Daniela Honorio de Sousa Brito

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Aprovada em concurso público para o magistério no cargo de Professora de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2022). Atuou como professora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais no Centro Educacional Viva. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Ética e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GPEE/UFRJ). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar, Educação Integral, Ética, Afetividade e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 23/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Maria Judith Sucupira da Costa Lins.

Mestrado em Educação

2021 - 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Educação Integral na perspectica ética-filosófica de Jacques Maritain, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Prof. Drª. Maria Judith Sucupira da Costa Lins
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Integral; Jacques Maritain; Ética; Filosofia da Educação.

Graduação em Pedagogia

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: 20 ANOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ÉTICA: ANÁLISE E REFLEXÕES
Orientador: Prof. Drª. Maria Judith Sucupira da Costa Lins

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Desenvolvimento Humano e Educação. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Inglês Instrumental - Estratégias de leitura. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Gêneros Textuais Acadêmicos. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Palavra brincada: infância, literatura e contação de histórias. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Neuropedagogia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Projetos Educacionais e Interdisciplinares. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Gestão em educação Escolar. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em G Suite: Ferramentas Google para o ensino remoto. (Carga horária: 40h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

2020 - 2020

A brinquedoteca e suas diferentes dimensões. (Carga horária: 40h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2020 - 2020

Trilha - Formação pedagógica. (Carga horária: 120h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2020 - 2020

Gravação de videoaulas para professores. (Carga horária: 30h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

2020 - 2020

A criança e a interação com o meio. (Carga horária: 40h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2020 - 2020

Leitura e escrita no processo de alfabetização. (Carga horária: 40h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2018 - 2018

I Workshop de psicomotricidade: um caminho do corpo ao papel. (Carga horária: 7h). , Colégio Porto Real, CPR, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Aprendizagem Escolar na Perspectiva da Filosofia d. (Carga horária: 22h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Moral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

SOUSA, D. H. . III Encontro PIBID Pedagogia - Práticas pedagógicas e formação de professores: linguagem e interações. 2017. (Outro).

Participação em eventos

12° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Afetividade na educação segundo a fenomenologia realista de Dietrich von Hildebrand. 2023. (Seminário).

75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC).Desenvolvimento da virtude justiça em adolescentes do Ensino Médio. 2023. (Seminário).

American Education Research Association. Practicing the Virtue of Friendship with Adolescents. 2023. (Congresso).

11ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Como pensam adolescentes quanto a se tornar uma pessoa moral. 2022. (Seminário).

Semana do Estudante.Ética na atualidade. 2022. (Outra).

73ª Reunião Anual da SBPC.TORNAR-SE PESSOA MORAL POR MEIO DA VIVÊNCIA DE VIRTUDES: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2021. (Outra).

10° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Aprendendo valores no Ensino Médio. 2019. (Seminário).

10° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Tornar-se pessoa moral por meio da vivência de virtudes: um estudo com adolescentes do Ensino Médio. 2019. (Seminário).

44 Anual AME Conference. Teaching ethics to children in Brazil: the music teacher challenges. 2018. (Congresso).

44 Anual AME Conference. Beginning character training process in child education. 2018. (Congresso).

9° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.TORNAR-SE PESSOA MORAL: A CONSTRUÇÃO DA MATURIDADE ÉTICA DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Seminário).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.APRENDIZAGEM E VIVÊNCIA DE VIRTUDES: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Seminário).

43 Conference of the Association for Moral Educacional. How it is possible to teach virtues in pre-school. 2017. (Congresso).

69ª Reunião Anual da SBPC.Trabalho Qualificado: Excelência profissional e Ética a partir da visão e prática dos docentes da UFRJ. 2017. (Outra).

8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.União de Excelência e Ética na docência do ensino superior. 2017. (Seminário).

8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Trabalho Qualificado: Ética e Excelência na prática docente do ensino superior. 2017. (Seminário).

8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Questões da docência na educação infantil: uma análise das atas dos encontros do PIBID/Pedagogia. 2017. (Seminário).

I Congresso de Estudos da Infância - Diálogos contemporâneos. Planejamento de contexto na Educação Infantil: reflexões a partir da prática de ensino. 2017. (Congresso).

I Educação e Infâncias no CPII: integração e transição entre educação infantil e ensino fundamental. 2017. (Encontro).

I Educação e Infâncias no CPII: Integração e Transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2017. (Outra).

IV Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Fundamentos da Educação.Trabalho Qualificado: Excelência profissional e Ética a partir da visão e prática dos docentes da UFRJ. 2017. (Seminário).

Seminário a UFRJ faz 100 anos: história, desenvolvimento e democracia.União da prática docente e pesquisa em educação: experiência do ensino de virtudes na educação infantil. 2017. (Seminário).

VII Conversa com o autor da Fundação Cesgranrio. 2017. (Encontro).

XIII Semana da Educação da UFRJ - "Liberdade e Educação: conjuntura e resistência.Formação docente e experiência de práticas pedagógicas no ensino de ética na educação infantil. 2017. (Seminário).

XIII Semana da Educação da UFRJ - "Liberdade e Educação: conjuntura e resistência.Experiência de iniciação a docência: o espaço como educador na Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2017. (Seminário).

7 ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Trabalho Qualificado: Excelência e Ética na Visão de Professores do Ensino Superior. 2016. (Seminário).

7 ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.A Prática Docente e a União da Excelência e Ética. 2016. (Outra).

IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade.Formação docente e experiência do ensino de Ética na Educação Infantil. 2016. (Seminário).

VII Jornada Estadual Presença da Ética no Currículo Escolar da Faculdade de Educação na UFRJ. 2016. (Outra).

XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artistica e Cultura.O Trabalho Qualificado como união de Excelência e Ética na docência do Ensino Superior. 2015. (Seminário).

XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artistica e Cultura.Relação entre Ética e Excelência na prática docente. 2015. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • BRITO, D. H. S. ; Maria Judith Sucupira da Costa Lins . Educação Integral da pessoa: um estudo da Legislação Brasileira. Revista História em Reflexão - Revista Eletrônica , v. 18, p. 245-263, 2024.

  • BRITO, D. H. S. ; Maria Judith Sucupira da Costa Lins . 25 anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais Ética. PESQUISEDUCA , v. 14, p. 603-619, 2022.

  • BASILIO, P. M. ; SOUSA, D. H. . A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/PEDAGOGIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFRJ. Revista Práticas em Educação Infantil , v. 3, p. 27-40, 2018.

  • BRITO, D. H. S. ; Maria Judith Sucupira da Costa Lins (Org.) ; MOROSINI, A. (Org.) ; CASTRO, A. N. (Org.) ; SILVA, C. A. (Org.) ; MIRANDA, B. R. C. (Org.) . Atualidade filosófica, política e educacional de Jacques Maritain. 1. ed. Formiga (MG): Editora MultiAtual,, 2023. 106p .

  • BRITO, D. H. S. ; Maria Judith Sucupira da Costa Lins (Org.) ; MIRANDA, B. R. C. (Org.) ; CASTRO, A. N. (Org.) ; MOROSINI, A. (Org.) ; LINO, G. M. (Org.) ; RODRIGUES, E. N. (Org.) . Educar para a Afetividdade: Dietrich Von Hildebrand.. 1. ed. Formiga (MG): Editora MultiAtual,, 2023.

  • BRITO, D. H. S. . Educação Integral da pessoa humana: perspectiva afetiva da filosofia de Von Hildebrand.. In: Maria Judith Sucupira da Costa Lins; Daniela Honorio de Sousa Brito. (Org.). Educar para a Afetividdade: Dietrich Von Hildebrand.. 1ed.Formiga (MG): Editora MultiAtual,, 2023, v. , p. 44-57.

  • BRITO, D. H. S. . A filosofia de Jacques Maritain como fundamento para a Educação Integral. In: Maria Judith Sucupira da Costa Lins; Daniela Honorio de Sousa Brito. (Org.). Atualidade filosófica, política e educacional de Jacques Maritain. 1ed.Formiga (MG): Editora MultiAtual,, 2023, v. , p. 73-88.

