Neyliane Maranhão de Castro

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Mestra em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2014) pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduada/MBA em Marketing (2017) pela Fundação Getulio Vargas com distinção honorífica de aluna de melhor desempenho do curso.

Informações coletadas do Lattes em 03/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Administração de Empresas

2024 - Atual

Fundação Getúlio Vargas - Matriz
Orientador: Susana Carla Farias Pereira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Administração de Empresas

2018 - 2020

Universidade de Fortaleza
Título: A PRÁTICA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA ELÉTRICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
, Ano de Obtenção: 2020.Minelle Enéas da Silva.

Especialização em Marketing

2015 - 2017

Fundação Getúlio Vargas
Título: PLANO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE FINAL DA LINHA HOME/OFFICE DA APC BY SCHNEIDER ELECTRIC
Orientador: Luís Carlos S. de Sá

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2010 - 2014

Universidade Federal do Ceará
Título: O evento como estratégia de Marketing Experimental no caso Skol Sensation
Orientador: Maria Aparecida de Sousa

Formação complementar

2015 - 2015

Workshop de Criatividade. (Carga horária: 9h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2014 - 2014

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 20h). , Esmaltec, ESMALTEC, Brasil.

2014 - 2014

Seis Sigmas Green Belt. (Carga horária: 80h). , Grupo Portfolio, GP, Brasil.

2013 - 2013

Gerência de Produtos. (Carga horária: 12h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2013 - 2013

Gestão da Mudança e Gestão de Conflitos. (Carga horária: 8h). , Apoena Consultoria e Sistemas, INTELLIGERE, Brasil.

2013 - 2013

Liderança Situacional. (Carga horária: 8h). , Apoena Consultoria e Sistemas, INTELLIGERE, Brasil.

2012 - 2012

Análise de Custos. (Carga horária: 8h). , Esmaltec, ESMALTEC, Brasil.

2012 - 2012

Negociação. (Carga horária: 4h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2012 - 2012

Comunicação. (Carga horária: 4h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.

Organização de eventos

CASTRO, N. M. . XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Importância do Marketing Verde e Posicionamento Estratégico de Marketing Aplicados ao Grupo Pão de Açúcar. 2012. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • CASTRO, N. M. ; SILVA, MINELLE E. . PRÁTICAS DE CONSUMO SUSTENTÁVEL: A DINÂMICA DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DAS TEORIAS DA PRÁTICA. REUNA (ON LINE) , v. 27, p. 01-21, 2022.

  • FIGUEIREDO, MARINA DANTAS DE ; CASTRO, NEYLIANE MARANHÃO DE ; SILVA, MINELLE E. . A practice-based learning approach toward sustainable consumption in the workplace. JOURNAL OF WORKPLACE LEARNING , v. 33, p. 197-211, 2021.

  • CASTRO, N. M. ; MENESCAL, L. M. M. E. ; FARIAS, L. M. ; CASTELO, J. S. F. . Comportamento Ético e Estruturas Burocráticas nas Empresas de Pesquisa de Marketing. In: Encontros Científicos- XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2018, Fortaleza. Anais dos Encontros Científicos, 2018.

  • CASTRO, N. M. ; MENESCAL, L. M. M. E. ; FARIAS, L. M. ; CASTELO, J. S. F. . XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Lima, Mariana Pontes De ; CASTRO, N. M. . Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Abertura Interpretativa: Aplicação aod discurso musical de Chico Buarque durante a Ditadura Militar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, N. M. ; Lima, Naraja da Silva ; Moreira, Mariana . Importância do Marketing Verde e Posicionamento Estratégico de Marketing Aplicados ao Grupo Pão de Açúcar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CASTRO, N. M. . Fotografia Publicitária. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano da Disciplina, Curadoria, banco de questões e vídeo de apresentação da disciplina).

CASTRO, N. M. . Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano da Disciplina, Curadoria, banco de questões e vídeo de apresentação da disciplina).

CASTRO, N. M. . Planejamento de Campanha Publicitária. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano da Disciplina, Curadoria, banco de questões e vídeo de apresentação da disciplina).

Prêmios

2017

Distinção Honorífica de aluna de melhor desempenho do curso de pós-graduação/MBA em Marketing (Turma 26), Fundação Getulio Vargas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

MALLORY

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Produto, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela gestão de produtos das linhas de Cozinha e Licenciados.

2018 - 2022

Fae Technology Company

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial e Marketing, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pelas pesquisas e análises de mercados atuantes e potenciais. Desenvolvimento de estratégias de Go to Marketing. A frente do time comercial e de marketing.

2016 - 2018

Schneider Electric

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Global Marketing Manager, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pelo desenvolvimento, implantação e regionalização de ações de marketing de produto globais, atuando desde os estágios de projeto e lançamento de novos produtos até o acompanhamento e revitalização das ofertas de linha. Atuação em nível global. Projetos destaques: - Responsável pelo lançamento bem sucedido de 44 novos produtos em 3 meses: kit de lançamento para time comercial (materiais de capacitação e apoio a vendas), materiais de comunicação e campanhas para revendas, participação em eventos e feiras. - Planejamento de lançamento e introdução de uma nova linha de produtos em todos os países da América do Norte e em alguns países da Europa e Ásia.

2014 - 2015

Schneider Electric

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing de Produto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão da Linha de Produtos Home no Brasil. Projetos destaques: - Desenvolvimento de uma ferramenta online de dimensionamento de soluções para parceiros e usuários finais. Objetivo: Aumento de vendas, melhor atendimento aos clientes e consumidores, criação de banco de dados para marketing one-to-one. - Vencedora do projeto mais inovador da Schneider unidade Fortaleza, com o Vendedores de Elite APC (ferramenta de capacitação e incentivo para os vendedores através dos conceitos de gamificação e bigdata ? PDV ? Aumento considerável nas vendas, receita, melhora do mix de produto, criação de banco de dados com informações instantâneas, contato direto com vendedores da ponta). - Revitalização da principal linha de produtos com feature inovadora no mercado brasileiro.

2013 - 2014

Esmaltec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee de Marketing, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Seis meses de Job Rotation, conhecendo e desenvolvendo atividades em diversas áreas da empresa, como Engenharia de produtos, Escritório de Projetos, Trade Marketing, Gestão Estratégica, Controladoria e Qualidade. Participação em cursos e programas de desenvolvimento individual e coletivo e de liderança. Trabalhos destaques: - Lider de Projetos: liderança de uma equipe multidisciplinar, em um projeto desafiador de desenvolver uma linha e produtos e colocá-la para venda em um curto período de tempo. - Planos estratégicos e roadmaps: desenvolvimento de apresentações de ?5 Years Plan?, onde são demonstradas as performances (market share, GM, volumes e faturamentos) dos últimos anos e as projeções para os próximos cinco anos.