Lívia Sganzerla Jappe
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela "Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande so Sul" - PUCRS (2003). Iniciou sua carreira no impresso "Zero Hora", na capital gaúcha, tendo passado pela rede televisiva CNN, em Atlanta (EUA). Cobriu a primeira edição do "Fórum Social Mundial" para a revista "Carta Capital", em 2001, e colaborou na cobertura da segunda edição, para a mesma publicação. Trabalhou nas Assessorias de Comunicação do "Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social" (CDES) e do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Mais tarde, passou a atuar na Assessoria Internacional do mesmo órgão. Deu aulas de Jornalismo Cultural e Fundamentos do Jornalismo no "Instituto de Educação Superior de Brasília" (IESB) (2008 e 2009). Foi vice-chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Justiça (MJ), entre os anos de 2009 e 2010.Em 2006, foi líder da delegação brasileira durante a 18 edição do "Ship for the World Youth", programa de liderança organizado e financiado pelo Governo Japonês, por meio do qual, durante 3 meses ininterruptos, viajou ao Japão, a Singapura, às Ilhas Maurício, à Índia e ao Quênia, e estudou o sistema das Nações Unidas na "Universidade das Nações Unidas", com sede em Tóquio, Japão. À época, discursou, em nome da delegação brasileira, ao então futuro Primeiro Ministro japonês, Shinzo Abe, e encontrou-se com o príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito.Em outubro de 2009, laçou sua primeira novela literária, "Cisão", que se concentra nas paisagens interiores de três personagens interligadas, pela editora 7Letras. "Cisão" foi finalista do "Prêmio São Paulo de Literatura", em 2010. Na sequência, a obra foi adaptada e levada aos palcos do teatro em Praga, na República Tcheca, e Lisboa, em Portugal.Entre os anos de 2010 e 2011, concentrou-se na Pós-Graduação em Políticas Internacionais, na "Universidade de Edimburgo", na Escócia. No ano de 2022, dedicou-se ao estudo das condições femininas, no "Centro de Excelência em Estudos de Gênero", da "Universidade Quaid-I-Azam", em Islamabade, capital do Paquistão. Durante o curso, aproximou-se, culturamente, do desenvolvimento identitário a partir de clãs e tribos, e contemplou as paisagens interiores das mulheres da região, em suas duais, legítimas, molduras de apaziguamento e ira, no que concerne ao patriarcado, com foco no subcontinente indiano e Afeganistão.Fala, escreve e lê, com fluência, português, inglês e italiano; compreende bem, lê bem e fala razoavelmente, o espanhol e o francês; compreende, fala e lê um pouco de árabe.Vem caminhando pelo mundo desde há anos, tendo visitado mais de uma centena de terras estrangeiras, e vivido em nove países, sobretudo, no Oriente, Atualmente, reside na Malásia.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Jornalismo
1999 - 2002
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Correspondente de Guerra: uma visão
Orientador: Jacques A. Wainberg
Formação complementar
2009 -
Extensão universitária em Oficina de Criação Literária - L. A. de Assis Bras. (Carga horária: 50h). , Pontifícia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Letras, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Nações Unidas. (Carga horária: 20h). , Universidade das Nações Unidas, UNU, Japão.
2003 - 2003
relações internacionais. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Árabe
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Cooperação Internacional na área da Educação.
Organização de eventos
JAPPE, L. S. . III Fórum Educacional do Mercosul. 2006. (Outro).
JAPPE, L. S. . Seminário Educação e Investimento: Conversão da Dívida para o Desenvolvimento. 2005. (Outro).
Participação em eventos
Model United Nations.Model United Nations. 2006. (Oficina).
UN Course.Should G4 become a group of permanet members of the UN Security Council?. 2006. (Outra).
Produções bibliográficas
-
JAPPE, L. S. . Na Cidade. Correio Braziliense, Suplemento Cultural, 16 abr. 2007.
-
JAPPE, L. S. . O Legado. Revista BRAVO!, Seção Saideira, , v. 109, p. 114 - 114, 01 set. 2006.
Outras produções
JAPPE, L. S. . Na Cidade. 2007 (Conto Literário).
JAPPE, L. S. . O Legado. 2006 (Conto literário).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ministério da Justiça, Gabinete. , Esplanada dos Ministérios / Bloco: T / Quarto andar/ Sala 417, Cívico, 70047-900 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (61) 34299943, Ramal: 9943, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Instituto de Educação Superior de BrasíliaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 6
Outras informações:
É professora da disciplina "Jornalismo Cultural".
2006 - 2006
The Ship for World YouthVínculo: Líder da delegação brasileira., Enquadramento Funcional: Treinamento para jovens líderes.
Outras informações:
Líder nacional da delegação brasileira, composta de 12 membros, da 18ª edição do programa japonês "The Ship for World Youth". Durante o período, atividades com foco no desenvolvimento da liderança de jovens de 13 países foram realizadas a bordo de um navio do Governo Japonês, e em terra, nos países que seguem: Japão, Índia, Quênia, Ilhas Maurício e Cingapura.
2008 - Atual
Ministério da EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 40
2004 - 2008
Ministério da EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico - Assessoria Internacional, Carga horária: 40
2002 - 2002
Revista Carta CapitalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sem vínculos
Outras informações:
Cobertura da segunda edição do "Fórum Social Mundial", para a revista "Carta Capital", na companhia do colega jornalista Gustavo Ioschpe, na cidade de Porto Alegre.
2001 - 2001
Rede Televisiva CNNVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trainnee em Jornalismo.
Outras informações:
Realizou trainnee jornalístico na rede de televisão "CNN - Aol Time Warner Company", na cidade de Atlanta, Georgia.
1999 - 2001
Jornal Zero HoraVínculo: Funcionário Contratado., Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalhou no jornal "Zero Hora", mídia impressa do grupo RBS, na cidade de Porto Alegre.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lívia Sganzerla Jappe e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?