Antônio Carniato
Possui Técnico em Eletrotécnica (SATC - 1990), Graduação em Engenharia Elétrica (UFSC-1997), Especialização em Automação Industrial (UFSC-2000), Curso de Formação de Multiplicadores em Otimização de Sistemas Motrizes (ELETROBRÁS 2004), Mestrado em Engenharia Elétrica (UFSC-2006) e Especialização em Engenharia de Segurança (UNESC-2011). Possui o Certificado em Medição e Verificação em Projetos de Eficiência Energética (ANEEL 2014) e obteve em 2015 o Certified Measurement Verification Professional (CMVP), concedida pela Efficiency Valutation Organization (EVO) e a Association of Energy Engineers (AEE). Atuou como Engenheiro, Professor, Consultor e Prestador de Serviços para a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), nos principais temas: medição, qualidade da energia, máquinas elétricas, geração, energias renováveis e eficiência energética. Atua como Engenheiro e Empreendedor. Credenciado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) desde Janeiro de 1997 e possui também a Cidadania Italiana. Como hobby idealizou o App AGNELLO (Conexão e Gratidão com o poder das palavras), e escreveu o livro "Agnello Blu" e "Diferentes Histórias com a Mesma Origem" (segunda edição). Atualmente desenvolve o projeto BEUS (sistema integrado de geração e comercialização de energia com calçados)
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Elétrica
2003 - 2005
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Planejamento da Produção e Mistura de Carvão Mineral: Programação Matemática e Estudo de Caso, Ano de Obtenção: 2005
Eduardo Camponogara.Palavras-chave: planejamento da produção; Incerteza; programação matemática; Horizonte Rolante; Carvão Mineral.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação. Setores de atividade: Qualidade e Produtividade; Desenvolvimento de Programas (Software); Energia.
Especialização em Engenharia de Segurança
2008 - 2011
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Check-List e Propostas de Segurança nos Laboratórios de Máquinas Elétricas do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Satc
Orientador: Evânio Ramos Nicoleit
Especialização em Automação Industrial
1997 - 2000
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Pistola Injetora de Cola
Orientador: Professores do Curso
Aperfeiçoamento em Otimização de Sistemas Motrizes
2004 - 2004
Centrais Elétricas Brasileiras S.A
Título: Não teve. Ano de finalização: 2004
Graduação em Engenharia Elétrica
1992 - 1996
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Simulação e Implementação de Controladores Digitais em Sistemas de Potência
Orientador: Aguinaldo Silveira e Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica
1988 - 1990
Associação Beneficente da Indústria Carbonifera de Santa Catarina
Formação complementar
2021 - 2021
Empreendedorismo - Salto Aceleradora. (Carga horária: 50h). , Impact HUB, IMPACT HUB, Brasil.
2019 - 2019
MÉTODO CIS - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. (Carga horária: 50h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2019 - 2019
FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING INTEGRAL SISTÊMICO. (Carga horária: 96h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2019 - 2019
Caminhando com as Constelações - Uma Jornada de Autoconhecimento. (Carga horária: 48h). , Ipê Roxo, IPÊ ROXO, Brasil.
2019 - 2019
CIS ASSESSMENT - Analista Perfil Comportamental. (Carga horária: 33h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2019 - 2019
Jogos Empresariais. (Carga horária: 8h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2019 - 2019
FORMADORES DE ORADORES E PALESTRANTES. (Carga horária: 33h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2019 - 2019
COACHING PARA METAS. (Carga horária: 8h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2019 - 2019
Poder da Ação. (Carga horária: 24h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2019 - 2019
Marketing Digital. (Carga horária: 16h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2019 - 2019
Autorresponsabilidade. (Carga horária: 24h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2018 - 2018
BUSINESS HIGH PERFORMANCE. (Carga horária: 33h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2018 - 2018
Marketing Digital. (Carga horária: 16h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2018 - 2018
Coaching For Money. (Carga horária: 24h). , Febracis, FEBRACIS, Brasil.
2015 - 2015
Certified Measurement & Verification Professional (CMVP®). (Carga horária: 32h). , Association of Energy Engineers, AEE, Estados Unidos.
2014 - 2014
Medição e Verificação em Projetos de eficiência Energética. (Carga horária: 24h). , Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Qualidade e Conservação de Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Participação em eventos
O Segredo Solar (Soliens Educação). 2021. (Outra).
Comunidades Empreendedoras - CUSTOS (SEBRAE). 2019. (Oficina).
Empreende Brazil Conference 2019. 2019. (Outra).
Innovation Summit Brasil 2019. 2019. (Congresso).
INOVA AÇÃO. 2019. (Encontro).
Startup Funding. 2019. (Outra).
STARTUPS E DIREITO. 2019. (Encontro).
Seminário Geração Distribuída de Energia Elétrica. 2018. (Seminário).
Motores Elétricos Premium: Aumento da Competitividade do Setor Industrial. 2015. (Encontro).
Treinamento e Exame CMVP -EVO- AEE. 2015. (Outra).
VIII CITENEL / IV SEENEL. 2015. (Congresso).
VII CITENEL / III SEENEL. Desenvolvimento de um sistema integrado de geração de energia elétrica para aumento da eficiência energética de aviários. 2013. (Congresso).
