Gláucio Martins da Silva Bandeira
Doutorando em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na temática de Estimulação Cognitiva e Motora. Psicopedagogo com ênfase em Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogo, Pedagogo Hospitalar, Gerontologista, especialista em Saúde Mental, Psicomotricista, Brinquedista pela ABBri (HUPE/UERJ), Psicanalista Clínico. Especialista Inspeção, Supervisão e Orientação Escolar e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos Na Diversidade e Inclusão Social pela UFF.MBA em Engenharia de Sistemas. Pedagogo, Geógrafo, Historiador. Graduando em Psicologia, Orientador Educacional e Pedagógico nos setores público e privado.. Professor da EJA em colégios renomados nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Salgado de Oliveira e da Faculdade Unyleya. Professor em cursos de graduação e Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Psicopedagogo e Psicanalista em clínicas multidisciplinares. Membro do grupo de pesquisa PPEJAT - Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da classe Trabalhadora, vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação da UERJ.Tem experiência na área de educação e saúde, com ênfase em Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Informática Educativa, Ludicidade, Psicomotricidade, Metodologias Ativas, Jogos Educativos, Gerontologia, Saúde Mental, Educação de Jovens e Adultos, Estimulação Cognitiva e Motora, Psicanálise, Psicopedagogia e Orientação Educacional.
Informações coletadas do Lattes em 15/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Psicologia
2024 - Atual
Universidade Salgado de Oliveira
Título: TENSÕES E RESILÊNCIA: NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Orientador: Maria Ângela Mattar Yunnes
Palavras-chave: Psicologia; Educação; Educação e Saúde.
Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde PACCS
2018 - 2020
Universidade Federal Fluminense
Título: Estimulação Cognitiva e Motora para pessoas que convivem com Insuficiência Cardíaca Crônica: Estudo quase experimental, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Ana Carla Dantas Cavalcanti
Coorientador: Paula Vanessa Peclat Flores. Palavras-chave: Gerontologia Educacional; Educação e Saúde; Estimulação Cognitiva; Saúde Mental.
Especialização em Pedagogia Hospitalar
2020 - 2021
Faculdade Intervale
Título: Mandalas Terapêuticas como Recurso na Pedagogia Hospitalar
Orientador: Alex Marciel da Silva
Especialização em Inspeção, Supervisão e Orientação Escolar
2020 - 2021
Faculdade Intervale
Título: Gestão escolar democrática: esferas, funcionamento e legislações
Orientador: Alex Marciel da Silva
Especialização em Neuropsicopedagogia
2020 - 2020
Faculdade Intervale
Título: Reflexões sobre o papel das emoções na aprendizagem
Orientador: Alex Marciel da Silva
Especialização em Psicomotricidade
2018 - 2019
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Psicomotricidade na Terceira Idade
Especialização em Formação em Psicanálise Clínica
2016 - 2019
INSTITUTO BRASILEIRO DE PSICANALISE CLINICA
Título: A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO DA PSICANÁLISE E NA FORMAÇÃO DE NOVOS PSICANALISTAS NO BRASIL
Orientador: André Figueira
Especialização em Gerontologia e Saúde Mental
2017 - 2018
S B I
Título: NOVAS MÍDIAS E INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE
Especialização em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial
2016 - 2016
Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Inclusão Digital e a Contribuição das Novas Tecnologias como ferramentas de Auxílio no processo de ensino e aprendizagem
Orientador: MARIA DO CARMO IROSHI COELHO
Especialização em EJA Na Diversidade e Inclusão Social
2015 - 2016
Universidade Federal Fluminense
Título: O Uso da Tecnologia Como Ferramenta de Auxílio no Processo de Ensino e Aprendizagem na EJA
Orientador: Patrícia Porto
Especialização em PIGEAD - Planejamento, Implementação e Gestão da E
2014 - 2016
Universidade Federal Fluminense
Título: O Potencial das Novas Mídias na Educação a Distância
Orientador: Ana Paula
Especialização em MBA Em Engenharia de Sistemas
2012 - 2012
Escola Superior Aberta do Brasil
Título: Softwares Educativos no Contexto Escolar
Graduação em Pedagogia
2008 - 2011
Universidade Castelo Branco
Título: Softwares Educativos no Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências
Orientador: Geiza Ronconi
Curso técnico/profissionalizante em Curso Normal (Formação de Professores)
2006 - 2007
Formação complementar
2021 -
Extensão universitária em Marx e a Educação ? Os Marxismos E A Formação e Humanização Dos Professores. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2021 - 2021
Estruturar um projeto de pesquisa: o que é, como e para quê?,. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário UNIFEOB, UNIFEOB, Brasil.
