Karla Vanessa Morais Lima

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2014). Possui pós-graduação em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou como Preceptora do Curso de Enfermagem da Facimp Wyden (com experiência na Unidade de Terapia Intensiva e Clínica Médica; Centro cirúrgico e central de material esterilizado; saúde da criança e do adolescente e educação em saúde/permanente). Atuou como Professora substituta do curso de Medicina da Universidade Estadual da Região Tocantina. Mestre pelo Programa de pós-graduação em Biologia Microbiana do Uniceuma. Atualmente, cursa o doutorado profissional em Enfermagem pela Unesp-FMB, com enfase na área de saúde da criança e adolescente.

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em ENFERMAGEM

2025 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Marla Andreia Garcia de Ávila

Mestrado em Biologia Microbiana

2020 - 2022

Universidade Ceuma
Título: Avaliação epidemiológica e manifestações neurológicas em crianças com Sars-Cov-2, Ano de Obtenção: 2022
Eliza Maria da Costa Brito Lacerda.

Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de S

2019 - 2020

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA- FIOCRUZ
Título: Plano de intervenção para a implantação do portfólio reflexivo na disciplina de estágio supervisionado do curso de Enfermagem
Orientador: Michelle Guiot Mesquita

Especialização em Gestão em Saúde

2017 - 2019

Universidade Federal do Maranhão
Título: PLANO DE AÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE EVENTOS ADVERSOS
Orientador: Dejaina Serra Nunes

Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

2015 - 2016

Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação
Título: Acondicionamento de Materiais Perfurocortantes No Hospital Materno-Infantil em Imperatriz-MA
Orientador: Janaina Bezerra

Graduação em Enfermagem

2011 - 2014

Universidade Estadual do Maranhão
Título: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES COM CÂNCER DE COLO DO ÚTERO ENTRE 2010 - 2014: Uma revisão de literatura.
Orientador: Kelvya Fernanda Almeida Lago Lopes.

Formação complementar

2024 - 2024

o Curso de Aperfeiçoamento: Formação de Preceptores da Educação em Saúde -. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2021 - 2022

Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais. (Carga horária: 180h). , Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras, SLMA, Brasil.

2021 - 2021

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS DE AVALIAÇÃO PRÁTICA. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Educação Médica, ABEM, Brasil.

2021 - 2021

Mediação em EaD. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Curso programa de prevenção, controle e vigilância epidemiológica das infec. (Carga horária: 20h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.

2020 - 2020

Curso de produção científica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2020 - 2020

Ciclo de webinários sobre Educação em Ciências da saúde. (Carga horária: 16h). , Afya Educacional, AFYA, Brasil.

2019 - 2019

Princípios de Cuidados Multidisciplinares em Cirurgia Bariátrica. (Carga horária: 14h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.

2018 - 2018

Oficina Fisioterapia Gestacional. (Carga horária: 5h). , FACULDADE DE IMPERATRIZ, FACIMP WYDEN, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Infecção relacionada à assistência à saúde e segurança do paciente. (Carga horária: 24h). , Sindicato dos estabalecimentos dos prestadores de serviços de Saúde em Sã, SINDHOSP/SL, Brasil.

2018 - 2018

Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Interpretação de Eletrocardiograma. (Carga horária: 10h). , Emergência 1: Treinamento profissional e Gerencial, EMG 1, Brasil.

2018 - 2018

Oficina de Emergências Pediátricas. (Carga horária: 5h). , FACULDADE DE IMPERATRIZ, FACIMP WYDEN, Brasil.

2017 - 2018

Curso completo em enfermagem para concursos e residências. (Carga horária: 900h). , Associação Brasileira de Educação à Distância, ABED, Brasil.

2017 - 2018

Curso específico de Enfermagem para EMSERH. (Carga horária: 100h). , Assosiação Brasileira de Educação à Distância, ABED, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em O Processo de Trabalho no SUS e a Importância das Ações de Planejamento. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Eventos Agudos em Situações Clínicas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Metodologia em redação científica. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, UEMASUL, Brasil.

2017 - 2017

Vigilância, prevenção, atenção e controle da leishmaniose visceral. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Resgate e Socorro em Atendimento Pré-Hospitalar. (Carga horária: 120h). , Emergência 1: Treinamento profissional e Gerencial, EMG 1, Brasil.

2016 - 2016

Política Nacional de Atenção ao Portador de DR. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

LIMA, K.V.M . I Congresso Interdisciplinar de Saúde Mental. 2019. (Congresso).

LIMA, K.V.M . VIII Semana de Enfermagem - I Workkshop de saúde pública: do individual ao coletivo. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

4º Congresso Maranhense de Pediatria e 5º Encontro maranhense multiprofissional de Pediatria. 2025. (Congresso).

4º Congresso Maranhense de Pediatria e 5º Encontro maranhense multiprofissional de Pediatria.Curso Manejo da Hiperbilirrubinemia indireta no período neonatal. 2025. (Oficina).

XI Semana de Enfermagem.Minicurso ATENDIMENTO AO RECEM NASCIDO E CALENDÁRIO VACINAL: cuidados essenciais para uma infância saudável. 2024. (Outra).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E X CONGRESSO DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. Avaliador Modalidade(s) Artigo Completo [Full Paper] e Resumo [Abstract]/Pôster e Área(s) Temática(s) Estudo de Revisão [Review], Estudo de Caso [Case Reports], Estudo Epidemiológico [Health Surveys], Relato de Experiência [Experience Report] e Estudo Exp. 2023. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem). 2021. (Congresso).

I Seminário online sobre Vulnerabilidades e doenças negligenciadas. 2021. (Seminário).

I SIMICRON- Simpósio de Microbiologia de Rôndonia: Saúde, ambiente, inovação.. 2021. (Simpósio).

1° Congresso Nacional Interligas de Sistematização de Assistência de Enfermagem. Avaliação de resumos. 2020. (Congresso).

1° Simpósio de Pediatria da LaPed "Temas relevantes da infância". 2020. (Simpósio).

1º Simpósio Interprofissionalidade e Saúde / 1ª Mostra de Vivências PET Interprofissionalidade e Práticas Colaborativas no SUS. 2020. (Simpósio).

Semana de Enfermagem "Atuação do enfermeiro da guerra biológica do Covid-19. 2020. (Outra).

Simpósio de Ensino e Enfermagem: Caminhos e desafios em tempos de pandemia e e pós pandemia de COVID-19.: Eixo 1 ? Educação, Saúde e Tecnologia, Eixo 2 ? Ética, Legislação e Trabalho, Eixo 3 ? Assistência e Cuidado de Enfermagem, Eixo 4 - Interdisciplinaridade no Enfrentamento a COVID-19. 2020. (Simpósio).

VIII Congresso da Saúde e Bem-estar e Liga Acadêmica de Infectologia e Vigilância em Saúde da Universidade Ceuma. Aula Magna Manifestações Clínicas e Desafios no Manejo da COVID-19. 2020. (Congresso).

Webconferência: Estágio Supervisionado em tempos de pandemia: desafios e reflexões. 2020. (Outra).

X Jornada de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.Eixo 1 ? Desenvolvimento de tecnologias para o cuidado e promoção de saúde da mulher, criança, adolescente e família, Eixo 2 ? Sistematização da Assistência de Enfermagem com foco na promoção da saúde, Eixo 3 ? Interdisciplinaridade no processo do cuidado. 2019. (Outra).

I CONGRESSO DE TEMAS NEUROLÓGICOS. ?IMPACTOS BIOPSICOSSOCIAIS NA VIDA DE MULHERES NO CLIMATÉRIO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2018. (Congresso).

I CONGRESSO DE TEMAS NEUROLÓGICOS. ?DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM À PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMATISMOS CRANIOENCEFÁLICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2018. (Congresso).

II Curso de Infecção Relacionada à assistência à Saúde (IRAS) e segurança do paciente. 2018. (Encontro).

III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. CONHECIMENTO DOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS DA CIDADE DE ITAGUATINS ?TO ACERCA DA DOENÇA. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. SOFTWARE DE GESTÃO EM SAÚDE PARA PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO EM SEGURANÇA DO PACIENTE: Relato de Experiência. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. PROJETO DE EXTENSÃO: Cuidadores do sexo feminino ? um relato de experiência. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA: CENTRO CIRÚRGICO COMO FOCO DA GESTÃO DE RISCO HOSPITALAR. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. CARACTERIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS REALIZADOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO SUL DO MARANHÃO. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. PRÉ-HIPERTENSÃO ARTERIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ILHA DE SÃO VICENTE NO ESTADO DO TOCANTINS. 2018. (Congresso).

I Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia Facimp Wyden. 2018. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde da Família: a importância da vacinação.Palestra Tecnologias no gerenciamento da Imunização: desafios e perspectivas. 2018. (Simpósio).

Jornada Acadêmica de Ciência, Cultura, e Sociedade - Universidade Estadual do Tocantins.A Ciência como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico. 2018. (Outra).

X JOFARTe I SEMINÁRIO INTEGRADO EM SAÚDE.Infectologia, Tecnologia em Saúde, Farmácia e alimentos, Análises clínicas e toxicológicas. 2018. (Seminário).

12º Semana do Técnico em Segurança do Trabalho.Calendário Vacinal: impactos da imunização na saúde do trabalhador. 2017. (Outra).

20° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Avaliação do Programa de Controle da Hanseníase em um município da Amazônia Legal. 2017. (Congresso).

20° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Docentes e a voz: conhecimento sobre as implicações do uso da voz nas atividades ocupacionais. 2017. (Congresso).

20° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Fatores Associados à Sindrome de Burnout entre os profissionais de Enfermagem. 2017. (Congresso).

Encontro de Estágios e Carreiras IEL FIEMA. 2017. (Encontro).

II Seminário de Saúde Pública da Região Tocantina: Interface entre Meio ambiente e Saúde na QUalidade de vida. 2017. (Seminário).

I Semana de Enfermagem "Vidas que Cuidam de Vidas". 2017. (Encontro).

IX Semana de Enfermagem.História da Enfermagem: Reconhecendo a essência do cuidar. 2017. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. PERFIL DOS ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR. 2017. (Congresso).

I COMAENF - Congresso Maranhense de Enfermagem On-line. 2016. (Congresso).

I Mostra de Integração Ensino-Serviço da Rede Assistencial de Saúde. 2014. (Outra).

Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2013. (Congresso).

I Workshop de Saúde Pública: do Individual ao Coletivo. 2013. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM. 2012. (Congresso).

VII Conferência Municipal de Saúde TEMA: Todos usam o SUS: SUS na Seguridade Social. 2011. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Cíntia Aparecida de Almeida

LIMA, K.V.M. Saúde e Bem Estar na Unidade de Terapia Intensiva. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Unidade de Terapia Intensiva) - Instituto Integrado de Educação Cristã.

Aluno: CAMILA SOUZA OLIVEIRA

LIMA JR, F. A.; LEITE, C. L.;LIMA, K.V.M. Práticas de educação em saúde na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis voltadas aos jovens e adolescentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: KEEROLLEN CRISTYNE DA SILVA OLIVEIRA

LIMA, K.V.M; SILVA, R. A. E.; ANDRADE, Y. N. L.. "O PROCESSO DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE EM CRISE PSIQUIÁTRICA NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Caio Vinicius da Silva Santos

LIMA JR, F. A.; SOARES, F. M. M.;LIMA, K.V.M. Determinantes da prematuridade: Um estudo ecológico no Maranhão. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Júlia Rodrigues Cardoso Neta

BORGES, R. M.; LIMA JR, F. A.;LIMA, K.V.M. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COLOSTOMIZADO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Gabriel de Sousa Nascimento

BORGES, R. M.; OLIVEIRA, F. S.;LIMA, K.V.M. LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA EM IMPERATRIZ-MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Letícia Santos de Sousa

GOMES, B. M. G.; ROCHA, A. S.;LIMA, K.V.M. A importância dos cuidados de enfermagem ao paciente com epilepsia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Maria Ivânia Duarte Ribeiro

MONARI, F. F.; GOMES, B. M. G.;LIMA, K.V.M. De aulas presenciais à remotas: efeitos psicossociais gerados em acadêmicos de Enfermagem de uma instituição particular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Ryzie Brito dos Santos

SILVA, S. B.; NASCIMENTO, J. R. S.;LIMA, K.V.M. Perfil clinico epidemiológico da Leishmaniose Visceral Humana no município de João Lisboa-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE IMPERATRIZ.

Aluno: Magda de Jesus Oliveira

NASCIMENTO, J. R. S.; SILVA, S. B.;LIMA, K.V.M. Desafios no processo de adesão do tratamento de hemodiálise. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE IMPERATRIZ.

Aluno: Denilson da Silva Lima

SILVA, S. B.; NASCIMENTO, J. R. S.;LIMA, K.V.M. Estudo de prevalência de parasitoses intestinais em crianças de 1 a 10 anos atendidas em uma unidade básica de saúde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE IMPERATRIZ.

Aluno: Fernanda Silva Santos

BORGES, R. M.;LIMA, K.V.M; LIMA JR, F. A.. Dificuldades da equipe de Enfermagem no cuidado com a lesão por pressão em pacientes oncológicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE IMPERATRIZ.

Aluno: Hélio Medrado da Silva

BORGES, R. M.;LIMA, K.V.M; LIMA JR, F. A.. Assistência ao idoso com hipertensão arterial sistêmica na Atenção Primária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE IMPERATRIZ.

Aluno: Vanessa Sousa Silva

BORGES, R. M.;LIMA, K.V.M; LIMA JR, F. A.. Trauma cranioencefálico em pacientes acompanhados em uma unidade de terapia intensiva da Região Tocantina. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE IMPERATRIZ.

Aluno: Jackeline Vitória Alencar Pio dos Santos

BORGES, R. M.;LIMA, K.V.M; LIMA JR, F. A.. Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem de uma faculdade da Região Tocantina sobre Cardiopatia Congênita Comunicação Interatrial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE IMPERATRIZ.

Aluno: Moisés Raone dos Santos Oliveira

MORAIS JCM;LIMA, K.V.M. Assistência de enfermagem a vítimas de traumatismo cranioencefálico atendidas em UTI: revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Bico do Papagaio.

Aluno: Marta Ribeiro de Sousa e Geniza RIbeiro da SIlva

FONSECA, S. C. T.;LIMA, K.V.M. Conhecimento dos portadores de Diabetes Mellitus de Itaguatins-TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Bico do Papagaio.

Aluno: Nayuri Marinho dos Santos Silva

PEREIRA, J. R.; SILVA, J. G.;LIMA, K.V.M. Comprometimento cognitivo leve em idosos cadastrados pela Estratégia Saúde da Família em município do sudoeste do Estado do Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Gerliene Lima Fonseca

OLIVEIRA, I. R. N.;LIMA, K.V.M; LUZ, I. T. M.. Conhecimento dos Acadêmicos do curso de Enfermagem de uma instituição privada sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Geovana Alves de Lima

OLIVEIRA, I. R. N.;LIMA, K.V.M; LUZ, I. T. M.. Fatores que contribuem para o desmame precoce. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz.

MATALOBOS, A. R. L.; OLIVEIRA, I. R. N.;LIMA, K.V.M. Portaria Nº353/2022 GR-UEMASUL. 2022. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

GOMES, B. M. G.;LIMA, K.V.M; SILVA, M. G. T.; NUNES, S. E. A.. Portaria nº 155/2021 banca didática do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de Professor Substituto, para o Curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde - CCS. 2021. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

LIMA, K.V.M; GOMES, B. M. G.; LIMA JR, F. A.. Portaria nº10/2021. 2021. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

LIMA, K.V.M; NASCIMENTO, J. R. S.. Processo seletivo para preceptores do curso de Enfermagem/Facimp. 2020. Faculdade de Imperatriz.

