Bárbara Brasil Marques

Durante sua trajetória acadêmica na Faculdade de Direito da UERJ, Bárbara desenvolveu pesquisa sobre a garantia de direitos culturais de populações tradicionais, tendo baseado seu estudo numa comunidade ribeirinha do interior da Amazônia paraense. Assim, dada sua graduação, em 2015, atuou como advogada da área de Direitos Culturais, trabalhando, periodicamente, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro na prestação de consultoria jurídica para coletivos de artistas e produtores culturais e, também, assessorando comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) contempladas pelo projeto "Territórios Criativos" do Ministério da Cultura em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Paralelamente, atuou na área de responsabilidade social do setor petrolífero, já tendo trabalhado juntamente a ONGs e empresas no projeto "Agenda 21 para a Sustentabilidade" da Petrobras e no fomento ao empreendedorismo de impacto social no programa Shell Iniciativa Jovem. Sua atuação profissional multidisciplinar e de cunho social prático (em campo) permitiu o desenvolvimento de habilidades relativas à gestão e acompanhamento de projetos, condução de palestras e aulas e tratos com os mais diversos grupos. Visando aprofundamento teórico em toda essa vivencia, de 2016 a 2018, se dedicou integralmente ao Mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, no qual foi aprovada em primeiro lugar. Além disso, Bárbara realizou dois intercâmbios, tendo vivido durante dois meses na Austrália para estudar Inglês e, durante a faculdade de direito, ela estudou durante seis meses na Universidade Panthéon Assas (Paris 2) na França, sendo, desde então, fluente nestes dois idiomas. Ela também é especializada em Direitos Autorais pelo CopyrightX fornecido pela Harvard Law School em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade e, atualmente, cursa pós-graduação em Direito Militar pela Verbo Jurídico e pós-graduação em Direito Previdenciário pela Legale Educacional, ambas com conclusão revista ainda para o primeiro semestre de 2023.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A proposta de ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Uso Público em Parques Nacionais e oportunidades para a conservação., Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Carlos Eduardo Frickmann Young
Coorientador: Mariana Clauzet. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: parque nacional; unidades de conservação; uso público; turismo; sustentabilidade; Desenvolvimento Regional. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em andamento em Direito Militar

2022 - Atual

Faculdade Verbo Educacional

Especialização em Direito Previdenciário

2022 - 2023

Faculdade Legale
Título: TCC opcional

Graduação em Direito

2009 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Direitos Culturais: O Resgate Cultural em Urucureá
Orientador: José Ricardo Ferreira Cunha

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Curso pH

Formação complementar

2016 - 2016

CopyrightX. (Carga horária: 60h). , Instituto de Tecnologia e Sociedade, ITS Rio, Brasil.

2016 - 2016

CopyrightX. , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.

2014 - 2014

Direitos Culturais e do Entretenimento. (Carga horária: 84h). , Escola Superior de Advocacia OAB RJ, ESA OAB, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Droit. , Université Panthéon-Assas, PARIS 2, França.

2011 - 2011

Inglês. , Kaplan International Colleges (AU), KAPLAN, Austrália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Previdenciário.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Militar.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos culturais.

Participação em eventos

Seminario Dimensões do Desenvolvimento.Comunicação. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES).Direitos Culturais: A preservação cultural em Urucureá. 2016. (Seminário).

III Encontro Internacional de Direitos Culturais. 2014. (Seminário).

V Seminário Internacional de Políticas Culturais. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MARQUES, B. B. ; TELLES, M. F. P. . Aproximação entre Direitos Culturais e Territórios Criativos: a experiência das oficinas com as comunidades quilombola e indígena nos Territórios de Machadinha (RJ) e Paraty (RJ). In: GUELMAN, Leonardo C., AMARAL DOS SANTOS, Juliana, GRADELLA, Pedro De Andrea.. (Org.). Territórios Criativos. Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos. Cariri - Quilombo Machadinha - Madureira - Paraty.. 1ed.Niterói/RJ: CEART/Mundo das Ideias, 2017, v. 1, p. 265-269.

  • MARQUES, B. B. . Desafios e alternativas para a consolidação de uma Unidade de Conservação: o caso do projeto de expansão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, B. B. . DIREITOS CULTURAIS: A PRESERVAÇÃO CULTURAL EM URUCUREÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

SIGNI ESTRATEGIAS EM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Núcleo de Responsabilidade Soci, Carga horária: 44

Outras informações:
Implementação do Projeto Agenda 21.para a Sustentabilidade

2014 - 2015

EngeArte Engenharia Cultural

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora de registro de marca

2015 - 2016

Rio Criativo

Vínculo: Parceria, Enquadramento Funcional: Advogada Palestrante/Consultora

Outras informações:
Assessoria jurídica a coletivos de artistas, produtores culturais e empreendedores de economia criativa.

2015 - 2016

Ministério da Cultura, MinC

Vínculo: Parceiro/Consultor, Enquadramento Funcional: Advogada Consultiva

Outras informações:
Assessoria jurídica a grupos tradicionais (indígenas, quilombolas, cultura tradicional em geral).

2015 - 2015

CIEDS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Fomento empreendedorismo de impacto social, geração de renda, combate ao desemprego.

2017 - 2017

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais

Vínculo: tutoria, Enquadramento Funcional: tutora/professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Tutoria na graduação do curso de história na disciplina "Economia para História"