Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal
Mestrado Profissional em Administração pelo Centro Universitário UNA. Especialização em Gestão Gastronômica e Hoteleira pelo SENAC MG. MBA em Gestão Estratégica do Capital Humano pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Possui experiência em Gestão, Docência e Pesquisa, com foco em Empreendedorismo, Startups, Gestão de Serviços, Comportamento do Consumidor, Gestão de Operações, Gestão Estratégica de Projetos e Relacionamento com o Consumidor. Atuou nos segmentos de Educação, Pré-aceleração de Startups, Pesquisa, Hotelaria, Alimentos e Bebidas; tanto em empresas nacionais quanto multinacional, com passagem pelos setores privado e público.
Informações coletadas do Lattes em 05/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado Profissional em Administração
2015 - 2017
Centro Universitário UNA
Título: Desenvolvimento e Teste da Escala Geral de Valor Percebido pelo Consumidor GSCPV (General Scale of Consumer Perceived Value): um estudo sobre a percepção de valor da comida vegetariana,Ano de Obtenção: 2017
Luiz Rodrigo Cunha Moura.
Especialização em Especialização em Gestão Gastronômica e Hoteleira
2012 - 2014
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas
Título: Alimentação Vegetariana fora do Domicílio: Desafios do Consumo, Oferta no Serviço de Alimentação e Oportunidades de Mercado.
Orientador: Daniella de Deus Vieira
Especialização em MBA em Gestão Estratégica do Capital Humano
2011 - 2012
Centro Universitário do Sul de Minas
Título: As gerações no ambiente de trabalho e a liderança situacional: relações práticas e contribuições mútuas.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Organização de eventos
PEREIRA, J. R. ; SOUZA, M. C. ; MAGRINI, P. R. ; ONUMA, F. M. S. ; MARTINS, D. V. V. ; BARROS, E. C. ; BIRCHAL, R. A. M. C. . III Seminário de Métodos de Incubação da Região Sudeste da Rede de ITCP's. 2007. (Outro).
ONUMA, F. M. S. ; PEREIRA, J. R. ; MAGRINI, P. R. ; MARTINS, D. V. V. ; BIRCHAL, R. A. M. C. . 1ª Semana Acadêmica da UFLA. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Delfos 2017: Multidisciplinaridade em Inovação - Futuro de Mestres e Doutores... Gestão da Inovação: O Caso de Uma Empresa de Soluções Logísticas.. 2017. (Congresso).
Curso: preparo de Café. 2013. (Outra).
Curso: Gestão da Informação na Administração Pública. 2011. (Outra).
II Curso de Vendas: Técnicas de Comportamento e Abordagem. 2009. (Outra).
Visita Técnica ao NIEH - Luminárias. 2008. (Outra).
I Congresso de Administração da UFLA. 2007. (Congresso).
I Fórum de Ensino - Aprendizagem em Administração. 2007. (Outra).
III Congresso de Extensão da UFLA - Tema: Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável. 2007. (Congresso).
III Seminário de Métodos de Incubação da Região Sudeste da Rede de ITCP's. 2007. (Seminário).
Mesa Redonda: Mudanças Climáticas - Causas e Consequências. 2007. (Outra).
Minicurso: Formação de Carteiras. 2007. (Outra).
Pré-Encontro da Região Sudeste da Rede de ITCP's. 2007. (Encontro).
Visita à COOPFAM. 2007. (Outra).
Visita Técnica à Natura. 2007. (Outra).
3 Casos de Qualidade Empresarial: Os caminhos para a competitividade. 2006. (Outra).
II Congresso de Extensão da UFLA. 2006. (Congresso).
IV Encontro Regional de Administração. 2006. (Encontro).
Minicurso: A Arte da Negociação. 2006. (Outra).
Minicurso: Gestão de Serviços. 2006. (Outra).
Palestra: Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. 2005. (Outra).
Palestra: Planejamento Estratégico. 2005. (Outra).