Orientou

Amanda da Silva Costa

Cultura de segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva na ótica da Enfermagem: revisão de literatura; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em urgência e emergência e unidade de terapia intensiva) - Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação; Orientador: Karla Vanessa Morais Lima;

Anielly da Silva Moura Elis Débora Santos Costa Oliveira

Escala de coma de Glasgow como instrumento de qualificação para assistência no atendimento pré-hospitalar; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em urgência e emergência e unidade de terapia intensiva) - Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação; Orientador: Karla Vanessa Morais Lima;

Luene Sousa Leão

A ENFERMAGEM E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O MANEJO DA SÍFILIS GESTACIONAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Karla Vanessa Morais Lima;

Elba Cássia Barros Santana

PAPEL DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Karla Vanessa Morais Lima;

Amanda da SIlva Carvalho

Convivendo com a esquizofrenia: Percepção dos familiares em um Centro de Atenção Psicossocial no Sul do Maranhão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Bico do Papagaio; Orientador: Karla Vanessa Morais Lima;

Produções bibliográficas

  • ORSO, LÍVIA FARIA ; SANTOS, JAQUELINE PIRES DOS ; GIROTO, EMILLY ; PARUSSOLO, JÉSSICA CAROLINE DA SILVA ; SALVÁTICO, THALIA MORAES ; MEDEIROS, RODOLFO DE OLIVEIRA ; POZENATO, CÍNTIA GISELE DE ANDRADE ; MAZZETTO, FERNANDA MOERBECK CARDOSO ; VERNASQUE, JULIANA RIBEIRO DA SILVA ; LIMA JÚNIOR, FRANCISCO ALVES ; Lima, Karla Vanessa Morais ; SILVA, GUSTAVO ROBERTO ; GALHARDI, CRISTIANO MACHADO ; MASCARIN, ALINE MARIA NOLI ; RODRIGUES, JOSIANE RAMOS GARCIA . Análise dos índices de violação de direitos contra crianças em um município do interior de São Paulo. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e17119, 2025.

  • ALENCAR, PEDRO HENRIQUE RODRIGUES ; Lima, Karla Vanessa Morais ; TOURINHO, ERIKA FERREIRA ; BARBOSA, MARLUCE SAMPAIO NOBRE ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA ; QUEIROZ, PATRÍCIA DOS SANTOS SILVA ; NASCIMENTO, NARA GEOVANE DA COSTA ; LINS, GISLENE OLIVEIRA LIMA ; LOPES, SÂMIA MARQUES TOCANTINS ; Lima Junior, Francisco Alves . Cuidados de enfermagem ao paciente com mucopolissacaridose VI: uma revisão integrativa da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e2211123435, 2022.

  • BORGES, CLEIA SOUSA ; Lima, Karla Vanessa Morais ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA ; Lima Junior, Francisco Alves . Atuação da enfermagem no empreendedorismo no Brasil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e66111032366, 2022.

  • OLIVEIRA, M. V. ; CARVALHO, V. F. F. ; BELFORT, J. A. ; SILVA, E. K. P. C. ; TOURINHO, E. F. ; QUEIROZ, P. S. S. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. . Fortalecimento de vínculo entre o binômio mãe-filho nas unidades de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1, 2022.

  • FRUTUOSO, ANA KARLA MEDEIROS ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA ; SANTOS, EMILLY CHRISTINNA DE SÁ VIEIRA ; QUEIROZ, GABRIELA CAROLINE SILVA ; Lima, Karla Vanessa Morais ; BARBOSA, MARLUCE SAMPAIO NOBRE ; ANJOS, MAYARA DA SILVA DOS ; CARVALHO, MARIA LUCELIA DE SOUSA ; QUEIROZ, PATRICIA DOS SANTOS SILVA ; Lima Junior, Francisco Alves . Uso de tecnologias para o acompanhamento e prevenção de neoplasias do colo do útero: Revisão integrativa da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e423111432414, 2022.

  • SOUSA, NAYRANNA CHRYSTINA SOBRINHO COSTA DE ; SOUSA, VINYCIUS MANOEL SOBRINHO COSTA DE ; Lima Junior, Francisco Alves ; QUEIROZ, PATRÍCIA DOS SANTOS SILVA ; Lima, Karla Vanessa Morais ; CARVALHO, FLÁVIO SILVA DE ; FERNANDES, ENDERSON SOUSA ; GOMES, BENEDITA MARYJOSE GLEYK ; GONÇALVES, CAROLINE AMÉLIA ; MACHADO, ANTONIO SILVA . A Importância do farmacêutico clínico nos tempos de pandemia correlacionado as interações medicamentosas em Açailândia-MA. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e78111534299, 2022.

  • PACHECO, R. M. K. B. ; LIMA, L N F ; NEVES, A.F ; QUEIROZ, P. S. S. ; LIMA JR, F. A. ; BORGE, R. M. ; ARAUJO, S. M. N. ; SILVA, M. A. ; Lima, Karla Vanessa Morais ; VIEIRA, P. C. S. ; SILVA, K. C. ; MACIEL, Y A P . Importance of nurses in the attendance and treatment of patients attended at CAPS. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 45153, 2021.

  • SILVA, M. C. R. ; QUEIROZ, P. S. S. ; LIMA, K.V.M ; TOURINHO, E. F. ; MACHADO, A. S. ; LIMA JÚNIOR, F. A. . Humanização em Unidade de Terapia Intensiva adulto: Revisão integrativa de literatura. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 1-5, 2021.

  • ALVES LIMA JÚNIOR, FRANCISCO ; SILVA, THALYTHA THAWANY FERREIRA DA ; SANTOS, BIANCA DA COSTA ; PASSOS, JULLAYNE RODRIGUES ; SOUSA, HAIGLE RECKZIEGEL DE ; QUEIROZ, PATRICIA DOS SANTOS SILVA ; Lima, Karla Vanessa Morais ; MACHADO, ANTÔNIO SILVA . Satisfação do usuário quanto ao atendimento de um hospital de referência no Sul do Maranhão. CONJECTURAS , v. 21, p. 763-774, 2021.

  • ALVES LIMA JÚNIOR, FRANCISCO ; PASSOS, JULLAYNE RODRIGUES ; GOMES, MAIANE COSTA CHAVES ; SILVA, THALYTHA THAWANY FERREIRA DA ; SANTOS, BIANCA DA COSTA ; QUEIROZ, PATRICIA DOS SANTOS SILVA ; MACHADO, ANTÔNIO SILVA ; Lima, Karla Vanessa Morais ; OLIVEIRA, ANALYTA RODRIGUES SEVERO . Atuação do enfermeiro na unidade de terapia intensiva no contexto de covid-19. CONJECTURAS , v. 21, p. 451-466, 2021.

  • FERREIRA, TAMIRES DINIZ ; GOMES, BENEDITA MARYJOSE GLEYK ; ROCHA, ALINE DE SOUSA ; Oliveira, Andressa Jhulier Faiola ; LIMA JÚNIOR, FRANCISCO ALVES ; BARBOSA, MARLUCE SAMPAIO NOBRE ; MACIEL, JOÃO MARINHO ; QUEIROZ, PATRÍCIA DOS SANTO SILVA ; Lima, Karla Vanessa Morais . HTLV gestacional: prevenção e cuidados de enfermagem na Atenção Primária. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e151101623754, 2021.

  • VIEIRA, A. P. S. ; ALENCAR, C. V. S. ; QUEIROZ, P. S. S. ; TOURINHO, E. F. ; MACHADO, A. S. ; LIMA, K.V.M ; OLIVEIRA, A. J. F. ; LEITE, C. L. ; LIMA JUNIOR, F. A. . Infecção de trato urinário associada ao cateter vesical de demora. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 52464-52468, 2021.

  • ARAUJO, S. S. ; RODRIGUES, A. V. S. ; SILVA, S. O. ; GUIMARAES, A. E. A. ; QUEIROZ, P. S. S. ; LIMA, K.V.M . A enfermagem na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central: uma revisão integrativa da literatura.. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 11, p. 136-156, 2021.

  • SILVA, J. V. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; LIMA JÚNIOR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; NEVES, A F ; FIGUEREDO, P G J ; SILVA, D. O. ; VIEIRA, P. C. S. . Atuação do enfermeiro na saúde do trabalhador. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 85389-58395, 2020.

  • SILVA, J. V. O. ; ALMEIDA, V. F. M. ; LIMA JÚNIOR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; NEVES, A F ; FIGUEREDO, P G J ; SILVA, D. O. ; VIEIRA, P. C. S. . Práticas de cuidado da equipe da estratégia saúde da família. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 85452-8559, 2020.