2019 - 2019
BNCC: do Currículo à Sala de Aula na Educação Infantil. (Carga horária: 10h). , Instituto Singularidade, IS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Formação em Brinquedista. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2018 - 2018
Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Desenvolvimento Humano e Educação. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Gestão de Práticas Integrativas e Complementares. (Carga horária: 80h). , AVASUS, AVASUS, Brasil.
2018 - 2018
DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOMOTORA. (Carga horária: 45h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUI, Brasil.
2018 - 2018
Multimeios em Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Pesquisa Multiprofissional em IC. (Carga horária: 45h). , Instituto Nacional de Cardiologia, INC, Brasil.
2018 - 2018
Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA. (Carga horária: 195h). , Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Estímulo Cognitivo Para Idosos. (Carga horária: 300h). , Faculdade Sul Mineira, FASUL, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva. (Carga horária: 195h). , Faculdade São Luís, ANEAS, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento Com Exercícios Em Idosos Hipertensos. (Carga horária: 10h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2017 - 2017
Sexualidade no Paciente com Insuficiência Cardíaca. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2017 - 2017
Formação em Estimulação Cognitiva e Motora. (Carga horária: 8h). , Estimulação Cognitiva e Motora, ECM, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2016 - 2016
Neurocência e Educação: Introdução aos Estudos do Cérebro. (Carga horária: 80h). , Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2013 - 2015
Curso de Formação Continuada de Educadores do ProJovem Urbano. (Carga horária: 216h). , Prefeitura de São Gonçalo, PSG, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação Continuada de Educadores do ProJovem- Primeira Etapa. (Carga horária: 160h). , Prefeitura de São Gonçalo, PSG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Gestor de Cursos em Educação a Distância. (Carga horária: 120h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em O Estudo da Religião no Contexto Escolar. (Carga horária: 120h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Informática Educativa. (Carga horária: 60h). , Gobe Business, BRAVA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Participação em eventos
1ª Jornada de Formação Docente. 2021. (Encontro).
GRAMSCI E SUA PERSPECTIVA CONTRA HEGEMÔNICA PARA A EDUCAÇÃO,. 2021. (Outra).
Projeto de Extensão Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema Filme Bicho de Sete Cabeças. 2021. (Encontro).
WebColóquio Educação de Jovens e Adultos e Educação Básica ica. 2021. (Encontro).
Webinário Redação Científica. 2021. (Seminário).
VIII Jornada EJATrab ? Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores e formação humana: Cultura e arte. 2020. (Outra).
DEIC Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. 2017. (Congresso).
Encontro Regionais em EJA nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Simpósio).
I Fórum de Gerontoteca do HUPE. 2017. (Seminário).