VI CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica. 2011. (Congresso).
Curso Reciclagem NR 10 Básico. 2009. (Outra).
Curso NR10 Complementar - Sistemas Elétricos de Potência. 2008. (Encontro).
Registrador de pertubações OSC-1000. 2008. (Outra).
XVIII SENDI. 2008. (Congresso).
2nd International Conference on Electrical Engineering. Scientific Committee. 2007. (Congresso).
Avaliação de Cursos Superiores. 2007. (Outra).
Curso NR10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. 2007. (Outra).
I Workshop da Rede de Pesquisa em Carvão. 2007. (Encontro).
Visita a Universidade de Pádova - Itália. 2006. (Outra).
XI Congresso Brasileiro de Energia e I Seminário Brasileiro de Inovação Tecnológica no Setor Energético. 2006. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Eficiência Energética. Planejamento da Produção e Mistura de Carvão Mineral: Modelagem Matemática e Estudo de Caso. 2005. (Congresso).
III CITENEL - Cong. de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica. 2005. (Congresso).
PEE - Programa de Eficiência Energética.PPE - Programa de Eficiência Energética. 2005. (Outra).
Formação Permanente para os Docentes da Unesc. 2003. (Encontro).
II Seminário Internacional de Descargas Atmosféricas. 2003. (Seminário).
I Workshop Internacional de Experimentação Remota - I WIER. 2003. (Outra).
Seminário de Conservação de Energia Elétrica. 2003. (Seminário).
Formação Permanente para os Docentes da Unesc. 2002. (Encontro).
Formação Permanente para os Docentes da Unesc. 2002. (Encontro).
Segundo Encontro de Coordenadores dos Cursos Superiores de tecnologia do SENAI/SC. 2002. (Encontro).
Configuração de Inversores de Frequencia. 2000. (Outra).
Fórum de Automação. 1999. (Outra).
Treinamento Alpha Plus V1.10. 1999. (Outra).
Treinamento Medição Eletrônica. 1999. (Outra).
Sensores, Sistemas de Bus de Chão de Fábrica. 1998. (Outra).
Participação em bancas
CARNIATO, A.; MARTINS, C.; MARCELINO, R.. Eficiência Energética em Sistemas de Iluminação Pública. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Automação Ind) - Centro de Tecnologia em Automação e Informática.
CARNIATO, A.; WRONSKI, A. V.; CASAGRANDE, A. J. F.. Os sentimentos dos profissionais eletricistas frente ao risco no trabalho em rede energizada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CARNIATO, A.. Melhoria da Rede de Distribuição de BT de Urussanga. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Sistema de Transmissão Wireless. 2005 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Melhoria do Processo de Aterramento de Transformadores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Ronchi.Novo Acionamento de uma Máquina de Lavar Industrial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Implementação da Sinalização dos Alimentadores da SE de Morro da Fumaça. 2005 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Automatização de Máquina Mandriladora. 2004 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Correção do Fator de Potência. 2004 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Elaboração do Processo e Funcionamento - Programa Ladder. 2004 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Sintonia de Controle PID para um Forno Elétrico Utilizado em Calibração. 2004 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Sistema de Segurança Eletrônico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Simulação de um Curso de Acionamento a Distância. 2004 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Preparação de Massa Cerâmica Zanatta. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Reestruturação e Automação na Produção de Espelhos. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Automação do Elevador de Frango. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Automação do Elevador de Carga. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Prensa WEAN. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Sistema de Injeção Automático de Cola - SIAC. 2002 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Automação de uma Injetora de Plástico. 2002 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CARNIATO, A.. Ensino para Nível Técnico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Orientou
Impacto no Consumo e na Qualidade da Energia Elétrica Através da Correção do Fator de Potência: Unidades Residenciais e Transformadores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Automação Ind) - Centro de Tecnologia em Automação e Informática; Orientador: Antônio Carniato;
APLICAÇÃO DE AEROGERADORES NA AVICULTURA ATRAVÉS DO REAPROVEITAMENTO DO FLUXO DE AR DO SISTEMA DE EXAUSTÃO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade SATC; Orientador: Antônio Carniato;
Estudo de Viabilidade Automática da Potência Reativa ( Q ) Fornecida por um Capacitor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Faculdade SATC; Orientador: Antônio Carniato;
Automação de uma Linha de Resfriamento de Peças de Fundiçãp; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina; Orientador: Antônio Carniato;
Análise e Melhoria do Sistema Elétrico da Empresa 3R do Brasil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Eficiência Energética; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Correção de fator de Potência da Fábrica de Borracha Remaster - RS; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Motor Elétrico CC a Relutância com Virabrequim; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Rotacionamento e Expulsão Automática dos Produtos de Avicultura; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Software e Válvula de Controle de Vazão de Baixo Custo; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Coleta Automática de Amostras; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Projeto Supervisório de Produção; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Monitoração dos alimentadores de energia do Município de Içara; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
dos Santos Ballardin; Treinamento Operacional; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Eletromecânica) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Metodologia de Ensino para o Curso de Eletrotécnica; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Antônio Carniato;
Produções bibliográficas
-
CARNIATO, A. ; Camponogara, Eduardo . Integrated Coal-Mining Operations Planning: Modeling and Case Study. INT J COAL PREP UTIL , v. 31, p. 299-334, 2011.