  • JÚNIOR, FRANCISCO ALVES LIMA ; PANTOJA, MAURO DE SOUZA ; Lima, Karla Vanessa Morais ; BORGES, RAQUEL MACHADO ; OLIVEIRA, ALEXSANDER SILVA DE ; CHAVES, ARLANE SILVA CARVALHO ; BARROSO, RAIDANES BARROS ; SILVA, VALTEIR CONCEIÇÃO DA . Implantação do núcleo de segurança do paciente: ações de capacitação e desenvolvimento institucional. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 11, p. e548, 2019.

  • LIMA, L N F ; MORAIS JCM ; FIGUEREDO, P. G. J. ; NEVES, A.F ; MACIEL, Y. A. P. ; SILVA, H R ; BORGES, R. M. ; LIMA, K.V.M ; BRUNO, A R S Z ; LIMA JUNIOR, F. A. . PROFILE OF NURSES THE BASIC HEALTH UNITS OF A MUNICIPALITY OF THE EXTREME NORTH OF TOCANTINS. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 1-5, 2019.

  • LIMA JÚNIOR, FRANCISCO ALVES ; VIEIRA, EMILLY MATIAS SOUZA ; SILVA, BRUNA SANTOS DA ; ARAÚJO, TESSY DIAS DE ; REIS, THAYS GOUVEIA MIRANDA DOS ; MIRANDA, JONAS DE MELO ; Lima, Karla Vanessa Morais ; BORGES, RAQUEL MACHADO ; LIMA, DENILSON DA SILVA ; MEDEIROS, FELYPE HANNS ALVES DE ; MEDEIROS, ANDREIA NAPPO DALLA LIBERA REGO DE ; LIMA, LILIAN NATÁLIA FERREIRA DE ; PANTOJA, MAURO DE SOUZA . Perfil das prescrições de antibioticoterapia em uma unidade de terapia intensiva adulto de um hospital de referência cirúrgica no estado do maranhão. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 34, p. e1301, 2019.

  • LIMA JÚNIOR, FRANCISCO ALVES ; AMORIM, DANIELLE SILVA ; SILVA, PATRÍCIA MORAIS DA ; SANTOS, POLLYANE DE PAULA ; PEREIRA, GERCINA DOS SANTOS ; LIMA, ATALIA ROBERTO DE ; Lima, Karla Vanessa Morais ; BORGES, RAQUEL MACHADO ; OLIVEIRA, JAQUELINE MIRANDA DE ; LEITE, SARAH GISELE DE VASCONCELOS ; CARDOSO, MAYZA FERNANDA PATRÍCIO PACHECO ; GOIS, JANEIDE PEREIRA DOS SANTOS DE ; BRITO, MARCUS VINÍCIUS HENRIQUES . Construção e Implantação do Protocolo de Risco de Broncoaspiração em um Hospital de Média Complexidade no Estado do Maranhão. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 30, p. e1304, 2019.

  • LIMA, L N F ; SILVA, K. C. ; LIMA JÚNIOR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; NEVES, A F ; FIGUEREDO, P G J ; SILVA, D. O. ; SILVA, H R ; SILVA, M. A. ; ARAUJO, S. M. N. . ADOLESCENT HEALTH: THE ROLE OF THE NURSING PROFESSIONAL IN ADOLESCENT HEALTH CARE. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 1-5, 2019.

  • LIMA, L N F ; MORAIS, J. C. M. ; FIGUEREDO, P G J ; NEVES, A F ; MACIEL, Y A P ; SILVA, H R ; BORGE, R. M. ; LIMA, K.V.M ; BRUNO, A R S Z ; LIMA JÚNIOR, F. A. . PROFILE OF NURSES IN THE BASIC HEALTH UNITS OF A MUNICIPALITY OF THE EXTREME NORTH OF TOCANTINS. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 1-3, 2019.

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; SOUSA, M. J. A. ; SOUSA, A.L.P ; GUIMARÃES, L.Q ; BECKER, S.S ; SANTOS, F.O ; OLIVEIRA, A.S . ACONDICIONAMENTO DOS RESÍDUOS PERFUROCORTANTES EM UNIDADES HOSPITALARES. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho , v. 14, p. 1, 2016.

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; CRUZ, E. M. ; CHAVES, A. S. ; SILVA, N. M. ; MACEDO, R. S. . Lesões ortopédicas de punhos, mãos e dedos em vaqueiros corredores de vaquejada. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho , v. 14, p. 1, 2016.

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; CRUZ, E. M. ; CHAVES, A. S. ; SILVA, N. M. ; MACEDO, R. S. . UMA ANÁLISE ORTOPÉDICA DA SAÚDE OCUPACIONAL DO CORREDOR DE VAQUEJADA NO CENTRO-SUL DO MARANHÃO. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho , v. 14, p. 1, 2016.

  • BARRO, E. A. ; SOUSA, J. L. ; ALMEIDA, E. S. ; PAZ, J. R. M. ; ALBUQUERQUE, R. C. N. ; PEREIRA, R. G. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JÚNIOR, F. A. . Perspectivas integradas em saúde, bem-estar e qualidade de vida. 1. ed. , 2025. v. 1.

  • LIMA, K.V.M ; SILVA, L. S. L. (Org.) ; LIMA JÚNIOR, F. A. (Org.) . CUIDANDO DOS CUIDADORES: ABORDAGENS INTEGRATIVAS PARA A SAÚDE MENTAL EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS. 1. ed. Recife: Omnis Scientia, 2024. 72p .

  • LIMA JR, F. A. (Org.) ; LEITE, C. L. (Org.) ; LIMA, K.V.M (Org.) ; LIMA, L. N. F. (Org.) . Atenção Integral Saúde da criança: abordagem a temas criticos infantojuvenis. 1. ed. Belo Horizonte-MG: Poisson, 2023. v. 2. 75p .

  • LIMA JR, F. A. (Org.) ; LEITE, C. L. (Org.) ; LIMA, K.V.M (Org.) ; LIMA, L. N. F. (Org.) . Atenção integral em saúde saude da criança: da maternidade a atenção primária à saúde. 1. ed. Belo Horizonte-MG: Poisson, 2023. v. 1. 67p .

  • LIMA JR, F. A. (Org.) ; LEITE, C. L. (Org.) ; LIMA, K.V.M (Org.) ; LIMA, L. N. F. (Org.) . Atenção integral em saúde ? Segurança do Paciente Idoso e tratamento de lesões ? Volume 3. 1. ed. Belo Horizonte-MG: Poisson, 2023. v. 3. 60p .

  • Lima, Lílian Natália Ferreira de ; Lima, Karla Vanessa Morais ; Lima Junior, Francisco Alves . Saúde Coletiva, Meio Ambiente e Sociedade. 1°. ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021. v. v.1. 91p .

  • DUARTE, V. M. ; QUEIROZ, P. S. S. ; LIMA, K.V.M ; FONSECA, I. R. ; ARAUJO, M. S. M. ; LIMA, V. P. ; MORAIS, J. C. M. ; GOMES, C. M. A. S. . TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. CUIDANDO DOS CUIDADORES: ABORDAGENS INTEGRATIVAS PARA A SAÚDE MENTAL EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS. 1ed.: Editora Omnis Scientia, 2024, v. , p. 11-.

  • LEITE, E. R. M. ; SILVA, C. X. R. ; LIMA, K.V.M ; COSTA, J. M. S. ; LAMARCK, L. ; ARAUJO, M. S. M. ; QUEIROZ, P. S. S. ; FONSECA, I. R. ; SILVA, L. S. L. . SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO TOCANTINS. CUIDANDO DOS CUIDADORES: ABORDAGENS INTEGRATIVAS PARA A SAÚDE MENTAL EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS. 1ed.: Editora Omnis Scientia, 2024, v. , p. 27-.

  • OLIVEIRA, A. C. S. ; QUEIROZ, P. S. S. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JÚNIOR, F. A. ; ANDRADE, B. R. C. ; ARAUJO, M. S. M. ; FONSECA, I. R. ; SANTANA, C. S. P. ; SILVA, L. F. . IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS QUE PRESTARAM ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COVID-19 ¿ REVISÃO INTEGRATIVA. CUIDANDO DOS CUIDADORES: ABORDAGENS INTEGRATIVAS PARA A SAÚDE MENTAL EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS. 1ed.: Editora Omnis Scientia, 2024, v. , p. 55-.

