Celso Medina Fagundes

Possui graduação em Medicina veterinaria pela Universidade Federal de Pelotas (1973), mestrado em Medicina Veterinaria Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2004). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade do leite, leite bovino, antibioticos, aspectos fisico-quimicos e sanidade. Atua também na área de Tecnologia de carnes e derivados.

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Zootecnia

2000 - 2004

Universidade Federal de Pelotas
Título: Identificação de Pseudomonasfluorescens, P. fragi, P. aeruginosa e P. putida no leite bovino em propriedades leitieras com manejos higiênicos distintos
Vivian Fischer. Palavras-chave: Qualidade do leite; Psicrotróficos no leite: Pseud.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos. Setores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.

Mestrado em Medicina Veterinaria Preventiva

1978 - 1980

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: R Rodrigues
Palavras-chave: antibioticos; leite bovino; qualidade; saude publica.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Toxicidade e Resíduos de Pesticidas em Alimentos. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação.

Graduação em Medicina veterinaria

1970 - 1973

Universidade Federal de Pelotas

Formação complementar

2004 - 2006

Extensão universitária em Agronomia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2004 - 2006

Extensão universitária em Núcleo Gestor de Tecnologia Para o Setor Leiteiro. (Carga horária: 40h). , Secretária da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Toxicidade e Resíduos de Pesticidas em Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Valor Nutritivo de Alimentos.

Participação em eventos

Grupo de Estudos em microbiologia agroindustrial.Implementação da Instrução normativa n. 51. 2005. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Qulaidade de Leite. Enumeração de Pseudomonas spp no leite bovino cru recém obtidos e no leite refrigerado durante as diferentes etapas da ordenha com distintos manejos higiênicos. 2004. (Congresso).

8º SIMPÓSIO EM BOVINOCULTURA DE LEITE DA REGIÃO SUL.PALESTRANTE. 2004. (Simpósio).

1º Seminário Regional Sobre Qualidade do Leite.Palestrante. 2002. (Seminário).

Encontro de Qualidade dos Alimentos e Meio Ambiente.Palestrante. 2002. (Encontro).

3º Seminário de Ciência e Tecnologia de Alimentos.Palestrante. 2001. (Seminário).

XIV Congresso Estadual de Medicina Veterinária e III Congresso de Medicina Veterinária do CONESUL. Palestrante. 1999. (Congresso).

Produção de Derivados de Leite com Qualidade.Coordenador e Palestrante. 1999. (Outra).

VIII Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos-furg.Palestrante da semana acadêmica. 1999. (Outra).

2º Seminário de Bovinocultura de Leite.Palestrante. 1998. (Seminário).

X Ciclo de Palestra de Medicina Veterinária.Palestrante do curso. 1998. (Outra).

Curso de Atualização em Bovinos de Leite.Coordenador e Palestrante. 1998. (Outra).

4º Simpósio em Bovinos de Leite da Região Sul.Palestrante. 1997. (Simpósio).

2º Encontro de Produtores de Leite.Palestrante. 1997. (Encontro).

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.Palestrante -Curso de Pós-Graduação. 1997. (Outra).

Curso " Leite e DERIVADOS".Coordenador e Palestrante. 1997. (Outra).

Curso em Bovinos de Leite.Coordenador e Palestrante. 1997. (Outra).

Controle de Qualidade do Leite.Palestrante do curso. 1997. (Outra).

1º Congresso de Engenheiros Agrônomos do Mercosul e XI Encontro Estadual de Engenheiros Agrônomos. Palestrante. 1995. (Congresso).

Curso em "Qualidade de LEITE'.Palestrante do curso. 1995. (Outra).

5º Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos.Palestrante da Semana Acadêmica. 1995. (Outra).

2º Simpósio de Bovinos de Leite da Região Sul.Coordenador. 1994. (Simpósio).

2º Simpósio em Bovinos de Corte da Região SUL.Coordenador. 1992. (Simpósio).

