Gabriela de Araújo Albuquerque
Professora do curso de Engenharia Biomédica (UFRN). Doutora em Engenharia Elétrica e Computação (UFRN). Mestre em Neuroengenharia pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IINELS-ISD). Graduada em Engenharia Biomédica pela UFRN. Especialista em Engenharia Clínica pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba. Pesquisadora do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Tem interesse na área de processamento inteligente da informação, neuroengenharia, instrumentação hospitalar, eletrônica e educação permanente.
Informações coletadas do Lattes em 17/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Elétrica
2020 - 2023
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Machine Learning Aplicado a Triagem de Osteoporose: modelo baseado na atenuação de ondas eletromagnéticas
Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim.
Mestrado em Neuroengenharia
2019 - 2020
Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra
Título: Proposta de controle mioelétrico de prótese com feedback tátil, Ano de Obtenção: 2020
Fabrício Lima Brasil.
Especialização em Engenharia Clínica
2017 - 2019
faculdade de tecnologia de curitiba
Título: A IMPORTÂNCIA DE UM NOVO EQUIPAMENTO MÉDICO PARA MEDIR DENSIDADE ÓSSEA NO BRASIL
Orientador: Agnaldo Souza Cruz
Graduação em Engenharia Biomédica
2017 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação do desempenho do processo de produção de cursos do AVASUS
Orientador: Karilany Dantas Coutinho
Formação complementar
2018 - 2018
Confecção de Placa de Circuito Impresso. (Carga horária: 4h). , Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, IINELS, Brasil.
2018 - 2018
Prototipagem na Neuroengenharia: do Scratch à Aplicação. (Carga horária: 2h). , Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, IINELS, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Férias de Neurociência e Cognição. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2018 - 2018
Treinamento em Computação Acelerada - NVIDIA. (Carga horária: 3h). , Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, IINELS, Brasil.
2018 - 2018
Advanced Techniques for Medical Image Processing. (Carga horária: 4h). , Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, CBEB, Brasil.
2017 - 2017
Formação em EAD. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Conversation club. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Minicurso de arduino. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia biomédica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Neuroengenharia.
Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Bioética.
Participação em eventos
2nd International Webinar on Biomaterials and Biomedical Engineering - (Hybrid Event). ?Osseus: A method based on artificial intelligence and electromagnetic waves for ancillary diagnosis of osteoporosis. 2022. (Congresso).
VI Simpósio de Neuroengenharia.Proposta de controle mioelétrico de prótese com feedback tátil. 2019. (Simpósio).
II Conferência Internacional de Inovação em Saúde.Avaliação do desempenho do processo de produção de cursos do AVASUS. 2018. (Outra).
II Semana de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. (Outra).
II Simpósio de Inovação em Engenharia Biomédica.PalmPress: Um dispositivo de baixo custo para o auxílio na avalia- ção baropodométrica. 2018. (Simpósio).
Minicurso InVesalius. 2018. (Outra).
Minicurso Modelagem e Prototipagem. 2018. (Outra).
VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE QUALIDADE E SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. 2018. (Outra).
V simpósio de Neuroengenharia. 2018. (Simpósio).
Workshop Tecnologia 3D na Saúde. 2018. (Outra).
XXIV SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN. Juntos por uma sociedade mais justa e humana.. 2018. (Exposição).
XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA. OPENBIMED: PROTEÇÃO AOS DADOS DO PACIENTE E CONTRIBUIÇÃO À COMUNIDADE CIENTÍFICA E ACADÊMICA. 2018. (Congresso).
I Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde.OPENBIMED: o benefício do banco de imagens médicas anonimizadas para a comunidade acadêmico-científica. 2017. (Outra).
I Semana de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. (Outra).
IV Simpósio de Neuroengenharia... 2017. (Simpósio).
OFICINA SOBRE IMPLICAÇÕES DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E O MARCO CIVIL DA INTERNET EM SOLUÇÕES MEDIADAS POR TICs: OLHANDO PARA O LAIS.Lei de Acesso a informação aplicada ao OpenPacs. 2017. (Oficina).
Simpósio de Inovação em Engenharia Biomédica.OpenBimed: Banco de Imagens Médicas anonimizadas para a comunidade científica e acadêmica. 2017. (Simpósio).
III Oficina do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS.AVASUS. 2016. (Oficina).
I SEMINÁRIO NORTE-RIO-GRANDENSE DE TELESSAÚDE.Telessaúde. 2014. (Seminário).
