ALEXANDER IVAN DE ALMEIDA OLIVEIRA

Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino pelo Centro Universitário Vale do Rio Verde (UninCor), com ênfase em Gestão do Ensino Empreendedor e Inovador. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira. Bacharel em Filosofia e em Direito. Atua em consultoria e pesquisa no campo do patrimônio cultural, com projetos, dossiês e registros no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Foi parecerista no IEPHA e também junto a Secretaria de Cultura de Minas Gerais. É parecerista no Ministério da Cultura (MinC), na área de patrimônio imaterial e humanidades. Premiado como professor e conteudista em projeto junto a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT/MG), no programa Desperta Cultura. Foi Professor de Sociologia e Filosofia em escolas estaduais de Minas Gerais, e também foi Professor de disciplinas diversas em cursos técnicos de Administração e Recursos Humanos. Elaborou os Planos Municipais de Educação Patrimonial para São Lourenço, Soledade de Minas e Pouso Alto. Foi selecionado e premiado no edital de lei Paulo Gustavo 02/2024 em Minas Gerais, pelo projeto de produção audiovisual "Making off: a jornada das folias de reis em São Lourenço". Advogado atuante desde 1999, tendo sido Procurador Jurídico em São Lourenço/MG e Assessor Jurídico na Câmara Legislativa de Serranos/MG.

Informações coletadas do Lattes em 07/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em LICENCIATURA EM FILOSOFIA

2021 - 2023

Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
Título: A Filosofia da religão e a barqueata / procissão de Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Soledade de Minas.

Mestrado profissional em GESTÃO, PLANEJAMENTO E ENSINO

2021 - 2023

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações
Título: O empreendedorismo social na escola pública de educação básica, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Antônio dos Santos Silva
Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedorismo Social; Escola Pública; Educação Básica; Elaboração e Gestão de Projetos.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

2020 - 2021

Faculdade Única de Ipatinga
Título: A Filosofia da religão e a barqueata / procissão de Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Soledade de Minas.

Especialização em DIREITO PÚBLICO

2006 - 2007

FACULDADE DE DIREITO DE IPATINGA
Título: Minorias Religiosas
Orientador: Rafhael Frattari Bonito

Graduação em DIREITO

1995 - 1998

Faculdade de Direito de Varginha

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.

Produções bibliográficas

  • ALVES NETTO, PAULA ; ALMEIDA OLIVEIRA, ALEXANDER IVAN DE ; TAVARES MONTEIRO, JESUS ALEXANDRE . A LINGUAGEM ARTÃ?STICA DO ARTESANATO: ARTESANATO COMO PEÃ?A AUTORAL; COM CONCEITO, SIMBOLISMO E MATERIAIS CULTURAIS. História e Cultura , v. 12, p. 367-384, 2023.

  • OLIVEIRA, A. I. A. ; NETTO, P. A. . Oportunidades para agregar valor à marca. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. I. A. ; NETTO, P. A. . As receitas culinárias no estudo das identidades culturais e históricas: metodologia ativa de Ensino Aprendizagem no Ensino Médio e EJA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, A. I. A. ; SENE, T. S. . O empreeendedorismo no novo ensino médio: Impactos da Educação brasileira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, A. I. A. ; PAULA ALVES NETTO . PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. I. A. . Formação de educadores para a Educação Patrimonial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAULA ALVES NETTO ; OLIVEIRA, A. I. A. . QUARENTA E CINCO TONS DE NOTÍCIAS - O HOMEM RECRIOU A ARTE EM SETE DIAS. SÃO LOURENÇO, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

OLIVEIRA, A. I. A. ; PAULA ALVES NETTO . ICMS PATRIMÔNIO CULTURAL. 2018.

OLIVEIRA, A. I. A. ; NETTO, P. A. . Plano Municipal de Educação Patrimonial de São Lourenço. 2022.

OLIVEIRA, A. I. A. ; NETTO, P. A. . Plano Municipal de Educação Patrimonial de Soledade de Minas. 2022.

OLIVEIRA, A. I. A. ; NETTO, P. A. . Plano Municipal de Educação Patrimonial de Pouso Alto. 2022.

OLIVEIRA, A. I. A. . Capacitação de Detentores dos Saberes Coletivos para Editais de Fomento e Incentivo à Cultura. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, A. I. A. . QUARENTA E CINCO TONS DE NOTÍCIAS - O HOMEM RECRIOU A ARTE EM SETE DIAS. 2021. Ilustração.

OLIVEIRA, A. I. A. . REVISTA CULT - PATRIMÔNIOS DE SÃO LOURENÇO. 2020. Pintura.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Vínculo: Aluno de Mestrado Profissional, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado Profissional

Outras informações:
Pesquisa de dissertação em mestrado profissional de Gestão Planejamento e Ensino. Área de concentração: Gestão Empreendedora do Ensino.