Tecologia Industrial em Pequena Escala.Professor doCurso. 1991. (Outra).

1º Simpósio em Bovinocultura de Leite da Região Sul.Organizador. 1990. (Simpósio).

1º Forum de Tecnologia de Alimentos do "Cone-Sul".Palestrante no Forum. 1990. (Outra).

Tecnologia Agroindustrial em Pequena Escala.Palestrante no curso. 1989. (Outra).

X Congresso Nacional de Laticínios. Palestrante. 1988. (Congresso).

Curso de Especiallização do Departamento de Ciência dos A limentos.Palestrante do Curso de Especialização. 1988. (Outra).

2º Reunião do Setor de Leite e Derivados.Palestrante. 1987. (Encontro).

1º Seminário.Palestrante. 1986. (Seminário).

IX Congresso Estadual de Medicina Veterinária. Palestrante. 1985. (Congresso).

1º Simpósio Brasileiro Sobre Receituário Para Biocidas.Palestrante. 1984. (Simpósio).

viii CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA E II CONGRESSO SUL BRASILEIRO. PAINELISTA. 1983. (Congresso).

12º Semana Acadêmica da Faculdade de Veterinária-Ufpel.Coordenador e Palestrante. 1981. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Renata Schmidt Filgueras

FAGUNDES, C. M.; OSÓRIO, M.T. M.; Kuhn, C. R.; KROLOW, A. C. R.. Microbiota e teores de aminas biogênicas na carne bovina maturada de animais Red Angus e Mestiços com e sem estimulação elétrica da carcaça. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Priscila Vasconcelos Chiattone

FAGUNDES, C. M.SILVA, W. P.; SOARES, L. A. S.; OSORIO, J. C. S.. Ozônio e ácido ascórbico na coloração em microbiota da carne bovina maturada. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: lélis Aparecida Petrini

ALEIXO, J. A. G.;SILVA, W. P.FAGUNDES, C. M.; STUMPF JUNIOR, W.. qualidade microbiológica e monitoramento de atividade proteolítica de leite cru refrigerado. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Liziane Schitler

FAGUNDES, C. M.SILVA, W. P.; ANTUNES, P. L.. Pravalência de Listeria monocytogenes e Listeria innocua em frigorífico de suínos da região das Misões. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eduarda Hallal Duval

SILVA, W. P.; LUCIA JUNIOR, T.; ZANUSSO, J.;FAGUNDES, C. M.. Influências das características físico-químicos de camas de frangos e do tipo de construção de aviários sobre a redução da carga microbiana em camas reutilizadas pelo processo de fermentação. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: MÁRCIA JSIANE FERRARI

FAGUNDES, C. M.. Interferentes na Depressão do Ponto de Congelamento do Leite in natura na Região de Pelotas -RS. 1998. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carmen Calvette Brancher

FAGUNDES, C. M.. Método da Redutase para Detecção de Resíduos de Antibióticos no Leite. 1997. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Cristina Richter Krolow

FAGUNDES, C. M.. Sistema Lactoperoxidase na Preservação de Leite Cru e Sua Influência sobre a Produção de Iogurte. 1996. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Glades Richa Bechara Kalil

FAGUNDES, C. M.. Avaliação Sensorial de iogurte elaborado com mistura de leite de soja e leite de búfala. 1995. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Henrique Oswaldo Camargo

FAGUNDES, C. M.. Estudo das Caracteristicas Tecnológicas do Leite de Cabra (Cabra hircus), Acrescido de Leite de Soja'. 1992. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eliana Maria Guarenti

FAGUNDES, C. M.. Avaliação dos Métodos de Análise na Comprovação da Adulteração de Mel. 1990. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Wladimir Padilha da Silva

FAGUNDES, C. M.. Interferência do Antibótico Kanamica sobre a Coagulação Enzimática. 1990. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: José Libério do Amaral

