RAFAEL LONI MARTINS

Mestre em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 2018, obteve grau de Engenheiro Eletricista pela UEL.

Informações coletadas do Lattes em 14/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Eletrica

2018 - 2020

Universidade Estadual de Londrina
Título: Proposta de sistema optoeletrônico de varredura espectral para análise do infravermelho pela reflexão difusa utilizando múltiplas esferas de integração,Ano de Obtenção: 2020
José Alexandre de França.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Elétrica

2013 - 2018

Universidade Estadual de Londrina
Título: Circuito de acionamento linear para controle de temperatura utilizando pastilha Peltier
Orientador: José Alexandre de França

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2012

Colégio Marista de Londrina

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

XXII Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2018. CBA20180912-UM SISTEMA PARA QUALIFICAÇÃO DE GASES BASEADO EM ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO. 2018. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2018. CBA2018 - 1363 - PROTÓTIPO PARA DETECÇÃO DE ADULTERAÇÃO DE LEITE CRU COM ÁGUA COM CIRCUITO DE DETECÇÃO SÍNCRONO. 2018. (Congresso).

25 Encontro Anual de Iniciação Científica da UEL.DETECTOR REMOTO DE TENSÃO NA REDE ELÉTRICA COM NOTIFICAÇÃO VIA SMS. 2016. (Encontro).

IV SIMPÓSIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.MONITORAMENTO EM COLÉGIOS PÚBLICOS AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO BÁSICO EM ELETRÔNICA ? CHUVEIRO AUTOMÁTICO. 2015. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Francisco Granziera Júnior

FRANCA, J. A.;Granziera Jr, F.; SILVA, N.; FRANCA, M. B. M.; Alexandre Bessa dos Santos. Proposta de Sistema Optoeletrônico de Varredura Espectral para Análise do Infravermelho por Reflexão Difusa utilizando Múltiplas Esferas de Integração. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Francisco Granziera Júnior

FRANCA, J. A.; SILVA, N.;Granziera Jr, F.. Sistema optoeletrônico para correção de sinal na espectroscopia baseada na reflexão difusa. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Maria Bernadete de Morais França

de FRANÇA, José Alexandre; GRANZIERA JUNIOR, F.;DE MORAIS FRANCA, MARIA BERNADETE; SANTOS, A. B.. Proposta de sistema optoeletrônico de varredura espectral para análise do infravermelho pela reflexão difusa utilizando múltiplas esferas de integração. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Maria Bernadete de Morais França

de FRANÇA, José AlexandreFRANÇA, Maria Bernadete de Morais; GAZZONI FILHO, D. L.. Circuito de acionamento linear para controle de temperatura utilizando pastilha Peltier.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Newton da Silva

FRANÇA, José Alexandre; SANTOS, A. B.; Junior, Francisco Granziera (Francisco Granziera Junior); FRANÇA, Maria Bernadete de Morais;SILVA, NEWTON. Proposta de Sistema Optoeletrônico de Varredura Espectral para Análise do Infravermelho por Reflexão Difusa Utilizando Múltiplas Esferas de Integração. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Foi orientado por

José Alexandre de França

Sistema optoeletrônico de medição diferencial com múltiplas esferas de integração; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Alexandre de França;

José Alexandre de França

Circuito de acionamento linear para controle de temperatura utilizando pastilha Peltier; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: José Alexandre de França;

José Alexandre de França

Estudo de Transceptores NIR e Circuitos de Condicionamento para Qualificação de Gases Dissolvidos em Óleo de Transformador; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alexandre de França;

Produções bibliográficas

  • de FRANÇA, J. A. ; MARTINS, R. L. . CBA20180912-UM SISTEMA PARA QUALIFICAÇÃO DE GASES BASEADO EM ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO. In: XXII Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2018, 2018, João Pessoa. XXII Congresso Brasileiro de Automática, 2018.

  • MARTINS, R. L. ; de FRANÇA, J. A. . CBA2018 - 1363 - PROTÓTIPO PARA DETECÇÃO DE ADULTERAÇÃO DE LEITE CRU COM ÁGUA COM CIRCUITO DE DETECÇÃO SÍNCRONO. In: XXII Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2018, 2018, João Pessoa. XXII Congresso Brasileiro de Automática, 2018.

  • MARTINS, R. L. . DETECTOR REMOTO DE TENSÃO NA REDE ELÉTRICA COM NOTIFICAÇÃO VIA SMS. In: XXV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2016, Londrina. ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2016.

  • MARTINS, R. L. ; SANTANA, E. J. ; DEMIAN JR, A. E. . Monitoramento em Colégios Públicos Auxiliando o Desenvolvimento Básico em eletrônica - Chuveiro Automático. In: Simpósio de Extensão Universitária 'Por extenso', 2015, Londrina. Anais do IV Simpósio de Extensão Universitária ?Por extenso?, 2015.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Projeto e desenvolvimento de um sistema de quantificação da água no leite baseado em reflexão difusa do infravermelho próximo, Descrição: No início do ano de 2007, o Conselho Estadual de Ciência e tecnologia do Paraná definiu como prioridade para investimentos estratégicos em C&T a Cadeia Produtiva do Leite. Isso originou a Implantação dos ?Centros Mesorregionais de Excelência em Qualidade do Leite?, importantes para a formação de recursos humanos, para a geração e para a transferência de métodos, processos e tecnologia que permitam o aumento da produção e da produtividade, da qualidade do produto e da elevação da renda no meio rural paranaense. Foram instalados oito Centros Mesorregionais. A Mesorregião Norte Central tem como sede a Universidade Estadual de Londrina. Esse investimento deve-se ao fato do Paraná ser um dos principais produtores nacional de leite. Da totalidade dos produtores rurais do Paraná Estado, 55,3 % produzem até 50 litros/dia, o que caracteriza uma atividade familiar. Por isso, a maioria dos produtores faz parte de associações e cooperativas que distribuem o produto para cerca de 400 laticínios em todo o estado. Em tais cooperativas, a adição de água é a fraude mais frequentemente observada no leite. Atualmente, a prova de excelência para detectar adição de água ao leite é a crioscópia, que afere o ponto de congelamento do leite por meio de um equipamento eletrônico chamado crioscópio. Embora seja realmente muito exata, a crioscópia é passível de muitas fraudes pela adição de substâncias que alteram o ponto de congelamento e mascaram a adição de água. Em vista do supracitado, neste projeto propõe-se uma nova tecnologia de quantificação da água no leite. Tal sistema será rápido, preciso e poderá ser utilizando diretamente na linha de produção das empresas, pois será baseado na identificação da concentração de moléculas de água utilizando o princípio da absorção. Absorção é um processo envolvendo a perda de energia da radiação eletromagnética por um meio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Loni Martins - Coordenador / José Alexandre de França - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2018

    QUALIFICAÇÃO DE GASES DISSOLVIDOS EM ÓLEO DE TRANSFORMADOR USANDO ESPECTROMETRIA NIR, Descrição: A CONFIABILIDADE E VIDA ÚTIL DOS TRANSFORMADORES REGULADORES DE TENSÃO E OUTROS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS DEPENDEM, EM GRANDE PARTE, DA PRESERVAÇÃO DO SEU SISTEMA DE ISOLAMENTO ELÉTRICO. AO LONGO DOS ANOS, PESQUISADORES CORRELACIONAM AS FALHAS ELÉTRICAS E TÉRMICAS COM OS GASES DISSOLVIDOS NO ÓLEO DESSES EQUIPAMENTOS. SE UMA FALTA INCIPIENTE ESTIVER PRESENTE, A CONCENTRAÇÃO DOS GASES AUMENTA SIGNIFICATIVAMENTE. DIANTE DO EXPOSTO, ESTE TRABALHO PROPÕE O USO DE ESPECTROMETRIA NIR PARA QUALIFICAÇÃO DOS GASES DISSOLVIDOS (METANO, ETANO, ETILENO, ACETILENO E HIDROGÊNIO, MONÓXIDO DE CARBONO, DIÓXIDO DE CARBONO E VAPOR DE ÁGUA) EM ÓLEO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS, BASEADO EM ESPETROMETRIA NIR, COMO ALTERNATIVA AO MÉTODO CLÁSSICO DE CROMATOGRAFIA GASOSA. DESTA FORMA, SÃO DIVERSOS OS BENEFÍCIOS QUE ESTA PESQUISA PODERÁ TRAZER, DENTRE OS QUAIS SE DESTACAM A DISPONIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS E SENSORES PARA O MONITORAMENTO ON-LINE, DE BAIXO CUSTO, QUE POSSIBILITEM AVALIAR O GRAU DE CONFIABILIDADE E ESTIMAR A PROBABILIDADE DE FALHAS EM TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Loni Martins - Coordenador / José Alexandre de França - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

Centro Universitário Filadélfia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Engenharia do Ensino a Distância

Outras informações:
Elaboração de material didático para disciplinas de engenharia do ensino à distância. Gravação de videoaulas do respectivo material. Elaboração de questões para provas. Aplicação de laboratórios práticos (presencial).