André Lucas Maffissoni

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre e Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN-UFSC), na área de concentração Educação e Trabalho em Saúde e em Enfermagem. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e em Saúde (EDEN). Servidor Público Federal, atuando como Enfermeiro no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC). E-mail: andremaffissoni@hotmail.com

Informações coletadas do Lattes em 14/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC

2020 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Jussara Gue Martini.

Mestrado em Enfermagem

2018 - 2019

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Características e implicações da violência no âmbito da graduação em enfermagem,Ano de Obtenção: 2019
Dra. Jussara Gue Martini.Coorientador: Dra. Monica Motta Lino.

Graduação em Enfermagem

2013 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Tecendo a rede na formação para o SUS: uma análise da implicação do ensino em enfermagem nas Redes de Atenção à Saúde
Orientador: Dra. Carine Vendruscolo

Formação complementar

2020 - 2021

Programa de Atualização em Gestão em Enfermagem. (Carga horária: 190h). , ArtMed, ARTMED, Brasil.

2019 - 2019

Atualização em Centro Cirúrgico. (Carga horária: 40h). , SOBECC, SOBECC, Brasil.

2018 - 2018

Gerenciadores Bibliográficos: Mendeley. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Política Nacional de Saúde Integral LGBT. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em VER-SUS/Brasil - Região Oeste. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2016

Curso de Inglês Fase Intermediária-Avançada. (Carga horária: 150h). , Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em VER-SUS/Brasil - Região Oeste. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em VER-SUS/Brasil - Região Oeste. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2015

Curso de Inglês Fase Intermediária. (Carga horária: 150h). , Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em VER-SUS/Brasil - Região Oeste. (Carga horária: 108h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

Atualização em PCR. (Carga horária: 2h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Inglês Fase Básica. (Carga horária: 110h). , Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Organização de eventos

MAFFISSONI, A. L. ; HERMES, T. C. ; DERVANOSKI, C. ; FELTRIN, F. ; BAUERMANN, A. C. ; SCHABARUM, M. V. ; SILVA FILHO, C. C. ; TOMBINI, L. H. T. . Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS/Brasil). 2016. (Outro).

MAFFISSONI, A. L. ; FERMINO, N. ; RIBEIRO, K. P. ; PAULY, L. ; ENGEL, F. D. ; VICARI, G. ; MENEGATTI, M. S. ; PAGGI, E. ; HERMES, T. C. . 12 Jornada Acadêmica " Áreas de atuação, especialização e mercado de trabalho na enfermagem" e "O Câncer, as implicações na vida do paciente e o papel doEnfermeiro neste processo". 2015. (Outro).

MAFFISSONI, A. L. ; SILVA FILHO, C. C. ; WEBER, A. ; RIBEIRO, K. P. ; HERMES, T. C. ; SCHABARUM, M. ; DERVANOSKI, C. ; GOMES, A. M. ; FINGER, D. ; TOMBINI, L. H. T. ; COLISELLI, L. ; BASEGGIO, L. . Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS/Brasil). 2015. (Outro).

MAFFISSONI, A. L. ; HERMES, T. C. ; MENEGATTI, M. S. ; RIBEIRO, K. P. ; FERMINO, N. ; PAULY, L. ; WEBER, A. ; GOMES, A. M. . 15 Pré-Conferência Municipal de Saúde da cidade de Chapecó-SC. 2015. (Outro).

Participação em eventos

20 SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e o 1 SINPE - Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem. Violência na graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. 2019. (Congresso).

16 SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2018. (Congresso).

70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e 5 Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem. 2018. (Congresso).

Escrita Acadêmica e Sofrimento Mental: Um dilema central para uma vida acadêmica satisfatória. 2018. (Outra).

27 Seminário de Iniciação Científica.QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ATUAÇÃO NO NASF: UM PANORAMA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. 2017. (Seminário).

28ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Escola de Enfermagem da Ufrgs. A importância do modelo organizativo em rede para qualificar a atenção em saúde: concepções do ensino. 2017. (Congresso).

I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde (I CIPPS): em defesa do sistema universal de saúde. 2017. (Congresso).

VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. 2017. (Seminário).

12 Congresso Internacional da Rede Unida. 2016. (Congresso).

12 Semana de Enfermagem e 77ª Semana Brasileira de Enfermagem. Redes de atenção à saúde: o despertar docente para o aprender e o ensinar. 2016. (Congresso).

68 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn. REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: CONCEPÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM; REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR O SUS. 2016. (Congresso).

Aula Inaugural do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2016. (Seminário).

12 Jornada Acadêmica " Áreas de atuação, especialização e mercado de trabalho na enfermagem" e "O Câncer, as implicações na vida do paciente e o papel do Enfermeiro neste processo". 2015. (Encontro).

15 Pré-Conferência Municipal de Saúde da cidade de Chapecó-SC. 2015. (Encontro).

10ª Semana de Enfermagem ABEn-SC/Núcleo Chapecó - "O Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar".. 2014. (Seminário).

11ª Jornada Acadêmica de Enfermagem. 2014. (Encontro).

III Seminário de Socialização dos Trabalhos de Conclusão de Curso -TCC do semestre 2014/2 do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2014. (Seminário).

IV Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE. 2014. (Seminário).

Roda de Conversa sobre o Dia Mundial de Combate ao Uso e Tráfico de Drogas.. 2014. (Simpósio).

10 Jornada Acadêmica do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO). 2013. (Seminário).

74 Semana Brasileira de Enfermagem - Consciência Profissional e a Enfermagem no cuidado com a Vida. 2013. (Seminário).

Aula Inaugural do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2013. (Encontro).

III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. 2013. (Seminário).

I SEMPAT - Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. 2013. (Seminário).

