Kátia da Silva Telles

Possui graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1989), graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1990) e Mestrado em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Atualmente é Psicóloga na Prefeitura Municipal de Rio Grande, lotada na Secretaria Municipal de Saúde, atuando na equipe multiprofissional urbano 2 (Estratégia Saúde da Família - ESF). Também atua como Professora do Governo Estadual do Rio Grande do Sul com a disciplina de Psicologia da Educação. Também atua como Preceptora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande
Título: REPRESENTAÇÕES DE ADOLESCENTES ACERCA DE SEXUALIDADE, GÊNERO E AS IMPLICAÇÕES NA PROMOÇÃO DE SAÚDE
, Ano de Obtenção: 2007.Dr. Vera Lucia de Oliveira Gomes.Palavras-chave: Adolescente; Gênero; Promoção de saúde; Sexualidade.

Especialização em Preceptoria no SUS

2017 - 2017

Hospital Sirio-Libanes
Título: A Vivência da Preceptoria sob a Ótica da Metodologia Ativa

Especialização em Educação Brasileira

1999 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Agressividade Escolar - um conceito a ser revisto
Orientador: Ivalina Porto Nicolla

Especialização em Especialização Psicologia Clínica

1991 - 1992

Universidade Católica de Pelotas
Título: Depressão Neurotica em mulheres
Orientador: Jane Flipe Souza Peixoto

Graduação em Psicologia

1986 - 1990

Universidade Católica de Pelotas

Graduação em Licenciatura Em Psicologia

1986 - 1989

Universidade Católica de Pelotas

Formação complementar

2014 - 2014

Treinam. Estrat. Modelo Transteórico de Tratamento de Dependentes Químicos. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação em Urgências Psiquiátricas. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande, SMS RIO GRANDE, Brasil.

2012 - 2012

Jornada de Formação Pedagógica 2012. (Carga horária: 24h). , 18º Coordenadoria Regional de Educação, 18º CRE, Brasil.

2011 - 2011

Gerenciamento de Casos e Reinserção de Usuários de Crack e outras Drogas. (Carga horária: 60h). , Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Júnior/Ebserh, HU-FURG/Ebserh, Brasil.

Organização de eventos

TELLES, Katia da Silva . III Módulo do Curso Dependência Química - Lidando com essa Realidade. 2013. (Outro).

TELLES, Katia da Silva . Ciclo de Cursos do CAPs AD: Dependência Química - Lidando com essa Realidade. 2012. (Outro).

TELLES, Katia da Silva . Projeto DST em Tempo de AIDS. 2002. (Outro).

Participação em eventos

Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Desafios e perspectivas na garantia dos Direitos. 2022. (Seminário).

I Conferência Regional Sul de Políticas Públicas sobre Drogas. 2016. (Outra).

II Encontro Científico da Estratégia de Saúde da Família. 2015. (Outra).

III Módulo do Curso Dependência Química - Lidando com essa Realidade. 2013. (Outra).

Simpósio Crack: O que sabemos?. 2013. (Simpósio).

Dia Internacional de Combate às Drogas. 2012. (Outra).

III Seminário de Atenção às Urgências. 2012. (Seminário).

Projeto Da Escola Estadual de ensino Fundamental Coronel Juvêncio Lemos, dedicado ao Dia das Mães.Relação dos Pais e Filhos na Adolescência. 2009. (Encontro).

Disciplina Enfermagem, Gênero e Sociedade, do Programa de Pós-graduação em Enfermage - Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal De Rio Grande.|Vertente Psicanalítica e a Construção de Gênero. 2008. (Outra).

Disciplina Pesquisa e Atividades Complementares do Curso de Psicologia da Faculdade Atlântico Sul.Pesquisa e Representação Social. 2008. (Encontro).

Dsciplina Educação em Saúde, da Universisade Federal de Rio Grande.Preconceito e a Educação em Saúde. 2008. (Encontro).

III SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCUTINDA PRÁTICAS EDUCATIVAS.Adolescentes e sua representações acerca de sexualidade e gênero. 2007. (Seminário).

III SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2007. (Congresso).

Oficina de Sensibilização Sobre Educação em Saúde.Educação em Saúde. 2007. (Oficina).

III Edição do Fórum Mundial de Educação - A EDUCAÇÃO PARA UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL.III Edição do Fórum Mundial de Educação - A EDUCAÇÃO PARA UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL. 2004. (Outra).

II Fórum de DSTs em Tempo de AIDS.II Fórum de DSTs em Tempo de AIDS. 2003. (Outra).

Mitos e verdades sobre drogas.Mitos e verdades sobre drogas. 2003. (Outra).

Curso para formação de Multiplicadores para Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.Curso para formação de Multiplicadores para Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2002. (Outra).

Reflexões sobre a Prática Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamenta.Reflexões sobre a Prática Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2002. (Seminário).

Fórum Mundial da Educação - A Educação no mundo globalizado.Fórum Mundial da Educação - A Educação no mundo globalizado. 2001. (Outra).

VII Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - Utopia e Democracia 'Os inéditos Viáveis na Educação Cidadã'.VII Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - Utopia e Democracia 'Os inéditos Viáveis na Educação Cidadã'. 2000. (Seminário).

Curso de Psicopatologia.Curso de Psicopatologia. 1998. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento em Psicológo em Centro de Habilitação de Condutores.Curso de Aperfeiçoamento em Psicológo em Centro de Habilitação de Condutores. 1997. (Outra).

Psicoterapia Focal I.Psicoterapia Focal I. 1996. (Outra).

Encontro de Estudos sobre Educação Especial.Encontro de Estudos sobre Educação Especial. 1995. (Encontro).

Oficina Paternidade Consciente.Oficina Paternidade Consciente. 1995. (Oficina).

Seminário de Metodologia Emancipatória.Seminário de Metodologia Emancipatória. 1995. (Outra).

I Curso Riograndino de Sexualidade Humana.I Curso Riograndino de Sexualidade Humana. 1994. (Outra).

Curso de Chefia, Liderança e Relações Humanas.Curso de Chefia, Liderança e Relações Humanas. 1993. (Outra).

XVI Congresso Nacional das APAEs. XVI Congresso Nacional das APAEs. 1993. (Congresso).

Vº Seminário Estadual de Atualização de Recursos Humanos para o Atendimento de Pessoas Portaoras de Deficiência; XIª Jornada Sul-Riograndense de Profissionais em Áudio-Comunicação e IIº Encontro Sul-Riograndense de Profissionais na Área da Deficiência Fís.Terapia Ocupacional. 1992. (Outra).

Curso de Chefia e Liderança.Curso de Chefia e Liderança. 1990. (Outra).

Curso de Higiene e Segurança.Curso de Higiene e Segurança. 1990. (Outra).

Curso de Relações Humanas no Trabalho.Curso de Relações Humanas no Trabalho. 1990. (Outra).

V Encontro Regional de Recursos Humanos e XIII Encontro Regional de Psicologia Organizacional.V Encontro Regional de Recursos Humanos e XIII Encontro Regional de Psicologia Organizacional. 1990. (Outra).

III Encntro Paranaense de Psicologia.Análise do Comportamento e Alternativas para a Problemática do Fracasso Escolar. 1989. (Outra).

III Encontro Paranaense de Psicologia.III Encontro Paranaense de Psicologia. 1989. (Encontro).

III Encontro Paranaense de Psicologia.A Prática Terapêutica no Autismo. 1989. (Outra).

I Jornada do Curso de Psicologia.I Jornada do Curso de Psicologia. 1988. (Outra).

Psicologia da Sexualidade.Psicologia da Sexualidade. 1988. (Outra).

X Semana Acadêmica do Curso de Psicologia.X Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. 1988. (Outra).

