Márcia Teixeira Nogueira

Tem Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Aperfeiçoamento em Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (1990), Especialização em Estruturas da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Mestrado em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara-SP (1999), Pós-Doutorado no Instituto de Linguística Teórica e Computacional - ILTEC, em Lisboa/PT (2011). É professora Titular aposentada da Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve atividades de pesquisa e orientação na Graduação em Letras, na Pós-Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado) e no Profletras/UFC. Lidera o Grupo de Estudos em Funcionalismo, que integra pesquisas na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase na descrição e análise da aposição, da articulação de orações e da modalização dos enunciados.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa

1996 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A aposição não-restritiva em textos do português contemporâneo escritos no Brasil
Maria Helena de Moura Neves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aposição; construção apositiva; Referenciação; Reformulação; argumentação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Lingüística do Texto. Setores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Lingüística e Ensino da Língua Portuguesa

1993 - 1996

Universidade Federal do Ceará
Título: A aposição em Língua Portuguesa,Ano de Obtenção: 1996
Francisco Tarcísio Cavalcante.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: aposto; Aposição; gramáticas tradicionais.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Estruturas da Língua Portuguesa

1990 - 1992

Universidade Estadual do Ceará
Título: O Conceito de Texto na Escola
Orientador: Maria Elias Soares

Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

1988 - 1990

Universidade Federal do Ceará
Título: Leitura: Teoria e Ensino
Orientador: Nadja Ribeiro

Graduação em Letras

1984 - 1988

Universidade Estadual do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2011

Pós-Doutorado. , Instituto de Linguística Teórica e Computacional, ILTEC, Portugal. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Gramática Funcional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

III International Postgraduate Course on FG. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista - São José do Rio Preto, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Cinema e Vídeo. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Gramática Funcional.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Lingüística do Texto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NOGUEIRA, M. T. . Participação na Comissão Científica do IV Simpósio Internacional de Linguística Funcional. 2017. (Congresso).

NOGUEIRA, M. T. ; PRATA, Nadja Paulino P. . Encontro de Estudos em Funcionalismo. 2016. (Congresso).

NOGUEIRA, M. T. . Conselho Científico do II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Simpósio Internacional de Linguística Funcional ? IV SILF.Contribuições da GDF à pesquisa linguística. 2017. (Simpósio).

VI Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP).Aposições oracionais em uso: rediscutindo fronteiras categoriais. 2017. (Simpósio).

I Seminário de Ensino de Língua Portuguesa do Oeste do Pará ? Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Letras ? Profletras.Variação linguística e ensino de língua. 2016. (Seminário).

38 th International Systemic Functional Congress. Logic-semantic relations in appositive constructions. 2011. (Congresso).

III Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa. Formação linguística e ensino do português como língua materna. 2011. (Congresso).

V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - V Eclae.Reflexões sobre o tratamento da relação Texto e gramática no ensino de língua. 2011. (Encontro).

VII Congresso Internacional da Abralin. Uma análise sobre a gramaticalização de "quem sabe". 2011. (Congresso).

VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Estudos funcionalistas em gêneros textuais e suas implicações para o ensino. 2011. (Simpósio).

XVI Congreso Internacional de la ALFAL. A modalidade na norma oral popular da cidade de Fortaleza. 2011. (Congresso).

XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste. Gramática e Discurso: descrição e análise da língua portuguesa em uso. 2010. (Congresso).

II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Gramática e Construção Discursiva: Estudos da Língua Portuguesa em Uso (Coordenadora de Simpósio). 2009. (Congresso).

IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras.Funcionalismos: Diálogos Possíveis. 2009. (Encontro).

VI Semana de Humanidades. Gramática, discurso e argumentação. 2009. (Congresso).

Congresso de Lingüística em Homenagem à Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves. Os preocessos de referenciação e junção na construção apositiva. 2008. (Congresso).

Encontro Internacional de Texto e Cultura.Mesa-redonda: A língua falada como objeto de pesquisa / Comunicação: A manifestação da modalidade no português oral culto de Fortaleza. 2008. (Encontro).

III Congresso internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento. Construção apositiva e recategorização metafórica. 2008. (Congresso).

III Encontro Lingüístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI.Variação lingüística e ensino - O lugar da prescrição no ensino de língua. 2008. (Encontro).

I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Gramática do português: teoria e uso. 2008. (Simpósio).

XXIII Encontro Nacional da Anpoll.A gramaticalização da expressão. 2008. (Encontro).

Seminário integrado de pesquisa: descrição do português na oralidade e na escrita.Diversidade formal e multiplicidade funcional das construções apositivas. 2006. (Seminário).

XXI Encontro Nacional da ANPOLL - Domínios do saber: história, instituições, práticas. A modalidade deôntica no português oral culto de Fortaleza. 2006. (Congresso).

XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. Modalidade e argumentação. 2006. (Congresso).

XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. Uma análise da modalidade deôntica no discurso oral. 2006. (Congresso).

XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. Uma análise da modalidade deôntica no discurso oral. 2006. (Congresso).

57 Reunião Anual da SBPC.Coordenadora e expositora do simpósio Gramática, Dicionário e ensino de Línguas. 2005. (Simpósio).

57 Reunião Anual da SBPC.Minicurso Gramática e Ensino. 2005. (Oficina).

XX Encontro Nacional da ANPOLL. 21 anos: retrospectiva e perspectivas..Participação, como coordenadora de programa de Pós-Graduação, do XX Encontro Nacional da ANPOLL. 21 anos: retrospectiva e perspectivas.. 2005. (Encontro).

III Semana de Letras - UFC.Coordenação da sessão: Aposição: aspectos conceituais e textual-discursivos. 2003. (Seminário).

III Semana de Letras-UFC.Coordenação da sessão de comunicações: o processo de articulação de orações segundo uma perspectiva funcionalista. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: André Silva Oliveira

PRATA, Nadja Paulino P.; BASTOS, Sandra D. G.;NOGUEIRA, M. T.. Modalidade volitiva em língua espanhola nos discursos do Papa Francisco em viagem apostólica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará - UFC.

Aluno: Larisse Carvalho de Oliveira

LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos; ORFANO, B. M.;NOGUEIRA, M. T.. A modalidade deôntica em discurso profissional na mídia televisiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marden Alyson Matos de Araújo

ARAÚJO, Aluíza Alves;NOGUEIRA, M. T.; XIMENES, E. E.. Será que a gente usa mais o nós? Uma fotografia sociolinguística do falar popular de Fortaleza-CE. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Andrea Consoelo Cunha da Silva

FERREIRA, Ediene Pena; ROCHA, Solange Helena Ximenes;NOGUEIRA, M. T.. A formação do jovem do Ensino Médio: caminhos e possibilidade do pensar autônomo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Marcela de Lima Gomes

FERREIRA, Ediene Pena;NOGUEIRA, M. T.; PAIVA, Roberto N.. As noções do termo "erro" para os estudos linguísticos e suas implicações ao ensino de língua portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Maria Eduarda dos Santos Chaibe

FERREIRA, Ediene Pena;NOGUEIRA, M. T.; PAIVA, R. N.. A variação linguística na educação contemporânea: concepções e práticas pedagógicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: LENA RAIMUNDA PAXIUBA SOARES

FERREIRA, Ediene Pena;NOGUEIRA, M. T.; PAIVA, R. N.. Ensino de português por meio de textos: implicações de uma metodologia proposta para o ensino de prática de linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em rede nacional - UFOPA) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Joelma Sá Figueiredo

FERREIRA, Ediene Pena; CRUZ, Cristina V. D.;NOGUEIRA, M. T.. Ensino de gramática: renovando as práticas escolares e inserindo o aluno em seu processo de formação. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em rede nacional - UFOPA) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Luciano Araújo Cavalcante Filho

FERREIRA, Ediene Pena; MENEZES, Léia Cruz de;NOGUEIRA, M. T.. A articulação hipotática adverbial: uma proposta funcionalista para o ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em rede nacional - UFC) - Universidade Federal do Ceará - UFC.

Aluno: Elielder de Oliveira Lima

MENEZES, Léia Cruz de; FARIAS, Otávia Marques;NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA. O trabalho com a indeterminação do referente discursivo nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental: a perspectiva funcional na prática didática. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rachel Uchôa Batista

LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos;NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA; MEDEIROS, Valéria da S.. A modalidade deôntica como expressão dos valores vitorianos na peça Lady Windmere´s Fan. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA LOPES

NOGUEIRA, M. T.; MENEZES, Léia Cruz de; LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos. Análise funcionalista da modalidade deôntica na oluna Confronto das Ideias do jornal O Povo. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luiz Carlos Costa

NOGUEIRA, M. T.; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; SERAFIM, Mônica de Souza. Análise de questões de análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jordane Fernandes Alves

CARVALHO, H. M.; ARAÚJO, Aluíza Alves;NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA. A alternância subjuntivo/indicativo em orações independentes na fala do Cariri. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Elton Martins de Souza

SERAFIM, Mônica de Souza; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar;NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA. Abordagens de ensino de gramática em exercícios de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Emanuela Monteiro Gondim

NOGUEIRA, M. T.; PAIVA, Maria da Conceição A.; CARVALHO, Hebe Macedo de. Os advérbios em -mente no português dos séculos XIV, XVI e XX. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Neide Domingues da Silva

Galvão, Vânia Cristina Casseb; SOUSA FILHO, S. M.;NOGUEIRA, M. T.. Estruturação e funcionalidade de manchetes de capa da Revista Veja. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Mackléia Mayara Oliveira da Silva

LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; LIMA, S. M. C.;NOGUEIRA, M. T.. Modalidades subjetivas e intersubjetivas nos Perfis do Orkut: uma análise na perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lidianeiza de Moura Timóteo

NOGUEIRA, M. T.; Galvão, Vânia Cristina Casseb; COAN, Márluce. As manifestações epistêmicas e evidenciais como marcas de (des)comprometimento em artigos científicos.. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lorena da Silva Rodrigues

Raquel Meister Ko Freitag;NOGUEIRA, M. T.. E tenho dito: a gramaticalização do pretérito perfeito composto em narrativas dos séculos XV a XVII. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo

GOMES, João Bosco Figueiredo; COAN, Marluce;NOGUEIRA, M. T.. As construções com o verbo "botar": aspectos relativos a gramaticalização e lexicalização.. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Paula Silva Vieira Trindade

LIMA, Ana Maria Araújo; COAN, Márluce;NOGUEIRA, M. T.. As orações pseudo-relativas modalizadoras: aspectos formais e funcionais. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisca da Cruz Rodrigues Pessoa

NOGUEIRA, M. T.; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; COSTA, Catarina de Sena Sirqueira Mendes. A anáfora pronominal no processo de construção referencial. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Valdecy de Oliveira Pontes

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Márluce; PONTES, Antônio Luciano. O aspecto verbal nos pretéritos perfeito (simples e composto) e imperfeito do indicativo nas narrativas escritas em espanhol por aprendizes brasileiros em formação docente universitária: uma análise funcionalista. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Roberta Rocha Ribeiro

NOGUEIRA, M. T.; Galvão, Vânia Cristina Casseb; OLIVEIRA, Christiane Cunha. A transitividade em cartas do leitor à luz do funcionalismo. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Antônia Suele de Souza Alves

CAVALCANTE, Mônica Magalhães;NOGUEIRA, M. T.; COSTA, Maria Helenice Araújo. Anáforas indiretas: uma rediscussão dos critérios classificatórios. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Izabel Larissa Lucena

NOGUEIRA, M. T.; Neves, Maria Helena de Moura; COSTA, Nelson Barros da. A expressão da evidencialidade no discurso político: uma análise da oratória política da Assembléia Legislativa do Ceará. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ivo Sodré de Carvalho

LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; LOPES, Iveuta de Abreu;NOGUEIRA, M. T.. Marcas de modalidade epistêmica em textos opinativos orais. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Yvantelmack Dantas Valério

Heronides Maurílio de Melo Moura; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de;NOGUEIRA, M. T.. Argumentação e metáfora: uma aproximação entre a TAL e a Lingüística Cognitiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação Em Lingüística.

Aluno: Klébia Enislaine do Nascimento e Silva

NOGUEIRA, M. T.; PONTES, Antônio Luciano; FARIAS, E. M. V.. A explicação definidora em discursos políticos e científicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação Em Lingüística.

Aluno: Nadja Paulino Pessoa

NOGUEIRA, M. T.; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; SOUSA, M. M. F.. A manifestação da modalidade deôntica nos anúncios publicitários. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós Graduação Em Lingüística.

Aluno: Gezerina Rodrigues da Silva

NOGUEIRA, M. T.; SOUSA, M. M. F.; COAN, Márluce. Aspecto Verbal: uma abordagem semântico-discursiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Cleide Alves Ribeiro Bezerra

NOGUEIRA, M. T.; DECAT, Maria Beatriz Do Nascimento; MATTES, Marlene Gonçalves. Articulação hipotática adverbial e argumentação: uma análise do uso das orações concessivas em artigos de opinião e editoriais. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Léia Cruz de Menezes

NOGUEIRA, M. T.; DECAT, Maria Beatriz Do Nascimento; COSTA, Nelson Barros da. A modalidade deôntica na construção da persuasão em discursos políticos. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mariana Soares de Meneses

Francisco Alves Filho; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira;NOGUEIRA, M. T.. Continuidades referenciais sem retomada: um trabalho com anáforas indiretas, associativas e esquemáticas. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Francisco Marino Neto

NOGUEIRA, M. T.; CUNHA, Maria Angélica Furtado da; COSTA, Nelson Barros da. A manifestação da modalidade epistêmica em narrativas orais. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Washington Mota Menezes

NOGUEIRA, M. T.; MACIEL, Diógenes André Vieira; COSTA, Nelson Barros da. As máscaras enunciativas do discurso dramático-musical de Chico Buarque. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mônica de Souza Serafim

NOGUEIRA, M. T.; MOURA, Ana Célia Clementino; PONTES, Antônio Luciano. A expressão da futuridade em narrativas infantis: um estudo longitudinal. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Janaica Gomes de Matos

NOGUEIRA, M. T.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; PONTES, Antônio Luciano. As funções discursivas das recategorizações. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Claudia Ramos Carioca

NOGUEIRA, M. T.; CUNHA, Maria Angélica Furtado da; COSTA, Nelson Barros da. A manifestação da evidencialidade nas dissertações acadêmicas do português brasileiro contemporâneo. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lindalva Soares do Nascimento

NOGUEIRA, M. T.; LIMA, Ana Maria Araújo; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira. A aposição circunstancial no português contemporâneo: aspectos sintáticos, textual-semânticos e textual-discursivos. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Renata Jorge Leitão

NOGUEIRA, M. T.; CUNHA, Maria Angélica Furtado da; COAN, Márluce. A oração substantiva apositiva: aspectos sintático-semânticos e textual-discursivos. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: José de Ribamar Dias Carneiro

NOGUEIRA, M. T.; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; PONTES, Antônio Luciano. A paráfrase lingüística em textos orais. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Antônio Lailton Moraes Duarte

NOGUEIRA, M. T.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; ALVES, Virgínia Colares Soares Figueiredo. As marcas de subjetividade na retextualização de termos de depoimento oriundos de audiências de instrução penal. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Eliete Nascimento Paiva

NOGUEIRA, M. T.; CUNHA, Maria Angélica Furtado da; QUEIROZ, Liomar Costa de. Regência e transitividade verbal: gramaticalização dos verbos assistir e visar, de Maria Eliete Nascimento Paiva. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sheyla Patrícia Trindade da Silva Costa

NOGUEIRA, M. T.; CUNHA, Maria Angélica Furtado da; OLIVEIRA, Maria Do Socorro. Regência dos verbos IR, CHEGAR, VIR e VOLTAR indicativos de movimento: prescrição e uso. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Emanuel da Silva Fontel

NOGUEIRA, M. T.; BRITO, Célia Maria Coelho. A referenciação: reflexo de propósitos cognitivos e sócio-culturais. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ediene Pena Ferreira

NOGUEIRA, M. T.; BRITO, Célia Maria Coelho; RAZKY, Abdlhak. Padrões funcionais da língua portuguesa: aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Roterdan Fernandes Damasceno

NOGUEIRA, M. T.; DAMASCENO, . F. R. F.; SOARES, Maria Elias; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Exame de qualificação do projeto de pesquisa: O processo de referenciação em depoimentos judiciais de Francisco Roterdan Fernandes Damasceno. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Nedja Lima de Lucena

