Richard William Pott Espindola

Produtor audiovisual com expertise em audiovisual, cinema e marketing.Profissional e acadêmico entusiasta em contar histórias através de meios audiovisuais. Tenho experiência na criação de conteúdo audiovisual, desde a concepção até a entrega do projeto final, integrando diversas áreas. Estou constantemente buscando aprimorar minhas habilidades e contribuir com projetos criativos.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Motion Pictures

2024 - Atual

Hochschule Darmstadt, h_da
Título: A Utilização das Especificidades Cinematográficas na Publicidade Contemporânea
Orientador: Ana Paula Bragaglia
Bolsista do(a): German Academic Exchange Service, DAAD, Alemanha.

Graduação em andamento em Cinema

2021 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Utilização das Especificidades Cinematográficas na Publicidade Contemporânea
Orientador: Ana Paula Bragaglia
com

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

2017 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2024 - 2024

Oportunidades de Intercâmbio em Países de Língua Alemã. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2023 - 2023

Descubra sua câmera digital com Giulia Candussi. (Carga horária: 8h). , Domestika, DOMESTIKA, Espanha.

2023 - 2023

Retrato fotográfico com luz natural: crie atmosferas originais. (Carga horária: 8h). , Domestika, DOMESTIKA, Espanha.

2023 - 2023

Iluminação profissional para fotografia de estúdio com Scott McDermott. (Carga horária: 8h). , Domestika, DOMESTIKA, Espanha.

2022 - 2023

Marketing de Conteúdo. (Carga horária: 40h). , Hubspot Academy, HUBSPOT, Estados Unidos.

2021 - 2021

Alinhamento entre vendas e marketing. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica. (Carga horária: 30h). , Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, FEBRACE, Brasil.

2020 - 2020

Atendimento ao público. (Carga horária: 10h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Pré-ENEM. , Me Salva, ME SALVA, Brasil.

2018 - 2018

Desenvolvimento de Shade com Unity. (Carga horária: 4h). , Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

2017 - 2017

Música e cidadania: despertando o pensar e o conviver. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2017 - 2017

Estratégias para prática da fluência verbal em Língua Estrangeira. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2016 - 2016

Pré-IFRS. (Carga horária: 45h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). (Carga horária: 120h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Organização de eventos

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . I Coleta De Lixo Comunitária em Balneário Pinhal. 2019. (Outro).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . II Coleta De Lixo Comunitária em Balneário Pinhal. 2019. (Outro).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . III Coleta De Lixo Comunitária em Balneário Pinhal. 2019. (Outro).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . 1ª uP Fest Gamer. 2015. .

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Jantar Comunitário Gratuito. 2014. (Outro).

Participação em eventos

3° Inflamável - Festival de Curtas em Super 8. 2024. (Exposição).

As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino. 2024. (Exposição).

Trabalhando na Alemanha. 2024. (Encontro).

Congress on Brain, Behavior and Emotions 2023. Cobertura e participação com GnTech Saúde Personalizada. 2023. (Congresso).

Congress on Brain, Behavior and Emotions 2023. 2023. (Congresso).

15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Participação na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2019. (Olimpíada).

34ª MOSTRATEC Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. 2019. (Feira).

34ª MOSTRATEC Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Inclusão Digital através de Metodologias de Ensino que estimulam a Aprendizagem de Programação, Lógica e Pensamento Computacional. 2019. (Feira).

4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. Jovens protagonistas na divulgação do Campus Osório através de um projeto de extensão. 2019. (Congresso).

4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. 2019. (Congresso).

9ª MOEXP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. 2019. (Feira).

9ª MOEXP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Projeto ComunicAção: protagonismo dos jovens na divulgação do Campus Osório. 2019. (Feira).

Canguru de Matemática Brasil - 2019. Participação na Canguru de Matemática Brasil - 2019. 2019. (Olimpíada).

II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. Participação na II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. 2019. (Olimpíada).

Respostas para o amanhã. Tornando Fácil a Detecção de Metanol em Bebidas Alcoólicas Adulteradas.. 2019. (Olimpíada).

VII IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica. 2019. (Feira).

VII IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica. Inclusão Digital e Ensino de Programação através de atividades lúdicas. 2019. (Feira).