2021 - Atual

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Vínculo: Palestrante no IV Seminário, Enquadramento Funcional: Palestrante no IV Seminário, Carga horária: 1

Outras informações:
Palestrante no IV Seminário do Curso de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino. "O empreendedorismo no novo ensino médio: impactos na educação brasileira." Centro Universitário Vale do Rio Verde / UNINCOR / Três Corações/ MG

2022 - 2023

E.E. Professor Antônio Magalhães Alves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - SOCIOLOGIA, Carga horária: 6

2021 - 2021

Escola Estadual São José - Maria da Fé

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 5

2021 - 2021

centro de educação profissional de caxambu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 3

Outras informações:
Ensino médio e técnico

2021 - 2021

Faculdade Unis São Lourenço

Vínculo: PROFESSOR DE CURSO DE EXTENSÃO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CURSO DE EXTENSÃO, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor Conteudista e Ministrante de Curso de Extensão Universitária Carga horária: 16 horas

2021 - 2022

Prefeitura Municipal de Pouso Alto

Vínculo: Professor conteudista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor Conteudista do Plano Municipal de Educação Patrimonial: diagnóstico e plano de ação de educação para o patrimônio e difusão (ISBN 978-65-997360-2-5) Secretaria de Educação e Departamento de Turismo e Cultura de Pouso Alto.

2018 - 2018

Prefeitura Municipal de Pouso Alto

Vínculo: Professor de capacitação, Enquadramento Funcional: Professor do curso de capacitação, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor do curso de capacitação de professores para mediação dos conteúdos da história local. Curso com carga horária de 8 horas, ministrado na Câmara Legislativa de Pouso Alto.

2021 - 2022

Prefeitura Municipal de São Lourenço MG

Vínculo: Professor conteudista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor Conteudista do Plano Municipal de Educação Patrimonial: diagnóstico e plano de ação de educação para o patrimônio e difusão (ISBN 978-65-997360-2-5) Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura de São Lourenço.

2021 - 2021

Prefeitura Municipal de São Lourenço MG

Vínculo: Professor de capacitação, Enquadramento Funcional: Professor do curso de capacitação, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor no curso de patrimônios de São Lourenço na contemporaneidade e práticas de educação patrimonial. Público: Professores da Rede Municipal de Ensino - Secretaria de Educação de São Lourenço Carga horária: 8 horas

2021 - 2022

Prefeitura municipal de Soledade de Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Conteudista do Plano Municipal de Educação Patrimonial: diagnóstico e plano de ação de educação para o patrimônio e difusão (ISBN 978-65-997360-3-2) Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura de São Lourenço.

2021 - 2021

Prefeitura municipal de Soledade de Minas

Vínculo: Professor de capacitação, Enquadramento Funcional: Professor do curso de capacitação, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor no curso de patrimônios de São Lourenço na contemporaneidade e práticas de educação patrimonial. Público: Professores da Rede Municipal de Ensino - Secretaria de Educação e Cultura de Soledade de Minas. Carga horária: 8 horas

2021 - 2021

escola estadual professor túlio bento

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Convidado no Curso de Formação de Guias de Turismo em Patrimônios Culturais de São Lourenço e Soledade de Minas.

2022 - 2022

FACULDADE DE SÃO LOURENÇO - UNISEPE

Vínculo: Palestrante no Fórum ADM, Enquadramento Funcional: Palestrante no Fórum ADM, Carga horária: 2

Outras informações:
Palestrante no 1º Fórum de Debates em Administração Pública e Privada: Desafios e Oportunidades - Faculdade de São Lourenço - Unisep Educacional / São Lourenço -MG

2022 - 2022

ESCOLA ESTADUAL DONA MARIANA CARVALHAL COSTA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Atividades Integradoras, Carga horária: 3

2023 - 2023

Escola Estadual Professor Mário Junqueira Ferraz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente em Curso Técnico de Adm., Carga horária: 4

2023 - 2023

Escola Estadual Professor Mário Junqueira Ferraz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente em Curso Técnico de RH, Carga horária: 6

2023 - 2023

Escola Estadual Professor Mário Junqueira Ferraz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Téc. de Administração, Carga horária: 4

2022 - 2022

Escola Estadual Professor Mário Junqueira Ferraz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do curso técnico de Adm, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor do Curso Técnico Regular de Administração

2024 - 2024

ESCOLA ESTADUAL JOSÉ RIBEIRO MIRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente Ensino Médio - Sociologia, Carga horária: 6

2024 - 2024

ESCOLA ESTADUAL JOSÉ RIBEIRO MIRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Reg. Ens. Médio - Projeto de Vida, Carga horária: 9