Gisele Tenório de Almeida

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2007). , Possui quatro projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro de Ciências Agrárias (Departamento de Fitopatólogia), e seis publicações em Congressos.

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ENSINO DE BIOLOGIA

2017 - 2018

Faculdade Futura
Título: PERCEPÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DO 1 E 2ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DORALICE DA SILVA MOURA, RIO LARGO, MATA DO ROLO, ALAGOAS
Orientador: ANA PAULA RODRIGUES

Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade

2012 - 2014

Centro Universitário Internacional
Título: PERCEPÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DORALICE DA SILVA MOURA, RIO LARGO, MATA DO ROLO, ALAGOAS.
Orientador: Cinthia Raquel de Souza

Especialização em CIÊNCIAS AMBIENTAIS

2009 - 2010

Universidade Federal de Alagoas
Título: IAMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL NA PRAIA DO FRANCÊS- AL
Orientador: Lindemberg Medeiros Araujo

Graduação em Ciências Biológicas

2003 - 2007

Universidade Federal de Alagoas
Título: EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS E EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DE Colletotrichum musae EM FRUTOS DE BANANA NA PÓS-COLHEITA
Orientador: Arlinda Pereira Eloy
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.

Formação complementar

2006 - 2006

Técnicas Moleculares na Taxonomia de Fungos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2004 - 2004

Fundamentos da Etnobiologia. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2004 - 2004

Noções de Primeiros Socorros. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

1999 - 2001

Extensão universitária em Curso Básico de Espanhol Língua Estrangeira. (Carga horária: 315h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

FEIRA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE ALAGOAS ( FECEAL). SANEAMENTO BÁSICO E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE DA MATA DO ROLO, MUNICÍPIO DE RIO LARGO.. 2015. (Congresso).

OFICINA EXPERIMENTAL NA ÁREA DE BIOLOGIA..OFICINA EXPERIMENTAL NA ÁREA DE BIOLOGIA.. 2010. (Oficina).

PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE URBANO E SEUS REFLEXOS OS AMBIENTAIS. 2008. (Seminário).

CONGRESSO ACADÊMICO - UFAL. CONGRESSO ACADÊMICO-UFAL. 2006. (Congresso).

XXI SEMANA DE BIOLOGIA. 2006. (Simpósio).

XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPALOGIA. CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPALOGIA. 2006. (Congresso).

I SIMPOSIO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL. 2005. (Simpósio).

XX SEMANA DE BIOLOGIA. 2005. (Simpósio).

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TRANSMISSÃO DA DENGUE EM MACEIÓ - AL. 2004. (Seminário).

III ENCONTRO PERNAMBUCANO DE BIÓLOGOS. 2004. (Encontro).

XIX SEMANA DE BIOLOGIA. 2004. (Simpósio).

PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE ALAGOAS. 2003. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • Amorim, E.P.R ; SILVA, J.C ; ALMEIDA, G. T. . EFEITO DA SOLARIZAÇÃO DO SUBSTRATO DE PLANTIO SOBRE O MAL-DO-PANAMÁ EM MUDAS DE BANANEIRA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, G. T. ; ELOY, A.P. ; CALAZANS, C.L. ; GOMES, A.K.L. ; FURTADO, D.C. . EFEITO DE ÓLEO ESSENCIAL E EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DO Colletotrichum musae 2006 (Resumo publicado no Congresso Brasileiro de Fitopatologia).

  • ALMEIDA, G. T. ; FURTADO, D.C. ; GALVÂO, A.L.B. . ANTRACNOSE CAUSADA POR Colletotricum gloeosporioides EM INFLORESCÊNCIAS DE Calathea burlemax cv. Green NO BRASIL 2006 (Resumo publicado no Congresso Brasileiro de Fitopatologia).

  • GOMES, A.K.L. ; ELOY, A.P. ; ALMEIDA, G. T. ; FURTADO, D.C. ; CALAZANS, C.L. . EFEITO DE ÓLEO ESSENCIAL E EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE Aspergillus flavus "in vitro" 2006 (Resumo publicado no Congresso Brasileiro de Fitopatologia).

  • GOMES, A.K.L. ; ELOY, A.P. ; ALMEIDA, G. T. ; SILVA, J.C ; AMORIM, E. P. R. . FUNGOS ASSOCIADOS AO AMENDOIM COMERCIALIZADO EM MACEIÓ, ESTADO DE ALAGOAS 2006 (Resumo publicado no Congresso Brasileiro de Fitopatologia).

