Saulo Fernandes Brito

Doutorando em História da Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília. Mestre em História da Filosofia pela Universidade de Brasília, tendo realizado pesquisa sobre as inter-relações entre educação, artes liberais e filosofia, que resultou na escrita da dissertação intitulada "De e-ducere: a perspectiva das artes liberais no projeto filosófico-educacional de Hugo de São Vitor". Graduado em Licenciatura de Filosofia pela Universidade de Brasília ("O conceito de Pessoa em Romano Guardini: seus pressupostos e seus desdobramentos na ética e na educação"). Durante a graduação, realizou pesquisa de Iniciação Científica junto ao Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da Universidade de Brasília na área de Antropologia Filosófica. Foi membro-fundador do grupo de estudos que versa sobre Aspectos Fundamentais da Filosofia da Educação (Coordenado pelo Professor Doutor Bráulio Porto Tarcísio de Matos, ex-professor da Faculdade de Educação - UnB). Também é membro do Grupo de estudos de Filosofia Antiga e Medieval, coordenado pelo Professor Doutor Guy Hamelin. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Antropologia Filosófica, Teoria do Conhecimento, Ética, Educação, Metafísica e dialoga com elementos da Psicologia e Teologia. Atualmente é professor em instituições de Ensino Superior e atua como Coordenador do curso de Filosofia da FATEO (Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília). Possui experiência como palestrante em seminários temáticos com ênfase em antropologia e religião.

Informações coletadas do Lattes em 29/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia

2022 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Hugo e Ricardo de São Vitor: Uma hermenêutica da noção de 'contemplatio' no projeto filosófico-educacional da escola vitorina
Orientador: Guy Hamelin
Palavras-chave: Filosofia Medieval; Educação; Contemplação; Escola de São Vitor.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Psicologia.

Mestrado em Filosofia

2018 - 2021

Universidade de Brasília, UnB
Título: De E-ducere: A perspectiva formativa das artes liberais no projeto filosófico-educacional de Hugo de São Vitor
, Ano de Obtenção: 2021.Marcos Aurélio Fernandes.Palavras-chave: Hugo de São Vitor; Educação; Artes Liberais; Contemplação; Affectio Imaginaria.Grande área: Ciências Humanas

Especialização interrompida em 2019 em Psicopedagogia

2018 - Atual

Essência Centro de Desenvolvimento Humano e Pesquisa
Ano de interrupção: 2019

Especialização interrompida em 2019 em Psicanálise Clínica

2018 - Atual

Essência Centro de Desenvolvimento Humano e Pesquisa
Ano de interrupção: 2019

Graduação em Licenciatura em Filosofia

2013 - 2017

Universidade de Brasília, UnB
Título: O conceito de Pessoa em Romano Guardini: seus pressupostos e seus desdobramentos na ética e na educação.
Orientador: Marcos Aurélio Fernandes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Projeção

Formação complementar

2021 -

Extensão universitária em Psicologia e as Formas da Personalidade Humana. (Carga horária: 80h). , Instituto IM, CIM, Brasil.

2013 -

Catecismo da Igreja Católica - Credo Apostólico. (Carga horária: 15h). , Instituto Bento XVI, IBXVI, Brasil.

2022 - 2022

A Cosnciência de Imortalidade. (Carga horária: 15h). , Seminário de Filosofia, SF, Estados Unidos.

2021 - 2021

A Formação da Personalidade. (Carga horária: 15h). , Seminário de Filosofia, SF, Estados Unidos.

2019 - 2019

Síntese Antropológico-psicológica e Seus Símbolos. (Carga horária: 24h). , Instituto IM, IIM, Brasil.

2019 - 2019

Escola de Formação de Líderes. (Carga horária: 24h). , Instituto Liberdade e Comunidade, LIBCOM, Brasil.

2019 - 2019

Introdução à ontologia de Ser Finito e Ser Eterno. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2018 - 2018

Curso A Vida Humana - Módulo III. (Carga horária: 5h). , A Vida Humana, VH, Brasil.

2018 - 2018

Curso A Vida Humana - Módulo II. (Carga horária: 5h). , A Vida Humana, VH, Brasil.

2017 - 2017

Curso A Vida Humana - Módulo I. (Carga horária: 4h). , A Vida Humana, VH, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Introdução à Filosofia Tomista. (Carga horária: 6h). , Instituto SRP, ISRP, Brasil.

