . Monteiro Lobato e o PROLIJ - Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VIEIRA, G. ; CAGNETI, S. S. . Buscando soluções com Kennedy Nunes. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAGNETI, S. S. . Basta ler para ser leitor?. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Capacitação sobre literatura infantil/juvenil e o novo perfil do leitor.. 2020. .

CAGNETI, S. S. . A leitura do literário e a descoberta do nosso estar no mundo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . II Jornada Regional da Educação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Narrativa Visual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Em busca do leitor literário. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil Juvenil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil Juvenil: a formação do leitor literário. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . O Livro na Firmação de Leitores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Literatura - patrimônio cultural da humanidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Curadoria de bibliografia literaria. 2010. (Seleção de livros).

CAGNETI, S. S. . Teatro Infantil Contemporâneo. 2007. (Mesa Redonda).

CAGNETI, S. S. . Prêmio Vivaleitura. 2007. (Avaliador).

CAGNETI, S. S. . Membro da Comissão do curso de Mestrado. 2007. (Comissão).

CAGNETI, S. S. . Literatura Infanto-juvenil e suas possibilidades de Leitura em sala de aula.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Literatura Infanto-juvenil e suas possibilidades de Leitura em sala de aula.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Literatura Infanto-juvenil e suas possibilidades de Leitura em sala de aula.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Avaliador de Pesquisa da UNIVILLE. 2006. (Avaliador).

CAGNETI, S. S. . Seleção de livros infantis de todos os tempos. 2006. (Seleção de livros).

CAGNETI, S. S. . Contos de Fadas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Licença Saramago. O Que Farei (Em Aula) Com Este Livro?. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Monteiro Lobato: um divisor de águas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Produzindo textos a partir da leitura e a exploração de diferentes linguagens. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Monteiro Lobato: um divisor de águas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Curso de Capacitação para Professores de Séries Iniciais e 5ª a 8ª Série/EJA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Iniciativas no ensino e pesquisa da LIJ. 2004. (Mesa Redonda).

CAGNETI, S. S. . Leitura: uma janela para o mundo. 2004. (Mesa Redonda).

CAGNETI, S. S. . Mediação Crítica do filme Minha Vida em Cor-de-rosa. 2004. (Mesa Redonda).

CAGNETI, S. S. . Curso teórico prático de Gestalt Terapia. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . O Pós-moderno e suas imagens no era uma vez.... 2002. (Mesa Redonda).

CAGNETI, S. S. . A fruiçao do texto. 2002. (Mesa Redonda).

CAGNETI, S. S. . Curso de capacitação para professores das casas familiares rurais e do mar. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAGNETI, S. S. . Leitura, Literatua e Cotidiano. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil: possibilidades de leitura e criação. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Leitura, Literatura e Cotidiano. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . O livro livre. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Leitura e Literatua. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Curso de Capacitação para Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundmental. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGNETI, S. S. . Literatura Infantil. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Estudo da Africanidade e seus Equívocos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Sueli de Souza Cagneti - Coordenador., Financiador(es): Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2011

    O mundo desencantado dos jovens e crianças: um reflexo da pós-modernidade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sueli de Souza Cagneti - Coordenador / WESTPHAL, E. R. (Euler Renato Westphal) - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 1997 - 1999

    Levantamento de Critérios para Seleção de Textos para Crianças e Jovens, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (3) . , Integrantes: Sueli de Souza Cagneti - Coordenador.

  • 1996 - 1997

    Sensibilização para a Leitura, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sueli de Souza Cagneti - Coordenador.

Prêmios

2019

Fada Madrinha da Biblioteca Infantil do Cei Luiza Maria Veiga., Centro de Educação Infantil Luiza Maria Veiga..

2013

Menção Honrosa - Sócio Correspondente da instituição., Academia de Letras de Balneário Camboriú.

1989

Selo Sala de Leitura, FAE ( Fundação de Assistência ao Estudante).

1986

Prêmio APCA/ Melhor ensaio - Setor de Literatura Infantil e Juvenil, APCA ( Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2014

Universidade da Região de Joinville

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora do Mestrado em "Patrimônio Cultural e Sociedade", leciona desde 2008 a disciplina "Pensamento Contemporâneo", em 2009 também "Tópicos especiais", lecionou ainda durante os anos de 2009 e 2010 "Representações Sociais" e em 2012 "Seminário II".

1988 - 2014

Universidade da Região de Joinville

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora dos cursos de Letras e Pedagogia, com as disciplinas "Literatura Infantil Juvenil", "Práticas de leitura e escrita" e "Intertextualidades literárias".

1997 - 2014

Universidade da Região de Joinville (SC) - UNIVILLE

Vínculo: Professora Efetiva, Enquadramento Funcional: Professora Titular

2018 - Atual

Fundação Educacional da Região de Joinville

Vínculo: Profissional Sênior, Enquadramento Funcional: Profissional Sênior

1998 - 1998

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço

Outras informações:
Vínculo durante o período de realização do curso.

Atividades

  • 11/2000 - 11/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Pós Graduação, Pós Graduação.,Atividade realizada, Literatura Infantil e Alfabetização.

  • 03/1999 - 11/1999

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil e Juvenil, leitura e escola: possibilidades de parceria

  • 08/1998 - 11/1998

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil - juvenil, leitura e escola: possibilidades de parceria

1999 - 2000

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 0

Outras informações:
Prestação de serviço temporário

Atividades

  • 12/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Pós Graduação, Setor de Pós Graduação.,Atividade realizada, Conteúdo e Metodologia da Alfabetização e da Língua Portuguesa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

  • 05/2000 - 05/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Pós Graduação, Setor de Pós Graduação.,Atividade realizada, Conteúdo e Metodologia da Alfabetização e da Língua Portuguesa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

  • 04/1999 - 04/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Pós Graduação, Setor de Pós Graduação.,Atividade realizada, Conteúdo e Metodologia da Alfabetização e da Língua Portuguesa na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

1993 - 1995

Fundaçâo Educacinal da Região de Jaraguá

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1993 - 07/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Teoria Literária

  • 03/1993 - 07/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil

  • 02/1994 - 02/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Pós Graduação, Setor de Pós Graduação.,Atividade realizada, Literatua Infantil.

2006 - 2008

Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura - Joinville

Vínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Análise de Projetos-CAP

2001 - 2001

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
participou na condição de docente, do curso de Pós-Graduação - Nível de Especialização em Alfabetização, tendo sido responsável pela disciplina de Literatura Infantil e Alfabetização, com carga horária de 45 horas/aula.

Atividades

  • 01/2001 - 12/2001

    Ensino, Especialização Em Alfabetização, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil e Alfabetização

2007 - Atual

Universidade da Madeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro conselho

2009 - Atual

Universidade de Lisboa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Investigador