Adriana Seabra
Doutora em Educação: Linguagem e Educação (2016), Bacharel em Letras: Português (2006), Bacharel em Letras: Latim (2006), Bacharel em Comunicação e Artes: Cinema e Vídeo (1998) e Mestre em Letras: Língua e Literatura Latina (2003), pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do ensino superior desde 2004, em cursos de graduação e especialização, com experiência no ensino de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Análise de Discurso, Linguagem e Narrativa Audiovisual, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Retórica e Argumentação, História Interna e Externa da Língua Portuguesa, Língua e Literatura Latina. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP em 2018 e 2019. É professora de Língua Portuguesa e disciplinas afins na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, desde 2012. É psicanalista, com Especialização em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP (2020) e Formação Clínica em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (2024), atende em consultório particular e pratica a psicanálise em instituições.
Informações coletadas do Lattes em 04/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em PSICANÁLISE
2022 - 2024
Centro de Estudos Psicanalíticos
Título: monografia não exigida
Especialização em Psicologia Clinica
2019 - 2020
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Por que sou eu que tenho de fazer a pergunta? O desejo de saber e seus caminhos na formação universitária de jovens militantes sociais
Orientador: Julieta Jerusalinsky
Doutorado em Educação
2012 - 2016
Universidade de São Paulo
Título: ASSASSINOS, PREGUIÇOSOS, TROGLODITAS: IMAGENS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA PAULISTANA
, Ano de obtenção: 2016. Prof. Dr. Vojislav Aleksandar Jovanovic. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: análise do discurso; ideologia; imagens do professor; jornalismo; pathos; ethos. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Letras (Letras Clássicas)
1999 - 2003
Universidade de São Paulo
Título: ETHOS E PATHOS NA RETÓRICA A HERÊNIO
, Ano de Obtenção: 2003.Angélica Chiappetta.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ethos; pathos; decoro; retórica antiga; latim.
Pós-doutorado
2018 - 2019
Pós-Doutorado. , FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FEUSP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Formação complementar
2025 -
Aprimoramento Clínico. (Carga horária: 120h). , Favela de Psicanálide, FDP, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Curso de Outono em Escrita Científica. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2024 - 2024
Novos Paradigmas para o pensamento e a prática psicanalítica e novos desdob. (Carga horária: 3h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS, CEP, Brasil.
2024 - 2024
Do par transferência/contratransferência às dimensões da empatia e do enact. (Carga horária: 6h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS, CEP, Brasil.
2023 - 2023
A psicanálise como clínica e como crítica: uma maneira insubmissa. (Carga horária: 8h). , Pensar_Coletivo, PC, Brasil.
2023 - 2023
A Clínica da neurose e psicose em Christopher Bollas. (Carga horária: 18h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS, CEP, Brasil.
2023 - 2023
A PSICANÁLISE LACANIANA A PARTIR DA DIFERENÇA COM FREUD. (Carga horária: 18h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS, CEP, Brasil.
2023 - 2023
DOR, SOFRIMENTO, GOZO E MAL-ESTAR: NOÇÕES CENTRAIS DA PSICOPATOLOGIA. (Carga horária: 6h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS, CEP, Brasil.
2023 - 2023
A AFINIDADE PRÁTICA ENTRE PSICANÁLISE E ARTE. (Carga horária: 3h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS, CEP, Brasil.
2022 - 2022
A IMPORTÂNCIA CLÍNICA DA ANGÚSTIA, DE FREUD A LACAN. (Carga horária: 6h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS, CEP, Brasil.
2022 - 2022
Espaço de Estudo do Ensino de Lacan. (Carga horária: 80h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
2022 - 2022
Os destinos do traumático na clínica e na cultura. (Carga horária: 3h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS, CEP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Summer School da FFLCH: Why Destruction? A Psychoanalytical Logic. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Summer School da FFLCH: Psychoanalysis and critical thinking. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Oficina de Revisão de Provas Editoriais. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Entre semiótica e fenomenologia. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1995 - 1995
Cinematography Workshop. (Carga horária: 40h). , Eastman Kodak Company, KODAK, Estados Unidos.