XIII MOCITEC Mostra de Ciências e Tecnolgias do Câmpus Charqueadas. Oficinas Lúdicas para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. 2019. (Feira).

XIII MOCITEC Mostra de Ciências e Tecnolgias do Câmpus Charqueadas. 2019. (Olimpíada).

XIX Congreso Internacional de Investigación Educativa. 2019. (Congresso).

XIX Congreso Internacional de Investigación Educativa. Programando Fácil: Conhecendo a Computação. 2019. (Congresso).

14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Participação na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2018. (Olimpíada).

19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS do Campus Porto Alegre - MOSTRAPOA.Programando Fácil: conhecendo a computação. 2018. (Outra).

19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS do Campus Porto Alegre - MOSTRAPOA. 2018. (Outra).

3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. 2018. (Congresso).

8ª MOEXP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Programando Fácil: Conhecendo a Computação. 2018. (Feira).

8ª MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. 2018. (Feira).

9º Congresso Sul Brasileiro de Computação (SulComp 2018). 2018. (Congresso).

dTEC - Dialógos com Tecnologias - Palestra: Mulheres na Computação - Por que tão poucas?. 2018. (Outra).

I Desafio Criativo do IFRS.Equipe InovaBRIPT. 2018. (Encontro).

I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. Participação na I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. 2018. (Olimpíada).

IV Concurso Literário do Campus Restinga.Conto "A última vez". 2018. (Outra).

VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica. 2018. (Feira).

VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica. Programando Fácil: Conhecendo a Computação. 2018. (Feira).

XII MOCITEC Mostra de Ciências e Tecnolgias do Câmpus Charqueadas. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico de Forma Lúdica Através de um Projeto de Extensão com Programação Básica. 2018. (Feira).

XII MOCITEC Mostra de Ciências e Tecnolgias do Câmpus Charqueadas. 2018. (Feira).

13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Participação na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2017. (Olimpíada).

7ª MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. 2017. (Outra).

Jogos Escolares de Osório 2017.Representação discente na categoria Tênis de Mesa. 2017. (Outra).

Vem pro IF.Vem Pro IF - Curso Pré Processo Seletivo. 2017. (Oficina).

XXI Olimpíada Brasileira de Informática. Participação na XXI Olimpíada Brasileira de Informática. 2017. (Olimpíada).

12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Participação na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2016. (Olimpíada).

Jogos Escolares de Balneário Pinhal 2016.Representação discente na categoria de xadrez. 2016. (Outra).

11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Participação na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2015. (Olimpíada).

Cerimônia Regional de Premiação 10ª OBMEP. 2015.Recebimento do prêmio de medalha de prata. 2015. (Encontro).

VIII Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal.Declamação de poesia na VIII Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal. 2015. (Oficina).

10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Participação na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2014. (Olimpíada).

10ª Colmeia Cultural Farroupilha.Declamação de poesia na 10ª Colmeia Cultural Farroupilha. 2012. (Encontro).

V Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal.Declamação de poesia na V Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal. 2012. (Encontro).

III Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal.Declamação de poesia na VIII Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal. 2010. (Encontro).

II Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal.Declamação de poesia na II Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal. 2009. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ESPINDOLA, R. W. P. . Le Cirque: Cabeças Coloridas - Uma experiência sobre a arte circense no ensino médio integrado ao técnico do IFRS. A visão do estudante sobre a proposta. 1ed.Maceió - AL: Café com Sociologia, 2019, v. 1, p. 147-148.

  • KOLOGESKI, A. L. ; BATISTA, V. S. ; BOBSIN, R. S. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; BONA, A. S. . Inclusão Digital através da Computação Desplugada e do Ensino de Programação Básica. Inclusão Digital através da Computação Desplugada e do Ensino de Programação Básica. 1ed.: , 2019, v. 15, p. 38-49.

  • FABRICIO, V. S. ; NUNES, N. B. ; JULIO, M. B. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; WEIAND, A. ; KOLOGESKI, A. L. . Relato de Experiência do Projeto de Extensão. Relato de Experiência do Projeto de Extensão. 1ed.Porto Alegre - RS: Editora Fi, 2019, v. 1, p. 55-74.

