Gisele do Nascimento

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017). Bolsista CAPES. Bolsita do Pibid na cidade de Leopoldina-MG (2015-2017) e membro do Grupo de Pesquisa denominado "Do texto ao contexto: ensino, política e imprensa, certificado pelo CNPq e liderado pelo Prof. Dr. Rodrigo Fialho Silva. Aluna do Mestrado em História pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO Niterói. Orientadora: Profª Drª Vitória Fernanda Schettini de Andrade. Pós-graduada em Gestão escolar, orientação e supervisão pela Faculdade São Luís EAD.

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2018 - Atual

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Escravos Fujões: uma análise dos periódicos Pharol e o Leopoldinense no século XIX,Orientador:
Vitória Fernanda Schettini de Andrade.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

2014 - 2017

Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: Recortes do cotidiano escravo pelos anúncios do jornal "O Leopoldinense"
Orientador: Rodrigo Fialho Silva

Curso técnico/profissionalizante em Redes de Computadores

2009 - 2011

Colégio Lagoa do Piau

Curso técnico/profissionalizante em Eletromecânica

2003 - 2005

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Escola Estadual Professor Botelho Reis

Formação complementar

2018 -

Gestão Escolar, Orientação e Supervisão. (Carga horária: 410h). , Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Minicurso Comparando subjetividades en la movilidad forzada. Los casos de Espanã, el Cono Sur y Centroamerica. 2019. (Outra).

Capacitação: Como conviver com o aluno do século XXI?. 2017. (Outra).

Curso de Mediação Escolar. 2017. (Outra).

Encontro: Neurociências e Aprendizagem. 2017. (Encontro).

I Simpósio sobre autismo- Conhecendo o autismo e suas intervenções. 2017. (Simpósio).

Oficina: Conhecendo o Conhecer: Atividades práticas da realidade de uma escola inovadora. 2017. (Oficina).

Oficinas de Contação de Histórias: O lúdico a favor da formação do leitor crítico.Oficina: Os três Lobinhos e o porco mau. 2017. (Oficina).

Projeto de Pesquisa "A teoria do balde mental à teoria do holofote". 2017. (Outra).

Workshop: "Cataguases, Arte e Cultura: Um novo olhar sobre o que é nosso". 2017. (Outra).

1ª Mostra de Arte e Educação da UEMG- Leopoldina- Música e Artes Visuais. 2016. (Exposição).

2ª Caminhada pela Água do Município de Leopoldina. 2016. (Outra).

Exibição do documentário Educação e desenvolvimento: Um olhar sobre a gestão de Clóvis Salgado no Ministério da Educação e Cultura. 2016. (Outra).

Exibição e debate sobre o filme: "Firma o guia povo santo". 2016. (Outra).

II Encontro de Cultura Afro-brasileira e indígena: Educação, cultura e História. 2016. (Encontro).

Lançamento do Livro: Entre menosprezo, aversão e esquecimento: Religiosidades, Movimentos sociais. 2016. (Outra).

Minicurso Letramento: literatura e política. 2016. (Outra).

Minicurso Letramento literário e a construção dos sentidos em "O príncipe livrepássaro e o reino dos botões". 2016. (Outra).

Minicurso Letramento Literário e letramento digital em consonância. 2016. (Outra).

Minicurso O meio na teoria de Vygotsky: Entrelaçamentos com "O príncipe livrepássaro e o reino dos botóes". 2016. (Outra).

Oficina: Concentração, ainda é possível? Yoga no cotidiano escolar. 2016. (Oficina).

Palestra: "Uma outra educação é possível sim". 2016. (Outra).

Palestra: Violência escolar: desconstruindo mitos, apontando caminhos. 2016. (Outra).

1ª Caminhada pela Água do Município de Leopoldina. 2015. (Outra).

Apresentação de Projeto- PIBID e a Prática Pedagógica nas Escolas Municipais de Leopoldina: ensino e perspectivas. 2015. (Outra).

Exibição de Curta Metragem: Vista a minha pele. 2015. (Seminário).

Oficina: As Relações Étnico-Raciais na Escola. 2015. (Oficina).

Palestra: Arte, Cultura Afro-brasileira e Diversidade. 2015. (Seminário).

Encontro Acadêmico: Autismo- Percursos e desafios para os profissionais da Educação. 2014. (Encontro).

V Seminário Interdisciplinar do Curso de Pedagogia Ensino, Pesquisa e extensão: Debates e Interlocuções. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, G. . ?QUEM O APREHENDER SERÁ GRATIFICADO?: UMA ANÁLISE DAS FUGAS DE ESCRAVOS NO PHAROL E O LEOPOLDINENSE. SAPIENS - Revista de divulgação Científica, Carangola-MG, p. 1 - 16, 15 out. 2019.

  • NASCIMENTO, G. . Batismos de legítimos e naturais na freguesia de São Sebastião da Leopoldina (1882-1888). In: Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2018, Rio de Janeiro. Anais da Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. v. 4. p. 389-398.

  • NASCIMENTO, G. . Fugas de escravos no jornal O Leopoldinense no século XIX. In: III Seminário Internacional Brasil no Século XIX, 2018, Natal. Caderno de Resumos do III Seminário Internacional Brasil no Século XIX. Natal, 2018. p. 65.

  • NASCIMENTO, G. . Fugas e estratégias escravas na Zona da Mata mineira oitocentista. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, G. . Fuga de escravos no município de Leopoldina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, G. . Escravos Fujões: uma análise dos periódicos Pharol e o Leopoldinense no século XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda

2015 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 8