Ricardo Carvalho da Silva

Professor, Pesquisador e Contador. Atuando como Professor do Curso de Ciências Contábeis da UNILAVRAS. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012), especialização em finanças com MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria pela IBS/FGV (2014) Administração de Empresas pela UFMG (2016). Tem experiência na área de Contabilidade atuando a mais de 20 anos como contador, empresário contábil, nas áreas Tributárias, Escrituração Contábil, Análises de Balanços, Perícia Contábil e Avaliação de Empresas além da Gestão de Negócios e na Administração, com ênfase em Finanças, Administração Financeira e Mercado de Capitais, prestando serviços de consultoria em Gestão Financeira a pessoas Físicas e Jurídicas. Mestrado em Controladoria e Contabilidade no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da UFMG com pesquisa ligada ao Gerenciamento de Resultados. Doutor em Controladoria e Contabilidade no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da UFMG com pesquisa investigando o cenário de Fusões e Aquisições no Mercado Brasileiro, e Professor em programa de pós-graduação nas disciplinas dos cursos de Contabilidade, Controladoria e Finanças Corporativas, Auditoria e Gestão Tributária. Orientador no Programa de Pós Graduação na USP/ESALQ nos cursos de MBA em Gestão Tributária, Gestão de Negócios e Controladoria e Gestão Financeira.

Informações coletadas do Lattes em 07/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Matemática

2025 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialização em andamento em Data Science e Analytics

2024 - Atual

Universidade de São Paulo

Doutorado em CONTROLADORIA E CONTABILIDADE

2020 - 2024

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: "Fatores Determinantes das Empresas Alvo de Fusões e Aquisições no Brasil e Seus Impactos no Desempenho"
Renata Turola Takamatsu. Coorientador: Wagner Moura Lamounier.

Mestrado em CONTROLADORIA E CONTABILIDADE

2018 - 2020

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Determinantes da Prática de ?Income Smoothing? em Cias Abertas: Uma Análise de Empresas Brasileiras e Americanas
, Ano de Obtenção: 2020.Wagner Moura Lamounier.Palavras-chave: Gerenciamento de Resultados; Income Smoothing; Determinantes de Suavização.

Especialização em MBA EM GESTÃO FINANCEIRA : CONTROLADORIA E AUDITORIA

2012 - 2014

Faculdade IBS - Business School de Minas Gerais
Título: A UTILIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTAS PARA A GESTÃO FINANCEIRA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Orientador: José Carlos Abreu

Graduação em Administração

2011 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O IMPACTO DAS POLITICAS ECÔNOMICAS NOS RESULTADOS OPERACIONAIS E FINACEIROS DAS EMPRESAS: estudo de caso de um grupo de companhias listadas na BM&F Bovespa
Orientador: Aureliano Bressan

Graduação em Ciências Contábeis

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO MEIO PARA INFORMAÇÕES E APOIO A DECISÕES: estudo de caso em uma transportadora de cargas
Orientador: Maria Helena F. Drummond

Ensino Médio (2º grau)

1991 - 1993

Escola Estadual José Elias Issa

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Gestão de Risco. (Carga horária: 14h). , Associação dos Analistas e Profissionais de Invest. do Mercado de Capitais, APIMEC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em A Utilização da Contabilidade Gerencial como Meio para Inf. a Decisões. (Carga horária: 25h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2012 - 2012

Análise dos Demonstrativos Contábeis. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2012 - 2012

Contabilidade entre Empresas e Gerencial II. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Curso eLearning de Mercado Financeiro. (Carga horária: 24h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.

2011 - 2011

Auditoria. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Redução ao Valor Recuperável dos Ativos eLearning. (Carga horária: 16h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.

2010 - 2010

Métodos Quantitativos. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2009 - 2009

A Informação Contábil no Contexto Atual. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2009 - 2009

Ferramentas de Análises Financeiras. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso de Contabilidade Financeira eLearning. (Carga horária: 24h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: FINANÇAS.

Organização de eventos

da Silva, R. C . 24º USP International Conference on Accounting. 2024. (Congresso).

SILVA, R. C. . XXVII SEMEAD - Seminários em Administração. 2024. (Outro).

da Silva, R. C . 21º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2024. (Congresso).

Participação em eventos

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2024. (Congresso).

21º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2024. (Congresso).

24º USP International Conference on Accounting. 2024. (Congresso).

AdCont - Congresso Nacional de Administração e Contabilidade. 2024. (Congresso).

CACES Congresso de Administração, Contabilidade, Economia e SusSustentabilidade. 2024. (Congresso).

Conexão Contábil (Nacional). 2024. (Seminário).

XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. 2024. (Outra).

XXVII SEMEAD - Seminários em Administração. 2024. (Seminário).

12º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e º UFSC International Accounting Congress. O Impacto da Prática de Suavização de Resultados no Valor Gerado ao Acionista. 2022. (Congresso).

4º Congresso UFU de Contabilidade. DIVULGAÇÃO DO GUIDANCE E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE. 2021. (Congresso).

XXI USP International Conference in Accounting. Efeito Entricheiramento/Alinhamento: Um Estudo da Relação entre os Mecanismos Anti-Takeover e o Valor de Mercado das Empresas Brasileiras.. 2021. (Congresso).

XIV Congresso ANPCONT 2020. Determinantes da prática de ?Income Smoothing? em Cias Abertas: Uma Análise de Empresas Americanas. 2020. (Congresso).

XX USP International Conference in Accounting. Determinantes da prática de ?Income Smoothing? em Cias Abertas: Uma Análise de Empresas Brasileiras.. 2020. (Congresso).

XXVI Congresso Internacional Transdisciplinar para a Educação do Futuro. 2020. (Congresso).

3º Congresso de Contabilidade de Uberlândia. AÇÕES ADOTADAS PELAS EMPRESAS DA B3 ALINHADAS COM OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE.. 2019. (Congresso).

SEMEAD XXII - Seminários em Administração.O IMPACTO DA LEI SARBANES-OXLEY (SOX) NOS NÍVEIS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3 EM UM AMBIENTE DE NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS.. 2019. (Seminário).

XII CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Gerenciamento de Resultados e Recompra de ações: uma análise desta relação nas Empresas Brasileiras Listadas na B3.. 2019. (Congresso).

XII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. 2019. (Congresso).

XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. A INFLUÊNCIA DA LEI SARBANES OXLEY NAS POLÍTICAS DE DIVIDENDOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOLSA DE NOVA YORK. 2018. (Congresso).

XI Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. 2017. (Outra).

15ª CONESCAP Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias , Informações e Pesquisas. 2013. (Outra).

3ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria. 2013. (Outra).

19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2012. (Congresso).

22º Congresso APIMEC. 2012. (Congresso).

2ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria. 2012. (Outra).

33º CONBRAI - Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. 2012. (Congresso).

IFRS Conference. 2011. (Outra).

Seminário Latino-Americano, Adoção de IFRS : Avanços e Desafios. 2011. (Seminário).

Simpósio sobre o Ensino de Contabilidade baseado em IFRS. 2011. (Simpósio).

VIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. 2011. (Outra).

II Seminário Internacional de Contabilidade Pública. 2010. (Seminário).

Seminário IFRS para Pequenas e Médias Empresas - Formação de Multiplicadores. 2010. (Seminário).

VII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. 2009. (Outra).

X PROLATINO Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino. 2009. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ana Lívia de Lima Silva

SABINO, K. L. C.; CARVALHO, R.;SILVA, R. C.. Os efeitos da pandemia da COVID-19 na atividade de auditoria: um estudo com profissionais de auditorias independentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Gabriela Schaefer

MOREIRA, V. S.; PEREIRA, F. B.;SILVA, R. C.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO DELITERATURA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Guilherme Kenzo OnoBrito

PEREIRA, G. A.; PAPANDREA, P. J.;SILVA, R. C.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL: ANÁLISE SOBRE O CRESCIMENTO SOBREA ÓTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Lidia Luciara Silva Aleixo

SOUZA, P. R. R.; NUINTIN, A. A.;SILVA, R. C.. IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO LOGÍSTICO: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Thalía de Carvalho Amorim

PAPANDREA, P. J.; CARVALHO, R. M.;SILVA, R. C.. ESPECULAÇÃO DE CRIPTOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CRIPTOMOEDAS E ABOLHA DAS TULIPAS HOLANDESAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: SABRINA DE FÁTIMA BARBOSA TANIWAKI

PAPANDREA, P. J.; MOREIRA, V. S.;SILVA, R. C.. ANÁLISE DO SETOR DE RECEBIMENTOFISCAL EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Fernanda Rodrigues Vilela

SILVA, R. C.; SABINO, K. L. C.; CURI, M. A.. DIVULGAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS PELAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA B3 EM 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Lucas Schimith Souza

SILVA, R. C.; CARVALHO, R. M.; PAPANDREA, P. J.. O Impacto do Ensino Remoto Emergencial no Período Pandêmico: Uma Análise dos Discentes da Universidade Federal de Alfenas Campus Varginha. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Mattheus Veiga Lima Abreu

SILVA, R. C.; CARVALHO, R. M.; PAPANDREA, P. J.. Índices de Liquidez das Três Maiores Empresas Varejistas no Brasil de 2018 até 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Thiago Lourenço de Brito

SILVA, R. C.; PAPANDREA, P. J.; CARVALHO, R. M.. Environmental Social Governance vs Greenwashing: Entre Vulnerabilidades e Assimetrias Informacionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: GIULIA IZIDORO COLOZZA

SILVA, R. C.; SABINO, K. L. C.; CARISSIMO, C. R.. PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA FISCAL E AFINS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA E SUAS IMPLICAÇÕES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Claudia Braz de Souza

CURI, M. A.; NUINTIN, A. A.;SILVA, R. C.. IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEISFINANCEIRAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Danilo Bittencourt Silva

PAPANDREA, P. J.;SILVA, R. C.; CARVALHO, R. M.. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: POR QUE O MARKETING É UM DOS PRINCIPAISSETORES RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DAS EMPRESAS?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Fillipe CarneiroPinto

NUINTIN, A. A.; PAPANDREA, P. J.;SILVA, R. C.. Bitcoin e seu Alto Índice de Volatilidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Gabriel Gonçalves Neto

NUINTIN, A. A.; CARVALHO, R. M.;SILVA, R. C.. Estratégias de negociação em processo de cobrança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Graziela Fernanda de Oliveira Ribeiro

SABINO, K. L. C.; NUINTIN, A. A.;SILVA, R. C.. A GESTÃO FINANCEIRA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE VARGINHA/MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Isabella Arruda Borges

SABINO, K. L. C.; CARVALHO, R. M.;SILVA, R. C.. Análise da influência da liquidez geral no fluxo de caixa operacional de empresas do setor da saúde listadas na B3. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Marco Antônio Andrade Luciano

QUEIROZ, J. N.; FRAGA, M. S.;SILVA, R. C.. Análise dos Impactos de Abertura de Capital em Empresas do Setor de Saúde Listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Artur Galindo Rezende

CRUZ, F. R.;SILVA, R. C.LAMOUNIER, W. M.. Desempenho Financeiro de Empresas do Setor de Mineração dos Desastres Ambientais Recentes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientou

Alice Kulezar Nemeth

ustentabilidade na Indústria de Óleo e Gás: Desafios, Oportunidades e Lições Aprendidas; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ? Universidade de São Paulo; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Ariane Silva

Mapeamento da jornada ESG: um estudo de caso do Banco Itaú Unibanco S/A; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ? Universidade de São Paulo; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Larissa Valério

Gestão tributária do ICMS aplicada em um restaurante familiar; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Tributária) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ? Universidade de São Paulo; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Leliana Rodrigues Coelho Takazaki

O Impacto da Lei do Bem na redução da Carga Tributária das empresas; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão tributária do ICMS aplicada em um restaurante familiar) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ? Universidade de São Paulo; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Marilia Vicente

