Ilton Batista Salgado Junior
Enfermeiro especialista em Educação em Saúde e Preceptoria no SUS pelo Sírio-Libanês; Saúde da Família e Comunidade; Sanitarista; Coordenador Adjunto do Curso de Medicina Afya Palmas.Atuei como gestor na Secretaria Municipal de Saúde de Palmas como analista em saúde da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde. Fui gerente da Atenção Primária em Saúde e atuei no Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (NUPAV).
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Educação em Saúde e Preceptoria no SUS - PSUS
2022 - 2023
Hospital Sirio-Libanes
Título: TRILHANDO OS MEUS CAMINHOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CURSO PSUS
Orientador: Jaciela Margarida Leopodino
Bolsista do(a): Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúd, PROADI/SUS, Brasil.
Graduação em Enfermagem
2014 - 2018
Centro Universitário Luterano de Palmas
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2023
RODA DE CONVERSA ?EM DEFESA DA SAÚDE DAS MULHERE. (Carga horária: 6h). , Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e Núcleo Espec, ESDEP, Brasil.
2023 - 2023
POR TODAS AS MARIAS: DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 11.340/2006 - LEI MA. (Carga horária: 3h). , Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e Núcleo Espec, ESDEP, Brasil.
2022 - 2022
OFICINA IDENTIFICAÇÃO, NOTIFICAÇÃO E MANEJO DE CASOS DE VIOLÊNCIA INTERPESS. (Carga horária: 4h). , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, FESP-PALMAS, Brasil.
2021 - 2021
CAPACITAÇÃO EM SINAN/NOTIFICASUS/TABWIN. (Carga horária: 10h). , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, FESP-PALMAS, Brasil.
2020 - 2020
Capacitação em Manejo Clínico da COVID 19 na Rede de Saúde de Palmas. (Carga horária: 2h). , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, FESP-PALMAS, Brasil.
2020 - 2020
CURSO DE CUIDADOS À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS. (Carga horária: 4h). , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, FESP-PALMAS, Brasil.
2019 - 2019
Curso Protocolos da Dengue. (Carga horária: 4h). , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, FESP-PALMAS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária de Palmas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Bolsita Pesquisador.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Analista em Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde da Família.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Preceptor da disciplina Integração Ensino Serviço Comunidade VII (IESC VIII).
Organização de eventos
BATISTA, I. S. ; ARRUDA, L. M. A. . Lançamento da Cartilha "Você sabe como uma sigla pode ajudar a salvar vidas?. 2023. (Exposição).
BATISTA, I. S. ; ARRUDA, L. M. A. . Ação Descentralizada de Taquaruçu em alusão aos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência mulher. 2022. (Exposição).
WANDERLEY, T. P. S. P. ; BATELLO, G. V. V. A. T. ; BATISTA, I. S. ; QUARESMA, F. . III Semana Acadêmica de Enfermagem Ceulp/Ulbra. 2017. (Congresso).
BATISTA, I. S. ; BATELLO, G. V. V. A. T. . Semana Acadêmica Enfermagem CEULP/ULBRA. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
Ação Descentralizada do NUPAV em Taquaruçu 2024.Ação Descentralizada do NUPAV em Taquaruçu 2024. 2024. (Oficina).
I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO HIV/AIDS: PROMOÇÃO PREVENÇÃO E SAÚDE.I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO HIV/AIDS: PROMOÇÃO PREVENÇÃO E SAÚDE. 2024. (Encontro).
1o Encontro Nacional do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de programas de residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde - DGPSUS: "Implantando a Mudança".1o Encontro Nacional do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de programas de residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde - DGPSUS: "Implantando a Mudança". 2023. (Oficina).
2o Encontro Nacional do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de programas de residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde - DGPSUS: "Sustentabilidade em processos de mudanças. 2o Encontro Nacional do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de programas de residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde - DGPSUS: "Sustentabilidade em processos de mudanças. 2023. (Congresso).
III Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA VIOLÊNCIA EM PALMAS-TO. 2023. (Congresso).
I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO HIV/AIDS: PROMOÇÃO PREVENÇÃO E SAÚDE. I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO HIV/AIDS: PROMOÇÃO PREVENÇÃO E SAÚDE. 2023. (Congresso).
XVII Jornada de Iniciação Científica. Variação dos custos associados ao processo de gerenciamento dos resíduos sólidos infectantes em um Hospital Geral de Palmas. 2018. (Exposição).
Capacitação Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem e a Resolução COFEN nº527/2016. 2017. (Oficina).
Pesquisa Viva Inquérito 2017 Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.Digitador. 2017. (Outra).
XVII Jornada de Iniciação Científica. Variação dos custos associados ao processo de gerenciamento dos resíduos sólidos infectantes em um Hospital Geral de Palmas. 2017. (Congresso).
Aleitamento Materno Ceulp/Ulbra. 2016. (Oficina).
Aula Magna "Sexualidade na Terceira Idade" Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA. 2016. (Seminário).
