Lucas de Brito Wanderley
.Graduado em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Presidente Prudente-SP.
Participa dos Grupos do NERA (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária) e da rede DATALUTA (Banco de dados de luta pela terra).
Atualmente Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista.
Informações coletadas do Lattes em 18/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2020 - 2023
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO AMBIENTE POLÍTICO-ECONÔMICO SOBRE OS CONFLITOS E AS VIOLÊNCIAS NO CAMPO BRASILEIRO, Ano de Obtenção: 2023
Eduardo Paulon Girardi.Coorientador: Mateus de Almeida Prado Sampaio.
Graduação em andamento em Geografia
2018 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ANÁLISE DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA APÓS A CRISE ECONÔMICA E O PROCESSO DE IMPEACHMENT DE 2016
Orientador: Eduardo Paulon Girardi
Formação complementar
2017 - 2017
DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIA, ARTE E FILOSOFIA. (Carga horária: 56h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: agraria.
Organização de eventos
FELICIANO, C. A. ; THOMAZ JUNIOR, A. ; WANDERLEY, L. B. ; MARTINS, M. A. S. ; SILVA, L. S. ; SILVA, H. C. G. M. ; RABELLO, D. . IV Jornada Universitaria em Defesa da Reforma Agraria.. 2019. (Outro).
WANDERLEY, L. B. ; RABELLO, D. ; SILVA, L. S. ; SILVA, H. C. G. M. . I Pré-fala professor.A pratica do(a) docente em tempos de ataque ao ensino. 2019. (Outro).
RABELLO, D. ; FELICIANO, C. A. ; WANDERLEY, L. B. . II Pré-fala professor(a).. 2019. (Outro).
RABELLO, D. ; SILVA, H. C. G. M. ; WANDERLEY, L. B. . III Pré-fala professor(a).. 2019. (Outro).
WANDERLEY, L. B. . II Seminário Internacional do Coletivo CETAS de Pesquisadores. 2019. (Outro).
WANDERLEY, L. B. . XX Jornada do Trabalho: O TRABALHO DO FUTURO E O FUTURO DO TRABALHO - Território de Luta e de Resistência da Classe Trabalhadora. 2019. (Congresso).
WANDERLEY, L. B. . III SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, XVII SEMANA DE GEOGRAFIA E XII ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2016. (Outro).
Participação em eventos
II Seminário Internacional do Coletivo CETAS de Pesquisadores.Cestas Raizes do Pontal. 2019. (Seminário).
II Seminário Internacional do Coletivo CETAS de Pesquisadores. 2019. (Seminário).
I Pré-fala prrofessor.A pratica do(a) docente em tempos de ataque ao ensino. 2019. (Encontro).
XX Jornada do Trabalho: O TRABALHO DO FUTURO E O FUTURO DO TRABALHO - Território de Luta e de Resistência da Classe Trabalhadora. Analise sobre a violência contra trabalhadores do campo no Brasil. 2019. (Congresso).
XIX Encontro Nacional de Geógrafos (ENG) - "Pensar e Fazer a Geografia brasileira no século XXI: Escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial". 2018. (Encontro).
XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Agricultura camponesa no aprimoramento e atualização do Atlas da Questão Agrária Brasileira - 2005-2016. 2017. (Congresso).
III SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, XVII SEMANA DE GEOGRAFIA E XII ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIAfia.III SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, XVII SEMANA DE GEOGRAFIA E XII ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2016. (Seminário).
XXVIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Descentralização de políticas públicas e atuação dos municípios na promoção do desenvolvimento rural. 2016. (Congresso).
II SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, XVI SEMANA DE GEOGRAFIA, XI ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA -ia.II SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, XVI SEMANA DE GEOGRAFIA, XI ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2015. (Seminário).
XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Descentralização de políticas públicas e atuação dos municípios na promoção do desenvolvimento rural. 2015. (Congresso).