  • SILVA, J.C ; FURTADO, D.C. ; AMORIM, E. P. R. ; GALVÂO, A.L.B. ; ALMEIDA, G. T. . USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS E EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DE MURCHA EM TAPEINOCHILUS ANANASSAE CAUSADA POR FUSARIUM SEMITECTUM 2006 (Resumo publicado no Congresso Brasileiro de Fitopatologia).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2006

    EFEITO DE ÓLEO ESSENCIAL E EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DE Aspergillus flavus, Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a ultilização de óleo e extratos vegetais no controle "in vitro" de Aspergillus flavus no amendoim Foi utilizado o óleo essencial de citronela (Cymbopogon citratus), e extratos vegetais de jurubeba (Solanum paniculatum) e alho (Allium sativum). Avaliou-se ?in vitro?, o crescimento micelial do patógeno, em meio BDA, com adição do óleo de citronela e extratos de alho e jurubeba em diferentes concentrações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gisele Tenório de Almeida - Integrante / Ana Karolina Teixeira Lima Gomes - Coordenador / Daniela Cavalcante de Medeiros Furtado - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2006

    ANALISE DE FATORES QUE AFETAM A INTENSIDADE DA FUSARIOSE E ESTUDO DA VARIABILIDADE GENÉTICA DE ISOLADOS DO PATÓGENO ATRAVÉS DE SEQUENCIAMENTO DE REGIÕES DO rDNA, Descrição: Objetivando-se avaliar o efeito de materiais orgânicos no controle da murcha de Fusário da bananeira, foram testados vários substratos obtidos de processo de compostagem. As fontes de matéria orgânica utilizada foram: bagaço de cana, torta de filtro, esterco, bagaço de coco e vinhaça. Cada tratamento foi formado por uma mistura contendo 90% de solo e 10% de composto orgânico, incubado por dois dias, com teor de umidade de 50% da capacidade de campo. Os solos suplementados com os compostos foram infestados com Fusarium oxysporum f.sp. cubense (105 ufc/g de solo) e efetuado o transplantio de mudas de bananeira da cv ?Prata Anã?, suscetível ao patógeno. Os resultados dos dados de severidade da murcha-de-fusário avaliada aos 45 dias após o plantio, mostraram que as compostagens MB1(bagaço de cana + torta de filtro + esterco + fosfato de gafsa) e MB2 (bagaço de coco verde + torta de filtro + esterco + fosfato de gafsa) adicionados de vinhaça ou sulfato de potássio, reduziram significativamente a infecção pelo patógeno quando comparados à testemunha inoculada. Resultado semelhante foi obtido com substrato adicionado de esterco de gado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gisele Tenório de Almeida - Coordenador / Ana Karolina Teixeira Lima Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    EFEITO DE ÓLEO ESSENCIAL E EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DE Colletotrichun musae, Descrição: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito fungitóxico do óleo essencial e extratos vegetais como uma alternativa ao controle de Colletotrichum musae, agente causal da antracnose em frutos de banana.Foi utilizado o óleo essencial de citronela (Cymbopogon citratus), e extratos vegetais de jurubeba (Solanum paniculatum) e alho (Allium sativum). Avaliou-se ?in vitro?, o crescimento micelial do patógeno, em meio BDA, com adição do óleo de citronela e extratos de alho e jurubeba nas concentrações (0,25%, 1,75%, 3,25%, 4,75%) (1,0%, 3,0%, 5,0%, 7,0%) e (5,0%, 10%, 15%, 20%) respectivamente. Discos de micélio de 0,6cm de diâmetro foram retirados de colônias do fungo e colocados no centro de placas de Petri contendo os meios, e em seguida incubadas em estufa BOD, com fotoperíodo de 12h e temperatura de 28°C. Após seis dias de incubação foi medido o diâmetro da colônia, e quantificada a percentagem de inibição do crescimento micelial em relação à testemunha. O óleo de citronela foi o que apresentou os melhores resultados, inibindo em 100% o crescimento micelial de C. musae, mesmo na menor concentração testada (0,25%). Efeito semelhante foi observado no extrato de alho nas concentrações de 3,0; 5,0 e 7,0%. O extrato de alho na concentração de 1,0% apesar de diferir das outras concentrações ainda foi mais eficiente (88%), que o extrato jurubeba que inibiu apenas 62,3%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gisele Tenório de Almeida - Coordenador / Júlio César da Silva - Integrante / Ana Karolina Teixeira Lima Gomes - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2006

    FUNGOS ASSOCIADOS AO AMENDOIM COMERCIALIZADOS EM MACEIÓ, ESTADO DE ALAGOAS, Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de infecção dos fungos associados aos grãos de amendoim in natura procedentes de cinco pontos comerciais na cidade de Maceió - AL, em diferentes bairros (Farol, Bebedouro, Centro e Serraria).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gisele Tenório de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Endereço profissional

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANIDADE. , Campus Delza Gitaí Br 104 Norte, Km 84, Rio Largo, 57080000 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Escola Estadual Professora Doralice da Silva Moura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências e Biologia, Carga horária: 120

2008 - Atual

Colégio Cientista Isaac Newton

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências e Biologia, Carga horária: 120

2007 - 2007

Colégio Estadual Maria José Loureiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 120

2007 - 2007

Colégio Segmento

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 120

2005 - 2006

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsa de iIniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2005 - 09/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, CECA/ Laboratório de Tecnologia de Alimentos.,Linhas de pesquisa

2014 - Atual

Escola Estadual Professora Claudizete de Lima Eleutério

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.