2016 - 2016

Filosofia da Mulher. (Carga horária: 11h). , A Vida Humana, VH, Brasil.

2015 - 2015

Princípios e métodos da auto-educação. (Carga horária: 15h). , Seminário de Filosofia, SF, Estados Unidos.

2015 - 2015

Teologia do Corpo. (Carga horária: 8h). , Instituto Bento XVI, IBXVI, Brasil.

2014 - 2014

Terapia das Doenças Espirituais. (Carga horária: 11h). , Instituto Bento XVI, IBXVI, Brasil.

2013 - 2014

Formação para Catequistas. (Carga horária: 60h). , Diretório Geral para Catequese - Paróquia Maria Imaculada, MI, Brasil.

2013 - 2013

Revolução e Marxismo Cultural. (Carga horária: 6h). , Instituto Bento XVI, IBXVI, Brasil.

2012 - 2012

Teologia Mística. (Carga horária: 10h). , Instituto Bento XVI, IBXVI, Brasil.

2012 - 2012

História da Igreja Antiga. (Carga horária: 20h). , Instituto Bento XVI, IBXVI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Latim

Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Grego

, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Antropologia Filosófica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teologia.

Organização de eventos

BARZOTTO, L. F. ; Cascelli, L. H. ; GERALDO, D. ; MARTINS FILHO, I.G. ; BRITO, S. F. . 700 Anos da Canonização de Santo Tomás de Aquino: A atualidade da Filosofia do Direito Natural. 2023. (Outro).

BRITO, S. F. ; BERTATO, F. . Introdução à Teologia Natural Formal. 2022. (Outro).

BRITO, S. F. . A enciclopédia filosófica de Mário Ferreira dos Santos. 2021. (Exposição).

BRITO, S. F. . A vida e filosofia de Santo Agostinho. 2021. (Exposição).

BRITO, S. F. . Predestinação vs. livre arbítrio em Santo Agostinho. 2021. (Exposição).

BRITO, S. F. . O que significa o cristianismo. 2021. (Exposição).

BRITO, S. F. . De e-ducere: a perspectiva formativa das artes liberais no projeto filosófico-educacional de Hugo de São Vitor. 2021. (Exposição).

BRITO, S. F. . V Simpósio Internacional Edith Stein. 2019. (Outro).

BRITO, S. F. . Os aspectos da Condição Sexuada segundo Julian Marias. 2017. (Exposição).

BRITO, S. F. . O conceito de Pessoa em Romano Guardini. 2016. (Exposição).

BRITO, S. F. . A universidade e o ateísmo. 2016. (Exposição).

BRITO, S. F. . O fim último do homem segundo a filosofia. 2015. (Exposição).

BRITO, S. F. . A pedagogia da Sabedoria (aspectos morais). 2015. (Exposição).

Participação em eventos

A Antropologia Metafísica de Júlian Marias.A Antropologia Metafísica de Júlian Marias. 2022. (Outra).

O papel da imaginação como preparação para a contemplação em Ricardo de São Vitor. O papel da imaginação como preparação para a contemplação em Ricardo de São Vitor. 2022. (Exposição).

Workshop sobre Sofrimento.A Perspectiva do Sofrimento a partir da Filosofia. 2022. (Outra).

Introdução à pessoa e obra de São João Henry Newman: Introdução geral e Apologia Pro Vita Sua. 2020. (Congresso).

Introdução à pessoa e obra de São João Henry Newman: O desenvolvimento da doutrina cristã.. 2020. (Congresso).

Introdução a São João Henry Newman: A ideia de uma universidade e A gramática do assentimento.. 2020. (Congresso).

I Simpósio Virtual de Filosofia e Teologia do Instituto Santa Cruz e PUC Goiás. 2020. (Seminário).

XII Semana Acadêmica dos cursos de Filosofia (Instituto de Filosofia Santa Cruz) e Teologia (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). 2020. (Seminário).

Cuestiones abiertas sobre el distanciamiento entre Edith Stein y Edmund Husserl. 2019. (Simpósio).

Curso de Desenvolvimento Pessoal. Os Quatro Temperamentos e a Personalidade Humana. 2019. (Exposição).

Edith Stein e o sofrimento a partir de suas cartas. 2019. (Simpósio).

II Simpósio Internacional: Transhumanismo: Ficção ou uma noca ideologia teconocrática? Reflexões para um discernimento cristão. 2019. (Simpósio).

Psicologia Tomista. 2019. (Exposição).