-
CARNIATO, A. ; CAMPONOGARA, E. . Planejamento da Produção e Mistura de Carvão Mineral: Modelagem Matemática e Estudo de Caso. In: I Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2005, Belo Horizonte. Anais do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética 2005, 2005. p. 1-387.
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BRETAS, A. S. ; GAZZANA, D. S. ; PASSOS, L. F. N. ; MARTIN, R. P. . Estimação, Identificação e Localização de Perdas Técnicas e Comerciais em Sistemas de Distribuição: Método Híbrido Baseado em Estimador de Estados e Reconhecimento de Padrões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; PASSOS, L. F. N. ; HOMMA, R. Z. ; MOLINA, F. H. ; CORTINA, J. A. ; PENNER, N. ; CALEFI JUNIOR, R. ; KINCELER, R. ; ANDRADE, R. C. ; I.V. FILHO, S. . SIRIS: Plataforma Computacional Integrada para Simulação de Redes Elétricas Inteligentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, A. C. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; ROMANCINE, J. A. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; SILVA, W. A. . Eficiência Energética em Aviários: Geração de Energia Elétrica e Sistema de Armazenamento para Faltas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HOMMA, R. Z. ; MOLINA, F. H. ; FERREIRA, G. D. ; GAZZANA, D. S. ; SILVA, R. A. ; BRETAS, A. S. ; BETTIOL, A. L. ; CARNIATO, A. ; PASSOS, L. F. N. ; KINCELER, R. ; ANDRADE, R. C. ; I.V. FILHO, S. . Alocação Ótima de Dispositivos de Chaveamento Automático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; ALBUQUERQUE, C. V. N. . Sistema para Planejamento de Instalação de Agregadores em Redes Elétricas Inteligentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; ROMANCINE, J. A. ; PASSOS, L. F. N. ; RODRIGUES, A. C. ; SILVA, W. A. . Aproveitamento do fluxo de ar de exaustores em aviários para geração de energia elétrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; CORTINA, J. A. ; CALEFI JUNIOR, R. ; MOLINA, F. H. ; HOMMA, R. Z. . Design and Development of an Integrated Computational Simulator for Analysis and Validation of the Implementation of Smart Grids in Brazilian Utilities. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; CORTINA, J. A. ; MARTIN, R. P. . Equipment for Monitoring and Combating of Non-Technical Losses in Distribution Networks: Design and Preliminary Results. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; RODRIGUES, A. C. ; BETTIOL, A. L. ; UGGIONI, G. D. ; PASSOS, L. F. N. ; BETTIOL, A. D. ; ROMANCINE, J. A. ; PENNER, N. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento de Simulador Computacional Integrado para Projeto, Análise, Validação, Operação e Treinamento de Equipes de Redes Inteligentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IURINIC, L. U. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BRETAS, A. S. ; PASSOS, L. F. N. ; FERRAZ, R. ; KHAIRALLA, I. ; HOMMA, R. Z. . Análise Numérica da Influência do Desequilíbrio de Tensão na Detecção de Faltas de Alta Impedância em Sistemas de Distribuição Utilizando a Transformada de Park. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; CORTINA, J. A. ; MARTIN, R. P. . Desenvolvimento de Equipamento Portátil para Supervisão de Redes de Distribuição Visando Combate às Perdas Comerciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BRETAS, A. S. ; PASSOS, L. F. N. ; MARTIN, R. P. ; ROSSONI, A. ; TREVIZAN, R. . Detection and Identification of Non-Technical Electrical Losses Using Customer Load Profiles and Optimum-Path Forest Classifier. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, A. C. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; ROMANCINE, J. A. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Geração de Energia Elétrica para Aumento da Eficiência Energética de Aviários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; PASSOS, L. F. N. ; RODRIGUES, A. C. ; ROMANCINE, J. A. ; SILVA, W. A. ; PENNER, N. . Desenvolvimento de um sistema integrado de geração de energia elétrica para aumento da eficiência energética de aviários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Carniato, Antônio ; BETTIOL, A. L. ; BRETAS, A. S. ; GAZZANA, D. S. ; FERREIRA, G. D. ; PASSOS, L. F. N. ; SILVA, J. E. M. ; FERREIRA, A. H. . A hybrid impedance and transient based analysis technique for fault location in distribution networks. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, A. H. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BRETAS, A. S. ; GAZZANA, D. S. ; FERREIRA, G. D. ; SILVA, J. E. M. ; PASSOS, L. F. N. . An integrated technique for fault location and section identification in distribution systems. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; ZIMATH, S. L. ; ZIMATH, P. ; PIMENTEL, F. ; SILVESTRE, C. ; FRITZ, A. ; WOLFF, D. . Desenvolvimento de um dispositivo indicador de sobrecargas de longa duração para transformadores de distribuição aérea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, A. H. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BRETAS, A. S. ; GAZZANA, D. S. ; SILVA, J. E. M. ; PASSOS, L. F. N. ; FERREIRA, G. D. . Ferramenta para Diagnóstico de Faltas em Sistemas de Distribuição Baseada na Análise Integrada da Impedância Aparente e Decomposição Espectral do Transitório. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, A. H. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; BRETAS, A. S. ; PASSOS, L. F. N. ; MARTIN, R. P. ; ROSSONI, A. ; DRESCH, R. . Load models effects on distribution system losses estimation: a numerical study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; MARCELINO, R. ; SILVA, M. ; AMOROSO, M. ; GUEDES, D. ; ESSWEIN JUNIOR, J. . Projeto e Desenvolvimento de Luminária LED Eficiente e Flexível. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; GUEDES, D. M. ; MARCELINO, R. ; SILVA, M. ; AMOROSO, M. ; ESSWEIN JUNIOR, J. ; ANSELMO, S. . Projeto e Desenvolvimento de Luminária LED Eficiente e Flexível. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; GAZZANA, D. S. ; BRETAS, A. S. ; FERREIRA, A. H. ; FERREIRA, G. D. . Impedance-Based Fault Location for Overhead and Underground Distribution Systems. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MARCELINO, R. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. ; DALMOLIM, M. B. . Redução de perdas elétricas em sistemas de iluminação pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COELHO, J. ; BETTIOL, A. L. ; MARCELINO, R. ; CARNIATO, A. . Cálculo de perdas técnicas e comerciais em sistemas de distribuição: comparação entre metodologias e conjunto de medições em um projeto piloto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. . Avaliação Final de Projetos de PEE para a ANEEL. 2013.
