Maciel dos Santos Silva
Mestre em Matemática Profissional, PROFMAT, pela Universidade Federal do Piauí, UFPI, Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2010-2014) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2006-2010) além de Especialista em Psicopedagogia pelo INTA/FID, Professor de Matemática concursado do município de Magalhães de Almeida - MA, Professor do Centro Universitário Maurício de Nassau de Parnaíba desde 2015, além experiência como Professor da Universidade Federal do Piauí, UFPI, (2016-2018) e Instituto Federal do Piauí, IFPI, (2024-2025).
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Matemática
2015 - 2017
Universidade Federal do Piauí
Título: Uma Introdução à Programação Linear com ênfase para o Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Sissy da Silva Souza
Coorientador: Paulo Sérgio Marques dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Programação Linear; Sistema Linear; Ensino Médio.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica
2009 - 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Título: Os determinantes socias que implicam no Processo de Situação de rua em Sobral-CE.
Orientador: Rosalice Araujo de Sousa
Graduação em Pedagogia
2006 - 2010
Universidade Estadual do Piauí
Título: Avaliação da Aprendizagem: instrumentos avaliativos a favor da aprendizagem
Orientador: : Prof: Maria Ozita de Araujo Albuquerque
Formação complementar
2021 - 2021
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, ENSINO HÍBRIDO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Sobral, PM/SOBRAL, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Participação em eventos
curso de aperfeiçoamento para professores do ensino medio.ouvinte. 2015. (Outra).
I ENCONTRO PEDAGÓGICO E ENSINO DA MATEMATICA.ministrante de oficina. 2014. (Encontro).
Participação em bancas
Silva,Maciel dos Santos; PEREIRA, Karllos Alexandre Sousa; SOUSA, N. A.. . ANÁLISE DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, N. A.; PEREIRA, Karllos Alexandre Sousa;Silva,Maciel dos Santos. . RECOMPOSIÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: análise das concepções docentes à luz da BNCC em Canto do Buriti-PI. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, N. A.; PEREIRA, Karllos Alexandre Sousa;Silva,Maciel dos Santos. A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE: A influência do lúdico no desempenho de alunos do 4º ano. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, N. A.; PEREIRA, KARLLOS ALEXANDRE SOUSA;SILVA, MACIEL DOS SANTOS. DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TDICS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, N. A.;Silva,Maciel dos Santos; PEREIRA, Karllos Alexandre Sousa. O ENSINO DE FUNÇÕES DO SEGUNDO GRAU COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA: uma abordagem na 1ª série do Ensino Médio da Unidade Escolar Professor Abelardo Pereira. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, N. A.; PEREIRA, Karllos Alexandre Sousa;Silva,Maciel dos Santos. . Indicadores de Rendimento em Matemática no Contexto da Pandemia: Uma leitura dos dados do SAEB em escolas rurais do Piauí (2019?2021). 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, N. A.; PEREIRA, Karllos Alexandre Sousa;Silva,Maciel dos Santos. A GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Análise sobre conhecimento dos alunos em relação a desenhos geométricos. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
SOARES, K. S. D.; BRANDÃO, L. A. M;Silva,Maciel dos Santos. A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
SOARES, K. S. D.; BRANDÃO, L. A. M;Silva,Maciel dos Santos. . PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA LICEU PARNAIBANO SOBRE O USO DE JOGOS DE RACIOCÍNIO NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, L. M.;SILVA, MACIEL DOS SANTOS. PATOLOGIA EM REVESTIMENTO DE ARGAMASSAEM PAREDES DE OBRAS DE EDIFICAÇÕES NA CIDADE DE BURITI DOS LOPES-PI. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE PARNAÍBA.
SILVA, MACIEL DOS SANTOS; BREHNO NARCISO DE CASTRO OLIIVEIRA. DESAFIOS E CONSEQUENCIAS DE UMA ORGANIZAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS EM ESPERANTINA PIAUI. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE PARNAÍBA.
SILVA, MACIEL DOS SANTOS; COSTA, L. M.. ESTUDO DAS APLICAÇÕES DE ESTACAS-PRANCHAS METÁLICAS NAS FUNDAÇÕES DO TERMINAL PESQUEIRO DO PORTO PIUAI. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE PARNAÍBA.
COSTA, L. M.;Silva,Maciel dos Santos. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS: ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA COMPARATIVA ENTRE OS ANOS 2021 E 2022. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau.
Silva,Maciel dos Santos; COSTA, L. M.; OLIVEIRA, B. N. C.. ENERGIA SOLAR NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA NOVA FORMA DE ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau.
COSTA, L. M.;Silva,Maciel dos Santos; OLIVEIRA, B. N. C.. EDIFICAÇÕES HOSPITALARES : O IMPACTO NO CONTROLE DA DISSEMINAÇÃO DE INFECÇÕES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau.
Souza, Rafael A.; Abreu, Daniel S;Silva,Maciel dos Santos. Um estudo de probabilidade com aplicações nas ciências biológicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.