Aula Magna "Sexualidade na Terceira Idade" Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA. 2016. (Seminário).
III Intervenção em Direitos Humanos Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP / ULBRA. 2016. (Encontro).
Oficina: Capacitação para Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação para Promoção da Saúde.Oficina: Capacitação para Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação para Promoção da Saúde. 2016. (Oficina).
Palestra: A importância da epidemiologia para a aproximação da saúde nos municípios e a importâncias da pesquisa e stricto senso para profissionais e acadêmicos da saúsaúde Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP / ULBRA. 2016. (Seminário).
XVI Jornada de Iniciação Científica Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP / ULBRA. XVI Jornada de Iniciação Científica. 2016. (Congresso).
XVI Jornada de Iniciação Científica Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP / ULBRA. XVI Jornada de Iniciação Científica. 2016. (Congresso).
Curso Aberto em Mobilização e Transferência do Paciente Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 2015. (Outra).
Curso Aberto em Nutrição Parenteral Industrializada Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 2015. (Outra).
Curso Aberto em Seg. do Paciente - Prevenção e Controle de Infecção Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 2015. (Outra).
Curso Aberto em Segurança do Paciente Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 2015. (Outra).
Curso Aberto em Segurança do Paciente - Posicionamento do Paciente. 2015. (Outra).
Curso Aberto Medicação Inalatória Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 2015. (Outra).
Curso Aberto Seg. do Paciente - Higiene das mãos - Administrativo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 2015. (Outra).
Curso Aberto Seg. Paciente - Higiene das mãos - Assistencial Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 2015. (Outra).
Curso Política de Prescrição Médica Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 2015. (Outra).
Olimpíada do Conhecimento em Famarcoterapia CEULP/ULBRA. Olimpíada do Conhecimento em Farmacoterapia. 2015. (Olimpíada).
Semanda Acadêmica de Enfermagem Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP / ULBRA. Semana Acadêmica de Enfermagem. 2015. (Congresso).
Semanda Acadêmica de Enfermagem Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP / ULBRA. Semana Acadêmica de Enfermagem. 2015. (Congresso).
I Jornada Temática Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP / ULBRA.I Jornada Temática. 2014. (Simpósio).
Orientou
ANÁLISE DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA NA CIDADE DE PALMAS ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2022; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE) - Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas; Orientador: Ilton Batista Salgado Junior;
Produções bibliográficas
-
BATISTA, I. S. . INQUÉRITO VIVA: UM RELATO DE VIVÊNCIA NA VIGILÂNCIA DAS VIOLÊNCIAS E ACIDENTES DE TRÂNSITO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BATISTA, I. S. ; QUARESMA, F. ; ZICA, M. M. ; MACIEL, E. S. . Prevalência de Determinnates Sociais da Saúde de uma Comunidade Quilombola do Estado do Tocantins. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, L. G. ; BATISTA, I. S. . Exposição do Curso de Bacharelado em Enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BATISTA, I. S. ; MENDONCA, E. D. . Avaliação do Potencial Toxicológico da Embaúba (Cecropya Pachystachya). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BATISTA, I. S. ; QUARESMA, F. ; ZICA, M. M. ; MACIEL, E. S. . Prevalência de Determinates Sociais da Saúde de uma Comunidade Quilombola do Estado do Tocantins. Palmas, TO 2017 (Atenção Primária a Saúde e Epidemiologia).
-
BATISTA, I. S. ; MENDONCA, E. D. . Avaliação do Potencial Toxicológico da Embaúba (Cecropia Pachystachya). Palmas, TO: XVI Jornada Científica do CEULP/ULBRA,, 2015 (Biologia e Bioquímica).
-
BATISTA, I. S. . CAPACITAÇÃO DE INDICADORES PREVINE BRASIL: INDICADORES DO PRÉ- NATAL. 2021. .
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2020
In vivo and in vitro toxicological Cecropia pachystachya, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilton Batista Salgado Junior - Integrante / Erminiana Damiani de Mendonça - Coordenador.
-
2015 - 2016
PROICT Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/ULBRA projeto desenvolvido Avaliação toxicológica de Cecropia pachystachya, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ilton Batista Salgado Junior - Integrante / Erminiana Damiani de Mendonça - Coordenador / Carla Amorim - Integrante.
Prêmios
2018
Menção Honrosa acadêmico destaque do curso de enfermagem 2018, Coordanação do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas.
2017
Representante Discente do Colegiado do Curso de Enfermagem, Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/ULBRA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Secretaria Municipal de Saúde de PalmasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretoria de Atenção Primária e Ações de Dist, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2018
Secretaria Municipal de Saúde de PalmasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Registro de Câncer de Base Populacional, Carga horária: 30
2017 - 2018
Secretaria Municipal de Saúde de PalmasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Central de Informações Estratégicas em Vigi.
2021 - Atual
ITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS S.AVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptor da Disciplina de Saúde Coletiva, Carga horária: 8
2025 - Atual
Afya PalmasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto do Curso de Medicina, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ilton Batista Salgado Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?