João Paulo Favero

Atualmente atua como bolsista de iniciação científica do LabTel (Laboratório de Telecomunicações da Universidade Federal do Espírito Santo) e professor de eletrotécnica - SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica

Informações coletadas do Lattes em 28/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Elétrica

2012 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Produções bibliográficas

  • CASTOR, LEONARDO R. M. ; NATALE, RICARDO ; FAVERO, JOÃO P. ; SILVA, JAIR A. L. ; SEGATTO, MARCELO E. V. . The Smart Grid Concept in Oil & Gas Industries by a Field Trial of Data Communication in MV Power Lines. Journal of Microwaves, Optoelectronics and Electromagnetic Applications , v. 15, p. 81-92, 2016.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Aplicação da Tecnologia Broadband Powerline Communication para Automação, Supervisão e SISP em Poços de Petróleo em Terra, Descrição: Este projeto visa utilizar a experiência dos pesquisadores do Laboratório de Telecomunicações, doravante chamado de LabTel, com projetos de sistemas de comunicação de dados através das linhas de transmissão de energia elétrica para desenvolver um sistema de Automação, Supervisão e de SISP (Sistema Integrado de Segurança Patrimonial) em poços de petróleo onshore. O principal objetivo do presente projeto é o de utilizar a própria infraestrutura de rede de distribuição de energia elétrica de média tensão para transportar as informações capturadas pelos sistemas acima referidos a uma vazão de dados constante no mínimo igual a 1 Mb/s (um megabit por segundo) com o auxílio da tecnologia conhecida na literatura como Broadband Powerline Comunications (BPL).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Paulo Favero - Coordenador / Jair Adriano Lima Silva - Integrante / Marcelo Eduardo Vieira Segatto - Integrante / Leonardo Ribas Castor - Integrante / Ricardo Natale - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Eletrotécnica, Carga horária: 8

Atividades

  • 09/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensaios de Máquinas Elétricas

2013 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2008 - 2012

Enigma Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista Eletricista, Carga horária: 40

Outras informações:
Avaliação e Desenvolvimento de Projetos Elétricos Industriais (Automação de Plantas Industriais, AS BUILT em geral, Projetos de CCM?s e CCM?s Inteligente, projetos para adequação de equipamentos elétricos em áreas classificadas, todos os trabalhos realizados para Arcelor Mittal Tubarão) e projetos elétricos prediais em geral.