João Batista Vieira

Possui graduação com Licenciatura em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari (1998). Licenciatura em Física na Universidade Iguaçu (2002). Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia(2010). Como professor, possui experiência nas redes Municipal, Estadual e Particular de ensino. Tem experiência na área de Ciências e Física, com ênfase em Física Geral

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em I Curso de Especialização em Ensino de Ciências

2009 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Conhecimento Científico e Cotidiano em Astronomia: Uma Investigação com alunos da Educação Básica
Orientador: Marcos Daniel Longhini

Graduação em Física

2000 - 2002

Universidade Iguaçú

Graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática

1995 - 1998

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari

Formação complementar

2010 - 2010

Atividades Práticas para o Ensino de Astronomia. (Carga horária: 25h). , Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.

2010 - 2010

A Pesquisa sobre a Formação de Professores. (Carga horária: 3h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2010 - 2010

Formação Continuada com Profissionais Ens. Básico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2010 - 2010

Visual Class. (Carga horária: 20h). , Faculdade do Trabalho, FACTRA, Brasil.

2009 - 2010

Aperfeiçoamento de EJA na Diversidade. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2009 - 2010

Formação em Ed.Profissional Integrado à Ed.Básica. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.

2009 - 2010

Astrofísica do Sistema Solar. (Carga horária: 120h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.

2009 - 2009

Fisica com artefatos de papel. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

"Você é o que compartilha"; ética hacker, software. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em educação, ANPED, Brasil.

2009 - 2009

Professor Representante. (Carga horária: 120h). , Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, Brasil.

2006 - 2006

Professor representante. (Carga horária: 30h). , Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, Brasil.

2005 - 2005

Professor representante. (Carga horária: 30h). , Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, Brasil.

1999 - 1999

Reformulação Curricular e Capacitação de Professor. (Carga horária: 160h). , Secretaria do Estado da Educação de minas Gerais, SEEMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Organização de eventos

VIEIRA, J. B. ; NOVAIS, G. S. ; CICILLINI, G. A. . VIII Seminário de Formação Docente. 2010. (Exposição).

Participação em eventos

XI Seminário Nacional.Conhecimento Científico e Cotidiano em Astronomia: Uma Investigação com alunos da Educação Básica. 2011. (Seminário).

VIII Seminário de Formação Docente.A História da Ciência no Contexto da Formação de Professores. 2010. (Seminário).

VIII Seminário de Formação Docente. 2010. (Seminário).

XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós - Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2009. (Congresso).

II ESMEF - Segundo Encontro Sul-Mineiro de Ensino de Física.O Ensino de Física na Educação Básica: as possibilidades ao se trabalhar com o projeto de transmissor de ondas eletromagnéticas. 2009. (Encontro).

V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. 2009. (Simpósio).

X Seminário Nacional: Uno e Diverso na Educação Escolar e IV Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores.O ensino de Física na educação básica: as possibilidades ao se trabalhar a pedagogia de projetos. 2009. (Seminário).

Pela excelência na prática docente. 2008. (Outra).

II Jornada Pedagógica. 2006. (Oficina).

Programa de Cursos Positivo. 2003. (Outra).

Programa de implantação do Material Didático Positivo. 2003. (Outra).

Atendimento Pré-Hospitalar, Primeiros Socorros e Técnicas Avançadas Emergenciais. 2002. (Outra).

Encontro Pedagógico Social. 2002. (Outra).

A Natureza da Paisagem - Energia. 2000. (Outra).

Atividade Complementar: Pesquisa e apresentação "Água". 1999. (Outra).

Atividades Educativas de Prática de Ensino. 1999. (Outra).

Medicina Alternativa - Plantas Medicinais. 1997. (Outra).

Semana Cultural. 1997. (Outra).

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, J. B. . Conhecimento Científico e Cotidiano em Astronomia: Uma Investigação com alunos da Educação Básica. In: XI Seminário Nacional "O Uno e o Diverso na Educação Escolar", 2011, Uberlândia. XI Seminário Nacional "O Uno e o Diverso na Educação Escolar", 2011.

  • VIEIRA, J. B. . O ensino de Física na educação básica: as possibilidades ao se trabalhar a pedagogia de projetos. In: X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação e IV Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores, 2009, Uberlândia. X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação e IV Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2009.

  • VIEIRA, J. B. . O ensino de Física na educação básica: as possibilidades ao se trabalhar a pedagogia de projetos. In: X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação e IV Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores, 2009, Uberlândia, MG. X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação e IV Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2009.

  • VIEIRA, J. B. . Conhecimento Científico e Cotidiano em Astronomia: Uma Investigação com alunos da Educação Básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIEIRA, J. B. . A História da Ciência no Contexto da Formação de Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIEIRA, J. B. . O ensino de Física na educação básica: as possibilidades ao se trabalhar a pedagogia de projetos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, J. B. . O ensino de Física na educação básica: as possibilidades ao se trabalhar a pedagogia de projetos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIEIRA, J. B. . O Ensino de Física na Educação Básica: as possibilidades ao se trabalhar com o projeto de transmissor de ondas eletromagnéticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

VIEIRA, J. B. . Corretor da Banca de correção da prova de Física. 2010.