II Encontro de Educação APPAI. 2017. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, J. M.;BANDEIRA, Glaucio. A Construção de uma Identidade Racial na Infância. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
SILVA, J. M.;BANDEIRA, Glaucio. A pluralidade educacional brasileira em seus aspectos socioculturais e seu desnivelamento quando comparadas a realidades socioeconômicas e regionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
SILVA, J. M.;BANDEIRA, Glaucio. Família e Escola: Refletindo a Importância dessa Relação para o Desempenho do Aluno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
SILVA, J. M.;BANDEIRA, Glaucio. A Desigualdade começa na Infância. De que forma a Escola atua sobre esta afirmação?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
SILVA, J. M.;BANDEIRA, Glaucio. Arte na Educação Inclusiva: Recriando e Revivendo Ivan Cruz na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
SILVA, J. M.;BANDEIRA, Glaucio. Brincadeiras e Jogos na Sala De Aula: O Lúdico no Meio Escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
SILVA, J. M.;BANDEIRA, Glaucio. A Importância da Brincadeira e do Lúdico na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
CRUZ, B. H. S.;BANDEIRA, Glaucio; ESTEVES., T. R. S.. Autismo e seus pressupostos na Educação Infantil.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
CRUZ, B. H. S.;BANDEIRA, Glaucio. O Lúdico na Educação Infantil: Seus Potenciais para o Desenvolvimento Cognitivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
CRUZ, B. H. S.;BANDEIRA, Glaucio. A Importância do Brincar na Pré Escola ? Benefícios que as Brincadeiras podem proporcionar no desenvolvimento das crianças. 2021.
CRUZ, B. H. S.;BANDEIRA, Glaucio. Vivências sobre a Educação em Guiné-Bissau: A Alfabetização na Língua Portuguesa numa sociedade de Cultura Ágrafa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
CRUZ, B. H. S.;BANDEIRA, Glaucio. Nem só De Escola viverá o Pedagogo: A Pedagogia e seu papel Pedagógico em espaços não escolares. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva.; FLORES, P. V. P.; PADUA, B. L. R.. Entrevista Motivacional no acompanhamento de pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Revisão Integrativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.
Produções bibliográficas
-
SANTANA, Felipe Wilson Martins ; BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Gestão democrática escolar: esferas, funcionamento e legislações. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 01, 2021.
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Diálogo entre família e escola: necessidade ou entrave?. Ensino em Perspectivas EnPe , v. 2, p. 1, 2021.
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; FERNANDES, M. V. R. ; ALVARENGA, M. S. . Dialogicidade e afetividade como princípios para uma educação libertadora na EJA. HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA (FINOM) , v. 32, p. 124-137, 2021.
-
FERNANDES, M. V. R. ; BANDEIRA, Glaucio ; ALVARENGA, M. S. . Dialogicidade e Afetividade como Princípios para Uma Educação Libertadora Na EJA. Revista Educação e Ciências Sociais , v. 4, p. 56-70, 2021.
-
BANDEIRA, GMD ; FLORES, P. V. P. ; JARDIM, P. P. ; ALENCAR, P. C. ; CAVALCANTI, A. C. D. . Estimulação cognitiva e motor para pessoas que convivem com insuficiência cardíaca: estudo quase experimental. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-23, 2020.
-
GUIMARAES, T. M. L. ; FIGUEIREDO, L. S. ; VELASCO, N. S. ; HIPOLITO, R. L. ; BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; EINSTOSS, M. ; CAVALCANTI, A. C. D. ; FLORES, P. V. P. . ARTIGO ORIGINAL1REVISTA ENFERMAGEM A A efetividade da entrevista motivacional no autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca: revisão sistemática. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 87, p. 1-8, 2019.
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; FLORES, P. V. P. ; JARDIM, P. P. ; COSTA, M. B. ; MOREIRA, L. V. ; CAVALCANTI, A. C. D. . Atuação do Pedagogo em uma Clínica Especializada em Insuficiência Cardíaca: Experiências e Reflexões. SAÚDE COLETIVA (BARUERI) , v. 47, p. 1140-1144, 2019.
-
BANDEIRA, Glaucio ; FLORES, P. V. P. ; JARDIM, P. P. ; ALENCAR, P. C. ; PEREIRA, J. M. V. ; CAVALCANTI, A. C. D. . Avaliação da função cognitiva de pacientes com insuficiência cardíaca crônica: estudo transversal. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. 18, p. 1-17, 2019.