1993 - 1993
Do Pigmento à Luz. (Carga horária: 40h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em A dimensão fotográfica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Auto-representação em fotografia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1990 - 1990
Núcleo Permanente de Formação em Ling. Fotográfica. (Carga horária: 400h). , União dos Fotógrafos do Estado de S. Paulo / Sec. de Estado da Cultura, UFESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicanálise.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas/Especialidade: Latim.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Participação em eventos
17° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 8° Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. O Ethos do professor de Português na polêmica sobre 'Por uma vida melhor'. 2018. (Congresso).
26º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Avaliação.Participei da etapa final de avaliação dos trabalhos indicados ao prêmio de Iniciação Científica.. 2018. (Simpósio).
II Encontro de Pós-Doutorandos da USP.Abordagem Linguístico-Retórica do Texto: o método de análise textual de Isaac Nicolau Salum como diálogo entre ensino e pesquisa. 2018. (Seminário).
38 Reunião Nacional da ANPED. Imagens Do Professor E Do Ensino De Língua Portuguesa Nos Jornais Folha De S. Paulo E O Estado De S. Paulo. 2017. (Congresso).
IX Encontro Nacional da REDESTRADO."Quem não trabalha direito não merece boa paga.". 2017. (Encontro).
XIII ELPLE - Encontro da linha de pesquisa Linguagem e Educação I EIAELPSI - Encontro Internacional da área EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E PSICOLOGIA Tema: A constituição do pesquisador na área de ciências humanas.ASSASSINOS, PREGUIÇOSOS, TROGLODITAS. 2017. (Encontro).
XIII ELPLE - Encontro da linha de pesquisa Linguagem e Educação I EIAELPSI - Encontro Internacional da área EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E PSICOLOGIA Tema: A constituição do pesquisador na área de ciências humanas. 2017. (Encontro).
XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.Imagens do professor e do ensino de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2015. (Encontro).
XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação (XIELPLE). 2015. (Encontro).
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Imagens do professor de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2014. (Encontro).
Jornada de Estudos do Discurso - PUCRJ.A desqualificação do Professor de Língua Portuguesa no Léxico dos Artigos de Opinião da Folha de S. Paulo. 2013. (Seminário).
III SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO.A imagem do professor na mídia. 2012. (Simpósio).
III Mostra de Pesquisa e Produção Docente do Instituto de Educação."Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?" - A construção do ethos retórico nas Catilinárias de Cícero (In Catilinam, I). 2009. (Encontro).
IV Fórum de Reformulação Curricular do Centro Universitário São Camilo. 2006. (Encontro).
V Worksop de Integração do Centro Universitário São Camilo. 2006. (Oficina).
X Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.?Ethos? em perspectiva: a história de um conceito. 2006. (Encontro).
X Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.Por uma retórica cristã: a elocução em função da res teológica. 2006. (Encontro).
IX Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. 2005. (Encontro).
VI Congresso Nacional de Estudos Clássicos. A 'festividade' e o caráter do orador. 2005. (Congresso).
IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos. O estado da causa e os argumentos éticos e patéticos segundo a. 2001. (Congresso).
VII Semana de estudos clássicos (Retórica e poética na antigüidade clássica).As paixões na causa conjectural: Ad Herennium II. 3-11. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
SEABRA, A.. Correção de redações do vestibular para ingresso no Bacharelado em Ciências do Trabalho. 2019. Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
SEABRA, A.. Correção de redações do vestibular para ingresso no Bacharelado em Ciências do Trabalho. 2018. Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
SEABRA, A.. Correção de redações do vestibular para ingresso no Bacharelado em Ciências do Trabalho. 2017. Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
SEABRA, A.. Correção de redações do vestibular para ingresso no Bacharelado em Ciências do Trabalho. 2016. Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
SEABRA, A.. Correção de redações do vestibular para ingresso no Bacharelado em Ciências do Trabalho. 2015. Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
SEABRA, A.. Correção de redações do vestibular para ingresso no Bacharelado em Ciências do Trabalho. 2014. Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
SEABRA, A.. Correção de redações do vestibular para ingresso no Bacharelado em Ciências do Trabalho. 2013. Escola de Ciências do Trabalho.
SEABRA, A.. Correção de redações do Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação. 2012. Universidade Bandeirante de São Paulo.
SEABRA, A.. Correção de redações do vestibular para ingresso no Bacharelado em Ciências do Trabalho. 2012. Escola de Ciências do Trabalho.
SEABRA, A.. Correção de redações do Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação. 2011. Universidade Bandeirante de São Paulo.
SEABRA, A.. Correção de redações do Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação. 2010. Universidade Bandeirante de São Paulo.