Desafio da pejotização nas empresas sob a ótica tributária e trabalhista; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Tributária) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ? Universidade de São Paulo; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Larissa de Fátima Silveira

Influência dos Indicadores de ESG no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras Listadas na Bolsa de Nova York; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Alexandre Pimenta Alvarenga

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ENDIVIDAMENTO:UM ESTUDO COM ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Amanda Barbosa Cabral

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: ESTUDO DECASO COM OS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Amanda Gabrielly Gonçalves Maia

COMO OS BRASILEIROS SE IDENTIFICAM EMRELAÇÃO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO VOLTADO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Gabriela Alves dos Santos

A REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA E OPLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Jander Eduardo Lemes Azevedo

O COMBATE AOS CRIMES NO MERCADOFINANCEIRO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DAS CRIPTOMOEDAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Lara Lais dos Santos Lino

importância do planejamento tributário comoferramenta de gestão financeira e estratégica,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Larissa Regina de Oliveira

Educação Financeira nos níveis de ensino do Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Maria Eduarda Paulino Cunha

Vantagem competitiva: uma análise através dos pressupostos de Warren Buffett em comparação as demonstrações contábeis da AmBev S/A; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Tainara Elisandra da Silva Costa

O IMPACTO DO REGIME ADUANEIRO DE DRAWBACK E RECOF NOS RESULTADOS E INDICADORES DE RENTABILIDADE EM EMPRESAS DA B3; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Ana Beatriz Rodrigues dos Anjos

NOTA FISCAL ELETRÔNICA: UMA AVALIAÇÃO DASPUBLICAÇÕES APÓS 15 ANOS DE IMPLANTAÇÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Víctor Nunes Marques

DESEMPENHO DO AGRONEGÓCIO E IMPACTO NA ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA NACIONAL: UMA ANÁLISE CONTÁBIL DO SETOR NO PERÍODO DE PANDEMIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Yuri Andrade da Silva

A LEGALIZAÇÃO DE CASSINOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES SOBRE OS BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS PARA ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA E PARA O TURISMO NACIONAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Nathalia Pelegrino Barbosa

O AUMENTO DAS TAXAS DE IMPORTAÇÃO DOS PRODUTOS DO SETOR TÊXTIL E DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO DE EVENTOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Melissa Caroline dos Santos Almeida Bernardes

Influência da Governança Corporativa: Um Estudo Aplicado à Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais - COPASA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Shaeynne Kelly dos Santos Carvalho

O impacto das crises financeiras nas variáveis macroeconômicas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Michelle Cristina da Silva

Auditoria Interna como Ferramenta de Gestão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Maria José Gomes Martins

O IMPACTO DA COVID NA PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SUBSETOR DE SAÚDE LISTADAS NA B3; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Gabrielle Lima da Silva

Análise das fraudes contábeis: um estudo sob a ótica do triângulo de Cressey; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Glicianne Paiva Vasco

Estudo sobre a aplicação do regime especial detributação em uma empresa de construção civil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Alda Lúcia Barbosa

exclusão do icms da base de cálculo do pis e da cofins: estudo dos indicadores de rentabilidade no setor varejista da b3; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Flavia Rafaela de Oliveira

FRAUDE CONTÁBIL: REVISÃO DE LITERATURA DA TEORIA DA AGÊNCIA E TRIÂNGULO DE CRESSEY E A PREVENÇÃO ATRAVÉS DA AUDITORIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Flavia Rafaela de Oliveira

EMPREENDEDORISMO E CONTABILIDADE: Aplicação das ferramentas contábeis em uma lanchonete na cidade de Nepomuceno; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Gabriel Gonçalves Neto

Estratégias de negociação em processo de cobrança; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Yuri Lopes da Silva

Composição do PIB dos Municípios da Microrregião de Varginha; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Ricardo Carvalho da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. C. ; PAPANDREA, P. J. ; SILVEIRA, L. F. . INFLUÊNCIA DOS INDICADORES DE ESG NO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS COMO ADR. Journal of Open Research (JOR) , v. 6, p. 1-14, 2025.