VIEIRA, J. B. . Corretor da Banca de correção da prova de Física. 2009.

VIEIRA, J. B. . Impactos ambientais da Usina de Campim Branco - Araguari. 2010 (XI UFMG Jovem e IV Feira de Ciências da Educação Basica de Minas Gerais) .

VIEIRA, J. B. . Transmissor de Ondas eletromagnéticas. 2009 (Feira de Ciências da Educação Básica - FECEB/MG) .

VIEIRA, J. B. . Transmissor de Ondas. 2008 (Feira de Ciências da Educação Básica - FECEB/MG) .

VIEIRA, J. B. . Termoelétrica gera conhecimento. 2008 (Feira de Ciências da Educação Básica - FECEB/MG) .

VIEIRA, J. B. . 6 Curso de Extensão Universitária. 2000 (Programa Alfabetização Solidária) .

VIEIRA, J. B. . 4 Curso de Extensão Universitária. 2000 (Programa de Alfabetização Solidária) .

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Era uma vez... um problema Investigação sobre o emprego de histórias problematizadoras no ensino e na aprendizagem de Astronomia., Descrição: Descrição: Em 2009, a Astronomia foi foco de muitos olhares. Com apoio da UNESCO, comemorou-se seu Ano Internacional, ocasião quando se completou quatro séculos das primeiras observações que Galileu, com sua luneta. O impacto dos resultados de tais observações mudou o curso da história da ciência e da própria importância que esta área de conhecimento passou a assumir. No entanto, pouco se tem feito a respeito de seu ensino, mesmo com respaldo de documentos oficiais. Quando se tece um olhar sobre o ensino de Astronomia, o que se verifica é a pouca importância que é dada. Apesar disso, esse cenário parece ir na contramão do que os estudantes anseiam, tendo em vista que são conteúdos que despertam sua atenção e curiosidade, motivando-os para seu estudo. Pesquisas apontam como um dos fatores, a incipiente formação em Astronomia dos professores. Outro possível fator que justifica este cenário são os recursos materiais empregados no ensino dessa área de conhecimento, via de regra, imaginados como instrumentos caros e inacessíveis à maior parte das escolas públicas. É a partir de tais ideias que esta pesquisa é proposta, ou seja, tem como objetivo investigar a respeito da viabilidade do uso de um recurso pedagógico na Educação em Astronomia, por nós intitulado, histórias problematizadoras (HP), tanto no que se refere aos seus resultados na aprendizagem dos alunos, quanto na formação de professores. As HP são textos curtos, que trazem em seu bojo uma situação hipotética, vivida por personagens fictícios, que conduzem o leitor a se enveredar em direção a um problema. Sua solução é buscada a partir de atividades em grupo, as quais são fomentadas por materiais que o professor disponibiliza aos alunos. No campo da aprendizagem, nossa investigação se dará com alunos da Educação Básica. No que se refere ao ensino, iremos implementá-las num curso de formação continuada de professores e analisar de que forma ela contribui para a formação em Astronomia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista Vieira - Integrante / Marcos Daniel Longhini - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Docência e Formação para o Ensino de Ciências e Matemática, Descrição: Este grupo de pesquisa tem como objeto de estudo os processos relativos à docência em Ciências e Matemática, tanto no âmbito da formação inicial quanto continuada. São objetivos do grupo a investigação acerca dos saberes e práticas educativas relativas a essas áreas do conhecimento, assim como a realização de pesquisas que enfocam questões relacionadas à sala de aula, ao currículo e à cultura, como dimensão da prática educativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Batista Vieira - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Docência e Formação para o Ensino de Ciências e Matemática, Descrição: Este grupo de pesquisa tem como objeto de estudo os processos relativos à docência em Ciências e Matemática, tanto no âmbito da formação inicial quanto continuada. São objetivos do grupo a investigação acerca dos saberes e práticas educativas relativas a essas áreas do conhecimento, assim como a realização de pesquisas que enfocam questões relacionadas à sala de aula, ao currículo e à cultura, como dimensão da prática educativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Batista Vieira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno

Outras informações:
Atividade de participação em Projeto

2008 - 2008

E.E.Professor Antônio Marques

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

2007 - Atual

Colégio Nosso Lar

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor

2004 - Atual

Escola Estadual Artur Bernardes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

2002 - 2010

Centro Educacional Municipal José Inácio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

2002 - 2008

Centro Educacional Municipal Hermenegildo Marques Veloso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

2002 - 2003

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor

1994 - 2003

Escola Estadual Madre Maria Blandina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

1993 - 2000

Escola estadual Isolina França Soares Torres

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

1992 - 1992

Escola Estadual Costa Sena

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor