ROBSON GONZAGA SILVA
Robson Gonzaga Silva é Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2019) e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (2015). Atualmente, atua como Analista de Sistemas no Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Tecnologia, onde também desenvolve e adapta soluções tecnológicas para o ambiente educacional e corporativo. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada por uma sólida experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Redes de Computadores e Segurança da Informação.Tem se dedicado especialmente a tecnologias educacionais e à integração da Inteligência Artificial em soluções corporativas e educativas. Nesse contexto, seu trabalho atual inclui a implementação de soluções de Learning Management System (LMS) baseadas em gamificação, promovendo inovação no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é especialista em tecnologias de segurança digitais e forense computacional, com forte atuação na área de Redes de Computadores. Publicou artigos em congressos internacionais de destaque, como o ADVANCE 2019 e 2020, abordando questões críticas relacionadas à segurança em redes híbridas e contextuais.
Informações coletadas do Lattes em 17/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação Superior
2022 - Atual
Universidade de Palermo
Orientador: Dra. Marta A. Tenutto Soldevilla
Mestrado em Sistemas e Computação
2017 - 2019
Universidade Salvador
Título: Proposta, modelagem e implementação de mecanismos de segurança aplicados ao arcabouço CAARF, Ano de Obtenção: 2019
Prof. Dr. Paulo Nazareno Maia Sampaio.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: CAARF; SDN; Segurança de Redes; Software Defined Network; Redes de Computadores.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação. Setores de atividade: Telecomunicações.
Especialização em CYBERCRIME E CYBERSECURITY: PREVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE CRIMES DIGITAIS
2016 - 2017
UNYLEYA
Título: Desafios do Cibersecurity na Computação Ubiquá e Pervasiva
Especialização em Segurança da Informação
2015 - 2016
Estácio Campus Gilberto Gil - Salvador BA
Título: Segurança da informação em Gestão Eletrônica de Documentos
Formação complementar
2017 - 2017
FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. , MICROSOFT VIRTUAL ACADEMY, MVA, Brasil.
2017 - 2017
INTRODUÇÃO AO SQL SERVER 2008 R2. , MICROSOFT VIRTUAL ACADEMY, MVA, Brasil.
2016 - 2016
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2016 - 2016
ELABORAÇÃO DE PROJETOS IC. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2013 - 2013
INOVANDO COM CSS. (Carga horária: 26h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2013 - 2013
CSS. (Carga horária: 20h). , EDUK.ME, EDUK.ME, Brasil.
2012 - 2012
CONFIGURANDO O WINDOWS 7: EXAME 70:680.. , MICROSOFT VIRTUAL ACADEMY, MVA, Brasil.
2012 - 2012
INFRAESTRUTURA DE TI. , MICROSOFT VIRTUAL ACADEMY, MVA, Brasil.
2011 - 2011
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. (Carga horária: 20h). , SOFTBLUE, SOFTBLUE, Brasil.
2011 - 2011
SQL COMPLETO. (Carga horária: 20h). , SOFTBLUE, SOFTBLUE, Brasil.
2011 - 2011
FUNDAMENTOS DE REDE. (Carga horária: 35h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2011 - 2011
CONFIGURAÇÃO DE WINDOWS SERVER 2012. , GOLEARNY, GOLEARNY, Brasil.
2011 - 2011
CONCEITOS SOBRE ACTIVE DIRECTORY. (Carga horária: 10h). , GOLEARNY, GOLEARNY, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Organização de eventos
SILVA, R. G. . Expo Nerd. 2019. (Festival).
SILVA, R. G. . Expo Nerd. 2018. (Festival).
Participação em eventos
1º ENCONTRO DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO PARA REDES . NO SENAI CETIND.SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO COM ÊNFASE EM REDES. 2017. (Encontro).
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO COM ÊNFASE EM REDES.FORENSE COMPUTACIONAL E CYBERCRIMES. 2017. (Encontro).
HACKEBAHIA.SEGURANÇA CORPORATIVA E FORENSE COMPUTACIONAL. 2016. (Outra).
II Seminário de Ciência e Tecnologia da Unime.Desenvolvimento de Software com Foco em Segurança. 2016. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
SILVA, R. G. ; SAMPAIO, P. N. M. . Mitigating Man In The Middle attacks within Context-based SDNs. ADVANCE'2019 7th International Workshop on ADVANCEs in ICT Infrastructures and Services, ADVANCE'2020, 01 mar. 2020.
-
SILVA, R. G. ; SAMPAIO, P. N. M. . Security Issues In Hybrid Approaches: Context- Based And Software-Defined Networks. International Workshop on ADVANCEs in ICT Infrastructures and Services, ADVANCE'2019, p. 28 - 34, 12 jan. 2020.
Outras produções
SILVA, R. G. . Heroverso. 2022; Tema: Rede Social Baseada em Gamificação Cultural. (Rede social).
SILVA, R. G. . Treinamento Educação Digital. 2021. .
SILVA, R. G. . Excel Profissional Avançado. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. G. . Treinamento Educação Digital. 2020. .
SILVA, R. G. . Treinamento Pacote Office (Microsoft Office Word e Excel). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Modelagem e Implementação de Mecanismos de Segurança para o Arcabouço CAARF SDN, Descrição: Modelagem, implementação e teste de estratégias e mecanismos de segurança para garantir a autenticidade, confidencialidade, integridade e disponibilidade do Arcabouço CAARF SDN e seus módulos de atuação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Robson Gonzaga Silva - Coordenador / Paulo Sampaio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - UNIDADE ILHÉUS-BAVínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Docente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2016
Colégio ImpactoVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Programação de Games e Robótica, Carga horária: 4
2015 - 2015
Universidade do Paraná - Polo de Ilhéus BAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática e Aux. Administrativo, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Viação Campo VerdeVínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Aux Administrativo e Suporte em TI, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - Atual
Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e TecnologiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuo como professor de tecnologia e analista de sistemas, desenvolvendo e adaptando softwares e ministrando treinamentos para o ambiente corporativo da empresa.
2017 - 2019
Universidade SalvadorVínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Aluno e Pesquisador, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aluno do programa de Mestrado em Sistemas e Computação com foco de pesquisa nas Redes do Futuro como SDN (Software Defined network) e IoT (Internet of Things) com ênfase em segurança da informação.
Atividades
-
04/2018 - 10/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ROBSON GONZAGA SILVA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?