Bernardo Pereira Foresti

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais(2008) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas(2014). Atualmente é Engenheiro de Equipamentos - Mecânica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Mecânica

2012 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: Métodos de Diagnóstico de Falhas Aplicados à Identificação de Parâmetros do Escoamento do Bombeio Centrífugo Submerso,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Dr. Janito Vaqueiro Ferreira

Graduação em Engenharia Mecânica

2002 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Projeto de uma Máquina de Ensaio de Rigidez do Conjunto Chassi/Garfo em Forma de Treliças
Orientador: Dr. Antônio Eustáquio de Melo Pertence

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2007

Ingegneria Meccanica. (Carga horária: 60h). , Università di Bologna.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Elevação Artificial de Petróleo.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Métodos de Produção por Bombeamento.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Bombeamento Centrífugo Submerso.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Vibrações Mecânicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Danilo Amaral

Eduardo, A. C.;AMARAL, D.; Pertence, A. E. M.. Projeto de uma Máquina de Ensaio de Rigidez do Conjunto Chassi/Cargo em Forma de Treliças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Eustáquio de Melo Pertence

PERTENCE, A. E. M.; EDUARDO, Alexandre Carlos; AMARAL, Danilo. Projeto de uma Máquina de Ensaio de Rigidez do Conjunto Chassis/Garfo em Forma de Treliças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre Carlos Eduardo

PERTENCE, A. E. M.; AMARAL, D.;EDUARDO,A.C.. Projeto de uma Máquina de Ensaio de rigidez do Conjunto Chassi/Gargo em Forma de Treliças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Janito Vaqueiro Ferreira

Métodos de Diagnostico de Falhas Aplicados à Identificação dos padrões de escoamento do Bombeio Centrifugo Submerso; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Janito Vaqueiro Ferreira

Métodos de Diagnostico de Falhas Aplicados à Identificação de Parâmetros do Bombeio Centrifugo Submerso; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Janito Vaqueiro Ferreira;

Antônio Eustáquio de Melo Pertence

Projeto de uma Máquina de Ensaio de Rigidez do Conjunto Chassis/Garfo em Forma de Treliças; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Antônio Eustáquio de Melo Pertence;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FORESTI, B. P. ; RIBEIRO, M. P. ; MINETTE, R. S. . Análise Modal de Bomba Centrífuga Submersa. In: RIO OIL AND GAS EXPO AND CONFERENCE, 2014, Rio de Janeiro. RIO OIL AND GAS EXPO AND CONFERENCE 2014, 2014.

  • RICARDO, D. M. M. ; FORESTI, B. P. ; WERNECK, R. B. ; FERREIRA, J. V. . Análise Modal Experimental de uma Bomba Centrífuga Submersa.. In: XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERÍA MECÁNICA - CIBIM, 2013, La Plata. CIBIM 2013, 2013.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello. , CENPES - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. M. de Mello, Cidade Universitária, 21941915 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21626547

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2008

    Gerdau Açominas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuou no suporte técnico da Gerdau Açominas propondo soluções para problemas crônicos encontrados nos equipamentos, modelando computacionalmente máquinas, atuando na solução do problema, projetando reforços mecânicos e estruturais.

  • 2008 - Atual

    Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Equipamentos - Mecânica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalhou no núcleo experimental da produção em Sergipe/Aracaju entre 01/2009 e 08/2009. Durante este período participou de testes de desempenho de diversos equipamentos utilizados na produção de poços de petróleo (BCS, BCP, válvula de gas lift). Testou o manuseadores de gás do BCS operando em diversas condições de fluxo multifásico, utilizando petróleo e gás natural. Fez estágio na UO-RNCE onde teve a oportunidade de conhecer instalações terrestres e marítimas de produção e tratamento de petróleo situadas nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Durante este período acompanhou a montagem, desmontagem, análise de falha e manutenção corretiva de bombas centrífugas submersas, bombas de cavidades progressivas e bombas de fundo utilizadas em unidades de bombeio. Realizou e acompanhou testes de aceitação de bombas centrífugas submersas submarinas de alta potência (1500 hp) em conjunto com os fabricantes, destinados a campos de petróleo da Petrobras. Participou da montagem, desmonte, detecção e análise de falhas e manutenção corretiva de tais equipamentos. Acompanhou projetos de P&D relacionados à elevação artificial em conjunto com a Unicamp, USP, UFRN, UFU, PUC Rio, UTFPR, UNIFEI e Universidade de Tulsa. Prestou assistência técnica interna, propondo solução para problemas de escoamento de petróleo e vibração em máquinas, propondo alternativas viáveis para incremento de produção, julgando a aplicabilidade de novas tecnologias, julgando propostas técnicas.

    Atividades

    • 06/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento da Produção, Tecnologia de Elevação e Escoamento.,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Magnor Consulting

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Realizou análises baseadas em elementos finitos (principalmente com o auxílio do Ansys) de vários equipamentos industriais tais como: vasos de pressão, pontes rolantes de aciaria, portainers, empilhadeiras recuperadoras, correias transportadoras, carregadores de navios etc. Realizou verificações analíticas, relacionadas principalmente à integridade estrutural ou operacional desse tipo de equipamento. Participou de algumas atividades de campo envolvendo medição de tensões por extensômetria.

  • 2006 - 2006

    Isobrasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Efetuou cálculos de troca térmica de equipamentos industriais.