Orientou
MELICIDADE: TRABALHO E EMPREGO NO CAPITALISMO COOL; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; (Orientador);
PENSAMENTO TOTALITÁRIO: UM FASCÍNIO BRASILEIRO; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; (Orientador);
FÉ OU ALIENAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA: COMO A RELIGIOSIDADE DO TRABALHADOR INTERFERE EM SUA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; (Orientador);
Regulamentação do trabalho sexual no Brasil: uma introdução; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; Orientador: Adriana Seabra;
Ocupações dos sem-teto: espaço de vida e formação da identidade; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; Orientador: Adriana Seabra;
As redes sociais e a comunicação do trabalhador: contra-hegemonia e contracomunicação no trabalho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; Orientador: Adriana Seabra;
; A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER NEGRA NA CARREIRA DOS GESTORES EDUCACIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; Orientador: Adriana Seabra;
O caso Bruna: preconceito e ambiquidade de gênero; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; Orientador: Adriana Seabra;
As consequências do racismo : averiguação sobre o cumprimento da Lei 10; 639/03; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; Orientador: Adriana Seabra;
Movimento negro sem o negro em movimento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho) - Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; Orientador: Adriana Seabra;
ETHOS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Adriana Seabra;
Por uma retórica cristã: a elocução em função da res teológica em Santo Agostinho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Adriana Seabra;
INTRODUÇÃO À MORFOSSINTAXE LATINA: CASO, DECLINAÇÃO E FUNÇÕES SINTÁTICAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Adriana Seabra;
A imagem do professor na mídia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Licenciatura em Português e Inglês) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Adriana Seabra;
Produções bibliográficas
-
INCAO, M. C. ; SEABRA, A. . Regulamentação do trabalho sexual no Brasil. CIÊNCIAS DO TRABALHO , v. 26, p. 1-19, 2024.
-
SEABRA, A. . Quem sou eu pra dizer alguma coisa?. CIÊNCIAS DO TRABALHO , v. 22, p. 01, 2022.
-
SEABRA, A. . A imprensa e o ensino de língua materna no Brasil: imagens do professor. REVISTA INTERNACIONAL D'HUMANITATS , v. 44, p. 47-54, 2018.
-
SEABRA, A. . Poesia alheia: José Paulo Paes e o trabalho do tradutor. CIÊNCIAS DO TRABALHO , v. 3, p. 153-166, 2014.
-
SEABRA, A. . Retórica das Paixões. LETRAS CLÁSSICAS (USP) , v. 4, p. 365-374, 2000.
-
SEABRA, A. ; FARIA, A. P. C. . Retórica a Herênio: edição bilíngue português/latim - introdução, tradução e notas de. 1. ed. São Paulo: Mnema, 2024. v. 1. 336p .
-
FARIA, A. P. C. (Org.) ; SEABRA, A. (Org.) . Retórica a Herênio. 1. ed. São Paulo: Hedra, 2005.
-
SEABRA, A. . Imagens do professor e do ensino de Língua Portuguesa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. In: 38 Reunião Nacional da ANPED, 2017, São Luis do Maranhão. Anais das Reuniões Nacionais da ANPED, 2017.
-
SEABRA, A. . 'Quem não trabalha direito não merece boa paga'. Anais do IX Encontro Nacional da REDESTRADO. In: Anais do IX Encontro Nacional da REDESTRADO, 2017, Campinas. Anais do IX Encontro Nacional da REDESTRADO, 2017.
-
SEABRA, A. . A 'festividade' e o caráter do orador. In: VI Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 2005, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 2005.
-
SEABRA, A. . O estado da causa e os argumentos éticos e patéticos segundo a "Retórica a Herênio". In: IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 2001, Ouro Preto. Anais do IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 2001.