Participação em bancas
ALBUQUERQUE, G. A.; NETTO, S. P. N.; Filho, G. M.. Implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na USF DR. Gustavo Henrique Lopes Pinheiro: projeto de intervenção. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; NETTO, S. P. N.; Filho, G. M.. MONITORAMENTO DE NOTIFICAÇÃO DE CASOS DA COVID-19 NOS ESTADOS DO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; MORAIS, E. K. L.; MORAIS, P. S. G.. EXPERIÊNCIAS DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE MÉDIA COMPLEXIDADE. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; MORAIS, P. S. G.; MORAIS, E. K. L.. UTILIZAÇÃO DO E-SUS PEC: RELATO DE EXPERIÊNCIA VISANDO SUA OTIMIZAÇÃO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; HOLANDA, L. J.; ARAUJO, L. S.. PROPOSTA DE SISTEMA PARA REGISTRO DE NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS POR CAUSAS EXTERNAS COM BASE NA PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL PSICÓLOGO NO HOSPITAL REGIONAL DE CÁCERES- MT EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; FERNANDES, F. R. S.; CAITANO, A. R.. OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; CUNHA, J. A.; MELO, L. P.. O POTENCIAL DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; ALMEIDA, M. C. D.; RABELO, H.. UTILIZAÇÃO DA TELESSAÚDE POR ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE REVISÃO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; MORAIS, P. S. G.; GENDRIZ, I. S.. IMPLANTAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA AS REQUISIÇÕES DE ANÁLISE DE PEÇAS CIRÚRGICAS EM UMA MATERNIDADE ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; MOURA, J. C. C.; GENDRIZ, I. S.. PROPOSTA DE UNIFICAÇÃO DO USO DE FERRAMENTAS DE INFORMÁTICA APLICADAS POR EQUIPES ASSISTENCIAIS DE SAUDE DO HOSPITAL UNIVERSTÁRIO ONOFRE LOPES. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; NETTO, S. P. N.; NAGEM, D. A. P.. OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA POR COVID-19. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, G. A.; RABELO, H.; MONTEIRO, B. R.. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE RELACIONADO À FEBRE REUMÁTICA: UM MODELO DE SUCESSO NO USO DA INFORMÁTICA EM SAÚDE.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. W. O.;ALBUQUERQUE, G. A.. .SOFTWARE DE IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE GLAUCOMA POR SEGMENTAÇÃO DE IMAGEM.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.
Orientou
Análise da mudança do perfil epidemiológico dos internamentos de pacientes pediátricos em um hospital não referência para COVID entre 2019 e 2021; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
MODELO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA UNIDADE HOSPITALAR GISELDA TRIGUEIRO - RN: PROJETO PILOTO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
TECNOLOGIA EM SAÚDE PARA O APRIMORAMENTO DA GESTÃO DO TRABALHO NA AUDITORIA DE ENFERMAGEM; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
Caracterização dos casos notificados de violência interpessoal/autoprovocada em município de pequeno porte cearense; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM HOSPITAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE DO RN; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
ANÁLISE DO FLUXO DE EXAMES DO PEZINHO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO PLANALTO DO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES E PROPOSTA DE UM SISTEMA DE CONTROLE INTERNO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
Implantação de um sistema de regulação de leitos durante a pandemia de covid-19: um relato de experiência; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
Implementação de um Portal Web da Vigilância em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
O uso da ciência de dados para realização da transformação digital no processo de Classificação de Risco no Hospital Universitário de Lagarto; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
Campanha de doação de medula óssea: análise de vídeos no YouTube; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
A MOROSIDADE DO SUS NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE NATAL: Um estudo de caso na U; S; F; Planalto; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
IMPACTO DA TELEMEDICICINA NO USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CERRITO - SC, COM BASE NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E-SUS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
Avaliação do sistema de vigilância das conjuntivites, estado de São Paulo no período de 2007 a 2020; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
DASHBOARD DE PERFORMANCE PARA MONITORAMENTO DOS CASOS DE SAR-COV-2 DE UM HOSPITAL PÚBLICO ESTADUAL NO PARÁ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
A IMPORT NCIA DO PAINEL DE PREÇOS PARA AS LICITAÇÕES PÚBLICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO UNIVERSITÁRIO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
A TELEASSISTÊNCIA DESENVOLVIDA PELO NÚCLEO DE TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA DE APOIO À ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO TÉCNICO CIENTÍFICO DE TELESSAÚDE DA BAHIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE COMO EIXO NORTEADOR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES PARA A TOMADA DE DECISÃO NO MUNICÍPIO DE PEDRAS DE FOGO/PB; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
SISTEMAS INFORMATIZADOS NA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO E-SUS AB NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
REDUÇÃO DE CUSTOS HOSPITALARES A PARTIR DO USO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS NO FLUXO DE TRABALHO DE UM SERVIÇO DE FARMÁCIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gabriela de Araújo Albuquerque;
Produções bibliográficas
-
ALBUQUERQUE, GABRIELA A. ; CARVALHO, DIONÍSIO D. A. ; CRUZ, AGNALDO S. ; SANTOS, JOÃO P. Q. ; MACHADO, GUILHERME M. ; GENDRIZ, IGNÁCIO S. ; FERNANDES, FELIPE R. S. ; BARBALHO, INGRIDY M. P. ; SANTOS, MARQUIONY M. ; TEIXEIRA, CÉSAR A. D. ; HENRIQUES, JORGE M. O. ; GIL, PAULO ; NETO, ADRIÃO D. D. ; CAMPOS, ANTONIO L. P. S. ; LIMA, JOSIVAN G. ; PAIVA, JAILTON C. ; MORAIS, ANTONIO H. F. ; LIMA, THAISA SANTOS ; VALENTIM, RICARDO A. M. . Osteoporosis screening using machine learning and electromagnetic waves. Scientific Reports , v. 13, p. 12865, 2023.