  • SILVA, K. O. ; QUEIROZ, P. S. S. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. ; LEITE, C. L. ; LIMA, R. C. . Enfermagem e sua inserção no diagnostico e acompanhamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista: Revisão integrativa. Enfermagem e sua inserção no diagnostico e acompanhamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista: Revisão integrativa. 1ed.: , 2023, v. , p. 07-.

  • SOUSA, P. C. G. P. ; LEITE, C. L. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; MOURAO, I. S. S. ; TOURINHO, E. F. ; LIMA, A. F. T. . Assistência de enfermagem as famílias que lidam com crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão integrativa .. Assistência de enfermagem as famílias que lidam com crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão integrativa .. 1ed.: , 2023, v. 2, p. 16-.

  • SOUSA, A. R. O. ; LEITE, C. L. ; LIMA, K.V.M ; MOURAO, I. S. S. ; TOURINHO, E. F. . Atuação da enfermagem na identificação e prevenção da negligência do cuidado a criança. Atuação da enfermagem na identificação e prevenção da negligência do cuidado a criança. 1ed.Belo Horizonte-MG: Poisson, 2023, v. 2, p. 32-.

  • VIANA, T. S. ; OLIVEIRA, I. R. N. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; OLIVEIRA, F. S. . A influência do uso exarcebado de aparelhos eletrônicos na qualidade do sono de adolescente. A influência do uso exarcebado de aparelhos eletrônicos na qualidade do sono de adolescente. 1ed.: , 2023, v. 2, p. 48-.

  • SALES, T. M. ; BUENO, R. G. P. C. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; MOURAO, P. A. ; SARAIVA, C. W. ; LIMA, L. N. F. . Conhecimento e uso do cigarro comum e eletrônico entre universitários em uma instituição de ensino superior do sul maranhense. Conhecimento e uso do cigarro comum e eletrônico entre universitários em uma instituição de ensino superior do sul maranhense. 1ed.: , 2023, v. 2, p. 62-.

  • MORAES, C. N. A. ; MOURAO, I. S. S. ; LIMA JR, F. A. ; LEITE, C. L. ; LIMA, K.V.M ; ALMEIDA, S. S. . Assistência de enfermagem em unidade neonatal para preservação do cateter venoso central de inserção periférica (PICC): Revisão integrativa. Assistência de enfermagem em unidade neonatal para preservação do cateter venoso central de inserção periférica (PICC): Revisão integrativa. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 07-.

  • SANTOS, C. A. S. ; LEITE, C. L. ; SOUSA, E. N. ; SOUSA, H. R. ; LIMA, K.V.M ; SARAIVA, C. W. . Aleitamento materno: Análise das causas e consequências que influenciam o desmame precoce: Revisão Integrativa da Literatura. Aleitamento materno: Análise das causas e consequências que influenciam o desmame precoce: Revisão Integrativa da Literatura. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 23-.

  • FERREIRA, M. N. ; LEITE, C. L. ; OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, A. B. ; LIMA, K.V.M ; MOURAO, P. A. ; LIMA, L. N. F. . Ações de enfermagem na atenção primária em saúde na prevenção parasitoses infantil: Uma revisão integrativa da literatura. Ações de enfermagem na atenção primária em saúde na prevenção parasitoses infantil: Uma revisão integrativa da literatura. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 38-.

  • REIS, E. S. ; LEITE, C. L. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. ; MOURAO, P. A. ; LIMA, L. N. F. . Assistência de enfermagem na prevenção e redução da desnutrição infantil: Uma revisão narrativa da literatura.. Assistência de enfermagem na prevenção e redução da desnutrição infantil: Uma revisão narrativa da literatura.. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 45-.

  • BORGES, D. S. ; LEITE, C. L. ; LIMA, K.V.M ; BARBOSA, MARLUCE SAMPAIO NOBRE ; TOURINHO, E. F. ; MACHADO, A. S. ; MOURA, I. P. S. . Ações dos enfermeiros que atuam na estratégia da saúde da família na prevenção e cuidados aos portadores da Diabetes Mellitus II na terceira idade. Ações dos enfermeiros que atuam na estratégia da saúde da família na prevenção e cuidados aos portadores da Diabetes Mellitus II na terceira idade. 1ed.: , 2023, v. 3, p. 17-.

  • LOPES, B. M. ; LEITE, C. L. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. ; BORGE, R. M. ; LIMA, R. M. F. ; TOURINHO, E. F. ; MONARI, F. F. . Lesão tecidual: A enfermagem nos cuidados à pacientes com úlceras venosas. Lesão tecidual: A enfermagem nos cuidados à pacientes com úlceras venosas. 1ed.: , 2023, v. 3, p. 25-.

  • ORTEGAL, T. C. A. ; LEITE, C. L. ; LIMA, K.V.M ; BORGE, R. M. ; LIMA, R. M. F. ; TOURINHO, E. F. ; MONARI, F. F. . Assistência de enfermagem em Estomaterapia e o uso correto dos curativos tecnológicos: Revisão narrativa da literatura. Assistência de enfermagem em Estomaterapia e o uso correto dos curativos tecnológicos: Revisão narrativa da literatura. 1ed.: , 2023, v. 3, p. 34-.

  • OLIVEIRA, P. A. R. ; QUEIROZ, P. S. S. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. ; SOUSA, H. R. ; BRANDAO, T. M. ; BREITENBACH, L. M. ; NOLETO, R. S. . A atuação do enfermeiro no cuidado de amputação de membros em idosos acometidos pela Diabetes Mellitus Tipo 2. A atuação do enfermeiro no cuidado de amputação de membros em idosos acometidos pela Diabetes Mellitus Tipo 2. 1ed.: , 2023, v. 3, p. 43-.

  • LINHARES, A. P. C. ; FERRO, B. M. ; COSTA, M. S. ; GONCALVES, V. C. ; CASTRO, K. S. K. ; LIMA, K.V.M ; PESSOA, F. S. ; LACERDA, E. M. C. B. . PERFIL CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DE NEONATOS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS COM SARS-COV-2 DE UMA CAPITAL DAAMAZÔNIA. ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 1ed.: Quipá Editora, 2022, v. , p. 17-27.

  • SILVA, D. O. ; PEREIRA, C. S. ; CHAVES, R. O. ; SOARES, S. N. ; ARAUJO, E. F. ; MOURAO, I. S. S. ; SOARES, R. S. ; LIMA JUNIOR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; GOMES, C. M. A. S. . Metodologias de ensino em graduação de enfermagem. In: Lilian Natália Ferreira de Lima; Karla Vanessa Morais Lima; Francisco Alves Lima Júnior. (Org.). Metodologias de ensino em graduação de enfermagem. 1°ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021, v. v.1, p. 33-40.

  • CAVALCANTE, T. C. C. ; LIMA, L. N. F. ; NOVAIS, D. G. ; BELFORT, M. G. S. ; LIMA, K.V.M ; MACHADO, A. S. ; LIMA JR, F. A. ; SILVA, J. F. ; LEITE, C. L. ; SILVA, D. O. . Malária x meio ambiente: Percepção dos pacientes infectados na região central do município de Araguatins, Tocantins. In: Lilian Natália Ferreira de Lima; Karla Vanessa Morais Lima; Francisco Alves Lima Júnior. (Org.). Malária x meio ambiente: Percepção dos pacientes infectados na região central do município de Araguatins, Tocantins. 1°ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021, v. v.1, p. 51-55.

  • Almeida, Renata Pereira ; Batista, Ilaise Brilhante ; Torres, Mateus Dantas ; Oliveira, Andressa Jhulier Faiola ; Simplicio, Pablo Eduardo de Sousa ; Junior, Francisco Alves Lima ; Lima, Karla Vanessa Morais . HUMANIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI): REALIDADES E DESAFIOS. A enfermagem a partir de uma visão crítica: Excelência das práticas de cuidado 4. 1°ed.Paraná: Atena Editora, 2021, v. , p. 148-160.

  • LIMA JUNIOR, F. A. ; PANTOJA, M. S. ; LIMA, A. B. ; CONCEIÇÃO, V S ; LIMA, K.V.M . Cap. 03 - Cadastro do sistema SISPWEB. In: Francisco Alves Lima Júnior; Mauro de Souza Pantoja; Marcus Vinícius Henriques Brito. (Org.). MANUAL INSTRUTIVO DE USO DO SISPWEB - SOFTWARE DE GERENCIAMENTO EM SEGURANÇA DO PACIENTE. 0ed.Belém: Ximango, 2019, v. 1, p. 14-23.