Quinta Cultura: A cidade de Washington, D.C..Quinta Cultura: A cidade de Washington, D.C.. 2019. (Encontro).

V Simpósio Internacional Edith Stein.A teoria contemplativa educacional: um diálogo entre Josef Pieper e Edith Stein. 2019. (Simpósio).

A questão da verdade no mundo secularizado. Rumo a qual humanismo?. 2018. (Simpósio).

Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília.De anima de Aristóteles: fundamentos e características para a compreensão da alma. 2018. (Encontro).

Prologando Kierkegaard. 2018. (Outra).

A extensão do divino, uma análise do argumento ontológico de Gödel em S5u. 2017. (Encontro).

A Filosofia e os 500 anos da Reforma Protestante: Pressupostos e desdobramentos.Filosofia no Brasil: Intelectuais e suas contribuições. 2017. (Encontro).

O argumento teleológico: uma ponte possível entre ciência e religião Cristã. 2017. (Encontro).

Quinta Cultura: Les Miresables a peça. 2017. (Exposição).

22 Congresso de Iniciação Científica da UnB - Sustentabilidade: O futuro em nossas mãos.. Antropologia Filosófica E Cristianismo: A Noção De Pessoa E O Seu Desenvolvimento Histórico No Pensamento Ocidental.. 2016. (Congresso).

I Semana pela Liberdade. 2016. (Congresso).

Quinta Cultura: Considerações sobre alguns sistemas de escrita. 2016. (Exposição).

Quinta Cultura: Kandinsky - Vida e Obras. 2016. (Exposição).

Simpósio Internacional da UnB sobre Fenomenologia e Religião.. 2016. (Simpósio).

Quinta Cultura: A paixão segundo GH. 2015. (Exposição).

Quinta Cultura: Vida & obra de Roger Scruton. 2015. (Exposição).

II Jornada de Literatura e Espiritualidade. 2014. (Congresso).

IV Colóquio Nietzsche. 2014. (Simpósio).

Quinta Cultura: 1984 - George Orwell. 2014. (Exposição).

Participação em bancas

Aluno: Rubens Júnior de Oliveira Sousa

BRITO, S. F.CRUZ, M. P.; BGESKOV, N. O.. O Desapego dos Bens Materiais como Aporte para Alcançar a Felicidade em Sêneca. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília.

Aluno: Lucas Henrique Oliveira Rodrigues

BRITO, S. F.CRUZ, M. P.; CAMELO, E. R.. Conceito de Felicidade em Santo Agostinho: Felicidade como Posse do Bem Imutável. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília.

Aluno: MARCELO DA SILVA GONÇALVES

BRITO, S. F.; CARVALHO, M. V. R.; INACIO, F.. O amor pela Sapiência: A identidade da Filosofia no Didascalicon de Hugo de São Vitor. 2022 - Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás.

Orientou

Alison Gabriel Evangelista Rodrigues da Silva

Sócrates: Entre a Crítica aos Sofistas e a Ideia de Virtude; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Deividy Fernandes Félix

Por uma Vida Refletida: A Doutrina-Ética Socrática no Conceito Platônico de Filósofo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Adonnay Diego Araujo da Silva

A Conversão da Alma à Verdade: A Jornada da 'Psiquê' Rumo à Eternidade do 'Eidos' em Platão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Bruno Lucas da Silva Barbosa

A Excelência da Alma em Aristóteles: O Desenvolvimento Humano e as Virtudes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Matheus Andrade Saraiva de Moura

O Conhecimento como Caminho à Contemplação da Sapiência Segundo Hugo de São Vitor; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Gabriel Alves de Sousa

Crítica ao Racionalismo a partir da visão Realista de G; K; Chesterton; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Mychell Medina Mendes da Silva

A Educação como itinerário para a restauração do homem segundo Hugo de São Vitor; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Gabriel Novais Silva

A influência neoplatônica na percepção do sumamente belo mediante a exterioridade e interioridade do homem em Santo Agostinho; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Rudson Domingos Bueno

O cogito de Santo Agostinho e Rene Descartes: um debate rumo à verdade; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Esdras Pedroso Ribeiro

A pessoa humana em questão: um debate entre a visão singeriana e uma abordagem tomista; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Flávia Soares da Silva

A mulher como símbolo nas escrituras e na obra de Santa Edith Stein; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Luis Fernando Pereira Fagundes de Oliveira

O conhecimento de Deus a partir de Santo Tomás de Aquino; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Geovano dos Santos

A Construção da Pessoa Humana em Edith Stein: Uma Antropologia Metafísica do Ser; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Pablo Araújo

A Pedagogia de Paulo Freire: Uma Avaliação Crítica; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Fabio Oliveira

O Conhecimento (gnosis) das Ideologias e das Massas: Um Intinerário para a compreensão da psicologia do subsdesenvolvimento; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima; Orientador: Saulo Fernandes Brito;

Produções bibliográficas

  • BRITO, S. F. . A Humildade como Princípio do Aprendizado Segundo Hugo de São Vitor. BRASILIENSIS , v. 11, p. 55-84, 2022.