-
Albuquerque, Gabriela ; FERNANDES, FELIPE ; BARBALHO, INGRIDY M. P. ; BARROS, DANIELE M. S. ; MORAIS, PHILIPPI S. G. ; MORAIS, ANTÔNIO H. F. ; SANTOS, MARQUIONY M. ; GALVÃO-LIMA, LEONARDO J. ; SALES-MOIOLI, ANA ISABELA L. ; SANTOS, JOÃO PAULO Q. ; GIL, PAULO ; HENRIQUES, JORGE ; TEIXEIRA, CÉSAR ; LIMA, THAISA SANTOS ; COUTINHO, KARILANY D. ; PINTO, TALITA K. B. ; VALENTIM, RICARDO A. M. . Computational methods applied to syphilis: where are we, and where are we going?. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH , v. 11, p. 01, 2023.
-
VALENTIM, RICARDO A. M. ; CALDEIRA-SILVA, GLEYSON J. P. ; DA SILVA, RODRIGO D. ; ALBUQUERQUE, GABRIELA A. ; DE ANDRADE, ION G. M. ; SALES-MOIOLI, ANA ISABELA L. ; PINTO, TALITA K. DE B. ; MIRANDA, ANGÉLICA E. ; GALVÃO-LIMA, LEONARDO J. ; CRUZ, AGNALDO S. ; BARROS, DANIELE M. S. ; RODRIGUES, ANNA GISELLE C. D. R. . Stochastic Petri net model describing the relationship between reported maternal and congenital syphilis cases in Brazil. BMC Medical Informatics and Decision Making , v. 22, p. 40, 2022.
-
Albuquerque, Gabriela ; CRUZ, AGNALDO ; CARVALHO, DIONÍSIO ; MAYRINK, NADJA ; PINHEIRO, BRUNO ; CAMPOS, ANTONIO ; LIMA, JOSIVAN GOMES ; HENRIQUES, JORGE ; VALENTIM, RICARDO . A method based on non-ionizing microwave radiation for ancillary diagnosis of osteoporosis: a pilot study. Biomedical Engineering Online , v. 21, p. 1-14, 2022.
-
FERREIRA, MATHEUS A. C. ; CARVALHO, DIONÍSIO D. A. ; CRUZ, AGNALDO S. ; COUTINHO, KARILANY D. ; OLIVEIRA, CARLOS A. P. ; MORAIS, ANTONIO H. F. ; SANTOS, JOÃO PAULO Q. ; MAYRINK, NADJA N. V. ; GALVÃO-LIMA, LEONARDO J. ; SALES-MOIOLI, ANA ISABELA L. ; BARROS, DANIELE M. S. ; ALBUQUERQUE, GABRIELA A. ; ALVES, LUCA P. C. F. ; TEIXEIRA, CÉSAR A. D. ; HENRIQUES, JORGE M. O. ; GIL, PAULO ; GUSMÃO, CRISTINE M. G. ; VALENTIM, RICARDO A. M. . Development of technologies to support the diagnosis of infectious diseases and cancer to support the primary health care. RESEARCH ON BIOMEDICAL ENGINEERING , v. 1, p. 1-9, 2022.
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; YANAGUIBASHI, E.A. ; SOUZA, L.C. ; SANTOS, S. S. ; REGO, Y. L. S. . . PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE E CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE EM SAÚDE: AVANÇOS QUE VISAM MAIOR SEGURANÇA DOS DADOS MÉDICOS.. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 7, p. 18-31, 2017.
