Rafael Goncalves Martins

Profissional com sólida experiência em Ciências de Dados, Educação Tecnológica e Google Workspace, atuando há mais de quatro anos como Professor de Tecnologias no Colégio Sapucaia. Com formação acadêmica diversificada em Matemática, Física, Pedagogia e atualmente cursando Bacharelado em Ciência de Dados, sou apaixonado por aplicar tecnologia e inovação no ensino.Minhas principais competências incluem:Desenvolvimento em Python, Java e HTML5Integração de ferramentas tecnológicas na educaçãoImpressão 3D e Arduino para projetos educacionais práticosConfiguração e gestão do Google Workspace para instituições de ensinoEstou sempre em busca de novas metodologias e tecnologias que aprimorem a experiência de aprendizagem e tornem o conhecimento acessível e estimulante para os alunos.

Informações coletadas do Lattes em 22/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência para Ensino Superior (Lato Sensu

2019 - 2020

Universidade Paulista
Título: Docência para Ensino Superior
Orientador: Docência para Ensino Superior

Graduação em andamento em Ciencias de Dados

2023 - Atual

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Graduação em Matemática

2022 - 2023

Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em Pedagogia

2019 - 2023

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Graduação em Licenciatura em Física

2020 - 2021

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Licenciatura em Física
Orientador: Licenciatura em Física

Graduação em Engenharia Eletrônica

2012 - 2017

Universidade Paulista
Título: Braço Servomotor com Interface Eletromiografica.
Orientador: Marcel Stefan

Curso técnico/profissionalizante em Eletrotécnica

2007 - 2009

Etec Basilides de Godoy

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    DESENVOLVIMENTO DE BRAÇO SERVOMOTOR COM INTERFACE PARA ANÁLISE SINÁPTICA, Descrição: Desenvolvimento de interface homem-máquina utilizando sinais eletromiográfica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Goncalves Martins - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Colégio Objetivo Sapucaia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estagiario em educação infantil, Carga horária: 25

Outras informações:
Auxilio na ministração de aulas do ensino infantil e fundamental. Edição e criação de mídias para atividades pedagógicas.

2019 - 2020

Instituto Ensinar Brasil

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Robotica Educacional, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como professor de Robótica Educacional na Ensina Mais Complemento Escolar - Turma da Mônica, tive a oportunidade de ministrar aulas de robótica para crianças com idades entre 6 e 15 anos. Durante essa experiência, utilizei materiais da Maker Robotics (My Robot Time) e Arduino, abrangendo desde níveis infantis até colegiais.Minhas principais responsabilidades incluíam:Ensino de programação em blocos, Sketup e C++, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de programação e lógica, utilizando ferramentas adequadas ao seu nível de aprendizado.Utilização de metodologias interativas e práticas para engajar os estudantes no aprendizado da robótica, proporcionando uma experiência mão na massa que estimulava a criatividade e o pensamento crítico.Criação e edição de mídias, com o intuito de promover e facilitar o processo de aprendizagem por meio de recursos visuais e interativos.

2021 - Atual

COLEGIO SAPUCAIA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Tecnologias, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
São Paulo, São Paulo, BrasilSão Paulo, São Paulo, BrasilAtualmente sou professor no Colégio Sapucaia, unidade Mooca, do Grupo Objetivo. Lá, ministro aulas de "Pensamento Computacional" e sou responsável pelo curso de robótica e programação. Nessa função, desenvolvi minhas habilidades de comunicação e didática, adaptando minha abordagem para atender às necessidades específicas de cada aluno.Também sou responsável por ministrar aulas no itinerário formativo de tecnologias, abordando temas como programação, desenvolvimento de aplicativos, segurança da informação e outras tecnologias em ascensão no mercado. Essa experiência me permitiu compartilhar conhecimentos e inovações, contribuindo para a formação de alunos mais preparados para o mercado de trabalho.Além disso, leciono a disciplina de impressão 3D, explorando conceitos de modelagem 3D, design e prototipagem. Nesse contexto, desenvolvi habilidades técnicas em softwares específicos para impressão 3D, além de estimular os alunos a explorarem sua criatividade e inovação na resolução de problemas.Tenho orgulho de fazer parte da equipe do Colégio Sapucaia, contribuindo para a formação de alunos com habilidades e competências necessárias para o mundo atual e futuro.Aulas em: Tinkercad, Python, Java, CodeBlocks, Arduino, C++, Eletrônica, GIMP, Google for Education, Fusion 360, Cura (software de fatiamento para impressão 3D) e Eletrônica Aplicada com Arduino.Atualmente sou professor no Colégio Sapucaia, unidade Mooca, do Grupo Objetivo. Lá, ministro aulas de "Pensamento Computacional" e sou responsável pelo curso de robótica e programação. Nessa função, desenvolvi minhas habilidades de comunicação e didática, adaptando minha abordagem para atender às necessidades específicas de cada aluno. Também sou responsável por ministrar aulas no itinerário formativo de tecnologias, abordando temas como programação, desenvolvimento de aplicativos, segurança da informação e outras tecnologias em ascensão no mercado. E

2014 - 2016

Universidade Paulista

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa em Desenvolvimento de interface homem-máquina utilizando sinais eletromiográficos.

2010 - 2013

Universidade Paulista

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tecnico Eletrotecnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Execução e monitoramento da parte multimídia de eventos pedagógicos na universidade e Colégios Objetivos. Eventos culturais (teatro, musical) e tecnológicos (robótica pedagógica).