Mariela Resende Ribeiro

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre também pela UFMG. Foi aluna de iniciação científica do Laboratório de Imunologia de Helmintos, vinculado ao Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG), com desenvolvimento de trabalhos voltados à infecção por Strongyloides venezuelensis e Schistosoma mansoni. Em estrongiloidíase, estudou o papel de MIP-1Alfa/CCL3 e do seu receptor CCR5 na infecção por S. venezuelensis. Sua outra linha de estudo foi direcionada para a verificação da eficácia de testes sorológicos e moleculares para o diagnóstico de pessoas infectadas por S. mansoni, particularmente em áreas de baixa endemicidade.Também realizou iniciação científica no Departamento de Biologia Vegetal do ICB/UFMG, trabalhando com ecossistemas lênticos de Minas Gerais e analisando os impactos das concentrações de fósforo e nitrogênio para a biomassa fitoplanctônica presente nestes ambientes. Atualmente estuda o comportamento temporal do nitrogênio e os aspectos sociais e ambientais relacionados à poluição por este nutriente nos ecossistemas lóticos de Minas Gerais. Seus interesses são voltados para ecologia de ecossistemas aquáticos, fitoplâncton, limnologia, geoprocessamento e monitoramento ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre

2021 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Mudanças nos usos e cobertura do solo na sub-bacia contribuem para a dinâmica da eutrofização no Rio das Velhas?: um estudo com ênfase no nitrogênio, Ano de Obtenção: 2023
Cleber Cunha Figueredo.Coorientador: Lino Augusto Sander de Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Contaminação de rios; Qualidade da água; Nutrientes; Impactos antrópicos.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Abi - Ciências Biológicas

2021 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Relação do fósforo e do nitrogênio com a biomassa fitoplanctônica em sistemas lênticos de Minas Gerais (MG)
Orientador: Cleber Cunha Figueredo

Graduação em Abi - Ciências Biológicas

2016 - 2020

Universidade Federal de Minas Gerais
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Informática

2012 - 2014

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Formação complementar

2022 - 2022

Hidrogeologia Aplicada à Mineração. (Carga horária: 2h). , Instituto Mineiro de Gestão das Águas, IGAM, Brasil.

2021 - 2021

II Curso Internacional Sobre Comunidades de Algas Continentais. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2021 - 2021

Recuperação de manguezais: biodiversidade e conservação. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2021 - 2021

Evolução de Algas. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2021 - 2021

Educação Ambiental: Princípios, conceitos e metodologias. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, SISEMA, Brasil.

2021 - 2021

Neuropedagogia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Monitoramento da biodiversidade: gestão, análise e síntese dos dados. (Carga horária: 49h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Imersão GIS - Produção de mapas profissionais com o software ArcGIS Pro. (Carga horária: 10h). , Ambiental PRO, AMBIENTAL PRO, Brasil.

2020 - 2020

I Curso Internacional Sobre Comunidades de Algas Continentais. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2020 - 2020

Mudança do Clima e Gestão do Risco Climático: Conceitos Fundamentais. (Carga horária: 24h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) frente à Mudança do Clima. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2020 - 2020

Formação de Facilitadores de Aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SisBio). (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Análise de Dados em Linguagem R. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Briófitas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Bioindicadores de qualidade de água: macroinvertebrados aquáticos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao Comportamento Animal. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Introdução aos RNAs não codificantes. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Genética Forense. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em XVII Curso de Campo Prof. Mário de Maria. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

O mundo das algas e cianobactérias: Quem são e para que servem?. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Introdução a Gerência de Resíduos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2014 - 2014

Introdução ao GIMP. (Carga horária: 1h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Botânica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Parasitologia.

Organização de eventos

RIBEIRO, M. R. . Mostra das Profissões - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2017. .

BARROS, W. F. ; RIBEIRO, M. R. . Linux Day. 2014. (Exposição).

Participação em eventos

12ª Edição do Fórum Interinstitucional AmbientAÇÃO - Semana da Água 2022 (IGAM). 2022. (Outra).

Ações para a Segurança Hídrica em Minas Gerais - Semana da Água 2022 (IGAM). 2022. (Outra).

Biodiversidade em Pauta - ((o))eco e Instituto Serrapilheira. 2022. (Seminário).