FAGUNDES, C. M.. Efeito da Adição Gradativa de Raçao a Dietas de Vacas em Ínicio de lACTAÇÃO Sobre a Composiç ão Química do Leite. 1986. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Celso Pianta

FAGUNDES, C. M.. Utilizaçaõ do iodofors no Controle da Mastite. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Zocche

FAGUNDES, C. M.SILVA, W. P.; LEITE, F. L.; Conceição, F.R.. Staphylococcus aureus enterotoxigênicos:PCR para detecção em queijo minas frescal e caracterizaçào do cluster egc em cepas isoladas em alimentos de origem animal. 2008. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alexandre da Trindade Alfaro

FAGUNDES, C. M.SILVA, W. P.; -PRENTICE, C. H.; Kuhn, C. R.. Efeitos de cofatores nas propriedades funcionais do gel de proteínas do pescado. 2008. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Cristina Richter Krolow

OSORIO, J. C. S.;SILVA, W. P.FAGUNDES, C. M.. Bactérias ácido-lácticas no controle dos níveis de aminas biogênicas na formação de ácidos graxos em salame misto. 2007. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cláudio Rafael Kuhn

FAGUNDES, C. M.; -PRENTICE, C. H.; MELLADO, M. L. M.; SILVA, Jorge Adolfo. Mecanismos de geleificação termo-induzida do Surimi de Jundiá (Rhomdia Quelen) com o uso de inibidores de proteose. 2006. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Silvana Beatriz Carro Techera

SILVA, Wladimir Padilha daFAGUNDES, C. M.; RIBEIRO, G. A.; SOARES, Germano Jorge Dorneles. Listeria monocytogenes em queijos tipo minas frescal: controle por bactérias láticas bacteriogênicas. 2005. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernando Zocche

FAGUNDES, C. M.SILVA, W. P.; Conceição, F.R.; Lucchetta, L.. Staphylococcus aureus enterotoxigênicos em alimentos de origem animal. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: claúdio Rafael Kunh

FAGUNDES, C. M.; -PRENTICE, C. H.; MELLADO, M. L. M.; SILVA, Jorge Adolfo. Mecanismos de geleificação termo-induzida do Surimi de Jundiá (Rhomdia Quelen) com o uso de inibidores de proteose. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eliezer Ávila Gandra

SILVA, Wladimir Padilha da; LEITE, F. L.; ZIMMER, P. D.;FAGUNDES, C. M.. Multiplex-PCR para detecção deS. aureus, S. intermedius e S. hyicus em leite. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Cristina Richter Krolow

SOARES, Germano Jorge Dorneles;FAGUNDES, C. M.; SOARES, L. A. S.. Bactérias ácido-lácticas no controle dos níveis de aminas biogênicas na formação de ácidos graxos em salame misto. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Silvana Beatriz Carro Techera

FAGUNDES, C. M.SILVA, Wladimir Padilha da; NASCIMENTO, José Soares Do. Atividade anti Listeria monocytogenes de bactérias ácido lácticas isoladas de queijos artesanais produzidos nas região de Pelotas-Brasil. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Milena Tomasi Bassani

FAGUNDES, C. M.SILVA, W. P.; Jantzen, M.M.. Laboratório de análises e pesquisas em alimentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina veterinaria) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daiane Cristina Sganzerla

FAGUNDES, C. M.; Monks, P.L.; SIEWERDT, l.. Sistemas de produção de leite na base de pastagens no norte do RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.; Nora, L.; DIAS, A. R. G.. Concurso para professor substituto na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - UFPel. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.; ANTUNES, P. L.; DIAS, A. R. G.. Professor substituto da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - UFPel. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.. Membro da banca para contratação de professor substituto da Fac. de Agronomia-UFPEL. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.. Membro da banca para contratação de professor substituto da Fac. de Agronomia-Ufpel. 2001. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.. Membro da banca para contratação de professor Assistente-Fac. de Veterinária-Ufpel. 1997. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.. Membro da banca para contratação de professor substituto da Fac. de Veterinária-Ufpel. 1996. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.. Membro da banca para contratação de professor substituto, Fac. de Veterinária-Ufpel. 1994. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.. Membro da banca para contração de professor auxiliar-DCTA-FAEM. 1988. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.. Membro da banca de concurso para contraçao de prafessor substituto. 1987. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.. Membro da banca para seleção de alunos ao curso de Mestrado-DCTA-FAEM-UFPEL. 1998. Universidade Federal de Pelotas.

