Tiago Costa Baptista
Graduado como Bacharel em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1999) e com mestrado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Instituição (2003). Professor na graduação em Educação Física desde 1999 e atualmente titular na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, nas disciplinas Atividades físico-esportivas para pessoas com deficiência, Treinamento Esportivo e Basquetebol. Coordenador do projeto de extensão denominado Tubarões: basquetebol ao alcance de todos (desde 2006).
Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências do Movimento Humano
2001 - 2003
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Atividade Física e Qualidade de Vida de Portadores de Deficiência Física de Florianópolis,Ano de Obtenção: 2003
Dr. Walter Celso de Lima.Palavras-chave: atividade física; deficiência; qualidade de vida.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Exercícios e esportes para pessoas portadoras de deficiência / Especialidade: Características físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais das deficiências. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Exercícios e esportes para pessoas portadoras de deficiência. Setores de atividade: Saúde Humana; Outros Setores.
Graduação em Educação Física
1995 - 1999
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Treinamento Aquático Aeróbio e Neuromuscular em Paraparesia por Poliomielite
Orientador: Suzana Matheus Pereira
Formação complementar
2003 - 2003
Sports Instructor for Persons with Disabilities. (Carga horária: 185h). , Japan International Cooperation Agency, JICA, Japão.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Exercícios e Esportes para Pessoas com Deficiência.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Basquetebol.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento Desportivo.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Gestão do Esporte.
Participação em eventos
Clínica para Técnicos do Festival Internacional de Basquete. 2017. (Seminário).
Participação em bancas
BAPTISTA, T. C.; AGUIAR, A. P.; GUIMARAES, F.. Natação adaptada: uma proposta para crianças portadoras da síndrome de Marfan. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades aquáticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; AGUIAR, A. P.; GUIMARAES, F.. O perfil dos bancários que praticam atividades aquáticas nas academias de Florianópolis - SC. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Aquáticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; PEREIRA, S. M.; NOCETI, G.. Hidroginástica para gestantes: uma abordagem multidisciplinar. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atividades Aquáticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; BARRETO, D. M.. Atendimento educacional à pessoa deficiente mental severa e profunda: sob a ótica da família. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; BARRETO, D. M.. A integração da pessoa portadora de necessidades especiais sob a ótica dos educandos da Escola Básica Aldo Câmara. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; ROSA NETO, F.. Bender Corrêa. Recebendo o recém-nascido com a Síndrome de Down: abordagens e perspectivas. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.. Indivíduos com necessidades educacionais especiais: possibilidades de inclusão no mercado de trabalho do município de Gaspar/SC. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; MACHADO, Z.. Perfil de desenvolvimento dos portadores de necessidades especiais independentes, assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jaguaruna. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Leonardo de Lucca;BAPTISTA, T. C.; Rafael Andreis. Prevalência de Lesões em Praticantes de Surf Amadores da Praia da Guarda do Embaú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.;BAPTISTA, T. C.; PIOMONTEZ, G.. Lutadores de Artes Marciais Mistas: Influência da perda de massa corporal para mudança de categoria de peso sobre variáveis do condicionamento físico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.; Fabiana de Figueiredo Ribeiro;BAPTISTA, T. C.. Análise comparativa da frequência cardíaca em praticantes de jump e zumba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.; BENEDET, J.;BAPTISTA, T. C.. Influencia de dois métodos de treinamento sobre a composição corporal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, D. F.;BAPTISTA, T. C.; MARTINS, T. C.. Efeito de um material ceramico emissor de infravermelho no desempenho de camundongos swiss submetidos a um protocolo experimental de excesso de treinamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.;BAPTISTA, T. C.; CAMARGO, C. E. R.. Relação da percepção subjetiva de esforço com o percentual da frequência cardíaca após sessões de treino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BENEDET, J.;BAPTISTA, T. C.; ROSA, A. I.. Determinantes da saúde em acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física de uma universidade do sul do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
PIOMONTEZ, G.; BENEDET, J.;BAPTISTA, T. C.. Fatores que influenciam a retenção de clientes em academias de ginástica no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.;BAPTISTA, T. C.; SCHUTZ, E. S. F.. Analise de métodos de treinamento de corrida para 5 Km. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CAMARGO, C. E. R.; OURIQUES, E. P.;BAPTISTA, T. C.. Capacidade de orientação em uma aula de musculação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BENEDET, J.;BAPTISTA, T. C.; LUZ, M. L. P.. Estilo de vida em acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física da Unisul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.; SCHUTZ, E. S. F.;BAPTISTA, T. C.. Intensidade e ritmo em aulas de RPM entre professores e alunos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.; CAMARGO, C. E. R.;BAPTISTA, T. C.. Grau de flexibilidade dos atletas de judô da Unisul em vários segmentos corporais utilizando o Banco de Wells e o Flexiteste. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CAMARGO, C. E. R.; LUZ, M. L. P.;BAPTISTA, T. C.. Relação entre alteração do percentual de gordura com a impulsão vertical no voleibol na categoria infanto de uma equipe da grande Florianópolis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ROSA, A. I.; VAZ, G.;BAPTISTA, T. C.. Futebol: um agente de mudanças sociais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.;BAPTISTA, T. C.; BENEDET, J.. Resultado de um programa de treinamento em gêmeas monozigóticas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.;BAPTISTA, T. C.; BENEDET, J.. Perfil do treinamento dos 10 melhores atletas de powerlifting do Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OURIQUES, E. P.;BAPTISTA, T. C.; LUZ, M. L. P.. Análise documental da condição física de um grupo de ginástica de idosas de Florianópolis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SOUZA, G. S. E.;BAPTISTA, T. C.; GERALDO, A. A.. Análise quantitativa dos diferentes tipos de saltos verticais no vôlei de praia masculino em atletas semi-finalistas e finalistas do Circuito BB 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.. Análise biomecânica do fundamento do arremesso no basquete em cadeira de rodas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SOUZA, G. S. E.;BAPTISTA, T. C.; ZOTTO, E. D.. Análise das ações motoras exigidas em atletas adultos do gênero masculino de voleibol em uma partida da fase final da Superliga Nacional 2009/2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LUZ, M. L. P.;BAPTISTA, T. C.; SILVA, J.. Esporte e mídia: a influência da mídia na escolha de uma modalidade esportiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BENEDET, J.;BAPTISTA, T. C.; SCHUTZ, E. S. F.. Perfil dos usuários das academias da saúde do parque florestal do Córrego Grande - Florianópolis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.. Taekwondo para portadores de necessidades especiais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.. de Souza Rufino.Musculação como método da melhoria da qualidade de vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.. Aspectos motivacionais para a prática de atletas deficientes físicos. Um estudo de caso: atletas da delegação de Florianópolis - PARAJASC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, A. C. V.;BAPTISTA, T. C.; AMORIM, A. P.. Natação Infantil: Uma abordagem psicomotora. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; AMORIM, A. P.; MARTINS, A. C. V.. Efeitos fisiológicos, antropométricos e psicológicos das atividades aquáticas em um portador de paraplegia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.. Um relato de experiências com o nadar no canal da Barra da Lagoa. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; ARANHA, E. E.. A metodologia das aulas de Educação Física para os deficientes mentais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; ARANHA, E. E.. Prevalência de lesões no joelho em atletas federados do nado peito em Florianópolis. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BAPTISTA, T. C.; AMORIM, A. P.. A integração do deficiente visual nas práticas de educação física da Escola Municipal Professor Donato Alípio de Campos: um estudo de caso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Orientou
O exercício físico e a qualidade de vida: um estudo de caso para o Autismo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Fatores que influenciam na Iniciação do Futsal nas Categorias sub 09 e sub 11; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Perfil dos treinadores da grande Florianópolis do campeonato infantil Litoral 2015 da Federação Catarinense de Futebol; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Resposta aguda da pressão arterial em indivíduos hipertensos após exercício resistido; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Qualidade de vida das pessoas surdas da região metropolitana de Florianópolis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Acessibilidade de pessoas com deficiência física para a prática do esporte adaptado na instituição OMDA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Métodos de treinamento de força na academia de musculação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Aptidão física relacionada à saúde e exercícios: respostas em mulheres após 18 sessões de treinamento linear e ondulatório; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Estudo quantitativo dos aspectos técnicos do goleiro de futebol de campo da categoria infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Aspectos da aptidão física e antropometria em atletas de rúgbi sobre rodas com lesão medular em nível C5, C6 e C7; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
A influência do treinamento de força para nadadores na prova de 50 metros nado livre; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Musculação e aspectos da qualidade de vida em mulheres; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Qualidade de vida no deficiente físico ativo e sedentário; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Análise dos aspectos psicossociais da natação para pessoas portadoras de necessidades especiais; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Benefícios psicossociais causados pela participação de deficientes físicos em eventos de aventura; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Estrutura Adaptada para Deficientes em Academias de Natação em Florianópolis; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Treinamento Neuromuscular em uma Pessoa Portadora de Paraparesia por malformação arterio-venosa medular; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tiago Costa Baptista;
A Influência de um Programa de Atividades Aquáticas para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais Relacionada a Integração; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tiago Costa Baptista;
Produções bibliográficas
-
BAPTISTA, T. C. . Programa de Atividades Aquáticas para Pessoas Portadoras de Necessidades especiais. Revista de Divulgação Cultural , Blumenau, v. 22, p. 1-103, 2000.
