Maria Danielle Mendes

Mestre em Letras na Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina e em Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Maringá e possui graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000).

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2009 - 2010

Universidade Estadual de Maringá
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sonia Aparecida Lopes Benites

Especialização em MBA - Recursos Humanos

2003 - 2005

Centro Universitário de Maringá
Orientador: Juliane Guzzoni

Especialização em Comunicação Empresarial

2001 - 2002

Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo

1997 - 2000

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Orientador: Irvana Chemin Branco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Curso Avançado em Técnica e Instrumento de Pessoal. (Carga horária: 250h). , Universidade de Verona.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4º CIELLI - Colóquio de Estuds Linguísticos e Literários. 2010. (Congresso).

1º CIELlI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4º CIELLI - Colóquio de Estuds Linguísticos e Literários. A família no. 2010. (Congresso).

II Fórum Internacional de Análise do Discurso - Homenagem a Patrick Charaudeau. 2010. (Congresso).

II Fórum Internacional de Análise do Discurso - Homenagem a Patrick Charaudeau. Imagens de família no programa Fantástico. 2010. (Congresso).

Oficinas em Análise do Discurso: Questões de Teoria, Método e Análise. Foucault e a Verdade: um exemplo.. 2010. 2010. (Oficina).

XI Jornada de Estudos Franceses e I Jornada Internacional de Estudos Franceses. Análise do Discurso Francesa: a noção de cena enunciativa em Dominique Maingueneau. 2009. (Congresso).

"Notas sobre Citação e Destacabilidade na Mídia Brasileira" proferida pelo prof. Dr Baronas UFSCar. 2009. (Seminário).

XXXI Seminário do CELLIP.O discurso sobre o relacionamento virtual na mídia impressa. 2009. (Seminário).

MINICURSO:As Contribuições de Dominique Maingueneau para a Análise do Discurso no Brasil. 2009.. 2009. (Outra).

II CONALI - Cingresso Nacional de Linguagens em Interação. 2008.. O discurso do casamento nos meios de comunicação: memória e identidade. 2008. (Congresso).

2º Simpósito Maringaense de Jornalismo e 4ª Semana de Jornalismo do Cesumo: os novos rumos do Jornalismo Brasileiro. 2005. (Seminário).

6º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial. 2003. (Congresso).

Formação de Instrutores Internos. 2002. (Oficina).

Oficina de Planejamento Gráfico. 2000. (Oficina).

I Seminário de Inverno sobre estudos de comunicação - o testemunho do tempo: considerações sobre o gênero jornalístico. 1999. (Seminário).

Seminário - comunicação em debate - "ética e responsabilidade na assessoria política" e "a comunicação empresarial no momentos de crise". 1998. (Seminário).

II Fórum Estudantil de Pesquisa Acadêmcia em Comunicação. 1998. (Simpósio).

XXI Encontro Nacional dos estudantes de comunicação. 1998. (Outra).

VI Seman de estudos em comunicação - "o impacto social das novas tecnologias no mercado da comunicação". 1997. (Seminário).

Seminário - "repórter: um agente de transformação social". 1997. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciana Coutinho

MENDES, M. D.. Um perfil do público do Jornal Nacional e do Jornal da Record em Maringá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Carlos Eduardo M

MENDES, M. D.. Cavalari e Paulo Rogério Caetano.Edição Extra - o boletim como alternativa de jornalismo regional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Aluno: André Luiz de Canini e Juliana de M

MENDES, M. D.. Zanardi.Assessoria de Imprensa x Redações: um estudo de caso sobre o aproveitamento dos releases nos jornais diários de Maringá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Daniel C

MENDES, M. D.. Gabriel e Juliana F. Schiarolli.Assessoria de imprensa no terceiro setor: uma proposta para o Centro de Vida Independente - CVI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Eleandro A

MENDES, M. D.. Rossi.Videoreportagem - um debate sobre a inclusão do videoreporter nas redações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Daniel Coutinho e Lauro Freitas

MENDES, M. D.. A pauta, da sugestão ao telespectador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Adão W

MENDES, M. D.. D. Fagundes.Rota Farroupilha: video elaborado para resgatar a história de cidades da região sul e dos pampas do Rio Grande do Sul. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Taís Santana

MENDES, M. D.. A conduta da assessoria de imprensa nos conflitos com as redações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Norma Giovanetti

MENDES, M. D.. Assessoria de Imprensa - projeto para uma unidade hospitalar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sonia Aparecida Lopes Benites