Operação Especial 'Comunidade'.Operação Especial 'Comunidade'. 1986. (Outra).

Operação Especial: Campanha de Vacinação anti-rábica e anti-pólio.Operação Especial: Campanha de Vacinação anti-rábica e anti-pólio. 1985. (Outra).

Sub-Projeto Participação.Sub-Projeto Participação. 1985. (Outra).

Subprojeto Bem-Querer/ I Festa da Criança.Subprojeto Bem-Querer/ I Festa da Criança. 1984. (Outra).

Operação Especial Bem-Querer.Operação Especial Bem-Querer. 1983. (Outra).

Seminário de Estudos Integrados 'Desenvolvimento Comunitário'.Seminário de Estudos Integrados 'Desenvolvimento Comunitário'. 1983. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Banca Examinadora para TCC do curso de Psicologia

TELLES, Katia da Silva. Banca Examinadora para Trabalho de conclusão de Curso do Curso de Psicologia Anhanguera. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Rio Grande.

Produções bibliográficas

  • TELLES, Katia da Silva ; Gomes, Vera Lucia Oliveira . GRUPO FOCAL E DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE DE ADOLESCENTES. Escola Anna Nery , v. 12, p. 856-862, 2009.

  • TELLES, Katia da Silva . Agressividade e Escola. Revista do Curso de Especialização em Educação Brasileira, Rio Grande, , v. 2, p. 68 - 71, 10 nov. 2005.

  • TELLES, Katia da Silva ; Gomes, Vera Lucia Oliveira . Adolescente e suas representações acerca de sexualidade e gênero. In: III SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCUTINDA PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2007, Porto Alegre. SEMINÁRIO CORPO GÊNERO E SEXUALIDADE. Rio Grande: FURG, 2007.

  • TELLES, Katia da Silva . Redes de Serviços de Saúde Mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TELLES, Katia da Silva . Dependência Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TELLES, Katia da Silva . Seminário de Comemoração doa 25 anos do CENPRE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TELLES, Katia da Silva ; NUNES, E. M. G. . Alcoolismo e Doença. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TELLES, Katia da Silva . Auto-Estima e Projetos de Vida na Dependência Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TELLES, Katia da Silva . Compreendendo a Dependência Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TELLES, Katia da Silva . álcool e Drogas na Adolescência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TELLES, Katia da Silva . Relações Interpessoais para o Projeto Ametista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TELLES, Katia da Silva . A VERTENTE PSICANALÍTICA NOS ESTUDOS DE GÊNERO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TELLES, Katia da Silva . Stress no trabalho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TELLES, Katia da Silva . A dimensão ética na docência provocando a ação educativa transformadora. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TELLES, Katia da Silva . Proferiu a palestra no II Fórum de DSTs em Tempo de AIDS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • TELLES, Katia da Silva . Proferiu palestra no II Seminário 'Reflexões sobre a prática pedagógica na pré-escola e no ensino fundamental: resignificação de conceitos'sobre 'Disciplina: Construção interativa na sala de aula e na escola'. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • TELLES, Katia da Silva . Proferiu palestra para os pais de alunos da Escola Presidente Vargas sobre Desenvolvimento Infantil. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • TELLES, Katia da Silva . Paletrou na Empresa Ceval (Unidade de Rio Grande), durante o XI SIPAT sobre Fatores Emocionais nos Acidentes de Trabalho. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • TELLES, Katia da Silva . paletrou na Manah (unidade em Rio grande), duranteo SIPAT, sobre Fatores Emocionais nos Acidentes de Trabalho. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • TELLES, Katia da Silva . Proferiu palestra sobre o Treinamento com os pais do desenvolvimento global da criança e do adolescente. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • TELLES, Katia da Silva . Paletrante para o Curso de Treinamento para pessoal de creches. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande. , Rua Marechal Floriano Peixoto, Centro, 96200380 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 32374200

Experiência profissional

2017 - Atual

Prefeitura Municipal de Rio Grande

Vínculo: Preceptoria, Enquadramento Funcional: Residência Multi em Saúde da Família

2010 - Atual

Prefeitura Municipal de Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSICOLOGA - SMS, Carga horária: 40

Outras informações:
Psicóloga atuando na equipe multiprofissional Urbano 2 da Estratégia Saúde da Família (ESF).