FAGUNDES, C. M.; SOARES, Germano Jorge Dorneles; SILVA, Jorge Adolfo; SCHIRMER, Manoel. Seleção de alunos de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

Orientou

Paulo Real

Suplementação com VIT D3 em vacas de descarte e sua influência na maciez da carne; Início: 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Paula Vergara da Silva

Avaliação da Digestibilidade Lipídica do Leite Caprino; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Celso Medina Fagundes;

Renata Schmidt Filgueras

Estimulação elétrica da Carcaça e Linhagem Bovina no Perfil de Aminas Biogênicas da Carne Maturada; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Medina Fagundes;

Márcia J

G; S; Ferrari; Interferencia na depressao do ponto de congelamento do leite in natura na regiao de Pelotas; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Celso Medina Fagundes;

Carmem Calvette Brancher

Metodo da redutase para detecçao de residuos de antibioticos no leite; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Celso Medina Fagundes;

A C R Krolow

Sistema lactoperoxidase na preservaçao de leite cru e a sua influencia sobre a produçao de iogurte; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Celso Medina Fagundes;

Gladis Richa Berchara Kalil

Avaliaçao sensorial de iogurte elaborado com mistura de leite de soja e de leite de búfala; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Celso Medina Fagundes;

Henrique Oswaldo Cruz

Estudo das caracterisitcas tecnologicas do leite de cabra acrescido de leite de soja; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Celso Medina Fagundes;

Wladimir Padilha Silva

Interferencia do antibiotico ganamicina sobre a coagulaçao enzimatica e fermentaçao latica do leite de cabra; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Celso Medina Fagundes;

Produções bibliográficas

  • FAGUNDES, C. M. ; FISCHER, Vivian ; SILVA, Wladimir Padilha da ; CARBONERA, Nádia ; ARAÚJO, M R . Presença de Pseudomonas spp em função de diferentes etapas da ordenha com distintos manejos higiênicos e no leite refrigerado. Ciência Rural , v. 36, p. 568-572, 2006.

  • SILVA, W. P. ; ZOCCHE, Fernando ; NALÉRIO, Élen Silveira ; TECHERA, Silvana Carro ; FAGUNDES, C. M. . Relación entre perfil bioquímico y origen de "Staphylococcus aureus" aislados en propiedades lecheras de Pelotas, Rs, Brasil. Alimentaria (Madrid) , v. 360, p. 58-62, 2005.

  • FAGUNDES, C. M. . Sistema Lactoperoxidase na Preservação de Leite Cru e sua Influencia sobre a Produção de Iogurte. Ciência Rural , 1997.

  • NUNES, O. H. ; FAGUNDES, C. M. ; SILVA, W. P. . Avaliacao das caracteristicas fisico-quimicas e da aceitabilidade do leite de cabra acrescido de leite de soja. Revista Cientifica Rural, Pelotas, v. 1, n.1, p. 19-25, 1996.

  • SILVA, W. P. ; FAGUNDES, C. M. . Avaliacao da fermentacao latica do leite de cabra acrescido de antibiotico kanamicina.. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 46, n.276/278, p. 22-25, 1991.

  • FAGUNDES, C. M. ; MOLIN, L. . Interferencia dos residuos de antibioticos no controle de qualidade do leite e derivados. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 13, n.155, p. 24-30, 1988.