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. . Avaliação (Inicial e Final) de Projetos de P&D para a ANEEL. 2011.
CARNIATO, A. . Relatório de Análise da Adequação e Registro dos Dados do Sistema de Medição de Energia Elétrica. 2007.
CARNIATO, A. . Relatório de Análise da Qualidade da Energia Elétrica do Servidor de Internet da Satc. 2007.
BETTIOL, A. L. ; CARNIATO, A. . Avaliação do Impacto das Variações de Tensão de Curta Duração na Indústria de Azulejos Eliane Originados por Faltas no Sistema de Distribuição da Coopercocal. 2006.
BETTIOL, A. L. ; CARNIATO, A. . Análise Técnica do Relatório "Estudos de Acesso da SE Cocal do Sul (Coopercocal) em 69kV à rede da Celesc" Emitido pela Empresa Conexão Engenharia Ltda. 2005.
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. L. . Relatório de Análise da Qualidade de Energia e Consumo de Reativo Excedente. 2005.
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2018
NACIONALIZAÇÃO DE MÓDULO DE CORTE E RELIGAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA DO GRUPO B, Descrição: 1 - Circuito de Corte e Religamento: A funcionalidade de corte e religamento é um opcional do módulo. As opções disponíveis são: Sem corte e religamento; 1 fase; 2 fases; e 3 fases; 2 - Sensor de abertura de porta: Opcionalmente é possível solicitar o circuito de monitoramento de porta do módulo; 3 - Comandos para o medidor: O módulo possui alguns comandos que são repassados ao medidor. Estes comandos podem ser utilizados pelo usuário para realizar operações à distância. 4 - Grandezas e Informações do Módulo: Os módulos disponibilizam diversos registradores e informações de configuração do medidor, assim como do próprio módulo de comunicação. 5 - Comunicação: A forma de comunicação dos módulos pode ser de diferentes tipos, como: GPRS, Wifi, Bluetooth, Zigbee, Rádio, PLC, 3G/4G, etc. 6 - Compatibilidade: O módulo desenvolvido comunica-se com os mais diferentes modelos de medidores de energia elétrica homologados no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador / PABLO STEFFEN MORAIS - Integrante / HILÁRIO SCHMITT DAUFEMBACK - Integrante / HUMBERTO MAIER VIEIRA - Integrante / DIEGO GUSE BEZ FONTANA - Integrante / JAISON MENEGHEL - Integrante.