  • ESPINDOLA, R. W. P. . Pinhal em Prosa e Verso. Balneário Magistério: nosso orgulho. 1ed.Porto Alegre - RS: Pragmatha Laboratório de Ideias & Gestão de Projetos, 2012, v. 1, p. 236-237.

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; JULIO, M. B. ; FABRICIO, V. S. ; KOLOGESKI, A. L. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. In: XIX Congreso Internacional de Investigación Educativa, 2019, Madri (Espanha). Programando Fácil: Conhecendo a Computação, 2019.

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; BATISTA, V. S. ; JULIO, M. B. ; KOLOGESKI, A. L. . Inclusão Digital através de Metodologias de Ensino que estimulam a Aprendizagem de Programação, Lógica e Pensamento Computacional. In: 34ª MOSTRATEC Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, 2019, Novo Hamburgo - RS. Inclusão Digital através de Metodologias de Ensino que estimulam a Aprendizagem de Programação, Lógica e Pensamento Computacional, 2019.

  • KOLOGESKI, ANELISE LEMKE ; BATISTA, VITHÓRIA ; BOBSIN, RAFAELA ; ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT ; NUNES, NATÁLIA BERNARDO ; JULIO, MAURÍCIO BRAGA ; MARTINS, JÚLIA ; BONA, ALINE . Tecnologia na Educação: O Pensamento Computacional e a Computação Desplugada como forma de Inclusão Digital. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2019, Brasília. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), 2019. p. 288-297.

  • KOLOGESKI, A. L. ; BATISTA, V. S. ; BOBSIN, R. S. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; BONA, A. S. . Inclusão Digital através da Computação Desplugada e do Ensino de Programação Básica. In: Inclusão Digital através da Computação Desplugada e do Ensino de Programação Básica, 2019, Arequipa (Peru). Inclusão Digital através da Computação Desplugada e do Ensino de Programação Básica, 2019. v. 15. p. 38-49.

  • JULIO, M. B. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; FABRICIO, V. S. ; KOLOGESKI, A. L. ; WEIAND, A. . Desenvolvendo o Raciocínio Lógico de Forma Lúdica Através de um Projeto de Extensão com Programação Básica. In: XII MOCITEC Mostra de Ciências e Tecnolgias do Câmpus Charqueadas, 2018, Charqueadas - RS. XII MOCITEC Mostra de Ciências e Tecnolgias do Câmpus Charqueadas, 2018.

  • FABRICIO, V. S. ; NUNES, N. B. ; JULIO, M. B. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; KOLOGESKI, A. L. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. In: 9º Congresso Sul Brasileiro de Computação (SulComp 2018), 2018. Programando Fácil: Conhecendo a Computação. v. 9.

  • FABRICIO, V. S. ; NUNES, N. B. ; JULIO, M. B. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; WEIAND, A. ; KOLOGESKI, A. L. . O Uso de Jogos Digitais como Estímulo ao Desenvolvimento do Raciocínio Lógico para Alunos do Ensino Fundamental. In: 9º Congresso Sul Brasileiro de Computação (SulComp 2018), 2018, Criciúma. O Uso de Jogos Digitais como Estímulo ao Desenvolvimento do Raciocínio Lógico para Alunos do Ensino Fundamental, 2018. v. 9.

  • BATISTA, V. S. ; LEITES, L. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; KOLOGESKI, A. L. . Oficinas Lúdicas para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: XIII MOCITEC Mostra de Ciências e Tecnolgias do Câmpus Charqueadas, 2019, Charqueadas - RS. Oficinas Lúdicas para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional, 2019.

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; GARCEZ, G. B. ; OLIVEIRA, G. S. M. . Jovens protagonistas na divulgação do Campus Osório através de um projeto de extensão. In: 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, 2019, Bento Gonçalves - RS. Jovens protagonistas na divulgação do Campus Osório através de um projeto de extensão, 2019.

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; BATISTA, V. S. ; FABRICIO, V. S. ; KOLOGESKI, A. L. . Inclusão Digital e Ensino de Programação através de atividades lúdicas. In: VII IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica, 2019, Canoas - RS. Inclusão Digital e Ensino de Programação através de atividades lúdicas, 2019. p. 113-113.

