Maria José Jaime

Possui graduação em Bacharel em História pela Universidade Católica de Goiás(1962), graduação em Didática Especial pela Universidade Católica de Goiás(1964), especialização em História do Brasil pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo(1968) e mestrado em Mestrado em Ciencias Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales(1977). Tem experiência na área de Ciência Política. Atuando principalmente nos seguintes temas:Congresso Nacional, Governo Brasileiro, Politica Externa.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Ciencias Sociais

1975 - 1977

Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
Orientador: Cristovam Buarque
Palavras-chave: Congresso Nacional; Governo Brasileiro; Politica Externa.Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Setores de atividade: Outro.

Especialização em História do Brasil

1966 - 1968

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
Orientador: Sergio Buarque de Holanda
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Didática Especial

1963 - 1964

Universidade Católica de Goiás

Graduação em Bacharel em História

1960 - 1962

Universidade Católica de Goiás

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Captação de recursos para Produção de Filmes.

Participação em eventos

Comemoração dos 50 Anos da FAO.Reunião de Comemoração dos 50 anos da FAO. 1995. (Outra).

I Conferência de Segurança Alimentar.I Conferência de Segurança Alimentar. 1994. (Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ministério da Articulação Política. , Esplanada dos Ministérios, BRASILIA, DF - Brasil

Experiência profissional

2003 - 2005

Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento

Vínculo: Assessoria Técnica, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2003 - 11/2005

    Serviços técnicos especializados , Ministério da Educação, .,Serviço realizado, Coordenação da seleção de 45 projetos de construção de escolas técnicas dos sequintes pontos de vista: demanda, pedagógico, infraestrutura, sustentabilidade.

1985 - 1985

Ministério da Justiça

Vínculo: Assessoria Parlamentar, Enquadramento Funcional: Coordenadora

Outras informações:
Coordenadora da Assessoria Parlamentar do Ministro da Justiça Fernando Lyra .

Atividades

  • 08/2002 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Assessoria Parlamentar, .,Serviço realizado, Assessora Especial sobre o orçamento Público para o Departamento de Crianças e Adolescentes.

1979 - 2002

Instituto de Estudos Socioeconômicos

Vínculo: Fundadora, Enquadramento Funcional: Direção, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fundadora e principal dirigente do Instituto de Estudos Socioeconômicos INESC.1979/2002. 1.Direção política da entidade. 2.Direção Executiva e Administrativa da entidade. 3.Coordenadora das atividades de participação do Instituto na elaboração de propostas de Políticas Públicas, especialmente nas temáticas ambiental, criança e adolescente, indígena, relações internacionais, política agrária e agrícola, orçamento público federal. 4. Coordenadora das atividades de advocacy realizadas pela entidade no Congresso Nacional. 5 Representação pública da entidade, no Brasil e no Exterior. 6. Responsável direta pelas atividades de relacionamento internacional do INESC com governos e organizações da sociedade civil norte-americanas, canadenses, européias. 7. Responsável pela captação de recursos para a entidade no Brasil e no exterior: Elaboração de projetos; encaminhamento e negociação dos mesmos; monitoramento e avaliação de sua execução; elaboração de relatórios sobre sua execução. 8. Coordenadora das atividades de capacitação desenvolvidas pela entidade, nos temas nos quais trabalha. 9. Participante da coordenação nacional de lutas pela democracia e a ética. Essas coordenações foram compostas por entidades de caráter nacional de todo o país.Destacam-se entre esses movimentos: Diretas Já , Movimento pela Ética na Política , Impeachment do Presidente Collor de Mello , etc. 10. Coordenação das atividades da entidade na Assembléia Nacional Constituinte . O INESC foi responsável pelo fluxo de informações ágeis, para a sociedade civil, sobre as atividades que se davam no Parlamento, objetivando possibilitar a atuação direta dessas entidades junto à Constituinte, quando necessário.Também participou da elaboração de várias propostas à nova Constituição, junto com outras entidades da sociedade civil brasileira. 11.Coordenadora do Conselho Editorial da Entidade.

Atividades

  • Direção e administração, .,Cargo ou função, Direção Política.

  • Direção e administração, .,Cargo ou função, Direção Executiva.

  • Direção e administração, .,Cargo ou função, Direção Administrativa.

1979 - 1979

Fundação Hospitalar Sarah Kubistchek

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • Pesquisa e desenvolvimento , EQUIPHOS, .,Linhas de pesquisa

1973 - 1973

Faculdad Latinoamericana de Ciências Sociales

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/UNESCO). Santiago do Chile Professor Colaborador

Atividades

  • Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciencias Sociais, .,Linhas de pesquisa

1970 - 1972

Centro de Desarrollo Popular

Vínculo: Técnico, Enquadramento Funcional: pesquisador

Atividades

  • Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Desarrollo Popular, .,Linhas de pesquisa

1965 - 1965

Colégio Estadual de Vila Madalena

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da Disciplina História do Brasil

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil

1964 - 1964

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Coordenação

Outras informações:
Programa de Alfabetização para Adultos

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Alfabetização

1964 - 1964

Colégio Estadual de Goiânia

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, História Econômica do Brasil

1962 - 1962

Universidade Católica de Goiás

Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
monitora da disciplina História Geral

Atividades

  • Outras atividades técnico-científicas , Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, .,Atividade realizada, Monitora da Disciplina História Geral.

1960 - 1962

Instituto de Educação do Estado de Goiás

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora da disciplina Geografia

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, geografia