  • FREITAS, A. C. ; SOUSA, D. H. ; BASILIO, P. M. . O espaço como categoria pedagógica: uma experiência do PIBID Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ. In: Giseli Barreto da Cruz. (Org.). Prática, pesquisa e formação docente: narrativas do PIBID Pedagogia da UFRJ. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. 1, p. 149-163.

  • SOUSA, D. H. ; ARENHART, D. . Planejamento de contexto na Educação Infantil: reflexões a partir da prática de ensino. In: I Congresso de Estudos da Infância: Diálogos contemporâneos, 2017, Rio de Janeiro. I Congresso de Estudos da Infância: Diálogos contemporâneos. Rio de Janeiro: DEDI/EDU/UERJ, 2017. p. 201-207.

  • SANTOS, A. S. ; FREITAS, A. C. ; SOUSA, D. H. ; ANDRADE, J. A. L. ; SOARES, R. G. ; GUIMARAES, D. O. ; BASILIO, P. M. . Questões da docência na Educação Infantil: uma análise das atas dos encontros do PIBID/Pedagogia. In: 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2017, Rio de Janiero. Revista do CFCH - Edição Especial SIAC 2017, 2017.

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. ; LINS, M. J. S. C. . União da prática docente e pesquisa em educação: experiência do ensino de virtudes na educação infantil. In: A UFRJ faz 100 anos, 2017, Rio de Janeiro. A UFRJ faz 100 anos. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2017. v. 3. p. 148-153.