-
SEABRA, A. . O Ethos do professor de Português na polêmica sobre 'Por uma vida melhor'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SEABRA, A. . Abordagem Linguístico-Retórica do Texto: o método de análise textual de Isaac Nicolau Salum como diálogo entre ensino e pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SEABRA, A. . ASSASSINOS, PREGUIÇOSOS, TROGLODITAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEABRA, A. . Imagens Do Professor E Do Ensino De Língua Portuguesa Nos Jornais Folha De S. Paulo E O Estado De S. Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SEABRA, A. . 'Quem não trabalha direito não merece boa paga'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEABRA, A. . Imagens do professor e do ensino de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEABRA, A. . Imagens do professor de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SEABRA, A. . A desqualificação do professor de língua portuguesa no léxico dos artigos de opinião da Folha de S.Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, A. S. ; SEABRA, A. . A imagem do professor na mídia impressa paulistana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SEABRA, A. . O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SEABRA, A. . "Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?" - A construção do ethos retórico nas Catilinárias de Cícero (In Catilinam, I). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEABRA, A. . A "festividade" e o caráter do orador. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SEABRA, A. . O estado da causa e os argumentos éticos e patéticos segundo a. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SEABRA, A. . POESIA, LUTO E REPETIÇÃO: LEITURA PSICANALÍTICA DE UM SONETO DE JORGE DE LIMA. São Paulo: dos Autores, 2021 (E-BOOK).
-
SEABRA, A. . Por que sou eu que tenho de fazer a pergunta? O desejo de saber e seus caminhos na formação universitária de jovens militantes sociais.. SÃO PAULO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA, 2020 (Monografia de Especialização).
-
SEABRA, A. . ASSASSINOS, PREGUIÇOSOS, TROGLODITAS: IMAGENS DO PROFESSORE DE LÍNGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA PAULISTANA. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016 (Tese de Doutorado).
-
FARIA, A. P. C. ; SEABRA, A. . Retórica a Herênio. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.
-
FARIA, A. P. C. ; SEABRA, A. . Retórica a Herênio. São Paulo: Hedra, 2005. (Tradução/Livro).
-
SEABRA, A. . ETHOS E PATHOS NA RETÓRICA A HERÊNIO. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003 (Dissertação de Mestrado).
Outras produções
SEABRA, A. . Consultoria no desenvolvimento do PPC do curso de Ciências do Trabalho da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE. 2012.
SEABRA, A. . Preparação de texto (copidesque) da Revista Ciências do Trabalho. 2022.
SEABRA, A. . parecer ad hoc periódico Cadernos de Avaliação Educacional (FCC). 2021.
SEABRA, A. . Parecer ad hoc periódico Cadernos de Pesquisa (FCC). 2018.
SEABRA, A. . Relatório de Autoavaliação da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. 2013.
SEABRA, A. . Argumentação e Oratória para Sindicalistas. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SEABRA, A. ; PASSOS, K. . Comunicação Sindical. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SEABRA, A. . Argumentação e Oratória para Sindicalistas. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SEABRA, A. . Argumentação e Oratória para Sindicalistas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SEABRA, A. . 26º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Sub-área Educação; Linha de pesquisa: Linguagem e Educação. 2018. (AVALIAÇÃO).
SEABRA, A. . 26º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Etapa Internacional. 2018. (AVALIAÇÃO).
SEABRA, A. . Imagens do professor e do ensino de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2015. (Relatório de pesquisa).
SEABRA, A. . Imagens do professor e do ensino de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2014. (Relatório de pesquisa).
SEABRA, A. . História da Língua Portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SEABRA, A. . O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SEABRA, A. . IV Encontro Nacional do AHJB. 2008. (Editoração/Anais).
SEABRA, A. . Boletim do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro - ISSN 1519-1109. 2008. (Editoração/Periódico).
AUGUSTO, Daniel Sampaio ; DIAS, F. ; SEABRA, A. . Mapas Urbanos 2: Recife dos poetas e compositores Ep.1. 2001. Audiovisual.
AUGUSTO, Daniel Sampaio ; SEABRA, A. ; DIAS, F. . Mapas Urbanos 2: Recife dos poetas e compositores Ep.2. 2001. Audiovisual.
AUGUSTO, Daniel Sampaio ; SEABRA, A. ; DIAS, F. . Mapas Urbanos 2: Recife dos poetas e compositores Ep.3. 2001. Audiovisual.
AUGUSTO, Daniel Sampaio ; SEABRA, A. ; DIAS, F. . Mapas Urbanos: São Paulo dos poetas e compositores Ep. 1. 1998. Audiovisual.
AUGUSTO, Daniel Sampaio ; SEABRA, A. ; DIAS, F. . Mapas Urbanos: São Paulo dos poetas e compositores Ep. 2. 1998. Audiovisual.
AUGUSTO, Daniel Sampaio ; SEABRA, A. ; DIAS, F. . Mapas Urbanos: Rio de Janeiro dos poetas e compositores Ep. 1. 1998. Audiovisual.
