Djanira Santana Matos de Sousa

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará(1994), especialização em Saude Publica pelo Fundação Oswaldo Cruz(1999), especialização em Planejamento e gestão de projetos sociais pela Universidade do Tocantins(2010), aperfeicoamento em Gestão Social pelo Associação de Apoio ao Programa capacitação Solidária(2002), aperfeicoamento em Legislação Previdenciaria e concessão de Beneficios pela Previdencia para Estados e Municipos(2006), aperfeicoamento em Gerontologiae Aulas Práticas de Dança Senior pelo serviço social do comercio TO(2002), aperfeicoamento em Capacitação para abordagem e tratamento ao fumante pela Secretaria Estadual de Saude do Tocantins(2005), aperfeicoamento em Formação de Instrutores- Metodologia pela Escola de Gestão Pública de Palmas(2010), aperfeicoamento em Processo Educativo em Negociação do Trabalho do SUS pelo Fundação Oswaldo Cruz(2010) e aperfeicoamento em Capaciatação Pedagogica para faciliadores pela secretaria municipal de saúde de palmas(2009). Atualmente é Assistente Social da SECRETARIA MUNICIPAL DE PALMAS e Assistente Social da Secretaria Estadual de Saude do Tocantins. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Planejamento e gestão de projetos sociais

2008 - 2010

Universidade do Tocantins
Título: A importancia da politica de humanização na efetivação dos principios do SUS: Experiencia da Secretaria Municipal de Saúde de Paslmas _ TO
Orientador: Cristina Prestes

Especialização em Saude Publica

1998 - 1999

Fundação Oswaldo Cruz
Título: xxx
Orientador: xxx

Aperfeiçoamento em Formação de Instrutores- Metodologia

2010 - 2010

Escola de Gestão Pública de palmas
Título: sem monografia. Ano de finalização: 2010

Aperfeiçoamento em Processo Educativo em Negociação do Trabalho do SUS

2009 - 2010

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A negociação dos trabalhadores : experioencia de Palmas TO. Ano de finalização: 2010
Orientador: Liliana Santos

Aperfeiçoamento em Capaciatação Pedagogica para faciliadores

2009 - 2009

Secretaria Municipal de Saúde de Palmas
Título: sem monografia. Ano de finalização: 2009

Aperfeiçoamento em Legislação Previdenciaria e concessão de Beneficios

2006 - 2006

Previdencia para Estados e Municipos
Título: sem monografia. Ano de finalização: 2006

Aperfeiçoamento em Capacitação para abordagem e tratamento ao fumante

2005 - 2005

Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins
Título: sem monografia. Ano de finalização: 2005

Aperfeiçoamento em Gestão Social

2002 - 2002

Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidaria
Título: Casa de Farinha em Lavandeira - TO. Ano de finalização: 2002
Orientador: Jorgeth Maria de Oliveira

Aperfeiçoamento em Gerontologiae Aulas Práticas de Dança Senior

2002 - 2002

Serviço Social do Comércio TO
Título: sem monografia. Ano de finalização: 2002

Graduação em Serviço Social

1989 - 1994

Universidade Federal do Pará
Título: A Identificação de elementos essenciais da cultura paraense e a valorização do idoso enquanto ser social
Orientador: Maria José Barbosa

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Saúde.

Organização de eventos

SOUSA, D. S. M. . Oficinas de Humanização. 2011. (Outro).

SOUSA, D. S. M. . I seminario Estadual sobre a implantação da Politica Nacional do Idoso. 1996. (Outro).

Participação em eventos

Encontro de Supervisores de Estágio do Curso de Serviço Social do CEULP/ ULBRA. 2009. (Encontro).

Oficina de Capacitação Pedagógica para Facilitadores. 2009. (Oficina).

1º Seminario de Gestão Estratégica e participativa da regiaõ Norte. 2008. (Seminário).

I seminario de Humanização do Estado do Tocantins. 2008. (Seminário).

I Seminario Municipal de Saúde Mental. 2008. (Seminário).

Oficina de Educação Permanente. 2008. (Oficina).