-
COSTA, M. B. ; BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; PEREIRA, J. M. V. ; FIGUEIREDO, L. S. ; FLORES, P. V. P. ; CORDEIRO, R. G. ; CAVALCANTI, A. C. D. . Associação dos diagnósticos de enfermagem da NANDA internacional com hospitalização e morte em insuficiência cardíaca. NURSING (SÃO PAULO) , v. 21, p. 1789, 2018.
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Ciências da saúde: pesquisas e práticas multidisciplinares - Volume 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora E-Publicar, 2024.
-
BANDEIRA, Glaucio . Ciências da saúde: pesquisas e práticas multidisciplinares - Volume 3. 3. ed. , 2024.
-
BANDEIRA, Glaucio . Diálogos em educação: olhares multidisciplinares sobre a aprendizagem - Volume 3. 3. ed. , 2024.
-
Bandeira, Glaucio Martins da Silva . Ciências da saúde: pesquisas e práticas multidisciplinares - Volume 4. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora E-Publicar, 2024.
-
Bandeira, Glaucio Martins da Silva . Ciências da saúde: pesquisas e práticas multidisciplinares - Volume 5. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora E-Publicar, 2024.
-
BANDEIRA, Glaucio . Educação, inclusão e diversidade: abordagens e experiências - Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023. v. 1. 409p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Olhares da educação: ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos - Volume 3. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023. v. 5. 605p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Olhares da educação: ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos - Volume 4. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023. v. 5. 380p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Olhares da Educação: Ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos, Volume 5. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023. v. 5. 457p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Educação em foco: diálogos sobre o papel político e social da escola - Volume 4. 4. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023. v. 4. 231p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Aportes teóricos, prática e inovação em ciências da saúde - Volume 3. 3. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023. v. 4. 237p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Aportes teóricos, prática e inovação em ciências da saúde - Volume 2. 2. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023. 404p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Educação multidisciplinar: diálogos entre áreas do conhecimento e saberes docentes - Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023. v. 2. 484p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Educação multidisciplinar: diálogos entre áreas do conhecimento e saberes docentes - Volume 2. 2. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2023.
-
BANDEIRA, Glaucio . Ações, processos e pesquisas orientadas em ciências da saúde, Volume 2. 2. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2022. v. 2.
-
BANDEIRA, Glaucio . Ações, processos e pesquisas orientadas em ciências da saúde, Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2022. v. 2.
-
BANDEIRA, Glaucio . Pesquisas e debates em psicologia, Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2022. v. 1. 224p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Psicologia: Reflexões, métodos e processos integrados em sociedade, Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021. v. 1. 592p .
-
BANDEIRA, Glaucio . Psicologia em Foco: Fundamentos, Práxis e Transformações, Volume 3.. 3. ed. Rio de Janeiro: E-Publicar, 2021. v. 3. 365p .
-
BANDEIRA, Glaucio ; FERNANDES, M. V. R. . Jovens, Adultos E Idosos Na EJA: Um Mapeamento Intergeracional. In: Marcia Soares de Alvarenga. (Org.). Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: Escritas compartilhadas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2022, v. 1, p. 175-191.
-
Bandeira, Glaucio Martins da Silva . Inclusão Digital e a Contribuição das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem. In: Tascieli Feltrin; Fernanda Monteiro; Rigue Natália Lampert Batista. (Org.). A formação de professores no Brasil: historicidade, subjetividade, gênero, professoralidade e docências tradicionais e contemporâneas (vol. 2). 1ed.Cabo Frio: Dictio Brasil, 2019, v. 2, p. 237-252.
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Mandalas Terapêuticas em grupos de adolescentes: Um recurso interdisciplinar.. In: Vera Lucia Freitag; Lucimara de Castro Bueno; Iliria François Wahlbinck. (Org.). Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado a Criança e Adolescente. 1ed.Curitiba: Nova Práxis, 2019, v. , p. 59-72.
-
BANDEIRA, Glaucio . Avaliação Institucional: Uma necessidade contemporânea. https://editorapublicar.com.br/blog/post, 07 set. 2020.
-
BANDEIRA, Glaucio . Minha, nossa!. Revista LiteraLivre, São Paulo, p. 87 - 87, 01 jun. 2020.
-
BANDEIRA, GMD . Certeau e o uso das tecnologias como práticas pedagógicas. Jornal Educação & Imagem, Rio de Janeiro, p. 01 - 03, 30 dez. 2019.
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . A atuação do psicopedagogo frente ao insucesso escolar. Revista Appai Educar, Rio de Janeiro, , v. 118, p. 03 - 04, 02 out. 2019.
-
BANDEIRA, Glaucio ; MARINS, R. ; ALVES, F. E. O. S. . Brincar e Criar: A Brinquedoteca como Espaço de Criatividade. In: XIV Seminário de Pesquisa da Estácio, 2023, Rio de Janeiro. XIV Seminário de Pesquisa da Estácio, 2023.
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; MARINS, R. ; CRUZ, B. H. S. . REINVENTANDO O BRINCAR NA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DE UMA BRINQUEDOTECA VIRTUAL EM TEMPOS PANDÊMICOS,. In: XII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2021, Rio de Janeiro. XII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2021.
-
CAVALCANTI, A. C. D. ; MESQUITA, E. T. ; BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; VIEIRA, G. C. A. ; EINSTOSS, M. ; XAVIER, S. S. ; CAVALCANTE, V. N. . Impacto de um Programa Baseado em Atenção Plena no Estresse Percebido de Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Estudo Piloto. In: 35 Congresso de Cardiologia da SOCERJ, 2018, Rio de Janeiro. International Journal of Cardiovascular Sciences. Rio de Janeiro: SBC ? Tecnologia da Informação e Comunicação Núcleo Interno de Publicações, 2018. v. 31.
-
CAVALCANTI, A. C. D. ; ROCHA, I. C. A. O. ; BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; FERNANDES, L. M. . Experiências de um Grupo Multidisciplinar de Orientando e Reflexão com Pacientes de Insuficiência Cardíaca. In: 35 Congresso de Cardiologia da SOCERJ, 2018, Rio de Janeiro. International Journal of Cardiovascular Sciences. 2018;31. Rio de Janeiro: SBC ? Tecnologia da Informação e Comunicação Núcleo Interno de Publicações, 2018. v. 31.
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; FLORES, P. V. P. ; FIGUEIREDO, L. S. ; CAVALCANTI, A. C. D. ; EINSTOSS, M. ; SOUZA, B. P. E. S. ; SANTANA, R. F. ; GUIMARAES, T. M. L. ; PEREIRA, J. M. V. . . Consulta por Teléfono a pacientes com insuficiencia cardíaca crónica. In: 33 Congreso Uruguayo de Cardiología. In: 33 Congreso Uruguayo de Cardiología, 2017, Punta del Este.. Revista Uruguaya de Cardiología, 2017. v. 32. p. 1-46.