  • LIMA JUNIOR, F. A. ; PANTOJA, M. S. ; YASOJIMA, E Y ; LIMA, K.V.M ; SIRQUEIRA, B P C ; OLIVEIRA, A.S . Cap. 05 - Avaliação de Instituição de Saúde - Processos e Estruturas. In: Francisco Alves Lima Júnior; Mauro de Souza Pantoja; Marcus Vinícius Henriques Brito. (Org.). MANUAL INSTRUTIVO DE USO DO SISPWEB - SOFTWARE DE GERENCIAMENTO EM SEGURANÇA DO PACIENTE. 0ed.Belém: Ximango, 2019, v. 1, p. 35-42.

  • LIMA JUNIOR, F. A. ; PANTOJA, M. S. ; BRITO, M. V. H. ; LIMA, K.V.M ; CARNEIRO, F R O ; BARROS, R S M ; BARROSO, R B . Cap. 06 - Gestão de Protocolos. In: Francisco Alves Lima Júnior; Mauro de Souza Pantoja; Marcus Vinícius Henriques Brito. (Org.). MANUAL INSTRUTIVO DE USO DO SISPWEB - SOFTWARE DE GERENCIAMENTO EM SEGURANÇA DO PACIENTE. 0ed.Belém: Ximango, 2019, v. 1, p. 43-47.

  • LIMA JUNIOR, F. A. ; PANTOJA, M. S. ; BRITO, M. V. H. ; CARNEIRO, F R O ; BARROS, R S M ; LIMA, K.V.M ; BARROSO, R B ; CHAVES . Cap. 07 - REALIZANDO ESCALAS ? DIMINUINDO RISCOS. In: Francisco Alves Lima Júnior; Mauro de Souza Pantoja; Marcus Vinícius Henriques Brito. (Org.). MANUAL INSTRUTIVO DE USO DO SISPWEB - SOFTWARE DE GERENCIAMENTO EM SEGURANÇA DO PACIENTE. 1ed.Belém: Ximango, 2019, v. 1, p. 47-52.

  • NASCIMENTO, C. V. S. ; SILVA, R. M. O. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; CHAVES ; OLIVEIRA, R. T. ; GOMES, J. M. S. ; GORDON ; JESUS, L. M. S. . Perfil dos acidentes de trabalho registrados no Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia : Epidemiologia em defesa do SUS, formação, pesquisa e intervenção, 2017. Anais EPI, 2017.

  • LINHARES, A. P. C. ; CASTRO, K. S. K. ; FERRO, B. M. ; COSTA, M. S. ; LIMA, K.V.M ; PESSOA, F. S. ; LACERDA, E. M. C. B. . Perfil da COVID-19 em crianças no Estado do Maranhão. In: IV Simpósio Nacional de Bioética e Experimentação Animal, 2022, São Luís- MA. XVI Reunião da FeSBE, 2022. v. 1.

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; Mauro de Souza Pantoja ; BORGES, R. M. ; SOUSA, D. M. ; QUEIROZ, P. S. S. . Prescrição de antibioticoterapia em um Hospital de Referencia Cirurgica no Estado do Maranhão. In: X Jofart e I Seminário Integrado em Saúde, 2018, Imperatriz. Anais X Jofart e I Seminário Integrado em Saúde, 2018.

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; BORGES, R. M. ; Mauro de Souza Pantoja ; SOUSA, D. M. ; QUEIROZ, P. S. S. . Uso de sistema de prescrição e distribuição de medicamentos para segurança do paciente: Relato de Experiência. In: X Jofart e I Seminário Integrado em Saúde, 2018, Imperatriz. Anais X Jofart e I Seminário Integrado em Saúde, 2018.

  • LIMA, K.V.M ; SILVA, N. M. ; NEVES, A.F ; FIGUEREDO, P. G. J. . Conhecimento dos portadores de diabetes mellitus da cidade de Itaguatins - TO acerca da doença. In: III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Luis COrreia. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde, 2018.

  • VIANA, J.A ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; MACIEL, Y. A. P. ; MORAIS JCM ; BORGES, R. M. ; FONSECA, S. C. T. . Projeto de extensão: Cuidadores do sexo feminino - um relato de experiência. In: III Congresso Internacional de SAúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Luis COrreia. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde, 2018.

  • LIMA, K.V.M ; SILVA, N. M. ; LIMA JR, F. A. ; NEVES, A.F ; FIGUEREDO, P. G. J. . Pré-hipertensao arterial na comunidade quilombola Ilha de São Vicente. In: III Congresso Internacional de SAúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Luis Correia. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde, 2018.

  • CRUZ, A. C. A. A. ; LIMA JR, F. A. ; Mauro de Souza Pantoja ; Marcus Vinícius Henriques Brito ; LIMA, K.V.M ; MEDEIROS, F. H. A. ; VIANA, A. I. E. S. . Desenvolvimento da cultura de segurança: centro cirúrgico como foco da gestão de risco hospitalar. In: III Congresso Internacional de SAúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Luis Correia. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde, 2018.

  • LIMA JR, F. A. ; BRITO, M. V. H. ; Mauro de Souza Pantoja ; LIMA, K.V.M ; NEVES, A.F ; FIGUEREDO, P. G. J. ; SILVA, N. M. . Software de gestão em saúde para práticas de desenvolvimento em segurança do paciente: Relato de Experiência. In: III Congresso Internacional de SAúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Luis Correia. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde, 2018.

  • CRUZ, A. C. A. A. ; LIMA JR, F. A. ; Mauro de Souza Pantoja ; BRITO, M. V. H. ; LIMA, K.V.M ; MEDEIROS, F. H. A. ; VIANA, A. I. E. S. . Caracterização dos procedimentos cirúrgicos realizados em um hospital de referencia no sul do Maranhão. In: III Congresso Internacional de SAúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Luis COrreia. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde, 2018.

  • LIMA JR, F. A. ; Mauro de Souza Pantoja ; BRITO, M. V. H. ; LIMA, K.V.M ; NEVES, A.F ; FIGUEREDO, P. G. J. ; SILVA, N. M. . Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente: ações de capacitação e desenvolvimento institucional. In: III Congresso Internacional de SAúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Luis Correia. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde, 2018.

  • PEREIRA, R. F. ; LIMA, K.V.M ; RIBEIRO, M. I. D. ; FREITAS, N. C. ; PEREIRA, R. F. ; CONCEICAO, S. H. J. . DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM À PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMATISMOS CRANIOENCEFÁLICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. In: I Congresso Nacional de Temas Neurológicos, 2018, Belém. Anais do I Congresso Nacional de Temas Neurológicos. Belém: Editora da Unama, 2018.

  • PEREIRA, R. F. ; Lima, Karla Vanessa Morais ; BORGES, R. M. . Diagnósticos de Enfermagem à pacientes vítimas de traumatismos cranioencefálicos em Unidade de Terapia Intensiva. In: I Congresso Nacional de Temas Neurológicos, 2018, Belém. Anais do I Congresso de Temas Neurológicos. Belém: Editora da Unama, 2018.

  • LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. ; VIANA, J.A . FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM. In: Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2017, Rio de Janeiro. Anais CBCENF, 2017.

  • LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. ; LEOCADIO, H. D. ; FEITOSA, F. J. P. ; SILVA, K. R. L. ; VIANA, J.A . Avaliação do Programa de Controle da Hanseníase em um município da Amazônia Legal. In: Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2017, Rio de Janeiro. Anais CBCENF, 2017.

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; LEOCADIO, H. D. ; VIANA, J.A ; ARRUDA, J. S. ; SILVA, K. R. L. . DOCENTES E A VOZ: CONHECIMENTO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO USO DA VOZ NAS ATIVIDADES OCUPACIONAIS. In: 20° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2017, Rio de Janeiro. Anais CBCENF, 2017.

  • LIMA JÚNIOR, F. A. ; LIMA, K.V.M . Humanização e ludicidade: o papel da brinquedoteca na assistência de enfermagem pediátrica. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , 2025.