II Simpósio do Plâncton de Águas Continentais. 2022. (Simpósio).

Práticas de Educação Ambiental em Gestão e Conservação da Água - Semana da Água 2022 (IGAM). 2022. (Outra).

Recursos Hídricos no Contexto do 6 Relatório de Avaliação do IPCC - Semana da Água 2022 (IGAM). 2022. (Outra).

Sisema ComCiência: Águas Subterrâneas - Semana da Água 2022 (IGAM). 2022. (Outra).

Aula Magna da Pós-Graduação do ICB 2021 - " Epidemiologia de viroses emergentes, com ênfase na disseminação do SARS-CoV-2 e suas variantes no mundo". 2021. (Outra).

Ensino de Ciências por Investigação: um convite para (re)pensar a prática pedagógica - CRBio-04. 2021. (Seminário).

I Simpósio de Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável de Plantas, Algas e Fungos Amazônicos. 2021. (Simpósio).

Semana do Fogo: colocando fogo na discussão ambiental. 2021. (Seminário).

Seminário de Pesquisa e Extensão "Oportunidades e desafios para a conservação de áreas verdes urbanas: o exemplo da Estação Ecológica da UFMG". 2021. (Seminário).

VI Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade. 2021. (Simpósio).

1st International Meeting on Behavior, Ecology and Evolution. 2020. (Encontro).

9 Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade. 2020. (Simpósio).

Aula Magna da Pós-Graduação do ICB 2020 - "Mudanças globais e o Futuro das Florestas Tropicais". 2020. (Exposição).

Darwin Day UFMG. 2020. (Encontro).

III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 2020. (Simpósio).

II Workshop de Defesa Sanitária Vegetal: Dispersão de Pragas. 2020. (Outra).

II Workshop de Reabilitação, Monitoramento e Conservação da Fauna Silvestre. 2020. (Outra).

I Simpósio Digital de Sistemática e Evolução de Plantas.Chave taxonômica ilustrada com base na anatomia foliar de espécies de Gimnospermas no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais. 2020. (Simpósio).

I Simpósio Digital de Sistemática e Evolução de Plantas.Crostas biológicas de solos no carste de Lagoa Santa, MG. 2020. (Simpósio).

I Workshop Online de Bioinformática. 2020. (Outra).

Simpósio Inteligência Artificial para Conservação da Biodiversidade. 2020. (Simpósio).

55 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia de. Comparação do desempenho de testes sorológicos e de PCR para diagnóstico de infecção por Schistosoma mansoni em área endêmica com indivíduos infectados por baixa carga parasitária. 2019. (Congresso).

Darwin Day UFMG. 2019. (Encontro).

Palestra Educação e Democracia - Observatório Sociológico Família-Escola (UFMG). 2019. (Seminário).

Semana do Conhecimento UFMG 2019. Comparação do desempenho de testes sorológicos e de PCR para diagnóstico de infecção por Schistosoma mansoni em área endêmica com indivíduos infectados por baixa carga parasitária. 2019. (Exposição).

15th International Symposium on Schistosomiasis. 2018. (Simpósio).

I Gene Time Conference UFMG. 2018. (Simpósio).

IX Encontro de Pesquisa em Parasitologia - Tempo de mudar, tempo de se adaptar, excelência em pesquisa e inovação.Avaliação do papel de MIP-1ALFA/CCL3 e do seu receptor CCR5 na infecção por Strongyloides venezuelensis. 2018. (Encontro).

Semana do Conhecimento UFMG 2018. Eficácia de testes sorológicos para diagnóstico de infecção por Schistosoma mansoni em áreas endêmicas com indivíduos infectados por baixa carga parasitária. 2018. (Exposição).

Mostra das Profissões UFMG. Mostra das Profissões UFMG - Ciências Biológicas. 2017. (Feira).

VIII Encontro de Pesquisa em Parasitologia - Esquecidas por quem? Doenças Negligenciadas: da pesquisa à sociedade - um elo perdido. 2017. (Encontro).

III Simpósio de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. 2016. (Simpósio).

IV Semana do Meio Ambiente - UFMG. 2016. (Seminário).

VIII PPGBV Workshop de Biologia Vegetal - ICB/UFMG. 2016. (Outra).

VI Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica. 2015. (Seminário).

IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos - COTUCA/UNICAMP. SADE - Sistema de Apoio ao Docente e ao Estudante. 2014. (Exposição).

LinuxDay. Equipe organizadora. 2014. (Exposição).

X Semana da Ciência e Tecnologia. CEFET - MG Campus VIII. A Bioinformática e seu papel investigativo na ciência e sociedade. 2014. (Exposição).

VII Salão das Profissões do CEFET-MG - Campus VIII.. 2013. (Exposição).

XXIII META - Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações. CEFET - MG Campus VIII. Implementação e Análise Empírica dos Principais Algoritmos de Ordenação. 2013. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, M. F. ; RIBEIRO, M. R. ; FIGUEREDO, C. C. ; MACIEL-SILVA, A. S. . Crostas biológicas de solos no carste de Lagoa Santa, MG. In: I Simpósio Digital de Sistemática e Evolução de Plantas, 2020. Livro de Resumos, 2020.

  • RIBEIRO, M. R. ; OLIVEIRA, M. F. ; ISAIAS, R. M. S. . Chave taxonômica ilustrada com base na anatomia foliar de espécies de Gimnospermas no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais. In: I Simpósio Digital de Sistemática e Evolução de Plantas, 2020. Livro de Resumos, 2020.

  • RIBEIRO, M. R. ; MOREIRA, J. M. P. ; MAGALHAES, F. C. ; REZENDE, M. C. ; RESENDE, S. D. ; GEIGER, S. M. ; CARNEIRO, M. ; NEGRAO-CORREA, D. A. . Comparação do desempenho de testes sorológicos e de PCR para diagnóstico de infecção por Schistosoma mansoni em área endêmica com indivíduos infectados por baixa carga parasitária. In: 55 Congresso da SBMT / XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia / ChagasLeish 2019, 2019, Belo Horizonte. Anais do 55 Congresso da SBMT / XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia / ChagasLeish 2019, 2019.

  • RODRIGUES, V. F. ; REZENDE, M. C. ; MOREIRA, J. M. P. ; FERNANDES, L. L. M. ; OLIVEIRA, V. G. ; RESENDE, S. D. ; RIBEIRO, M. R. ; CAMELO JUNIOR, G. M. A. ; OLIVEIRA, J. K. A. ; NEGRAO-CORREA, D. A. . Papel de IL-33 e IL-4 na recuperação da colite aguda induzida por DSS em camundongos previamente infectados por Strongyloides venezuelensis. In: 55 Congresso da SBMT / XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia / ChagasLeish 2019, 2019, Belo Horizonte, MG. Anais do 55 Congresso da SBMT / XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia / ChagasLeish 2019, 2019.

  • MAGALHAES, F. C. ; MOREIRA, J. M. P. ; RIBEIRO, M. R. ; REZENDE, M. C. ; GEIGER, S. M. ; CARNEIRO, M. ; NEGRAO-CORREA, D. A. . Avaliação do desempenho de testes sorológicos para diagnóstico da infecção por Schistosoma mansoni em indivíduos com baixa carga parasitária. In: 55 Congresso da SBMT / XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia / ChagasLeish 2019, 2019, Belo Horizonte, MG. Anais do 55 Congresso da SBMT / XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia / ChagasLeish 2019, 2019.

  • RIBEIRO, M. R. ; RODRIGUES, V. F. ; REZENDE, M. C. ; NEGRAO-CORREA, D. A. . Avaliação do papel de MIP-1ALFA/CCL3 e do seu receptor CCR5 na infecção por Strongyloides venezuelensis. In: IX - Encontro de Pesquisa em Parasitologia, 2018, Belo Horizonte. Anais do IX - Encontro de Pesquisa em Parasitologia, 2018.