  • SILVA, R. C. ; PAPANDREA, P. J. ; VASCO, G. P. . ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Journal of Open Research (JOR) , v. 6, p. 1, 2025.

  • SILVA, R. C. ; PINHEIRO, J. L. ; SOUZA, G. H. D. ; LAMOUNIER, W. M. . A SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS CRIA VALOR PARA OS ACIONISTAS?. REVISTA CIENTÍFICA E-LOCUÇÃO , v. 1, p. 25, 2024.

  • MOURA LAMOUNIER, WAGNER ; CARVALHO DA SILVA, RICARDO . DETERMINANTES DA PRÁTICA DE INCOME SMOOTHING EM CIAS ABERTAS: UMA ANÁLISE DE EMPRESAS AMERICANAS. REVISTA CIENTÍFICA E-LOCUÇÃO , v. 1, p. 30, 2024.

  • PAULINO CUNHA, MARIA EDUARDA ; CARVALHO DA SILVA, RICARDO . VANTAGEM COMPETITIVA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DOS PRESSUPOSTOS DE WARREN BUFFETT EM COMPARAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA AMBEV S/A. REVISTA CIENTÍFICA E-LOCUÇÃO , v. 1, p. 32, 2023.

  • SILVA, R. C. ; LAMOUNIER, W. M. ; ANDRADE, N. S. . DIVULGAÇÃO DO GUIDANCE E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE. CONTABILOMETRIA - BRAZILIAN JOURNAL OF QUANTITATIVE METHODS APPLIED TO ACCOUNTING , v. 10, p. 1-21, 2022.

  • DA SILVA, BARBARA SIQUEIRA ; DE QUEIROZ, JAMILE NEME ; DA SILVA, RICARDO CARVALHO ; FRANCISCO, JOSÉ ROBERTO DE SOUZA . AÇÕES ADOTADAS PELAS EMPRESAS DA B3 ALINHADAS COM OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE. REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE , v. 22, p. 37-50, 2021.

  • SILVA, R. C. ; LAMOUNIER, W. M. ; SOUZA, G. H. D. ; PINHEIRO, J. L. . O Impacto Da Prática De Suavização De Resultados No Valor Gerado Ao Acionista. In: 12º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e 5º UFSC International Accounting Congress, 2022, Florianópolis. ANAIS - 12º CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 2022.

  • MENDES, A. C. S. M. ; SILVA, R. C. ; LAMOUNIER, W. M. ; BRESSAN, V. G. F. . Reflexo da Pandemia da covid-19 sobre o Custo de Capital de Terceiro. In: XIV Congresso de Administração Sociedade e Inovação - Evento on-line, 2022, On-Line. Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI (Evento On-line), 2022.

  • SILVA, R. C. ; LAMOUNIER, W. M. ; BRESSAN, V. G. F. . Efeito Entricheiramento/Alinhamento: Um Estudo da Relação entre os Mecanismos Anti-Takeover e o Valor de Mercado das Empresas Brasileiras.. In: XXI USP International Conference in Accounting, 2021, São Paulo. XXI USP International Conference in Accounting, 2021.

  • SILVA, R. C. ; LAMOUNIER, W. M. ; CAIRES, N. A. . 'DIVULGAÇÃO DO GUIDANCE E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE. In: 4º Congresso UFU de Contabilidade, 2021, Uberlândia. 4º Congresso UFU de Contabilidade, 2021.

  • SILVA, Ricardo Carvalho. ; LAMOUNIER, W. M. . Determinantes da prática de ?Income Smoothing? em Cias Abertas: Uma Análise de Empresas Brasileiras.. In: XX USP International Conference in Accounting, 2020, São Paulo. XX USP International Conference in Accounting, 2020.

  • SILVA, Ricardo Carvalho. ; LAMOUNIER, W. M. . Determinantes da prática de ?Income Smoothing? em Cias Abertas: Uma Análise de Empresas Americanas.. In: XIV Congresso ANPCONT 2020, 2020, Foz do Iguaçu. Congresso ANPCONT 2020, 2020.