Silva,Maciel dos Santos. PROFESSOR PARA DISCIPLINA DE EDO. 2016. Faculdade Mauricio de Nassau- Parnaíba (PI).
Silva,Maciel dos Santos. PROFESSOR DA DISCIPLINA DE CALCULO VETORIAL. 2016. Faculdade Mauricio de Nassau- Parnaíba (PI).
Silva,Maciel dos Santos. PROFESSOR DA DISCIPLINA DE EDO. 2016. Faculdade Mauricio de Nassau- Parnaíba (PI).
Orientou
A NBR 6118 NA EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO EM REGIÕES LITORÂNEAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
Pesquisa bibiliográfica acerca das fissuras vistas em predios residenciais projetados com alenaria estrutural; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
A importância do planejamento de obras com o objetivo de reduzir o desperdício de materiais em obras de alto padrão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
Estudo de caso: Manifestações Patológicasem reveetimentos de fachadas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
Mão de obra na construção civil: Metodologias para a qualificação e capacitação dos trabalhadores dentro e fora do canteiro de obras; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
AUSÊNCIA DE IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
CONSTRUÇÃO MODULAR: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA CONTAINERS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
A INSPEÇÃO PREDIAL COMO FERRAMENTE TÉCNICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
DRYWALL: SISTEMA CONSTRUTIVO PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE GESSO ACARTONADO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
ESTUDO SOBRE A APLICABILIDADEDE UM PROJETO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
O USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) NA CONSTRUÇÃO CIVIL DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
GREEN BUILDINGS: USO DE TELHAS TERMOACÚSTICAS COMO OPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
UM ESTUDO SOBRE A EFICIÊNCIA DO ABASTACIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE PARNAÍBA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
MEDIDAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA ATIVIDADE DE CONCRETAGEM E INOVAÇÕES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
Pitágoras, além da Matemática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
Modelagem e Análise matemática de vibrações mecânica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Maciel dos Santos Silva;
Produções bibliográficas
-
ABREU, IVANILDO SILVA ; AMARAL, HENRIQUE MARIANO COSTA DO ; PEREIRA, KARLLOS ALEXANDRE SOUSA ; TEIXEIRA, CRISTOVAM FILHO DERVALMAR RODRIGUES ; ARAGÃO, ALAN JEFFERSON LIMA ; SILVA, MACIEL DOS SANTOS ; ABREU JÚNIOR, ELDER ; MUNIZ, KIANE NÚBIA DIAS . Alocação de autovalores e autovetores no Projeto LQR usando um modelo misto genético - neuronal em sistemas multivariáveis. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e6314, 2024.
-
ABREU, IVANILDO SILVA ; PEREIRA, KARLLOS ALEXANDRE SOUSA ; TEIXEIRA, CRISTOVAM FILHO DERVALMAR RODRIGUES ; SILVA, MACIEL DOS SANTOS ; ARAÚJO, PAULO VICTOR BRITO ; MUNIZ, KIANE NÚBIA DIAS ; COSTA, ELINALDO SOARES ; ROSÁRIO, ISAEL REIS R. DO . Redução de ordem por truncamento balanceado e uma rede neuronal artificial recorrente do projeto LQR aplicada no veículo lançador de satélite. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e5047, 2024.
-
SILVA, MACIEL DOS SANTOS . TEOREMA DE PITÁGORAS ESPACIAL NO TRIEDRO TRI-RETANGULAR VIA MATRIZ DE GRAMSPATIAL PYTHAGOREAN THEOREM IN TRI-RECTANGULAR TRIHEDRON VIA GRAM MATRIX. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 6, p. 11031-11046, 2024.
-
ABREU, IVANILDO SILVA ; PEREIRA, KARLLOS ALEXANDRE SOUSA ; TEIXEIRA, CRISTOVAM FILHO DERVALMAR RODRIGUES ; SILVA, MACIEL DOS SANTOS ; ABREU JÚNIOR, ELDER ; MUNIZ, KIANE NÚBIA DIAS ; COSTA, ELINALDO SOARES ; ROSÁRIO, ISAEL REIS R. DO . Redução de ordem de veículo lançador de satélite por seleção de modos e busca dos parâmetros matriciais do projeto LQR por inteligência computacional. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e4555, 2024.
-
SILVA, MACIEL DOS SANTOS . Studies on Mathematics, Physics, and Chemistry. 1. ed. , 2025.
-
Silva,Maciel dos Santos . Conhecimento em Rede: Explorando a Multidisciplinaridade. 1. ed. , 2024.
-
SILVA, MACIEL DOS SANTOS . Pesquisas em Educação: um olhar multidisciplinar no século XXI. 1. ed. , 2024. v. 3. 193p .
Prêmios
2014
homenagem OBMEP, OBMEP.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade Federal do PiauíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
2015 - Atual
Faculdade Mauricio de Nassau- Parnaíba (PI)Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16
2019 - Atual
secretaria de educação de Magalhães de Almeida-MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
2022 - 2022
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor formador
2024 - Atual
Instituto Federal do PiauíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maciel dos Santos Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?