CUNHA, Maria Angélica Furtado da; SOUSA, Maria Medianeira; COSTA, Marcos Antônio;NOGUEIRA, M. T.. A construção transitiva no PB: uma abordagem funcional centrada no uso. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Raquel Maria da Silva Costa

COAN, Márluce; ARAÚJO, Aluíza Alves; SOARES, Maria Elias;NOGUEIRA, M. T.; RODRIGUES, D. S.. Será(s) tu, você ou o(a) senhora? A alternância das formas pronominais TU, VOCÊ e O (A) SENHOR(A) na função de sujeito no português falado em Cametá-estado do Pará. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa

SOARES, Maria Elias; SOUSA, S. C. T.; ARAÚJO, Aluíza Alves; CARVALHO, Hebe Macedo de;NOGUEIRA, M. T.. A polidez em entrevista de falantes de língua portuguesa de Cabo-Verde e Timor Leste. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Erasmo de Oliveira Freitas

ARAÚJO, Júlio César Rosa; PINHEIRO, Regina C.; LIMA NETO, V.;NOGUEIRA, M. T.; SOUSA, Maria Margarete F.. Uma proposta de descrição para gêneros multimodais animados. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa

NOGUEIRA, M. T.; DALL' AGLIO HATTNHER, Marize M. D.; FERREIRA, Ediene Pena; PRATA, Nadja Paulino P.; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. A aposição encapsuladora no português brasileiro escrito contemporâneo: aspectos formais e funcionais. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Cleide Bezerra Ribeiro

MOURA, Ana Célia Clementino; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; MENEZES, Léia Cruz de;NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA; PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. A expressão da concessividade no gênero notícia: uma estratégia argumentativa. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fábio Fernandes Torres

COAN, Márluce; GONÇALVES, Sebastião Carlos Leite; Raquel Meister Ko Freitag; PONTES, Valdecy de Oliveira;NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA. Os domínios funcionais do gerúndio em língua portuguesa. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Andréa Feitosa dos Santos

ARARIPE, Leonel Figueiredo de Alencar; PINHEIRO, Vládia Célia Monteiro; SILVA, Francisco de Assis Tavares Ferreira da.; SOARES, Maria Elias;NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA. Uma gramática lfg-xle para o processamento sintático profundo da frase do português brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lavínia Rodrigues de Jesus

NOGUEIRA, M. T.; CUNHA, Maria Angélica Furtado da; ARAÚJO, Aluíza Alves; COAN, Márluce; CARVALHO, Hebe Macedo de. O uso do verbo tomar no português escrito dos séculos XIV, XVII e XX. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Paula Silva Vieira Trindade

NOGUEIRA, M. T.; CAMACHO, Roberto Gomes; MENEZES, Léia Cruz de; COAN, Márluce; CARVALHO, Hebe Macedo de. Uma análise funcionalista das orações pseudorrelativas modalizadoras. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Flávia Maurícia Pereira de Carvalho Dias

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Márluce; CARVALHO, Hebe Macedo de; ARAÚJO, Aluíza Alves; BACK, A. C. P.. A multifuncionalidade do futuro do pretérito nos séculos XVIII, XIX e XX: uma análise (socio)funcionalista em revistas históricas do Instituto do Ceará. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Valdecy de Oliveira Pontes

COAN, Márluce; BARROS, L. G.; PONTES, Antônio Luciano; SOARES, Maria Elias;NOGUEIRA, M. T.. O pretérito imperfeito do indicativo e as perífrases imperfectivas de passado em contos literários escritos em espanhol: um estudo sociofuncionalista. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Léia Cruz de Menezes

NOGUEIRA, M. T.; BRAGA, Maria Luíza; Galvão, Vânia Cristina Casseb; MAGALHÃES, Maria Izabel; COAN, Márluce. Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico-funcional. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Nadja Paulino Pessoa

NOGUEIRA, M. T.; SOUZA, Maria Medianeira; GOMES, João Bosco Figueiredo; MAGALHÃES, Maria Izabel; SOARES, Maria Elias. Modalidade deôntica e discurso midiático: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcional. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fernanda Abreu e Silva Alencar

PAIVA, Maria da Conceição A.;NOGUEIRA, M. T.; DIAS, Nilza B.; MARTELOTTA, Mário E.; GOMES, Christina A.. A relação semântica de elaboração na fala e na escrita: forma e função. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Fabiola Vasconcelos Lopes

NOGUEIRA, M. T.; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; MATTES, Marlene Gonçalves; BORGES, Vládia Maria Cabral; Galvão, Vânia Cristina Casseb. A modalidade deôntica na aula de inglês ministrada em português. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Renata Jorge Leitão

NOGUEIRA, M. T.; PEZATTI, Erotildes Gorete; LIMA, Ana Maria Araújo; MOURA, Ana Célia Clementino; COAN, Márluce. Relativas explicativas: aspectos sintático-semânticos e textual-discursivos. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Claudete Lima

NOGUEIRA, M. T.; CAMACHO, Roberto Gomes; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; FARIAS, Emília Maria Peixoto; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de. A não-atribuição da causalidade na Crônica Geral da Espanha de 1344. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Claudia Ramos Carioca

NOGUEIRA, M. T.; BRAGA, Maria Luíza; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; COAN, Márluce; ARAÚJO, Júlio César Rosa. A evidencialidade em textos acadêmicos de grau do português contemporâneo. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: José Américo Bezerra Saraiva

COSTA, Nelson Barros da; LOPES, I. C.; Batista, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita;NOGUEIRA, M. T.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; Iwakani, Laura Tey; Miranda, Dilmar Santos de. Pessoal do Ceará: A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade.. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: João Bosco Figueiredo Gomes

CUNHA, Maria Angélica Furtado da; COAN, Márluce; Neves, Maria Helena de Moura; Oliveira, Josenir Alcântara;NOGUEIRA, M. T.. O percurso de gramaticalização do "é que": um estudo pancrônico. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ricardo Lopes Leite

MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; Heronides Maurílio de Melo Moura; João Batista Costa Gonçalves; SOARES, Maria Elias;NOGUEIRA, M. T.. Metaforização textual: a construção discursiva do sentido metafórico no texto. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação Em Lingüística.

Aluno: Ediene Pena Ferreira

NOGUEIRA, M. T.; Galvão, Vânia Cristina Casseb; COAN, Marluce; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; FARIAS, E. M. V.; CUNHA, Maria Angélica Furtado da. Gramaticalização e auxiliaridade: um estudo pancrônico do verbo chegar. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo

NOGUEIRA, M. T.; Neves, Maria Helena de Moura; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; Paulo Mosânio Teixeira Duarte; Oliveira, Josenir Alcântara; PONTES, Antônio Luciano; COAN, Marluce. O estatuto conceitual e funcional das proformas pronome: protótipo das proformas. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: José da Luz da Costa

CUNHA, Maria Angélica Furtado da; Maria Alice Tavares; MARTELOTTA, M.; M. da. P. Alves;NOGUEIRA, M. T.. Pré-fabricados lingüísticos: estrutura e funcionamento dos sintagmas verbais idiomatizados.. 2007. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sávio André de Souza Cavalcante

COAN, Márluce; PONTES, Valdecy de Oliveira;NOGUEIRA, M. T.. A intercalação de cláusulas hipotáticas adverbiais temporais no espanhol mexicano oral. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará - UFC.

Aluno: Nadja Paulino Pessoa

NOGUEIRA, M. T.; BRAGA, Maria Luíza; SOARES, Maria Elias. Modalidade deôntica e discurso midiático: uma análise baseada na gramática discursivo-funcional. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Thiago Gil Lessa Alves

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Márluce; SOARES, Maria Elias. A expressão da futuridade verbal na língua falada e escrita no Ceará. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Léia Cruz de Menezes

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Márluce; SOARES, Maria Elias. As expressões linguísticas modalizadoras e a construção da argumentação persuasiva: um exercício de análise retórico-funcional em discursos políticos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Claudia Ramos Carioca

Galvão, Vânia Cristina Casseb; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; FARIAS, E. M. V.;NOGUEIRA, M. T.. A evidencialidade nos trabalhos acadêmicos de grau do português brasileiro contemporâneo. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Júlio César Dinoá do Nascimento

NOGUEIRA, M. T.; Maria Alice Tavares; COAN, Marluce; Sandra Maia Farias vasconcelos. Constituintes pragmáticos extra-oracionais no discurso oral popular de Fortaleza. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Claudete Lma

NOGUEIRA, M. T.; CUNHA, Maria Angélica Furtado da; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de. Aspectos semântico-pragmáticos das construções mediais e suas assemelhadas passivas e impessoais nos diálogos de São Gregório. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: José Américo Bezerra Saraiva

NOGUEIRA, M. T.; OLIVEIRA JÚNIOR, José Leão de Alencar; COSTA, Nelson Barros da. A constituição dialógica do discurso do pessoal do Ceará. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ediene Pena Ferreira

NOGUEIRA, M. T.; PONTES, Antônio Luciano; ARARIPE, Leonel Figueiredo de Alencar. O percurso de gramaticalização do verbo chegar. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: João Bosco Figueiredo Gomes

NOGUEIRA, M. T.; PONTES, Antônio Luciano; ARARIPE, Leonel Figueiredo de Alencar. O percurso de gramaticalização do É QUE: uma abordagem pancrônica. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Liliane Viana Lima

PESSOA, Nadja Paulino; PONTES, Valdecy de Oliveira;NOGUEIRA, M. T.. A modalidade facultativa no português brasileiro: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará - UFC.

Aluno: Francisco Cleiton Cardoso Batista

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; SERAFIM, Mônica de Souza;NOGUEIRA, M. T.. O ensino de relações lógico-semânticas e discursivas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras em rede nacional - UFC) - Universidade Federal do Ceará - UFC.

Aluno: Valdecy de Oliveira Pontes

COAN, Márluce;NOGUEIRA, M. T.. As categorias verbais tempo, aspecto e modalidade em livros didáticos de língua portuguesa e de língua espanhola: análise contrastiva. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada: Ensino da Língua Portuguesa) - Faculdade Sete de Setembro - Matriz.

Aluno: Francisco Marino Neto

NOGUEIRA, M. T.; GOMES, João Bosco Figueiredo; COSTA, João Batista Gonçalves da. A expressão da modalidade epistêmica em narrativas orais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Cleide Alves Ribeiro Bezerra

NOGUEIRA, M. T.; PONTES, Antônio Luciano; GOMES, João Bosco Figueiredo. O ensino da articulação hipotática adverbial. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; SOUSA, M. F.; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Seleção do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística - Doutorado. 2011. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.. Concurso Vestibular 2010. 2010. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; ARAÚJO, Júlio César Rosa; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Seleção do Programa de Pós-Graduação em Linguística - Doutorado. 2009. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOUSA, M. M. F.; José Américo Bezerra Saraiva. Seleção de professor substituto de língua portuguesa. 2007. Universidade Federal do Ceará.

Paulo Mosânio Teixeira Duarte;NOGUEIRA, M. T.; Sandra Maia Farias vasconcelos. Seleção de professor substituto de língua portuguesa. 2007. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Seleção de professor substituto parea o setor de Língua Portuguesa. 2006. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; UCHÔA, José Álber Campos; MATTES, Marlene Gonçalves. Seleção de professor substituto de língua portuguesa. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; MATTES, Marlene Gonçalves; MONTEIRO, Rosemeire Selma. Seleção de professor substituto de Língua Portuguesa. 2003. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; CARVALHO, Hebe Macedo de; FERNANDES, F. T.. Seleção de professor substituto para o setor de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas, da Universidade Federal do Ceará. 2002. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.. Seleção de professor substituto de Lingüística. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; BORGES, Vládia M. C.; LEITE, Ricardo L.. Seleção para o Doutorado em Linguística da UFC. 2017. Universidade Federal do Ceará - UFC.

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Márluce; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de. Qualificação de projeto de tese - A manifestação da evidencialidade e sua gramaticalização no português do Brasil. 2011. Universidade Federal do Ceará.

ARAÚJO, Aluíza Alves; COAN, Márluce;NOGUEIRA, M. T.. Qualificação de projeto de doutorado - Uma análise da colaboração intraturno dos enunciados da norma oral popular da cidade de Fortaleza. 2011. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Márluce; CARVALHO, Hebe Macedo de. Qualificação de projeto de tese de doutorado - A gramaticalização do verbo-suporte: um estudo das construções com o verbo tomar no português escrito nos séculos XIII ao XX. 2011. Universidade Federal do Ceará.

ARAÚJO, Júlio César Rosa; COAN, Márluce;NOGUEIRA, M. T.. Qualificação de projeto de dissertação de mestrado - A expressão da modalidade como estratégia argumentativo-persuasiva na comunidade discursiva digital: uma análise da manifestação da modalidade na seção comentários do web-jornal O Povo. 2011. Universidade Federal do Ceará.

CARVALHO, Hebe Macedo de; COAN, Márluce;NOGUEIRA, M. T.. Qualificação de projeto de dissertação de mestrado - Variação na concordância verbal com nomes coletivos em Fortaleza/CE. 2011. Universidade Federal do Ceará.

LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira; LOPES, Iveuta de Abreu;NOGUEIRA, M. T.. Qualificação de projeto de dissertação de mestrado - Modalidades subjetivas e intersubjetivas nos perfis de Orkut: uma análise na perspectiva da teoria das operações predicativas e enunciativas. 2011. Universidade Federal do Piauí.

MOURA, Ana Célia Clementino; SOUZA, Carlos Alberto;NOGUEIRA, M. T.. Avaliação de desempenho docente - Profa. Dra. Profa. Dra. Sandra Maia Farias Vasconcelos. 2011. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; PONTES, Antônio Luciano; ARARIPE, Leonel Figueiredo de Alencar. Qualificação de projeto de doutorado - Sintaxe-semântica frasal do português do Brasil. 2011. Universidade Federal do Ceará.

COAN, Márluce;NOGUEIRA, M. T.; Raquel Meister Ko Freitag. Qualificação de projeto de tese - A expressão do aspecto imperfectivo em narrativas escritas em Espanhol. 2010. Universidade Federal do Ceará.

MOURA, Ana Célia Clementino; SOUZA, Carlos Alberto;NOGUEIRA, M. T.. Avaliação de desempenho docente - Profa. Dra. Maria Silvana Militão de Alencar. 2010. Universidade Federal do Ceará.

ARAÚJO, Júlio César Rosa; LEITE, Ricardo Lopes;NOGUEIRA, M. T.. Avaliação de solicitação de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. 2010. Universidade Federal do Ceará.

UCHÔA, José Álber Campos; LEITE, Ricardo Lopes;NOGUEIRA, M. T.. Seleção de monitor de Língua Portuguesa: Frase. 2009. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; LIMA, Maria Claudete; UCHÔA, José Álber Campos. Seleção de monitor da disciplina Lingüística: Funcionalismo. 2009. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; RODRIGUES, Bernadete Biasi; MOURA, Ana Célia Clementino. Avaliação de desempenho docente - Prof. Dr. Júlio César Rosa de Araújo. 2009. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; FARIAS, Emília Maria Peixoto. Avaliação de desempenho docente - Profa. Dra. Maria Claudete Lima. 2009. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; SOUSA, M. M. F.. Seleção de monitor para a o projeto Estudos sobre a sintaxe da língua portuguesa. 2009. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de. Avaliação do projeto de pesquisa "Cenas enunciativas na canção brasileira: um estudo em três movimentos" do Prof. Dr. Nelson Barros da Costa. 2009. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; FARIAS, Emília Maria Peixoto; ARARIPE, Leonel Figueiredo de Alencar. Avaliação do projeto de pesquisa "Um estudo experimental da realidade psicológica da metáfora Dificuldade é Peso (Etapa IV). 2009. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; BIASI, B. R.; SARAIVA, José Américo. Seleção de professor substituto de Língua Portuguesa. 2008. Universidade Federal do Ceará.

MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; SOARES, Maria Elias; COSTA, Nelson Barros da;NOGUEIRA, M. T.. Seleção do curso de Doutorado em Lingüística da UFC. 2008. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; MATTES, Marlene Gonçalves; RODRIGUES, Bernadete Biasi. Avaliação do projeto de pesquisa "Pretérito mais-que-perfeito: variação, mudança e ensino" da Profa. Dra. Márluce Coan. 2008. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; PONTES, Antônio Luciano; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; ARAGÃO, M. S. S.; SERAFIM, Mônica de Sousa. Avaliação da candidatura da doutoranda Nadja Paulino Pessoa a estágio no Exterior. 2008. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; COSTA, Nelson Barros da. Seleção do Programa de Pós-Graduação em Lingüística - Doutorado. 2008. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; UCHÔA, José Álber Campos; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Seleção de monitor para disciplina de Sintaxe do Português I e II. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; OLIVEIRA JÚNIOR, José Leão de Alencar; MOURA, Ana Célia Clementino. Qualificação do projeto Digressões avaliativas do enunciador nas fábulas de Millôr Fernandes: uma projeção do narrador na enunciação. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Márluce; COSTA, Nelson Barros da. Qualificação do projeto de dissertação A modalização deôntica no discurso político. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; MOURA, Ana Célia Clementino; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de. Qualificação de projeto de dissertação A expressão da futuridade em narrativas infantis: um estudo longitudinal. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Marluce; COSTA, Nelson Barros da. Qualificação de projeto de dissertação A manifestação da modalidade epistêmica em narrativas orais. 2005.

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Marluce; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Qualificação de projeto de dissertação A manifestação da evidencialidade em textos acadêmicos de grau do português contemporâneo. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Marluce; MOURA, Ana Célia Clementino. Qualificação do projeto de dissertação Articulação da hipotaxe adverbial e argumentação. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; UCHOA, José Álber Campos; MATTES, Marlene Gonçalves. Seleção de monitor para a disciplina LingÜística: sintaxe. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; UCHOA, José Álber Campos; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Seleção de monitor para a disciplina de Sintaxe do Português I e II. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; RODRIGUES, Bernadete Biasi; COSTA, Nelson Barros da; COAN, Márluce; BAPTISTA, Lívia M. T. R.. Seleção do Programa de Pós-Graduação em Lingüística - Doutorado. 2005. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; MOURA, Ana Célia Clementino; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Qualificação de projeto de dissertação: as funções discursivas das recategorizações. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; SOARES, Maria Elias. Qualificação de projeto de dissertação: Processo de referenciação no gênero notícia. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; UCHÔA, José Álber Campos; CARVALHO, Hebe Macedo de. Seleção de monitor de Lingüística:sintaxe. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COSTA, Nelson Barros da; LIMA, Maria Claudete. Seleção de monitor de Sintaxe do Português I e II. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COSTA, Nelson Barros da; CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly. Qualificação do projeto de dissertação Os investimentos interdiscursivos de Adriana Calcanhoto. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; COAN, Márluce. Seleção do Programa de Pós-Graduação em Lingüística - Mestrado. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COAN, Márluce; COSTA, Nelson Barros da; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Seleção do Programa de Pós-Graduação em Lingüística - Doutorado. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.. Banca de correção de redações - Vestibular 2005. 2004. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; UCHOA, José Álber Campos; MILITÃO, Maria Silvana. Seleção de monitor para a disciplina Lingüística: sintaxe. 2003. Universidade Federal do Ceará.

Aluno: seleção de monitor de Sintaxe do Português I e II

NOGUEIRA, M. T.; VALÉRIO, Yvanowik Dantas; MATTES, Marlene Gonçalves. 2003. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; SOARES, Maria Elias. Qualificação do projeto de dissertação: Os processos referenciais nas operações de retextualização em termos de depoimento. 2003. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COSTA, Nelson Barros da; CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly. Qualificação do projeto O discurso machista em textos humorísticos. 2003. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira. Qualificação do projeto de dissertação A paráfrase lingüística em textos orais. 2003. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; COSTA, Nelson Barros da; CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly. Qualificação do projeto de dissertação As máscaras enunciativas do discurso dramático-musical brasileiro: autoria e posicionamento em Chico Buarque de Holanda. 2003. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; MONTEIRO, Rosemeire Selma; SOARES, Maria Elias. Avaliação do projeto de pesquisa Referência anafórica em anúncios de Maria Margarete Fernandes de Sousa. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; MONTEIRO, Rosemeire Selma; SOARES, Maria Elias. Avaliação do projeto de pesquisa Referenciação em gêneros textuais, de Mônica Magalhães Cavalcante. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; MONTEIRO, Rosemeire Selma. Avaliação do projeto de pesquisa integrado Gêneros textuais e referenciação, de Mônica Magalhães Cavalcante. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; MONTEIRO, Rosemeire Selma. Avaliação do relatório parcial de pesquisa Padronização de um instrumento informatizado para verificação de comportamentos de categorização em crianças, de Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; MONTEIRO, Rosemeire Selma. Avaliação do relatório final de pesquisa Processos de nomeação na organização de textos escritos, de Mônica Magalhães Cavalcante. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; MONTEIRO, Rosemeire Selma. Avaliação do Projeto de Pesquisa Padronização de um instrumento informatizado para verificação de comportamentos de categorização em crianças, de Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; UCHÔA, José Álber Campos; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Seleção de monitor para a disciplina de Lingüística:sintaxe, na Graduação em Letras.. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; SOARES, Maria Elias. Exame de qualificação do projeto de pesquisa: A omissão dos objetos diretos de Ana Paula Claudino dos Santos. 2001. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Exame de qualificação do projeto de dissertação: a produção de títulos como habilidade de compreensão leitora. 2001.

NOGUEIRA, M. T.; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; UCHÔA, José Álber Campos. Avaliação do relatório de pesquisa de José Américo Bezerra Saraiva. 2000. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; BONINI, A.; MOURA, Ana Célia Clementino. Avaliação do projeto de pesquisa: Elementos para uma História da Língua Portuguesa: fonologia e gramática de Paulo Mosânio Teixeira. 2000. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; BIASI, B. R.; SOUSA, M. F.. Avaliação de relatório final de pesquisa: O português não-padrão do Ceará de Maria Elias Soares. 2000. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOUSA, M. M. F.; BIASI, B. R.. Avaliação de relatório final do projeto de pesquisa: Processos de organização textual na fala e na escrita. 2000. Universidade Federal do Ceará.

NOGUEIRA, M. T.; SOARES, Maria Elias; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Exame de qualificação do projeto de pesquisa: A perspectiva na descrição espacial de Francisco Sandro Martins. 2000. Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clelia Candida Abreu Spinardi Jubran

NEVES, M.H.M.;JUBRAN, C. C. A. S.; MARCUSCUI, L.A.; BORBA, F.S.; ABREU, A.S.. A aposição não-restritiva em textos do português contemporâneo escritos no Brasil. 1999. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Francisco Tarcísio Cavalcante

CAVALCANTE, F. T.. Defesa de Dissertação de Mestrado na UFC. 1996. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará.

Francisco Tarcísio Cavalcante

CAVALCANTE, F. T.. Qualificação de Projetos de Teses em Nível de Mestrado. 1995. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Maria Elias Soares

SOARES, M. E.; NOGUEIRA, Márcia Teixeira; CAVALCANTE, F. T.; CHISTIANO, M. E. A.. A Aposição em Língua Portuguesa. 1996. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Lingüística e Ensino da Língua Portugu) - Universidade Federal do Ceará.

Maria Elias Soares

SOARES, M. E.. O conceito de texto na escola. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estrutura da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.

Maria Helena de Moura Neves

NEVES, M. H. M.. A Aposição não-restritiva em textos do português contemporâneo escritos no Brasil. 1999. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Helena de Moura Neves

NEVES, M. H. M.. . A aposição não-restritiva em textos do português contemporâneo escritos no Brasil.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Francisco Cleiton Batista Cardoso

Atividades básicas para apreensão e aprofundamento dos conteúdos de coesão e coerência textuais; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Katiane Liberato

Texto e gramática: uma proposta de ensino; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA LOPES

Modalidade e discurso político; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará - UFC; (Orientador);

André Silva Oliveira

Volitividade; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará - UFC; (Orientador);

Luciano Araújo Cavalcante

Gramaticalização de expressões adverbiais de causa; Início: 2018; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

José Alber Campos Uchoa

O sintagma nominal: formulação e codificação em português; Início: 2015; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Emanuela Monteiro Gondim

A flutuação categorial entre advérbios e adjetivos em função adverbial no português dos séculos XIV, XVI e XX; Início: 2015; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Leosmar Aparecido da Silva

Início: 2017; Universidade Federal do Ceará - UFC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Giselli Freitas Neves

Aposições não restritivas nominais em artigo de opinião; 2016; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Luciano Araújo Cavalcante Filho

A articulação hipotática adverbial: uma proposta funcionalista para o ensino; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Francisco de Oliveira Sampaio

Uma abordagem funcionalista para o ensino da transitividade verbal no ensino Fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Luiz Carlos Costa

Análise de questões de análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA LOPES

Uma análise funcionalista da modalidade deôntica na coluna Confronto das Ideias do jornal O Povo; 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Emanuela Monteiro Gondim

Os advérbios em ?mente no português dos séculos XIV, XVI e XX; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Erasmo de Oliveira Freitas

Modalidade no gênero webcomentário do jornal O POVO: efeitos de sentido e relação com o mídium digital; 2012; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Lidianeiza de Moura Timóteo

As manifestações epistêmicas e evidenciais como marcas de (des)comprometimento em artigos científicos; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Francisco Ednardo Pinho dos Santos

Restrições à atribuição de funções semânticas e sintáticas: um estudo funcionalista sobre inadequações na construção do enunciado em redações escolares; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo

As construções com o verbo "botar": aspectos relativos a gramaticalização e lexicalização; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Ana Paula Silva Vieira Trindade

As orações pseudo-relativas modalizadoras: aspectos formais e funcionais; 2009; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Izabel Larissa Lucena

A expressão da evidencialidade no discurso político: uma análise da oratória política da Assembléia Legislativa do Ceará; 2008; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Nadja Paulino Pessoa

A manifestação da modalidade deôntica nos anúncios publicitários; 2007; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Klébia Enislaine do Nascimento e Silva

A explicação definidora em discursos políticos e científicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Cleide Alves Ribeiro Bezerra

Articulação hipotática adverbial e argumentação: uma análise do uso das orações concessivas em artigos de opinião e editoriais; 2006; 125 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Léia Cruz de Menezes

A modalidade deôntica na construção da persuasão em discursos políticos; 2006; 130 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Francisco Marino Neto

A manifestação da modalidade epistêmica em narrativas orais; 2006; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Claudia Ramos Carioca

A manifestação da evidencialidade nas dissertações acadêmicas do português contemporâneo; 2005; 90 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Lindalva Soares do Nascimento

A aposição circunstancial no português contemporâneo: aspectos sintáticos, textual-semânticos e textual-discursivos; 2004; 110 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Renata Jorge Leitão

A oração apositiva: aspectos sintático-semânticos e textual-discursivos; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo

O processo de expansão gramatical e lexical do item botar na língua portuguesa; 2016; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Tatiana Maria Silva Coelho Lemson

Aposições restrtivas no português brasileiro escrito contemporâneo: análise e formalização no modelo da Gramática Discursivo-Funcional; 2016; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa

A aposição encapsuladora no português brasileiro escrito contemporâneo: aspectos formais e funcionais; 2016; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Ana Paula Silva Vieira Trindade

Uma análise funcionalista das orações pseudo-relativas modalizadoras; ; 2014; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Lavínia Rodrigues de Jesus

O uso do verbo "tomar" no português escrito dos séculos XIV, XVII e XX; 2014; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Izabel Larissa Lucena Silva

A expressão da evidencialidade no português escrito contemporâneo no contexto de gêneros textuais; ; 2013; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Klébia Enislaine do Nascimento e Silva

Uma análise da colaboração na construção dos enunciados da norma oral popular de Fortaleza; 2013; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Ana Silvina Ferreira Fonseca

As estratégias evidenciais no material didático impresso para alunos de EAD; 2013; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Nadja Paulino Pessoa

Modalidade deôntica e discurso midiático: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcional; 2011; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Léia Cruz de Menezes

Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico-funcional; 2011; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Júlio César Dinoá do Nascimento

Marcadores Discursivos na Norma Popular Oral de Fortaleza; 2010; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Renata Jorge Leitão

Relativas explicativas: aspectos sintático-semânticos e textual-discursivos; 2009; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Maria Claudete Lima

A não-atribuição de causalidade na Crônica Geral da Espanha; 2009; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Claudia Ramos Carioca

A manifestação da evidencialidade em textos acadêmicos de grau do português brasileiro contemporâneo; 2009; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Maria Fabiola Vasconcelos Lopes

A modalidade deôntica na aula de inglês ministrada em português; 2009; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

João Bosco Figueiredo Gomes

O percurso de gramaticalização do "é que"; 2008; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Kilpatrick Müller Bernardo Campelo

O estatuto conceitual e funcional das proformas; Pronome: protótipo das proformas; 2007; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Ediene Pena Ferreira

Gramaticalização e auxiliaridade: um estudo pancrônico do verbo CHEGAR; 2007; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Giselli Freitas Neves

Construções apositivas não restritivas como estratégia de argumentação em artigos de opinião produzidos por alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio: Uma proposta de descrição e ensino; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Jacqueline Maria Marinho Lemos

O uso de construções disjuntivas: aspectos formais e funcionais; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino da Língua Portuguesa Celep) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Raudete Cunha Feitosa

A manifestação da modalidade epistêmica em ensaios de revista de circulação nacional; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino da Língua Portuguesa Celep) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Waleska Montenegro Moreira Sampaio

Evidencialidade: estratégia discursiva de (des)comprometimento; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino da Língua Portuguesa Celep) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Francisco Marino Neto

A expressão da modalidade epistêmica em narrativas orais; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Cleide Alves Ribeiro Bezerra

O ensino da articulação hipotática adverbial; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Paulo Renan Avelino Barbosa

Indeterminações de Fronteira Categorial entre Itens; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Paulo Renan Avelino Barbosa

A gramaticalização de verbos no português brasileiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Thaís Matos Ávila

Indeterminações de Fronteira Categorial entre Construções; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará, PIBIC-Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Helânia Maria Chagas da Silva

A aposição não-restritiva em elocuções formais do português culto de Fortaleza; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Joabe de Castro Silva

A aposição não-restritiva em elocuções formais do português culto de Fortaleza; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Raimundo Nonato Alves Cavalcante

Linguística Funcional: Gramaticalização e Modalidade - A gramaticalização do verbo tomar; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Liliane Vieira Mendes

Funcionalismo: Modalidade e Gramaticalização - A expressão da modalidade no uso da palavra Deus; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Júlio dos Santos Carrillo (PIBIC ? FUNCAP)

A expressão de descomprometimento no discurso oral popular da cidade de Fortaleza; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Júlio dos Santos Carrillo

A expressão do descomprometimento no discurso oral popular da cidade de Fortaleza; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Lauro Inácio de Moura Filho

análise da manifestação da modalidade deôntica no discurso religioso; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Raquel Alves Barbosa

O uso de verbos perceptivos na norma popular oral de Fortaleza; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Juliana Geórgia Gonçalves

Os advérbios modalizadores em -mente em artigos de opinião; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Júlio dos Santos Carrillo (PIBIC ? FUNCAP)

Modalidade e sua expresão na norma popular de Fortaleza; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Maria Edelaine Sousa Mesquita

A polissemia dos verbos modais dever e poder no português oral culto de Fortaleza; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Jois Maria Mota do Nascimento

Um tipo especial de expressão apositiva ? o chamado aposto de oração; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Luciano Araújo Cavalcante Filho

Uma análise das orações iniciadas por "quando"; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Helton Bezerra Moreira

Uma análise da modalidade deôntica no português oral culto de Fortaleza; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Luciano Araújo Cavalcante Filho

Análise das orações adverbiais iniciadas por quando; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Izabel Larissa de Lucena

A variação de perspectiva em anúncios publicitários; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Alexsandra Moraes Maia

Funções textual-discursivas das orações condicionais no português culto de Fortaleza Alexsandra Moraes Maia (UFC); 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Nadja Paulino Pessoa

A expressão da modalidade em anúncios publicitários; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Nadja Paulino Pessoa

A expressão da modalidade epistêmica em artigos científicos; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Klébia Enislaine do Nascimento e Silva

Construções apositivas e estratégias de referenciação catafórica; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Flávia de Sena Neri

Aposição e referenciação catafórica em artigo de opinião (artigo publicado); 2002; 6 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Flávia de Sena Neri

Aposição e reformulação metalingüística: a redenominação; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Eliane Cristina Araújo Vieira

Aposição e reformulação: a paráfrase metalingüística (comunicação); 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Eliane Cristina Araújo Vieira

Aposição e estratégia de reformulação textual (comunicação); 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Izabel Larissa de Lucena

Aspectos discursivos da predicação verbal; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Rosângela Barros Barreto

Considerações sobre as funções cognitivo-discursivas das descrições definidas; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Klébia Enislaine do Nascimento e Silva

Aposição e paráfrase referencial; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Vandemberg Simão Saraiva

Aposição e reformulação textual; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Eliane Cristina Araújo Vieira

Aposição e reformulação metalingüística: a explicação definidora (comunicação); 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Flávia de Sena Neri

Aposição e reformulação: a paráfrase referencial; 2001; 6 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Flávia de Sena Neri

Construções apositivas em artigos de opinião (comunicação); 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Marciana Alves de Sousa

Linguística: Funcionalismo; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará - UFC; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Matheus Soeiro dos Santos

O estudo da predicação verbal na formação de futuros professores; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará - UFC, Universidade Federal do Ceará - UFC; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Manzama Marek Abi

Linguística: Funcionalismo; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará - UFC; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Francisco Marcelino da Silva

Funcionalismo e ensino de língua materna; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará, PIBIC-Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Thaís Mattos Ávila

O Sujeito em gramáticas tradicionais de língua portuguesa: análise e ensino; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Líllian Morais de Lima

A utilização do facebook como recurso didático-pedagógico na disciplina Linguística: Funcionalismo; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Iniciação a Docência - UFC; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Edvirges Maria Lourenço da Silva

Concepções de língua e ensino: uma reflexão sobre a aplicação da gramática Sistêmico-Funcional ao ensino de língua materna; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Roger Rômulo Monteiro de Medeiros

A metalinguagem no Funcionalismo holandês e o trabalho do monitor de Linguística: Funcionalismo; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Ceará, Pro-Reitoria de Graduação da UFC; Orientador: Márcia Teixeira Nogueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Tarcísio Cavalcante

A oposição na Língua Portuguesa; 1996; Dissertação (Mestrado em Lingüística e ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco Tarcísio Cavalcante;

Maria Elias Soares

O conceito de texto na escola; 1992; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estrutura da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Elias Soares;

Maria Helena de Moura Neves

A aposição não-restritiva em textos do português contemporâneo escritos no Brasil; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena de Moura Neves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NOGUEIRA, M. T. . Uma interpretação funcionalista para dois tipos de construção apositiva. Revista Entrepalavras , v. 7, p. 84, 2017.

