Solange Cristina Ricardo
Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Possui MBA em Recursos Humanos pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Graduação em Administração pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO). Possui experiência docente nos cursos de Tecnologias e Formação Específica de Recursos Humanos e de Pós-Graduação Modalidades Presencial e Ensino a Distância. Principal área de atuação: Administração, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo. Inovação.
Informações coletadas do Lattes em 27/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Administração
2015 - 2017
Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Título: Intenção de Adoção do Sistema de Pagamento Móvel no Transporte Público Coletivo na Cidade de São Paulo: O Ponto de Vista do Usuário Final, Ano de Obtenção: 2017
Henrique Mello Rodrigues de Freitas.Bolsista do(a): UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE, UNINOVE, Brasil. Palavras-chave: mobile technology, mobile payment, ubiquity.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em MBA em Recursos Humanos
2010 - 2011
Universidade Nove de Julho
Título: DIAGNÓSTICO DE FATORES CULTURAIS E SEUS REFLEXOS NO CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL
Orientador: Thais Ettinger
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE, UNINOVE, Brasil.
Graduação em Administração
1996 - 1999
União das Faculdades dos Grandes Lagos
Título: A IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA AS EMPRESAS
Orientador: Omar Miguel Longhi
Formação complementar
2017 - 2017
Recursos Educacionais do Google. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
Desenvolvimento e Liderança. (Carga horária: 34h). , Instituto Nacional de Excelência Humana, INEXH, Brasil.
2016 - 2016
Innovation & Entrepreneurship. (Carga horária: 40h). , Université Grenoble Alpes, IAE, França.
2016 - 2016
Programa Escola da Ciência. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2015 - 2015
Painel de Periódicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2014 - 2014
Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Processo de Comunicação e Comunicação Institucio. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Balanced Scorecard. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Competência Transversal em Empreendedorismo. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2010 - 2010
Competência Transversal em Legislação Trabalhista. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Organização de eventos
RICARDO, S. C. . II Encontro de Saúde Mental e Qualidade de Vida. 2018. (Outro).
RICARDO, S. C. . V Singep Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
II Encontro de Saúde Mental e Qualidade de Vida. 2018. (Encontro).
XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017. Intenção de Adoção do Sistema de Pagamento Móvel no Transporte Público Coletivo na Cidade de São Paulo: o Ponto de Vista do Usuário Final. 2017. (Congresso).
V Singep Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabildiade.O uso de alianças estratégicas para a inovação: A experiência da fusão de duas empresas de consultoria. 2016. (Seminário).
V Singep Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabildiade.A evolução do sistema da tecnologia de telefonia móvel como geradora de comunicação ubíqua e pervasiva. 2016. (Seminário).
V Singep Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabildiade.Projetos Inovadores e seu Impacto no Desenvolvimento das Competências em Alunos de Graduação. 2016. (Seminário).
Isla - Information Systems in Latin American Conference. 2015. (Congresso).
IV SINGEP Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade de.O Sistema de Mobile Payment no Transporte Público na Cidade de São Paulo. 2015. (Simpósio).