-
ZORKOT, M. ; SANTOS, A. A. ; NETTO, S. P. N. ; QUEIROZ, J. P. G. ; SPINELLI, B. G. ; ALBUQUERQUE, G. A. ; SANTANA, F. E. ; MORYA, E. ; BRASIL, F. L. . AVANÇOS DA INTERNET DAS COISAS MÉDICAS NA SAÚDE E NEUROENGENHARIA. In: Cicília Raquel Maia Leite;Célia Aparecida dos Reis;Pedro Canisio Binsfeld;Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa. (Org.). Novas tecnologias aplicada à saúde : inovação, internet das coisas, horizontes e desafios. 1ed.Mossoró: EDUERN, 2021, v. 1, p. 15-42.
-
Silva, Camille Reátegui ; de Araújo, Rommel Soares ; Albuquerque, Gabriela ; Moioli, Renan Cipriano ; Brasil, Fabrício Lima . Interfacing Brains to Robotic DevicesA VRPN Communication Application. IFMBE Proceedings. 2ed.: Springer Singapore, 2019, v. , p. 597-603.
-
LIMA, D. F. ; ALBUQUERQUE, G. A. ; ALVES, N. S. ; DANTAS, M. C. R. ; GUERRA, P. V. A. . OPENBIMED: Banco de imagens médicas anonimizadas para a comunidade científica e acadêmica. O RN à luz da inovação para o mundo. 1ed.: , 2018, v. , p. 1-506.
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; SIDRIM, M. L. ; Coutinho, K. D. ; VALENTIM, R. A. M. . Avaliação do desempenho do processo de produção de cursos do AVASUS. In: 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, 2019, Natal. Anais da 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, 2019.
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; ALVES, N. S. ; LIMA, D. F. ; GUERRA, P. V. A. ; DANTAS, M. C. R. ; VALENTIM, R. A. M. . OPENBIMED: O BENEFÍCIO DO BANCO DE IMAGENS MÉDICAS ANONIMIZADAS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICA. In: I conferência Internacional de inovação tecnológica em saúde, 2018, Natal. Anais da 1ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica. Natal: SEDIS/UFRN, 2018.
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; YANAGUIBASHI, E.A. ; SOUZA, L.C. ; REGO, Y. L. S. ; SANTOS, S. S. . PalmPress: Um dispositivo de baixo custo para o auxílio na avaliação baropodométrica. In: II Simpósio de Inovação em Engenharia Biomédica, 2018, Recife. Anais do II Simpósio de Inovação em Engenharia Biomédica - SABIO 2018, 2018.
-
SILVA, C. R. ; ARAUJO, R. S. ; MOIOLI, R. C. ; BRASIL, F. L. ; ALBUQUERQUE, G. A. . INTERFACING BRAINS TO ROBOTIC DEVICES - A VRPN COMMUNICATION APPLICATION. In: XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018, Búzios - RJ. XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018.
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; LIMA, D. F. ; ALVES, N. S. ; GUERRA, P. V. A. ; DANTAS, M. C. R. ; VALENTIM, R. A. M. . OPENBIMED: PROTEÇÃO AOS DADOS DO PACIENTE E CONTRIBUIÇÃO À COMUNIDADE CIENTÍFICA E ACADÊMICA. In: XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018, Búzios - RJ. XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018.
-
BRASIL, F. L. ; MORAIS JUNIOR, A. M. C. ; SANTOS, R. C. A. ; ARAUJO, R. S. ; NETTO, S. P. N. ; ALBUQUERQUE, G. A. . Triplo-E - Sistema de baixo custo para aquisição e transmissão de biopotenciais. In: V simpósio de Neuroengenharia, 2018, Natal. Anais do V simpósio de Neuroengenharia, 2018.
-
ALBUQUERQUE, G. A. . Acionamento e controle de próteses utilizando Interface Homem Máquina. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; BRASIL, F. L. . Proposta de controle mioelétrico de prótese com feedback tátil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; SIDRIM, M. L. ; Coutinho, K. D. ; VALENTIM, R. A. M. . Avaliação do desempenho do processo de produção de cursos do AVASUS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; ALVES, N. S. ; LIMA, D. F. ; GUERRA, P. V. A. ; DANTAS, M. C. R. ; VALENTIM, R. A. M. . OPENBIMED: O BENEFÍCIO DO BANCO DE IMAGENS MÉDICAS ANONIMIZADAS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Osseus - Sistema para auxílio no diagnóstico de doenças osteometabólicas, Descrição: Estudo para desenvolvimento em escala industrial, validação pré-clínica e homologação do Osseus - dispositivo biomédico para auxílio no diagnóstico de doenças osteometabólicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Gabriela de Araújo Albuquerque - Integrante / Agnaldo Souza Cruz - Coordenador.