Semana Mundial do Aleitamento Materno. 2013. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Kátia Jamile da Silva

VENDRUSCOLO, C.; SILVA FILHO, C. C.; WEBER, M. L.;MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS. Melhores Práticas em Enfermagem na sua interface com o Nasf-AB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Comissão julgadora das bancas

Maria Elisabeth Kleba da Silva

VENDRUSCOLO, C.; ZOCCHE, D. L. A.; TRINDADE, L.;KLEBA, M. E.; HERMES, T. C.. Tecendo a rede na formação para o SUS: uma análise da implicação do ensino em Enfermagem nas Redes de Atenção à Saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Marina da Silva Sanes

SILVA FILHO, C. C.; SCHNEIDER, D. G.;SANES, M. S.. Características e implicações da violência no âmbito da graduação em Enfermagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marina da Silva Sanes

RAMOS, F. R.; SILVA FILHO, C. C.;SANES, M. S.. Violência e seus atravessamentos na formação em enfermagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carine Vendruscolo

VENDRUSCOLO, CarineZocche, D. A. A.Trindade, Letícia de LimaKleba, M.E.; Hermes, T. C.. Tecendo a Rede na Formação para o SUS: uma análise da implicação do ensino em enfermagem nas Redes de Atenção à Saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Orientou

Alcino Ferreira da Cruz Neto

Adesão ao tratamento de doenças crônicas: uma análise do processo de trabalho na Atenção Básica em Cariacica - ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

Ana Paula Coelho Muniz

Ações de enfrentamento à Diabetes Mellitus tipo II na comunidade de Parque dos Ferreiras, município de Belford Roxo - RJ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

Andréa Borges de Araujo

Ações de educação em saúde como estratégia para minimizar as complicações decorrentes de doenças crônicas na população de Ibiraçu/ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

Andressa da Silva Lemos

Estímulo à alimentação saudável como um fator promotor de saúde para usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica no município de Alegre/ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

Andrea Maria Sales Assis

Intervenções frente ao consumo nocivo de álcool na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Barra do Sahy, município de Aracruz/ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Projeto de intervenção para redução do uso crônico de benzodiazepínicos na população da Unidade Básica de Saúde de São João Grande, em Colatina - ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

Aline Kelly Rodrigues

Enfrentamento ao uso de álcool de drogas: intervenções para promover a qualidade de vida de usuários e deus familiares na comunidade de Barra do Riacho, Aracruz/ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

Amanda Gonçalves Beato Venerano

Promoção à saúde e prevenção de complicações relacionadas à Hipertensão Arterial Sistêmica: um projeto de intervenção na comunidade de Gironda, município de Cachoeiro do Itapemirim/ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

Alexandre Calegari Oliosi

Ações de enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis em uma comunidade do município de Nova Venécia, Espírito Santo; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: André Lucas Maffissoni;

Foi orientado por

Jussara Gue Martini

CARACTERISTICAS E IMPLICACOES DA VIOLENCIA NO AMBITO DA GRADUACAO EM ENFERMAGEM; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jussara Gue Martini;

Fernanda Karla Metelski

O ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fernanda Karla Metelski;

Mõnica Motta Lino

Características e implicações da violência no âmbito da Graduação em Enfermagem; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Monica Motta Lino;

Carine Vendruscolo

TECENDO A REDE NA FORMAÇÃO PARA O SUS: uma análise da implicação do ensino em Enfermagem nas Redes de Atenção à Saúde; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carine Vendruscolo;

Carine Vendruscolo

Núcleos de Apoio a Saúde da Família: movimentos de Educação Permanente para a Promoção da Saúde mediante realidade social do território; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carine Vendruscolo;

Carine Vendruscolo

Núcleos de Apoio a Saúde da Família: movimentos de Educação Permanente para a Promoção da Saúde mediante realidade social do território; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carine Vendruscolo;

Produções bibliográficas

  • RAULINO, MARIA EDUARDA FERREIRA GOULART ; LINO, MONICA MOTTA ; SANES, MARINA DA SILVA ; AMADIGI, FELIPA RAFAELA ; WILLEMANN, MARIA CRISTINA ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS . PERCEIVED STRESS LEVEL OF NURSING STUDENTS AT A PUBLIC UNIVERSITY IN BRAZIL. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 25, p. e-1366, 2021.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; SANES, M. S. ; MARTINI, JUSSARA GUE ; BRESOLIN, P. ; SILVA FILHO, C. C. . VIOLENCIA EN ENFERMERÍA DE PREGRADO: EXPERIENCIAS E IMPLICACIONES EN LA PERSPECTIVA DEL ESTUDIANTE. CIENCIA Y ENFERMERÍA (EN LÍNEA) , v. 27, p. 30, 2021.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; SANES, MARINA DA SILVA ; BRESOLIN, PAULA ; MARTINI, JUSSARA GUE ; SCHNEIDER, DULCINÉIA GHIZONI ; LINO, MONICA MOTTA . Self-reported violence by nursing students in the context of undergraduate studies. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 74, p. e20201179, 2021.

  • VENDRUSCOLO, CARINE ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; MARTINI, JUSSARA GUE ; SILVA FILHO, CLÁUDIO CLAUDINO DA ; SANDRI, JULIANA VIEIRA DE ARAUJO . Implication of the training ad continuing education process for the interprofessional performance. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 73, p. e20180359, 2020.

  • VENDRUSCOLO, CARINE ; METELSKI, FERNANDA KARLA ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; TESSER, CHARLES DALCANALE ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA . Characteristics and performance of professionals of the Expanded Family Health and Basic Healthcare Centers. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 54, p. e03554, 2020.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SANES, M. S. ; OLIVEIRA, S. N. ; MARTINI, J. G. ; LINO, M. M. . Revisión de la literatura sobre la violencia y sus implicaciones en la formación en enfermería. CUIDARTE , v. 11, p. e1064, 2020.

  • SILVA, KÁTIA JAMILE DA ; VENDRUSCOLO, CARINE ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; DURAND, MICHELLE KUNTZ ; WEBER, MÔNICA LUDWIG ; ROSSET, DAISI MARA . BEST PRACTICES IN NURSING AND THEIR INTERFACE WITH THE EXPANDED FAMILY HEALTH AND BASIC HEALTHCARE CENTERS. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 29, p. e20190013, 2020.