Orientou
TICS Aplicadas à Educação: perspectivas do professor e do aluno; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal;
Como o Marketing de Conteúdo ajudou a Rock Content a Crescer em meio a Crise Brasileira de 2014 a 2016: estudo de caso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal;
Redes Sociais como Ferramenta; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal;
#GenteSESI, a Selfie do Cliente feita pela Empresa: postagens sobre pessoas reais e o engajamento no Facebook; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal;
Os motivos que levam os consumidores a participarem de programas de fidelidade; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal;
Estudo de Caso: o sucesso do branding digital da Farm nas mídias sociais; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal;
140 Caracteres e uma Grande Crise de Imagem pela Frente: uma análise de como a Assessoria de Comunicação do Grêmio FPBA utilizou o Twitter durante a crise de imagem deflegrada após o "Caso Aranha", ocorrido em 2014; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal;
O Rádio e os Novos Meios de Comunicação coms os Ouvintes na Era Digital; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal;
Outras produções
BIRCHAL, R. A. M. C. . Relatório de Análise da Startup Kornerz. 2015.
BIRCHAL, R. A. M. C. . Relatório de Análise da Startup Spportz. 2015.
BIRCHAL, R. A. M. C. ; MOURA, L. R. C. ; VASCONCELOS, F. C. W. . Workshop: A Percepção De Valor De Consumidores Vegetarianos Sobre A Comida Vegetariana. 2017. (Produtos tecnológicos).
BIRCHAL, R. A. M. C. ; MOURA, L. R. C. ; VASCONCELOS, F. C. W. . Escala Geral De Valor Percebido Pelo Consumidor GSCPV (General Scale Of Consumer Perceived Value). 2017. (Produtos tecnológicos).
BIRCHAL, R. A. M. C. ; MOURA, L. R. C. ; VASCONCELOS, F. C. W. . Método Para Elaboração De Escalas Gerais (Gscpv - General Scale Of Consumer Perceived Value) Para Mensuração De Valor Percebido Específico Em Produtos. 2017. (Produtos tecnológicos).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
iconeeVínculo: Freelance, Enquadramento Funcional: Consultora Convidada em Inovação e Educação C
Outras informações:
1. Atividades Realizadas: - Desenvolvimento de Projetos de Educação Corporativa e Empreendedora (workshops; palestras; desafios de negócios, eventos etc). - Desenvolvimento de Projetos de Inovação Corporativa (pré-aceleração de Startups; hackathons etc). 2. Principais Projetos: - UNA Valley: programa de pré-aceleração de Startups do Centro Universitário UNA - Faculdade Unimed: Desenvolvimento de Equipes (temáticas distintas) - Grupo SN: Estratégia e Inovação - SVD Esdeva: Desenvolvimento de Lideranças Educacionais - IBMEC MG: ação de prospecção de estudantes - Vli Logística: co-Facilitação no Hackathon Inova Vli, em parceria com o Raja Valley - Grupo SN: co-facilitação em Desafio de Negócios para Equipes
2018 - 2019
Fundação Dom CabralVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento de Ferramentas e Modelos para Gestão Estratégica e Gestão de Projetos. Proposição de modelos que possibilitem aos gestores, de diferentes tipos de projeto e áreas de atuação, as melhores práticas gerenciais e o sucesso organizacional. Realização de pesquisas de mercado e acadêmicas para desenvolvimento e aplicação de modelos ágeis e contemporâneos para as organizações, no atual contexto de mercado.
2017 - Atual
Centro Universitário UNAVínculo: Professora de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Outras informações:
Professora das disciplinas "Empreendedorismo e Inovação" e ?Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado?, para os cursos de MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Gestão de Vendas e Relacionamento (Belo Horizonte e Contagem).
2016 - Atual
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Pós-Gradução
Outras informações:
Professora da disciplina "Comportamento do Consumidor Online", para o curso de Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais. Professora da disciplina "Gestão de Processos", para o curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios.