-
BANDEIRA, Glaucio . UM OLHAR SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO: SUJEITOS IDOSOS NA EJA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BANDEIRA, Glaucio . DA ESCOLA À UNIVERSIDADE: O POTENCIAL DAS RELAÇÕES INTERGERACIONAIS NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; FERNANDES, M. V. R. ; ALVARENGA, M. S. . ELEMENTOS DE ANÁLISE SOBRE A CAPTURA DA EJA NA BNCC. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MANGABEIRA JUNIOR, P. S. ; BANDEIRA, Glaucio . Discentes de EJA e o Atendimento Educacional Remoto: Acesso ou Retrocesso?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Atuação do Psicopedagogo nas Clínicas de Insuficiência Cardíaca. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; CAVALCANTI, A. C. D. ; COSTA, M. B. ; FLORES, P. V. P. ; PADUA, B. L. R. ; PEREIRA, J. M. V. ; VERA SAMPAIO BARBOZA, ; SOUZA, R. O. . Avaliação da fadiga e qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca atendidos em uma clínica especializada.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . A Atuação do Psicopedagogo em Diferentes Espaços Sociais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Inteligência Emocional aliada a Saúde Mental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Educação de Jovens e Adultos e Educação a Distância: Conceitos e Reflexões. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; CAVALCANTE, V. N. ; EINSTOSS, M. ; XAVIER, S. S. ; CAVALCANTI, A. C. D. ; VIEIRA, G. C. A. ; MESQUITA, E. T. . Impacto de um Programa Baseado em Atenção Plena no Estresse Percebido de Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Estudo Piloto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; CAVALCANTI, A. C. D. ; ROCHA, I. C. A. O. ; FERNANDES, L. M. . Experiências de um Grupo Multidisciplinar de Orientando e Reflexão com Pacientes de Insuficiência Cardíaca. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Grupos de Convivência como Suporte ao idoso na Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; XAVIER, S. S. ; FIGUEIREDO, L. S. ; FLORES, P. V. P. ; PEREIRA, J. M. V. ; CAVALCANTI, A. C. D. . Associação de Classe Funcional e Depressão Em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica Atendidos em uma Clínica Especializada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. ; CAVALCANTI, A. C. D. ; PEREIRA, J. M. V. ; FLORES, P. V. P. ; FIGUEIREDO, L. S. ; EINSTOSS, M. ; PADUA, B. L. R. ; SOUZA, B. P. E. S. ; GUIMARAES, T. M. L. ; SANTANA, R. F. . Consulta Por Teléfono A Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BANDEIRA, Glaucio . Estereótipos de Corpos/Padrões de Beleza. São Paulo: Toma aí um Poema, 2021 (Plaquete de poesias).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Projeto Vitória Princípios Filosóficos 2017 (Material Instrucional da Disciplina de Princípios Filosóficos).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Projeto Vitória Princípios Sociológicos 2017 (Material Instrucional Princípios Sociológicos).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Projeto Vitória Geografia Ensino Médio 2017 (Material Instrucional Geografia).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Projeto Vitória Ensino Médio 2017 (Diagramação dos Materiais Instrucionais).
-
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Projeto Vitória Ensino Fundamental II 2017 (Diagramação dos Materiais Instrucionais).
Outras produções
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . ?Tecnologias Educacionais para uma Educação de Qualidade?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva ; BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Família, Escola e Sociedade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina de Pós graduação Lato Sensu).
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Família, Escola e Sociedade P3. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina de Pós Graduação Latu Sensu).
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Sete hábitos simples para Um coração saudável. 2017. (Folheto Informativo).
BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. . Dia Mundial do Coração - Cuide bem do seu. 2017 (Evento educativo).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2022
Efeito do Programa Multiprofissional de Manejo no Autocuidado de Pacientes com Insuficiência Cardíaca, Descrição: Descrição: Apesar dos avanços na terapêutica para pacientes com insuficiência cardíaca (IC), a hospitalização continua a crescer, principalmente, pelas barreiras psicossociais, comportamentais e/ou financeiras que dificultam o autogerenciamento da síndrome. Programas de manejo implementados por equipes multiprofissionais contribuem para melhores resultados, no entanto, ainda não existem estudos que tenham avaliado o impacto de um programa de manejo que incorpore ações educativas, comportamentais, psicoterapêuticas e cognitivas. Objetivo: Avaliar o impacto de intervenções presenciais (entrevista motivacional, meditação/relaxamento, grupo de apoio, grupo de cognição e transição hospitalar) e não presenciais (consulta por telefone e uso de aplicativo móvel) sobre o autocuidado de pacientes com IC. Este estudo incorpora subprojetos de pesquisa executados por pesquisadores de dois grupos de estudos da UFF. Tratam-se de estudos clínicos randomizados, compostos por duas avaliações (inicial e final) com questionários validados e uma intervenção comparada a acompanhamento convencional multiprofissional em uma clínica especializada. Os dados são analisados por média, mediana, frequência simples, quiquadrado, teste-t, mann whitney, wilcoxon e o efeito da intervenção foi calculado pelo d de Cohen. Espera -se que o projeto de pesquisa gere informações originais e relevantes nos desfechos avaliados, que serão úteis para a compreensão das melhores intervenções. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Glaucio Martins da Silva Bandeira - Integrante / Samara da Silva Xavier - Integrante / Lyvia da Silva Figueiredo - Integrante / Juliana de Melo Vellozo Pereira - Integrante / Ana Carla Dantas Cavalcanti - Coordenador / Bruna Lins Rocha de Pádua - Integrante / Vaisnava Nogueira Cavalcante - Integrante / ISAURA C AZAMBUJA DE OLIVEIRA ROCHA - Integrante.