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; ACOSTA, B. S. ; OLIVEIRA, G. S. M. ; GARCEZ, G. B. . Projeto ComunicAção: protagonismo dos jovens na divulgação do Campus Osório. In: 9ª MOEXP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório, 2019, Osório - RS. Projeto ComunicAção: protagonismo dos jovens na divulgação do Campus Osório, 2019.

  • JULIO, M. B. ; NUNES, N. B. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; KOLOGESKI, A. L. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. In: VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica, 2018, Canoas. Programando Fácil: Conhecendo a Computação, 2018. p. 149-150.

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; WEIAND, A. ; NUNES, N. B. ; KOLOGESKI, A. L. ; FABRICIO, V. S. ; JULIO, M. B. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. In: 8ª MOEXP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório, 2018, Osório - RS. Programando Fácil: Conhecendo a Computação, 2018. p. 1-2.

  • NUNES, N. B. ; JULIO, M. B. ; FABRICIO, V. S. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; KOLOGESKI, A. L. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. In: 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS do Campus Porto Alegre - MOSTRAPOA, 2018, Porto Alegre - RS. Programando Fácil: conhecendo a computação, 2018.

  • JULIO, M. B. ; NUNES, N. B. ; FABRICIO, V. S. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; KOLOGESKI, A. L. . Apresentando Programação Básica para as Escolas do Litoral Norte Gaúcho. In: 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, 2018, Bento Gonçalves - RS. Apresentando Programação Básica para as Escolas do Litoral Norte Gaúcho, 2018.

  • FABRICIO, V. S. ; JULIO, M. B. ; NUNES, N. B. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; KOLOGESKI, A. L. . Oficinas Lúdicas para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, 2018, Bento Gonçalves - RS. Oficinas Lúdicas para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional, 2018.

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; BATISTA, V. S. ; JULIO, M. B. ; KOLOGESKI, A. L. . Inclusão Digital através de Metodologias de Ensino que estimulam a Aprendizagem de Programação, Lógica e Pensamento Computacional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; GARCEZ, G. B. ; OLIVEIRA, G. S. M. . Jovens protagonistas na divulgação do Campus Osório através de um projeto de extensão.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; BATISTA, V. S. ; FABRICIO, V. S. ; KOLOGESKI, A. L. . Inclusão Digital e Ensino de Programação através de atividades lúdicas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT ; JULIO, M. B. ; FABRICIO, V. S. ; KOLOGESKI, A. L. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; ACOSTA, B. S. ; OLIVEIRA, G. S. M. ; GARCEZ, G. B. . Projeto ComunicAção: protagonismo dos jovens na divulgação do Campus Osório. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, V. S. ; LEITES, L. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; KOLOGESKI, A. L. . Oficinas Lúdicas para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NUNES, N. B. ; JULIO, M. B. ; FABRICIO, V. S. ; ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT ; KOLOGESKI, A. L. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESPINDOLA, R. W. P. ; WEIAND, A. ; NUNES, N. B. ; KOLOGESKI, A. L. ; FABRICIO, V. S. ; JULIO, M. B. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JULIO, M. B. ; NUNES, N. B. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; KOLOGESKI, A. L. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JULIO, M. B. ; ESPINDOLA, R. W. P. ; FABRICIO, V. S. ; KOLOGESKI, A. L. ; WEIAND, A. . Desenvolvendo o Raciocínio Lógico de Forma Lúdica Através de um Projeto de Extensão com Programação Básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Programa Vida no Sul. 2014.

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Portfólio audiovisual profissional. 2025; Tema: Portfólio audiovisual profissional. (Site).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Elaboração de críticas e análises fílmicas. 2023; Tema: Críticas e análises fílmicas. (Rede social).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Produção e gestão de conteúdos autorais para Instagram. 2022; Tema: Entretenimento e conteúdo jovem. (Rede social).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Produção e gestão de conteúdos autorais para YouTube. 2015; Tema: Criação de conteúdo jovem. (Rede social).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT ; JULIO, M. B. . Vem pro IF. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Ad-lib. 2023. Audiovisual.

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Snake. 2020. Audiovisual.