AUGUSTO, Daniel Sampaio ; SEABRA, A. ; DIAS, F. . Mapas Urbanos: São Paulo dos poetas e compositores Ep. 3. 1998. Audiovisual.
SEABRA, A. . Sem Saída (16 mm, cor, 10min. ), filme de Curta-metragem de Joana Mariz de Sousa. Direção de fotografia e câmera por Adriana Seabra. 1997. Filme.
BROCK, D. ; SEABRA, A. . Camarim [filme cinematográfico] / direção Denice Brock. 1997. Filme.
SEABRA, A. . GRAFFITI (16mm, cor, 7min.), filme de curta-metragem dirigido por Rubens Toledo; direção de fotografia e câmera por Adriana Seabra. 1996. Filme.
RISCALI, F. ; SEABRA, A. . Manual cinematográfico dos seios para a educação de crianças e adultos/ Curta-metrasgem/ direção Fernanda Riscali. 1996. Filme.
BUCHELI, J. F. P. ; SANTANNA, D. ; SEABRA, A. . Munição. 1995. Filme.
SEABRA, A. . INTERIORES. 1994. Fotografia.
SEABRA, A. ; et alii . Prêmio Nascente III - Exposição coletiva dos trabalhos premiados - Ensaio Fotográfico:. 1994. Fotografia.
SEABRA, A. . Livro (16mm, cor, 2min.) filme de curta-metragem dirigido por Fabio Durand, direção de fotografia e câmera por Adriana Seabra. 1994. Filme.
Tavares, Camilo ; BOCCATO, P. ; LEONARDI, E. ; SAGHAARD, C. ; SEABRA, A. . Nó na garganta. 1994. Filme.
SEABRA, A. ; et alii . Novíssimos, a produção dos 90 - Instalação:. 1993. Instalação.
SEABRA, A. ; et alii . Além da fotografia [exposição coletiva]. 1992. Fotografia.
BEZERRA, M. C. ; SEABRA, A. . Rio de Janeiro, Minas. 1992. Filme.
SEABRA, A. ; et alii . IV Núcleo de Formação em Linguagem Fotográfica [exposição coletiva]. 1991. Fotografia.
SEABRA, A. ; et alii . Polaroid, criações instantâneas [exposição coletiva]. 1991. Fotografia.
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
ABORDAGEM LINGUÍSTICO-RETÓRICA DO TEXTO: o método de análise textual de Isaac Nicolau Salum como diálogo entre ensino e pesquisa, Descrição: Esta pesquisa de pós-doutorado dedica-se ao estudo da Abordagem Linguístico-Retórica do Texto, de Isaac Nicolau Salum: o método de análise textual, seu processo de elaboração, seu embasamento teórico e seu emprego em situações didáticas. Trata-se de um método diagramático proposto para estender os estudos de sintaxe à compreensão do texto, mas também para auxiliar o ensino da escrita, pois ? assim dizia Salum ? investigar sistematicamente ?como os que bem escrevem organizam sua matéria? é um meio de aprender a escrever. Quanto ao primeiro de seus objetivos, a Abordagem Linguístico-Retórica tem a virtude de explicitar a estrutura dos textos a que se aplica, ajudando a compreender não só as relações entre os aspectos sintáticos e semânticos da produção do sentido, mas também a ligação entre sintaxe e estilo. Quanto ao segundo, sua virtude é apresentar o texto como um objeto de investigação aberto ao trabalho cooperativo de professores e estudantes. Embora já se tenha sugerido que a ?horizontalidade? no trato com os alunos e a construção de ambientes democráticos em sala de aula resultassem, sobretudo, de postura ideológica do prof. Salum, fazemos a hipótese de que tal disposição ? capaz de atiçar a curiosidade e mover os estudantes à ação, no processo de investigação do texto ? tenha-se tornado característica de seu método de trabalho que, desse modo, se realiza como prática conjunta de ensino e pesquisa. Examinamos essa hipótese por meio de estudo: das apostilas autógrafas e da documentação do autor sobre o desenvolvimento e a aplicação de seu o método (depositadas no Cedae-Unicamp e no IEB-USP), de fontes bibliográficas que o autor, nesses documentos, apresenta como referencial teórico e da fortuna crítica sobre seu trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Seabra - Coordenador.
