Bruno Arcoverde Cavalcanti

Mestrado em andamento na Faculdade de Educação - FAE /UFMG, graduado em Educação Física licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017). Professor do Colégio Diversitas e professor/bolsista do Centro Pedagógico da UFMG onde atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde 2017. Atualmente membro do grupo de estudos Pensando a Educação Física Escolar. Já atuo junto ao grupo de pesquisa CEPE (Centro de Estudos em Psicobiologia do Exercício) onde pode atuar com atletas paralímpicos e estudar sobre distúrbios do sono, humor, estresse, depressão e outros aspectos psicobiológicos.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Educação Física

2013 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: INTERAÇÃO ENTER HORMÔNIOS TESTOSTERONA,CORTISOL E ASPECTOS PSICOBIOLÓGICOS NO EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Orientador: ANDRESSA DA SILVA MELLO

Formação complementar

2018 - 2018

BRINCADEIRAS CANTADAS DA CULTURA POPULAR. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

CAVALCANTI, B. A. . II Encontro do Pensando a Educação Física Escolar. 2019. (Congresso).

CAVALCANTI, B. A. . IX Internation Congress & XVI Brazilian Congrss of Sport Psychology. 2016. (Congresso).

CAVALCANTI, B. A. . v congresso paradesportivo internacional. 2016. (Congresso).

CAVALCANTI, B. A. . CARACTERÍSTICAS MOTIVACIONAISDE NADADORES PARALIMPICOS BRASILEIROS DURANTE A PREPARAÇÃO PARA OS JOGOS PARALIMPICOS RIO 2016. 2016. (Congresso).

ROSA, J. P. P. ; CAVALCANTI, B. A. . Reação entre a carga interna de treinamento e a percepção de fontes e sintomas de estresse em nadadores paralímpicos brasileiros, durante a preparação para os jogos paralímpicos rio 2016. 2016. (Congresso).

CAVALCANTI, B. A. . Colônia de Férias no Campus/CEU da UFMG. 2015. (Outro).

CAVALCANTI, B. A. . Escola nas Ferias. 2015. (Outro).

Participação em eventos

II ENCONTRO DO PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Educação Física e Educação de Jovens e Adultos. 2019. (Congresso).

II ENCONTRO DO PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.Educação Física e EJA. 2019. (Oficina).

II ENCONTRO DO PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.PARKOUR,PAREDES E POSSIBILIDADES. 2019. (Oficina).

15º COLONIA DE FERIAS UFMG.TREM QUE ANDA MUNDO QUE GIRA. 2018. (Outra).

Brincadeiras Cantadas da Cultura Popular.Brincadeiras Cantadas da Cultura Popular. 2018. (Oficina).

14º COLONIA DE FERIAS DA UFMG.QUAL É A SUA HISTORIA?. 2017. (Outra).

Futebol amador em debate 20 anos da copa sentenária. 2017. (Seminário).

PROJETO DE CULTURA E LAZER PROEMJA.PROJETO DE CULTURA E LAZER PROEMJA. 2017. (Outra).

Semana de extensão.Relações de trabalho e sociedade na Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Seminário).

Semana de extensão.Relações de trabalho e sociedade na Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Seminário).

Semana de extensão.RECONHECIMENTO E PERTENCIMENTO DO ESPAÇO POR MEIO DO PLANO CARTESIANO E A REALIZAÇÃO DE JOGOS. 2017. (Seminário).

Semana de extensão.Abordagem interdisciplinar da questão do gênero na Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Seminário).

Semana do Conhecimento.Reconhecimento e pertencimento do espaço por meio do plano cartesiano e da realização de jogos. 2017. (Outra).

Semana do Conhecimento.O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. (Outra).

12º COLONIA DE FERIAS UFMG.12º COLONIA DE FERIAS. 2016. (Outra).

13º COLONIA DE FERIAS UFMG.Viver é arte, brincar faz parte. 2016. (Outra).

Encontro Acadêmico sobre Exercício Físico, Sistema Imune e Inflamação. 2016. (Encontro).

I COLÓQUIO INTERNO DO GEDAN. 2016. (Simpósio).

IX International Coogress & XVI Brazilian Congress of Sport Psychologycol. Perfil da Qualidade do Sono e Cronotipo de Nadadores Paralimpicos durante uma Fase de Treinamento. 2016. (Congresso).

v congresso paradesportivo internacional. 2016. (Congresso).

v congresso paradesportivo internacional. 2016. (Congresso).

v congresso paradesportivo internacional. 2016. (Congresso).

11º COLONIA DE FERIAS UFMG.Brincando com a simplicidade. 2015. (Outra).

SCIENCE SOCCER. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTI, B. A. ; ROSA, J. P. P. ; SILVA, A. ; RODRIGUES, D. F. ; SIMIM, M. ; COELHO, A. ; DE MELLO, M. T. . Interação entre os hormônios testosterona, cortisol e aspectos psicobiológicos no exercício físico: uma revisão integrativa. Revista de Educação Física - Escola de Educação Física do Exército , v. 85, p. 406-418, 2016.

  • CAVALCANTI, B. A. . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, A. ; CAVALCANTI, B. A. . Reconhecimento e pertencimento do espaço por meio do plano cartesiano e da realização de jogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAVALCANTI, B. A. ; SILVEIRA, G. . PROJETO CULTURA E LAZER. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALCANTI, B. A. . IX International Coogress & XVI Brazilian Congress of Sport Psychologycol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAVALCANTI, B. A. . características motivacionais de nadadores paralímpicos brasileiros durante a preparação para os jogos paralímpicos rio 2016 2016 (Poster).

  • ROSA, J. P. P. ; CAVALCANTI, B. A. ; RODRIGUES, D. F. ; SILVA, A. . Relação entre carga interna de treinamento e a percepção de fontes e sintomas de estresse em nadadores paralímpicos brasileiros, durante a preparação para os jogos paralímpicos rio 2016 2016 (POSTER).

Outras produções

SZMUCHROWSK, L. A. ; CAVALCANTI, B. A. . SUPER MEETING DE ATLETIMO. 2016. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Centro Pedagógico Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação destinada a Educação de Jovens e Adultos

2018 - 2018

Balão Vermelho

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Outras informações:
Na escola Balão vermelho atuo com alunos do ensino fundamental 2 e 3 serie dos anos iniciais e 4 e 5 ano. Alem disso, atuo na educação infantil com crianças de 3 a 5 anos no Balãozinho Vermelho.

2017 - 2018

Moradia Universitária - UFMG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Na moradia universitária era responsável por coordena, organizar e executar o projeto corpo em ação. Desenvolvido com o objetivo de levar qualidade de vida aos moradores da moradia universitária. Bem como oferecer a atividade física como prática de lazer aos mesmos.

2018 - Atual

Colégio Diversitas

Vínculo: Professor de Educação Física, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
No Colégio Diversitas a aulas de educação Física atendem o fundamental I e II (1 ANO ao 9 ANO). Todas a s turmas tem uma carga horária de 2 horas semanas.