  • NOGUEIRA, M. T. ; LUCENA, Izabel Larissa de . A expressão da evidencialidade no contexto de gêneros textuais. Revista Entrepalavras , v. 7, p. 130, 2017.

  • PRATA, NADJA ; NOGUEIRA, MÁRCIA . Modalidade deôntica e discurso midiático. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 11, p. 627-657, 2017.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposições oracionais em uso: rediscutindo fronteiras categoriais. REVISTA ODISSÉIA , v. 2, p. 5-24, 2017.

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA ; SANTOS, FRANCISCO EDNARDO PINHO DOS . Competição de motivações como fonte de inadequações na codificação oracional: análise à luz da gramática discursivo-funcional. Linha d'Agua , v. 27, p. 191-205, 2014.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construção apositiva e recategorização metafórica. Veredas (UFJF. Online) , v. 2, p. 179-189, 2011.

  • NOGUEIRA, M. T. . Breve relato de pesquisas do Grupo de Estudos em Funcionalismo. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , v. 35, p. 221-240, 2007.

  • NOGUEIRA, M. T. . O uso de espressões apositivas como estratégia de reformulação em artigos científicos. Revista do GELNE (UFC) , Fortaleza, v. 1, n.1, p. 38-41, 2005.

  • NOGUEIRA, M. T. ; LEITÃO, Renata Jorge . A oração substantiva apositiva: aspectos textual-discursivos. Veredas (Rio de Janeiro) , Juiz de Fora, v. 1 e 2, n.8, p. 137-151, 2005.

  • NOGUEIRA, M. T. . Funções textual-discursivas de construções apositivas em textos técnico-didáticos. Revista do GELNE (UFC) , Fortaleza, v. 3, n.2, p. 13-17, 2004.

  • NOGUEIRA, M. T. . O uso de construções apositivas em textos oratórios. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , São Paulo, v. 1, 2002.

  • NOGUEIRA, M. T. . O emprego de construções apositivas como estratégia de formulação textual. ABRALIN (Curitiba) , Fortaleza, v. 1, p. 576-579, 2002.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Identificação e classificação de gêneros jornalísticos. ABRALIN (Curitiba) , Fortaleza, v. 1, p. 671-674, 2002.

  • NOGUEIRA, M. T. . Referenciação textual e o emprego de construções apositivas. Revista de Letras, Fortaleza-Ce, v. 1/2, n.21, p. 118-124, 2001.

  • NOGUEIRA, M. T. . Marcadores de aposição. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , Assis-SP, v. 29, p. 686-691, 2000.

  • NOGUEIRA, M. T. . Reflexões sobre o estatuto sintático da aposição: uma visão funcionalista. ABRALIN (Curitiba) , Maceió-Al, v. 1, n.1, p. 293-301, 1998.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição e correferencialidade. Veredas (UFJF) , Juiz de Fora-MG, v. 2, n.2, p. 85-96, 1998.

  • NOGUEIRA, M. T. . Divergências teóricas sobre a natureza sintática da aposição. Revista Seriencontros, Araraquara-SP, n.1, p. 151-164, 1997.

  • NOGUEIRA, M. T. . A classificação vocabular segundo J. R. Macambira. Revista de Letras, Fortaleza-CE, v. 17, n.1, p. 18-19, 1995.

  • NOGUEIRA, M. T. ; LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos . Modo e modalidade: gramática, discurso e interação. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2011. v. 1. 328p .

  • NOGUEIRA, M. T. . Estudos Linguísticos de orientação funcionalista. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2007. 512p .

  • OLIVEIRA, André S. ; NOGUEIRA, M. T. ; PRATA, Nadja Paulino P. . A modalidade volitiva em língua espanhola: uma análise funcionalista em discursos de investidura. In: PRATA, N.P.; PEREIRA, G.C.; PONTES, V.O.; ADERALDO, M.F.. (Org.). Espanhol em pauta: perspectivas teórico-analíticas. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. , p. 59-71.

  • FONSECA, Ana Silvina F. ; NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Estratégias evidenciais em material didático impresso para EAD. In: Eulália Leurquin; Maria João Marçalo; Maria Maragarete F. de Sousa. (Org.). Múltiplas facetas da linguagem. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. 1, p. 83-103.

  • NOGUEIRA, M. T. . Reflexões sobre o tratamento da relação texto e gramática no ensino de língua. In: Maria das Graças S. Rodrigues; Maria da Penha Casado Alves; Sulemi Fabiano Campos. (Org.). Ensino de língua portuguesa: gêneros, textos, leitura e gramática. 1ed.Natal: EDUFRN, 2014, v. 2, p. 139-150.

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade epistêmica e sua manifestação na norma oral popular. In: FERREIRA LIMA, M.A.; ALVES FILHO, F.; COSTA, C.S.S.M.. (Org.). Linguística e Literatura: percorrendo caminhos. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. , p. 69-81.

  • NOGUEIRA, M. T. . Propriedades textual-discursivas da aposição não restritiva. In: Souza, Edson Rosa. (Org.). Funcionalismo Linguístico. Análise e Descrição.. 1ed.São Paulo: Contexto, 2012, v. 1, p. 147-169.

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e argumentação. In: NOGUEIRA, M.T.; LOPES, M.F.V.. (Org.). Modo e modalidade: gramática, discurso e interação. Fortaleza-CE: Edições UFC, 2011, v. , p. 59-76.

  • NOGUEIRA, M. T. . A manifestação da modalidade no português oral culto de Fortaleza. In: Clemilton Lopes Pinheiro. (Org.). Estudos sobre a língua culta falada em Fortaleza: explorando dados do Porcufort. 1ed.Fortaleza: Tipogresso/Secult-CE, 2010, v. 1, p. 141-159.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas: diversidade e multifuncionalidade. In: MARÇALO,M.J.;LIMA-HERNANDES, M.C.; ESTEVES,E.;FONSECA, M.C; GONÇALVES,O.;VILELA,A.L.;SILVA,A.A.. (Org.). Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Évora: Universidade de Évora, 2010, v. , p. 134-154.

  • NOGUEIRA, M. T. . O ensino de gramática como reflexão sobre o uso linguístico. In: MATTES, Marlene; THEOBALD, Pedro.. (Org.). Ensino e cultura contemporânea. Fortaleza: Edições UFC, 2010, v. , p. 197-212.

  • NOGUEIRA, M. T. . Contribuições da descrição e análise linguística ao ensino de língua materna. In: FERREIRA LIMA, M.A.; COSTA,C.S.S.M.; ALVES FILHO,F.. (Org.). Reflexões linguísticas e literárias aplicadas ao ensino. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2010, v. , p. 209-230.

  • NOGUEIRA, M. T. . O lugar da prescrição no ensino de língua. In: FERREIRA LIMA, M.A; ALVES FILHO, F.; COSTA, C.S.S.M.. (Org.). Linguagem e Discurso: Estudos linguísticos e literários. Teresina: UFPI / EDUFPI, 2009, v. , p. -.

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática e competência discursiva: reflexões para o ensino. In: Maria Auxiliadora Ferreira Lima e Francisco Alves Filho. (Org.). Linguagem e discurso - Estudos lingüísticos e literários. Teresina: EDUFPI, 2008, v. 1, p. 1-9.

  • CUNHA, Maria Angélica Furtado da ; NOGUEIRA, M. T. . Cognição e gramática. In: Ana Cristina Pelosi de Macedo;Heloísa Pedroso de Moraes Feltes; Emilia Maria Peixoto Farias.. (Org.). Cognição e lingüística: explorando territórios, mapeamentos e percursos.. Caxias do Sul; Porto Alegre: EDUCS; EDipucrs, 2008, v. 1, p. 71-88.

  • NOGUEIRA, M. T. . Indeterminação de fronteiras da aposição: o chamado aposto circunstancial. In: Maria Célia Lima-Hernandes; Maria João Marçalo; Guaraciaba Micheletti; Vima Lia de Rossi Martin.. (Org.). A língua portuguesa no mundo.. São Paulo: FFLCH-USP, 2008, v. , p. -.

  • NOGUEIRA, M. T. . Notas sobre as relações semânticas nas construções apositivas. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 137-146.

  • NOGUEIRA, M. T. . Funções textual-discursivas da aposição. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 147-158.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas em discursos oratórios. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 159-165.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . Aposições referenciais no gênero notícia. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 176-180.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas em gêneros jurídicos. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 187-197.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . Referenciação catafórica no gênero notícia. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 198-203.

  • NOGUEIRA, M. T. . A natureza sintática da aposição. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 204-211.

  • NOGUEIRA, M. T. . O estatuto sintático da aposição sob a perspectiva funcionalista. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 212-219.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NASCIMENTO, Lindalva Soares Do . Uma análise do uso da aposição circunstancial na reportagem impressa. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 231-238.

  • LEITÃO, Renata Jorge ; NOGUEIRA, M. T. . Aspectos textual-discursivos da oração substantiva apositiva. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 239-253.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição não-restritiva: aspectos formais e funcionais. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 254-259.

  • NOGUEIRA, M. T. ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . A hipotaxe adverbial concessiva em artigos de opinião. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 278-283.

  • NOGUEIRA, M. T. ; MOREIRA, Helton Bezerra . A modalidade deôntica no Português Oral Culto de Fortaleza. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 384-390.

  • NOGUEIRA, M. T. . A manifestação da modalidade epistêmica em artigos de opinião. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 391-396.

  • NOGUEIRA, M. T. . A manifestação da modalidade. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 471-479.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas e estratégias de textualização. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 480-486.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição não-restritiva e inserção parentética. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 487-492.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição reformulativa no Português Oral Culto de Fortaleza. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 493-498.

  • VIEIRA, Eliane Cristina Araújo ; NOGUEIRA, M. T. . Aposição e reformulação. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 499-503.

  • NERI, Flávia de Sena ; NOGUEIRA, M. T. . Um tipo particular de aposição: a paráfrase. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 504-508.

  • NOGUEIRA, M. T. . Expressões apositivas e as estratégias de reformulação em artigos científicos. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 509-515.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição e gramaticalização. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 524-530.

  • NOGUEIRA, M. T. . Notas sobre as expressões isto é, ou seja e quer dizer. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos lingüísticos de orientação funcionalista. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 561-568.

  • NOGUEIRA, M. T. . Considerações sobre o funcionalismo linguístico principais vertentes. In: Maria Angélica Furtado da Cunha. (Org.). Linguística funcional- a interface linguagem e e ensino. 1ed.Natal: EDUFRN, 2006, v. 1, p. 23-40.

  • SARAIVA, Vandemberg Simão ; NOGUEIRA, M. T. . Uma análise da expressão da modalidade epistêmica em artigo de opinião. In: Maria Elias Soares. (Org.). Pesquisa em lingüística e literatura: descrição, aplicação e ensino. Fortaleza: UFC-Program de Pós-graduação em Lingüística - Gelne, 2006, v. 1, p. 272-274.

  • SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e ; NOGUEIRA, M. T. . Aspectos funcionais da predicação na construção dos enunciados da notícia. In: Maria Elias Soares. (Org.). Pesquisas em lingüística e literatura: descrição, aplicação, ensino. Fortaleza: UFC-Programa de pós-graduação em lingüístsica-Gelne, 2006, v. 1, p. 167-168.

  • VIEIRA, Eliane Cristina Araújo ; NOGUEIRA, M. T. . Considerações sobre o uso da hipotaxe adverbial concessiva em artigos de opinião. In: Maria Elias Soares. (Org.). Pesquisas em lingüística e literatura: descrição, aplicação , ensino. Fortaleza: UFC-Programa de pós-graduação em lingüística-Gelne, 2006, v. 1, p. 112-114.

  • NERI, Flávia de Sena ; NOGUEIRA, M. T. . Aspectos do processo de referenciação catafórica no gênero notícia. In: Maria Elias Soares. (Org.). Pesquisas em lingüística e literatura: descrição, aplicação, ensino. Fortaleza: UFC-Programa de pós-graduação em lingüística-Gelne, 2006, v. 1, p. 132-134.

  • LUCENA, Izabel Larissa de ; NOGUEIRA, M. T. . Aspectos discursivos da predicação verbal no gênero reportagem. In: Maria Elias Soares. (Org.). Pesquisas em lingüística e literatura: descrição, aplicação, ensino. Fortaleza: UFC-programa de pós-graduação em lingüística-Gelne, 2006, v. 1, p. 154-155.

  • NOGUEIRA, M. T. . Funções textual-discursivas da aposição em língua portuguesa. In: Célia Maria C. Brito; Elizabeth R. Teixeira. (Org.). Aquisição e ensino-aprendizagem do português. 1ed.Belém: Editora da UFPA, 2002, v. 1, p. 81-97.

  • NOGUEIRA, M. T. . As expressões isto é, ou seja e quer dizer. In: NEVES, Maria Helena de Moura. (Org.). Descrição do Português: definindo rumos de pesquisa.. Araraquara-SP: FCL/UNESP, 2001, v. 01, p. 37-47.

  • NOGUEIRA, M. T. . Pontuação e fragmentação de frases. In: Maria do Rosário F. Valencise Gregolin; Maria Célia de Moraes Leonel. (Org.). O que quer, o que pode essa língua? Brasil/Portugal: o ensino de língua portuguesa e de suas literaturas.. Araraquara-SP: FCL-UNESP-Ar, 1997, v. , p. 205-211.

  • NOGUEIRA, M. T. . A modalidade na norma oral popular da cidade de Fortaleza. In: XVI Congreso Internacional de la Alfal, 2012, Alcalá de Henares. La lengua, lugar de encuentro. Actas del XVI Congreso Internacional de la Alfal. Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alcalá, 2012. p. 3655-3662.

  • NOGUEIRA, M. T. . Formação linguística e ensino do Português. In: III SIMELP: A formação de novas gerações de falantes de Português no mundo, 2012, Macau, China. III SIMELP. Macau: Universidade de Macau, 2012. p. 1-7.

  • NOGUEIRA, M. T. ; MOREIRA, Helton Bezerra . Uma análise dos valores deônticos instaurados no discurso oral culto de Fortaleza. In: XXI Jornada Nacional dos Estudos Lingüísticos do GELNE, 2006, Paraíba. XXI Jornada Nacional dos Estudos Lingüísticos do GELNE - Anais. Paraíba: Idéia, 2006. v. 1. p. 1724-1729.