  • RIBEIRO, M. R. ; OLIVEIRA, M. F. ; ISAIAS, R. M. S. . Chave taxonômica ilustrada com base na anatomia foliar de espécies de Gimnospermas no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAGALHAES, F. C. ; MOREIRA, J. M. P. ; RIBEIRO, M. R. ; REZENDE, M. C. ; GEIGER, S. M. ; CARNEIRO, M. ; NEGRAO-CORREA, D. A. . Avaliação do desempenho de testes sorológicos para diagnóstico da infecção por Schistosoma mansoni em indivíduos com baixa carga parasitária. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, M. F. ; RIBEIRO, M. R. ; FIGUEREDO, C. C. ; MACIEL-SILVA, A. S. . Crostas biológicas de solos no carste de Lagoa Santa, MG. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, M. R. ; MOREIRA, J. M. P. ; MAGALHAES, F. C. ; REZENDE, M. C. ; RESENDE, S. D. ; OLIVEIRA, E. J. ; GEIGER, S. M. ; CARNEIRO, M. ; CORREA, D. N . Comparação do desempenho de testes sorológicos e de PCR para diagnóstico de infecção por Schistosoma mansoni em área endêmica com indivíduos infectados por baixa carga parasitária. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, V. F. ; REZENDE, M. C. ; MOREIRA, J. M. P. ; FERNANDES, L. L. M. ; OLIVEIRA, V. G. ; RESENDE, S. D. ; RIBEIRO, M. R. ; CAMELO JUNIOR, G. M. A. ; OLIVEIRA, J. K. A. ; NEGRAO-CORREA, D. A. . Papel de IL-33 e IL-4 na recuperação da colite aguda induzida por DSS em camundongos previamente infectados por Strongyloides venezuelensis. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. R. ; MOREIRA, J. M. P. ; MAGALHAES, F. C. ; REZENDE, M. C. ; RESENDE, S. D. ; CARNEIRO, M. ; GEIGER, S. M. ; CORREA, D. N . Eficácia de testes sorológicos para diagnóstico de infecção por Schistosoma mansoni em áreas endêmicas com indivíduos infectados com baixa carga parasitária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, M. R. ; FERNANDES, L. L. M. ; REZENDE, M. C. ; RODRIGUES, V. F. ; CORREA, D. N . Avaliação do papel de MIP-1ALFA/CCL3 e do seu receptor CCR5 na infecção por Strongyloides venezuelensis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, M. R. . A Bioinformática e seu papel investigativo na ciência e sociedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, M. R. ; NOGUEIRA, G. R. ; NOGUEIRA, R. R. . SADE - Sistema de Apoio ao Docente e ao Estudante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, M. R. ; NOGUEIRA, G. R. ; NOGUEIRA, R. R. . Implementação e Análise Empírica dos Principais Algoritmos de Ordenação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Mapeamento do Nitrogênio-Total em ecossistemas lóticos de Minas Gerais, Descrição: A eutrofização é o processo pelo qual os ambientes aquáticos sofrem aumentos nas concentrações de nutrientes e de matéria orgânica. Dentre os efeitos finais do lançamento excessivo de substâncias alóctones, destacam-se a alteração da qualidade da água para o consumo e abastecimento, aumento excessivo da biomassa e da produção primária do fitoplâncton, da frequência de florações algais e mudança na composição destas comunidades, com predomínio de espécies de cianobactérias potencialmente tóxicas. Essas alterações na qualidade da água e nas espécies aquáticas se devem aos aportes de dois nutrientes relacionados à eutrofização: o fósforo e nitrogênio. A literatura científica sugere que o fósforo é o nutriente determinante para a eutrofização. Apesar do nitrogênio também ser apontado como relevante para o aumento da produtividade nas águas, ainda é negligenciado quando comparado ao fósforo. Tendo em vista que a eutrofização é um processo de interesse econômico e de conservação dos ambientes aquáticos, que o nitrogênio se mostra relevante nessa dinâmica e que contribui para a poluição desses ecossistemas, é preciso reconhecer sua importância e quantificá-lo para um manejo eficaz. Com isso, este projeto propõe mapear as concentrações de N-total em um conjunto de ecossistemas lóticos de Minas Gerais, avaliando os aspectos sociais e ambientais relacionados à poluição por nitrogênio, categorizando suas concentrações e avaliando aspectos temporais do seu comportamento nos rios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariela Resende Ribeiro - Integrante / Cleber Cunha Figueredo - Coordenador / Caio Eduardo Barbosa dos Santos Ferreira - Integrante / Lino Augusto Sander de Carvalho - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Verificação da eficácia de testes sorológicos na identificação de pessoas infectadas por Schistosoma mansoni previamente identificados por múltiplos métodos parasitológicos em áreas com baixa endemicidade., Descrição: A esquistossomose mansoni é uma doença crônica e debilitante que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. O principal método de