Cynthia Danielli de Araújo Silva

Mestra em Educação e Linguagem pela UFPE. Formação inicial em magistério. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e especialização em Alfabetização pela Faculdade Frassinetti do Recife (2008). Atualmente é professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Olinda e Analista em Gestão Educacional (Governo do estado de Pernambuco). Aprecia o estudo da alfabetização, do letramento e da compreensão de textos nos anos iniciais do ensino fundamental.

Informações coletadas do Lattes em 23/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2018 - 2021

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Ensino da leitura e da compreensão leitora : o fazer docente de professores do 3º ano do ensino fundamental, Ano de Obtenção: 2021
Profª Drª Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa.Palavras-chave: Compreensão de textos; Estratégias de leitura; Formação do leitor.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO

2007 - 2008

Faculdade Frassinetti do Recife
Título: SABERES DOCENTES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Orientador: TÂNIA MARIA SOARES BEZERRA RIOS LEITE

Graduação em Pedagogia

2000 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco

Formação complementar

2019 - 2019

Competências Interculturais em Contexto Acadêmico de Língua Espanhola. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2018 - 2018

Da seq. didática ao itinerário para o ensino da expressão oral e escrita. (Carga horária: 6h). , Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, GELNE, Brasil.

2006 - 2007

ALFABETIZAÇÃO: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2003 - 2003

EM BUSCA DO PRAZER DE ENSINAR E APRENDER. (Carga horária: 30h). , PROFª SIMONE BÉRGAMO, SIMONE BÉRGAMO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco. 2018. (Encontro).

XXVIII Jornada de Grupos de Estudos Linguísticos e Literários. 2018. (Congresso).

XXVIII Jornada de Grupos de Estudos Linguísticos e Literários. Concepções e práticas sobre o ensino de uma professora do 5º ano do ensino fundamental. 2018. (Congresso).

REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. 2005. (Encontro).

SEMANA PEDAGÓGICA. 2004. (Seminário).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO RECIFE. 2004. (Seminário).

CONGRESSO ATUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2003. (Congresso).

Seminário sobre Educação Contemporânea e a Formação do Professor. 2002. (Seminário).

X CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO. 2002. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, C. D. A. ; Pessoa, A.C.R.G. . Ensino. Linha Mestra , v. 17, p. 28, 2023.

  • SILVA, C. D. A. . ENSINO DA COMPREENSÃO DE TEXTOS: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V Conedu - Congresso Nacional de Educação, 2018, Recife. Anais V Conedu. Campina Grande: Realize Eventos e editora, 2018. v. 1.

  • SILVA, C. D. A. . Ensino da compreensão de textos: um olhar sobre a prática de uma professora do 5º ano do ensino fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Governo do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ANALISTA EM GESTÃO EDUCACIONAL, Carga horária: 30

2007 - Atual

Prefeitura Municipal de Olinda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 45

2004 - 2010

Prefeitura de Camaragibe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2009 - 2010

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental

Outras informações:
Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

1999 - 2006

Escola Nossa Senhora das Graças

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

1996 - 1997

Academia São Lucas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20