  • VENDRUSCOLO, CARINE ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; PÉRTILLE, FABIANE ; DA SILVA, JÚLIA RUTH ; SILVA, KÁTIA JAMILE ; ZOCHHE, DENISE ANTUNES DE AZAMBUJA ; ADAMY, EDLAMAR KÁTIA ; DURAND, MICHELLE KUNTZ ; RODRIGUES, OTÍLIA CRISTINA . TrajetÃria e atuaÃÃo profissional das enfermeiras da regiÃo oeste de Santa Catarina: um resgate histÃrico. ENFERMAGEM BRASIL , v. 18, p. 56-64, 2019.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; SANES, M. S. ; SCHNEIDER, F. ; MARTINI, J. G. ; LINO, M. M. ; KEMPFER, S. S. . EXPRESSÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TESES E DISSERTAÇÕES DE UM LABORATÓRIO DE PESQUISA E TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (1994-2017). Revista Cogitare Enfermagem , v. 24, p. e62147, 2019.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; VENDRUSCOLO, CARINE ; DE LIMA TRINDADE, LETÍCIA ; ANTUNES DE AZAMBUJA ZOCCHE, DENISE . Redes de atenção à saúde na formação em enfermagem: interpretações a partir da atenção primária à saúde. CUIDARTE , v. 9, p. 1-13, 2018.

  • VENDRUSCOLO, C. ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; PERTILLE, F. ; RIBEIRO, K. P. ; BENDER, J. W. ; ZOCCHE, D. A. A. . Ensino superior e associação brasileira de enfermagem: contribuições para o desenvolvimento e as memórias da profissão no Oeste de Santa Catarina. História da Enfermagem - Revista Eletrônica (HERE) , v. 9, p. 122-130, 2018.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; TRINDADE, L. L. ; METELSKI, F. K. . Função matriciadora dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família: uma revisão integrativa da literatura. SAÚDE EM DEBATE , v. 42, p. 1012-1023, 2018.

  • MAFFISSONI, A. L. ; VICARI, G. ; MENEGATTI, M. S. ; DERVANOSKI, C. ; SILVA FILHO, C. C. . VER-SUS Oeste Catarinense: vislumbrando um itinerário formativo em enfermagem direcionado aos Sistema Único de Saúde. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 758-764, 2017.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; VENDRUSCOLO, CARINE ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA . Redes de atenção à saúde no VER-SUS Oeste Catarinense: contribuições para o ensino em enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 7, p. 167-178, 2017.

  • MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; METELSKI, F. K. . Redes de Atenção à Saúde: Movimentos do Ensino e Serviço Rumo à Efetivação do Modelo Assistencial. ENSAIOS E CIÊNCIA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AGRÁRIAS E DA SAÚDE , v. 21, p. 110, 2017.

  • VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; BENDER, J. W. . TEMPORALIZAR, SONHAR, APRENDER E ENSINAR: ALINHAVOS NO TERRITÓRIO SUBJETIVO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM A PARTIR DE UM GRUPO DE ESTUDOS. In: Carine Vendruscolo; Fabiane Ferraz; Denise Antunes de Azambuja Zocche; Júlio César Schweickardt; Juliana Vieira de Araujo Sandri; Fernando de Toledo Barros Wendhausen; Maria de Fátima de Souza Rovaris; Fernanda Fabiana Ledra. (Org.). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DE SANTA CATARINA: entre cenários e práticas. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2018, v. 17, p. 184-200.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. . Metodologias problematizadoras na construção do conhecimento: tecendo reflexões sobre o VER-SUS Oeste Catarinense. In: Cláudio Claudino da Silva Filho; Carlos Alberto S. Garcia Jr.. (Org.). VER-SUS SANTA CATARINA: itinerários (trans)formadores em saúde. 1ed.Tubarão: Copiart, 2017, v. 1, p. 237-245.

  • MAFFISSONI, A. L. ; VICARI, G. ; MENEGATTI, M. S. ; SILVA FILHO, C. C. . Rabiscando ideias, compilando percepções e compreendendo as razões que sustentam a existência do VER-SUS. In: Cláudio Claudino da Silva Filho; Carlos Alberto S. Garcia Jr.. (Org.). VER-SUS SANTA CATARINA: itinerários (trans)formadores em saúde. 1ed.Tubarão: Copiart, 2017, v. 1, p. 427-439.

  • TOMBINI, L. H. T. ; MAFFISSONI, A. L. ; DERVANOSKI, C. ; RIBEIRO, K. P. ; HERMES, T. C. ; COLLISELLI, L. ; SILVA FILHO, C. C. . Redes de atenção à saúde e o VER-SUS Oeste Catarinense: Encontros e distanciamentos nas trilhas da integralidade e da reorientação da formação profissional. In: Alcindo Antonio Ferla; Thaís Maranhão; Cristianne Maria Famer Rocha; Guilherme Pereira Peixoto; Igor Fangueiro da Silva; Sueli Goi Barrios Vera Rocha. (Org.). Ser, fazer, compor VER-SUS: Redes de afetos e conhecimentos. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2016, v. 1, p. 42-45.

  • GUSATTO, A. ; MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, J. R. T. ; VIEIRA, M. E. ; GALLON, T. ; KOLHS, M. ; ARGENTA, C. . Produtor Rural e Ergonomia. Jornal Sul Brasil, Chapecó - SC, p. 3 - 3, 27 ago. 2015.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. . A INTERSETORIALIDADE E A OTIMIZAÇÃO DOS GASTOS EM SAÚDE A PARTIR DA TESSITURA DE REDES DE ATENÇÃO. In: 78ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 13ª SEMANA DE ENFERMAGEM: ABEn/SC NÚCLEO CHAPECÓ, 2018, Chapecó. ANAIS 78ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 13ª SEMANA DE ENFERMAGEM: ABEn/SC NÚCLEO CHAPECÓ. Chapecó: PROGRAD/DBIB, 2017. p. 47-49.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. . AS REDES DE ATENÇÃO PARA QUALIFICAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM CAMINHO POSSÍVEL. In: 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13ª Semana de Enfermagem: ABEn/SC Núcleo Chapecó, 2018, Chapecó. Anais Boas Práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática. Chapecó: UFFS, 2018. v. 1. p. 49-52.