  • FAGUNDES, C. M. ; SANTOS, E. C. V. . Residuos de antibioticos en la leche. Sienbra, Montevideo, v. 14, p. 33, 1983.

  • FAGUNDES, C. M. ; SANTOS, E. C. ; RODRIGUES, R. . Prevalencia de antibioticos no leite tipo B e C conbsumidos em Belo Horizonte. Arquivos das Escolas de Agronomia e Veterinária, Belo Horizonte, v. 34, n.1, p. 203-206, 1982.

  • FAGUNDES, C. M. ; SANTOS, E. C. ; RODRIGUES, R. . Persistencia de antibioticos no leite bovino em condicoes experimentais. Arquivos das Escolas de Agronomia e Veterinária, Belo Horizonte, v. 34, n.1, p. 207-215, 1982.

  • FAGUNDES, C. M. ; SANTOS, E. C. . Residuos de antibioticos no leite. Acta Toxicologica, Pelotas, v. 4, p. 1-3, 1981.

  • BORGES, M. S. ; RODRIGUES, R. ; RUBINICG, J. ; FAGUNDES, C. M. . Comparison of the quality of two types of milk at two sources in the Belo Horizonte , Brazil market. Journal of Food Protection , Estados Unidos, v. 41, n.9, p. 739-742, 1978.

  • FAGUNDES, C. M. . Inibidores e controle de qualidade no leite. 3. ed. Pelotas: UFPEL, 1997. v. 1. 128p .

  • SILVA, P. V. ; FAGUNDES, C. M. ; VILANOVA, M. S. ; OSÓRIO, M.T. M. . Caracterização microbiológica de Queijo Minas Frescal à base de Leite Caprino produzido no Sul do Brasil (região de Pelotas -RS). In: VIII Jornadas Uruguayas de Ciencia y Tecnología de Alimentos, 2006, Montevidéu. Anais da VIII Jornadas Uruguayas de Ciencia y Tecnología de Alimentos. Montevidéu: Sociedad Uruguaya de Ciencia y Tecnología de Alimentos, 2006.

  • L, Gonzales H ; M, Fagundes C ; V, Fischer ; R, Ribeiro M e ; C, Schramm R ; W, Stumpfjr ; A, Silv M ; M, Balbinotti ; M, Aita ; P, Rampón . Avaliação do Efeito dos Sistemas de Produção e Meses do Ano Sobre a Qualidade do Leite. In: XXXVIII Reunião Anual da SBZ, 2001, Piracicaba-SP, 2001. p. 1067.

  • M, Balbinotti ; L, Gonzales H ; V, Fischer ; R, Ribeiro M e ; M, Fagundes C ; C, Schramm R ; W, Stumpf Jr ; A, Silva M ; P, Rampon . Efeito da Especialização dos Sistemas e dos Meses do Ano Sobre a Produção e Qualidade doLeite na Região Sudeste do RS em 1999 e 2000. In: Reunião A nual da SBZ, 2001, Piracicaba - SP, 2001. p. 1067.

  • L, Gonzales H ; V, Fischer ; R, Ribeiro M e ; M, Fagundes C ; C, Schramm R ; W, Stumpf Fr ; A, Silva M ; M, Balbinotti ; P, Rampon . Variação da Composição do Leite nos Meses do Ano Sobre a Qualidade do Leite. In: II Congresso Internacional de Ganadeiro, 2001, Havana, 2001. p. 1090-1093.

  • M, Balbinotti ; V, Fischer ; L, Gonzales H ; R, Ribeiro M e ; M, Fagundes C ; C, Schramm R ; W, Stumpf Jr ; A, Silva M ; P, Rampn . Avaliação dos Sistemas de Produção de Leite na Região Sul do Rio Grande do Sul e Implicações na Produção e Quallidade do Leite. In: II Congresso Internacional de Ganadeiro, 2001, Havana, 2001. p. 1094-1097.