-
BAPTISTA, T. C. . Lazer da pessoa com síndrome de down. In: ENCONTRO CATARINENSE SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2001, São José. Buscando Qualidade de Vida, 2001. p. 1-103.
-
COSTA, C. ; BAPTISTA, T. C. . Social Development of young adults with physical disability who practice trekking. In: 16th International Symposium of Adapted Physical Activity, 2007, Rio Claro. Book of Proceedings 16th International Symposium of Adapted Physical Activity, 2007.
-
COSTA, C. ; BAPTISTA, T. C. ; KREBS, R. J. . The social aspects of the practice of swimming for people with disability conditions. In: AIESEP 2005 World Congress - Active Lifestyles: The impact of education and sport, 2005, Lisboa. AIESEP 2005 World Congress - Active Lifestyles: The impact of education and sport. Abstracts Book, 2005.
-
BAPTISTA, T. C. ; SOUZA, T. C. . O esporte e o lazer ativo para a pessoa portadora de deficiência. In: 17º Congresso Internacional de Educação Física, 2002, Foz do Iguaçu. Federação Internacional de Educação Física, 2002.
-
BAPTISTA, T. C. ; SOUZA, T. C. . Degeneração cerebelar por ataxia de Frederich: uma breve revisão. In: 17º Congresso Internacional de Educação Física, 2002, Foz do Iguaçu. Federação Internacional de Educação Física, 2002.
-
ARANHA, E. E. ; AUGUSTO, C. ; COSTA, C. ; BAPTISTA, T. C. ; AGUIAR, A. P. . Vivências ecológicas com pessoas portadoras de necessidades especiais. In: 11º Congresso Catarinense de Educação Física, 2002, Blumenau. Anais do 11º Congresso Catarinense de Educação Física, 2002.
-
BORGES, C. Z. ; COSTA, C. ; AUGUSTO, C. ; BAPTISTA, T. C. ; AGUIAR, A. P. . Esportes radiacais para pessoas portadoras de necessidades especiais. In: 11º Congresso Catarinense de Educação Física, 2002, Blumenau. Anais do 11º Congresso Catarinense de Educação Física, 2002.
-
COSTA, C. ; KREBS, R. J. ; BAPTISTA, T. C. ; AGUIAR, A. P. . Disposições para a prática da natação adaptada: uma abordagem ecológica. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte, 2002, Jundiaí. IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte - Anais, 2002.
-
BAPTISTA, T. C. ; AGUIAR, A. P. ; LIMA, W. C. . Atividades aquáticas para pessoas portadoras de necessidades especiais. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 2001, Curitiba. Extensão Universitária: construcção de uma sociedade humana e emancipada, 2001. p. 1-251.
-
BAPTISTA, T. C. ; COSTA, C. ; SPRICIGO JUNIOR, J. . Trabalho aquático neuromuscular em pessoas portadoras de necessidades especiais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/JORNADA ACADÊMICA DA UDESC, 2001, Florianópolis. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/JORNADA ACADÊMICA DA UDESC, 2001.
-
BAPTISTA, T. C. ; COSTA, C. . Aprendizagem e treinamento de natação para pessoas portadoras de necessidades especiais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/JORNADA ACADÊMICA DA UDESC, 2001, Florianópolis. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/JORNADA ACADÊMICA DA UDESC, 2001.
-
BAPTISTA, T. C. ; SIMONI, S. ; PEREIRA, B. N. ; BARRETO, D. M. . Benefícios da atividade aquática para portadores de paraplegia. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/JORNADA ACADÊMICA DA UDESC, 2001, Florianópolis. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/JORNADA ACADÊMICA DA UDESC, 2001.
-
BAPTISTA, T. C. . Proposta Metodológica de um Programa de Atividades Aquáticas para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. In: III Congresso Paranaense de Educação Física, Recreação, Esporte e Fitness, 2000, Londrina. III Congresso Paranaense de Educação Física, Recreação, Esporte e Fitness, 2000. p. 33.
-
BAPTISTA, T. C. . Trilha Ecológica para Pessoas Portadoras de Deficiência Física. In: III Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação Física, 2000, Florianópolis. Pesquisa em Educação Física: avanços?, 2000. p. 51.