  • VENDRUSCOLO, C. ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; ZOCCHE, D. A. A. ; TOMBINI, L. H. T. ; SILVA, K. J. . OFICINA BOAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM: CONSTRUINDO SABERES COM PROFESSORES, ESTUDANTES E TRABALHADORES DA ÁREA. In: 13 Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Rede Unida, 2018. v. 4.

  • DURAND, M. K. ; VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; SILVA, K. J. ; TRINDADE, L. L. ; ADAMY, E. K. ; METELSKI, F. K. . DUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE FORTALECIMENTO DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA EM SANTA CATARINA. In: 13 Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13 Congresso Internacional Rede Unida, 2018. Porto Alegre: Rede Unida, 2018. v. 4.

  • SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; SILVA FILHO, C. C. ; DURAND, M. K. . CÍRCULO DE CULTURA: UM ESPAÇO METODOLÓGICO DIALOGICAMENTE TRANSFORMADOR. In: VIII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2018, Florianópolis. Anais do VIII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. FLORIANOPOLIS: UFSC, 2018. p. 1484-1486.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; TRINDADE, L. L. ; ZOCCHE, D. A. A. ; DURAND, M. K. ; VENDRUSCOLO, C. . QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ATUAÇÃO NO NASF: UM PANORAMA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. In: 27 Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2017, Chapecó. Anais do 27 Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2017.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; PRADELLA, N. ; CIPOLATO, F. ; VENDRUSCOLO, C. . A ENFERMAGEM E A INTEGRALIDADE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. In: 2 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida, 2017, Chapecó. Anais do 2 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem; 1 Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida. Florianópolis - SC: Editora da UDESC, 2017. p. 227-229.

  • GENEROSO, F. K. L. ; BRANCHER, C. ; METELSKI, F. K. ; MAFFISSONI, A. L. ; ZOCCHE, D. A. A. . CONSULTAS COMPARTILHADAS DE PRÉ-NATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 2 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida, 2017, Chapecó. Anais do 2 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem; 1 Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida. Chapecó - SC: Editora da UDESC, 2017. p. 292-295.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; VENDRUSCOLO, C. ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA ; ADAMY, E. K. ; ZOCCHE, D. A. A. . EDUCAÇÃO POPULAR E OS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA EM SANTA CATARINA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL. In: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde, 2017, Florianópolis. Anais do II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde, 2017.

  • VENDRUSCOLO, C. ; FERRAZ, L. ; METELSKI, F. K. ; TRINDADE, L. L. ; SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; DURAND, M. K. . NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SANTA CATARINA. In: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde, 2017, Florianópolis. Anais do II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde, 2017.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; TRINDADE, L. L. ; ADAMY, E. K. ; RODRIGUES, O. C. C. ; VENDRUSCOLO, C. . EDUCAÇÃO POPULAR: ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA EM SANTA CATARINA. In: 27 Seminário de Iniciação Científica, 2017, cHAPECÓ. Anais do 27 Seminário de Iniciação Científica da UDESC. Chapecó: UDESC, 2017.

  • SANTOS, D. A. ; VENDRUSCOLO, C. ; KLOH, D. ; ZOCCHE, D. A. A. ; PEREIRA, I. ; RIBEIRO, K. P. ; MAFFISSONI, A. L. ; BENDER, J. W. . CONSTRUÇÃO DO SABER COLETIVO: os encontros e a sua importância para a formação em Enfermagem. In: Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • ADAMY, E. K. ; VENDRUSCOLO, C. ; BENDER, J. W. ; FRANCA, J. R. ; RIBEIRO, K. P. ; MAFFISSONI, A. L. ; PEREIRA, I. ; POZZEBON, A. . OS DESAFIOS QUE PERMEIAM A PRÁTICA DOCENTE EM ENFERMAGEM. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • MENEGATTI, M. S. ; MAFFISSONI, A. L. ; TELCH, M. S. S. ; ENGEL, F. D. ; VENDRUSCOLO, C. ; KORB, A. . PLANEJAMENTO GESTACIONAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA FAIXA ETÁRIA DA GESTANTE. In: Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó, 2016, Chapecó. Anais da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó. Maringá: Master Editora, 2016. v. 15. p. 55-56.

  • MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; BENDER, J. W. . REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: O DESPERTAR DOCENTE PARA O APRENDER E O ENSINAR. In: 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó, 2016, Chapecó. Anais da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó. Maringá: Master Editora, 2016. v. 15. p. 84-85.

  • ENGEL, F. D. ; MAFFISSONI, A. L. ; MENEGATTI, M. S. ; ZANOTELLI, S. S. . PERFIL DE ABORTOS NAS CINCO REGIÕES DO BRASIL SEGUNDO INDÍCE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E CARACTERÍSTICAS MATERNAS. In: 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó, 2016, Chapecó. Anais da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó. Maringá: Master Editora, 2016. v. 15. p. 111-112.

  • BENDER, J. W. ; MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; SILVA FILHO, C. C. . O USO DA BOLSA DE COLOSTOMIA COMO METODOLOGIA SENSIBILIZADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó, 2016, Chapecó. Anais da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó. Maringá: Master Editora, 2016. v. 15. p. 135-136.

  • SILVA, K. J. ; MAFFISSONI, A. L. ; BENDER, J. W. ; NUNES, J. F. S. ; VENDRUSCOLO, C. . CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. In: 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó, 2016, Chapecó. Anais da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó. Maringá: Master Editora, 2016. v. 15. p. 182-183.

  • ZOCCHE, D. A. A. ; MAFFISSONI, A. L. ; POZZEBON, A. ; VENDRUSCOLO, C. ; SANTOS, D. P. ; BENDER, J. W. ; RIBEIRO, K. P. ; KLOH, D. . O uso de metodologias ativas no fortalecimento da integração ensino-serviço: relato de um grupo de estudos da UDESC. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • BAUERMANN, A. C. ; SILVA FILHO, C. C. ; MAFFISSONI, A. L. ; FELTRIN, F. ; DERVANOSKI, C. ; PITILIN, E. B. . A LIDERANÇA COMO VALOR NO VER-SUS OESTE CATARINENSE: REFLEXÕES SOBRE PROTAGONISMO, EMPODERAMENTO E CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DO MOVIMENTO ESTUDANTIL. In: 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó, 2016, Chapecó. Anais da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem e 12ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó. Maringá: Master Editora, 2016. v. 15. p. 150-151.

  • BENDER, J. W. ; MAFFISSONI, A. L. ; POZZEBON, A. ; ZANATTA, E. A. ; ADAMY, E. K. ; PEREIRA, I. ; VENDRUSCOLO, C. . METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. In: 26 Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016, Chapecó. Anais do 26 Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016.

  • MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. . REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: A ÓTICA DOCENTE. In: 26 Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016, Chapecó. Anais do 26 Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016.

  • VENDRUSCOLO, C. ; BENDER, J. W. ; ZOCCHE, D. A. A. ; MAFFISSONI, A. L. . SONHAR, (RE)APRENDER E ENSINAR: UMA ANALOGIA ENTRE A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E A MÍSTICA DA HISTÓRIA DE PETER PAN NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. In: 15 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem - SENADEn, 2016, Curitiba. Anais do 15 SENADEn, 2016. v. 2.

  • MAFFISSONI, A. L. ; RIBEIRO, K. P. ; HERMES, T. C. ; SILVA FILHO, C. C. . COMPREENDENDO A PROPOSTA DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: VIVÊNCIAS NO VER-SUS OESTE CATARINENSE. In: 76ª Semana Brasileira de Enfermagem.11ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó, 2015, Chapecó. Anais da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem. 11ª Semana de Enfermagem ABEn SC Núcleo Chapecó. Maringá-PR: Master Editora, 2015. v. 11. p. 29-31.

  • MENEGATTI, M. S. ; ENGEL, F. D. ; FERMINO, N. ; MAFFISSONI, A. L. ; VICARI, G. ; KORB, A. . AS PESQUISAS SOBRE INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. In: 76ª Semana Brasileira de Enfermagem.11ª Semana de Enfermagem ABEn SC ? Núcleo Chapecó, 2015, Chapecó. Anais da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem. 11ª Semana de Enfermagem ABEn SC - Núcleo Chapecó. Maringá- PR: Master Editora, 2015. v. 11. p. 75-77.

  • VENDRUSCOLO, C. ; RIBEIRO, K. P. ; KLOH, D. ; MAFFISSONI, A. L. ; BENDER, J. . O ENSINO DE ENFERMAGEM E A LIDERANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: 25 Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2015, Chapecó - SC. Anais do 25 Seminário de Iniciação Científica (SIC)., 2015.

  • VENDRUSCOLO, C. ; BENDER, J. W. ; POZZEBON, A. ; MAFFISSONI, A. L. ; RIBEIRO, K. P. ; FRANCA, J. . FRAGILIDADES DO SER PROFESSOR ENFERMEIRO SOB A OTICA DE PAULO FREIRE. In: Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2015, Chapecó - SC. Anais do 25 Seminário de Iniciação Científica (SIC), 2015.

  • BARBOSA, L. A. S. ; MAFFISSONI, A. L. ; ARBELO, A. M. V. ; BITTELBRUNN, C. ; RIBEIRO, K. P. . CONHECENDO E RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DO SUS QUE QUEREMOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO VERSUS OESTE CATARINENSE. In: III Semana Integrada do CCS / V Encontro Mãos de vida / III Semana Integrada PRÓ/PET-Saúde, 2015, Vale do Itajaí. ANAIS DO ENCONTRO MÃOS DE VIDA. Vale do Itajaí: Editora UNIVALI, 2015. v. 2. p. 176-177.

  • BARBOSA, L. A. S. ; ARBELO, A. M. V. ; MAFFISSONI, A. L. ; BITTELBRUNN, C. ; RIBEIRO, K. P. . VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO VERSUS OESTE CATARINENSE. In: III Semana Integrada do CCS / V Encontro Mãos de Vida / III Semana Integrada PRÓ/PET-Saúde, 2015, Vale do Itajaí. ANAIS DO ENCONTRO MÃOS DE VIDA. Vale do Itajaí: Editora Univali, 2015. v. 2. p. 163-164.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SANES, M. S. ; OLIVEIRA, S. N. ; LINO, M. M. ; MARTINI, J. G. . CARACTERÍSTICAS DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA VIVENCIADA POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. In: 20 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e 1 Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2019, Rio de Janeiro. Anais do 20 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e 1 Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2019.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SANES, M. S. ; OLIVEIRA, S. N. ; LINO, M. M. ; MARTINI, J. G. . VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ACADÊMICO: UMA REVISÃO SOBRE A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. In: 20 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e 1 Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2019, Rio de Janeiro. Anais do 20 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e 1 Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2019.

  • SILVA, K. J. ; CIPOLATO, F. ; MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; PRADELLA, N. ; VENDRUSCOLO, C. . ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA: FACILITADOR OU DIFICULTADOR DO TRABAHO DO Nasf-AB?. In: 16 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 13 Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018, FLORIANOPOLIS. Anais do 16 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 13 Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. Florianópolis: ABEn, 2018.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; ENGEL, F. D. ; VENDRUSCOLO, C. ; METELSKI, F. K. . O ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 16 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 13 Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018, FLORIANOPOLIS. Anais do 16 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 13 Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. FLORIANOPOLIS: ABEn, 2018.

  • SANES, M. S. ; MAFFISSONI, A. L. ; SCHNEIDER, F. ; KEMPFER, S. S. ; MARTINI, J. G. . EXPRESSÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TESES E DISSERTAÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM (1992-2017). In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; ZOCCHE, D. A. A. ; VENDRUSCOLO, C. . PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NO OESTE DE SANTA CATARINA ENTRE AS DÉCADAS DE 1980 E 1990. In: 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018.

  • MAFFISSONI, A. L. ; BRESOLIN, P. ; SANES, M. S. ; OLIVEIRA, S. N. ; MARTINI, J. G. . REFERENCIAIS TEÓRICOS UTILIZADOS EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE. In: 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018.