-
2012 - 2016
IMAGENS DO PROFESSOR E DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA PAULISTANA, Descrição: Quando se trata de opinar ou reportar fatos a respeito do ensino de Português, a imprensa raramente consulta professores da educação básica. Consigna, entretanto, pareceres e comentários de pesquisadores universitários, acadêmicos da ABL, advogados, economistas, escritores... fontes que, ao falar sobre a língua na escola, produzem imagens sobre quem é, ou deveria ser, o professor que se incumbe de ensiná-la. Em nossa pesquisa de doutoramento, investigamos as imagens do professor de língua portuguesa que circulam em dois órgãos da imprensa paulistana dita séria, a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Em contrapartida, analisamos textos publicados por professores na internet, para observar como respondem ao imaginário configurado nos jornais. O corpus constitui-se a partir de um evento-amostra: o factoide criado pela mídia, em maio de 2011, a propósito da distribuição, pelo MEC, do livro didático Por uma vida melhor (AÇÃO EDUCATIVA, 2011). Em vista da diversidade do corpus, composto de uma pletora de gêneros, e da seleção de diferentes objetos de análise em seu interior, recorremos a mais de uma teoria no campo das ciências da linguagem. Para observar a polêmica que se travou entre a mídia e os estudiosos da linguagem, aderimos a categorias de Análise do Discurso propostas por Dominique Maingueneau: semântica global, interincompreeensão, simulacro, aforização etc. Para observar diferentes aspectos dos dispositivos de enunciação e veridicção do discurso jornalístico, recorremos às teorias enunciativas de Émile Benveniste e Algirdas Julien Greimas. Para a imagem discursiva dos coenunciadores, às noções de ethos e pathos, cuja formalização remonta a Aristóteles. Por ocasião do factoide, gerador dos enunciados recolhidos no corpus, a imprensa caracterizou os professores do ensino básico que tematizassem a heterogeneidade da linguagem e praticassem um ensino contrastivo de gramática como bárbaros, preguiçosos, assassinos da língua. Os professores, por sua vez, ao se defender por escrito das detracções da mídia, não só argumentaram para refutar o posicionamento da imprensa sobre o conteúdo e as práticas do ensino de Língua Portuguesa, mas também procuraram produzir, com seu modo de dizer, uma imagem de professor que se contrapusesse ao retrato disfórico promovido pelos meios de comunicação. Uma imagem de boa formação escolar e cultural, de domínio do objeto de ensino, de envolvimento com o trabalho, de compromisso com a melhoria das condições socioculturais de seus alunos; um ethos, enfim, de competência, de quem sabe e pode ensinar Língua Portuguesa, e de engajamento na educação com vistas à transformação social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Seabra - Coordenador.
-
2011 - 2012
IMAGENS DO PROFESSOR NA MÍDIA, Descrição: Este trabalho investiga a imagem do professor veiculada pela mídia; especificamente, em textos de jornal sobre o ensino escolar da Norma Padrão. Examinamos conceitos linguísticos e discursivos usados sem pertinência por colunistas do jornal Folha de S. Paulo, para mostrar como essas noções, mal entendidas e mal empregadas, concorrem para a construção de uma imagem negativa da competência e da atuação do professor de Português na rede pública de ensino. Apesar das várias pesquisas direcionando a uma reformulação do ensino da Língua Portuguesa, para que a natureza social da língua seja levada em consideração, o senso comum ainda confunde o ensino da gramática normativa com o ensino da própria língua, que, assim, ficaria reduzido a um conjunto de prescrições. É a essa concepção de gramática e de ensino de língua que se vinculam os artigos do corpus sob nossa análise e é por conta dela que se produz uma imagem negativa do professor de português, afinal, "se ele não dá aulas de gramática, é porque não sabe Português".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana Seabra - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
1999 - 2003
ETHOS E PATHOS NA RETÓRICA A HERÊNIO, Descrição: Investigação de mestrado dedicada aos meios afetivos de persuasão, ethos e pathos, na Retórica a Herênio. O manual em questão não reproduz a sistematização aristotélica do ethos e do pathos, porém não deixa de prescrever lugares argumentativos que lhes dizem respeito. Empregar-se-ão os afetos em determinadas partes do discurso, às quais também os relaciona Aristóteles: o exórdio e a peroração. Em ambas, aplicados à enunciação, os afetos compõem as personae do orador e do ouvinte, instaurando enunciador e enunciatário no discurso. Encontrar-se-ão afetos também no patamar do enunciado, em meio à narração e à comprovação da causa. Nesse caso, as personae configuradas são atores cujo caráter e as paixões, com verossimilhança e probabilidade, lhes qualificam ou não para a execução do crime de que se lhes quer imputar ou livrar. Sobretudo, a aplicação dos afetos é, na Retórica a Herênio, tida como tarefa da elocução, mais que da invenção; os afetos não compõem uma classe de argumentos, mas, como figuras, são pertinentes ao revestimento semântico-estilístico do esqueleto argumentativo do discurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Seabra - Coordenador.