  • SILVA, Ricardo Carvalho. ; NOVAES, P.V.G ; MIRANDA, R. D. ; BRESSAN, V. G. F. . RISCO INFORMACIONAL E A PREVISÃO DOS ANALISTAS DE MERCADO: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE AS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA [B]³. In: Congresso ANPCONT 2020, 2020, Foz do Iguaçu. Congresso ANPCONT 2020, 2020.

  • SILVA, R. C. ; LAMOUNIER, W. M. ; BRESSAN, V. G. F. ; SANTANA, P. C. P. . Gerenciamento de Resultados e Recompra de ações: uma análise desta relação nas Empresas Brasileiras Listadas na B3. In: XII CASI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2020, Palhoça. XII CASI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2019.

  • SILVA, B. S. ; QUEIROZ, J. N. ; SILVA, Ricardo Carvalho. ; FRANCISCO, J. R. S. . AÇÕES ADOTADAS PELAS EMPRESAS DA B3 ALINHADAS COM OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE.. In: 3º Congresso UFU de Contabilidade, 2019, Uberlândia. 3º Congresso UFU de Contabilidade, 2019.

  • SILVA, Ricardo Carvalho. ; MARIO, P. C. . O IMPACTO DA LEI SARBANES-OXLEY (SOX) NOS NÍVEIS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3 EM UM AMBIENTE DE NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS.. In: SEMEAD XXII - Seminários em Administração, 2019, São Paulo. XXII SEMEAD Anais, 2019.

  • SILVA, Ricardo Carvalho. ; GUERRA, C. J. O. ; LAMOUNIER, W. M. ; FRANCISCO, J. R. S. . A INFLUÊNCIA DA LEI SARBANES OXLEY NAS POLÍTICAS DE DIVIDENDOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOLSA DE NOVA YORK. In: XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2018. v. 11.

  • SILVA, R. C. . Planejamento Financeiro:uma estratégia para fugir das dívidas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. C. . A Tomada de Decisões Empresariais e o Contador em Tempos de Pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. C. . O Contador em Tempos de Pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALGADO, A. L. ; RODRIGUES, A. ; RODRIGUES, D. S. ; DIVINO, S. B. S. ; FARIAS, L. M. C. ; VICENTE, N. W. ; CARLOS, A. C. ; SILVA, R. C. . Direito Trabalhista. Lavras: Unilavras, 2022 (Apostila Atividade Prática).

  • SALGADO, A. L. ; CARLOS, A. C. ; RODRIGUES, A. ; RODRIGUES, D. S. ; FARIAS, L. M. C. ; DIVINO, S. B. S. ; VICENTE, N. W. ; SILVA, R. C. . Gestão Contábil. Lavras: Unilavras, 2022 (Apostila Atividade Prática).

  • SALGADO, A. L. ; CARLOS, A. C. ; RODRIGUES, A. ; RODRIGUES, D. S. ; FARIAS, L. M. C. ; DIVINO, S. B. S. ; VICENTE, N. W. ; SILVA, R. C. . Instituição do Direito Público e Privado. Lavras: Unilavras, 2022 (Apostila Atividade Prática).

  • SALGADO, A. L. ; CARLOS, A. C. ; RODRIGUES, A. ; RODRIGUES, D. S. ; FARIAS, L. M. C. ; DIVINO, S. B. S. ; VICENTE, N. W. ; SILVA, R. C. . Sistema de Informação Contábill. Lavras: Unilavras, 2022 (Apostila Atividade Prática Supervisionada).

  • SALGADO, A. L. ; CARLOS, A. C. ; RODRIGUES, A. ; RODRIGUES, D. S. ; FARIAS, L. M. C. ; DIVINO, S. B. S. ; VICENTE, N. W. ; SILVA, R. C. . Direito Tributário. Lavras: Unilavras, 2022 (Apostila Atividade Prática Supervisionada).