  • NOGUEIRA, M. T. . O uso de construções apositivas em gêneros jurídicos. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Internacional da ABRALIN. Rio de Janeiro: UFF, 2003. v. 1. p. 0-0.

  • NOGUEIRA, M. T. . A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos na Universidade Federal da Paraíba ? João Pessoa/PB., 2004, João Pessoa- PB. XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: GELNE, 2004. v. 1. p. 1537-1544.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição não-restritiva: inserção parentética?. In: III ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2003, Fortaleza. Anais do III ECEL. Fortaleza: INESP, 2001. p. 79-82.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . Aposição e reformulação: a paráfrase referencial. In: III ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2003, Fortaleza. III Anais do ECEL. Fortaleza: INESP, 2001. p. 86-89.

  • NOGUEIRA, M. T. ; AUTRAN, Larissa de Souza . Constituência e dependência nos modelos de descrição sintática. In: III ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2003, Fortaleza. Fortaleza: INESP, 2001. p. 90-93.

  • NOGUEIRA, M. T. . Forma e função da aposição não-restritiva. In: L Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo - GEL, 2003, São Paulo. Estudos Lingüísticos V, 2002. v. 1. p. 1.

  • NOGUEIRA, M. T. ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Aposição e reformulação. In: III ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2003, Fortaleza. Anais do III ECEL. Fortaleza: INESP, 2001. p. 83-85.

  • NOGUEIRA, M. T. ; SARAIVA, Vandemberg Simão . Alguns aspectos da expressão da modalidade epistêmica em artigos de opinião. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 197-197.

  • NOGUEIRA, M. T. . Uma análise do mecanismo de reformulação em textos orais. In: XLVI Seminários do Grupo de estudos Lingüísticos de são Paulo, 1999, São josé do Rio Preto. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). Bauru-SP: Universidade do Sagrado Coração, 1998. v. 28. p. 571-576.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aspectos sintático-semânticos de nomes derivados de queimar. In: XII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 1999, Foz do Iguaçu-PR. Anais do XII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.. Foz do Iguaçu-PR: FECILCAM, 1998.

  • NOGUEIRA, M. T. . Considerações sobre aposição e gramaticalização. In: XVI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste (GELNE), 1999, Fortaleza-Ce. Anais da XVI Jornada de Estudos Lingüísticos. Fortaleza-Ce: UFC/GELNE, 1998. v. 1. p. 180-183.

  • NOGUEIRA, M. T. . A aposição em gramáticas tradicionais de língua portuguesa. In: XI Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 1998, Cascavel-PR. Anais do XI Seminário do CELLIP, 6 p. (em CD-ROM). Cascavel-PR: UNIOESTE, 1997.

  • NOGUEIRA, M. T. . Uma tipologia para a descrição da aposição em língua portuguesa. In: XLIV Seminários do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo, 1997, Taubaté-SP. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). Campinas-SP: Unicamp/ Fapesp, 1996. p. 674-679.

  • NOGUEIRA, M. T. . Um experimento de acesso à consciência metalingüística sintática. In: X Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná (CELLIP), 1997, Londrina-PR. Anais do X Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná (CELLIP). Cascavel-PR: Edunioeste, 1996. v. 1. p. 556-563.

  • NOGUEIRA, M. T. . O conceito de texto na escola. In: Seminários do Grupo de Estudos Lingüísticos de São paulo, 1993, Jaú-SP. XXII Anais de Seminários do GEL. Riberão Preto-SP, 1992. v. 1. p. 1029-1034.

  • NOGUEIRA, M. T. . O ensino de gramática como prática de reflexão sobre o uso lingüístico. In: 57 Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. http://www.reacao.com.br/programa_sbpc57ra/sbpccontrole/textos/marcianogueira.htm, 2005. v. 1. p. 1.

  • NOGUEIRA, M. T. . Transitividade e representação: sugestões para o ensino. In: V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas ? FLAEL, 2016, Fortaleza. Caderno de Resumos e Programação do V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas ? FLAEL.. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2016. p. 87-87.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas não nominais: descrição e análise. In: III Simpósio Internacional de Linguística Funcional ? SILF, 2015, Niterói. III Simpósio Internacional de Linguística Funcional ? SILF. 5, 26, 27 e 28 de agosto de 2015. Caderno de resumos.. Niterói, 2015. p. 55-56.

  • NOGUEIRA, M. T. . Notas sobre o tratamento da referência na Gramática Discursivo-Funcional.. In: I Simpósio de Linguística Textual, 2015, Fortaleza. I Simpósio de Linguística Textual. 10 a 12 de novembro de 2015. Programação e Resumos.. Fortaleza: Protexto/UFC, 2015. p. 51-52.

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Gramática e produção de sentidos: reflexões para o ensino. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014, Fortaleza. IV Caderno de Programação e Resumos do Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Fortaleza: UFC, 2014. p. 33-34.

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática e a produção de sentidos e efeitos. In: II Encontro sobre gramática: teoria e prática, 2014, Fortaleza. II Encontro sobre gramática: teoria e prática. Livro da programação e dos resumos.. Fortaleza, 2014. p. 61-61.

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Funcionalismo linguístico e ensino de língua materna: relacionando teoria e prática. In: 25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste - GELNE, 2014, Natal. Caderno de Programação e Resumos da XXV Jornada Nacional do GELNE, Natal, RN, 01 a 03 de outubro de 2014. Natal: EDUFRN, 2014. p. 1163-1164.

  • NOGUEIRA, M. T. . Funcionalismo, História e Gramática. In: CHRONOS - I Colóquio Nacional de Língua, Documentos e História. Diacronia e sincronia: diálogos possíveis., 2013, Fortaleza. CHRONOS - I Colóquio Nacional de Língua, Documentos e História. Programação e livro de resumos do CHRONOS - CHRONOS - I Colóquio Nacional de Língua, Documentos e História. Fortaleza: UECE, 2013. p. 33-34.

  • NOGUEIRA, M. T. . A pesquisa funcionalista sobre os processos de idiomatização no português em uso. In: III Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e II Congresso Brasileiro de Fraseologia, 2013, Fortaleza. III Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e II Congresso Brasileiro de Fraseologia: livro de resumos e programação do III Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e II Congresso Brasileiro de Fraseologia. Fortaleza: UFC, 2013. p. 33-33.

  • NOGUEIRA, M. T. . A lexicalização da expressão 'quem sabe'. In: III Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e II Congresso Brasileiro de Fraseologia, 2013, FORTALEZA. III Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e II Congresso Brasileiro de Fraseologia: livro de resumos e programação do III Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e II Congresso Brasileiro de Fraseologia. FORTALEZA, 2013. p. 33-34.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas não-restritivas do português brasileiro: proposta classificatória. In: VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013, Natal. Caderno de resumos do VIII Congresso Internacional da Abralin. Natal: EDUFRN, 2013.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição restritiva em língua portuguesa: descrição e análise segundo a GDF. In: XXIV Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. Cadernos de resumos e programação da XXIV Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 04 a 07 de setembro de 2012.. Natal: EDUFRN, 2012. p. 411-411.

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramaticalização de quem sabe. In: Workshop Internacional sobre Gramaticalização, 2010, Belo Horizonte. Workshop Internacional sobre Gramaticalização. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2010. p. 43-44.

  • NOGUEIRA, M. T. . Marcas de modalidade epistêmica na norma oral popular de Fortaleza. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010, Teresina. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste - Livro de Resumos e Programação. Teresina: UFPI, 2010.

  • NOGUEIRA, M. T. . Análise dos aspectos sintáticos e lógico-semânticos em construções apositivas. In: VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL), 2010, Fortaleza. VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Livro de Resumos e Programação. Fortaleza: UECE - Posla, 2010.

  • NOGUEIRA, M. T. . Uma análise sobre a gramaticalização de quem sabe. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2010, Curitiba. Curitiba. Curitiba: Abralin, 2010.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas: diversidade e multiplicidade funcional.. In: II Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2009, Évora-Portugal. II Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - http://www.simelp2009.uevora.pt, 2009.

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática e Construção Discursiva: Estudos da Língua Portuguesa no Mundo. In: II Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2009, Évora-Portugal. II Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - http://www.simelp2009.uevora.pt. Évora: Universidade de Évora, 2009.

  • NOGUEIRA, M. T. . Funcionalismos: Diálogos Possíveis. In: IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras, 2009, Teresina-PI. IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras. Teresina: UFPI, 2009.

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e gramaticalização nos usos de "quem sabe". In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa-Pb. VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Abralin/UFPB, 2009.

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e sua manifestação na norma popular oral. In: IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras, 2009, Teresina-PI. IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras. Teresina: UFPI, 2009.

  • NOGUEIRA, M. T. . Usos e Valores modais da expresão "quem sabe" em textos jornalísticos. In: I Colóquio Discurso e Práticas Culturais., 2009, Fortaleza. I Colóquio Discurso e Práticas Culturais.. Fortaleza: Grupo Discuta/ PPGL-UFC, 2009.

  • NOGUEIRA, M. T. . Metáfora e construção discursiva. In: III Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento, 2008, Fortaleza. III Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento, 2008. p. 30-30.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construção apositiva e recategorização metafórica. In: IIIIII Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento, 2008, Fortaleza. III III Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento. Fortaleza, 2008.

  • NOGUEIRA, M. T. . Metáfora e gramaticalização. In: III Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento, 2008, Fortaleza. III Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento. Fortaleza, 2008. p. 33-33.

  • NOGUEIRA, M. T. . A manifestação da modalidade no português oral culto de Fortaleza. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura - Programa e resumos. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 79-79.

  • NOGUEIRA, M. T. . O funcionalismo lingüístico: contribuições para o ensino. In: I Fórum de Lingüística Apliocada e Ensino de Línguas e V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura, 2008, Fortaleza. I FLAEL - I Fórum de Lingüística Apliocada e Ensino de Línguas e V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura. Fortaleza: FLAEL/UFC, 2008. p. 26-26.

  • NOGUEIRA, M. T. . O lugar da prescrição no ensino de língua. In: III Encontro lingüístico e literário do mestrado em Letras da UFPI, 2008, Teresina. III Encontro lingüístico e literário do mestrado em Letras da UFPI - Programação e resumos. Teresina: UFPI/CCHL, 2008. p. 33-33.

  • NOGUEIRA, M. T. . Indeterminações de fronteiras na aposição: o chamado "aposto circunstancial". In: I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. São Paulo: USP- FFLCH / UNICSUL, 2008.

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática do Português: Teoria e Uso. In: I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. São Paulo: USP- FFLCH / UNICSUL, 2008.

  • NOGUEIRA, M. T. . A gramaticalização da expressão "quem sabe". In: XXIII Encontro Nacional da Anpoll, 2008, Goiânia. XXIII Encontro Nacional da Anpoll. Goiânia: Anpoll / UFG, 2008.

  • NOGUEIRA, M. T. . O chamado "aposto de oração": propriedades textual-discursivas. In: Abralin em Cena Piauí, 2008, Teresina-PI. Abralin em Cena Piauí, 2008.

  • NOGUEIRA, M. T. . Os processos de referenciação e junção na construção apositiva. In: Congresso de Linguística em homenagem à profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves, 2008, Araraquara-SP. Congresso de Linguística em homenagem à profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves. Araraquara: UNESP-UFSCar, 2008.

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática e contsrução discursiva: reflexões para o ensino. In: II Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras, 2007, Teresina. II Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras. Teresina: UFPI, 2007.

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas e estratégias de formulação textual. In: XIX ENANPOL, 2004, Maceió. XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL - Boletim Informativo n. 32, 2004. v. 1. p. 117.

  • NOGUEIRA, M. T. . O uso de construções apositivas em gêneros jurídicos. In: III Congresso Internacional da Abralin, 2003, Rio de Janeiro. III Congresso Internacional. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. v. 1.

  • NOGUEIRA, M. T. ; LOPES, Julianne Larens . A proposição relacional inferida em orações justapostas. In: III Semana de Letras da UFC, 2003, Fortaleza. Letras e Leituras dos desafios no século XXI. Fortaleza: CA Patativa do Assaré - UFC, 2002. v. 1. p. 45-45.

  • NOGUEIRA, M. T. ; CARLOS, Josely Teixeira . A hipotaxe adverbial em uso: funções textual-discursivas. In: III Semana de Letras - UFC, 2003, Fortaleza. Letras e Leituras dos desafios no século XXI. Fortaleza: CA Patativa do Assaré, 2002. v. 1. p. 46-46.

  • NOGUEIRA, M. T. ; MILHOME, Marlete Sousa . O uso de hipotaxes adverbiais: relações semânticas inferidas. In: Semana de Letras, 2003, III Semana de Letras - UFC. Letras e Leituras dos Deasafios no Século XXI. Fortaleza: CA Patativa do Assaré, 2002. v. 1. p. 47-47.

  • NOGUEIRA, M. T. ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Hipotaxe adverbial concessiva no artigo de opinião. In: III Semana de Letras - UFC, 2003, Fortaleza. Letras e Leituras dos Desafios no Século XXI. Fortaleza: CA Patativa do Assaré, 2003. v. 1. p. 48.

  • NOGUEIRA, M. T. ; LIMA, Ana Célia Arruda . Considerações sobre coordenação e aposição. In: III Semana de Letras - UFC, 2003, Fortaleza. Letras e Leituras dos Desafios no Século XXI. Fortaleza: CA Patativa do Assaré - UFC, 2003. v. 1. p. 49-49.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . Aposição como estratégia de referenciação. In: III Semana de Letras - UFC, 2003, Fortaleza-Ce. Letras e Leituras dos Desafios do Século XXI. Fortaleza: CA Patativa do Assaré, 2003. v. 1. p. 50-50.

  • NOGUEIRA, M. T. ; SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e . Aposição como estratégia de reformulação textua. In: III Semana de Letras - UFC, 2003, Fortaleza-Ce. Letras e Leituras dos Desafios do Século XXI. Fortaleza: CA Patativa do Assaré, 2003. v. 1. p. 51-51.

  • NOGUEIRA, M. T. ; PESSOA, Nadja Paulino . Aposição: alguns aspectos conceituais. In: III Semana de Letras - UFC, 2003, Foretaleza-Ce. Letras e Leituras dos desafios do Século XXI. Fortaleza-Ce: CA Patativa do Assaré, 2003. v. 1. p. 52-52.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NOGUEIRA, Francisca Janaína Munis ; LUCENA, Izabel Larissa de . A construção da predicação no gênero reportagem impressa. In: III Semana de Letras - UFC, 2003, Fortaleza-Ce. Letras e Leituras dos desafios do Século XXI. Fortaleza-Ce: CA Patativa do assaré, 2003. v. 1. p. 06-06.

  • NOGUEIRA, M. T. ; TRAJANO, Leonardo Carrá ; RABAY NETO, Alfonse . Considerações sobre o uso de predicados factivos. In: III Semana de Letras - UFC, 2003, Fortaleza-Ce. Letras e Leituras dos Desafios do Séculop XXI. Fortaleza-Ce: CA Patativa do Assaré, 2003. v. 1. p. 13-13.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição e reformulação parafrásica. In: II ECLAE, 2003, João Pessoa. João Pessoa: II ECLAE - Programação e resumos, 2003. p. 73-73.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . Aposição e reformulação metalingüística: a redenominação. In: IV Encontro Regional dos Estudantes de Letras, 2002, Fortaleza. IV Encontro Regional dos Estudantes de Letras. Letras no Nordeste: Resgatando a Política Estudantil e a Cultura Popular - programa e resumos.. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 65-65.

  • NOGUEIRA, M. T. ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Aposição e reformulação metalingüística: a explicação definidora. In: IV Encontro Regional dos Estudantes de Letras. Letras no Nordeste: Resgatando a Política Estudantil e a Cultura Popular, 2002, Fortaleza. IV Encontro Regional dos Estudantes de Letras. Letras no Nordeste: Resgatando a Política Estudantil e a Cultura Popular : programa e resumos. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 92-92.

  • NOGUEIRA, M. T. ; SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e . Aposição e referenciação textual. In: IV Encontro Regional dos Estudantes de Letras. Letras no Nordeste: Resgatando a Política Estudantil e a Cultura Popular, 2002, Fortaleza. IV Encontro Regional dos Estudantes de Letras. Letras no Nordeste: Resgatando a Política Estudantil e a Cultura Popular : programa e resumos. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 94-94.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aspectos formais e funcionais da aposição não-restritiva. In: Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo-GEL, 2002, São Paulo. Seminário do GEL- Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo. Resumos.. São Paulo: USP/Contexto, 2002. v. 1. p. 248-248.

  • NOGUEIRA, M. T. . O emprego de construções apositivas como estratégia de referenciação em gêneros jornalísticos. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Gramado. Encontro Nacional da ANPOLL. Resumos. Gramado: UFRS, 2002. v. 1. p. 73-73.

  • NOGUEIRA, M. T. . Reflexões sobre o inter-relacionamemnto entre os processos de predicação e de referenciação. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Programa e resumos. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 160-160.

  • NOGUEIRA, M. T. . O uso de aposições como estratégia textual-discursiva. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos (GELNE). Programa e resumos.. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 160-160.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . Aspectos do processo de referenciação catafórica no gênero notícia. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos (GELNE). Programa e resumos. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 158-158.

  • NOGUEIRA, M. T. ; SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e . Aspectos funcionais da predicação na construção dos enunciados da notícia. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 205-206.

  • NOGUEIRA, M. T. ; LUCENA, Izabel Larissa de . A construção da predicação no gênero reportagem impressa. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos (GELNE). Programa e resumos.. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 137-138.

  • NOGUEIRA, M. T. ; BARRETO, Rosângela Barros . Uma análise do emprego de descrições definidas em reportagens impressas. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de estudos Lingüísticos. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 69-69.

  • NOGUEIRA, M. T. ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Considerações sobre as oirações adverbiais concessivas em artigos de opinião. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos (GELNE). Programa e resumos.. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 223-224.

  • NOGUEIRA, M. T. ; LOPES, Julianne Larens . A proposição relacional inferida na hipotaxe adverbial. In: IV Encontro Cearense dos Estudantes de Letras - ECEL, 2002, Quixadá. IV Encontro Cearense dos Estudantes de Letras-ECEL. Programa e resumos. Quixadá: FECLESC-UECE, 2002. v. 1. p. 50-50.

  • NOGUEIRA, M. T. ; SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e . Uma análise das informações veiculadas em dicionários gramaticais. In: IV Encontro Cearense dos Estudantes de Letras - ECEL, 2002, Quixadá. IV Encontro Cearense dos Estudantes de Letras-ECEL. Quixadá: FECLESC-UECE, 2002. v. 1. p. 28-28.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . O uso das construções apositivas no gênero notícia. In: IV Encontro Cearense dos Estudantes de Letras - ECEL, 2002, Quixadá. IV Encontro Cearense dos Estudantes de Letras - ECEL - Programa e resumos. Quixadá: UFC, 2002. v. 1. p. 35-35.

  • NOGUEIRA, M. T. . A aposição não-restritiva em textos do português contemporâneo escritos no Brasil. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza-CE. II Congresso Internacional da ABRALIN - Programa e resumos. Fortaleza-CE: UFC/ABRALIN, 2001. p. 284-284.

  • NOGUEIRA, M. T. . A aposição como estratégia de referenciação em diferentes gêneros textuais. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza-CE. II Congresso Internacional da Abralin. Fortaleza-CE: UFC/ABRALIN, 2001. p. 283-283.

  • NOGUEIRA, M. T. . Referenciação e o emprego de expressões apositivas. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza-CE. II Congresso Internacional da Abralin _ Programa e resumos. Fortaleza-CE: UFC/ABRALIN, 2001. p. 284-284.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Identificação e classificação de gêneros jornalísticos. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza-CE. II Congresso Internacional da Abralin - Programa e resumos. Fortaleza-CE: UFC/ABRALIN, 2001. p. 280-281.

  • NOGUEIRA, M. T. . O emprego de construções apositivas como estratégia de referenciação em textos oratórios. In: Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo-GEL, 2001, Marília-SP. XLIX Seminário do GEL-SP - Programação e resumos. Marília-SP: Fundação Eurípedes Soares da Rocha/UNESP-Assis, 2001. p. 99-99.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição não-restritiva: inserção parentética?. In: III ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2001, Fortaleza-Ce. III ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras: Programa e resumos. Fortaleza-Ce: UECE, 2001. p. 58-58.

  • NOGUEIRA, M. T. . Norma e uso: a questão da prescrição lingüística. In: ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2001, Fortaleza-Ce. ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras: programa e resumos. Fortaleza: UECE, 2001. p. 58-58.

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . Aposição e reformulação: a paráfrase referencial. In: ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2001, Fortaleza-Ce. ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras: Programa e resumos. Fortaleza-Ce: UECE, 2001. p. 75-75.

  • NOGUEIRA, M. T. ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Aposição e reformulação: a paráfrase metalingüística. In: ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2001, Fortaleza-Ce. ECEL: Encontro Cearense dos Estudantes de Letras: programa e resumos. Fortaleza: UECE, 2001. p. 75-75.

  • NOGUEIRA, M. T. . O emprego de construções apositivas em textos técnico-didáticos. In: XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste (GELNE), 2000, Salvador. XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos - Programa e resumos. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará / GELNE, 2000. p. 173-173.

  • NOGUEIRA, M. T. . Marcadores de aposição. In: Bauru-SP, 1999. XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de são Paulo - Programação e Resumos. Bauru-SP: Universidade do Sagrado Coração. p. 109-109.

  • NOGUEIRA, M. T. . Aspectos sintático-semânticos e pragmáticos de nomes derivados de queimar. In: XII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - CELLIP, 1998, Foz do Iguaçu-PR. XII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - CELLIP - RESUMOS. Foz do Iguaçu-PR: UNIOESTE, 1998. p. 43-43.

  • NOGUEIRA, M. T. . Uma análise do mecanismo de reformulação em textos orais. In: XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos, 1998, São José do Rio Preto-SP. XLVI Seminário do GEL - Programação e Resumos. São José do Rio Preto-SP: UNESP/IBILCE, 1998. p. 139-140.

  • NOGUEIRA, M. T. . Considerações sobre aposição e gramaticalização. In: XVI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE, 1998, Fortaleza-Ce. XVI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - Programa e Resumos. Fortaleza-Ce: Universidade Federal do Ceará, 1998. p. 169-169.

  • NOGUEIRA, M. T. . Funções discursivas da aposição. In: XLV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo, 1997, Campinas-SP. X LV Seminário do GEL- programação e resumos. Campinas-SP: Unicamp - PRP / FAEP, 1997. p. 189-189.

  • NOGUEIRA, M. T. . Um experimento de acesso à consciência metalingüística sintática. In: X Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 1996, Londrina-PR. X Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - Caderno de Resumos. Londrina-PR: Universidade Estadual de Londrina - UEL, 1996. p. 68-68.

  • NOGUEIRA, M. T. . Reflexões sobre o estatuto sintático da aposição. In: Caminhos da Pesquisa Lingüística na Pós-Graduação da FCL-Araraquara, 1996, Araraquara-SP. Caminhos da Pesquisa Lingüística na Pós-Graduação da FCL-Araraquara - Caderno de resumos.. Araraquara-SP: Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, FCL-UNESP-Ar, 1996.

  • NOGUEIRA, M. T. . Mecanismos de aposição. In: XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL, 1994, São Paulo-SP. XLII Seminário do GEL - Resumo das Comunicações. São Paulo-SP: USP/GEL, 1994. p. 64-64.

  • NOGUEIRA, M. T. . A contribuição da GDF para os estudos descritivos do português do GEF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposições oracionais em uso: rediscutindo fronteiras categoriais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática e Ensino de Línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e sua investigação em gêneros específicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Funcionalismo e o ensino de língua materna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Relato de atuação do Grupo de Estudos em Funcionalismo UFC/CNPq. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Construções apositivas não nominais: descrição e análise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Notas sobre o tratamento da referência na Gramática Discursivo-Funcional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Texto e Gramática: reflexões para o ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Relato de pesquisas do Grupo de Estudos em Funcionalismo da UFC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Funcionalismo linguístico e ensino de língua materna: relacionando teoria e prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Gramática e produção de sentidos: reflexões para o ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, MÁRCIA TEIXEIRA . Gramática e a produção de sentidos e efeitos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . A aposição não-restritiva em elocuções formais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas não-restritivas do português brasileiro: proposta classificatória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Funcionalismo, História e Gramática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . A lexicalização de 'quem sabe'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição restritiva em língua portuguesa: descrição e análise segundo a GDF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . A formalização em modelos teóricos de gramática funcional: riscos e vantagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática Discursivo-Funcional: pressupostos e aplicações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas não-restritivas do português brasileiro: proposta classificatória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Uma análise sobre a gramaticalização de quem sabe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA, Izabel Larissa de ; NOGUEIRA, M. T. . Os efeitos retóricos da evidencialidade em artigos científicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e ; NOGUEIRA, M. T. . Considerações sobre a colaboração do ouvinte no enunciado do falante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Logic-semantic relations in appositive constructions. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . A modalidade na norma oral popular da cidade de Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. ; GOMES, João Bosco Figueiredo . Estudos funcionalistas em gêneros textuais e suas implicações para o ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira ; NOGUEIRA, M. T. . Análise linguística, gramática e léxico na sala de aula, perpassados pela enunciação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Reflexões sobre o tratamento da relação Texto e gramática no ensino de língua. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática e Discurso: descrição e análise da língua portuguesa em uso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOGUEIRA, M. T. . Formação linguística e ensino do português como língua materna. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Marcas da modalidade epistêmica na norma popular de Fortaleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Análise dos aspectos sintáticos e lógico-semânticos em construções apositivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramaticalização de quem sabe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. ; Moura Filho Lauro Inácio . Uma análise da manifestação da modalidade deôntica no discurso religioso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Discurso e Interação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Contribuições da descrição e análise lingüística na caracterização dos gêneros textuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e gramaticalização nos usos de "quem sabe". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática, Discurso e Argumentação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Contribuições da descrição e análise linguítsica ao ensino da língua materna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e sua manifestação na norma popular oral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Funcionalismos: Diálogos Possíveis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Usos e Valores modais da expresão quem sabe em textos jornalísticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas: diversidade formal e multiplicidade funcional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, M. T. . A gramaticalização da expressão "quem sabe". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . O chamado aposto de oração: propriedades textual-discursivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Os processos de refererenciação e junção na construção apositiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Indeterminações de fronteiras da aposição: o chamado "aposto circunstancial". 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOGUEIRA, M. T. . O lugar da prescrição no ensino de língua. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Construção apositiva e recategorização metafórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . A manifestação da modalidade no português oral culto de Fortaleza. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Funcionalismo lingüístico: pressupostos, vertentes e aplicações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e Discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática do Português: teoria e uso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, M. T. . Metáfora e construção discursiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Metáfora e gramaticalização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . O funcionalismo linguístico: contribuições para o ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Funcionalismo e ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Gramática e construção discursiva: reflexões para o ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . A categoria modalidade no português brasileiro contemporâneo: estudos sobre a inter-relação entre modalidade e discurso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Processos de constituição dos enunciados: estudos de orientação funcionalista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. ; MOREIRA, Helton Bezerra . Uma análise da modalidade deôntica no discurso oral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e argumentação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Funcionalismo lingüístico: pressupostos e vertentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . A modalidade deôntica no português oral culto de Fortaleza. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Diversidade formal e multiplicidade funcional das construções apositivas no Seminário integrado de pesquisa: descrição do português na oralidade e na escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Modalidade e sua manifestação em gêneros discursivos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Estudos sobre a inter-relação entre Modalidade e Discurso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . O ensino de gramática como prática de reflexão sobre o uso lingüístico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. ; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira ; PONTES, Antônio Luciano . Coordenadora do simpósio Gramática, Dicionário e Ensino de Línguas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOGUEIRA, M. T. . Considerações sobre o funcionalismo lingüístico e suas principais vertentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Notas sobre a gramaticalização da expressão quem sabe. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Construções apositivas e estratégias de formulação textual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . O uso de construções apositivas em gêneros jurídicos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo ; SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e . Novos Estudos em Funcionalismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição e reformulação parafrásica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. ; SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e . Aposição como estratégia de reformulação em artigos científicos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. ; LIMA, Ana Célia Arruda . Os limites conceituais entre aposição e coordenação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Contribuições do funcionalismo para a caracterização lingüística dos gêneros textuais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Coordenação da sessão intitulada: O processo de articulação de orações segundo uma perspectiva funcionalista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Sessão coordenada: Aposição: aspectos conceituais e textual-discursivos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Aspectos formais e funcionais da aposição não-restritiva. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . O emprego de construções apositivas como estratégia de referenciação em gêneros jornalísticos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Reflexões sobre o inter-relacionamento entre os processos de predicação e referenciação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . O uso de expressões apositivas como estratégia de reformulação em artigos científicos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Contribuições do funcionalismo lingüístico para o ensino da língua materna. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Processos de constituição dos enunciados. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena . Aspectos do processo de referenciação catafórica no gênero notícia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. ; SILVA, Klébia Enislaine Do Nascimento e . Aspectos funcionais da predicação na construção dos enunciados da notícia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. ; LUCENA, Izabel Larissa de . A construção da predicação no gênero reportagem impressa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. ; SARAIVA, Vandemberg Simão . Alguns aspectos da expressão da modalidade epistêmica em artigos de opinião. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. ; BARRETO, Rosângela Barros . Uma análise do emprego de descrições definidas em reportagens impressas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Considerações sobre as orações adverbiais concessivas em artigos de opinião. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. . A aposição como estratégia de referenciação em diferentes gêneros textuais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . A aposição não-restritiva em textos do português contemporâneo escritos no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Referenciação e o emprego de expressões apositivas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. ; NERI, Flávia de Sena ; VIEIRA, Eliane Cristina Araújo . Identificação e classificação de gêneros jornalísticos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, M. T. . Diferentes aspectos do processo de referenciação textual em português. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição não-restritiva: inserção parentética?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Norma e uso: a questão da prescrição lingüística. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . O emprego de construções apositivas como estratégia de referenciação em textos oratórios. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Propriedades textual-discursivas da aposição. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, M. T. . As expressões isto é, ou seja e quer dizer. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . O emprego de construções apositivas em textos técnico-didáticos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Os marcadores de aposição. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Aposição e correferencialidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Uma análise do mecanismo de reformulação em textos orais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Considerações sobre aposição e gramaticalização. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Aspectos sintático-semânticos e pragmáticos de nomes derivados de queimar. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Os limites entre coordenação e subordinação - uma visão funcionalista. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Funções discursivas da aposição. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . A aposição em gramáticas tradicionais de língua portuguesa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Uma tipologia para a descrição da aposição em língua portuguesa. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Um experimento de acesso à consciência metalingüística sintática. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, M. T. . Reflexões sobre o estatuto sintático da aposição. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NOGUEIRA, M. T. . Parecer para Revista Entrepalavras. 2016.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer de artigo da Revista do Gel, volume 12, número 1. 2015.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer de projetos de pesquisa submetidos aos editais n. 008, 009, 010/2014-DP/PROPEG7UERN. 2015.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer de artigo para a publicação intitulada Ideias linguísticas em domínios teóricos específicos.. 2015.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre artigo para Cenários (ISSN 2177-1960). 2014.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer de artigo para Revista Entrepalavras. 2014.

NOGUEIRA, M. T. . Parecerista ad hoc - revista Cadernos de Letras - UFF. 2013.

NOGUEIRA, M. T. . Parecerista da Comissão Editorial - VII Fórum de Partilha Linguística (Textos selecionados do Fórum para publicação pela Cambridge Scholars Publishing ). 2013.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer para Revista Entrepalavras. 2013.

NOGUEIRA, M. T. . Parecerista ad hoc - Revista do GEL. 2012.

NOGUEIRA, M. T. . Parecerista do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) - Língua portuguesa. 2010.

NOGUEIRA, M. T. ; MACHADO, M. Z. V. . Parecerista do PNLD-2012. 2010.

NOGUEIRA, M. T. . Relatório técnico aprovado de prestação de contas de auxílio pelo Edital MCT/CNPq 03/2008 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. 2010.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre artigo submetido para publicação. 2009.

NOGUEIRA, M. T. ; MATTES, Marlene Gonçalves ; BIASI, B. R. . Parecer sobre o projeto de pesquisa Pretérito mais-que-perfeito:variação, mudança e ensino, coordenado pel Prfa.Dra. Márluce Coan,. 2008.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre artigo submetido para publicação. 2008.