diagnóstico é baseado na identificação de ovos do parasito nas fezes através da técnica de Kato-Katz (K-K). Nas últimas décadas, as sucessivas intervenções terapêuticas realizadas como estratégias de controle em áreas endêmicas têm resultado em uma mudança no perfil epidemiológico da infecção, favorecendo a presença de indivíduos infectados com baixa carga parasitária, que não são eficientemente detectados pela técnica de K-K. Assim, torna-se necessário padronizar e validar estratégias complementares para identificar estes indivíduos, tais como testes moleculares e sorológicos. Trabalhos publicados até o momento sugerem que a sorologia apresenta baixa especificidade para diagnóstico da esquistossomose; entretanto, estes estudos utilizaram o método de K-K como referencia. O objetivo do presente trabalho foi verificar a eficácia da sorologia como ferramenta para o diagnóstico de esquistossomose em indivíduos residentes em área endêmica que foram avaliados por múltiplos testes parasitológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariela Resende Ribeiro - Integrante / Michelle Carvalho Rezende - Integrante / João Marcelo Peixoto Moreira - Integrante / Fernanda do Carmo Magalhães - Integrante / Samira Diniz Resende - Integrante / Mariângela Carneiro - Integrante / Stefan Michael Geiger - Integrante / Deborah Aparecida Negrão-Corrêa - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Avaliação do papel de MIP-1Alfa/CCL3 e do seu receptor CCR5 na infecção por Strongyloides venezuelensis, Descrição: A estrongiloidíase humana é causada por Strongyloides stercoralis e a infecção é geralmente assintomática ou com leves alterações gastrintestinais e pulmonares; entretanto, indivíduos imunossuprimidos podem evoluir para quadros fatais por hiperinfecção e disseminação do parasito, sugerindo a importância da resposta imune no controle desta doença. Estudos feitos em modelos experimentais e infecções humanas mostram que a indução da resposta de perfil Th-2 associa-se à proteção do hospedeiro. Contudo, a ação da resposta imune inata e da produção de quimiocinas, como MIP-1 (Macrophage Inflammatory Protein-alpha)/CCL3, responsável pelo recrutamento/ativação de macrófagos e eosinófilos, ainda é pouco conhecida na estrongiloidíase. Este trabalho teve por objetivo avaliar o papel de MIP-1/CCL3 na carga parasitária, infiltração celular e indução da resposta imune durante a parasitose.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariela Resende Ribeiro - Integrante / Vanessa Fernandes Rodrigues - Integrante / Laura Liana Maggi Fernandes - Integrante / Michelle Carvalho Rezende - Integrante / Deborah Aparecida Negrão-Corrêa - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas. , Rua Prof. Baeta Viana, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34092520, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

2021 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Graduação

Outras informações:
Aluna de graduação na modalidade Bacharelado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

2020 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Ficologia, Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

2016 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Graduação

Outras informações:
Aluna de graduação na modalidade Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

2017 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades voltadas à infecção por Strongyloides venezuelensis e por Schistosoma mansoni no Laboratório de Imunologia de Helmintos, Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

2015 - 2015

Instituto Mix de Profissões - Ensino Profissionalizante

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi realizada monitoria dos cursos profissionalizantes na modalidade individual, tais como: Informática, Assistente Administrativo, AutoCAD, Desenvolvedor WEB e Design Gráfico. Além disso, coube ao estagiário o controle da frequência dos alunos, manutenção do laboratório de Informática e auxílio aos servidores da empresa.

2012 - 2014

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Outras informações:
Aluna do curso técnico de nível médio em Informática, no Campus VIII do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

2023 - Atual

Regenera Soluções Sustentáveis

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atua coletando, analisando e validando dados públicos para processamento das metas da Estratégia: Produzir, Conservar e Incluir, que sob responsabilidade do Instituto PCI possui o objetivo de captar recursos para o Estado de Mato Grosso, objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e redução de emissões e sequestro de carbono.