  • BALBINOTTI, M ; L, Gonzales H ; V, Fischer ; R, Ribeiro M e ; M, Fagundes C ; C, Schramm R ; W, Stumpf Jr ; P, Rampon . Avaliação dos Sistemas de Produção de Leite da Região Sul do Rio Grande do SUL e Implicações na Produção e Qualidade de Leite. In: XVII Reuniao de La Associaccion Latinoamericana de Producion Animal, 2001, Havana. Anais da XVIIReunião de La Associaccion Latinoamericana de Produccion Animal, Havana ALPA 2001.

  • SILVA, P. V. ; FAGUNDES, C. M. ; VILANOVA, M. S. ; OSÓRIO, M.T. M. . Caracterização Físico-química do Leite Caprino produzido no Sul do RS durante 5 meses. In: XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós Graduação, 2006, Pelotas. Anais do XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós Graduação, 2006.

  • Foletto, Taísa De Carli ; SILVA, P. V. ; FAGUNDES, C. M. . Desenvolvimento e Avaliação Sensorial de Doce de Leite de Cabra. In: XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós Graduação, 2006, Pelotas. Anais do XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós Graduação. Pelotas: UFPel, 2006.

  • FAGUNDES, C. M. ; FISCHER, Vivian ; SILVA, Wladimir Padilha da ; ARAÚJO, M R ; DUVAL, E H ; CARBONERA, Nádia . Contagem de Microrganismos Mesófilos Aeróbios e Psicrotróficos em Leite Cru e Resfriado Proveniente de Propriedades com Níveis Distintos de Higiene na Ordenha. In: 41º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande- MS. 41ºReunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004. v. 1. p. 1-7.

  • FAGUNDES, C. M. ; FISCHER, Vivian ; SILVA, Wladimir Padilha da ; CARBONERA, Nádia ; ARAÚJO, M R ; DUVAL, E H . Contagem de Microrganismos Pertencentes ao Gênero Psudomonas em Leite Cru e Resfriado e sua Relação com Manejo Sanitário da Ordenha. In: 41º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande- MS. 41º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004. v. 1. p. 1-7.

  • FAGUNDES, C. M. ; FISCHER, Vivian ; SILVA, Wladimir Padilha da ; CARBONERA, Nádia ; ARAÚJO, Márcia Ribeiro de ; DUVAL, E H . Presença de Pseudomonas spp em Função de Difererntes Etapas da Ordenha com Distintos Manejos Higienicos e no Leite Refrigerado. In: XXI Congresso de Laticínios, 2004, Juiz de Fora - MG. Anais do XXI Congresso de Laticínios, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • M, Balbinotti ; M, Balbinotti ; V, Fischer ; R, Ribeiro M e ; M, Fagundesc ; R, Schramm ; W, Stumpf Jr ; M, Abreu da Silva ; L, Gonzales H . Variação na Produção e Qualidade do Leite de Acordo com o Grau de Aplicação de Tecnologia nos Meses de Setembro a Dezembro de 2000. In: XXI Congresso Brasileiro de Zootecnia, III Congresso Internacional de Zootecnia, 2001, Goiania-GO, 2001. p. 75.

  • N, Carbonera ; R, Araújo M ; H, Duval e ; M, Fagundes C ; P, Silva W . Enumeração de Pseudomonas spp em Propriedades Leiteiras com Diferentes Níveis de Higiene. In: Encontro de Qualidade dos Alimentos e Meio Ambiente, 2002, Rio Grande- RS, 2002.

  • H, Duval e ; N, Carbonera ; R, Araújo M ; M, Fagundes C ; P, Silva W . Contagem de Pseudomonas em Leite 'in natura'Refrigerado Proveniente de Propriedades Leiteiras con Diferentes Manejos Higienicos-Sanitários. In: Encontro de Qualidade dos Alimentos e Meio Ambiente, 2002, Rio Grande -RS, 2002.

