Sueli Cardoso de Araújo

Especialização lato sensu em Gramática da Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Olavo Bilac (1986). Especialização lato sensu em Língua Latina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Graduação em Português-Literaturas Brasileira e Portuguesa pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (1974). Experiência em implantação/coordenação de Programas de Gestão pela Qualidade Total. Autora e co-autora de dicionários de língua portuguesa. Atua na docência de língua portuguesa e na revisão lingüística de textos acadêmico-científicos.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gramática da Língua Portuguesa

1985 - 1986

Somley

Graduação em Português-Literaturas Brasileira e Portuguesa

1970 - 1974

Fundação Educacional Unificada Campograndense

Formação complementar

2005 - 2005

Os Gêneros Textuais no Trabalho com a Linguagem:. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2005 - 2005

Tópicos Especiais em Linguagem, Subjetividade e. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2005 - 2005

A Escrita e a Formação de Professores. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Tendências Contemporâneas em Filosofia da Ciênci. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2005 - 2005

Tópicos Especiais em Linguagem, Subjetividade e. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2001 - 2001

Formação de Formadores: Aprendizagem através do. (Carga horária: 32h). , Centro Politécnico SENAC Rio, SENAC-RJ, Brasil.

1999 - 1999

Preparação para a Banca Examinadora do Prêmio Na. (Carga horária: 24h). , Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.

1999 - 1999

Primeiros Passos para a Excelência 1999 / Prêmio. (Carga horária: 16h). , Assoc. Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Priva, ABRAPP, Brasil.

1997 - 1999

Inglês. Aperfeiçoamento. (Carga horária: 304h). , . Universal Language School, ULS, Brasil.

1998 - 1998

Gerenciamento pela Qualidade Total. (Carga horária: 32h). , Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.

1998 - 1998

5S O Ambiente da Qualidade. (Carga horária: 8h). , Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.

1998 - 1998

Formação de Instrutores. Prática Empresarial. (Carga horária: 40h). , Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, CPRM, Brasil.

1997 - 1997

Treinamento Interno do Programa 5S. (Carga horária: 8h). , Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, CPRM, Brasil.

1993 - 1993

Língua Portuguesa: Revisão e Atualização. (Carga horária: 12h). , Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta Suam, SUAM, Brasil.

1982 - 1982

REDAÇÃO EMPRESARIAL. (Carga horária: 70h). , Centro Politécnico SENAC Rio, SENAC-RJ, Brasil.

1980 - 1982

Basic, Intermediate and Advanced. (Carga horária: 304h). , Centro Politécnico SENAC Rio, SENAC-RJ, Brasil.

1975 - 1975

Introdução ao Planejamento e Elaboração de Proje. (Carga horária: 44h). , Projeto Rondon/Coordenação Regional Centro-Leste, PROJETO RONDON, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Participação em eventos

XII Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa. 2008. (Encontro).

XI Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa. 2007. (Encontro).

Dilemas da Leitura no Século XXI. Palestrante: Affonso Romano de Sant Anna. Proje-to Aprendendo com os que Brilham. Faculdade CCAA. 2007. (Encontro).

X Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa. 2006. (Encontro).

Os Sentidos da Leitura. Seminário. VIVALEITURA / Comitê Rio. 2005. (Seminário).

Jornada sobre Alfabetização e Letramento: Três Temas em Três Tempos. Programa de Alfabetização, documentação e Informação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Encontro).

Famílias de Camadas Populares e Escolarização: Lógicas em Confronto. Conferencista: Profº Drº Daniel Thin. 2005. (Encontro).

Formação de Leitor. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Filosofia e Ci-ências Humanas. Faculdade de Educação. Mesa-Redonda: Profas Dras Ludmila Thomé de Andrade, Marlene Carvalho, Tânia Dauster, Andréa Pavão. 2005. (Outra).

A Família e os Desafios da Sociedade Contemporânea. Palestrante: Dr. José Ernesto Bologna. Auditório do Museu Militar Conde de Linhares. 2005. (Outra).

Seminário Gestão de Equipes: Ética e Atendimento. 2004. (Seminário).

V Encontro Regional Sudeste e VI Encontro Estadual/RJ da ANFOPE: Formação dos Profissionais de Educação: impasse e perspectivas.. 2004. (Encontro).

VII Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa. 2004. (Encontro).

Seminário de Jornalismo e Literatura. 2003. (Seminário).

VII Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa. 2003. (Encontro).

VII Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa. 2001. (Encontro).

Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa. 1995. (Encontro).

Machado de Assis na Sala de Aula: Uma Abordagem Interdisciplinar. 1995. (Encontro).

Interpretação e Lingüística. 1995. (Encontro).

Seminário Superior de Língua Portuguesa. 1994. (Seminário).

I Encontro de Professores de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa. 1993. (Encontro).

III Congresso Nacional de Letras e Ciências Humanas. 1982. (Congresso).

II Congresso Nacional de Letras e Ciências Humanas. 1981. (Congresso).

I Encontro de Autores e Professores de 1º e 2º Graus. 1977. (Encontro).

Critérios de Seleção. 1975. (Simpósio).

VI Simpósio de Participantes do Projeto Rondon. Critérios de Seleção. 1975. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, S. C. . Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (Colaboração especializada em Geociências).

  • ARAÚJO, S. C. . Leitura/Escrita: Como Construir uma Relação de Prazer? 2001 (Palestra).

  • ARAÚJO, S. C. . Aurélio Século XXI - O Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999 (Colaboração especializada em Mineralogia).

  • ARAÚJO, S. C. . Vocabulário Ortográfico para a Área de Geociências. No prelo, 1998 (Vocabulário Ortográfico para a Área de Geociências).

Outras produções

ARAÚJO, S. C. . Formação de Docentes-Leitores Reflexivos. 2005.

ARAÚJO, S. C. . Formação de Leitor. 2005.

ARAÚJO, S. C. . Letramento. 2005.

ARAÚJO, S. C. . Metodologia da Pesquisa - Oficina de Construção da Escrita. 2008. .

ARAÚJO, S. C. . Metodologia da Pesquisa - Oficina de Elaboração e Apresentação de Trabalho Acadêmico. 2008. .

ARAÚJO, S. C. . Reconhecimento/Diagnóstico de Área para Atuação da Operação XVI do Projeto Rondon. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO, S. C. . Operação Nacional Projeto Rondon XV. Área de Educação. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO, S. C. . Treinamento para Universitários Participantes da XVI Operação do Projeto Rondon. 1974. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

Sem data

Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria Estadual de Educação

Atividades

  • 06/1986 - 02/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa/ Literatura Brasileira

Sem data

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

Atividades

  • 10/1972 - 02/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Responsável pela revisão lingüística das publicações institucionais da Empresa; coordenadora do Programa Qualidade total no Escritório Rio de Janeiro..