Prêmios
2021
Prêmio Literário Apologia Brasil 2021, Editora Apologia Brasil.
2015
Honra ao mérito pelo Incentivo a Cultura de Paz, Estado do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Salgado de Oliveira, NAPS - Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social. , Rua Lambari 10, Trindade, 24456570 - São Gonçalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21383473, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2014
Cenecista Felipe Tiago GomesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2014 - Atual
Educandário Izaias Conceição de SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Orientador Educacional, Carga horária: 20
2023 - Atual
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicopedagogo, Carga horária: 15
Outras informações:
Atuação no NAPS (Núcleo de Atenção Psicopedagógica e Social) como o psicopedagogo responsável pelos atendimentos aos discentes, docentes e comunidade acadêmica.
2014 - Atual
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Graduação e Pós Graduação, Carga horária: 10
2011 - 2014
Faculdade ParaísoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2010 - 2011
Programa Mais Educação - MECVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
2009 - Atual
Colégio de Aplicação Dom Helder CâmaraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2007 - 2010
Colégio EvidênciaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
2006 - 2007
Programa Brasil Alfabetizado - Governo FederalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2006 - 2007
Programa Brasil Alfabetizado - Governo FederalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2003 - 2006
Governo do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
2016 - 2018
Colégio Monsenhor RaederVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2017 - 2022
Universidade Federal FluminenseVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações:
Participante do Projeto de Pesquisa denominado "O Impacto do Programa de Redução do Estresse, Meditação e Atenção Plena/Mindfulness no Estresse Percebido em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Ensaio Clínico Randomizado?
2017 - 2022
Universidade Federal FluminenseVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações:
Participante do Projeto de Pesquisa denominado ?Entrevista Motivacional em pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Ensaio Clínico Randomizado?
2017 - 2022
Universidade Federal FluminenseVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações:
Participante do Programa de Extensão Universitária denominado ?Clínica de Insuficiência Cardíaca?
2018 - 2020
Clínica Gota de OrvalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicopedagogo e Psicanalista Clínico, Carga horária: 10
Outras informações:
Atendimento Psicopedagógico e Psicanalítico.Coordenador de Oficinas de Estimulação Cognitiva e Motora e grupo de convivência para idosos e de Oficinas Lúdicas para crianças e adolescentes.
2020 - Atual
Universidade Estácio de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar I, Carga horária: 30
2018 - Atual
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, UnyleyaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de cursos de pós graduação, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor tutor de cursos de pós graduação
2022 - Atual
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Orientador Pedagógico, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor Orientador Pedagógico concursado atuando na educação pública municipal
2023 - 2024
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Integrou, na qualidade de Tutor, a equipe responsável pela execução da Ação de Extensão "Curso em Educação Especial em uma perspectiva equitativa e inclusiva", realizada pela Faculdade de Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gláucio Martins da Silva Bandeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?