Participação em bancas
ALMEIDA, J. M. S.;CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. O processo Logistico em empresas de Fast Food. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Burocracia na Importação por Encomenda. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Logística reversa do óleo vegetal e seus principais fatores ao meio ambiente. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Desafios logísticos no gerenciamento de entrega do comércio eletrônico: qual a visão do consumidor. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Principais fatores que podem gerar restrições no recebimento e armazenamento de matéria prima de fornecedores em empresas de esquadrias de alumínio de médio e pequeno porte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Gestão de armazenamento e distribuição de medicamentos psicotrópicos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Prevenção e mitigação de roubo de cargas no modal rodoviário no Estado de São Paulo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Principais fatores que interferem na Implantação do Warehouse Manegement System (WMS). 2016.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Vantagens de centralizar a contratação de serviços na área de compras. 2016.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. A importância do sistema ERP para o melhoramento nos processos de gestão de estoque. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Existem vantagens no transporte marítimo de cargas a granel na importação para as empresas brasileiras?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Fatores geradores de ruptura de estoque: um estudo de caso na empresa atacadista do ramo de alimento. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Um estudo sobre os procedimentos para armazenagem, distribuição e transporte de imunobiológicos no Brasil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Análise de resultados do processo de subcontratação de serviços na área de produção de materiais químicos: um estudo de caso na empresa X. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Embalagens e sua importância na logística de hortifruti. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
ALMEIDA, J. M. S.;RICARDO, S. C.CABRERA, C. F.. Utilização de incentivo e estratégia para redução de custos na importação e exportação a partir do Drawback. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM Logística Empresarial e Supply Chain) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Aplicabilidade da Gestão de Valor da Empresa no Mercado Financeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Gestão empresarial: ferramentas úteis para o sucesso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Bitcoin: uma análise enquanto investimento. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Logística reversa, uma estratégia competitiva. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Retrocesso atual do mercado capitais no país. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Crise do subprime. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Importância da análise de crédito no controle da inadimplência em uma instituição financeira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Crédito consignado. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Fusão e aquisição: aspectos culturais e mudança organizacional: estudo de caso Banco Santander e Banco Real. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Renegociação e dívidas em atraso de pessoa física no Banco do Brasil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Redução de impressões de processos de pagamentos em departamentos de contas a pagar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Mercado de Derivativos no Brasil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Marketing digital. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Qual o impacto da lei 10.637/02 artigo 29, aplicado para PJ preponderantemente exportadoras e produtor rural PJ?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Auditoria de gestão em RH. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Plano de negócios para abertura de um Pet Shop. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Medidas para controle e regulação dos impactos das ações trabalhistas nas empresas: uma abordagem financeira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Consequências das práticas de governança corporativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. A controladoria de uma multinacional atuando em diferentes situações econômicas no Brasil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. A relação da política monetária e a motivação para trabalhar em uma agência bancária: um estudo de caso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. Estratégia mais apropriada para formação institucional da marca imagem corporativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. E-commerce livreiro no Brasil e no mundo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
CABRERA, C. F.RICARDO, S. C.. A importância de controles internos e o papel do compliance para combater o crime de lavagem de dinheiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
Orientou
Qualidade de vida no trabalho: a satisfação dos funcionários da central de atendimento da instituição financeira X; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A importância do clima organizacional para o comprometimento do funcionário no trabalho; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Logística reversa; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Análise da empresa INCPEL de Sorocaba para verificação do sistema de logística empresarial, gerenciamento do sistema de informação e desenvolvimento sustentável; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Sistema de treinamento logístico: controle, acompanhamento e logística de treinamentos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Previdência privada: manutenção e complementação de renda após a aposentadoria; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Educação do futuro com a tecnologia inteligente 3; 0; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Master In Project Management) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A comunicação na gestão de projetos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Master In Project Management) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Estratégia empresarial e vantagem competitiva; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A influência da motivação nos índices de absenteísmo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A utilização de ferramentas da qualidade na investigação e tratamento de desvios de qualidade e a aplicação em uma indústria farmacêutica nacional; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