  • BRITO, S. F. . Da pessoa, sua estrutura e relação segundo Romano Guardini. BRASILIENSIS , v. 7, p. 20, 2019.

  • BRITO, S. F. ; OLIVEIRA, V. H. P. ; MATOS, B. T. P. . A Noção de Verdade Segundo Santo Tomás de Aquinp. AQUINATE (NITERÓI) , v. 14, p. 40, 2018.

  • BRITO, S. F. ; FERNANDES, M. . Antropologia Filosófica e Cristianismo: a noção de pessoa e seu desenvolvimento histórico no pensamento ocidental. In: 22 Congresso de Iniciação Científica da UnB., 2016, Brasília. Sustentabilidade: O futuro em nossas mãos., 2016. v. 2. p. 784-784.

  • BRITO, S. F. ; OLIVEIRA, V. H. P. . Da Metafísica Clássica: as contribuições de Tomás de Aquino acerca da Substância aristotélica. In: XXV Semana de Filosofia & XX Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação, 2018, Goiânia. XXV Semana de Filosofia & XX Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação, 2018.

  • BRITO, S. F. ; OLIVEIRA, V. H. P. . Conceitos Filosóficos na Literatura: traços do absurdismo nas Memórias do subsolo. In: XXV Semana de Filosofia & XX Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação, 2018, Goiânia. XXV Semana de Filosofia & XX Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação, 2018.

  • BRITO, S. F. . De anima de Aristóteles: fundamentos e características para a compreensão da alma. In: Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília, 2018, Brasília. Caderno do Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília ? ENPGFIL UNB. Brasília: Universidade de Brasília, 2018. v. 5ª. p. 22-98.

  • BRITO, S. F. ; ZÓZIMO, F. . Filosofia no Brasil: intelectuais e suas contribuições. In: A Filosofia e os 500 anos da Reforma Protestante: Pressupostos e desdobramentos, 2017, Brasília. A Filosofia e os 500 anos da Reforma Protestante: Pressupostos e desdobramentos. Brasília: Universidade de Brasília, 2017. v. 4. p. 48-48.

  • BRITO, S. F. . Masculindade no Século XXI. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, S. F. . Filosofia e Educação dos Filhos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, S. F. ; REIS, C. . Os Quatro Temperamentos e a Personalidade Humana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, S. F. . A Teoria Contemplativa Educacional: Um Diálogo Entre Josef Pieper e Edith Stein. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, S. F. . De anima de Aristóteles: fundamentos e características para a compreensão da alma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, S. F. ; ZÓZIMO, F. . Filosofia no Brasil: intelectuais e suas contribuições. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, S. F. ; FERNANDES, M. . Antropologia Filosófica E Cristianismo: A Noção De Pessoa E O Seu Desenvolvimento Histórico No Pensamento Ocidental.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUENO, Rudson D. ; BRITO, S. F. . Prefácio. Rio de Janeiro, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRITO, S. F. ; MATOS, B. T. P. . Programas Inspirados em Freire nos Estados Unidos e em Porto Rico: Uma Avaliação Crítica. Washington, D.C.: Fund for the Improvement of Postsecundary Education, 2019. (Tradução/Livro).

  • BRITO, S. F. ; OLIVEIRA, V. H. P. . Uma Refutação do Relativismo Moral. Rio de Janeiro: Aquinate, 2018. (Tradução/Artigo).

  • BRITO, S. F. . Declaração dos Direitos dos Acadêmicos, 2018. (Tradução/Artigo).

  • BRITO, S. F. . Declaração dos Princípios da Liberdade e da Carreira Acadêmica de 1940 - Com Comentários Interpretativos de 1970, 2018. (Tradução/Artigo).