XXIV Congresso Nacional de secretarias Municipais de Saúde e V congresso Brasileiro de saúde, Cultura de paz e Não violencia con. Humanizasus experiencia de Palmas TO. 2008. (Congresso).

Seminario Intermunicipal- Estatuto do Idoso: Ações Praticas. 2004. (Seminário).

5º Conferencia Municipal de saúde de Palmas TO- como delegada representando os trabalhadores do SUS. 2000. (Outra).

VI Encontro de assistentes Sociais do Estado do Tocantins. 2000. (Encontro).

1º Encontro de Gestores de saúde. 1999. (Encontro).

4º Conferencia Municipal de Saúde de Palmas -TO - como delegadaada representado os trabalhadores do SUS. 1999. (Outra).

I Amostra Nacional de Produção em Saúde da Familia. 1999. (Outra).

I Amostra Nacional de Produção em Saúde da Familia.Grupo de Homens Arno 71 Municipio de Palmas TO. 1999. (Outra).

I Amostra Nacional de Produção em Saúde da Familia.Proposta de avaliação da Equipe Multiprofissional. 1999. (Outra).

Seminario Municipal de DST/ AIDS. 1999. (Seminário).

3ºConferencia Municipal de Saúde de Palmas TO - como delegada representando os trabalhadores do SUS. 1998. (Outra).

IV Encontro de Assistentes Sociais no Estado do Tocantins. 1998. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de assistentes Sociais. 1998. (Congresso).

Oficina de Previdencia e Assistencia Social. 1998. (Oficina).

I conferencai Estadual dos Direitros da Criança e do Adolescente. 1997. (Outra).

III Encontro de Serviço Social no Estado do Tocantins. 1997. (Encontro).

I Seminario de Segurança e saúde no Trabalho do Estado do Tocantins. 1997. (Seminário).

Oficina em sSaúde Reprodutiva e Gravidez na Adolescencia. 1997. (Oficina).

Encontro Estadual Prepatorio ao 8º congresso brasileiro de assistentes sociais. 1995. (Encontro).

I Conferencia Estadual de Assistencia Social. 1995. (Outra).

Seminario de Dinamica de Grupo. 1995. (Seminário).

II Seminario Nacional sobre Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 1993. (Seminário).

Conferencia " A lei Organica da Assistencia Social e os Desafios Atuais do Serviço Socialclial. 1992. (Outra).

II Encontro Paraense de esudantes de Serviço Social. 1992. (Encontro).

V Jornada de Iniciação Cientifica de Serviço Social. 1992. (Outra).

XIV Encontro Nacional de estudantes de serviço Social. 1992. (Encontro).

IV Semana dos Estudantes de Serviço Social. 1990. (Outra).

Seminario " A Pratica de Estágioo no Curso de Serviço Socia da UFPal. 1990. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: JANETH SANTOS NERES SALES

SOUSA, D. S. M.. Portadores de hanseniase: Atuação do serviço social em saúde na Policlínica da 303 norte de Palmas -TO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitario Luterano de Palmas.

Aluno: NARA CRISTIANE LOPES VASCONCELOS BARBOSA

SOUSA, D. S. M.. O programa de Diabetes e hipertensão no Ambulatório Evangélico de Palmas- TO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitario Luterano de Palmas.

Aluno: ANDREYA NONATO IRENE

SOUSA, D. S. M.. Projeto de Intervenção Cidadania em construção- Ambulatório Evangelico de Palmas- TO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitario Luterano de Palmas.

Outras produções

SOUSA, D. S. M. . humanizaSUS. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • secretaria municipal de saúde de Palmas- TO, Unidade de Pronto Atendimento Norte. , Quadra 203 Norte Avenida LO 4, Plano Diretor Norte, 77001142 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (63) 32185634

Experiência profissional

2000 - Atual

Secretaria Municipal de Palmas

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Assistente Social

Outras informações:
Designada para representar a Secretaria Municipal de Saúde no Conselho Municipal de Assistência Social no período de 2011 a 2013. Designada para representar a Secretaria Municipal de saúde na Comissão Paritária de Gestão da Carreira, do Plano de Carreira, Cargos e vencimentos. Designada para representar a Secretaria Municipal de Saúde na Comissão Paritária de Gestão dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

2014 - Atual

Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40