NOGUEIRA, M. T. ; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de ; VASCONCELOS, Sandra Maia Farias . Parecer sobre o projeto de pesquisa " Cenas enunciativas na canção brasileira: um estudo em três movimentos", coordenado pelo Prof. Dr. Nelson Barros da Costa. 2008.

NOGUEIRA, M. T. ; FARIAS, Emília Maria Peixoto ; ARARIPE, Leonel Figueiredo de Alencar . Parecer sobre o relatório final da pesquisa "Um estudo experimental da realidade psicológica da metáfora Dificuldades são pesos - Etapa IV, coordenado pela Profa. Dra. Ana Crsitina Pelosi Silva de Macedo. 2008.

NOGUEIRA, M. T. ; ARAGÃO, M. S. S. ; PONTES, Antônio Luciano ; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga ; SERAFIM, Mônica de Sousa . Parecer sobre candidatura ao Programa de Estágio no Exterior. 2008.

NOGUEIRA, M. T. ; UCHÔA, José Álber Campos ; COAN, Marluce . Parecer sobre Projeto de Extensão: Seminários Lingüísticos 2003. 2005.

NOGUEIRA, M. T. ; UCHÔA, José Álber Campos ; COAN, Marluce . Parecer sobre Projeto de extensão: Seminários Lingüísticos 2004. 2005.

NOGUEIRA, M. T. ; MOURA, Ana Célia Clementino ; COSTA, Nelson Barros da . Parecer sobre relatório de pesquisa (pós-doutorado) - Um estudo lingüístico e experimental da metáfora DIFICULDADES SÃO PESOS. 2005.

NOGUEIRA, M. T. ; CAVALCANTE, Mônica Magalhães ; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de . Parecer sobre projeto de pesquisa intitulado História da língua portuguesa: fonologia e gramática. 2005.

NOGUEIRA, M. T. ; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de ; MOURA, Ana Célia Clementino . Parecer sobre projeto intitulado Variação e processamento da fala e do discurso: análises e aplicações - PROFALA. 2005.

NOGUEIRA, M. T. . Projeto de pesquisa: A construção dos enunciados: estudos de orientação funcionalista. 2004.

NOGUEIRA, M. T. ; MONTEIRO, Rosemeire Selma ; MATTES, Marlene Gonçalves . Parecer sobre projeto de pesquisa A emergência das construções relativas em produções textuais de crianças. 2004.

NOGUEIRA, M. T. ; MONTEIRO, Rosemeire Selma ; MATTES, Marlene Gonçalves . Parecer sobre projeto de pesquisa Referenciação e seqüências textuais. 2004.

NOGUEIRA, M. T. . Projeto de pesquisa Processos de Constituição dos enunciados. 2003.

NOGUEIRA, M. T. . Projeto de pesquisa Construções apositivas e estratégias de formulação textual. 2003.

NOGUEIRA, M. T. . Relatório do projeto de pesquisa Processos de constituição dos enunciados. 2003.

NOGUEIRA, M. T. . Relatório do projeto de pesquisa Construções apositivas e estratégias de formulação textual. 2003.

NOGUEIRA, M. T. . Atuação como parecerista na revista Linguagem em (Dis)curso. 2003.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre o projeto de pesquisa O emprego do modo nas orações substantivas de Paulo Mosânio Teixeira Duarte. 2002.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre o projeto de pesquisa O português não-padrão do Ceará, de Maria Elias Soares. 2002.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre o projeto de pesquisa Padronização de um instrumento para verificação de comportamentos de categorização em crianças (II etapa) de Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo. 2002.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre o projeto de pesquisa Processos de referenciação em gêneros textuais de Mônica Magalhães Cavalcante. 2002.

NOGUEIRA, M. T. . Projeto de pesquisa Construções apositivas e estratégias de referenciação textual na fala e na escrita-II etapa. 2002.

NOGUEIRA, M. T. . Relatório do projeto de pesquisa Construções apositivas e estratégias de formulação textual. 2002.

NOGUEIRA, M. T. . Relatório do projeto de pesquisa Processos de constituição dos enunciados. 2002.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre o projeto Análise bibliométrica das citações da literatura científica da Profa. Dra. Virgínia Bentes Pinto.. 2002.

NOGUEIRA, M. T. . Projeto de pesquisa Processos de Constituição dos Enunciados (referenciação, predicação, junção e modalização). 2001.

NOGUEIRA, M. T. . Relatório parcial da pesquisa Construções apositivas e estratégias de formulação textual na fala e na escrita. 2001.

NOGUEIRA, M. T. . Parecer sobre projeto de pesquisa O estatuto lingüístico-discursivo das descrição definidas com artigo definido em diferentes gêneros discursivos, de Mariângela Boer, no Fórum de Pesquisa realizado pelo Programa de Pós-graduação da UNESP-Araraquara-SP.. 2001.

NOGUEIRA, M. T. . Avaliação do projeto de pesquisa As conjunções coordenativas: uma análise baseada em ocorrências reais da língua escrita portuguesa, de Elisete,no Fórum de Pesquisa realizado pelo Programa de Pós-graduação em Lingüística da UNESP-Araraquara-SP. 2001.

NOGUEIRA, M. T. . Avaliação do projeto de pesquisa Criação e manutenção de referentes textuais: o funcionamento textual dos sintagmas nominais envolvidos na coesão, de Daniela Angelucci de Amorim, no Fórum de Pesquisa realizado pelo Programa de Pós-graduação em Lingüística da UNESP-Araraquara. 2001.

NOGUEIRA, M. T. . Participação na avaliação dos relatórios da GED. 2000.

NOGUEIRA, M. T. . Texto e Gramática na Aula de Análise Lingüística. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOGUEIRA, M. T. . VI Semana de Humanidades UFC e UECE. 2009. (Coordenador de Sessão de Comunicação Oral).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Indeterminações de Fronteira Categorial: desafios para a elaboração de uma gramática de referência do português brasileiro ? Etapa III, Descrição: O projeto dá continuidade ao projeto Indeterminações de Fronteira categorial: desafios para a elaboração de uma gramática de referência do português brasileiro, que se integra ao projeto Gramática, discurso e cognição: projeto integrado de descrição e análise linguística, do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF). O projeto, destinado à Iniciação Científica no Curso de Letras, assume a seguinte questão de pesquisa do projeto integrado: Que indeterminações de fronteiras existem entre as categorias de itens e construções, que representam um desafio para a elaboração de uma gramática de referência para o português? Objetiva identificar e sistematizar, por meio de levantamento bibliográfico, leituras e fichamentos, as indeterminações de fronteira categorial mais investigadas na pesquisa de orientação funcionalista, fazendo, ao final, considerações e sugestões sobre a elaboração e a utilização de gramáticas de língua portuguesa, com atenção para a diferença entre uma concepção de língua estável e homogênea, que predomina nas gramáticas tradicionais, e uma concepção de língua heterogênea, adaptativa, maleável e sensível às pressões estruturais, cognitivas e discursivas. Até a segunda etapa desse estudo, foi feito um levantamento dos fundamentos epistemológicos da categorização linguística na tradição gramatical e linguística, particularmente nas teorias de orientação funcionalista e cognitivista. Com base nas teorias sobre o processo de gramaticalização, em paralelo com a lexicalização, este estudo já concluiu a investigação sobre a fluidez categorial do verbo e das construções em que ele se manifesta. Nesta terceira etapa da pesquisa, pretendemos investigar a fluidez categorial relativa às classes do substantivo e do adjetivo, considerando, também, as construções/expressões em que eles se manifestam, tais como as locuções substantivas e adjetivas, bem como locuções prepositivas e conjuntivas em que o substantivo tem nelas seu significado esmaecido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Larissa de Oliveira Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Indeterminações de Fronteira Categorial: desafios para a elaboração de uma gramática de referência do português brasileiro, Descrição: O projeto Indeterminações de Fronteira categorial: desafios para a elaboração de uma gramática de referência do português brasileiro integra-se ao projeto Gramática, discurso e cognição: projeto integrado de descrição e análise linguística, que abriga os subprojetos de pesquisa desenvolvidos por integrantes do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF). Criado na UFC, o grupo encontra-se cadastrado, desde 2002, no Diretório de Grupos da Plataforma Lattes do CNPQ. O presente projeto assume uma das questões de pesquisa do projeto integrado: Que indeterminações de fronteiras existem entre as categorias de itens e construções, que representam um desafio para a elaboração de uma gramática de referência para o português? Ele pretende identificar e sistematizar, por meio de levantamento bibliográfico, leituras e fichamentos, as indeterminações de fronteira categorial mais investigadas na pesquisa de orientação funcionalista, fazendo, ao final, considerações e sugestões sobre a elaboração e a utilização de gramáticas de língua portuguesa, com atenção para a diferença entre uma concepção de língua estável e homogênea, que predomina nas gramáticas tradicionais, e uma concepção de língua heterogênea, adaptativa, maleável e sensível às pressões estruturais, cognitivas e discursivas. No primeiro ano de desenvolvimento do projeto, foram investigadas as indeterminações de fronteira relativas à categoria dos verbos e às construções com verbo-suporte. Nessa segunda etapa, o interesse se volta para a indeterminação relativa à classe dos substantivos e às perífrases verbais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Paulo Renan Avelino Barbosa - Integrante / Thaís Matos Ávila - Integrante / Luís Carlos Celes Vieira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Indeterminações de Fronteira Categorial: desafios para a elaboração de uma gramática de referência do português brasileiro, Descrição: O projeto Indeterminações de Fronteira categorial: desafios para a elaboração de uma gramática de referência do português brasileiro integra-se ao projeto Gramática, discurso e cognição: projeto integrado de descrição e análise linguística, que abriga os subprojetos de pesquisa desenvolvidos por integrantes do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF). Criado na UFC, o grupo encontra-se cadastrado, desde 2002, no Diretório de Grupos da Plataforma Lattes do CNPQ. O presente projeto assume uma das questões de pesquisa do projeto integrado: Que indeterminações de fronteiras existem entre as categorias de itens e construções, que representam um desafio para a elaboração de uma gramática de referência para o português? Ele pretende identificar e sistematizar, por meio de levantamento bibliográfico, leituras e fichamentos, as indeterminações de fronteira categorial mais investigadas na pesquisa de orientação funcionalista, fazendo, ao final, considerações e sugestões sobre a elaboração e a utilização de gramáticas de língua portuguesa, com atenção para a diferença entre uma concepção de língua estável e homogênea, que predomina nas gramáticas tradicionais, e uma concepção de língua heterogênea, adaptativa, maleável e sensível às pressões estruturais, cognitivas e discursivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Paulo Renan Avelino Barbosa - Integrante / Thaís Matos Ávila - Integrante / Luís Carlos Celes Vieira - Integrante.Número de orientações: 2

  • 2013 - 2014

    A gramaticalização de verbos no português brasileiro, Descrição: Justifica-se o presente estudo pela necessidade de sistematização dos processos de mudança linguística que atingem os verbos, mais frequentemente aqueles relativos ao que a teoria e análise linguística de diferentes orientações teóricas, principalmente a funcionalista, têm chamado de gramaticalização, ?Processo pelo qual um item lexical muda de estatuto passando a item gramatical, ou um item gramatical torna-se mais gramatical? (LEHMANN, 1982). Os objetivos desse estudo são: fazer um levantamento de alguns verbos que passaram por algum tipo de processo de gramaticalização e investigar as novas funcionalidades adquiridas por eles em dados contextos. Para tanto, foi necessário nos apropriarmos da conceituação e do entendimento da gramaticalização, seus princípios, tendências e efeitos, conforme proposta de autores como Hopper (1991), Heine (1991) e Lehmann (2002). Fizemos uma revisão bibliográfica dos estudos sobre gramaticalização no português brasileiro, objetivando a identificação dos verbos que já foram investigados quanto a esse processo de mudança linguística, considerando, em cada estudo, o tipo de processo, o suporte teórico, a perspectiva, os corpora utilizados e os efeitos mais observados sobre a grade argumental do verbo quando em processo de gramaticalização. Para tanto, levantamos os trabalhos de conclusão de cursos de Pós-Graduação e artigos sobre o tema na Internet e distinguimos, nesses estudos, os tópicos supracitados. Sistematizamos, em seguida, os dados obtidos a partir de uma classificação dos verbos em quatro categorias, conforme a funcionalidade gramatical adquirida: verbo auxiliar, verbo-suporte, verbo encaixador de predicador matriz e verbo sequenciador. Com essa análise, concluímos que o processo mais investigado é o de auxiliarização, isto é, a gramaticalização de verbo auxiliar, marcando tanto a noção de tempo como a de aspecto. A perspectiva sincrônica ainda predomina nos estudos sobre gramaticalização, embora haja uma retomada crescente da pesquisa diacrônica. A maioria dos estudos que levantamos tem orientação funcionalista e se faz em corpora de fala. Quanto aos efeitos mais observados sobre a grade argumental do verbo, destacamos a detematização. Agradecemos o apoio à realização dessa pesquisa por meio de uma bolsa do Programa Jovens Talentos (Capes/UFC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Paulo Renan Avelino Barbosa - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2012 - 2013

    A aposição não-restritiva em elocuções formais do português culto de Fortaleza, Descrição: As construções apositivas apresentam grande diversidade formal e uma notável multiplicidade funcional em cada contexto específico de interação. A partir da tipologia de correspondência entre relações textual-semânticas e funções textual-discursivas proposta em Nogueira (1999), esboçamos, em Nogueira (2011), uma formalização de exemplos prototípicos relativos às principais funções das construções apositivas não-restritivas nos níveis Interpessoal e Representacional da GDF. No presente estudo, tratamos, especificamente, de aposições não-restritivas na fala, em inquéritos do tipo EF (Elocução Formal), do português culto de Fortaleza, com a descrição e análise dos aspectos formais e funcionais dessas construções na modalidade oral e o aprofundamento das reflexões que vêm sendo feitas no âmbito da GDF. Nos dados analisados, identificamos 93% das construções apositivas não-restritivas com relação semântica de equivalência, e apenas 7% das construções apositivas não-restritivas com relação semântica de atribuição. Esse resultado corrobora a consideração de que o protótipo desse tipo de construção está ligado a uma estrutura simétrica. Com relação às funções textual-discursivas, os resultados se distribuem da seguinte forma: 66,3% das construções apositivas não-restritivas identificadas apresentam a função de reformulação; 27% apresentam função de Identificação; e 6,7% têm função de Avaliação. Com relação à forma da aposição, distinguimos as aposições nominais, em que as unidades apositivas não-restritivas são sintagmas nominais e as construções em que pelo menos uma das unidades apositivas não tem natureza nominal, em geral, uma oração simples ou complexa. Tal como propõe a Gramática Discursivo-Funcional, percebemos a independência de cada nível de análise (Interpessoal, Representacional, Morfossintático, Fonológico), de tal modo que, mesmo prevendo um condicionamento da função textual-discursiva de Avaliação (Nível Interpessoal) sobre o tipo de relação textual-semântica de Atribuição (Nível Representacional), foi identificada significativa utilização de relações de equivalência referencial, em reformulações parafrásicas marcadas por conteúdos axiológicos na recategorização do referente apresentado na primeira unidade apositiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Gramática, discurso e cognição: Projeto integrado de descrição e análise linguística, Descrição: O projeto "Gramática, discurso e cognição: projeto integrado de descrição e análise linguística" abriga os subprojetos de pesquisa desenvolvidos por integrantes do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF). Criado na UFC, o grupo encontra-se cadastrado, desde 2002, no Diretório de Grupos da Plataforma Lattes do CNPQ. Além da pesquisa desenvolvida pela coordenadora do projeto, encontram-se abrigadas neste projeto as pesquisas de Iniciação Científica, de mestrado e doutorado em Linguística orientadas por ela. As pesquisas abrigadas neste projeto integrado propõem, de um modo geral, as seguintes questões:a) Como se caracterizam os domínios funcionais de que tratam as teorias funcionalistas quanto aos diferentes níveis de codificação linguística (ao longo do contínuo entre léxico e gramática) no português brasileiro e europeu? b) Que indeterminações de fronteiras existem entre as categorias de itens e construções, que representam um desafio para a elaboração de uma gramática de referência para o português? c) Que hipóteses teóricas que tratam das interfaces entre gramática, discurso e cognição têm comprovação empírica na investigação dessas indeterminações de fronteira em situações concretas de uso do português? d) Que relações de base funcional existem entre os aspectos da formulação e da codificação linguística e os aspectos sociointeracionais que caracterizam, prototipicamente, os diferentes discursos, gêneros e tipos textuais? e) Que condicionamentos estruturais, cognitivos e discursivos são empiricamente observáveis na variação e mudança linguística?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Klébia Enislaine do Nascimento e Silva - Integrante / Izabel Larissa de Lucena - Integrante / José Álber Campos Uchoa - Integrante / Renata Jorge Leitão - Integrante / Nadja Paulino Pessoa - Integrante / Cláudia Ramos Carioca - Integrante / Francisco Marino Neto - Integrante / Léia Cruz de Menezes - Integrante / Ediene Pena Ferreira - Integrante / Maria Claudete Lima - Integrante / Júlio César Dinoá do Nascimento - Integrante / Maria Helena de Moura Neves - Integrante / Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Integrante / Jeane Maria Alves Mendonça - Integrante / Francisco Ednardo Pinho dos Santos - Integrante / Ana Paula Vieira Trindade - Integrante / Juliana Geórgia Gonçalves - Integrante / Fábio Fernandes Torres - Integrante / Raquel Alves Barbosa - Integrante / Lidianeiza de Moura Timóteo - Integrante / Lavínia Rodrigues de Jesus - Integrante / Ana Silvina Ferreira Fonseca - Integrante / Erasmo de Oliveira Freitas - Integrante / Paulo Renan Avelino Barbosa - Integrante / Thaís Matos Ávila - Integrante., Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 19