  • MORAIS, G. M. ; MORAIS, G. A. M. ; SILVA FILHO, S. A. ; CAMPOS, R. A. O. ; ALVES, M. V. N. ; LIMA, K.V.M ; SIQUEIRA, B. P. C. ; LIMA JÚNIOR, F. A. . PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES INTUBADOS E TÉCNICAS DE INTUBAÇÃO EM UM HOSPITAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , 2025.

  • DUTRA, V. P. S. ; SILVA FILHO, S. A. ; MARINHO NETO, A. F. ; ALVES, M. V. N. ; CAMPOS, R. A. O. ; LIMA, K.V.M ; CHAVES, A. S. ; LIMA JÚNIOR, F. A. . COMPLICAÇÕES CARDIOVASCULARES EM ADULTOS APÓS INFECÇÃO POR SARS-COV-2: REVISÃO SISTEMÁTICA COMPARATIVA. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , 2025.

  • LIMA JÚNIOR, F. A. ; LIMA, K.V.M . RISCOS OCUPACIONAIS BIOLÓGICOS E FÍSICOS NO AMBIENTE HOSPITALAR: ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ENFERMEIROS NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , 2025.

  • SANTANA, A. L. O. ; OLIVEIRA, E. N. ; MARTINS, J. K. P. ; SOUSA, H. G. A. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JÚNIOR, F. A. . O PAPEL DA ENFERMAGEM NA CAPACITAÇÃO DE FAMILIARES PARA O CUIDADO DOMICILIAR DE GASTROSTOMIZADOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VAZ, D. S. ; LIMA, D. V. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JÚNIOR, F. A. . CONTENÇÃO CLÍNICA PEDIÁTRICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO DA LITERATURA E PERSPECTIVAS ÉTICO-LEGAIS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. N. ; MARTINS, J. K. P. ; SANTANA, A. L. O. ; SOUSA, H. G. A. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JÚNIOR, F. A. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA MANUTENÇÃO DA GASTROSTOMIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, K.V.M . Planejamento e aplicação do OSCE (Objective, Structured, Clinical Examination). 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, K.V.M . Minicurso ATENDIMENTO AO RECÉM-NASCIDO E CALENDÁRIO VACINAL: CUIDADOS ESSENCIAIS PARA UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, K.V.M . Planejamento e aplicação do OSCE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, K.V.M . Desbridamento mecânico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, D. S. R. ; DUARTE, W. R. N. C. ; BARROS, L. M. S. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M . Prevalência de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde- IRAS em Unidade de Terapia Intensiva Adulto. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, H. A. O. ; SOUZA, D. S. R. ; DUARTE, W. R. N. C. ; BARROS, L. M. S. ; LIMA JR, F. A. ; BORGES, R. M. ; LIMA, K.V.M ; OLIVEIRA, J. M. ; BRITO, M. V. H. . Acometimento de infecções relacionadas à Assistência em Saúde em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto no Portal da Amazônia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, T. D. ; VIEIRA, E. M. S. ; SILVA, B. S. ; MIRANDA, J. M. ; LIMA, K.V.M ; BORGES, R. M. ; LIMA JR, F. A. ; LEITE, S. G. V. ; LIMA, A. B. . Perfil das prescrições de antibioticoterapia da Unidade de Terapia Intensiva Adulto de um Hospital de Referência Cirúrgica no Estado do Maranhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, E. M. S. ; PEREIRA, R. A. ; BORGES, R. M. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. . Obstáculos enfrentados pela equipe de Enfermagem de Unidade de Terapia Intensiva face ao paciente em estado terminal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, T. D. ; PIMENTEL, K. S. ; AMORIM, D. S. ; SILVA, P. M. ; SANTOS, P. P. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; BORGES, R. M. ; BRITO, M. V. H. . Desenvolvimento da Cultura de Segurança do paciente: ações e práticas na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMORIM, D. S. ; SANTOS, H. A. O. ; SANTOS, P. P. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M . OUVIDORIA ATIVA HOSPITALAR: Avaliação de Satisfação do Atendimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIEIRA, E. M. S. ; PEREIRA, R. A. ; BORGES, R. M. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. . OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA FACE AO PACIENTE EM ESTADO TERMINAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • REIS, T G M ; PEREIRA, R. A. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; BORGES, R. M. . O ENVOLVIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ATUANTE NA UTI FRENTE AO PACIENTE EM ESTADO TERMINAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, B. S. ; ARAUJO, T. D. ; MIRANDA, J. M. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M . ANTIBIOTICOTERAPIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO: Frequência X Patologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, P. I. O. ; SOARES, M. S. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. . Atuação do enfermeiro da Atenção Básica junto à Rede de Atenção Psicossocial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, M. S. ; SILVA, P. I. O. ; LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. . Atuação do enfermeiro frente ao idoso com depressão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SETUBAL, A. S. ; SILVA, L. G. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M . Sistematização da assistência de enfermagem à paciente reinternada com complicações no pós-operatório de colecistectomia: Estudo de Caso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, K.V.M . Tecnologias no gerenciamento da imunização: desafios e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA JR, F. A. ; Mauro de Souza Pantoja ; Marcus Vinícius Henriques Brito ; LIMA, K.V.M ; Adriano Figueredo Neves ; Priscila Gonçalves Jacinto Figuerêdo ; SILVA, N. M. . IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: Ações de Capacitação e Desenvolvimento Institucional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, K.V.M ; SILVA, N. M. ; LIMA JR, F. A. ; NEVES, A.F ; FIGUEREDO, P. G. J. . PRÉ-HIPERTENSÃO ARTERIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ILHA DE SÃO VICENTE NO ESTADO DO TOCANTINS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIANA, J.A ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; MACIEL, Y. A. P. ; MORAIS JCM ; BORGES, R. M. ; FONSECA, S. C. T. . PROJETO DE EXTENSÃO: CUIDADORES DO SEXO FEMININO ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, K.V.M ; SILVA, N. M. ; NEVES, A.F ; SILVA, G. R. ; SOUZA, M. R. ; LIMA JR, F. A. ; FIGUEREDO, P. G. J. . CONHECIMENTO DOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS DA CIDADE DE ITAGUATINS ?TO ACERCA DA DOENÇA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA JR, F. A. ; PANTOJA, M. S. ; BRITO, M. V. H. ; LIMA, K.V.M ; NEVES, A.F ; FIGUEREDO, P. G. J. . SOFTWARE DE GESTÃO EM SAÚDE PARA PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO EM SEGURANÇA DO PACIENTE: Relato de Experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, R. F. ; BORGES, R. M. ; LIMA, K.V.M . ?DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM À PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMATISMOS CRANIOENCEFÁLICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, R. F. ; RIBEIRO, M. I. D. ; FREITAS, N. C. ; PEREIRA, R. F. ; CONCEICAO, S. H. J. ; LIMA, K.V.M . IMPACTOS BIOPSICOSSOCIAIS NA VIDA DE MULHERES NO CLIMATÉRIO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, A. C. A. A. ; LIMA JUNIOR, F. A. ; PANTOJA, M. S. ; BRITO, M. V. H. ; LIMA, K.V.M ; MEDEIROS, F. H. A. ; VIANA, A. I. E. S. . DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA: CENTRO CIRÚRGICO COMO FOCO DA GESTÃO DE RISCO HOSPITALAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, A. C. A. A. ; LIMA JR, F. A. ; PANTOJA, M. S. ; BRITO, M. V. H. ; LIMA, K.V.M ; MEDEIROS, F. H. A. ; VIANA, A. I. E. S. . CARACTERIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS REALIZADOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO SUL DO MARANHÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTAS, D. S. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; BORGES, R. M. ; PANTOJA, M. S. ; SOUSA, D. M. ; QUEIROZ, P. S. S. . Uso de sistema de prescrição e distribuição de medicamentos para segurança do paciente Relato de Experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTAS, D. S. ; LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; BORGES, R. M. ; PANTOJA, M. S. ; SOUSA, D. M. ; QUEIROZ, P. S. S. . Prescrição de antibioticoterapia em um hospital de Referência Cirúrgica no Estado do Maranhão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, K.V.M . História da Enfermagem: Reconhecendo a essência do cuidar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, K.V.M . O álcool e sua relação com o Trauma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. . Fatores Associados à Sindrome de Burnout entre os profissionais de Enfermagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. ; LEOCADIO, H. D. ; FEITOSA, F. J. P. ; SILVA, K. R. L. . Avaliação do Programa de Controle da Hanseníase em um município da Amazônia Legal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, K.V.M ; LIMA JR, F. A. ; LEOCADIO, H. ; ARRUDA, J. S. ; SILVA, K. R. L. . Docentes e a voz: conhecimento sobre as implicações do uso da voz nas atividades ocupacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, C. V. S. ; SILVA, R. M. O. ; JUNIOR ; LIMA, K.V.M ; CHAVES ; OLIVEIRA, R. T. ; GOMES, J. M. S. ; GORDON ; JESUS, L. M. S. . Perfil dos acidentes de trabalho registrados no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, K.V.M . Calendário Vacinal: impactos da imunização na saúde do trabalhador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; CRUZ, E. M. ; CHAVES, A. S. ; SILVA, N. M. ; MACEDO, R. S. . SAÚDE DO VAQUEIRO: UMA ANÁLISE ORTOPÉDICA DA SAÚDE OCUPACIONAL DO CORREDOR DE VAQUEJADA NO CENTRO-SUL DO MARANHÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; SOUSA, M. J. A. ; SOUSA, A.L.P ; GUIMARÃES, L.Q ; BECKER, S.S ; OLIVEIRA, A.S ; SANTOS, F.O . Acondicionamento dos resíduos perfurocortantes em Unidades Hospitalares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA JR, F. A. ; LIMA, K.V.M ; CRUZ, E. M. ; CHAVES, A. S. ; SILVA, N. M. ; MACEDO, R. S. . LESÕES ORTOPÉDICAS DE PUNHOS, MÃOS E DEDOS EM VAQUEIROS CORREDORES DE VAQUEJADA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