  • SILVEIRA, N. I. R. ; MARTINI, J. G. ; BRESOLIN, P. ; MAFFISSONI, A. L. ; SANES, M. S. ; OLIVEIRA, S. N. . Simulação clínica no curso de graduação em enfermagem da UFSC: percepção docente. In: 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018.

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; TRINDADE, L. L. ; ZOCCHE, D. A. A. . A IMPORTÂNCIA DO MODELO ORGANIZATIVO EM REDE PARA QUALIFICAR A ATENÇÃO EM SAÚDE: CONCEPÇÕES DO ENSINO. In: 28ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Escola de Enfermagem da UFRGS, 2017, Porto Alegre. Anais da 28ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Escola de Enfermagem da UFRGS, 2017. p. 95-96.

  • VENDRUSCOLO, C. ; MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; TRINDADE, L. L. ; ZOCCHE, D. A. A. . NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Anais do III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017. p. 583-583.

  • MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; TRINDADE, L. L. . CONTRIBUIÇÕES DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Anais do III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017. p. 536-536.

  • FELTRIN, F. ; MAFFISSONI, A. L. ; BAUERMANN, A. C. ; DERVANOSKI, C. ; ROHDEN, A. ; COLLISELLI, L. ; TOMBINI, L. H. T. ; SILVA FILHO, C. C. . A PARTICIPAÇÃO DO VER?SUS OESTE CATARINENSE NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ? VIVENCIANDO A 1ª ETAPA DO ARCO DE MAGUEREZ. In: Rede Unida, 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • DERVANOSKI, C. ; FELTRIN, F. ; MAFFISSONI, A. L. ; ROHDEN, A. ; HERMES, T. C. ; TOMBINI, L. H. T. ; SILVA FILHO, C. C. ; BAUERMANN, A. C. . O PROJETO ?VER-SUS OESTE SANTA CATARINA?E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: PERSPECTIVAS SOBRE A ÓTICA DO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • DERVANOSKI, C. ; MAFFISSONI, A. L. ; FELTRIN, F. ; BAUERMANN, A. C. ; HERMES, T. C. ; TOMBINI, L. H. T. ; SILVA FILHO, C. C. . A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL EM ESTRATÉGIAS DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE A PARTIR DO VER-SUS: EXISTEM RELAÇÕES?. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • DERVANOSKI, C. ; FELTRIN, F. ; BAUERMANN, A. C. ; MAFFISSONI, A. L. ; HERMES, T. C. ; TOMBINI, L. H. T. ; SILVA FILHO, C. C. . O VER-SUS OESTE SANTA CATARINA E A LÓGICA DA IMERSÃO VIVENCIAL: DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE VALORES PESSOAIS E PROFISSIONAIS. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • BAUERMANN, A. C. ; DERVANOSKI, C. ; FELTRIN, F. ; SCHABARUM, M. V. ; MAFFISSONI, A. L. ; HERMES, T. C. ; TOMBINI, L. H. T. ; SILVA FILHO, C. C. . SAÚDE, (DE)FORMAÇÃO E POLÍTICA: OS LEGADOS DO VER-SUS PARA ENGAJAMENTO POLÍTICO DOS(AS) ESTUDANTES EM COLETIVOS DE CO-RESPONSABILIZAÇÃO SOCIAL. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • SCHABARUM, M. V. ; BAUERMANN, A. C. ; DERVANOSKI, C. ; FELTRIN, F. ; MAFFISSONI, A. L. ; HERMES, T. C. ; TOMBINI, L. H. T. ; SILVA FILHO, C. C. . Metodologia da Problematização no VER-SUS Oeste/SC: refletindo sobre a 3ª etapa do Arco de Maguerez. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • BAUERMANN, A. C. ; DERVANOSKI, C. ; FELTRIN, F. ; SCHABARUM, M. V. ; MAFFISSONI, A. L. ; HERMES, T. C. ; TOMBINI, L. H. T. ; SILVA FILHO, C. C. . Problematizando a Realidade: O exercício da cidadania no VER-SUS Oste/SC a partir da 5ª etapa do Arco de Maguerez. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. v. 2.

  • BENDER, J. W. ; POZZEBON, A. ; VENDRUSCOLO, C. ; FRANCA, J. R. ; RIBEIRO, K. P. ; MAFFISSONI, A. L. . O ENFERMEIRO COMO PROFESSOR. In: II Congresso Brasileiro de PRÓ-Saúde e PET-Saúde, 2016, Chapecó. Anais do II Congresso Brasileiro de PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Chapecó: Argos, 2016. p. 152-152.

  • MENEGATTI, M. S. ; MAFFISSONI, A. L. ; ENGEL, F. D. ; VICARI, G. ; TELCH, M. S. S. ; KORB, A. . USO DO CIGARRO DURANTE A GRAVIDEZ E A GESTANTE COMO FUMANTE PASSIVA. In: 68 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2016, Brasília. Anais do 6 CBEn. Brasília: ABEn, 2016. v. 8.

  • MAFFISSONI, A. L. ; ENGEL, F. D. ; MENEGATTI, M. S. ; VENDRUSCOLO, C. . REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: CONCEPÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM. In: 68 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2016, Brasília. Anais do 68 CBEn. Brasília: ABEn, 2016. v. 8.

  • ENGEL, F. D. ; MENEGATTI, M. S. ; MAFFISSONI, A. L. ; METELSKI, F. K. ; KORB, A. . O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DAS ORIENTAÇÕES PARA A COLETA DA URINA NA ATENÇÃO BÁSICA. In: 68 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2016, Brasília. Anais do 68 CBEn. Brasília: ABEn, 2016. v. 8.

  • MENEGATTI, M. S. ; MAFFISSONI, A. L. ; ENGEL, F. D. ; VICARI, G. ; KORB, A. . A INCIDÊNCIA DE SÍFILIS EM GESTANTES: UMA PREOCUPAÇÃO PARA A ATENÇÃO BÁSICA. In: 68 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2016, Brasília. Anais do 68 CBEn. Brasília: ABEn, 2016. v. 8.