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins ; CASTRO, A. N. ; MIRANDA, B. R. C. ; BRITO, D. H. S. . Moral Education for High School Students through the Practice of Virtues. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins ; CASTRO, A. N. ; MIRANDA, B. R. C. ; BRITO, D. H. S. . Ethics and Character Education of Adolescents in the Context of School Violence. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins ; MIRANDA, B. R. C. ; BRITO, D. H. S. . Ethics and Character Education of Adolescents in the Context of School Violence. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins ; BRITO, D. H. S. ; MIRANDA, B. R. C. ; MOROSINI, A. . Practicing the Virtue of Friendship with Adolescents. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins ; LINO, G. M. ; CAMPOS, J. M. ; MIRANDA, B. R. C. ; BRITO, D. H. S. . Desenvolvimento da virtude justiça em adolescentes do Ensino Médio. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, D. H. S. ; CAMPOS, J. M. ; MOROSINI, A. ; Maria Judith Sucupira da Costa Lins . Afetividade na educação segundo a fenomenologia realista de Dietrich von Hildebrand.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, D. H. S. ; CAMPOS, J. M. ; Maria Judith Sucupira da Costa Lins . Como pensam adolescentes quanto a se tornar uma pessoa moral. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, D. H. S. . Ética na atualidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, B. R. C. ; KREUZFELD, C. ; LINO, G. M. ; CAMPOS, J. M. ; LINS, M. J. S. C. ; SOUSA, D. H. . TORNAR-SE PESSOA MORAL POR MEIO DA VIVÊNCIA DE VIRTUDES: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, J. M. ; SOUSA, D. H. ; CARDOSO, M. C. C. C. ; MAIA, M. C. S. ; LINS, M. J. S. C. . Aprendendo valores no Ensino Médio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMPOS, J. M. ; SOUSA, D. H. ; CARDOSO, M. C. C. C. ; MAIA, M. C. S. ; LINS, M. J. S. C. . Tornar-se pessoa moral por meio da vivência de virtudes: um estudo com adolescentes do Ensino Médio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. . Tornar-se pessoa moral: a construção da maturidade ética de adolescentes do ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. . A aprendizagem e vivência de virtudes: um estudo com adolescentes do ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAETS, T. ; KREUZFELD, C. ; RATES, F. M. ; MIRANDA, B. R. C. ; SOUSA, D. H. ; LINS, M. J. S. C. . Teaching ethics to children in Brazill: the music teacher challenges. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LINS, M. J. S. C. ; MIRANDA, B. R. C. ; Luzia Cruz ; SOUSA, D. H. ; LINO, G. M. ; ANDRADE, K. . Beginning character training process in child education. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins ; MIRANDA, B. R. C. ; SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. ; LINO, G. M. ; Luzia Cruz ; REZENDE, M. M. S. A. ; RATES, F. M. ; Talita Adão Perini . Trabalho Qualificado: Excelência profissional e Ética a partir da visão e prática dos docentes da UFRJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins ; MIRANDA, B. R. C. ; SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. ; LINO, G. M. ; MONIQUE MAIQUES DE SOUZA ALVES REZENDE ; RATES, F. M. ; Luzia Cruz ; Talita Adão Perini . Trabalho Qualificado: Excelência profissional e Ética a partir da visão e prática os docentes da UFRJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, D. H. ; ARENHART, D. . Planejamento de contexto na Educação Infantil: reflexões a partir da prática de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. ; LINS, M. J. S. C. . União da prática docente e pesquisa em educação: experiência do ensino de virtudes na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. ; LINS, M. J. S. C. . How it is possible to teach virtues in pre-school. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. . Formação docente e experiência de práticas pedagógicas no ensino de ética na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. S. ; FREITAS, A. C. ; SOUSA, D. H. . Experiência de iniciação a docência: o espaço como educador na Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, A. C. ; SANTOS, A. S. ; SOUSA, D. H. ; ANDRADE, J. A. L. ; SOARES, R. G. ; GUIMARAES, D. O. ; BASILIO, P. M. . Questões da docência na educação infantil: uma análise das atas dos encontros PIBID/Pedagogia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. ; LINS, M. J. S. C. ; BORGES, J. R. M. . Trabalho Qualificado: Ética e Excelência na prática docente do ensino superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. ; LINS, M. J. S. C. ; BORGES, J. R. M. . União de Excelência e Ética na docência do ensino superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, D. H. ; ANDRADE, K. . Formação docente e experiência do ensino de Ética na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, K. ; SOUSA, D. H. ; CRUZ, G. M. R ; MIRANDA, B. R. C. . A Prática Docente e a União da Excelência e Ética. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, K. ; SOUSA, D. H. ; CRUZ, G. M. R ; MIRANDA, B. R. C. . Trabalho Qualificado: Excelência e Ética na Visão de Professores do Ensino Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Mariano, R, T ; POTYGUARA, A. ; SOUSA, D. H. . Relação entre Ètica e Excelência na prática docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Mariano, R, T ; POTYGUARA, A. ; SOUSA, D. H. . O Trabalho Qualificado como união de Excelência e Ética na docência do Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    GRATIDÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, Descrição: Esta é uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, conforme ensina Alves-Mazzotti (1998), utilizando-se o Método Sucupira-Lins de Pesquisa com Maior Comprometimento (2015), que exige do pesquisador uma atuação constante que ultrapassa a observação prescrita em pesquisa-ação.O Objetivo Geral é a construção do Significado da Virtude Gratidão visando a sua concreta inserção na prática escolar a partir da investigação com estudantes e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Honorio de Sousa Brito - Integrante / Glaucya Maria Lino - Integrante / Maria Judith Sucupira da Costa Lins - Coordenador / Andreia Nunes de Castro - Integrante / Sarah Cristina da Concaição Soares - Integrante / Luciene Pereira Pinto - Integrante.