-
BAPTISTA, T. C. ; CARVALHO, T. T. P. ; RIBEIRO, C. I. K. ; LIMA, M. B. N. . Programa Aeróbio de Natação e Trabalho Neuromuscular em um Portador de Paraparesia por Poliomielite. In: X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmica da UDESC, 2000, Lages. X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmica da UDESC, 2000. p. 134.
-
BAPTISTA, T. C. ; HECHT, K. C. ; MICHELLON, E. . Atividades Aquáticas e Musculação Aquática para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais: um relato de estágio. In: X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmico da UDESC, 2000, Lages. X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmico da UDESC, 2000. p. 146.
-
BAPTISTA, T. C. ; MICHELLON, E. ; HECHT, K. C. . Uma Abordagem Diagnóstica para Elaborar um Programa de Atividade Física Adaptada para Deficientes. In: X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmica da UDESC, 2000, Lages. X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmica da UDESC, 2000. p. 173.
-
BAPTISTA, T. C. ; SIMONI, S. ; AGUIAR, A. P. ; GARCIA, A. S. ; BORGES, C. Z. ; ABEL, L. C. ; CARVALHO, T. T. P. ; LIMA, M. B. N. ; COSTA, C. . Hidro Musculação para Portadores de Necessidades Especiais. In: X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmica da UDESC, 2000, Lages. X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmica da UDESC, 2000. p. 169.
-
BAPTISTA, T. C. ; GARCIA, A. S. ; AGUIAR, A. P. ; COELHO, A. ; COSTA, C. ; ABEL, L. C. ; SIMONI, S. . Natação para Portadores de Necessidades Especiais. In: X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmica da UDESC, 2000, Lages. X Seminário de Iniciação Científica / V Jornada Acadêmica da UDESC, 2000. p. 170.
-
BAPTISTA, T. C. ; ARANHA, E. E. ; AGUIAR, A. P. . Natação para Portadores de Necessidades Especiais. In: IX Seminário de Iniciação Científica / IV Jornada Acadêmica da UDESC, 1999, Florianópolis. IX Seminário de Iniciação Científica / IV Jornada Acadêmica da UDESC, 1999. p. 164.
-
BAPTISTA, T. C. ; ARANHA, E. E. ; AGUIAR, A. P. . Musculação Aquática para Portadores de Necessidades Especiais. In: IX Seminário de Iniciação Científica / IV Jornada Acadêmica da UDESC, 1999, Florianópolis. IX Seminário de Iniciação Científica / IV Jornada Acadêmica da UDESC, 1999. p. 165.
-
BAPTISTA, T. C. ; ARANHA, E. E. . Programa Aquático Aeróbio e Neuromuscular para Portadores de Necessidades Especiais. In: 1º Congresso Internacional de Ciências do Desporto, 1999, Porto. 1º Congresso Internacional de Ciências do Desporto, 1999.
-
BAPTISTA, T. C. ; ARANHA, E. E. . Musculação Aquática para Portadores de Necessidades Especiais. In: IIº Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação Física, 1999, Florianópolis. Diversidade na Produção do Conhecimento em Educação Física, 1999. p. 72.
-
BAPTISTA, T. C. ; ARANHA, E. E. . Natação para Portadores de Necessidades Especiais. In: IIº Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação Física, 1999, Florianópolis. Diversidade na Produção do Conhecimento em Educação Física, 1999. p. 73.
-
BAPTISTA, T. C. ; ARANHA, E. E. . Natação para Portadores de Necessidades Especiais. In: 2º Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde, 1999, Florianópolis. Promoção de um estilo de vida ativo: da criança ao idoso, 1999. p. 167.
-
BAPTISTA, T. C. ; ARANHA, E. E. ; AGUIAR, A. P. ; PEREIRA, S. M. . Musculação Aquática para Portadores de Necessidades Especiais. In: 2º Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde, 1999, Florianópolis. Promoção de um estilo de vida ativo: da criança ao idoso, 1999. p. 168.
-
BAPTISTA, T. C. ; MICHELS, G. ; PEREIRA, S. M. . Treinamento Aquático Aeróbico e Neuromuscular em Paraplegia. In: I Congresso Paranaense de Educação Física, Recreação, Esporte e Dança, 1998, Londrina. I Congresso Paranaense de Educação Física, Recreação, Esporte e Dança, 1998. p. 31.