Prêmios
2015
Professora Homenageada, Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
1994
Primeiro Prêmio Estímulo para o Desenvolvimento de Ensaio Fotográfico, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
1993
Prêmio Nascente III, Menção Honrosa na categoria Artes Plásticas, pela obra ?Prisões?, Editora Abril / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
1993
Prêmio Nascente III, Menção Honrosa na categoria Cinema e Vídeo, pelo roteiro cinematográfico "Flores", Editora Abril / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Escola de Ciências do TrabalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 22
Outras informações:
(1) Ensina Língua Portuguesa com o objetivo de auxiliar os estudantes de graduação e especialização a compreender a dinâmica sociointeracional dos gêneros textuais da escrita acadêmica. Orienta-os no processo de apropriação desses gêneros, para registro e desenvolvimento de suas atividades de estudo e pesquisa. Propõe atividades de produção textual que estimulem os estudantes a recorrerem à escrita também como um meio de refletir sobre suas histórias de vida e de trabalho, e a se utilizarem dela para construir a memória de seu processo formativo no curso de Ciências do Trabalho;(2) Orienta Atividades Programadas de Pesquisa: experiências mediadas de Produção de Conhecimento e Letramento Acadêmico que, distribuídas ao longo dos 6 semestres de duração do bacharelado, subsidiam o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso;(3) Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso;(4) Foi consultora no desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho e hoje atua em sua atualização curricular, como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
2018 - 2018
Escola de Ciências do TrabalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação no convênio Escola DIEESE de Ciências do Trabalho/ Central Única dos Trabalhadores (CUT), como professora do Curso de Especialização: Formação de Dirigentes Sindicais Avançado (FDA). Responsável pela produção de conteúdos e pela docência presencial da disciplina Comunicação, Cultura e Ideologia.
2012 - 2013
Escola de Ciências do TrabalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2014
Ensino, Economia e Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Argumentação e Produção Textual
-
04/2014
Ensino, Ciências do Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Argumentação e Produção Textual, Introdução à Linguagem Audiovisual, Memória e Textualidade
-
10/2018 - 12/2018
Ensino, Formação de Dirigentes Sindicais Avançado, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação, Cultura e Ideologia
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências do Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e Textualidade
2011 - 2011
Escola da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª RegiãoVínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Desenvolveu oficinas de Letramento Judiciário para magistrados recém-concursados e servidores do TRT-2/SP.
As oficinas trataram do estudo dos Gêneros do Discurso Forense, de suas formas composicionais e características de estilo; e dedicaram-se, especialmente, à argumentatividade.
2010 - 2010
Escola da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª RegiãoVínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor
2009 - 2009
Escola da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª RegiãoVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
2009 - 2009
Escola da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª RegiãoVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Atividades
-
10/2011 - 11/2011
Ensino, Linguagem Jurídica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Argumentação na Sentença Judiciária
-
08/2011 - 08/2011
Ensino, Linguagem Jurídica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Linguagem Jurídica
-
07/2010 - 08/2010
Ensino, Linguagem Jurídica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Linguagem Jurídica: Textualidade e Argumentação
-
04/2009 - 06/2009
Ensino, Linguagem Jurídica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos Jurídicos: a Argumentação
-
02/2009 - 04/2009
Ensino, Linguagem Jurídica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Linguagem Jurídica
2007 - 2012
Universidade Bandeirante de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 14
Outras informações:
(1) Lecionou disciplinas das áreas de Língua Portuguesa, Linguística e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Licenciatura em Letras (Licenciatura em Português e Inglês);
(2) Lecionou Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na graduação em Pedagogia e Administração Escolar;
(3) Em regime de 40h (2010/2011), dedicou-se ao desenvolvimento de oficinas e atividades de extensão, abertas à comunidade, sobre as alterações ortográficas introduzidas pelo Novo Acordo, sobre História Externa e Interna da Língua Portuguesa e sobre Etimologia;
(4) Participou de uma reformulação curricular do curso de Letras em 2010. Foi responsável pela introdução e pela elaboração curricular da disciplina "Origens e Formação da Língua Portuguesa", bem como pela reestruturação dos currículos de "Fonética e Fonologia", "Morfologia" e "Sintaxe da Língua Portuguesa";
(5) Foi orientadora de pesquisa em Iniciação Científica (IC);
(6) Foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE);
(7) Foi professora-tutora de ensino à distância (EaD), na disciplina de "nivelamento" em Língua Portuguesa, "Comunicação e Expressão", obrigatória a todos os alunos ingressantes na Universidade.