LIMA, K.V.M . Revisor(a) Ad Hoc dos resumos submetidos no 3º Congresso Maranhense de Análises Clínicas ? COMAC, realizado pelo Serviço de Educação Continuada (SEC).. 2025.

Lima, Karla Vanessa Morais . A importância da doação de sangue: Campanha Junho Vermelho. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LIMA, K.V.M ; MESQUITA, G. ; TEIXEIRA, W. ; BARBOSA, E. . aúde integral com foco no HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISt´s). 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, K.V.M . Pacientes participam de sessão do Cinema Humanizado no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, K.V.M . Lesão por pressão (LPP): da identificação ao tratamento. 2020. .

LIMA, K.V.M . I Congresso Interdisciplinar de Saúde Mental. 2019. (Parecer Técnico).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Programa liderado por enfermeiros (as) para cuidados primários de pessoas com risco cardiovascular (Teorisc Study): ensaio clínico multicêntrico no Brasil, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karla Vanessa Morais Lima - Coordenador / Francisco Alves Lima Júnior; - Integrante / Nuno Damácio de Carvalho Félix - Integrante / Francisco Mayron Morais Soares - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2021 - Atual

    Desenvolvimento de software de gerenciamento de dados de pacientes hospitalizados por Covid-19 para o estado do Maranhão, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karla Vanessa Morais Lima - Integrante / Mauro de Souza Pantoja - Integrante / Valteir da Silva Conceição - Integrante / Francisco Alves Lima júnior - Coordenador / Fausto Lucena de Oliveira - Integrante / Tallis Rocha de Sousa - Integrante / Ana Karla Medeiros Frutuoso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Desenvolvimento de software de gerenciamento de dados de pacientes hospitalizados por Covid-19 para o estado do Maranhão, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karla Vanessa Morais Lima - Integrante / Mauro de Souza Pantoja - Integrante / Valteir da Silva Conceição - Integrante / Francisco Alves Lima júnior - Coordenador / Fausto Lucena de Oliveira - Integrante / Tallis Rocha de Sousa - Integrante / Ana Karla Medeiros Frutuoso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Desenvolvimento de software de gerenciamento de dados de pacientes hospitalizados por Covid-19 para o estado do Maranhão, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karla Vanessa Morais Lima - Integrante / Mauro de Souza Pantoja - Integrante / Valteir da Silva Conceição - Integrante / Francisco Alves Lima júnior - Coordenador / Fausto Lucena de Oliveira - Integrante / Tallis Rocha de Sousa - Integrante / Ana Karla Medeiros Frutuoso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Desenvolvimento de software de gerenciamento de dados de pacientes hospitalizados por Covid-19 para o estado do Maranhão, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karla Vanessa Morais Lima - Integrante / Mauro de Souza Pantoja - Integrante / Valteir da Silva Conceição - Integrante / Francisco Alves Lima júnior - Coordenador / Fausto Lucena de Oliveira - Integrante / Tallis Rocha de Sousa - Integrante / Ana Karla Medeiros Frutuoso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Desenvolvimento de software de gerenciamento de dados de pacientes hospitalizados por Covid-19 para o estado do Maranhão, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karla Vanessa Morais Lima - Integrante / Mauro de Souza Pantoja - Integrante / Valteir da Silva Conceição - Integrante / Francisco Alves Lima júnior - Coordenador / Fausto Lucena de Oliveira - Integrante / Tallis Rocha de Sousa - Integrante / Ana Karla Medeiros Frutuoso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

Prêmios

2019

2 ° lugar no eixo temático Epidemiologia e Serviços da Saúde, Universidade Estadual do Tocantins.

2019

2° lugar no eixo temático Qualidade de vida: Cuidado e Saúde, Universidade Estadual do Tocantins.

2019

Professor Destaque - Enfermagem, Faculdade do Bico do Papagaio - FABIC.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2019

Faculdade do Bico do Papagaio

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora das disciplinas: Saúde Mental; Biologia Celular e Genética Molecular; Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar; Saúde do Trabalhador; Interpretação de Exames diagnósticos e complementares; Gerenciamento de Enfermagem; História da Enfermgem.

2017 - 2017

Faculdade do Bico do Papagaio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15

Outras informações:
Pós-Graduação de Unidade de Terapia Intensiva e Urgência e Emergência: Disciplinas: Ermergências traumáticas; Emergências obstétricas; Emergências psiquiátricas.

2017 - 2017

Faculdade do Bico do Papagaio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Outras informações:
Preceptor de estágio da disciplina: Saúde Pública; Saúde do Trabalhador.

Atividades

  • 02/2017

    Ensino, Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 03/2017 - 03/2017

    Ensino, Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Emergências Traumáticas, Emergências em situações especiais, Emergências Obstétricas

2018 - 2021

Faculdade de Imperatriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRECEPTORA CURSO DE ENFERMAGEM, Carga horária: 30

Outras informações:
PRECEPTORA DO CURSO DE ENFERMAGEM - CLINICA MÉDICA 2018.02 e 2019.01 -UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA 2018.02 e 2019.01 -PRONTO SOCORRO INFANTIL 2018.2 Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização - período de 2019.2 Saúde da Família: Saúde do Adolescente - período de 2019.2 Afastamento licença maternidade 2020.1 Saúde Coletiva: Educação Popular em Saúde 2020.2 Saúde Coletiva: Educação Permanente em Saúde 2020.2 Educação em saúde e Educação Permanente 2021.1 Enfermagem em Saúde do Adulto 2021.1

2023 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora substituta no curso de Medicina, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando nos módulos de saúde da criança e adolescente ( LH e FPAM III); saúde do adulto (FPAM IV); Laboratorio de Habilidades Cirúrgicas (LH módulo 11) e Práticas Integradoras e vivências na comunidade (PIVC); Atuou também nos eixos de tutoria com metodologia PBL - módulo 8 nascimento, crescimento e desenvolvimento.

2019 - 2021

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto curso de Enfermagem, Carga horária: 40

Outras informações:
Saúde do Adulto I Saúde do Adulto II Saúde do Idoso Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE); Saúde da criança I Semiologia Ética e Bioética Ciência, História e organização da enfermagem

2021 - 2023

Universidade Estadual da Região Tocantina do MA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Laboratório de habilidades médicas (LHM)Habilidades clinicas médica (HCM-1/ HCM-2)

2022 - Atual

Faculdade de Medicina de Açailândia- Instituto de Educação Médica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente

Outras informações:
Docente nas disciplinas de Habilidades Profissionais I e nascimento, crescimento e desenvolvimento no curso de Medicina.

2024 - 2024

Faculdade Ynova

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 10

Outras informações:
PORTARIA N 003/2023 DIRETORIA GERAL membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Ynova.