  • MAFFISSONI, A. L. ; MENEGATTI, M. S. ; ENGEL, F. D. ; VENDRUSCOLO, C. . REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR O SUS. In: 68 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2016, Brasília. Anais do 68 CBEn. Brasília: ABEn, 2016. v. 8.

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; ENGEL, F. D. ; VENDRUSCOLO, C. ; METELSKI, F. K. . O ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFFISSONI, ANDRÉ LUCAS ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. . PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NO OESTE DE SANTA CATARINA ENTRE AS DÉCADAS DE 1980 E 1990. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFFISSONI, A. L. ; SANES, M. S. ; OLIVEIRA, S. N. ; BRESOLIN, P. ; MARTINI, J. G. . REFERENCIAIS TEÓRICOS UTILIZADOS EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; VENDRUSCOLO, C. ; TRINDADE, L. L. ; ZOCCHE, D. A. A. . A importância do modelo organizativo em rede para qualificar a atenção em saúde: concepções do ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFFISSONI, A. L. ; SILVA, K. J. ; TRINDADE, L. L. ; ZOCCHE, D. A. A. ; DURAND, M. K. ; VENDRUSCOLO, C. . QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ATUAÇÃO NO NASF: UM PANORAMA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; BENDER, J. W. . REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: O DESPERTAR DOCENTE PARA O APRENDER E O ENSINAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFFISSONI, A. L. ; VENDRUSCOLO, C. . REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: A ÓTICA DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAFFISSONI, A. L. ; MENEGATTI, M. S. ; ENGEL, F. D. ; VENDRUSCOLO, C. . REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR O SUS,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFFISSONI, A. L. ; ENGEL, F. D. ; MENEGATTI, M. S. ; VENDRUSCOLO, C. . REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: CONCEPÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFFISSONI, A. L. ; RIBEIRO, K. P. ; HERMES, T. C. ; SILVA FILHO, C. C. . COMPREENDENDO A PROPOSTA DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: VIVÊNCIAS NO VER-SUS OESTE CATARINENSE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFFISSONI, A. L. ; TRINDADE, L. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; METELSKI, F. K. ; ENGEL, F. D. ; MENEGATTI, M. S. ; FERMINO, N. ; SILVA, J. R. T. . O ensino da gestão em Enfermagem nos cenários de práticas: interfaces com a práxis em Paulo Freire 2017 (Capítulo de Livro NO PRELO).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Violência e seus atravessamentos no processo ensino-aprendizagem da graduação em enfermagem, Descrição: A violência é um fenômeno observável no convívio social desde o princípio das comunidades organizadas. De modo explícito ou velado, está inserida no cotidiano da vida e capilarizada nas relações humanas, independentemente do tecido social. No âmbito universitário, a violência se faz presente em diversos momentos, pois sendo a Universidade uma instituição integrante da sociedade, é influenciada pelas mudanças sócio-políticas e econômicas presentes nela. Exemplo disto são os diversos relatos das opressões e violências direcionadas ao campo universitário no período de regime militar no Brasil. Não obstante, no ato educativo, também podem ser observadas situações de violência, evidenciadas, por exemplo, na relação opressor-oprimido entre professor e estudante. Considerando que a presença deste fenômeno, especialmente no processo ensino-aprendizagem, pode influenciar negativamente na formação dos profissionais da saúde e, sobretudo, da enfermagem, objetiva-se identificar como a violência se expressa na graduação em enfermagem, durante o processo ensino-aprendizagem, as principais características do fenômeno neste ambiente e as repercussões causadas por ele na vida dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Espera-se que os resultados do estudo possam estimular estudantes, professores e gestores institucionais a pensar/criar possibilidades para enfrentar o fenômeno da violência no contexto educativo, oferecendo subsídios para que se possa pensar em uma cultura de paz e de aprendizagem inclusiva no âmbito dos cursos de graduação em enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Lucas Maffissoni - Integrante / Jussara Gue Martini - Coordenador / Monica Motta Lino - Integrante / Marina da Silva Sanes - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Núcleo de Apoio à Saúde da Família: movimentos de educação permanente para a promoção da saúde mediante realidade social do território, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carine Vendruscolo em 10/06/2018., Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral avaliar o processo de trabalho das equipes dos NASF, em âmbito da Atenção Primária, a partir do mapeamento dos movimentos da Educação Permanente e Promoção da Saúde desenvolvidos com os trabalhadores das equipes da ESF, mediante a realidade social e de saúde do território de sua atuação. Trata-se de uma pesquisa multicêntrica descritiva-exploratória, de métodos mistos com abordagens qualitativas e quantitativas. Estão envolvidas na pesquisa 5 Instituições de Ensino Superior(IES), as quais são responsáveis pela coleta e análise dos dados em todas as regiões de saúde do Estado de Santa Catarina(SC). Os participantes e as técnicas de coleta de dados estão previstas em 2 etapas - Etapa I: abordagem quantitativa, ocorrerá com os profissionais de saúde das equipes dos NASF, a partir da aplicação de questionário tipo survey, estruturado com variáveis que contemplam o perfil demográfico, de trabalho e as ações de EPS e PS; - Etapa II: abordagem qualitativa, será realizada entrevista semi-estruturada com profissionais do NASF e gestores municipais de saúde, sendo os participantes definidos a partir das 8 macrorregiões de saúde. Os dados qualitativos serão analisados considerando o conteúdo temático de falas, seguindo as etapas de pré-análise, categorização e análise inferencial; para os quantitativos será utilizado um software de análise de dados, considerando a média e desvio-padrão, o coeficiente de correlação de Person e o teste do x2. Os procedimentos éticos estarão em conformidade com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Lucas Maffissoni - Integrante / Lucimare Ferraz - Integrante / Carine Vendruscolo - Coordenador / Letícia de Lima Trindade - Integrante / Édlamar Kátia Adamy - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Integrante / Maria Elisabeth Kleba - Integrante / Fernanda Fabiana Ledra - Integrante / Otilia Cristina Coelho Rodrigues - Integrante / Fernanda Karla Metelski - Integrante / Jussara Gue Martini - Integrante / Vania Marli Schubert Backes - Integrante / Juliana Vieira de Araújo Sandri - Integrante / Samuel Spiegelberg Zuge - Integrante / Kátia Jamile