-
2012 - 2015
Sistema Integrado para Indicação de Ações Técnicas de Combate às Perdas Elétricas em Redes de Distribuição Urbanas e Rurais de MT e BT Através da Monitoração Online Centralizada de Grandezas Elétricas, Descrição: Sistema integrado (metodologia, sistema computacional e módulos de aquisição de grandezas elétricas na SE e TDAs com comunicação direta ao COD) para monitoração online conjunta de perdas técnicas e comerciais. Testes em 4 projetos pilotos. Patentes industriais (equipamento, metodologia e software).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Arturo Suman Bretas - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante., Financiador(es): Companhia Hidroelétrica São Patricio - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Sistema integrado de iluminação baseado em LEDs de alto brilho com alimentação por sistema híbrido:placas fotovoltaicas,miniaerogeradores e energia elétrica da rede de distribuição, Descrição: Sistema integrado microprocessado de iluminação baseado em luminária LED de alto brilho e baixo consumo com alimentação por sistema híbrido de geralção redundante (placas fotovoltaicas,miniaerogeradores,baterias e/ou energia da rede de distribuição).Requisição de patente industrial no INPI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Roderval Marcelino - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Damião Maciel Guedes - Integrante., Financiador(es): Baesa-Energetica Barra Grande - Auxílio financeiro / Campos Novos Energia - Enercan - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Sistema Híbrido de Detecção e Localização de Faltas Permanentes em Sistemas de Distribuição Urbanos e Rurais: Desenvolvimento Metodológico, Implementação e Projeto Piloto, Descrição: Sistema integrado (módulo de aquisição de frentes de ondas viajantes, sensores detectores de corrente de curto-circuito com comunicação e programa computacional) para diagnóstico de faltas permanentes em sistemas de distribuição urbanos e rurais baseado em cálculos elétricos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante / Alberto Hilário Ferreira - Integrante / Edimilson Maragno - Integrante / Carlos Dutra - Integrante / Celso Luiz de Souza - Integrante / Marcel Campos Inocêncio - Integrante / Arturo Suman Bretas - Integrante / Ricardo Steiner - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante., Financiador(es): Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação Tecnológica para Emprego do Carvão Mineral da Camada Bonito nas Usinas do Complexo, Descrição: 1. Verificar as reais reservas das jazidas de carvão da camada Bonito existentes na Região Carbonífera do sul de Santa Catarina (AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera). 2. Caracterizar os carvões das camadas Bonito e Barro Branco da região sul de Santa Catarina sob o ponto de vista de: umidade, teor de cinzas e enxofre, poder calorífico, percentuais de matérias voláteis, carbono fixo e granulometria, índice de inchamento livre (FSI), análise elementar (carbono, hidrogênio, enxofre, oxigênio e nitrogênio), análise petrográfica e análise termo-gravimétrica (TGA). Para o caso específico das cinzas: identificar os seus elementos constituintes e avaliar as suas característica quanto a fusibilidade e resistividade. 3. Realizar ensaios densimétricos e correlacionar as curvas de lavabilidade dos carvões brutos das camadas Bonito e Barro Branco. 4. Pesquisar e identificar as tecnologias disponíveis no mercado global, em relação a queima do carvão pulverizado com características semelhantes à camada Bonito. 5. Levantamento de dados e parâmetros operacionais e de projeto das caldeiras existentes no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. 6. Identificar os parâmetros operacionais mais críticos das caldeiras em relação a base de dados obtida conforme descrito no item 1 anterior, de influência direta no rendimento e na confiabilidade da usina, quando da sua utilização com carvão da camada Bonito em maior escala. 7. Realizar análises do teor de cinza e enxofre das amostra coletadas, assim como estimar teoricamente as emissões de SO2, NOx e material particulado, com foco nas questões ambientais estabelecidas pela Resolução Conama e pela Legislação Ambiental de Santa Catarina. 8. Planejar a continuidade dos estudos de pesquisa do carvão da camada Bonito, através da execução de ensaios posteriores da combustão do carvão em, pelo menos, duas estapas: simulação CFD (modelagem) e queima controlada em planta piloto, de modo a se estabelecer as modifica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Luiz Carlos de Cesaro Cavaler - Integrante / Luciano Dagostim Bilessimo - Integrante / Artur Roberto Frota Ellwanger - Integrante / Gilda de Souza Rodrigues da Silva - Integrante / Marcelo Bzuneck - Integrante / Alexandre de Souza Thiele - Integrante.
-
2008 - 2009
Perdas elétricas em sistemas de distribuição: metodologia probabilística e projeto piloto - CELESC, Descrição: O projeto consiste no desenvolvimento e implementação de uma metodologia probabilística para a determinação de perdas elétricas (técnicas e comerciais) no sistema de distribuição da CELESC e na implantação de um sistema piloto... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Sérgio Luiz Zimath - Integrante / Ana Bárbara Knolseisen Sambaqui - Integrante / César Furlanetto - Integrante / Jorge Coelho - Integrante / Eduardo Gaulke - Integrante / Paulo Roberto Riccioni Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
CONCEPÇÃO, DESENV. E IMPLEM. DE UM EQUIP. REDUÇÃO DE PERDAS ILUMINAÇÃO PÚBLICA, Descrição: - Conceber, desenvolver e implementar um protótipo para a redução das perdas elétricas no processo de acionamento de lâmpadas dos sistemas de iluminação da rede pública, através da substituição dos atuais elementos internos por novos componentes com maior eficiência energética, EM ESPECIAL UM COMUTADOR DE CORRENTE (RELÉ BIESTÁVEL) QUE OPERA COM MENORES CORRENTES NOMINAIS E QUE POSSUI PERDAS ELÉTRICAS MENORES. - Aprofundar conhecimentos referentes à tecnologia dos dispositivos comutáveis de alta corrente a serem utilizados no projeto de pesquisa. - Proporcionar a redução das perdas elétricas e dos custos de energia elétrica referentes à iluminação pública através da instalação de sistemas elétricos de baixo custo. - Propiciar o aprimoramento tecnológico da equipe de pesquisa e desenvolvimento. - Verificar a possibilidade de patenteamento de um produto com desenvolvimento nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2007 - 2007
Implementação de Sistemas de Transmissão de Dados em Redes de Distribuição de Concessionárias de Energia Elétrica: Etapa 1 ( Análise Técnica ), Descrição: O projeto consiste em pesquisar a melhor tecnologia de transmissão de dados a ser utilizada nas redes de distribuição das concessionárias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador., Financiador(es): Empresa Força e Luz de Urussanga Ltda - Cooperação / Empresa Força e Luz João Cesa Ltda. - Cooperação.
-
2005 - 2006
Medidor de energia pré-paga - CERMOFUL, Descrição: O projeto é baseado no desenvolvimento de um medidor de energia pré-pago a ser utilizado pelos clientes da CERMOFUL (Morro da Fumaça - SC), o qual permite a compra antecipada de créditos de energia elétrica e o bloqueio do fornecimento de energia após a utilização do montante adquirido de energia... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Roderval Marcelino - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Eletrificação Rural de Morro da Fumaça Ltda. - Cooperação.
Projetos de desenvolvimento
-
2012 - Atual
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2012 - Atual
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2012 - Atual
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2012 - Atual
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2013 - 2016
Desenvolvimento de Simulador Computacional Integrado para Projeto, Análise, Validação, Operação e Treinamento de Equipes de Redes Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2013 - 2015
Sistema Integrado para Simulação da Detecção e Diagnóstico de Faltas em Alimentadores de Redes Compactas: Algoritmos, Plataforma de Simulação e Testes de Desempenho, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2012 - 2016
Desenvolvimento, Testes e Fabricação de Interruptor Monopolar de Média Tensão (Classe 15 kV) de Baixo Custo com Função de Religador e Integrado a um Atuador Eletromagnético Biestável, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Tinta Fotovoltaica Baseada em Soluções Poliméricas Nanoestruturadas para Aplicações em Revestimentos de Superfícies Externas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2013 - 2016
Desenvolvimento de Simulador Computacional Integrado para Projeto, Análise, Validação, Operação e Treinamento de Equipes de Redes Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2013 - 2015
Sistema Integrado para Simulação da Detecção e Diagnóstico de Faltas em Alimentadores de Redes Compactas: Algoritmos, Plataforma de Simulação e Testes de Desempenho, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2012 - 2016
Desenvolvimento, Testes e Fabricação de Interruptor Monopolar de Média Tensão (Classe 15 kV) de Baixo Custo com Função de Religador e Integrado a um Atuador Eletromagnético Biestável, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Tinta Fotovoltaica Baseada em Soluções Poliméricas Nanoestruturadas para Aplicações em Revestimentos de Superfícies Externas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2013 - 2016
Desenvolvimento de Simulador Computacional Integrado para Projeto, Análise, Validação, Operação e Treinamento de Equipes de Redes Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2013 - 2015
Sistema Integrado para Simulação da Detecção e Diagnóstico de Faltas em Alimentadores de Redes Compactas: Algoritmos, Plataforma de Simulação e Testes de Desempenho, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2012 - 2016
Desenvolvimento, Testes e Fabricação de Interruptor Monopolar de Média Tensão (Classe 15 kV) de Baixo Custo com Função de Religador e Integrado a um Atuador Eletromagnético Biestável, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Tinta Fotovoltaica Baseada em Soluções Poliméricas Nanoestruturadas para Aplicações em Revestimentos de Superfícies Externas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2013 - 2016
Desenvolvimento de Simulador Computacional Integrado para Projeto, Análise, Validação, Operação e Treinamento de Equipes de Redes Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2013 - 2015
Sistema Integrado para Simulação da Detecção e Diagnóstico de Faltas em Alimentadores de Redes Compactas: Algoritmos, Plataforma de Simulação e Testes de Desempenho, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2012 - 2016
Desenvolvimento, Testes e Fabricação de Interruptor Monopolar de Média Tensão (Classe 15 kV) de Baixo Custo com Função de Religador e Integrado a um Atuador Eletromagnético Biestável, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Tinta Fotovoltaica Baseada em Soluções Poliméricas Nanoestruturadas para Aplicações em Revestimentos de Superfícies Externas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2013 - 2016
Desenvolvimento de Simulador Computacional Integrado para Projeto, Análise, Validação, Operação e Treinamento de Equipes de Redes Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2013 - 2015
Sistema Integrado para Simulação da Detecção e Diagnóstico de Faltas em Alimentadores de Redes Compactas: Algoritmos, Plataforma de Simulação e Testes de Desempenho, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2012 - 2016
Desenvolvimento, Testes e Fabricação de Interruptor Monopolar de Média Tensão (Classe 15 kV) de Baixo Custo com Função de Religador e Integrado a um Atuador Eletromagnético Biestável, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Tinta Fotovoltaica Baseada em Soluções Poliméricas Nanoestruturadas para Aplicações em Revestimentos de Superfícies Externas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2013 - 2016
Desenvolvimento de Simulador Computacional Integrado para Projeto, Análise, Validação, Operação e Treinamento de Equipes de Redes Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2013 - 2015
Sistema Integrado para Simulação da Detecção e Diagnóstico de Faltas em Alimentadores de Redes Compactas: Algoritmos, Plataforma de Simulação e Testes de Desempenho, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2012 - 2016
Desenvolvimento, Testes e Fabricação de Interruptor Monopolar de Média Tensão (Classe 15 kV) de Baixo Custo com Função de Religador e Integrado a um Atuador Eletromagnético Biestável, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Tinta Fotovoltaica Baseada em Soluções Poliméricas Nanoestruturadas para Aplicações em Revestimentos de Superfícies Externas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
-
2013 - 2016
Desenvolvimento de Simulador Computacional Integrado para Projeto, Análise, Validação, Operação e Treinamento de Equipes de Redes Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Daniel S. Gazzana - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2013 - 2015
Sistema Integrado para Simulação da Detecção e Diagnóstico de Faltas em Alimentadores de Redes Compactas: Algoritmos, Plataforma de Simulação e Testes de Desempenho, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador / Arturo Suman Bretas - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Norbert Penner - Integrante.
-
2012 - 2016
Desenvolvimento, Testes e Fabricação de Interruptor Monopolar de Média Tensão (Classe 15 kV) de Baixo Custo com Função de Religador e Integrado a um Atuador Eletromagnético Biestável, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / José Afonso Romancine - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Tinta Fotovoltaica Baseada em Soluções Poliméricas Nanoestruturadas para Aplicações em Revestimentos de Superfícies Externas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Coordenador.
-
2009 - 2009
Estudo da Viabilidade de um Protótipo Para a Monitoração dos Níveis de Tensão em Redes de Distribuição de Baixa Tensão., Descrição: Desenvolver o protótipo de um equipamento para a monitoração dos níveis de tensão em redes de distribuição de baixa tensão, pois os existentes no mercado possuem um valor relativamente elevado, e estes ainda necessitam ser retirados do local para a análise dos dados obtidos. A proposta do protótipo é a redução de custo, mostrando a sua viabilidade tanto econômica quanto de aplicação para a monitoração dos níveis de tensão ao longo das redes de distribuição de baixa tensão. O protótipo contempla ainda a comunicação com um computador através da RS 232, e neste um software de visualização dos dados adquiridos em tempo real. A instalação do protótipo ainda está limitada a locais poucos distantes do software visualização, devido a comunicação do mesmo ser através da RS 232. A monitoração dos níveis de tensão das redes de distribuição é de suma importância para as concessionárias de energia, pois atualmente a qualidade da energia elétrica é um fator importante nos critérios da ANEEL para que esta possa ser distribuída com boa qualidade aos consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador.
-
2007 - 2008
Otimização Operacional de Sistemas de Distribuição Baseada em Manobras de Chaveamentos: Requisitos, Descrição: 1. Conceber, desenvolver e implementar rotinas numéricas para a análise de fluxo de potência e de níveis de curto-circuito em um sistema computacional integrado para o gerenciamento das operações de chaveamentos e manobras no sistema de distribuição da Cooperativa Aliança. 2. Testar e validar o sistema computacional implementado através de simulações numéricas baseadas em dados de um conjunto de alimentadores da Cooperativa Aliança.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Carniato - Coordenador / Roderval Marcelino - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Mateus Búrigo Dalmolim - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Autônomo. , Avenida Mauro Ramos - de 1056 a 1596 - lado par, Centro - 1250 - BL A2 AP 44, 88020302 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (048) 999257192, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - 2020
Cooperativa de Eletricidade de Jacinto MachadoVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
2018 - 2020
Cooperativa de Eletricidade Grao ParaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
2018 - 2020
Cooperativa de Eletrificacao de Braco do NorteVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
2018 - 2019
Cooperativa de Eletricidade de GravatalVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
2018 - 2019
Cooperativa de Eletrificação Lauro MullerVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
2011 - 2017
FLAC Manutenção Industrial LtdaVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 10
Outras informações:
Empresa de manutenção de motores elétricos em geral. Também com manutenção de painéis, bombas, máquinas de solda, etc.
2011 - 2015
Empresa Luz e Força Santa MariaVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
Outras informações:
Consultoria de Programas de Eficiência Energética (PEE) e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
2011 - 2015
Companhia Hidroelétrica São PatrícioVínculo: CONSULTOR PeD, Enquadramento Funcional: CONSULTOR PeD
Outras informações:
Consultoria e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e desenvolvimento regidos pela Aneel.
2011 - 2015
NEO DOMINO Pesquisas em Sistemas Elétricos LTDAVínculo: SÓCIO, Enquadramento Funcional: SÓCIO, Carga horária: 10
2010 - 2015
Empresa Força e Luz Joâo Cesa LtdaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
2010 - 2015
Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de São PauloVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
2009 - 2015
A Vero Domino Consultoria e Pesquisa LtdaVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 30
2016 - Atual
Empresa Força e Luz de Urussanga LtdaVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4
2008 - 2010
Empresa Força e Luz de Urussanga LtdaVínculo: Responsável Técnico, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2008 - 03/2010
Serviços técnicos especializados , EFLUL.,Serviço realizado, Responsável Técnico.
-
02/2008 - 03/2010
Outras atividades técnico-científicas , EFLUL, EFLUL.,Atividade realizada, Coordenador da Segurança (NR 10).
2006 - 2007
Rita Assistência TécnicaVínculo: Cooperação, Enquadramento Funcional: Cooperação, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2006 - 05/2007
Serviços técnicos especializados , Rita Assistência Técnica.,Serviço realizado, Responsável Técnico.