  • BRITO, S. F. . Relatório Geral do Comitê em Liberdade e Carreira Acadêmica - Apresentado na Reunião Anual da Associação, 2018. (Tradução/Artigo).

  • BRITO, S. F. . Notas sobre o Escola sem Partido (Parte 1) 2016 (Artigo).

  • BRITO, S. F. . O Insuportável Brilho da Escola - Olga Pombo 2015 (Artigo).

  • BRITO, S. F. . O Ensino Filosófico (Parte I) 2015 (Artigo).

  • BRITO, S. F. . Esclarecimento (Aufkärung) e Ensino: um debate a ser feito 2015 (Artigo).

  • BRITO, S. F. . O Ensino Filosófico (Parte II) 2015 (Artigo).

Outras produções

CRUZ, M. P. ; BRITO, S. F. ; OLIVEIRA, V. H. P. . Além da Notícia. 2019.

BRITO, S. F. . A Filosofia e Cosmovisão Cristã. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, S. F. . Projeto Paidéia - PIBID Filosofia UnB. 2015. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Grupo de Estudos de Julian Marias, Descrição: O presente projeto pretende investigar as obras do filósofo espanhol Julian Marias. O filósofo possui uma profícua analise do que chamou de 'mapa do mundo pessoal', deste modo, pretendemos esmiuçar as contribuições de seu pensamento em confronto com a própria vida, identificando, analisando, compreendendo cada um dos aspectos que compõe a vida humana. O raciovitalismo iniciado por Ortega y Gasset desempenha uma importante contribuição para esse método herdado por Júlian Marias, sendo assim, abordar os demais autores da escola de Madrid tem como intuito compreender ainda melhor o impacto da obra do filósofo Júlian Marias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Saulo Fernandes Brito - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Medieval, Descrição: Trata-se de seguir a evolução do pensamento antigo a partir dos primeiros pré-socráticos até o fim da Antiguidade latina ocidental. Não há, em princípio, restrição de autores e de temas a serem estudados, mas os pensadores e as questões seguintes são privilegiados: Platão, Aristóteles, Epicuro, os estoicos, Cícero, Agostinho e Boécio; metafísica, ontologia, lógica, psicologia, teoria do conhecimento e ética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Saulo Fernandes Brito - Coordenador / Guy Hamelin - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Antropologia filosófica e cristianismo: a noção de pessoa e o seu desenvolvimento histórico no pensamento ocidental., Descrição: A pesquisa foi motivada por uma tentativa de análise do que seja a pessoa, que, para muitos filósofos, é expressão última da realidade humana e onde reside a sua essência. Neste mesmo propósito a noção nos aparece como o fundamento para compreender a existência em sua totalidade, a partir do momento em que a negamos, negamos o homem. Por isso pretendemos analisar os principais aspectos que nortearam o conceito e demonstrar a importância deste para a civilização ocidental, na esperança de que, compreendendo aquilo que deve ser conservado, possa nos alertar para o perigo em que nós nos lançamos quando esquecemos da dignidade de cada ser humano pessoal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saulo Fernandes Brito - Integrante / Marcos Aurélio Fernandes - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    O conceito de pessoa em Romano Guardini: seus pressupostos e seus desdobramentos na ética e na educação., Descrição: A nossa proposta é apresentar, de modo introdutório, algumas noções que se desenvolveram acerca do conceito de pessoa na civilização ocidental, que por sua vez foram importantes para o pensamento de Romano Guardini. Seguir-se-á uma análise pormenorizada desse conceito para nosso autor, que embebido dessa tradição, apresenta uma forma bastante coerente e autêntica de pensar a pessoa. Pretendemos demonstrar o conceito que Guardini produziu tentando esclarecer o estatuto ontológico no qual se insere novamente o debate acerca da substância pessoal e o modo como podemos afirmá-la. Para isso, apresentaremos os modos constitutivos da pessoa e suas características. É nossa pretensão demonstrar também a importância que há na noção de ética para Guardini, entendendo esta como o desenvolvimento integral da pessoa. Tentaremos evidenciar a consideração que o nosso autor tece sobre educação, e como esta é a maneira adequada de formar as pessoas em seu sentido próprio e em suas relações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Saulo Fernandes Brito - Coordenador / Marcos Aurélio Fernandes - Integrante.