  • N, Carbonera ; H, Duval e ; R, Araújo M ; M, Fagundes C ; P, Silva W . Pseudomonas spp em Superfícies de Tetos de Vacas em Propriedades Leiteiras em Pelotas-RS. In: 11º Congresso de Iniciação Científica, 10º Laboratório de Pesquisa da Ucpel e Mostra de Pesquisa da Ucpel, 2002, Pelotas- RS, 2002.

  • S, Nalério e ; N, Carbonera ; R, Araújo M ; P, Silva W ; M, Fagundes C . Enumeração de Coliformes fecais em Leite 'in natura'da Região de Pelotas RS. In: 11º Congresso de Iniciação Científica, 10º Laboratório de Pesquisa da Ucpel e Mostra de Pesquisa da Ucpel, 2002, Pelotas -RS, 2002.

  • A, Ribeiro M ; S, Nalério e ; N, Carbonera ; M, Fagundes C ; E, Gandra ; P, Silva W . Potabilidade da Água Utilizada em Salas de Ordenha de Propriedades Leiteiras da Região de Pelotas RS. In: 11º Congresso de Iniciação Científica, 10º Laboratório de Pesquisa da Ucpel e Mostra de Pesquisa da Ucpel, 2002, Pelotas - RS, 2002.

  • R, Martins P ; M, Balbinotti ; V, Fischer ; R, Ribeiro M e ; M, Fagundes C ; R, Schramm ; B, Silva A ; W, Stumpf Jr . Avaliação da Produção e Qualidade do Leite Conforme o Sistema de Produção nos Meses de Setembro a Dezembro de 2001 no Sudeste do Rio Grande do Sul. In: 39º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife-PE. Anais da 39º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002.

  • M, Balbinotti ; V, Fischer ; R, Ribeiro M e ; M, Fagundes C ; C, Schramm R ; W, Stumpf Jr ; A, Silva M ; L, Gonzales H ; P, Rampon . Produção e Qualidade do Leite em Unidades de Produção Leiteiras do Sul do Rio Grande do Sul. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Veterinária, 2001, Salvador -BA, 2001. p. 209.

  • FAGUNDES, C. M. ; FERRARI, M. J. . Interferentes na Depressão do Ponto de Congelamento do Leite IN NATURA na Região de Pelotas - RS. In: V Congresso Brasileiro Higienista de Alimentos, 1999, Foz do Iguaçu. V Congresso Brasileiro Higienista de Alimentos. São Paulo, 1999. v. 13. p. 55-55.

  • FAGUNDES, C. M. ; BRANCHER, C. C. . Adaptação do Método da Redutase para Detectar Antibióticos no Leite. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1998, Rio de Janeiro. XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Rio de Janeiro, 1998. v. 1. p. 5-8.

  • FAGUNDES, C. M. ; KROLOW, A. C. R. . Sistema lactoperoxidase na preservaçao de leite cru e sua influencia sobre a produçao de iogurte. In: I Congresso de Pos graduaçao em ciencias agrarias, 1997, Pelotas. Anais do I Congresso de Pos graduacao em ciencias agrarias. Pelotas: FUPEL, 1997. p. 164.

  • FAGUNDES, C. M. ; PORTO, A. D. ; WETZEL, I. R. . Avaliacao da qualidade do mel produzido em Pelotas. In: I Congresso de iniciacao cientifica UFPEL/FURG, 1992, Pelotas. Anais do I Congresso de iniciacao cientifica UFPEL/FURG. Pelotas: UFPEL, 1992. p. 212.

  • SILVA, W. P. ; FAGUNDES, C. M. ; OLIVEIRA, E. B. ; PINHEIRO, M. C. M. . Avaliacao do leite tipo C comercializado em Pelotas. In: VIII Encontro de Pesquisa Veterinaria, 1992, Pelotas. Anais do VIII Encontro de Pesquisa Veterinaria. Pelotas: UFPEL, 1992. p. 50.