  • SALGADO, A. L. ; CARLOS, A. C. ; RODRIGUES, A. ; RODRIGUES, D. S. ; FARIAS, L. M. C. ; DIVINO, S. B. S. ; VICENTE, N. W. ; SILVA, R. C. . Contabilidade Trabalhista. Lavras: Unilavras, 2022 (Apostila Atividade Prática).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário de Lavras. , Rua Padre José Poggel, 506, Padre Dehon, 37203593 - Lavras, MG - Brasil, Telefone: (35) 32198640, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Centro Universitário de Lavras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Contratado para atuar nas disciplinas das Ciências Contábeis

2022 - 2024

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Substituto para atuação no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Campus Varginha lecionando disciplinas na área de Ciências Contábeis e Controladoria.

2018 - 2020

BRASIL EDUCAÇÃO S.A

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Professor em Curso de Especialização - MBA

Outras informações:
Contratação para docência em curso de Pós-Graduação Lato-Sensu nos seguintes cursos e suas respectivas disciplinas: 1 - MBA em Gestão Tributária:1.1 - IRPJ e CSLL 1.2 - Tributos Municipais 2 - MBA em Controladoria e Auditoria.2.1 - Auditoria Externa 2.1 - Contabilidade Empresarial

2021 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Estágio em docência

Outras informações:
Programa de Estágio Docente Supervisionado na disciplina de Análise de Séries Temporais, na graduação em Controladoria e Contabilidade para o Ano Letivo: 2021- Semestre: 1º, com Carga Horária de 60 horas, onde foram executadas as seguintes tarefas: 1. Preparar e gravar as aulas práticas aplicadas no software R, utilizando a plataforma YOU TUBE. 2. Ensinar o passo a passo básico de utilização do software R. 3. Desenvolver no software R, as aplicações previstas nas aulas teóricas. 4. Ensinar aos alunos a importar, modelar e aplicar os testes de verificação das Séries Temporais no Software R. 5. Ensinar, por meio da programação no R, as possibilidades de previsão em séries temporais por meio dos modelos ARIMA e SARIMA, VAR e VEC 6. Elaborar e corrigir exercícios a serem realizados no R

2020 - 2020

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Estágio em docência

Outras informações:
Programa de Estágio Docente Supervisionado na disciplina de Análise de Séries Temporais, na graduação em Controladoria e Contabilidade na graduação em Controladoria e Contabilidade para o Ano Letivo: 2020- Semestre: 1º, com Carga Horária de 60 horas, onde foram executadas as seguintes tarefas: 1. Preparar e gravar as aulas práticas aplicadas no software R, utilizando a plataforma YOU TUBE. 2. Ensinar o passo a passo básico de utilização do software R. 3. Desenvolver no software R, as aplicações previstas nas aulas teóricas. 4. Ensinar aos alunos a importar, modelar e aplicar os testes de verificação das Séries Temporais no Software R. 5. Ensinar, por meio da programação no R, as possibilidades de previsão em séries temporais por meio dos modelos ARIMA e SARIMA, VAR e VEC 6. Elaborar e corrigir exercícios a serem realizados no R

2018 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência

Outras informações:
Programa de estágio docente supervisionado da disciplina "GERENCIAMENTO DE RESULTADOS FINANCEIROS" a ser oferecida ao curso de CONTROLADORIA & FINANÇAS e CIÊNCIAS CONTÁBEIS da Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG, durante o 2º Semestre de 2018, com carga horária de 30 horas. Ementa: A importância dos Resultados Financeiros; Definições de Gerenciamento de Resultados (GR); Os ?Players? no jogo de Gerenciamento de Resultados; Tipos de Gerenciamento de Resultados; Principais Modelos Teóricos sobre Gerenciamento de Resultados; Modelos Econométricos aplicados à análise da Prática do Gerenciamento de Resultados e de suas consequências.

1999 - Atual

Suporte Contabil Ltda

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 10

2023 - Atual

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ? Universidade de São Paulo

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Orientador em MBA, Carga horária: 4

2022 - 2023

FAI ? Centro de Ensino superior em Gestão, Tecnologia e Educação.

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Professor em Curso de Especialização - MBA

2025 - Atual

FESSUL - FACULDADES DE ENSINO SUPERIOR LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Educação Superior, Carga horária: 4