Joviniano Faustino Nascimento Júnior

Mestre em Engenharia - Curso de Mestrado Profissionalizante em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo Instituto de Aeronáutica (ITA - 2019); Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2012); Técnico em Desenvolvimento de Software pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - (CEFETCE - 2006). Green Belt em Lean Six Sigma pela SETA Desenvolvimento Gerencial. Atualmente, Gerente de Planejamento Integrado e S&OP na Solar Coca-Cola. Liderança corporativa do processo de S&OP/S&OE, integrando o planejamento entre as áreas de marketing, comercial, industrial e logística. Responsável pela avaliação dos planos de demanda, materiais, produção, DRP, revenda, entrega, armazenagem e transporte. Liderança da implantação de um processo regular de otimização do supply chain: (i) malha logística (inbound e outbound), (ii) inventário, (iii) nível de serviço, e estudos de Greenfield. Tem experiência na área de planejamento de produção, transferência entre CDs e revenda de produto acabado. Possui experiência internacional como bolsista no Laboratoire de Réseaux et Systèmes Multimédia - LRSM da Universidade de Evry, França.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica

2016 - 2019

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Título: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO EM TERMINAIS DE CARGAS EM AEROPORTOS BRASILEIROS: ESTUDO DE CASO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE FORTALEZA, Ano de Obtenção: 2019
Giovanna Miceli Ronzani Borille.Coorientador: João Welliandre Carneiro Alexandre. Palavras-chave: Terminal de cargas; Nível de serviço; AHP; Aeroporto.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logística. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Safety. Setores de atividade: Transporte aéreo.

Graduação em Engenharia de Produção Mecanica

2007 - 2012

Universidade Federal do Ceará
Título: IMPLEMENTAÇÃO DO KANBAN PARA REDUÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO DE MATÉRIA PRIMA: UMA APLICAÇÃO DO LEAN SEIS SIGMA NA LOGÍSTICA DE APOIO À PRODUÇÃO
Orientador: João Welliandre Carneiro Alexandre

Curso técnico/profissionalizante em Desenvolvimento de Software

2004 - 2005

Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Bolsista do(a): LG Eletronics, LG, Brasil.

Formação complementar

2009 -

Extensão universitária em Estágio para formação complementar. (Carga horária: 640h). , Laboratoire de Réseaux et Systèmes Multimédia, LRSM, França.

2010 - 2010

Lean Six Sigma Greenbelt. (Carga horária: 80h). , SETA DESENVOLVIMENTO GERENCIAL, SETA DG, Brasil.

1999 - 2000

Mecânica de Automóveis. (Carga horária: 1200h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.

1998 - 1998

Mecânica de Refrigeração. (Carga horária: 800h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Produção Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Planejamento Logístico (S&OP).

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Software.

Organização de eventos

MAURO Oliveira, ; NASCIMENTO JÚNIOR, J. F. ; Ana Mariano . IX Escola de Verão de Redes de Computadores. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Feira do Empreendedor.Case: Pirambu Digital & Novas Idéias para sua Lan House. 2008. (Outra).

InfoBrasil. Educação e Inclusão Sócio-Digital. 2008. (Congresso).

InfoBrasil.Educação e Inclusão Sócio-Digital. 2008. (Simpósio).

Programa de Modernização e Ampliação de Mercado para Lan House de Maracanaú.Novas Oportunidades de Negócios para Lan House. 2008. (Oficina).

Fórum Ceará. Idéias para um Futuro Melhor. 2007. (Congresso).

Feira do Empreendedor.Case: Pirambu Digital. 2006. (Outra).

FUTURE. Inclusão Digital. 2006. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO JÚNIOR, J. F. ; RODRIGUES, M. Veras. . METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMA DE CUSTOS NA INDÚSTRIA DE SOFTWARE UTILIZANDO A UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO (UEP). Anais - SIMPEP , v. 2010, p. 1, 2010.

  • NASCIMENTO JÚNIOR, J. F. ; RODRIGUES, M. Veras. . USO COMBINADO DA UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO (UEP) COM A ANÁLISE DE PONTOS DE CASOS DE USO (PCU) NA GESTÃO DO SISTEMA DE CUSTOS DA INDÚSTRIA DE SOFTWARE. Congresso Brasileiro de Custos , v. 2010, p. 1, 2010.

  • MAURO Oliveira, ; MARCIA, ; NASCIMENTO JÚNIOR, J. F. ; Gildenir Rodrigues . Pirambu Digital, um Modelo de Inclusão Social com Tecnologia da informação. In: InfoBrasil, 2009, Fortaleza. II Congresso Tecnológico InfoBrasil, 2009, Fortaleza. II Congresso Tecnológico InfoBrasil, 2009., 2009.

