Aguinaldo Rangel Boquimpani

Cursou graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico. Tem 27 anos de experiência na área de TI atuando como Coordenador e Gerente de Projetos nos últimos 20 anos. Teve sólida experiência internacional ao gerenciar times geograficamente separados (Canadá, Itália, EUA e Brasil) totalizando mais de 40 pessoas atuando no desenvolvimento e integração de vários projetos paralelos. Implantou produtos de software em mais de 30 Operadoras de Telefonia em 16 países (América Latina, EUA e Ásia). Líder experiente com sucesso repetido e comprovado na formação de times de desenvolvimento especializados em tecnologias emergentes e inovadoras. Atualmente é Gerente Senior de Desenvolvimento da Quality Software, responsável pela área de Software Embarcado.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação interrompida em 1985 em Informática

1983 - Interrompido

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 1985

Graduação interrompida em 1982 em Física

1980 - Interrompido

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 1982

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

ANT GALIO Browser for DIgital TV. (Carga horária: 24h). , ANT Software, Ltd., ANT, Inglaterra.

2003 - 2004

MPM - Master in Project Management. (Carga horária: 128h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/RJ, SENAI/RJ, Brasil.

2001 - 2001

Architecture and Construction of an eletronic trad. (Carga horária: 80h). , ePit Software Ltd., EPIT, Estados Unidos.

2000 - 2000

BEA e World Developers Conference. (Carga horária: 40h). , BEA Systems, INC., BEA, Estados Unidos.

1999 - 1999

TUXEDO - Transaction Monitor. (Carga horária: 40h). , BEA Systems Brasil, BEABR, Brasil.

1995 - 1995

Object Oriented Menthoring (Scott Ambler). (Carga horária: 120h). , Cincom Systems Brasil, CINCOM, Brasil.

1985 - 1985

Advanced Unix (Ken Thompson). (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.

1985 - 1985

Bancos de Dados Relacionais (E.F. Codd). (Carga horária: 16h). , IBM Brasil, IBM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Quality Software. , Rua da Assembléia 66, 20º andar, Centro, 20011-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 31473000, Fax: (021) 31473049

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - Atual

    Quality Software

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gerente Senior da Área de Software Embarcado da empresa. Liderou a formação da área atualmente com mais de 30 profissionais. À frente do grupo de desenvolvimento de software para celulares viajou para a Alemanha onde participou de workshops de transferência de tecnologia. O grupo atual implementou com sucesso mais de 1 dezena de projetos de software para celulares, alguns destes embarcados em modelos comercializados mundialmente. Atualmente está gerenciando o grupo de desenvolvimento de software para TV Digital que participa em projetos para o modelo europeu de TV Digital (DVB) e para TV Digital por Banda Larga (IPTV).

  • 2002 - 2003

    TimNet (Blah!)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gerenciou toda a equipe de desenvolvimento de aplicações VAS da empresa com 20 funcionários na matriz do Rio de Janeiro em integração com equipe no Datacenter em Miami, assim como equipes de terceiros localizados em Toronto e em Roma. Gerenciou relacionamento com terceiros, contratos, budget para a América Latina (no total de mais de R$ 6M) e todo o Cash Flow para os projetos da área. Implantou produtos de software em mais de 30 Operadoras (GSM, CDMA) de Telefonia em 16 países (Brasil, América Latina, EUA e Ásia), incluindo a TIM Brasil e a Verizon Wireless - maior operadora móvel nos EUA.

  • 1999 - 2002

    Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuou como Coordenador de Projetos e Arquiteto Líder de Projetos em Plataforma Java J2EE. Coordenou as equipes de desenvolvedores dos seguintes projetos : NoMe Cetip - Portal de Serviços da Cetip em plataforma Web J2EE. NoMe Cetip (Versão SPB) - Projeto de migração de toda a Liquidação Financeira de Títulos para o ambiente do Sistema de Pagamentos Brasileiro, usando a RSFN (Rede do Sistema Financeiro Nacional) e seguindo diretrizes do Banco Central do Brasil. Projeto chave dentro da adaptação da Cetip ao SPB. Escopo do projeto envolveu Arquitetura J2EE, Mensageria (JMS e MQSeries). Implantado em Abr/2002 na entrada no SPB no Brasil.

  • 1997 - 1999

    Globosat Programadora S.A.

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participou como Gerente de Projetos do SCC, Sistema de Controle de Comerciais para a GLOBOSAT Programadora S.A. Este sistema foi desenvolvido usando-se a ferramenta Object Studio, da Cincom Systems, com linguagem Smalltalk, em ambiente Cliente-Servidor usando o Banco de Dados Oracle. Tornou possível a regionalização de transmissão de comerciais em todos os canais do Sistema Globosat.

  • 1995 - 1997

    Bozano Simonsen Sistemas e Processamento de Dados

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participou do processo de Mentoring em Tecnologia de Orientação a Objeto envolvendo uma parceria tripartite entre a consultoria Informarte, a Cincom Systems e a empresa especializada Mark Winter & Associates do Canadá. O Projeto Piloto escolhido foi o Sistema Gestor para a Previdência Privada da Seguradora do BANCO BOZANO, SIMONSEN S.A. O Projeto envolveu desenvolvimento em linguagem Smalltalk em ambiente Cliente-Servidor usando o Banco de Dados Sybase.

  • 1989 - 1995

    Informarte Serviços Ltda

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gerenciou diversos projetos em várias plataformas. Entre os principais estavam: Projeto Sistema PTO (Planejamento Tático Orçamentário), para a EMBRATEL. Projeto de downsizing da empresa JARI CELULOSE S.A. Projeto do Sistema de Gerenciamento de Treinamento do depto. de RH da JOHNSON & JOHNSON. Projeto do Produto PROVA (Programa de Verificação de Aprendizagem) produto pioneiro em Educação, comercializado para para diversas Universidades. Projeto do Sistema de Autoria, para geração de cursos (Coursewares) por computador, para o SENAI DR-RJ. Projeto do Sistema SIGMA para a ODEON Indústria Fonográfica.

  • 1988 - 1989

    Cursor Informática e Comunicação S.A.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Líderança de Projetos da equipe de Software Básico da empresa. Sistemas DATATEL de tarifação e SATT de análise de tráfego, embarcados nos equipamentos de tarifação comercializados nacionalmente.

  • 1984 - 1988

    Soft Consultoria em Processamento de Dados Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Analista Senior e Coordenador nos diversos Projetos ligado ao software básico DIALOG-PLUS, similar nacional do Dbase III, comercializado em todo o país e sucesso de vendas com dezenas de milhares de cópias vendidas no Brasil e prêmios da ASSESPRO-RJ e ASSESSPRO-Nacional.

  • 1983 - 1984

    Brasil Trade Center

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor e consultor ministrando aulas de Basic para microcomputadores. Preparo de sistemas aplicativos (Controle de Estoque, Mala direta, Agenda Comercial, etc.).

  • 1982 - 1983

    Colégio Metropolitano

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor para a 1ª. e 2ª. séries do 2º. grau ministrando cursos de Introdução a Processamento de Dados e Linguagens de Programação (Fortran e Basic em Microcomputadores).

  • 1980 - 1981

    COPPEAD - UFRJ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programador da COPPEAD alocado no NCE-UFRJ. Desenvolveu a automatização de um sistema de Economia para previsão de Indicadores Financeiros sob orientação de professores da COPPEAD.

Propriedade Intelectual

Patentes (2)