-
2017 - 2019
Controle cerebral de próteses impressas - aprimoramentos de movimentos utilizando interface cérebro-máquina não invasiva, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela de Araújo Albuquerque - Integrante / CAMILLE REÁTEGUI SILVA - Integrante / FABRÍCIO LIMA BRASIL - Coordenador.
-
2017 - 2018
Open-PACS (Open Picture Archiving and Communication System): Uma solução baseada em software livre para armazenamento, comunicação, processamento de imagens médicas como emissão de laudos a distância, Descrição: A informática médica tem contribuído de forma significativa com a medicina. Os avanços tecnológicos estão influenciando de maneira recorrente inovações aplicadas em equipamentos radiológicos para o processamento de imagens, principalmente, para o diagnóstico médico, agregando informações vitais que auxiliam o médico no tratamento eficaz de pacientes. Neste processo, a informática médica contribui essencialmente na coleta, no armazenamento e na análise de exames provenientes de vários equipamentos, ajudando conseqüentemente todas as áreas relacionadas à saúde da sociedade. As imagens médicas são amplamente utilizadas no processo de diagnóstico, e portanto, tornaram-se ferramentas importantes na prática da Medicina moderna, pois tais imagens têm oferecido, não apenas uma forma de visualização não-invasiva de órgãos, tecidos, ossos e outras estruturas do corpo de um paciente, mas também um meio para monitorar os efeitos de tratamentos e planejar cirurgias. Todavia, com a utilização crescente de equipamentos digitais de imagens médicas, uma instituição que mantém um Centro ou Departamento de Radiologia gera um grande volume de dados, o que torna complexo o processo de armazenamento e busca destas imagens. Nesta perspectiva, este projeto visa desenvolver uma solução de PACS baseado em software livre, para tanto provendo a integração de sistemas baseado na plataforma Web: DCM4chee e Weasis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela de Araújo Albuquerque - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador / Marcel da Câmara Ribeiro Dantas - Integrante / Isabele Magaldi Almeida de Freitas - Integrante / Natanael de Freitas Neto - Integrante / Paulo Victor de Azevedo Guerra - Integrante / Nícolas Vinícius Rodrigues Veras - Integrante / Camila Régia Oliveira Câmara - Integrante / Nicole Sharapin Alves - Integrante / Pablo Filipe Santana Chacon - Integrante.
-
2015 - 2018
Telessaúde do Rio Grande do Norte, Descrição: O presente Projeto de Pesquisa é resultante da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Ministério da Saúde e objetiva o desenvolvimento, refinamento, implantação (piloto) e normatização de métodos e tecnologias de Tele-educação e Tele-assistência com foco na atenção básica à saúde nas seguintes áreas: - Telepediatria; - Telecardiologia; - Segunda Opinião Formativa; - Teleoftalmologia; - Teledermatologia; - Teleradiologia; - Teleaudiologia e - Teleeducação. Projeto busca ajustar o disposto na Portaria n 402 de 24/02/2010 do Ministro de Estado da Saúde com os encaminhamentos que já estavam sendo realizados dentro do Projeto de Telemática e Telemedicina, desenvolvido também pela UFRN e a SES com apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde (MS). Além de considerar o pacto nacional para a redução da Mortalidade infantil, em seu componente estadual quando da criação do Plano estadual de enfretamento a mortalidade infantil e materna 2009. Integrando assim, em uma infra-estrutura única, a ser implantadas com esse projeto, as ações de informação, formação e comunicação em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela de Araújo Albuquerque - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador / Marcel da Câmara Ribeiro Dantas - Integrante / José Diniz Júnior - Integrante / Antonio Higor Freire de Morais - Integrante.
Prêmios
2019
Láurea Acadêmica, UFRN.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2019
Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily SafraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
projeto: Controle cerebral de próteses impressas - aprimoramentos de movimentos utilizando interface cérebro-máquina não invasiva
2015 - 2018
Laboratório de Inovação Tecnológica em SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto intitulado "Open-PACS (Open Picture Archiving and Communication System)".
2018 - 2018
Maternidade Escola januário CiccoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Engenharia clínica, Carga horária: 20
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Engenharia Biomédica, Carga horária: 20
2014 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
Apoio técnico no laboratório de informática da Escola de Ciências e Tecnologia.
2019 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriela de Araújo Albuquerque e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?