da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Enfermagem: uma análise do ensino em Chapecó-SC, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carine Vendruscolo em 10/06/2018., Descrição: Pequisa incluída no macroprojeto: "Educação Permanente em Saúde: movimentos para a formação de redes de atenção à saúde e em enfermagem". A partir de uma perspectiva transformadora da produção das práticas de saúde e visando aproximá-las dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS), articulando educação com o mundo do trabalho em saúde instituiu, por meio da Portaria no 198, em 2004, a Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS) (BRASIL, 2004). No âmbito da formação, apesar das mudanças ocorridas por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN (BRASIL, 2001), permanece fortemente impregnada nas práticas dos trabalhadores, sobretudo da Enfermagem, a lógica biomédica, centrada na doença e não nas necessidades de saúde dos usuários. O objetivo dessa pesquisa é analisar o cenário de formação das redes que integram o campo do serviço e do ensino na área da saúde e enfermagem, a partir dos referenciais que integram a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e movimentos de indução do processo de trabalho de profissionais da área. Tem um caráter de análise de cenário, o qual utilizará diferentes abordagens metodológicas, com o objetivo de trabalhar o universo de significados dos processos e dos fenômenos. Nessa direção, serão incorporados elementos de triangulação conceitual em pesquisa, que ampliarão a representação da formulação e interpretação dos dados, resultando num relato mais denso do universo estudado (MARMOTT ET AL., 2001, 2002). A coleta de dados envolverá cenários do mundo do trabalho e do ensino em saúde e enfermagem, bem como, em outras estruturas de gestão desses movimentos, na Região Oeste de Santa Catarina. Os sujeitos envolvidos são oriundos da atenção, do ensino, da gestão, do controle social e outras instâncias, no âmbito do ?prisma? (VENDRUSCOLO, 2014) que compõe os movimentos de educação em saúde. A pesquisa pretende atender a necessidade de construir abordagens para o trabalho em rede, além de conceitos, tecnologias e indicadores que possam instrumentalizar para o diálogo entre os mundos do ensino e do serviço, na tentativa de transformar e qualificar a formação e a atenção em saúde e em enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Lucas Maffissoni - Integrante / Lucimare Ferraz - Integrante / Carine Vendruscolo - Coordenador / Daiana Kloh - Integrante / Jean Wilian Bender - Integrante / Ivete Maroso Krauzer - Integrante / Letícia de Lima Trindade - Integrante / Édlamar Kátia Adamy - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Integrante / Iselda Pereira - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Educação permanente em saúde: movimentos para a formação de redes de atenção à saúde e em enfemagem, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carine Vendruscolo em 10/06/2018., Descrição: A partir de uma perspectiva transformadora da produção das práticas de saúde e visando aproximá-las dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS), articulando educação com o mundo do trabalho em saúde instituiu, por meio da Portaria no 198, em 2004, a Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS) (BRASIL, 2004). No âmbito da formação, apesar das mudanças ocorridas por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN (BRASIL, 2001), permanece fortemente impregnada nas práticas dos trabalhadores, sobretudo da Enfermagem, a lógica biomédica, centrada na doença e não nas necessidades de saúde dos usuários. O objetivo dessa pesquisa é analisar o cenário de formação das redes que integram o campo do serviço e do ensino na área da saúde e enfermagem, a partir dos referenciais que integram a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e movimentos de indução do processo de trabalho de profissionais da área. Tem um caráter de análise de cenário, o qual utilizará diferentes abordagens metodológicas, com o objetivo de trabalhar o universo de significados dos processos e dos fenômenos. Nessa direção, serão incorporados elementos de triangulação conceitual em pesquisa, que ampliarão a representação da formulação e interpretação dos dados, resultando num relato mais denso do universo estudado (MARMOTT ET AL., 2001, 2002). A coleta de dados envolverá cenários do mundo do trabalho e do ensino em saúde e enfermagem, bem como, em outras estruturas de gestão desses movimentos, na Região Oeste de Santa Catarina. Os sujeitos envolvidos são oriundos da atenção, do ensino, da gestão, do controle social e outras instâncias, no âmbito do ?prisma? (VENDRUSCOLO, 2014) que compõe os movimentos de educação em saúde. A pesquisa pretende atender a necessidade de construir abordagens para o trabalho em rede, além de conceitos, tecnologias e indicadores que possam instrumentalizar para o diálogo entre os mundos do ensino e do serviço, na tentativa de transformar e qualificar a formação e a atenção em saúde e em enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Lucas Maffissoni - Integrante / Lucimare Ferraz - Integrante / Carine Vendruscolo - Coordenador / Daiana Kloh - Integrante / Jean Wilian Bender - Integrante / Ivete Maroso Krauzer - Integrante / Letícia de Lima Trindade - Integrante / Édlamar Kátia Adamy - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Integrante / Iselda Pereira - Integrante / Denise Antunes Azambuja Zocche - Integrante.

Prêmios

2018

Desempenho Acadêmico, nota 9.16, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

2017

Menção Honrosa - Qualificação profissional para atuação no NASF, Universidade do Estado de Santa Catarina.

2015

Prêmio Bernadette Kreutz Erdtmann, 76 Semana Brasileira de Enfermagem. 11ª Semana de Enfermagem ABEn SC - Núcleo Chapecó.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PROBIC, Carga horária: 20

2016 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIPES-UDESC, Carga horária: 20

2016 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC-UDESC, Carga horária: 20

2016 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 20

2015 - 2015

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC-UDESC, Carga horária: 20

2015 - 2015

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: Semiologia e Semiotécnica I e II

2014 - 2014

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário

Outras informações:
Disciplina: Micriobiologia

2014 - 2014

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Imunologia

2018 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação em Centro Cirúrgico, Maternidade/Alojamento Conjunto, Clínica Ginecológica e Emergência Obstétrica. Participação em Comissões Internas: Comissão do Processo de Enfermagem HU-UFSC/EBSERH e Comissão de Proteção Radiológica/Risco HU-UFSC/EBSERH.