2008 - 2011

Faculdade Anhanguera de Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

2004 - 2008

Serviço de Aprendizagem Comercial Rs

Vínculo: Contrato - Carteira de Trabalh, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 0

Atividades

  • 11/2004 - 02/2008

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Aprendizagem Comercial Rs.Serviço realizado, Responsável pelos componentes de relação Homem e Trabalho e Ética e Trabalho nos cursos de Técnico de Enfermagem e Técnico de Segurança do Trabalho.

1996 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande.Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande.Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande.Linhas de pesquisa

  • 01/1999

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação para os cursos de Pedagogia, Educação Artística, Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia, Letras, Exerceu a função de Técnica em Psicologia Escolar junto ao CAIC

  • 03/1996 - 03/1998

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I, Psicologia da Educação III, Psicologia da Educação IV, Relações Humanas, Psicologia Aplicada à Administração, Psicopatologia Infantil

1996 - 1997

Universidade da Região da Campanha Bagé

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1996

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia

1994 - 1998

Assessoria Profissional à Empresa

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1994

    Serviços técnicos especializados , Assessoria Profissional à Empresa.Serviço realizado, Psicóloga.

1992 - 1996

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1992 - 03/1996

    Serviços técnicos especializados , Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.Serviço realizado, Psicóloga.

1990 - 1990

Cooperativa Regional Triticola Serrana Ltda

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1990 - 12/1990

    Estágios , Cooperativa Regional Triticola Serrana Ltda.Estágio realizado, Estágirealizado na área de Psicologia do Trabalho, totalizando 706 (setecentas e seis) horas.

1988 - 1989

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1989 - 12/1989

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Católica de Pelotas.Linhas de pesquisa

  • 01/1989

    Estágios , Universidade Católica de Pelotas.Estágio realizado, Estágio na área de psicologia escolar, realizado em duas etapas, a primeira totalizando 60 (sessenta) horas e a segunda com 120 (cento e vinte) horas.

  • 01/1989

    Estágios , Universidade Católica de Pelotas.Estágio realizado, Estágio realizado na área de psicologia do trabalho, em duas etapas, a primeira totalziando 60 (sessenta) horas e a segunda com 180 (cento e oitenta) horas, tendo um total de 240 (duzentos e quarenta) horas.

  • 03/1988 - 12/1988

    Estágios , Universidade Católica de Pelotas.Estágio realizado, Monitoria da disciplina PSICOMOTRICIDADE II.

  • 03/1988 - 12/1988

    Estágios , Universidade Católica de Pelotas.Estágio realizado, Monitoria na disciplina de PSICOMOTRICIDADE I.

  • 01/1988

    Estágios , Universidade Católica de Pelotas.Estágio realizado, Estágio realizado na área de Psicologia clínica na Clínica Psicológica da Universidade Católica de Pelotas. Realizado em duas etapas a primeira totalizando 60 (sessenta) horas e a segunda com 120 (cento e vinte horas).

  • 01/1988

    Estágios , Universidade Católica de Pelotas.Estágio realizado, Estágio da Disciplina de Prática de Ensino em Psicologia totalizando 30(trinta) horas.

1988 - 1988

Hospital Espírita de Pelotas

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 09/1988 - 11/1988

    Estágios , Hospital Espírita de Pelotas.Estágio realizado, Estágio realizado no Setor de Praxiterapia, totalizando 60 (sessenta) horas.

2001 - Atual

Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da disciplina de Psicologia, atualmente lotada no Instituto de Educação Estadual Juvenal Muller na disciplina de Psicologia da Educação.