Globalização e técnica na obra de Milton Santos - PROCAD/UFRN. 2014. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
WANDERLEY, L. B. ; SILVA, H. C. G. M. . Uma análise das manifestações dos movimentos de luta pela terra no Brasil a partir do Banco de Dados da Luta pela Terra - DATALUTA. In: XIX Encontro Nacioanl de Geógraxs, 2018, João Pessoa. Trabalhos Apresentados no XIX Encontro Nacional de Geógrafxs, 2018.
-
WANDERLEY, L. B. . Agricultura camponesa no aprimoramento e atualização do Atlas da Questão Agrária Brasileira - 2005-2016. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2017, Presidente Prudente. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXIX CIC, 2017.
-
WANDERLEY, L. B. ; HESPANHOL, A. N. . Descentralização de políticas públicas e atuação dos municípios na promoção do desenvolvimento rural.. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2016, Presidente Prudente. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXVIII CIC, 2016.
-
WANDERLEY, L. B. ; HESPANHOL, A. N. . Descentralização de políticas públicas e atuação dos municípios na promoção do desenvolvimento rural.. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2015, Presidente Prudente. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXVII CIC, 2015.
Outras produções
GIRARDI, E. P. ; FELICIANO, C. A. ; FERNANDES, B. M. ; SILVA, H. C. G. M. ; WANDERLEY, L. B. . Relatório DATALUTA Brasil. 2017. (Relatório de pesquisa).
WANDERLEY, L. B. ; Hespanhol, Antonio Nivaldo . Descentralização de políticas públicas e atuação dos municípios na promoção do desenvolvimento rural. 2016. (Relatório de pesquisa).
GIRARDI, E. P. ; FELICIANO, C. A. ; FERNANDES, B. M. ; WANDERLEY, L. B. ; SILVA, H. C. G. M. . Relatório DATALUTA Brasil. 2016. (Relatório de pesquisa).
WANDERLEY, L. B. ; Hespanhol, Antonio Nivaldo . Descentralização de políticas públicas e atuação dos municípios na promoção do desenvolvimento rural. 2015. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Atualização dos estudos sobre a territorialização do MST no Brasil no contexto de mundialização da questão agrária (2000-2020), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Bernardo Mançano Fernandes em 09/08/2020., Descrição: om este projeto ampliaremos a escala e o período de estudo sobre a territorialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ? MST. Em meu doutorado (1995-1999) estudei a formação e territorialização do MST em vinte e três unidades da Federação no período de 1979 a 1999. Neste projeto estudarei mais dois estados (Tocantins e Roraima) e atualizarei os outros vinte e três estados onde o MST se territorializou ou ampliou sua territorialização para o período de 2000 a 2020; também estudarei a participação do MST na Via Campesina e as ações desta articulação de movimentos camponeses em escala mundial desde sua criação até 2020. Um dos desafios desta pesquisa, no contexto do debate paradigmático, é a reflexão dos estudos sobre paradigma da questão agrária e sobre o paradigma do capitalismo agrário nas interpretações dos novos elementos construídos pelo avanço do neoliberalismo na mundialização da questão agrária. Outro é analisar o MST nas vinte e cinco unidades da federação, por onde ele se territorializou, estudar as conflitualidades e disputas territoriais entre as alternativas sustentáveis e a aliança latifúndio-agronegócio, como partes de um complexo de sistema organizado em rede e em escala mundial, compondo o modelo hegemônico de desenvolvimento da agricultura. Como resultados deste projeto publicaremos três livros, sendo um em inglês. Trabalharemos na formação de pesquisadores em nível de graduação, mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Geografia, campus de Presidente Prudente, Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, campus de São Paulo da UNESP e em outros programas no Brasil e exterior como professor visitante. Supervisionaremos pós-doutorado do Brasil e de outros países que tenham como objeto de estudo os movimentos socioterritoriais. Proporemos a elaboração de projetos de políticas públicas para o desenvolvimento territorial sustentável a partir da produção agroecológica. Contribuiremos com o fortalecimento de outros programas de pós-graduação no Brasil e em outros países, com os quais temos acordos de cooperação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas de Brito Wanderley - Integrante / Bernardo Mançano Fernandes - Coordenador.
-
2017 - Atual
Avaliação da cadeia produtiva do leite no Pontal do Paranapanema e seus impactos no desenvolvimento territorial, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Bernardo Mançano Fernandes em 09/08/2020., Descrição: A elaboração desse projeto multidisciplinar conta com a participação de grupos de pesquisas da área da ciência e de universidades distintas com o objetivo de analisar o impacto no desenvolvimento territorial a partir da relação entre saúde animal, qualidade de vida e sustentabilidade da produção leiteira em assentamentos rurais da região do Pontal do Paranapanema. Serão estudados oito assentamentos: Porto Maria (Rosana), Padre Josimo (Teodoro Sampaio), Santa Rosa (Euclides da Cunha), Asa Branca (Mirante do Paranapanema), São Paulo (Presidente Epitácio), Yapinari (Presidente Venceslau), Quatro Irmãs (Presidente Bernardes) e Santa Rosa 1 (Mirante do Paranapanema). O universo de pesquisa abrange um total de 181 propriedades distribuídas proporcionalmente na região, com a coleta de amostras provenientes de quatro animais em cada lote, totalizando 724 animais a serem analisados. Paralelamente, um instrumento de investigação quanti-qualitativo será aplicado em campo para investigar as condições concretas dos camponeses assentados, com as atenções voltadas para a análise do desenvolvimento territorial tendo como foco a sustentabilidade econômica, social, ambiental e de qualidade de vida. Por fim, será apresentado um diagnóstico não somente da produção leiteira do Pontal do Paranapanema, mas também uma ferramenta metodológica materializada em um questionário analítico adaptado para a realidade dos camponeses assentados do Pontal do Paranapanema... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas de Brito Wanderley - Integrante / Hellen Carolina Gomes Mesquita da Silva - Integrante / Carlos Alberto Feliciano - Integrante / Bernardo Mançano Fernandes - Coordenador / Lilian Gregory - Integrante / Lucas Souza Silva - Integrante / Maria Aparecida dos Santos Martins - Integrante / Camila Ferracini Origuela - Integrante / Munir Felicio - Integrante / Mario Augusto Reyes Aleman - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Presidente Prudente. , Universidade Estadual Paulista - Campus Presidente Prudente, Vila Santa Helena, 19060900 - Presidente Prudente, SP - Brasil, Telefone: (18) 32295388, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2016 - Atual
REDE DATALUTAVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações:
A Rede DATALUTA é uma Rede de grupos de pesquisa que atuam nas temáticas de Reforma Agrária, Questão Agrária e Movimentos Sociais. A Rede DATALUTA está presente em 14 estados do Brasil, através de grupos de pesquisas vinculados a Universidades Estaduais e Federais. Através de estudos e pesquisas desenvolvidas com apoio de órgãos de fomento, a Rede DATALUTA possuí diversas publicações em periódicos e eventos. Uma de suas principais publicações é o Relatório DATALUTA Brasil, que reúne dados sobre Reforma Agrária e Questão Agrária desde 1998.
2016 - Atual
Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma AgráriaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações:
No NERA (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária) são desenvolvidas pesquisas em nível de pós - graduação: mestrado, doutorado e pós-doutorado; em nível de graduação: iniciação científica e bacharelado por mais de uma dezena de pesquisadores.
Prestamos assessoria ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - à Comissão Pastoral da Terra - CPT - à Via Campesina - Brasil e ao Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA.
Elaboramos relatórios, monografias e documentos, publicamos artigos e livros, resultados de nossos trabalhos, como forma de contribuição às Ciências Humanas e para a proposição de políticas públicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas de Brito Wanderley e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?