2017 - 2018
Fundação BiominasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Empreendedorismo
Outras informações:
- Responsável pelo desenvolvimento metodológico, prospecção comercial e operação do Programa Movimento Biomaker e Biomaker Battle (Empreendedorismo com foco em Ciências da Vida). - Suporte especializado no Programa de Pré-aceleração de Startups BioStartupLab. - Relacionamento com Parceiros (Universidades e Mercado). - Mentorias e palestras no programa de educação empreendedora e de pré-aceleração de startups. - Desenvolvimento de metodologias e iniciativas relacionadas a projetos de educação empreendedora e pré-aceleração de startups. - Gestão de projetos de educação empreendedora. - Facilitação de eventos de educação empreendedora para o desenvolvimento de novos negócios em biociências. - Gestão de vendas do programa para clientes corporativos - Planejamento e organização de todas as atividades preparatórias, de execução e pós-execução dos Programas do Bimaker Battle - Suporte na Organização das Atividades Educacionais do BiostartupLab - Planejamento da Comunicação e Marketing do Programa Biomaker Battle - Suporte em Atividades de Comunicação e Marketing do BioStartup Lab
2014 - 2015
Hotel Holiday Inn BHVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Controladoria, Carga horária: 44
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: - Relacionamento com Parceiros, Fornecedores e Investidores - Controle de Processos Contábeis e Fiscais / Processos de Contas a Pagar do Hotel - Desenvolvimento, Acompanhamento e Emissão de Relatórios Gerenciais
2010 - 2014
Universidade Federal de LavrasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administradora, Carga horária: 40
Outras informações:
Administradora no Departamento de Ciência dos Alimentos. Atividades Desenvolvidas: - Planejamento e execução orçamentária de cursos de Graduação. - Planejamento e Gestão de Projetos do DCA. - Gestão de Serviços e Atendimento ao Público (clientes internos e externos) - Planejamento, Organização, Execução e Monitoramento de Projetos e Ações nas áreas de Gestão de Pessoas; - Gestão de Compras e Patrimônio; Gestão de Estoque e Suprimentos; Finanças; Gestão da Informação - Implantação de Programas e Projetos Diversos do Departamento - Planejamento de Distribuição de Recursos no Departamento - Planejamento de Compras e de Contratação de Serviços de Terceiros - Promoção de Estudos de Racionalização de Recursos e Controle do Desempenho Organizacional - Prestação de Consultoria Administrativa - Monitoramento das Atividades Administrativas do Departamento - Suporte às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão - Gestão da Manutenção da Estrutura Física do Departamento / Fiscalização de Contratos de Prestação de Serviço
2008 - 2008
Universidade Federal de LavrasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações:
Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG Projeto de Pesquisa: Elites rurais, questão ambiental e ruralidade: reflexões a partir da cafeicultura orgânica no sul de Minas Gerais. - Experiência no setor Cafeeiro (com visitas a Fazendas no Sul de MG) - Desenvolvimento de modelo teórico e projeto - Pesquisas qualitativas - Seleção de colaboradores para projeto - Apresentação de resultados do projeto em congresso - Pesquisa qualitativa de campo com cafeicultores, sindicatos, associações, fornecedores, certificadoras e ONGs - Produção de artigo apresentado no X Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente ? 2008 - Produção de Relatório Parcial para a FAPEMIG
2007 - 2008
Universidade Federal de LavrasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária
Outras informações:
Disciplina de Direito Empresarial. Carga Horária Total: 96 horas.
2006 - 2007
Universidade Federal de LavrasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-Voluntária
Outras informações:
Pesquisadora-Voluntária: Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras Projeto de Pesquisa: Reflexões ambientais a partir da cafeicultura orgânica: a perspectiva da universidade. - Experiência no setor Cafeeiro (com visitas a Fazendas no Sul de MG) - Desenvolvimento de modelo teórico e projeto - Pesquisas qualitativas - Seleção de colaboradores para projeto - Apresentação de resultados do projeto em congresso - Pesquisa qualitativa de campo com cafeicultores, sindicatos, associações, fornecedores, certificadoras e ONGs
2006 - 2006
Universidade Federal de LavrasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária
Outras informações:
Disciplina de Matemática Comercial e Financeira. Carga Horária Total: 144 horas.
2009 - 2009
Jeito Caseiro AlimentosVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: - Suporte na Administração e Operação da Cafeteria e Loja - Administração de Departamento Pessoal (folha de pagamento e convênios) - Responsável pelos processos de ?Contas a Pagar e Receber? - Acompanhamento do Processo de Compras e Relacionamento com Fornecedores - Levantamento de Custos de Produção - Desenvolvimento, Acompanhamento e Emissão de Relatórios Periódicos sobre o Fluxo de Caixa - Práticas Financeiras e Contábeis - Controle de Estoque da Cafeteria e Loja
2008 - 2008
Jeito Caseiro AlimentosVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: - Acompanhamento de Produção; Organização de Treinamentos; Relacionamento com Fornecedores e Atendimento ao Público (clientes internos e externos) - Atividades relacionadas à implantação de Sistema Informatizado de Gestão
2006 - 2008
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFLAVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
Carga Horária Total: 720 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rhaimá Aparecida Mendonça da Costa Birchal e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?