Henrique Muniz Bechara

Graduando em Engenharia de Alimentos - UFRJ

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Alimentos

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formação complementar

2009 - 2009

Processamento de Frutas. (Carga horária: 32h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos - CTAA.

2008 - 2008

Processo de extrusão de Alimentos. (Carga horária: 21h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Brasil.

2006 - 2006

Óleos, gorduras e aplicações na Ind. de Alimentos. (Carga horária: 5h). , Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

2005 - 2005

Tecnologia de Pós Colheita. (Carga horária: 15h). , Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

2005 - 2005

Membranas na Indústria de Alimentos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Segurança Alimentar e Saúde. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. A VALIDAÇÃO DO MÉTODO DE MOHR EM ANÁLISES DE CONSERVAS DE PALMITO. 2006. (Congresso).

29º Reunião Anual Sociedade Brasileira de Química.ANÁLISES VOLUMÉTRICAS DE SALMOURAS DE AZEITONAS VERDES EM CONSERVA COMO UMA FORMA DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA. 2006. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Isabelle Santana

SANTANA, I.; OROSKI, F. A.; VENDRAMINI, A.L.A.. Desenvolvimento de Embalagens na Indústria de Alimentos - Sorvetes: Estudo de Caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Lúcia do Amaral Vendramini

VENDRAMINI, A. L. A.FREITAS, S. P.; MELO, L. L. M. M.; SANTANA, I.. Desenvolvimento de embalagens na indústria de alimentos - sorvetes: estudo de caso.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Lauro Luis Martins Medeiros de Melo

Desenvolvimento de embalagens na indústria de alimentos - sorvetes: estudo de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Lauro Luís Martins Medeiros de Melo;

ANGELA APARECIDA LEMOS FURTADO

Processamento de Patê e Filé de Tilápiaem Conserva; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angela Aparecida Lemos Furtado;

Elisabete dos Santos Barbosa

Produção de 6-pentil-alfa-pirona empregando resíduo casca de café por processos fermentativos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elisabete dos Santos Barbosa;

Suely Pereira Freitas

Embalagens sustentáveis para a indústria de alimentos congelados: Um estudo de caso; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Alimentos) - UFRJ- Escola de Química; Orientador: Suely Pereira Freitas;

Produções bibliográficas

  • SHINAGAWA, F. ; ROSENTHAL, A. ; DELIZA, R. ; PACHECO, S. ; GODOY, R. L. O. ; BECHARA, H. M. ; CRUZ, J. L. ; COELHO, M. A. . Avaliação de três cultivares de mamão para produção de polpa. In: Congresso Brasileiro de Ciencia e Tecnologia de Alimento, 2008, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro de Ciencia e Tecnologia de Alimento, 2008.

  • MESSEDER, J.C. ; BECHARA, H. M. . Estudo de formulação de barras de cereais diet à base de farinha de cogumelos shiitake. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008, Belo Horizonte (MG).. XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008.

  • MESSEDER, J.C. ; BECHARA, H. M. . Processamento e análise centesimal da farinha de estipes de cogumelos shiitake: uma fonte de nutrientes microbianos.. In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia - SP. 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

  • MESSEDER, J.C. ; BECHARA, H. M. . Desenvolvimento de formulação de barra de cereais a base de farinha de shiitake.. In: VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas (SP).. VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007.

  • MESSEDER, J.C. ; BECHARA, H. M. . Análises volumétricas de salmouras de azeitonas verdes em conservas como uma forma de contextualizar o ensino de química analítica.. In: 29a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2006, Águas de Lindóia - SP. 29a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2006.

  • MESSEDER, J.C. ; BECHARA, H. M. . A validação do método de Mohr em análises de conservas de palmito.. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba (PR).. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.

  • MESSEDER, J.C. ; BECHARA, H. M. . Processamento e análise centesimal da farinha de estipes de cogumelos shiitake: uma fonte de nutrientes microbianos. 2007 (Resumos publicados em anais de congressos).

  • DELIZA, R. ; ROSENTHAL, A. ; MATHIAS, S. P. ; SLONGO, A. P. ; GASPAR, A. ; TASHIMA, L. ; BECHARA, H. M. . Perfil sensorial do presunto de peru processado por Alta Pressão Hidrostática (APH). Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2007 (Comunicado Técnico).

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - 2008

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Processamento Térmico e APH, Carga horária: 16

2006 - 2007

Dolceria Di Norma/Nomathe Alimentos - Ind. de Alimentos Ltda.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Supervisão de Produção, Carga horária: 30

2005 - 2006

Frozen Yogurt - Ind. de Alimentos Ltda.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Supervisão de Produção/ P&D, Carga horária: 20