BENITES, S. A. L.; POSSENTI, Sírio; BARBOSA, P.L.N.. Os sentidos de família no Fantástico: destacabilidade e aforizações. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Sirio Possenti

BENITES, S. A. L.;POSSENTI, S.. Discursivização da família na revista eletrônica 'Fantástico': Aforizações que articulam homogenidade e heterogeneidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Pedro Luís Navarro Barbosa

BARBOSA, P. L. N; BENITES, Sonia Aparecida Lopes;POSSENTI, Sírio. (Exame de qualificação) Discursivização da família na revista eletrônica Fantástico: aforizações que articulam homogeneidade e heterogeneidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Pedro Luís Navarro Barbosa

NAVARRO,P.; BENITES, Sonia Aparecida Lopes;POSSENTI, Sírio. Os sentidos de família no Fantástico: destacabilidade e aforizações. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Rosangela Stringari

Stringari, Rosângela. Jornalismo com "Cara de Criança": análise do suplemento infantil Folhinha. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliane Vianna Guzzoni Kurihara

Empregabilidade: um retrato do mercado de trabalho jovem de Maringá; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Juliane Vianna Guzzoni Kurihara;

Sonia Aparecida Lopes Benites

Os sentidos de família no FANTÁSTICO: destacabilidade e aforizações; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Sonia Aparecida Lopes Benites;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDES, M. D. ; BENITES, S. A. . Análise do Discurso Imagético: a Representação da Família Obama no Jornal Folha de S. Paulo. Glauks (UFV) , v. 1, p. 177-197, 2010.

  • MENDES, M. D. ; ROMUALDO, E. C. . O discurso sobre o relacionamento virtual na mídia impressa. In: XIX SEMINÁRIO DO CELLIP, 2009, Cascavel. Seminário do Centro de Estudos Linguisticos e Literários do Paraná, 2009.

  • MENDES, M. D. ; BENITES, S. A. . Análise do Discurso Francesa: a noção de cena enunciativa em Dominique Maingueneau. In: XI Jornada de Estudos Frances e I Joranda Internacional de Estudos Franceses, 2009, Maringá. XI Jornada de Estudos Frances e I Joranda Internacional de Estudos Franceses, 2009.

  • MENDES, M. D. ; TROLEZ, Silvia . O discurso do casamento nos meios de comunicação: memória e identidade. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. v. II.

  • MENDES, M. D. . A família no "show da vida": fórmulas na Revista Eletrônica Fantástico. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literáros e 4º CIELLI - Colóquio de Estudos Linguístiocs e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010. p. 9-9.

  • MENDES, M. D. . Imagens de família no programa Fantástico. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso - Homenagem à Patrick Charaudeau.Discurso midiático-televisivo e ethos discursivo da jovem mulher contemporânea. 2010., 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II Fórum Internacional de Análise do Discurso: Discurso, Texto e Enunciação, 2010. v. 1.

  • MENDES, M. D. ; ROMUALDO, E. C. . O discurso sobre o relacionamento virtual na mídia impressa. In: : XIX SEMINÁRIO DO CELLIP, 2009, Cascavel. Seminário do Centro de Estudos Linguisticos e Literários do Paraná, 2009.

  • MENDES, M. D. ; BENITES, S. A. . Análise do Discurso Francesa: a noção de cena enunciativa em Dominique Maingueneau. In: XI Jornada de Estudos Franceses e I Jornada Internacional de Estudos Franceses, 2009. XI Jornada de Estudos Franceses e I Jornada Internacional de Estudos Franceses, 2009.

  • MENDES, M. D. ; TROLEZ, Silvia . O discurso do casamento nos meios de comunicação: memória e identidade. In: II CONALI - Cingresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. II CONALI - Cingresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. v. II.

  • MENDES, M. D. . Imagens de família no programa Fantástico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, M. D. ; BENITES, S. A. . Análise do Discurso Francesa: a noção de cena enunciativa em Dominique Maingueneau. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. D. ; ROMUALDO, E. C. . O discurso sobre o relacionamento virtual na mídia impressa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. D. ; TROLEZ, Silvia . O discurso do casamento nos meios de comunicação: memória e identidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1998

Menção Honrosa, Universidade federal de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • TV Cultura de Maringá LTDA. , Rua Santa Joaquina de Vedruna, 625, Zona 5, 97015-900 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 32186400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2005

    Faculdade Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3