2003 - 2007
Universidade do Extremo Sul CatarinenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 2
Atividades
-
08/2003 - 06/2007
Ensino, Tecnologia em Cerâmica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrotécnica
2008 - 2011
Associação Beneficente dasIndústria Carbonífera de Santa Catarina-SATCVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor horista a partir de junho de 2008, lecionando as disciplinas de Circuitos Elétricos I e Conversão Eletromecânica de Energia I para o curso de Enegenharia
Elétrica da Faculdade SATC.
Participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento com a Tractebel Energia, Cooperaliança e EFLUL.
2000 - 2008
Associação Beneficente dasIndústria Carbonífera de Santa Catarina-SATCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Integral, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2007 - 07/2011
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Circuitos Elétrico I (a partir de agosto de 2008), Conversão Eletromecânica de Energia I, Conversão Eltromecânica de Energia II ( a partir de março de 2010)
-
03/2005 - 12/2008
Ensino, Tecnologia em Eletromecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Máquinas Elétricas
-
08/2004 - 05/2008
Direção e administração, SATC.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica.
-
03/2005 - 07/2007
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Circuitos Elétricos I, Introdução a Engenharia Elétrica
-
08/2004 - 12/2005
Ensino, Tecnologia em Eletromecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrônica Básica, Robótica
-
03/2003 - 07/2005
Ensino, Tecnologia em Automação Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrônica Básica, Robótica
-
03/2001 - 07/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Conservação de Energia, Máquinas Elétricas I e II, Medidas Elétricas, Proteções Elétricas
-
03/2002 - 08/2004
Direção e administração, SATC.,Cargo ou função, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial.
-
03/2000 - 08/2004
Ensino, Tecnologia em Eletromecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Acionamentos Elétricos, Instalaçãoes Elétricas, Máquinas Elétricas, Medidas Elétricas, Robótica
2008 - 2009
Carbonífera Catarinense LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria na área elétrica, Carga horária: 12
Outras informações:
Consultor na área elétrica, relacionada ao sistema elétrico da empresa (medição, proteção e eficiência energética)
2000 - 2001
Carbonífera Catarinense LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2000 - 02/2001
Serviços técnicos especializados , Engenheiro Responsável pela parte Elétrica da Mineração.,Serviço realizado, Engenheiro Responsável pela parte Elétrica da Mineração.
1997 - 1999
Cooperativa de Eletrificação Rural de Praia Grande LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40
Atividades
-
05/1997 - 06/1999
Serviços técnicos especializados , Responsável Técnico.,Serviço realizado, Responsável Técnico da Cooperativa de Elet. Rural, atuando nas áreas de medição, planejamento da distribuição de enrgia.
2013 - 2015
Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A.Vínculo: Consultor PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PeD
2013 - 2015
Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de SergipeVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2013 - 2015
Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento IjuiVínculo: Consultor PEE, Enquadramento Funcional: Consultor PEE
2013 - 2015
Cooperativa Distribuidora de Energia e Desenvolvimento da Fronteira NoroestVínculo: Consultor PEE, Enquadramento Funcional: Consultor PEE
2013 - 2015
Cooperativa de Distribuição de EnergiaVínculo: Consultor PEE, Enquadramento Funcional: Consultor PEE
2010 - 2015
Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende Ltda.Vínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2010 - 2015
Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Arapoti LtdaVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Alto Paraibuna LtdaVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Itu Mairinque LVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural da Região de Novo HoriVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural do Vale do Itariri Ltda.Vínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificaçao Rural de Itai-Paranapanema-Avare LtdaVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificação Rural de Mogi das Cruzes Ltda.Vínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de Promissão LtdaVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de São José do Rio PretoVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de Itapecerica da Serra LtdaVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2009 - 2015
Cooperativa de Eletrificação e Telefonia Rurais de IbiúnaVínculo: Consultor PEE e PeD, Enquadramento Funcional: Consultor PEE e PeD
2019 - Atual
BCAgnello Desenvolvimento de Software EIRELIVínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Empresário, Carga horária: 30
Outras informações:
BCAGNELLO desenvolveu um aplicativo o qual está em teste (MVP - Produto Mínimo Viável) para Monitoração das Palavras que falamos.
Palavras criam nossa realidade. O aplicativo oferece um relatório de acompanhamento diário e semanal.
Cria uma nova visão de mundo através do controle e análise de suas palavras "PERSONALIZADAS".
Faça suas escolhas, cadastre frases. Especifique sua meta.
Selecione frases "FORTALECEDORAS" de áreas de seu interesse e emoções da sua vida. Monitore suas palavras "VICIANTES e LIMITADORAS".
Crie e participe de "GRUPOS". Faça seu acompanhamento e compare sua evolução com os membros. Se desafie.
Ajude, sirva e seja mais "PRESTAGNEL" com quem necessita de palavras de conforto.
Encontre e se conecte com pessoas que são iguais a você e que realmente praticam a gratidão. Aqui está sua chance de uma das "CONEXSOAS" ser sua alma gêmea.
?Use suas Palavras para AJUDAR. Pratique mais a GRATIDÃO e ENCONTRE pessoas e FAÇA amizades?.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antônio Carniato e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?