Elisama Queiroz Baisch
Possui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2013), graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é aluno de doutorado da Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, e também em Biodireito.
Informações coletadas do Lattes em 17/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2015 - Atual
Universidade Católica de Petrópolis
Orientador: sem orientador ainda
Doutorado em Educação
2015 - 2019
Universidade Católica de Petrópolis
Título: A importância da formação crítico-reflexiva do docente médico no Internato da graduação de Medicina
Orientador: Dayse Martins Hora
Coorientador: Dayse Martins Hora. Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Otorrinolaringologia
2002 - 2005
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Importância da IgG subclasse 2 e de Anticorpos Específicos na Otite Média Aguda Recorrente na Infância: uma Revisão Sistemática,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Shiro Tomita
Especialização - Residência médica
1999 - 2001
Universidade de São Paulo
Residência médica em: OtorrinolaringologiaNúmero do registro: CRM RJ 52708127.
Graduação em Direito
2009 - 2013
Universidade Estácio de Sá
Título: Aspectos Éticos e Legais da Distanásia: Até Quando Investir no Prolongamento Exagerado da Morte
Orientador: Pedro Jorge Nery
Graduação em Medicina
1993 - 1998
Universidade de São Paulo
Título: não houve exigência de monografia
Orientador: não se aplica
Formação complementar
2014 - 2016
MBA em Gestão em Saúde e Administração Hospitalar. , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. , Título: não se aplica. , Orientador: não se aplica.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: professora colaboradora da Medicina da Unigranrio.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
Participação em eventos
Aula da Liga de Otorrino da Unigranrio.SAHOS na Infância. 2019. (Simpósio).
Banca de TCC.Avaliação de trabalhos de conclusão de curso. 2018. (Outra).
COBEM. A Prática Crítico-Reflexiva como Instrumento Formador do Docente Médico do Internato da Graduação de Medicina: resultados preliminares de uma tese de doutorado. 2018. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial. A formação do docente médico na prática clínica do Internato: estudo preliminar de uma tese de doutorado. 2018. (Congresso).
Simpósio da LIAPE.Distúrbios Respiratórios do Sono em Crianças e Indicações Cirúrgicas: Como e Quando tratar?. 2018. (Simpósio).
46 congresso brasileiro de otorrinolaringologia. 2016. (Congresso).
III CNFP. 2016. (Congresso).
XVIII endipe. Estágio remunerado X estágio supervisionado: realidade e desafios na formação inicial de professores. 2016. (Congresso).
COBEM 2015. 2015. (Congresso).
Orientou
Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono em Pacientes Pediátricos; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);
Trabalho de Conclusão de curso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Elisama Queiroz Baisch;
Um estudo sobre o uso de antibióticos por estudantes universitários dos Estados Brasileiros; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Elisama Queiroz Baisch;
TDAH e SAHOS: O conhecimento de sua correlação entre os profissionais de saude e responsáveis; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Elisama Queiroz Baisch;
Produções bibliográficas
-
BAISCH, E. Q. ; Shiro Tomita ; Marco Antônio M. Tavares de Lima ; Maurício Beskow Baisch . Importância da Imunoglobulina G Subclasse 2 e de Anticorpos Específicos na Otite Média Aguda Recorrente na Infância: Uma Revisão Sistemática. International Archives of Otorhinolaryngology (Print) , v. 11, p. 317-323, 2007.
-
BAISCH, E. Q. . Distúrbios Respiratórios do Sono em Crianças e Indicações Cirúrgicas: Como e Quando tratar?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAISCH, E. Q. . A formação do docente médico na prática clínica do Internato: estudo preliminar de uma tese de doutorado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BAISCH, E. Q. . A Prática Crítico-Reflexiva como Instrumento Formador do Docente Médico do Internato da Graduação de Medicina: resultados preliminares de uma tese de doutorado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BAISCH, E. Q. . Distúrbios Respiratórios do Sono em Crianças e Indicações Cirúrgicas: Como e Quando tratar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
A importância da formação crítico-reflexiva do docente médico no internato da graduação de Medicina: realidade e desafios, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo central avaliar a reflexividade na formação dos docentes das faculdades de Medicina, em especial, dos que atuam no internato medico, investigando como a reflexão de suas ações é formadora da profissionalização desses agentes.A pesquisa será qualitativa, com o uso de entrevistas semi estruturadas, analisando documentos da instituição pesquisada, bem como as falas dos medicos entrevistados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisama Queiroz Baisch - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Clínica Maurício Baisch, Clínica Maurício Baisch. , Avenida Presidente Kennedy,339, Centro, 25680030 - Petrópolis, RJ - Brasil, Telefone: (24) 22310018, Fax: (24) 22310018
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: aluno de doutorado, Enquadramento Funcional: aluno de doutorado, Carga horária: 8
Outras informações:
linha de pesquisa: papel da reflexividade na formação dos docentes nas faculdades de medicina
Atividades
-
02/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Univerdidade Católica de Petrópolis, .,Linhas de pesquisa
2012 - Atual
Clinica Mauricio BaischVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: médica, Carga horária: 20
2002 - 2008
HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: médica, Carga horária: 10
2007 - 2014
Hospital Santa TeresaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: médica, Carga horária: 10
2016 - Atual
Universidade do Grande RioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20
2016 - Atual
Universidade do Grande RioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2019
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Prática Médica, .,Linhas de pesquisa
-
08/2019
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, iniciação científica
-
08/2019
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Um estudo sobre o uso de antibióticos por estudantes universitários dos Estados brasileiros
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elisama Queiroz Baisch e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?