  • MAURO Oliveira, ; MARCIA, ; NASCIMENTO JÚNIOR, J. F. ; Ana Mariano . Pirambu Digital: Inclusão Social com Tecnologia Digital. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2008, Fortaleza. Tecnologia e Educação para todos, 2008.

  • MAURO Oliveira, ; TONIETO, Márcia ; NASCIMENTO JÚNIOR, J. F. ; MOURA, C. O. . Pirambu Digital, a Social Inclusion Project using Information Technology. IFIP (Boston) , 2009.

Prêmios

2008

Prêmio FINEP de Inovação na Região Nordeste? modalidade Tecnologia Social, FINEP.

2007

Prêmio ARede, Revista AREDE.

2007

Finalista Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, Fundação Banco do Brasil.

2006

Melhores Projetos entrevistados no Programa Central da Periferia, Rede GLOBO.

2005

II Prêmio Telemar de Inclusão Digital, Fundação Telemar.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Solar Coca Cola, Solar Coca Cola. , Avenida Washington Soares, 55, Edson Queiroz, 60811341 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 32666300, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Solar BR Coca Cola

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de planejamento logístico, Carga horária: 40

Outras informações:
- COORDENADOR DE PLANEJAMENTO LOGÍSTICO: Liderança corporativa do processo de S&OP/S&OE, integrando o planejamento entre as áreas de marketing, comercial, industrial e logística. Responsável pela avaliação dos planos de demanda, materiais, produção, DRP, revenda, entrega, armazenagem e transporte. Liderança da implantação de um processo regular de otimização do supply chain: (i) malha logística (inbound e outbound), (ii) inventário, (iii) nível de serviço, e estudos de Greenfield. - ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO LOGÍSTICO: Liderança do projeto de implantação do sistema de integração e planejamento da cadeia de supply (planejamento da produção e das transferências das diversas plantas e CDs). - TRAINEE - SUPPLY CHAIN: Job Rotation nas áreas: Distribuição Física, Industrial, Planejamento Logístico, Financeiro, Comercial, Planejamento Comercial; Projeto de melhoria do processo de picking e carregamento com aplicação do Lean, utilizando kanban; Redução de custos no processo de distribuição com o desenvolvimento de um racional para alocação dos ajudantes de entrega.

2011 - 2012

Tintas Hidracor

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 44

Outras informações:
Trainee em Logística passando por um Job Rotation por toda a cadeia de suprimentos da empresa; Projeto de melhoria realizado com a aplicação do lean six sigma (kanban e Value Stream Map) para redução da movimentação de matéria prima na logística inbound.

2011 - 2011

Guararapes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
- Estagiário de Engenharia de Produção implantando melhorias nos setores de Corte, PCP da lavanderia e Qualidade.

2011 - 2011

Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará

Vínculo: Consutor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
- Área: Planejamento e Controle da Produção Consultoria na área Planejamento e Controle da Produção para uma empresa de produção de artigos em couro. Programa de consultoria para pequenas empresas - Sebrae. - Área: Análise e Gestão de Custos Consultoria na área de custos para uma empresa de serviços em informática.

2010 - 2011

Moinho J. MACÊDO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Assistente de Projetos de manutenção industrial realizando o controle de projetos de CAPEX.

2009 - 2009

Laboratoire de Réseaux et Systèmes Multimédia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio no laboratório de pesquisa da referida instituição de ensino. O estágio se concentra em desenvolver trabalhos de redes seguras em ambiente de multi-tecnologias (WiMAX, Wi-Fi, DSL) e estudar os padrões de TV Digital brasileiro e europeu para uma possível integração entre aplicativos de ambos os modelos.

2008 - 2009

Instituto Atlantico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Project Expeditor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação no escritório de projetos (Project Management Office - PMO) colaborando com a gestão de projetos na função de Project Expeditor. A atuação abrangeu as metodologias Pmbok, Scrum para gerenciamento de projetos, RUP para engenharia de software e CMMI como modelo de maturidade.

2006 - 2008

Cooperativa Pirambu Digital

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 44

Outras informações:
Diretor Executivo atuando na liderança no processo de formação e firmação da Cooperativa Pirambu Digital no mercado; Prospecção comercial elaborando e negociando projetos e propostas comerciais; Administração geral, e gerenciamento de projetos de software e conectividade.

2001 - 2004

SAGA Nordeste

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Mecânico, Carga horária: 44

2001 - 2001

SAGA Nordeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2000 - 2000

SAGA Nordeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Carga horária: 20