Ian Vinicius Freire Novais

Possui graduação e Especialização em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é professor de História no Colégio Maria Salomé, Escola Municipalizada Alaor Coutinho e Escola Municipal Professor Josias Cases França em Vitória da Conquista. Tem experiência em História, com ênfase em História do Brasil, especialmente no período da Era Vargas (1930 - 1945), em História da Saúde com a realização de pesquisa sobre a importância social do Hospital Afrânio Peixoto nas obras do médico psiquiatra Djalma Vieira e Silva (1966 - 1980) e estudioso da obra de Ariano Suassuna, na qual é analisada a visão do referido autor acerca do Nordeste brasileiro.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2014 - 2019

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Modelo

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

I Seminário Nacional e Internacional a África e o Mundo - Frantz Fanon e a contemporaneidade: movimentos enticolcoloniais e crítica aos eurocentrismos.OS MECANISMOS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO: um olhar sobre a América Espanhola. 2021. (Seminário).

I Seminário Nacional e Internacional África e o Mundo - Frantz Fanon e a contemporaneidade: movimentos anticoloniais e crítica aos eurocentrismos. 2021. (Seminário).

I Seminário Nacional e Internacional África e o Mundo - Frantz Fanon e a contemporaneidade: movimentos anticoloniais e crítica aos eurocentrismos.OS MECANISMOS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO: um olhar sobre a América Espanhola. 2021. (Seminário).

II Seminário Internacional do HCEL / VI Seminário Nacional do HCEL - Corpo, cultura, lazer: educação e lutas emancipatórias no tempo presente - SeminaHcel2020. 2020. (Seminário).

o II Seminário Internacional do HCEL / VI Seminário Nacional do HCEL - Corpo, cultura, lazer: educação e lutas emancipatórias no tempo presente - SeminaHcel2020.A PEDAGOGIA DAS AULAS-ESPETÁCULO EM ARIANO SUASSUNA A PARTIR DA OBRA "ROMANCE DE DOM PANTERO NO PALCO DOS PECADORES". 2020. (Seminário).

XXII Seminário de Iniciação Científica e tecnologia da Uesb.A produção científica no "Estado Novo" no processo de ascensão da burguesia brasileira (1937 - 1945). 2018. (Seminário).

A auto-referência do saber científico e da filosofia. 2017. (Exposição).

A greve dos catadores de café "o despertar das consciências oprimidas".. 2017. (Seminário).

Mostra de Cinema América do Sul-Países Árabes-África.. 2017. (Exposição).

Seminário do PIBID.HISTÓRIA LOCAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: REFLEXOS NO ENSINO MÉDIO. 2017. (Seminário).

XII COLÓQUIO NACIONAL E V INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO ? ?ESTADO, POLÍTICA E SOCIEDADE: ESTÁ O MUNDO DE PONTA CABEÇA?. XII COLÓQUIO NACIONAL E V INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO ? ?ESTADO, POLÍTICA E SOCIEDADE: ESTÁ O MUNDO DE PONTA CABEÇA?. 2017. (Congresso).

XII COLÓQUIO NACIONAL E V INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO ? ?ESTADO, POLÍTICA E SOCIEDADE: ESTÁ O MUNDO DE PONTA CABEÇA?. 2017. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • NOVAIS, I. V. F. . OS MECANISMOS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO: um olhar sobre a América Espanhola. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAIS, I. V. F. . A PEDAGOGIA DAS AULAS-ESPETÁCULO EM ARIANO SUASSUNA A PARTIR DA OBRA 'ROMANCE DE DOM PANTERO NO PALCO DOS PECADORES'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2015

Cetep de Vitória da Conquista

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: bolsista do PIBID, Carga horária: 10

2015 - 2015

Dom Climério Pré Vestibular - Vitória da Conquista-Ba

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

2016 - 2017

Centro Integrado Navarro de Brito

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 10

2017 - 2017

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de História da América

2017 - 2019

Universidade Estadual do Sudoeste Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Cursinho Pré-Vestibular Quilombola

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2019 - 2019

Incluso Pré-Vestibular

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

2019 - 2023

colégio método

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 37

2019 - 2020

Colegio Estadual Abdias Menezes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto de História, Carga horária: 14

2019 - 2020

Colégio Estadual Fernando Spínola

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto de História, Carga horária: 12

2024 - Atual

Colégio Maria Salomé

Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

2023 - Atual

Escola municipalizada Alaor Coutinho

Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2023 - Atual

Escola Municipal Professor Josias Casaes França

Vínculo: Professor de Geografia, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20