2010 - 2010
Universidade Bandeirante de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Tutor de ensino a distância - EAD, Carga horária: 4
Outras informações:
Módulo "Comunicação e Expressão"
Atividades
-
01/2008 - 12/2012
Ensino, Letras - Licenciatura em Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Textos Orais e Escritos, Análise do Discurso, Fonética e Fonologia do Português, Leitura e Produção de Textos, Morfologia da Língua Portuguesa, Origens e Formação da Língua Portuguesa, Sintaxe da Língua Portuguesa
-
10/2007 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
-
03/2011 - 10/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Academia Paulista Anchieta.,Linhas de pesquisa
-
04/2007 - 05/2007
Ensino, Letras - Licenciatura em Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - Fonologia e Oralidade, Língua Portuguesa - Usos e Sintaxes
2007 - 2007
Instituto Federal de São PauloVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações:
Lecionou ?Ciência, Tecnologia e Arte? (módulo 1: relações entre os três campos do saber na antiguidade greco-latina), disciplina oferecida aos alunos de pós-graduação em PROEJA.
Atividades
-
08/2007 - 10/2007
Ensino, Especialização em PROEJA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ciência, Tecnologia e Arte (módulo 1: relação entre os três campos do saber na antigüidade greco-latina)
2009 - 2009
Centro Universitário São CamiloVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Assitente II, Carga horária: 20
2009 - 2009
Centro Universitário São CamiloVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Assitente II, Carga horária: 4
2005 - 2006
Centro Universitário São CamiloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 15
Outras informações:
(1) Lecionou disciplinas das áreas de Língua Portuguesa, Linguística e Latim na graduação em Letras (Licenciatura em Português e Inglês);
(2) Orientou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC);
(3) Atuou em extensão universitária coordenando o "Grupo de Estudos de Tradução do Latim ao Português" e o "Estudo Semiótico da Narrativa Cinematográfica", que resultou no curso de extensão "Cinema e Literatura".
Atividades
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Letras - Licenciatura em Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Classe especial: Língua Portuguesa IV - Sintaxe
-
01/2009 - 02/2009
Ensino, Letras - Licenciatura em Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Classe especial: Língua Latina I, Classe especial: Língua Latina II, Classe especial: Linguística I, Classe especial: Linguística III
-
08/2005 - 12/2006
Ensino, Letras - Licenciatura em Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema e Literatura, Língua Latina, Língua Portuguesa (sintaxe do período composto), Lingüística (gêneros do discurso), Lingüística (pragmática e semântica argumentativa)
2007 - 2007
Faculdade Interlagos de Educação e CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 15
Atividades
-
02/2007 - 04/2007
Ensino, Licenciatura em Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem em Ação, Língua Latina, Leitura e Produção de Texto, Introdução aos Estudos da Linguagem
2004 - 2005
Faculdade Anglo LatinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2004 - 06/2005
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa (português instrumental)
2018 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós-doutorado, Carga horária: 20
2000 - 2000
Universidade de São PauloVínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações:
Estágio de docência no ensino superior oferecido pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo.
Atribuições: assistir a Prof.ª Dr.ª Angélica Chiappetta no curso Cultura Latina I, destinado a alunos do segundo ano de graduação em letras da FFLCH-USP. Atribuições: fazer pesquisa bibliográfica, observar e registrar as aulas dadas pela professora, orientar os alunos na elaboração de seminários e monografias, lecionar (regência em 12h-aula).
Carga horária total do estágio: 108 horas.
Atividades
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
-
08/2012 - 11/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
-
01/1999 - 08/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Seabra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?