  • FAGUNDES, C. M. . Determinacao do tempo de eliminacao de antibioticos no leite em condicoes experimentais. In: III Encontro de Pesquisa Veterinaria, 1979, Pelotas. Anais do III Encontro de Pesquisa Veterinaria. Pelotas, 1979. p. 17.

  • RODRIGUES, R. ; FAGUNDES, C. M. . Aspectos fisico quimicos do leite comercializado em Belo Horizonte. In: VII Encontro de Pesquisas, 1978, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisas. Belo Horizonte, 1978. p. 173.

  • RUBINICH, J. ; FAGUNDES, C. M. . Controle sanitario do leite comercializado em Belo Horizonte. In: VII Encontro de Pesquisa Veterinaria, 1978, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa Veterinaria. Belo Horizonte, 1978. p. 139.

  • FAGUNDES, C. M. . Controle de qualidade do leite: resíduos de antibióticos e inibidores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, C. M. . Qualidade higiênica do leite. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, C. M. . Implementação da Instrução Normativa número 51. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, C. M. . Enumeração de Pseudomonas spp. no leite bovino cru recém obtido e no leite refrigerado durante as diferentes etapas da ordenha com distintos manejos higiênicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAGUNDES, C. M. . Refrigeração e coleta a granel do leite: problema ou solução. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FAGUNDES, C. M. . Controle de qualidade do leite:inibidores lácticos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FAGUNDES, C. M. . Produção de Derivados de Leite com Qualidade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAGUNDES, C. M. . Atualização em Bovinos de Leite. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAGUNDES, C. M. . Refrigeração e Coleta a Granel do Leite:Problema ou Solução?. 2004 (Palestra) .

FAGUNDES, C. M. . Controle de Qualidade do Leite;Inibidores Láticos. 2002 (Palestra) .

FAGUNDES, C. M. . Qualidade Microbiológica do Leite Relacionada com o Pagamento. 2002 (Palestra) .

FAGUNDES, C. M. . Qualidade do Leite -Contaminação Microbiológica e Resíduos de Antibióticos. 2001 (Palestra) .

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Suplementação com vitamina D3 em vacas de descarte e sua influência na maciez da carne, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Celso Medina Fagundes - Coordenador / Wladimir Padilha da Silva - Integrante / Paulo Real da Silva - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Avaliaçào da digestibilidade lipídica do leite caprino, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Celso Medina Fagundes - Coordenador / Paula Vergara da Silva - Integrante / Rosane Rodrigues - Integrante.

Prêmios

2007

Patrono da Turma de Química de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas.

2006

Professor homenageado do Curso de Química de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas.

2005

Professor homenageado do Curso de Química de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas.

2004

Professor homenageado do Curso de Química de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial. , Campus universitario, 96010-900 - Pelotas, RS - Brasil - Caixa-postal: 354, Telefone: (53) 32757378, Ramal: 209, Fax: (53) 32759031, URL da Homepage:

Experiência profissional

1974 - 2007

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1998

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 06/1985

    Ensino, Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, docente e orientador do programa de pos-graduacao(PMCTA)

  • 03/1985

    Ensino, Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de leite e derivados

  • 03/1979

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laticinios, Tecnologia de produtos de origem animal, Tecnologia Agroindustrial, Tecnologia de Leite e Derivados, Tecnologia Agroindustrial ii

  • 03/1979

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Atividade realizada, orientacao de bolsistas de iniciacao cientifica.

  • 03/1979

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Atividade realizada, orientacao de monitores.

  • 04/1974

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Linhas de pesquisa

  • 03/1993 - 03/1995

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/1991 - 03/1995

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 03/1985 - 03/1995

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 03/1991 - 03/1993

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/1989 - 03/1991

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, sub chefe do departamento.

  • 03/1988 - 03/1990

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 03/1980 - 03/1990

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Atividade realizada, orientacao de monografias de alunos de graduacao.

  • 03/1982 - 03/1984

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 03/1982 - 03/1984

    Direção e administração, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.