THAIS DOMETT DE SANTANA

Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 18/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Geografia

2013 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Humanitas

Formação complementar

2021 - 2021

METODOLOGIAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - MPPTE. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

Educação Ambiental e Mudanças do Clima para Gestores. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Conversas sobre cidades e suas comunicações. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

Vendo e tocando o solo, uma abordagem morfológica do solo para o EF. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2015 - 2015

Ignição Universitária. (Carga horária: 15h). , Universitário Ativo, UA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Participação em eventos

"A educação de Jovens e Adultos no Campo e na Cidade. 2017. (Outra).

A Reforma do Ensino Médio e a BNCC: Impactos na Educação Básica. 2017. (Outra).

Foromundo UNIGIS Rio de Janeiro. 2017. (Outra).

III Mostra de trabalhos IECN-PIBID-UERJ/FFP. 2017. (Exposição).

XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.A Importância do Estágio em Docência Durante a Graduação. 2017. (Encontro).

XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia. Geotecnologias associadas ao trabalho de campo para uma Educação Geográfica Significativa. 2017. (Congresso).

II Simpósio sobre Argilas Aplicadas. 2016. (Simpósio).

VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.Proposta didática para atividade sobre a temática de contaminação do solo. 2016. (Simpósio).

26ª UERJ Sem Muros/15ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Da Conurbação São Gonçalo-Niterói à Cidade Global: Contruindo Conceitos Da Urbanização. 2015. (Exposição).

II Colóquio de Geografia Física. 2015. (Congresso).

II Mostra de trabalhos do IECN-PIBID-UERJ/FFP. 2015. (Exposição).

Atividade de Comemoração do Dia do Geografo. 2014. (Encontro).

VII Semana de Geografia "Descolonização do Pensamento e da Geografia: Rupturas e (Re)existências contra colonialidade do saber e do poder". 2013. (Encontro).

XIII Encontro Regional de Geógrafos EREGEO-SE. 2013. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • DOMETT, T. S. ; TORRES, C. D. ; SCALERCIO, V. S. ; SILVA, I. H. C. ; VALENTE, P. C. . Geotecnologias associadas ao trabalho de campo para uma Educação Geográfica Significativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIMENTEL, J. R. ; DOMETT, T. S. ; VALENTE, P. C. ; JESUS, B. C. . Classificação da cobertura e uso da terra baseada em objeto do município de São Gonçalo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOMETT, T. S. . A importância do estágio em docência durante a graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DOMETT, T. S. ; KEDE, M. L. F. M. ; Bertolino, L.C. ; SACRAMENTO, A. C. R. . Proposta didática para atividade sobre a temática de contaminação do solo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DOMETT, T. S. ; COUTO, Marcos A. C. ; SIMAS, D. C. V. . Da conurbação São Gonçalo-Niterói à cidade global: construindo conceitos da urbanização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DOMETT, T. S. ; SIMAS, D. C. V. ; COUTO, Marcos A. C. . Geotecnologias como facilitadoras para análises de problemas urbano-ambientais locais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Mineração de dados de classificação baseada em objetos no mapeamento dos estados de média duração da paisagem da bacia hidrográfica do Rio São João, RJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaís Domett de Santana - Integrante / Vinicius da Silva Seabra - Coordenador.

  • 2015 - 2018

    PIBID UERJ Saber escolar e formação docente na Educação Básica, Descrição: Projeto UERJ dos Editais PIBID 2011 e 2012 da CAPES. Sub-projeto de Geografia: vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, o objetivo deste projeto é a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares que contribua ao fortalecimento da qualidade da escola pública no leste da baía de guanabara (São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, Tanguá, etc), periferia da metrópole do Rio de Janeiro, região em que os indicadores sócio-econômico-educacionais expressam baixos níveis de qualidade dos serviços públicos e, consequentemente, da qualidade de vida. Tal melhoria não se realizará sem a formação inicial e continuada de professores teórico-metodologicamente fundamentada, e sem uma articulação permanente entre espaços de formação e de atuação dos profissionais da educação. Propor novos materiais didáticos, desenvolver inovadoras metodologias de ensino e problematizar princípios de organização curricular constituem nossos desafios. O objetivo é explicitar, problematizar e reconstruir a relação conteúdo-método e currículo-didática nas praticas educativas na escola publica, através da proposição e experimentação de diversas situações de aprendizagem dos conteúdos escolares baseadas na metodologia de problematização da prática social dos alunos -; orientadora da construção de uma didática da geografia e de novos princípios de organização curricular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaís Domett de Santana - Integrante / Marcos Antônio Campos Couto - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Cartografia Temática, Carga horária: 20

2015 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência, Carga horária: 20

2016 - 2016

Colégio Carmo de São José

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora substituta