  • 2023 - Atual

    AFETIVIDADE E ÉTICA: PRÁTICA DE VIRTUDES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Descrição: A Pessoa Humana é constituída de diferentes facetas que são aperfeiçoadas pela Educação, dentre as quais se destacam a afetividade e a ética. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o desenvolvimento afetivo e moral de crianças do final da Educação Infantil a partir do ensino/aprendizagem de ética pela prática das virtudes Amizade e Perseverança. Esta é uma investigação empírica de abordagem qualitativa, utilizando-se o método Sucupira-Lins (2015). Este método se caracteriza e se explicita no próprio título ao ser denominado: Método Sucupira-Lins de Pesquisa-Ação com maior comprometimento e intervenção. Trata-se de uma metodologia de Pesquisa-Ação que exige do pesquisador um envolvimento simultâneo ao rigor científico, que não é negligenciado, cuja principal novidade é ?a intervenção educativa do pesquisador visando o bem do pesquisando, pretendendo que as crianças e adolescentes alcancem cada vez mais a perfeição enquanto ser humano? (SUCUPIRA LINS, 2015, p. 54) e se tornem cidadãos éticos. O foco desta pesquisa está no acompanhamento de alunos de uma turma de Educação Infantil (entre quatro e cinco anos), de uma instituição privada da cidade do Rio de Janeiro. Os dados coletados, por meio das anotações das falas e atitudes dos alunos observados e das entrevistas semi-estruturadas com professores, e oficinas, serão tratados a partir de inferências e da organização de categorias conforme a metodologia de Laurence Bardin (2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Honorio de Sousa Brito - Coordenador.

  • 2021 - 2023

    EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE JACQUES MARITAIN, Descrição: A premissa central desta pesquisa é a Educação Integral da Pessoa Humana com foco na Ética, entendendo-se a sua completude. A busca do correto significado de Educação Integral nos dias atuais se faz necessária, por haver uma associação deste conceito com ampliação de carga horária escolar, o que não garante propostas pedagógicas voltadas para a formação da pessoa completa. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa que usa como método a análise interpretativa de documentos. A interpretação do material tem fundamento na hermenêutica de Paul Ricoeur (1990, p.17), definida como ?a teoria das operações da compreensão em sua relação com a interpretação dos textos? que possibilita o aprofundamento nas obras relacionadas à Educação Integral da Pessoa Humana. A Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1996) é usada, porque auxilia na interpretação dos escritos, conforme um modelo bastante prático. O objetivo é destacar contribuições da Filosofia de Jacques Maritain que favoreçam a Educação Integral da Pessoa Humana a partir do desenvolvimento ético. A presente investigação tem o seguinte pressuposto: Há contribuições da Filosofia, notadamente no pensamento de Maritain, que auxiliam professores, e demais interessados na promoção da Educação Integral da Pessoa Humana pelo desenvolvimento ético.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniela Honorio de Sousa Brito - Coordenador.

  • 2021 - 2023

    DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO POR MEIO DA FENOMENOLOGIA REALISTA DE DIETRICH VON HILDEBRAND, Descrição: A prática educacional exige como sustentação elementos filosóficos, os quais mostram o caminho e dão respaldo às atividades que acontecem na vida escolar. A filosofia oferece pontos para reflexão, suscita indagações e leva a diretrizes que são trabalhadas pelos educadores, como acontece, de modo que sejam refletidas as decisões a serem tomadas. Há diferentes linhas de pensamento, algumas podem ser até complementares, enquanto outras são incompatíveis. Por mais de 30 anos, estamos trabalhando em pesquisas que se sustentam, em primeiro lugar, na grandiosidade da obra de Aristóteles (séc. IV a. C.), complementada por autores como Jacques Maritain (1882 - 1973), Emmanuel Mounier (1905 - 1950), Alasdair MacIntyre (1927- ---) e na última década, com auxílio forte dos subsídios da Fenomenologia Realista desenvolvida por Dietrich von Hildebrand (1889 - 1977). A busca, pelo pensamento do filósofo alemão do século XX, cresceu, principalmente a partir da fundação em 2017 do Grupo de Discípulos de von Hildebrand (Hildebrand Schülerkreis) na Universidade Steubenville, de Ohio, Estados Unidos, do qual é membro a Professora Doutora Maria Judith Sucupira da Costa Lins que coordenada a presente pesquisa. O legado é uma iniciativa de dois filósofos, os professores John Crosby e Josef Seifert, que foram alunos do referido pensador emigrado para os Estados Unidos, e lideram os encontros, sob a chancela da referida Universidade norte-americana. A relevância de seu pensamento tem sido atestada mundialmente. A professora Dr Maria Judith Sucupira da Costa Lins apresentou, em novembro de 2020, um recorte da pesquisa encerrada em 2019, sobre Reverência e Educação, com base no pensamento de von Hildebrand. Coordenou uma pesquisa que teve esse autor como base de sustentação, intitulada A Filosofia da Pessoa como base para a teoria da Educação, e considerou que agora é o momento para empreendermos outra pesquisa, sob enfoque diverso, com base nesse importante autor. Artigos, comunicações e posters se sucederam e as conclusões dessa pesquisa que transcorreu entre 2018 e 2019, incluindo estudos sobre a estética no pensamento de von Hildebrand (2016) estão presentes em muitas produções. Cito orientações de monografias, dissertações e teses de alunos que optaram por estudar esse autor, havendo inclusive uma doutoranda que fez um semestre na qualidade de "doutorado sanduíche" em Berlin, que também se interessa por esse autor e está finalizando a tese. Disciplinas específicas também foram ofertadas no PPGE/UFRJ que são correlatas ao presente projeto de pesquisa e cujas leituras serão retomadas. Para maior clarificação, segue a lista: 2018.1 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: VIRTUDES E FILOSOFIA DA PESSOA. 2018.2 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: ÉTICA E FILOSOFIA DA PESSOA. 2021.2 - POSSIBILIDADE DA AFETIVIDADE NA PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COM BASE NA FILOSOFIA DE DIETRICH VON HILDEBRAND. 2022.1 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: ÉTICA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Daniela Honorio de Sousa Brito - Integrante / Bruna Rodrigues Cardoso Miranda - Integrante / Glaucya Maria Lino - Integrante / Maria Judith Sucupira da Costa Lins - Coordenador / Agostinho Morosini - Integrante / Andreia Nunes de Castro - Integrante / Jéssica Mariano de Campos - Integrante.

  • 2018 - 2019

    A FILOSOFIA DA PESSOA COMO BASE PARA A TEORIA DA EDUCAÇÃO, Descrição: A Filosofia de Dietrich von Hildebrand é o substrato para que se pense uma teoria da Educação. Hipótese - A partir dos estudos feitos sobre as ideias do filósofo Dietrich von Hildebrand, consideramos que seja possível pensar uma Teoria da Educação na perspectiva da Filosofia da Pessoa conforme esse autor estabelece. Objetivos - O objetivo geral é compreender e interpretar a Filosofia da Pessoa de Dietrich von Hildebrand de modo a inferir elementos que se relacionem e conduzam à construção de uma Teoria da Educação. Os objetivos específicos se expressam no estudo da obra do filósofo citado, na intenção de se destacar as categorias filosóficas fundamentais sobre a pessoa e no estabelecimento das conexões entre essa filosofia e a educação para que se chegue a uma Teoria da Educação calcada na Filosofia da Pessoa. Metodologia Trata-se de uma pesquisa essencialmente documental que se apoia nas premissas da hermenêutica apresentada pelo filósofo francês Paul Ricoeur (2017, 1983). Os textos escritos pelo filósofo Dietrich von Hildebrand serão trabalhados de maneira que sejam ressaltadas as principais ideias, as quais vão se constituir nos dados da pesquisa. Uma vez obtido esse material será tratado segundo a explanação da análise de conteúdos feita por Laurence Bardin (2008). Os pesquisadores participantes terão encontros semanais para discussão da leitura. Faremos inferências e codificações que levarão às categorizações e permitirão a organização da Filosofia da Pessoa visando o estabelecimento de uma Teoria de Educação. Referências Bibliográficas BARDIN. L. Análise de Conteúdo. Ed. 70. Rio de Janeiro, 2008 MARITAIN, J. Filosofia Moral. Ed. Agir. Rio de Janeiro, 1964 MOUNIER, E. Le personnalisme Paris: Les Presses universitaires de France, 7e édition, 1961. Première édition, 1949. Collection: Que sais-je ? no 395, 136 pp. RICOEUR, P. Escritos e Conferências 2: Hermenêutica. Ed. Loyola. São Paulo. 2017 ________Interpretação e Ideologias. Ed. Francisco Alves. Rio de Janeiro. 1983 SCHELER, M. Ética. El formalismo em la ética y la ética material de los valores. Ed. Revista do Ocidente, Madrid. 1942 SUCUPIRA LINS, M.J.C. O legado da Filosofia da Pessoa. 2017 Youtube https://www.youtube.com/watch?v=fP_ba6WcJ24 ________Formação de Professores e o desafio da ética. http://www.uem.br/dialogos/index.php?journal=ojs&page=issue&op=view&path%5B%5D=53. Revista Diálogos. 2016 ________Motivação de Futuros Professores para aprender ética. Motivação de Futuros Professores para Aprender Ética. Revista Psicologia. Educação e Cultura v 18 p. 146-158. 2014 SUCUPIRA LINS, M.J.C. PERINI, T. A. O papel do meio social no desenvolvimento da racionalidade e da moralidade. Cadernos de Pesquisa v24 p.1-12. UFMa. 2017 ________ Contribuições Do Pragmatismo E Da Filosofia Da Linguagem Para A Prática Da Ética Na Educação. http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/issue/view/jan-abr Revista Pesquiseduca. Universidade de Santos. 2017 STEIN, E. Philosophy of Psychology and the Humanities. ICS Publications. Washington D.C. 2000. VON HILDEBRAND, D. The Art of Living. Hildebrand Press. Franciscan University of Steubenville. Ohio. 2017. _______The Nature of Love. Translated by John Crosby with John Henry Crosby. St. Augustine?s Press. Indiana. 2009 ________Atitudes Éticas Fundamentais. Ed. Quadrante. Rio de Janeiro. 1988. _______Ethics. Franciscan Herald Press. Ohio. 1972.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Daniela Honorio de Sousa Brito - Integrante / Luzia Cruz - Integrante / Talita Adão Perini - Integrante / Karine de Andrade - Integrante / Bruna Rodrigues Cardoso Miranda - Integrante / Filomena M. Rates - Integrante / Débora Rodrigues - Integrante / Thelma Taets - Integrante / Maria Judith Sucupira da Costa Lins - Coordenador / Cristina Kreuzfeld - Integrante.

  • 2017 - 2021

    TORNAR-SE PESSOA MORAL POR MEIO DA VIVÊNCIA DE VIRTUDES: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, Descrição: O presente projeto de pesquisa dá continuidade a um foco específico de estudos que são desenvolvidos no GPEE, sempre com a preocupação de melhor entender questões de Ética relacionadas à prática pedagógica, tendo como foco adolescentes, estudantes do Ensino Médio, em plena fase de construção de sua personalidade e identidade... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Daniela Honorio de Sousa Brito - Integrante / Luzia Cruz - Integrante / Karine de Andrade - Integrante / Bruna Rodrigues Cardoso Miranda - Integrante / Filomena M. Rates - Integrante / Débora Rodrigues - Integrante / Marize Rizo - Integrante / Thelma Taets - Integrante / Maria Conceição da Silva Maia - Integrante / Maria Judith Sucupira da Costa Lins - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    20 ANOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ÉTICA: ANÁLISE E REFLEXÕES, Descrição: Esta pesquisa tem como problema central a questão do ensino/aprendizagem de Ética na escola brasileira por meio da legislação nacional. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como objeto o tema Ética e Educação a partir da análise hermenêutica do volume 8, destinado ao tema Ética, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). Nessa diretriz da Educação brasileira é orientado que o ensino da Ética aconteça de forma transversal, ou seja, perpassando todas as disciplinas, sem um horário e/ou disciplina escolar específica, e sim em todo o cotidiano escolar. Apesar de não ter poder legal, os PCNs Ética têm um papel indicador concernente à Educação Moral como responsabilidade de todo professor. Considerando a relevância deste documento que completou, em 2017, exatos 20 anos desde seu lançamento, a presente pesquisa destaca a seguinte indagação: como se configura o conceito de Ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais volume 8? A hipótese dessa pesquisa documental bibliográfica é que há concepções de Ética dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais que devem ser entendidas para a prática dos Temas Transversais. O objetivo é identificar, utilizando como método a interpretação do texto fundamentada na hermenêutica de Paul Ricoeur, as características do conceito de Ética no volume 8 dos Parâmetros Curriculares Nacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniela Honorio de Sousa Brito - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    TRABALHO QUALIFICADO: EXCELÊNCIA PROFISSIONAL E ÉTICA. O QUE PENSAM OS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ, Descrição: Baseada nas premissas de Trabalho Qualificado desenvolvidas por Gardner et al, essa pesquisa pretende analisar os conceitos de qualidade no trabalho que realizam segundo os pronunciamentos dos próprios professores da Faculdade de Educação da UFRJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Honorio de Sousa Brito - Integrante / Luzia Cruz - Integrante / Marta Teixeira do Amaral - Integrante / Talita Adão Perini - Integrante / Maria Judith Sucupira da Costa Lins - Coordenador / Karine de Andrade - Integrante / Monique Maiques de Souza Alves Rezende - Integrante / Ana Lídia Felippe Guimarães - Integrante / Amanda Potyguara - Integrante.

Prêmios

2023

Prêmio da Sessão de Pôsteres da 75ª Reunião Anual da SBPC com o trabalho intitulado DESENVOLVIMENTO DA VIRTUDE JUSTIÇA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC).

2022

Menção Honrosa na 11° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (SIAC) com o trabalho intitulado COMO PENSAM ADOLESCENTES QUANTO A SE TORNAR UMA PESSOA MORAL, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ..

2022

Aprovação em concurso público no cargo de Professora de Ensino Fundamental Anos Iniciais publicada em Diário Oficial na data de 04 de fevereiro de 2022, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro..

2018

Menção Honrosa na 9° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (SIAC) com o trabalho intitulado APRENDIZAGEM E VIVÊNCIA DE VIRTUDES: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ.

2018

Menção Honrosa na 9° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (SIAC) com o trabalho intitulado TORNAR-SE PESSOA MORAL: A CONSTRUÇÃO DA MATURIDADE ÉTICA DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ.

2017

Menção Honrosa na 8° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (SIAC) com o trabalho intitulado QUESTÕES DA DOCÊNCIA NA EUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS ATAS DOS ENCONTROS DO PIBID/PEDAGOGIA, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - 2024

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente - Disciplina Currículo, Carga horária: 4

2023 - 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente - Disciplina Antrologia na Ed, Carga horária: 4

2021 - 2022

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora convidada para acompanhar e ministrar aulas na disciplina Tópicos Especiais: Piaget do curso de Pedagogia da FE/UFRJ.

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor convidado para ministrar 3 tempos de aula, em 2 de outubro de 2018, na disciplina Educação Moral na Escola do curso de Pedagogia da FE/UFRJ.

2017 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID - Pedagogia Educação Infantil, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência coordenado pela Professora Dra. Daniela de Oliveira Guimarães.

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Monitoria, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora da disciplina EDUCAÇÃO MORAL NA ESCOLA ministrada pela professora Dra. Maria Judith Sucupira da Costa Lins

2016 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Monitoria, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora da disciplina TÓPICOS ESPECIAIS: PIAGET ministrada pela professora Dra. Maria Judith sucupira da Costa Lins.

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Monitoria, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora da disciplina PROCESSO CRIADOR E EDUCAÇÃO ministrada pela professora Dra. Maria Judith Sucupira da Costa Lins

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Monitoria, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora da disciplina TÓPICOS ESPECIAS:PIAGET ministrada pela professora Dra. Maria Judith Sucupira da Costa Lins.

2019 - 2020

Colégio Porto Real

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de professor de educação Infantil, Carga horária: 40

2015 - 2016

Colégio Porto Real

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25

2020 - 2021

Centro Educacional Viva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental 1, Carga horária: 25

2023 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROEX

2021 - 2023

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROEX, Regime: Dedicação exclusiva.