FABIANO CÉZAR GOMES NASCIMENTO

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Fundação de Assistência e Educação (2005), MBA Executivo em Controladoria e Finanças pela FUCAPE/ES (2009), Especialização em Engenharia de Produção pelo IFES (2011) e Mestrando em Engenharia Civil com ênfase em Transportes pela UFES (em fase final - dissertação).

Informações coletadas do Lattes em 08/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Civil

2013 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Orientador:Rodrigo de Alvarenga Rosa.

Especialização em Pós-graduação em Engenharia de Produção

2009 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Análise de processo para repotenciamento de equipamento: estudo de caso de uma siderúrgica de grande porte
Orientador: Alessandra Fraga Dubke

Especialização em MBA Executivo em Controladoria e Finanças

2008 - 2009

Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças
Título: Avaliação de um Projeto de Investimento Utilizando Simulação de Monte Carlo: Estudo de Caso em uma Siderúrgica
Orientador: Bruno Funchal

Graduação em Engenharia de Produção

2000 - 2005

Fundação de Assistência e Educação

Curso técnico/profissionalizante

1995 - 1997

Centro Capixaba de Informática

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, F. C. G. ; DUBKE, A. F. ; COELHO JUNIOR, T. P. . A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO NA IMPLANTAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Revista de Gestão e Projetos , v. 1, p. 147-161, 2010.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Vale S.A., Diretoria de Operações Logísticas EFVM, Engenharia e Melhoria Operacional EFVM. , Av Dante Michelini, 5500, Parque Industrial, 29090900 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 33333386, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor das disciplinas: - Elaboração de Projetos de Engenharia; - Logística e Distribuição aplicada à Engenharia de Produção.

2012 - Atual

Faculdade do Centro Leste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 7

Outras informações:
Professor nos cursos de Engenharia Civil, Tecnologia em Logística e Engenharia de Produção nas disciplinas de Estradas de Ferro, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Estradas e Obras de Arte.

2011 - Atual

Vale S.A., Vale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Identificar gargalos operacionais ou de capacidade dos recursos, a fim de solucioná-los, através de mudanças de procedimento ou investimentos de ativos; Elaborar estudos de viabilidade, com a finalidade de atender as demandas futuras de transporte ferroviário; Elaborar metodologias para desenvolvimento de estudos de projetos correntes com foco em melhoria e eficiência operacional; Desenvolver estudos consistentes, em parceria com campo/engenharia de forma a sustentar com fatos e dados a defesa do investimento corrente para o ano subsequente; Auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Operações Ferroviárias (PDOF) com intuito de suportar decisões estratégicas do negócio; Promover estudos de benchmarking e elaborar planos para alcance destes índices.

2000 - 2011

ArcelorMittal Tubarão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Industrial, Carga horária: 40

Outras informações:
- Realizar estudos de viabilidade técnica e econômica de projetos e estratégia de implantação de novos investimentos e tecnologias associados às diretrizes do planejamento estratégico; - Realizar dimensionamento de sistemas de produção através da analise de fluxos, processos e movimentos, considerando todos os tipos de modos de transporte (ferroviário, rodoviário e marítimo); - Desenvolver projetos de racionalização de manutenção, planejamento de atividades, otimização de recursos, avaliação do método de trabalho e de desempenho; - Realizar consultoria de qualidade, visando manter a sistemática da ISO 9001:2008 no desenvolvimento de estudos de projetos; - Auxiliar na implantação do PMO (Project Management Office). - Utilizar as melhores práticas de gerenciamento de projetos conforme PMBoK. - Utilizar metodologias de análise e solução de problemas (DMAIC, PDCA e 6 SIGMA).