  • 2005 - Atual

    Projeto do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da Universidade de Brasília, Descrição: Este grupo de pesquisa foi fundado em 2004 e reúne pesquisadores e estudantes principalmente do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília para indagar o fenômeno religioso do ponto de vista filosófico. Através das suas pesquisas, seminários e publicações, pretende começar a preencher a lacuna nessa área do saber na UnB e despertar interesse numa colaboração interdisciplinar. O GPFR organizou o I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião em 2005, o III Congresso em 2009, uma Semana de Filosofia na UnB em novembro de 2008 sobre ateísmo moderno, e organizará também o VI Congresso em outubro de 2015. Além das sessões de apresentações de seminários a cada três semanas durante o período letivo e de eventos de alcance nacional e internacional, o grupo também promove estudos aprofundados de textos fundamentais da área, coordena projetos de iniciação científica e mantém contatos com outros grupos do gênero, por meio da Associação Brasileira de Filosofia da Religião, que tem sede atualmente na UnB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Saulo Fernandes Brito - Integrante / Marcos Aurélio Fernandes - Coordenador / Agnaldo Cuoco Portugal - Integrante / Scott Randall Paine - Integrante / Hubert Jean-François Cormier - Integrante / Marcio Gimenes de Paula - Integrante.

Prêmios

2022

Paraninfo, Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília.

2021

Mestre em Filosofia, Universidade de Brasília.

2021

Paraninfo, Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima.

2017

Graduado em Filosofia, Universidade de Brasília.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitoria de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitor da disciplina 'Introdução à História da Filosofia'. Sob a orientação da profª. drª. Raquel Imanishi Rodrigues.

2016 - 2016

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitoria de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitor da disciplina 'Filosofia Antiga'. Sob a orientação do prof. dr. Rodolfo Pais Nunes Lopes.

2015 - 2016

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador de Iniciação Científica.

2015 - 2015

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitoria de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitor da disciplina 'Filosofia Moderna'. Orientação: prof. dr. Hubert Jean-François Cormier.

2015 - 2016

Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor-monitor de filosofia para alunos do ensino médio através do PIBID. Sob orientação do prof. dr. Pedro Ergnaldo Gontijo. E supervisão do prof. Antônio Kubitschek de Oliveira.

Atividades

  • 07/2016 - 11/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Cine-PAS: discussões das obras áudio-visuais do programa de avaliação seriada 3ª etapa (II)

  • 02/2016 - 05/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Raízes da cultura brasileira contemporânea

  • 02/2016 - 05/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, O problema da verdade e a verdade do problema

  • 07/2015 - 11/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Cine-PAS: discussões das obras áudio-visuais do programa de avaliação seriada 3ª etapa

2015 - 2016

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Iniciação Científica, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Plano de trabalho intitulado " Antropologia Filosófica e Cristianismo: a noção de pessoa e seu desenvolvimento histórico no pensamento ocidental". (Artigo final não publicado) Orientado pelo prof. dr. Marcos Aurélio Fernandes.

2019 - Atual

Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 10

Atividades

  • 07/2023

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, História da Filosofia Medieval

  • 02/2022

    Direção e administração, Graduação em Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Graduação em Filosofia.

  • 02/2023 - 06/2023

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Teoria do Conhecimento, História da Filosofia Antiga

  • 07/2022 - 12/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, História da Filosofia Medieval

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga., Teoria do Conhecimento

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval, Teoria do Conhecimento

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga, Teoria do Conhecimento

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

2019 - 2020

Seminario Maior Nossa Senhora de Fátima

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2020 - 12/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Filosofia da Arte

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Conhecimento, Estética e Filosofia da Arte

  • 04/2019 - 06/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

2019 - Atual

SEMINÁRIO MAIOR JESUS BOM PASTOR

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 10

Atividades

  • 07/2023

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval, Filosofia da Educação, Teologia Natural

  • 02/2023 - 06/2023

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Método de Estudos, História da Filosofia Antiga, Seminário de Filosofia

  • 07/2022 - 11/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval, Lógica II

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Moderna, Introdução ao Método de Estudos, Lógica I

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval, Teoria do Conhecimento

  • 02/2021 - 07/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, História da Filosofia Antiga, Introdução ao Método de Estudos

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval, Lógica

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia Científica, Filosofia da Educação

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga, Introdução ao Método de Estudos

2020 - 2021

Centro de Ensino Médio 01 do Guará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2020

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2022 - Atual

Instituto São Boaventura

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 4

Atividades

  • 07/2023

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 02/2023 - 06/2023

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Conhecimento

  • 07/2022 - 12/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 03/2022 - 06/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Conhecimento