Pedro Henrique Eça Rodrigues
Engenheiro de instalações pela empresa Racional Engenharia com currículo acadêmico constituído na sequência de Bacharelado em Engenharia Mecânica formado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em 2018, onde fez iniciação científica na área de Engenharia de Materiais. Especialização Latu Senso em Docência no Ensino Superior pela universidade Anhanguera. Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em engenharia aeronáutica e mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na área de concentração de materiais, manufatura e automação, onde realizou pesquisas no laboratório de Engenharia de Materiais.
Informações coletadas do Lattes em 26/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica
2019 - 2023
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Título: Efeito da Prensagem Isostática a Quente no Aço AISI 316L Atomizado a Água Fabricado por Fusão em Leito de Pó, Ano de Obtenção: 2023
Kahl Dick Zilnyk.Coorientador: Fábio Edson Mariani. Palavras-chave: Manufaura aditiva; HIP; Atomização a água.
Especialização em Docência no Ensino Superior
2019 - 2020
Universidade Anhanguera de São Paulo
Título: Análise Didática de Sistema de Ar Condicionado Veicular
Graduação em andamento em Formação Pedagógica para graduados não licenciados - Matemática
2021 - Atual
Graduação em Engenharia Mecânica
2014 - 2018
Universidade Federal do Pampa
Título: Estudo Tribológico do Revestimento de Stellite 6, Aspergido via HVOF Antes e Após Polimento, e do Substrato de Aço Inoxidável AISI 304
Orientador: Ana Claudia Costa de Oliveira
Formação complementar
2018 - 2018
Iniciação Profissional em Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Transferência de Calor. (Carga horária: 20h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de Verão de Física. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Inglês pelo mundo. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2015 - 2015
Uso Cotidiano do Inglês. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2015 - 2015
Excel. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. FUSÃO EM LEITO DE PÓ A LASER DE UM AÇO INOXIDÁVEL 316L ATOMIZADO A ÁGUA. 2022. (Congresso).
IV Seminário dos Alunos de Engenharia Mecânica da Unipampa. 2018. (Seminário).
1º Workshop de Inovação e Tecnologia de Alegrete. 2017. (Oficina).
Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica. 2017. (Seminário).
CURSO DE VERÃO Instituto de Física - USP. 2016. (Outra).
Extensão Universitária em Transferência de Calor. 2016. (Oficina).
Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão.Engenharia Econômica: Formação e Mercado de Trabalho. 2016. (Simpósio).
Participação em bancas
ALVES, M. H.Rodrigues, Pedro Henrique Eça. Análise em elementos finitos de próteses ortopédicas de membros inferiores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
ALVES, M. H.Rodrigues, Pedro Henrique Eça. Análise do consumo energético para produção de cerveja artesanal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
ALVES, M. H.Rodrigues, Pedro Henrique Eça. Estudo De Sistemas De Adaptações De Automóveis Para Pessoas Com Deficiência Física. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, PEDRO HENRIQUE EÇA ; UNTI, LUIZ FERNANDO KULTZ ; MARIANI, FÁBIO EDSON ; GARGARELLA, PITER ; CINTHO, OSVALDO MITSUYUKI ; RAMIREZ, ANTONIO J. ; ZILNYK, KAHL . Effect of Hot Isostatic Pressing of Water Atomized AISI 316L Manufactured by Laser Powder Bed Fusion. MATERIALS RESEARCH , v. 26, p. e20230074, 2023.
-
ALVES, M. H. ; Rodrigues, Pedro Henrique Eça ; OLIVEIRA, A. S. . ENGENHARIA ECONÔMICA: FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO.. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016. v. 8.
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
DEPOSIÇÃO DE REVESTIMENTO DE CARBETO DE TUNGSTÊNIO VIA LASER DE (CO2) PARA MELHORAR A RESISTÊNCIA AO DESGATE DAS FERRAMENTAS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS., Descrição: No setor agrícola, a orizicultura é a principal atividade, representando mais de três quartos da produção agrícola regional. A produção tem crescido de tal forma que atualmente 41% do arroz gaúcho são produzidos em dois dos COREDEs em que a UNIPAMPA está inserida: Fronteira Oeste e Campanha. Além da produção também tem crescido o processamento de arroz, com incipientes tentativas de incorporação da casca de arroz na construção civil e na geração de energia. Essa proposta vem se aplicar na área de manutenção das máquinas agrícolas, para prevenção de trocas constantes de suas ferramentas, sendo assim aumentando a vida útil. Atualmente nas indústrias aeronáuticas e petrolíferas estão utilizando o revestimento de carbeto de tungstênio (WC) por aspersão térmica, aplicado pelo processo oxy-combustível de alta velocidade (High Velocity Oxygen Fuel - HVOF). A pergunta a ser respondida é se o desempenho do processo alternativo com o laser de (Co2) é pelo menos comparável aos resultados obtidos pelo original. O processo alternativo proposto é mais econômico e viável para a aplicação nessas ferramentas. Esse revestimento (WC) pode conferir boa resistência ao desgaste abrasivo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Henrique Eça Rodrigues - Coordenador / Ana Claudia Costa de Oliveira - Integrante / Getulio Vasconcelos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Racional Engenharia Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Instalações, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - 2022
Universidade Anhanguera de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor dos Cursos de Engenharia
2019 - 2021
Governo do Estado de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações:
Professor de Física
2018 - 2018
M. Ribeiro Eq. Ele. de Carga MeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico Mecânico, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela supervisão de uma equipe (composta por 3 soldadores e 2 montadores);
leitura e interpretação de projetos mecânicos e civis e elaboração de relatórios diários.
2018 - 2018
Indústria BastianiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia MecÂnica, Carga horária: 30
Outras informações:
Responsável pela elaboração de projetos mecânicos de maquinários agrícolas, com o auxílio de software CAD 3D; elaboração de manual de montagem; execução de planilha de custos e projeção de possível linha de montagem.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pedro Henrique Eça Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?