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Longa-metragem 'Siga os Sinais'. 2024 (Longa-metragem).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Portfólio apresentando narrativas originais, com foco em roteirização cinematográfica. 2024 (Portfólio).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Curta-metragem 'Detetive'. 2023 (Curta-metragem).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Roteiro e projeto de produção 'Trancados'. 2023 (Roteiro e projeto de produção).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Videoclipe 'Na Neblina'. 2023 (Videoclipe).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Curta-metragem 'Esse Assunto Dá Canja'. 2022 (Curta-metragem).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Declamação de poesia no VI Festival de Talentos do IFRS - Campus Osório. 2019 (Declamação de poesia).

OST, M. A. ; ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Apresentação do espetáculo 'Le Cirque: Cabeças Coloridas' no 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. 2019 (Espetáculo).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT ; MELLO, IRIS . Declamação de poesia na 34ª MOSTRATEC Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. 2019 (Declamação de poesia na 34ª MOSTRATEC Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT ; OST, M. A. . Apresentação do espetáculo 'Le Cirque: Cabeças Coloridas' na mobilização nacional pela educação. 2019 (Esétáculo).

OST, M. A. ; ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Apresentação do espetáculo 'Le Cirque: Cabeças Coloridas' no IFRS Campus Osório. 2018 (Espetáculo).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Declamação de poesia na VIII Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal. 2015 (Declamação de poesia).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Declamação de poesia na V Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal. 2012 (Declamação de poesia).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Declamação de poesia na 10ª Colmeia Cultural Farroupilha. 2012 (Declamação de poesia).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Declamação de poesia na III Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal. 2010 (Declamação de poesia).

ESPÍNDOLA, RICHARD WILLIAM POTT . Declamação de poesia na II Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal. 2009 (Declamação de poesia).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    A Utilização das Especificidades Cinematográficas na Publicidade Contemporânea, Descrição: O Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma investigação das especificidades cinematográficas na publicidade contemporânea, com foco nas formas expandidas, indiretas, camufladas e híbridas. Em um contexto onde a publicidade está cada vez mais integrada aos meios audiovisuais, torna-se relevante compreender como as características do cinema têm sido utilizadas para moldar as mensagens publicitárias e influenciar o público. A ideia para este Trabalho de Conclusão de Curso surgiu a partir da observação do crescente uso das técnicas cinematográficas no marketing e na publicidade contemporânea. Isso se caracteriza como um ponto inicial para o surgimento da ideia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Richard William Pott Espindola - Coordenador.

  • 2019 - 2019

    Novas Tecnologias, Descrição: O projeto visa investigar, explorar e desvendar as mais recentes tecnologias emergentes que estão ganhando espaço no mercado. Com uma abordagem inovadora e voltada para o futuro, busca-se identificar tendências e oportunidades que possam moldar o cenário tecnológico. Por meio de pesquisas aprofundadas e análises criteriosas, o projeto visa entender não apenas as tecnologias existentes, mas também antecipar aquelas que estão prestes a revolucionar diversos setores da sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Richard William Pott Espindola - Integrante / Anelise Lemke Kologeski - Coordenador.

Prêmios

2023

Profissionais destaques e promovidos da startup "GnTech Saúde Personalizada", GnTech - Saúde Personalizada.

2019

Destaque de Primeiro Lugar em Ciências Exatas e da Terrra, IFsul - Campus Charqueadas.

2019

Credenciamento para 34ª MOSTRATEC Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, IFsul - Campus Charqueadas.

2019

Destaque de Primeiro Lugar da Informática, IFRS - Campus Canoas.

2019

Credenciamento para 7ª FEBRAT Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, IFRS - Campus Canoas.

2019

Prêmio de Segundo Lugar em Melhores Artigos Publicados no V Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, CBIE.

2019

Destaque de Melhor Projeto de Extensão na categoria Comunicação da 9ª MOEXP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório, IFRS - Campus Osório.

2019

Reconhecimento municipal como cidadão engajado em causa ambiental, Câmara de vereadores de Balneário Pinhal.

2018

Destaque de Segundo Lugar da Informática, IFRS - Campus Canoas.

2018

Destaque no Concurso Literário do IFRS Campus Restinga, IFRS - Campus Restinga.

2017

Menção Honrosa na 13ª Olímipiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC).

2016

Menção Honrosa na 12ª Olímipiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC).