Outras produções
BAPTISTA, T. C. . Paradesporto: ações práticas e impacto. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, T. C. . Esporte e deficiência: a pedagogia do obstáculo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, T. C. . A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na sala de aula. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, T. C. . Vivência em esportes paraolímpicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, T. C. . Esporte Paraolímpico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, T. C. . Paradesporto: da iniciação ao treinamento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, T. C. . Esporte Paraolímpico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAPTISTA, T. C. . Esporte Paraolímpico na Unisul. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Sul de Santa Catarina, Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas. , Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Univers. Pedra Branca, 88137270 - Palhoça, SC - Brasil, Telefone: (48) 32791000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - Atual
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Tempo Integral, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor das disciplinas de Atividades físico-esportivas para pessoas com deficiência, Treinamento esportivo e Basquetebol no curso de Educação Física. Coordenador do projeto de extensão Tubarões: Basquetebol ao alcance de todos. Orientador de campos de estágio e de trabalhos de conclusão de curso.
Atividades
-
08/2015
Estágios , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Curso de Educação Física e Esportes.,Estágio realizado, Esportes Coletivos - Basquetebol.
-
08/2015
Extensão universitária , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Curso de Educação Física e Esportes.,Atividade de extensão realizada, Tubarões: basquetebol ao alcance de todos.
-
02/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Treinamento Esportivo
-
07/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol
-
02/2013
Estágios , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Curso de Educação Física e Esportes.,Estágio realizado, Esportes Adaptados - Basquetebol em cadeira de rodas e Bocha Paralímpica.
-
03/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades físico-esportivas para pessoas com deficiência
-
02/2006 - 07/2015
Extensão universitária , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Curso de Educação Física e Esportes.,Atividade de extensão realizada, Unisul Paradesportiva.
-
02/2007 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Condicionamento Físico II
-
02/2007 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Condicionamento Físico I
-
04/2010 - 12/2010
Direção e administração, Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão - Gepex, Assistência de Extensão.,Cargo ou função, Assistente de Extensão.
-
03/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Curso de Educação Física e Esportes.,Atividade de extensão realizada, Atividades físico-esportivas para pessoas com deficiência.
-
03/2004 - 12/2004
Ensino, Naturologia Aplicada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Naturológica
-
03/2002 - 12/2004
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Física e Saúde I
-
03/2002 - 12/2004
Ensino, Naturologia Aplicada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidroterapia
-
03/2002 - 12/2004
Estágios , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Centro de Práticas Naturais.,Estágio realizado, Programa de Práticas Naturais - Hidroterapia.
-
08/2001 - 12/2003
Ensino, Naturologia Aplicada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ginástica Adaptada I
-
08/2001 - 12/2003
Ensino, Naturologia Aplicada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ginástica Adaptada II
2005 - Atual
Organização para o Movimento e o Desporto AdaptadoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 5
Outras informações:
A OMDA - Organização para o Movimento e o Desporto Amador - é uma associação sem fins lucrativos, não governamental e não mantém vínculos empregatícios com nenhum dos seus colaboradores. As atividades da OMDA acontecem de forma simultânea as atividades do Projeto de Extensão Tubarões: basquetebol ao alcance de todos, sendo que uma de suas maiores contribuições é a captação de recursos.
Atividades
-
01/2013
Direção e administração, Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado - OMDA, .,Cargo ou função, Responsável Técnico.
-
02/2006 - 08/2015
Outras atividades técnico-científicas , Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado - OMDA, Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado - OMDA.,Atividade realizada, Técnico da Equipe de Basquetebol em cadeira de rodas.
-
01/2005 - 12/2012
Direção e administração, Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado - OMDA, .,Cargo ou função, Presidente.
-
01/2005 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado - OMDA, Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado - OMDA.,Atividade realizada, Técnico da Equipe de Natação.
2017 - Atual
Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de RodasVínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico
Outras informações:
Auxiliar Técnico da seleção brasileira masculina de basquetebol em cadeira de rodas
2014 - 2015
Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de RodasVínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Técnico
Outras informações:
Técnico da seleção brasileira feminina de basquetebol em cadeira de rodas
2000 - 2001
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14
Outras informações:
Professor das disciplinas de Atividade Física Adaptada, Metodologia da Ginástica Adaptada, Reabilitação Física, Organização e Administração da Educação Física Adaptada, Metodologia das Atividades Aquáticas, Natação I e Eventos Comunitários. Coordenador do projeto de extensão Atividades Aquáticas para pessoas com deficiência. Orientador de campos de estágio e de trabalhos de conclusão de curso.
Atividades
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Natação I
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Reabilitação Física
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ginástica Adaptada
-
11/2000 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Física e Desportos, .,Linhas de pesquisa
-
11/2000 - 12/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e Administração da Educação Física Adaptada
-
11/2000 - 12/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Física Adaptada
-
11/2000 - 12/2001
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Programa de Atividades Aquáticas para Pessoas com Deficiência.
-
03/2001 - 06/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eventos Comunitários
-
03/2001 - 06/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia das Atividades Aquáticas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tiago Costa Baptista e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?