  • 2009 - 2010

    Estudos de Orientação Funcionalista - Etapa IV, Descrição: O projeto Estudos de Orientação Funcionalista ? IV etapa reúne subprojetos de pesquisas desenvolvidos por integrantes do Grupo de Estudos em Funcionalismo. Caracterizam-se todas as pesquisas nele integradas pelo interesse em investigar, com base em pressupostos funcionalistas, o uso da língua portuguesa em diferentes práticas discursivas. No relatório geral de tal projeto, avaliado pelo Departamento de Letras Vernáculas da UFC, são apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida pela coordenadora do projeto sobre a manifestação da modalidade epistêmica na norma oral popular de Fortaleza, e dos estudos por ela orientados no âmbito da Graduação em Letras e da Pós-Graduação em Linguística da UFC. Entre os trabalhos integrados defendidos no período, destacam-se duas teses de doutorado (uma das quais recebeu a premiação de melhor tese do Centro de Humanidades da UFC) e uma dissertação de mestrado. Os bolsistas de Iniciação Científica, ambos vinculados ao projeto e orientados por sua coordenadora, desenvolveram os seguintes estudos: A expressão de descomprometimento no discurso oral popular da cidade de Fortaleza, de Júlio dos Santos Carrillo (PIBIC-Funcap) e O uso de verbos perceptivos na norma popular oral de Fortaleza, de Raquel Alves Barbosa (PIBIC-CNPq). Conforme especificado nos planos de trabalho dos bolsistas, são estudos teórico-descritivos sobre um aspecto específico, respectivamente, dos processos de modalização e articulação de orações. O primeiro deles dá continuidade ao estudo já iniciado pelo mesmo bolsista sobre a manifestação do descomprometimento no uso de expressões modalizadoras, com a ampliação da amostra utilizada do corpus NORPOFOR. Utilizando essa mesma amostra, o segundo trabalho toma como objeto as orações encaixadas como complementos de verbos perceptivos, tais como ver e ouvir, que introduzem, com particular efeito de sentido, os conteúdos proposicionais asseverados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo - Integrante / Klébia Enislaine do Nascimento e Silva - Integrante / Izabel Larissa de Lucena - Integrante / Yvanowik Dantas Valério - Integrante / Renata Jorge Leitão - Integrante / Nadja Paulino Pessoa - Integrante / Cláudia Ramos Carioca - Integrante / Francisco Marino Neto - Integrante / Léia Cruz de Menezes - Integrante / Cleide Alves Ribeiro Bezerra - Integrante / João Bosco Figueiredo Gomes - Integrante / Ediene Pena Ferreira - Integrante / Maria Claudete Lima - Integrante / Maria Fabíola Vasconcelos Lopes - Integrante / Marluce Coan - Integrante / Waleska Montenegro Moreira Sampaio - Integrante / Júlio César Dinoá do Nascimento - Integrante / Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Integrante / Júlio dos Santos Carrillo - Integrante / Jeane Maria Alves Mendonça - Integrante / Francisco Ednardo Pinho dos Santos - Integrante / Ana Paula Vieira Trindade - Integrante / Juliana Geórgia Gonçalves - Integrante / Fábio Fernandes Torres - Integrante / Raquel Alves Barbosa - Integrante / Lidianeiza de Moura Timóteo - Integrante.Número de orientações: 9

  • 2008 - 2009

    Estudos de Orientação Funcionalista - III etapa, Descrição: O projeto integrado Estudos de Orientação Funcionalista ? III etapa está vinculado à linha de Descrição e Análise Lingüística do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFC. São pesquisas desenvolvidas pela coordenadora do Projeto, Profa. Dra. Márcia Teixeira Nogueira, e por seus orientandos, graduandos em Letras, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. A Coordenadora desenvolveu o estudo A modalidade epistêmica na norma popular oral de Fortaleza. Orientou quatro trabalhos de conclusão defendidos no primeiro semestre de 2009: a) A não-atribuição de causalidade na Crônica Geral da Espanha de 1344, tese defendida por Maria Claudete Lima; b) A modalidade deôntica na aula de inglês ministrada em português, tese defendida por Maria Fabíola Vasconcelos Lopes; c) Relativas explicativas: aspectos sintático-semânticos e textual-discursivos, tese defendida por Renata Jorge Leitão; d) As orações pseudo-relativas modalizadoras: aspectos formais e funcionais,dissertação defendida por Ana Paula Silva Vieira Trindade. Orientou, ainda, os seguintes estudos desenvolvidos pelos bolsistas de Iniciação Científica: Uma análise da manifestação da modalidade deôntica no discurso religioso, de Lauro Inácio de Moura Filho (PIBIC-CNPq); b) A expressão de descomprometimento no discurso oral popular da cidade de Fortaleza de Júlio dos Santos Carrillo (PIBIC-Funcap). O Grupo de Estudos em Funcionalismo conta com endereço na Internet (www.gef.ufc.br).No site, procuramos registrar as pesquisas concluídas e em desenvolvimento do grupo, com o propósito de divulgar resultados dos estudos desenvolvidos e promover o debate lingüístico, integrando alunos e professores da Graduação em Letras e da Pós-Graduação em Linguística da UFC. Cumpre informar, ainda, que o projeto integrado do grupo recebeu, em 2008, auxílio de capital e custeio através do Edital do CNPq 03/2008 para Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo - Integrante / José Álber Campos Uchôa - Integrante / Klébia Enislaine do Nascimento e Silva - Integrante / Izabel Larissa de Lucena - Integrante / Yvanowik Dantas Valério - Integrante / Renata Jorge Leitão - Integrante / Nadja Paulino Pessoa - Integrante / Cláudia Ramos Carioca - Integrante / Francisco Marino Neto - Integrante / Léia Cruz de Menezes - Integrante / Cleide Alves Ribeiro Bezerra - Integrante / João Bosco Figueiredo Gomes - Integrante / Ediene Pena Ferreira - Integrante / Maria Claudete Lima - Integrante / Márluce Coan - Integrante / Maria Fabíola Vasconcelos Lopes - Integrante / Luciano Araújo Cavalcante Filho - Integrante / Júlio César Dinoá do Nascimento - Integrante / Helton Bezerra Moreira - Integrante / Maria Helena de Moura Neves - Integrante / Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Integrante / Lauro Inácio de Moura Filho - Integrante / Júlio dos Santos Carrillo - Integrante / Francisca Natália Sampaio Pinheiro - Integrante / Jeane Maria Alves Mendonça - Integrante / Francisco Ednardo Pinho dos Santos - Integrante / Ana Paula Vieira Trindade - Integrante / Juliana Geórgia Gonçalves - Integrante / Fábio Fernandes Torres - Integrante / Raquel Alves Barbosa - Integrante.Número de orientações: 11

  • 2008 - 2009

    A modalidade epistêmica na norma popular oral de Fortaleza, Descrição: Esse estudo teve como objetivo geral descrever e explicar o funcionamento do processo de modalização epistêmica em inquéritos DID (diálogo entre informante e documentador); D2 (diálogo entre dois informantes) e EF (elocução formal), da Norma Oral Popular de Fortaleza (NORPOFOR), distinguindo-se os tipos de modalidade, os meios lingüísticos lexicais e gramaticais utilizados, bem como os efeitos de sentido obtidos tendo em vista a enunciação. À semelhança das demais pesquisas desenvolvidas pelo GEF, o presente estudo também buscou colocar em relevo a relação entre as manifestações da modalidade epistêmica e os graus de aproximação ou distanciamento do enunciador em relação ao enunciado que produz a partir da manipulação de recursos expressivos. Foi utilizada uma pequena amostra constituída com um inquérito de cada tipo, cada um deles com 60 minutos de gravação, uma vez que esse corpus ainda se encontra em fase de transcrição de inquéritos. Os inquéritos foram gravados na residência do(s) informante(s) ou em seu local de trabalho. Em relação ao perfil de cada informante que constitui o corpus, são fortalezenses que vieram para esta capital com até cinco anos de idade, têm pais cearenses, não estiveram fora de Fortaleza por um período superior a dois anos, residem em Fortaleza e enquadram-se em uma das células relativas ao sexo, faixa etária, contexto de fala e escolaridade.Os resultados gerais obtidos são os seguintes: a) a manifestação da modalidade epistêmica é mais frequente nos inquéritos do tipo D2 (39,7%); b) o meio linguístico de manifestação da modalidade mais utilizado foi o verbo pleno ou encaixador de conteúdos epistêmicos (69%); c) o enunciador é a fonte evidencial mais freqüente (84,9%); d) a natureza da experiência evidencial é mais frequentemente subjetiva (82,5%) e predominam os efeitos de médio (40,5%) e baixo (38,1%) comprometimento do enunciador em relação aos conteúdos veiculados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Júlio dos Santos Carrillo - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2007 - 2008

    Estudos de Orientação Funcionalista - II etapa, Descrição: O projeto de pesquisa Estudos de orientação funcionalista ? II Etapa constitui um projeto integrado desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Funcionalismo, que se encontra cadastrado no Diretório de Grupos da Plataforma Lattes do CNPQ desde 2002. No presente relatório das atividades realizadas no desenvolvimento de tal projeto, vinculado à linha de Descrição e Análise Lingüística do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFC, apresentamos resumos de estudos feitos por integrantes do GEF vinculados diretamente à UFC, durante o período de agosto de 2007 a julho de 2008. São pesquisas desenvolvidas pela coordenadora do Projeto, Profa. Dra. Márcia Teixeira Nogueira, e por seus orientandos, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. A Coordenadora do projeto integrado desenvolveu o estudo A manifestação da modalidade epistêmica no português oral culto de Fortaleza. Orientou três teses concluídas e defendidas no período: O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: protótipo das proformas, de. Kilpatrick Muller Bernardo Campelo; Gramaticalização e auxiliaridade: um estudo pancrônico do verbo CHEGAR de Ediene Pena Ferreira; O percurso de gramaticalização do "é que" de João Bosco Figueiredo Gomes; e uma dissertação de mestrado, A expressão da evidencialidade no discurso político: uma análise da oratória política da Assembléia Legislativa do Ceará, de Izabel Larissa Lucena. Orientou, ainda, as teses de doutorado em desenvolvimento: A não-atribuição de causalidade na Crônica Geral da Espanha de 1344, de Maria Claudete Lima; A modalidade deôntica na aula de inglês ministrada em português, de Maria Fabíola Vasconcelos Lopes; Relativas explicativas: aspectos sintático-semânticos e textual-discursivos, de Renata Jorge Leitão; A manifestação da evidencialidade em textos acadêmicos de grau do português brasileiro contemporâneo, de Cláudia Ramos Carioca; Constituintes Pragmáticos Extra-oracionais no discurso oral popular de Fortaleza, de Júl. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2007

    Estudos de orientação funcionalista, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - 2006

    A construção dos enunciados: estudos de orientação funcionalista (continuação), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - 2006

    A modalidade e sua expressão em língua portuguesa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2004 - 2005

    A construção dos enunciados: estudos de orientação funcionalista, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2003 - 2004

    Construções apositivas e estratégias de formulação textual -III etapa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2003 - 2004

    Processos de constituição dos enunciados, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2002 - 2003

    Construção apositivas e estratégias de textualização na fala e na escrita - II etapa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2001 - 2002

    Processos de constituição dos enunciados (predicação, referenciação, junção e modalização), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2000 - 2001

    Construções apositivas e estratégias de formulação textual na fala e na escrita, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Márcia Teixeira Nogueira - Coordenador / Flávia de Sena Neri - Integrante / Klébia Enislaine do Nascimento e Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas. , Avenida dos Expedicionários - até 3658 - lado par, Fátima, 60411136 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667625, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 1991 - Atual

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2017

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Colóquios em Descrição e Análise Linguística.

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática Funcional

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática, Variação e Ensino

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo, Tópicos em Gramática Funcional

    • 08/2016 - 01/2017

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo

    • 08/2016 - 01/2017

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Descrição e Análise Linguística I

    • 08/2016 - 01/2017

      Ensino, Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática, Variação e Ensino

    • 08/2015 - 02/2016

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Linguísticas I

    • 08/2015 - 02/2016

      Ensino, Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática, Variação e Ensino

    • 08/2015 - 02/2016

      Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa: Frase

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Descrição e Análise Linguística II

    • 03/2014 - 12/2014

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Colóquios em Descrição e Análise Linguística.

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo, Tópicos sobre Gramaticalização

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática, variação e ensino

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe-semântica do Português

    • 02/2013 - 12/2013

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Colóquios em Descrição e Análise Linguística.

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Temáticos I

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática Funcional

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa: Texto e Discurso, Linguística: Funcionalismo

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados II

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática Funcional

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa: Frase, Linguística: Funcionalismo

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados II

    • 02/2010 - 07/2010

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo

    • 02/2010 - 07/2010

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática Funcional

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo (2 turmas)

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Descrição e Análise Lingüística II

    • 10/2008 - 10/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE, .,Cargo ou função, Conselheira.

    • 02/2009 - 07/2009

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo (2 turmas)

    • 02/2009 - 07/2009

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Temáticos II, Teorias Linguísticas I

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Funcionalismo (2 turmas)

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados I

    • 02/2008 - 07/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística: Funcionalismo, Tópicos em Gramática Funcional

    • 02/2008 - 07/2008

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Descrição e Análise Lingüística I

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Português II

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Temáticos III

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática Funcional, Teorias Lingüísticas I

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - Frase

    • 04/2005 - 03/2007

      Direção e administração, Centro de Humanidades, Programa de Pós Graduação Em Lingüística.,Cargo ou função, Coordenador de programa de Pós-Graduação.

    • 04/2005 - 03/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Membro de conselho.

    • 09/2006 - 02/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Português II

    • 09/2006 - 02/2007

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Descrição do Português I

    • 04/2006 - 08/2006

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Português II

    • 04/2006 - 08/2006

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Lingüísticas I

    • 08/2005 - 02/2006

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

    • 08/2005 - 02/2006

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pragmática

    • 03/2005 - 06/2005

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Português II

    • 03/2005 - 06/2005

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática Funcional, Teorias Lingüísticas I

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Português II

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Lingüísticas I

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Português II

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Descrição do Português I

    • 02/2004 - 03/2004

      Ensino, Ensino da Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O ensino da gramática

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Portuguêrs II

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática Funcional

    • 07/2002 - 07/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas.,Linhas de pesquisa

    • 09/2002 - 02/2003

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Português II

    • 08/2001 - 04/2002

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística:sintaxe

    • 08/2001 - 04/2002

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe do Português II

    • 08/2001 - 04/2002

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em descrição do português I - Abordagens funcionalistas na descrição do português

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ¨Tópicos em Descrição do Português I

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística:sintaxe

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística:sintaxe

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Lingüística- sintaxe

    • 03/2000 - 12/2000

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociolingüística, Teoria Lingüística-sintaxe

    • 03/2000 - 04/2000

      Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários temáticos - A inter-relação entre sintaxe e discurso

    • 03/1991 - 12/1994

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I - Compreensão e produção de textos, Língua Portuguesa II - Sintaxe do português I, Língua Portuguesa VI - Estilística, Língua portuguesa IV - Morfossintaxe