2016

Alunos destaques da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Luiz de Oliveira, Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Luiz de Oliveira.

2015

Menção Honrosa na 11ª Olímipiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC).

2015

Prêmio de terceiro lugar na VIII Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal, Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal.

2015

Reconhecimento municipal como estudante premiado da OBMEP, Câmara de vereadores de Balneário Pinhal.

2014

Medalha de Prata na 10ª Olímipiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC).

2012

Prêmio de melhor poema na V Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal, Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal.

2012

Prêmio de melhor intérprete na V Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal, Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal.

2010

Prêmio de melhor poema na III Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal, Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal.

2010

Prêmio de melhor intérprete na III Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal, Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal.

2009

Prêmio de segundo lugar na II Esteira da Poesia Gaúcha de Balneário Pinhal, Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • GnTech - Saúde Personalizada, GnTech - Saúde Personalizada. , Avenida Rio Branco, 380, sala 105, Centro, 88015201 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (51) 995743696, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Hochschule Darmstadt, h_da

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Outras informações:
Bacharelado em Estudos de Cinema;Bolsista STIBET/DAAD em programa de mobilidade acadêmica entre universidades parceiras, promovendo intercâmbio acadêmico e cultural por meio de uma colaboração criativa em disciplinas e turmas diversas, com enfoque internacional e interdisciplinar;Aprimoramento técnico e artístico, com ênfase em abordagens práticas da produção cinematográfica contemporânea, explorando estratégias narrativas, visuais e transmidiáticas em um contexto global;Participação em workshops, palestras e críticas conduzidas por profissionais da indústria e especialistas acadêmicos da Alemanha e de toda a Europa, ampliando repertório técnico e teórico;Colaboração em diversos projetos e produções por meio de disciplinas interdisciplinares, integrando processos criativos à reflexão crítica, política e intercultural.

2021 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Outras informações:
Bacharelado em Cinema;Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos em roteirização, direção, produção, fotografia, som, arte, montagem, teorias e história do cinema, pós-cinemas, crítica e análise fílmica;Capacitação técnica especializada em logagem e montagem;Desenvolvimento e contribuição em videoclipes, videoartes, documentários e curtas-metragens;Participação ativa em curtas-metragens, com um deles em processo de envio para festivais.

Atividades

  • 07/2024

    Pesquisa e desenvolvimento, CCE UFSC.,Linhas de pesquisa

  • 09/2021 - 12/2021

    Estágios , CCE UFSC.,Estágio realizado, Estagiário Comercial.

2017 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação em projetos de pesquisa e extensão, sendo os mais importantes: ComunicAção: Do campus para a comunidade; Programando Fácil: Conhecendo a computação; Gestão de resíduos sólidos no Litoral Norte Gaúcho. Participação em dezenas de congressos, mostras e feiras científicas, sendo um deles na Espanha; Dedicação no desenvolvimento de iniciação científica; Autoria de artigos abordando temas como comunicação, educação, tecnologia, inclusão digital e meio ambiente.

2017 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 25

Outras informações:
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; Aquisição de conhecimentos em design web, desenvolvimento web e mobile, desenvolvimento Java, banco de dados, redes e conhecimentos gerais de informática.

Atividades

  • 11/2017 - 04/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, IFRS - Campus Osório.,Linhas de pesquisa

2024 - Atual

Red Bank Studio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor de pós-produção audiovisual, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela curadoria e pós-produção de vídeos de eventos, seguindo os direcionamentos do cliente final;Montagem e finalização de vídeos em diferentes formatos e durações;Seleção e aplicação de recursos audiovisuais;Colorização e aprimoramento de imagem, garantindo visuais de alta qualidade;Design de som e tratamento de áudio, garantindo qualidade auditiva e paisagens sonoras imersivas.

Atividades

  • 08/2024

    Serviços técnicos especializados , Red Bank Studio.,Serviço realizado, Editor de pós-produção audiovisual.

