Gabriel Prado Silveira

Graduação pela ETEP/São Jose dos Campos no curso Bacharelado em Ciência da Computação. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, geoprocessamento, política ambiental e pedagogia. Participação no curso de mestrado no INPE, departamento de Computação Aplicada como aluno de matéria isolada.

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Computação

2013 - 2018

ETEP Faculdades
Título: CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA PARA DEFINIÇÃO DE ÁREAS COM COBERTURA VEGETAL E SEM COBERTURA VEGETAL EM IMAGENS DE SATÉLITE, UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Orientador: WILLIAM ALBERTASSI DOS SANTOS

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Participação em eventos

IIV Simpósio de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados - IEAv/DCTA.AVALIAÇÃO DO SCIDB PARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS OBTIDAS POR VANTs. 2018. (Simpósio).

Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação.Evolução da biblioteca MAVCom para a comunicação com piloto automático de Vants. 2017. (Simpósio).

VI Simpósio de Ciência Tecnologia e Inovação.Evolução da biblioteca MAVCom para a comunicação com piloto automático de Vants. 2017. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, G. P. ; GOMES, V. C. F. . Evolução da biblioteca MAVCom para a comunicação com piloto automático de Vants. In: Anais do Simpósio de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados, 2017, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Anais do Simpósio de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: Centro Aeroespacial - CTA, 2017. v. 1. p. 139-144.

  • SILVEIRA, G. P. ; SHIGUEMORI, E. ; GOMES, V. C. F. . Uso de rede neural artificial para a classificação de vias terrestres em imagens obtidas por Vants. In: Anais do Simpósio de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados, 2017, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Anais do Simpósio de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: CTA, 2017. v. 1. p. 133-138.

  • Abreu T.K.de ; Bertoldo M.A ; Abreu T.C.K.de ; SILVEIRA, G. P. . Uso e ocupação das terras nas classes de zoneamento ambiental na APP do Rio Paraíba do Sul, Município de São José dos Campos SP. In: 12º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, 2015, Nova Prata. 12º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, 2015. v. 3. p. 883-889.

  • VALERIO FILHO, M. ; SILVEIRA, G. P. ; Bertoldo M.A . ANALÍSE DOS RISCOS GERADOS PELA OCUPAÇÃO URBANA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO PARARANGABA, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS? SP.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVEIRA, G. P. ; GOMES, V. C. F. . Avaliação do SCIDB para processamento de imagens obtidas por Vants. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    PITER - Processamento de Imagens em Tempo Real, Descrição: O projeto PITER tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias que envolvam o processamento de imagens em tempo real, obtidas pelos sensores embarcados em VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), adicionando aos mesmo a capacidade de autonomia, dotando esses robôs aéreos a capacidade de tomarem decisões diminuindo assim a necessidade de um operador em terra.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gabriel Prado Silveira - Integrante / Vitor Conrado Faria Gomes - Integrante / Elcio Shiguemori - Coordenador / Gabriel Cabral Camilo Da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2018

Instituto de Estudos Avançados, IEAv

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação cientifica, Carga horária: 12

Outras informações:
O objetivo desse trabalho é a aplicação de redes neurais artificiais para a segmentação de imagens obtidas por VANTs, como forma de subsidiar outros trabalhos nessa área. Além disso, esse trabalho visa avaliar o uso dessa técnica em um minicomputador para determinar as características de desempenho dessa aplicação em um sistema embarcado.

2020 - Atual

Ctrl+Play

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico