Josane Bairros de Souza
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Região da Campanha (1998). Graduação em Licenciatura Plena pela Universidade da região da Campanha (1998). Especialização em Dinâmica das Relações Familaires: INFAPA(2004). Especialização em psicoterapia do Luto: Instituto Quatro Estações(2005). Especialização em Psicologia Organizacional: Instituto do Desenvolvimento Global (2009). Mestranda em Saúde e Desenvolvimento Humano: UNILASALLE (2015). Atualmente é coordenadora da Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência na Associação Beneficiente e Cultural Ilê Mulher. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária, atende Psicologia Clínica, adolescentes, adultos, casais e famílias (2000 até o momento).
Informações coletadas do Lattes em 28/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2008 - 2009
Psicologia Organizacional. (Carga horária: 360h). , Instituto do Desenvolvimento Global.
2003 - 2003
Psicoterapia do Luto. (Carga horária: 75h). , Instituto Quatro Estações.
2001 - 2003
Dinâmica das Relações Familiares. (Carga horária: 340h). , Instituto da Família de Porto Alegre.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Participação em eventos
II Encontro Estadual de Centros de Referência para Mulheres e Casas Abrigo do RS.II Encontro Estadual de Centros de Referência para Mulheres e Casas Abrigo do RS. 2013. (Encontro).
Curso Básico de Primeiros Socorros.Curso Básico de Primeiros Socorros. 2012. (Outra).
1º Encontro Estadual dos Centros de Referência da Mulher e Casas Abrigo do RS.1º Encontro Estadual dos Centros de Referência da Mulher e Casas Abrigo do RS. 2012. (Outra).
Seminário Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Brsail.Seminário Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Brasil. 2012. (Outra).
Seminário de Planejamento Estratégico Imersão Zopp.Seminário de Planejamento Estratégico Imersão Zopp. 2010. (Outra).
VI Jornada de Estudos sobre o Abuso Sexual Infantil.VI Jornada de Estudos sobre o Abuso Sexual Infantil. 2010. (Outra).
Gestão de Organizações Sociais.Gestão de Organizações Sociais. 2007. (Outra).
Aspectos Jurídicos e Fiscais do 3º Setor.Aspectos Jurídicos e Fiscais do 3º Setor. 2006. (Outra).
Recursos e Linhas de Crédito do 3º Setor.Recursos e Linhas de Crédito do 3º Setor. 2006. (Outra).
Curso de Formação para Coordenadores de Voluntários.Curso de Formação para Coordenadores de Voluntários. 2006. (Outra).
II Jornada Gaúcha de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.II Jornada Gaúcha de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperativid. 2006. (Outra).
IV Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.IV Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescen. 2006. (Outra).
Curso Teste Palográfico na Avaliação da Personalidade.Curso Teste Palográfico na Avaliação da Personalidade. 2006. (Outra).
Curso Avaliação da Personalidade e Habilidades Específicas.Curso Avaliação da Personalidade e Habilidades Específicas. 2006. (Outra).
Endomarketing para Profissionais de RH.Endomarketing para Profissionais de RH. 2005. (Outra).
Gestão de Pessoas.Gestão de Pessoas. 2005. (Outra).
Seminário Caminho das Pedras.Seminário Caminho das Pedras. 2004. (Seminário).
Seminário Ser Empreendedor no 3º Setor.Seminário Ser Empreendedor no 3º Setor. 2004. (Seminário).
Seminário Realidade Social Contemporânea e Alternativas Locais de Inclusão.Seminário Realidade Social Contemporânea e Alternativas Locais de Inclusão. 2004. (Seminário).
Elaboração de Projetos Sociais.Elaboração de Projetos Sociais. 2004. (Outra).
O Processo do Luto.O Processo do Luto. 2003. (Outra).
Técnicas de Intervenção no Processo de Luto.Técnicas de Intervenção no Processo de Luto. 2003. (Outra).
II Encontro Estadual de Saúde Mental Coletiva.II Encontro Estadual de Saúde Mental Coletiva. 1995. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SOUZA, J. B. . Capacitação sobre Violência de Gênero. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, J. B. . Seminário Regional de Diagnóstico de Rede - Territórios de Paz Guajuviras e Mathias Velho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, J. B. . Palestra Rede Sócio Assistencial Canoas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, J. B. . IPA - Palestra Psicologia Comunitária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Associação Beneficiente e Cultural Ilê MulherVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações:
CASA ABRIGO - Gerência do equipamento; - Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência em Casa Abrigo.
2009 - 2011
Associação Inter Comunitária de Atendimento SocialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
- Acompanhamento de famílias dos Programas NASF e PETI - Coordenação de grupos com as mulheres cadastradas no programa e atendimento a comunidade; - Visitas domiciliares; - Articulação com a rede (CRAS, CREAS, C.T, MP, PSFs,etc...) - Supervisora de Campo de Estagiárias de Psicologia
2004 - 2006
Escola de Educação Infantil Expresso da AleVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10
Outras informações:
Atendimento Clínico a crianças, adolescentes e orientação a pais. Apoio à equipe, Cuidando do Cuidador
2003 - 2009
Fundação Edison Freitas de SiqueiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Executiva, Carga horária: 30
Outras informações:
Atendimento a Grupo de Famílias e individual a crianças e adolescentes, visitas domiciliares a famílias em situação de vulnerabilidade, articulação com rede de atendimento; Dinâmica de Grupo; Elaboração dos Projetos da Fundação; Coordenadora de voluntários; Administração organizacional;
2001 - 2004
ADRA - Associação Adventista de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Conveniamento com a FASC (Fundação de Assistência Social e Cidadania) Prefeitura Municipal de Porto Alegre / RS. Trabalho com Grupo de famílias atendidas pelo projeto e atendimentos individualizados, visitas domiciliares, encaminhamentos, articulação com a rede do Serviço Social em Porto Alegre. Palestras Motivacionais Dinâmica de Grupo
2001 - 2004
Casas Lares ADRAVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10
Outras informações:
Assessoria em Psicologia aos pais sociais e as crianças moradoras da casa nos seus processos de perdas e danos psicológicos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Josane Bairros de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?