2022 - 2024

GnTech - Saúde Personalizada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor audiovisual, Carga horária: 44

Outras informações:
Criação de conteúdos para médicos e pacientes com foco em farmacogenética e saúde mental;Liderança na área audiovisual, abrangendo a criação de roteiros, direção, captação de áudio e vídeo, montagem, colorimetria, motion design, legendagem, finalização e distribuição.Elaboração de conteúdos multimídia, institucionais e de entretenimento, para canais de comunicação;Distribuição, geração de leads e monitoramento de KPIs em plataformas, especialmente no YouTube;Relação marketing-comercial, iniciando como estagiário no time comercial, sendo efetivado em três meses e posterior migração para o time de marketing.

2021 - 2022

GnTech - Saúde Personalizada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de vendas, Carga horária: 44

Outras informações:
Atendimento a clientes, nacionais e internacionais, de forma presencial e remota, respondendo a dúvidas de médicos e pacientes sobre a venda de testes farmacogenéticos e de Covid-19;Cadastro de dados em CRM, e-commerce e demais sistemas de gestão;Alimentação e gerenciamento do funil de vendas e potenciais clientes nos sistemas de gestão comercial;Início como estagiário, alcançando a efetivação em menos de três meses e a migração para o time de marketing.

2021 - 2021

GnTech - Saúde Personalizada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário comercial, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento a clientes, nacionais e internacionais, de forma presencial e remota, respondendo a dúvidas de médicos e pacientes sobre a venda de testes farmacogenéticos e de Covid-19;Cadastro de dados em CRM, e-commerce e demais sistemas de gestão;Alimentação e gerenciamento do funil de vendas e potenciais clientes nos sistemas de gestão comercial;Início como estagiário, alcançando a efetivação em menos de três meses e a migração para o time de marketing.

Atividades

  • 10/2021 - 03/2024

    Serviços técnicos especializados , GnTech - Saúde Personalizada.,Serviço realizado, Referência em audiovisual na empresa GnTech - Saúde Personalizada.

  • 04/2023 - 02/2024

    Serviços técnicos especializados , GnTech - Saúde Personalizada.,Serviço realizado, Cobertura e participação de eventos científicos e de comunicação.

  • 09/2021 - 09/2022

    Estágios , GnTech - Saúde Personalizada.,Estágio realizado, Estágio não obrigatório pela graduação em Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina.

2017 - Atual

Freelance

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Produtor audiovisual freelancer, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação em diversos projetos de curtas-metragens, documentários, peças publicitárias, eventos, videoclipes, videoartes e conteúdos para redes sociais.

Atividades

  • 05/2019 - 11/2019

    Serviços técnicos especializados , Freelance.,Serviço realizado, Liderança em projetos de curta-metragens amadores.

2015 - 2015

Instituto Nacional de matematica Pura e Aplicada

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4

Outras informações:
O Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) proporciona uma oportunidade única para estudantes do ensino médio aprimorarem suas habilidades em matemática e desenvolverem competências científicas. Como participante do PIC Jr da OBMEP, os alunos têm a chance de trabalhar em projetos de pesquisa orientados por professores qualificados, explorando diversos tópicos matemáticos de forma prática e investigativa. Além disso, o programa promove o contato direto com o método científico, incentivando a curiosidade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas complexos. Participar do PIC Jr da OBMEP é uma experiência enriquecedora que contribui significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, preparando-os para desafios futuros e incentivando o interesse contínuo pela matemática e pela pesquisa científica.

2014 - 2021

Grupo de pessoas voluntárias

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2

Outras informações:
Atuação como líder comunitário na organização e realização de diversos trabalhos voluntários;Realização de jantares comunitários gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade social;Distribuição de refeições, alimentos, roupas e máscaras durante a pandemia da Covid-19 para famílias necessitadas;Coordenação de coletas comunitárias de lixo na orla da praia visando a redução do impacto ambiental dos resíduosLiderança política e educacional com incentivo à jovens de periferia e de baixa renda ingressarem em instituições federais.

Atividades

  • 03/2014 - 06/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Grupo de pessoas voluntárias, Grupo de pessoas voluntárias.,Atividade realizada, Atividades voluntárias.

2016 - 2019

Milk Shake do Tio

Vínculo: Funcionário temporário, Enquadramento Funcional: Atendente, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação durante três temporadas de verão no estabelecimento, recepcionando clientes e elaborando sobremesas como crepes, sorvetes, milk shakes e saladas de frutas;Experiência no setores de atendimento e caixa.