O exercício da advocacia em meio a crise no Brasil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Relações entre Selic e os investimentos dos clientes Private Banking de 2011 a 2016; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Marketing esportivo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Liderança e Motivação Dentro de Uma Organização; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Inclusão social dentro de uma empresa do ramo de seguros odontológicos, para portadores de deficiência física na cidade de Barueri-SP; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Júnior; Gestão de pessoas no setor público: administração e eficiência; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A estratégia competitiva alinhada a gestão comercial como fator determinante para a tomada de decisão; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A Utilização da Filosofia Lean com Abordagem a Sistema Kanban, Focado em Melhorias na Produção e Redução de Custos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Qualidade e Produtividade) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Gestão de desempenho: avaliação colegiada; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Assédio moral no ambiente de trabalho; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Implantação de dispositivo Poka-Ioke; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Qualidade e Produtividade) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Uma Marca Posicionada onde o Mundo Deveria Estar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
S; Dias; CLIMA ORGANIZACIONAL E MOTIVAÇÃO DENTRO DO BANCO FERREIRA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Liderança organizacional: a influência dos tipos de liderança na gestão das organizações; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
BANCOS DIGITAIS E AS OPORTUNIDADES PARA O SETOR FINANCEIRO NO BRASIL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Valuation pelo método de fluxo de caixa descontado: o caso de uma empresa do setor de locação de veículos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Empregabilidade do Público LGBT; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Ferreira; O PROCESSO DE PRODUTIVIDADE E REVISÃO DE QUALIDADE ENVOLVENDO SUSTENTABILIDADE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Qualidade e Produtividade) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Simei; ANÁLISE DOS BENEFICIOS TRIBUTARIOS PARA EMPRESAS QUE OPERAM NA ZONA FRANCA DE MANAUS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT NA EMPRESA SANTA BÁRBARA CARNES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Estratégia Empresarial) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Logística Reversa e Verde: Um Novo Caminho Para as Empresas e uma Salvação para o Meio Ambiente; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Fraudes em Seguros; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
O exercício da advocacia em meio a crise no Brasil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
O impacto das fusões e aquisições na concentração bancária: o que pensam os colaboradores?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Marketing esportivo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A utilização de Ferramentas da Qualidade na Investigação e Tratamento de Desvios de Qualidade e a Aplicação em uma Indústria Farmacêutica Nacional; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Recriação, Lazer e Educação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Estratégia Empresarial) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Os processos de expatriação atinentes à área de Recursos Humanos e os desafios dos brasileiros para executá-los com excelência; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Cultura organizacional: análise de uma empresa familiar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Clima organizacional: a percepção dos colaboradores e seu impacto no ambiente corporativo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Técnica de cliente oculto nas organizações; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Análise da rotatividade de pessoas em uma empresa de Contact Center: um estudo de caso; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A motivação do liderado como fator de crescimento empresarial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
As influências do clima organizacional em uma instituição financeira; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
O papel do líder na motivação e satisfação do colaborador: um estudo na organização L&PM Editores; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A influência da qualidade de vida na saúde mental e no desenvolvimento do colaborador; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Gestão por competências: vantagens para a organização e seus funcionários; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Liderança e (des) motivação; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A qualidade de vida no trabalho em uma instituição financeira: um estudo a partir da visão dos funcionários; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
O crédito imobiliário no Brasil e as variáveis na escolha; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Qualidade de vida no trabalho em um setor bancário; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Formação de equipe na área de prevenção à fraude: estudo de caso em uma empresa de tecnologia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
A importância da motivação no ambiente de trabalho: estudo de caso em uma unidade de apoio de uma instituição bancária; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Motivação, clima e resultado; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Qual a importância do líder na motivação de uma equipe?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Recursos Humanos) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Solange Cristina Ricardo;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, E. P. ; LIMONGI-FRANCA, A. C. ; XIAO, J. J. ; RICARDO, S. C. ; PEREIRA, G. S. R. . Financial Wellbeing and Quality of Work Life in Brazilian Government Organization. Brazilian Journal of Business , v. 1, p. 1928-1939-1939, 2019.
-
RICARDO, SOLANGE CRISTINA ; FREITAS, HENRIQUE MELLO RODRIGUES DE ; MARTENS, CRISTINA DAI PRÁ ; MARCOLIN, CARLA BONATO . Intenção de adoção do sistema de pagamento móvel no transporte público coletivo na cidade de São Paulo: o ponto de vista do usuário final. REVISTA GESTÃO & TECNOLOGIA , v. 19, p. 94-116, 2019.
-
RICARDO, S. C. ; FREITAS, H. M. R. . Análise do sistema de Mobile Payment implementado no transporte público na cidade de São Paulo. Revista Gestão e Tecnologia , v. 17, p. 258-276, 2017.
-
RICARDO, S. C. ; RICARDO, S. C. . Análise do sistema de Mobile Payment implementado no transporte público na cidade de São Paulo. Revista Gestão e Tecnologia , v. 17, p. 258-276, 2017.
-
OLIVEIRA, E. P. ; XIAO, J. J. ; LIMONGI-FRANCA, A. C. ; RICARDO, S. C. ; PEREIRA, G. S. R. . Financial Wellbeing and Quality of Work Life in Brazilian Government Organization. In: XX Seminários em Administração PPGA/FEA/USP, 2017, São Paulo. XX Semead Anais. São Paulo, 2017.
-
RICARDO, S. C. ; FREITAS, H. M. R. ; MARTENS, C.D.P, . Intenção de Adoção do Sistema de Pagamento Móvel no Transporte Público Coletivo na Cidade de São Paulo: o Ponto de Vista do Usuário Final. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, E. P. ; LIMONGI-FRANCA, A. C. ; XIAO, J. J. ; RICARDO, S. C. ; PEREIRA, G. S. R. . Financial Wellbeing and Quality of Work Life in Brazilian Government Organization. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RICARDO, S. C. . Inovação e Criatividade para gestores e empreendedores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CABRERA, C. F. ; RICARDO, S. C. ; CUCATO, J. S. T. . O uso de alianças estratégicas para a inovação: A experiência da fusão de duas empresas de consultoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CUCATO, J. S. T. ; URDAN, A. T. ; RICARDO, S. C. . Projetos Inovadores e seu Impacto no Desenvolvimento das Competências em Alunos de Graduação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RICARDO, S. C. ; SILVEIRA, M. . A evolução do sistema da tecnologia de telefonia móvel como geradora de comunicação ubíqua e pervasiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RICARDO, S. C. ; FREITAS, H. M. R. . O Sistema de Mobile Payment no Transporte Público na Cidade de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
RICARDO, S. C. . Inovação e Gestão do Conhecimento. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - selfie).
RICARDO, S. C. . Legislação Social e Trabalhista. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).
RICARDO, S. C. . Formação e Gerenciamento de Equipes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)).
RICARDO, S. C. . Gestão de Pessoas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)).
RICARDO, S. C. . Aprendizagem Organizacional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Selfie).
RICARDO, S. C. . Metodologia para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - selfie).
RICARDO, S. C. . O Conhecimento Organizacional Como Diferencial Competitivo. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - selfie).
RICARDO, S. C. . Fusões, Aquisições e Organizações Que Inovam. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - selfie).
RICARDO, S. C. . Orientação Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Selfie).
RICARDO, S. C. . Capital Humano e Gestão do Conhecimento Nas Organizações. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - selfie).
RICARDO, S. C. . Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - selfie).
RICARDO, S. C. . Ações de Marketing - Estratégias Empresariais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - selfie).
RICARDO, S. C. . Aprendizagem e organizações que aprendem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Selfie).
RICARDO, S. C. . Marketing de Relacionamento. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Selfie).
RICARDO, S. C. . Marketing de Relacionamento e CRM. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Selfie).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
SENAC São José do Rio PretoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
2016 - 2017
Universidade Nove de JulhoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior
Atividades
-
01/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrador - Avaliação de Potencial e Competências, Projeto Integrador - Capital Intelectual e as Organizações, Projeto Integrador - Diagnóstico e Avaliação de Clima Organizacional, Projeto Integrador - Gestão da Remuneração e Relações de Trabalho
-
01/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Operações Industriais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes
-
01/2016 - 12/2017
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional: a Interação Entre as Pessoas e a Organização, Gestão da Captação de Talentos e Desenvolvimento de Competências, Gestão de Carreira e Empregabilidade, Planejamento e Gestão de Carreira
-
01/2016 - 12/2017
Ensino, MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação Trabalho de Conclusão de Curso
-
01/2017
Ensino, MBA Gestão de Negócios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas
-
01/2016
Ensino, MBA em Logística Empresarial e Supply Chain, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Implementação de Ações de Marketing
-
01/2016
Ensino, Gestão Financeira e Orçamentária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas Corporativas
-
01/2016
Ensino, MBA Gestão de Negócios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Inovações Tecnológicas
-
01/2016
Ensino, MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Valores Organizacionais
-
01/2016
Ensino, MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cargos e Salários
-
01/2016
Ensino, MBA Gestão de Negócios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias Competitivas
2017 - Atual
Fideliza 360°Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 12
2015 - Atual
Orgcon Organização de Eventos e TurismoVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Solange Cristina Ricardo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?